Anda di halaman 1dari 8

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof.

Flvio Aula 2 2009/1

MATERIAL DE AULA

I) Ementa da aula 1.- Neoconstitucionalismo - sculo XXI - sinnimos: constitucionalismo ps-moderno, ps-positivismo. - j conquistamos: limitao do poder poltico com a Constituio - temos que conquistar: eficcia maior da Constituio, sobretudo dos direitos fundamentais - ver O triunfo tardio do Direito Constitucional no Brasil (Luis Roberto Barroso) - marco histrico: constitucionalismo do ps-guerra (Alemanha, Itlia, Portugal, Espanha, Brasil 1988) - marco filosfico: ps-positivismo (do jusnaturalismo ao positivismo, do positivismo ao ps-positivismo) - marco terico: a) reconhecimento da fora normativa da Constituio (no s um documento poltico); b) expanso da jurisdio constitucional; c) nova interpretao constitucional.

2.- Memorizao dos elementos das constituies - Explicao da tcnica relaes e associaes e respectiva aplicao 3.- Classificao das Constituies Quanto ao contedo Constituio Material Constituio Formal Quanto forma Constituio escrita Constituio no escrita Quanto ao modo de elaborao Constituio dogmtica Constituio histrica Quanto origem Constituio promulgada Constituio outorgada Cesarista Pactuada ou Dualista Quanto extenso Constituio sinttica Constituio analtica Classificao de Karl Loewenstein Constituio normativa uma roupa que veste bem Constituio semntica roupa que disfara os defeitos Constituio nominal roupa para ser usada no futuro

Constituio-garantia Constituio-dirigente

-1

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

Constituio reduzida Constituio variada Constituio ortodoxa Constituio ecltica Quanto rigidez Constituio imutvel Constituio rgida Constituio flexvel Constituio semi-rgida ou semi-flexvel 4.- Clusulas Ptreas (60, 4, CF) Forma Federativa de Estado Voto direto, secreto, universal e peridico Separao dos Poderes Direitos e Garantias individuais FEDERAO Conceito de Federao Espcies de Federao tendente a abolir Presidencialismo clusula ptrea? Repblica clusula ptrea??? VOTO Voto direto (vide art. 81, CF) Lei 1.395/51 Voto secreto Voto universal Voto peridico Voto obrigatrio? SEPARAO DOS PODERES - independncia, harmonia e indelegabilidade DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS individuais? interpretao generosa ou ampliativa das clusulas ptreas (Min. Carlos Ayres Britto) ADIn 3685/06 (anterioridade eleitoral) ADIn 939/DF (anterioridade tributria)

II) Legislao correlata Constituio de 1824 (art. 174): Se passados quatro annos, depois de jurada a Constituio do Brazil, se conhecer, que algum dos seus artigos merece reforma, se far a proposio por escripto, a qual deve ter origem na Cmara dos Deputados, e ser apoiada por tera parte delles Constituio de 1824 (art. 178): s Constitucional o que diz respeito aos limites, e attribuies respectivas dos Poderes Polticos, e aos Direitos Polticos, e individuaes dos Cidados. Tudo, o que no Constitucional, pde ser alterado sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinarias LEI N. 1.395 - DE 13 DE JULHO DE 1951 (regulamenta o art. 81 da CF) Dispe sbre a eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica pelo Congresso Nacional.

-2

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

O Presidente da Repblica: Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei : Art. 1 Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica na segunda metade do perodo presidencial, far-se- a eleio pelo Congresso Nacional, para ambos os cargos, trinta dias depois da ltima vaga. Art. 2 Para essa eleio ser, o Congresso convocado pelo seu Presidente, mediante edital, que ser, publicado, por trs vezes, no Dirio do Congresso Nacional, e do qual devero constar a data e hora da sesso. Pargrafo nico. Se as vagas ocorrerem no intervalo das sesses legislativas, a convocao caber ao Presidente da Repblica em exerccio, que a far, imediatamente aps a sua posse, de forma que se torne possvel a eleio no trmo do prazo estabelecido pelo art. 1. Art. 3 No comear a eleio sem a presena da maioria dos membros do Congresso, mas a sesso no deixar de ser aberta nem ser, suspensa pela falta do quorum legal, devendo continuar at que ste se verifique, vote, pelo menos, a mencionada maioria e termine o processo eleitoral. Art. 4 A eleio processar-se-a mediante voto secreto, e em escrutnios distintos um para Presidente e outro para Vice-Presidente. Cada membro do Congresso ser chamado nominalmente e depositar a sua cdula em urna fechada, que estar sbre a mesa. 1 As cdulas podero ser dactilografadas ou impressas, e contero apenas a designao da eleio e o nome, por extenso, do candidato. 2 Antes de aberta a urna, poder votar qualquer membro do Congresso que o no tenha feito quando chamado. 3 Finda a eleio, a mesa apurar os votos e proclamar, imediatamente o resultado, considerando-se eleito o candidato que obtiver maioria absoluta de sufrgios dos presentes e, em caso de empate, o mais velho. 4 Se no primeiro escrutnio, nenhum dos candidatos obtiver maioria absoluta, ne mhouver empate, realizar-se-o tantos escrutnios quantos forem necessrios para um ou outro resultado. 5 Proclamado. o resultado da eleio, suspender-se- a sesso pelo tempo necessrio para que seja, lavrada a ata respectiva e, reabertos os trabalhos, ser a mesma submetida aprovao do plenrio. 6 A ata, alm de tdas as ocorrncias que se derem na eleio, mencionar os nomes dos membros do Congresso que houverem votado e o nmero dos que o no tiverem feito. Art. 5 No se contaro os votos dados a pessoas inelegveis. Art. 6 Antes de encerrada, a sesso, o Presidente da Mesa convocar novamente o Congresso Nacional, a fim de receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, na forma do art. 41, III, da Constituio Federal. Art. 7 A sesso ser dedicada exclusivamente eleio, no sendo lcito tratar nela de assuntos que lhe sejam estranhos. Art. 8 Nos casos omissos nesta Lei, observar-se- o Regimento Comum da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, vigente na, poca em que se tenham verificado as vagas. Art. 9 Revogam-se as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 13 de julho de 1951; 130 da Independncia e 63 da Repblica. Getulio Vargas. Francisco Negro de Lima.

III) Jurisprudncia STF: Mandado de segurana contra ato da Mesa do Congresso que admitiu a deliberao de proposta de emenda constitucional que a impetrao alega ser tendente abolio da repblica (Obs.: na vigncia da Constituio anterior, a matria repblica tambm era clusula ptrea). Cabimento do mandado de segurana em hipteses em que a vedao constitucional se dirige ao prprio

-3

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

processamento da lei ou da emenda, vedando sua apresentao (como o caso previsto no pargrafo nico do artigo 57) ou a sua deliberao (como na espcie). Nesses casos, a inconstitucionalidade diz respeito ao prprio andamento do processo legislativo, e isso porque a Constituio no quer em face da gravidade das deliberaes, se consumadas que sequer se chegue deliberao proibindo-a taxativamente. A inconstitucionalidade, se ocorrente, j existe antes de o projeto ou de a proposta se transformar em lei ou em emenda constitucional, porque o prprio processamento j desrespeita, frontalmente a Constituio (RTJ 99/1031).

IV) Questes (DEFENSORIA PBLICA SP 2009) Em relao s clusulas ptreas, considere as seguintes afirmaes: I. Tem como significado ltimo prevenir a eroso da Constituio Federal, inibindo a tentativa de abolir o projeto constitucional deixado pelo constituinte. II. A Emenda Constitucional 45, na parte que criou o Conselho Nacional de Justia, violou, segundo julgamento proferido pelo Supremo Tribunal Federal, a clusula ptrea da separao dos poderes. III. Ao petrificar o voto cristalizou-se a impossibilidade do poder constituinte derivado excluir o voto do analfabeto ou do menor entre 16 e 18 anos. IV. possvel que uma reforma constitucional crie novas clusulas ptreas segundo entendimento pa cfico da doutrina constitucional. V. A mera alterao redacional de uma norma originria componente do rol de clasulas ptreas no importa em inconstitucionalidade. Esto corretas SOMENTE (A) I, III e V. (B) I, IV e V. (C) II, III e IV. (D) III, IV e V. (E) I, III e IV. DEFENSORIA PBLICA SP 2009) A Constituio tem compromisso com a efetivao de seu ncleo bsico (direitos fundamentais), o que somente pode ser pensado a partir do desenvolvimento de programas estatais, de aes, que demandam uma perspectiva no terica, mas sim concreta e pragmtica e que passe pelo compromisso do intrprete com as premissas do constitucionalismo contemporneo. Este enunciado diz respeito (A) ilegitimidade do controle jurisdicional e ao ativismo judicial em direitos sociais. (B) constituio reguladora de Juhmann e ao mtodo hermenutico clssico. (C) implementao de polticas pblicas e ao neoconstitucionalismo. (D) desconstitucionalizao dos direitos sociais e interpretao aberta da sociedade de Hberle. (E) petrificao dos direitos sociais e interpretao literal de Savigny. (DEFENSORIA PBLICA SP 2009) Assinale a afirmativa correta. (A) A teoria da tripartio de poderes confirma o princpio da indelegabilidade de atribuies, por isso qualquer exceo, mesmo advinda do poder constitucional originrio, deve ser considerada inconstitucional. (B) O princpio do pluralismo poltico refere-se ideologia unitria da preferncia poltico-partidria, j que nesse terreno imperativa a aplicao da reserva da constituio.

-4

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

(C) Nas relaes internacionais aplica-se o princpio constitucional da interveno, com repdio ao terrorismo e defesa da paz, alm da soluo pacfica dos conflitos. (D) O princpio republicano, que traduz a maneira como se d a instituio do poder na sociedade e a relao entre governantes e governados, mantm-se na ordem constitucional mas hoje no mais protegido formalmente contra emenda constitucional. (E) Nosso federalismo prev a atuao do poder constituinte derivado decorrente, por meio de instituies que correspondam idia centralizadora de afirmao do estado que atua em bloco nico.

V) Material complementar (EVENTUAL RESUMO/ESQUEMA/FLUXOGRAMAS DO PROFESSOR) Imprimir o texto de Luis Roberto Barroso: www.conjur.com.br/static/text/43852

1.- Classificao das Constituies, segundo Karl Loewenstein

Foi Karl Loewenstein que elaborou a clebre classificao ontolgica das constituies. De acordo com Loewenstein, os textos constitucionais podem ser analisados segundo o seu carter normativo, semntico e nominal. Constituies normativas seriam aquelas perfeitamente adaptadas ao fato social. Alm de juridicamente vlidas, estariam em total consonncia com o processo poltico. No dizer de Loewenstein, o texto constitucional normativo poderia ser comparado a uma roupa que assenta bem e que realmente veste bem. Constituies semnticas diversamente das anteriores, encontram-se submetidas ao poder poltico prevalecente. Trata-se de um documento formal criado para beneficiar os detentores do poder de fato, que dispem de meios para coagir os governados. Se inexistisse constituio formal ou escrita, a vida institucional no sentiria qualquer diferena. O aparato coativo do Estado, posto ao dispor dos poderosos, funcionaria do mesmo jeito, a fim de privilegia-los de alguma maneira. Karl Loewenstein compara a carta semntica a uma roupa que no veste bem, mas dissimula, esconde, disfara os seus defeitos. Constituies nominais situam-se entre a constituio normativa e a constituio semntica. Nelas, a dinmica do processo poltico no se adapta s suas normas, embora elas conservem, em sua estrutura, um carter educativo, com vistas ao futuro da sociedade. Seriam constituies prospectivas, isto , voltadas para um dia serem realizadas na prtica. Mas, enquanto no realizarem todo o seu programa, continuaria a desarmonia entre os pressupostos formais nelas insculpidos e a sua aplicabilidade. como se fossem uma roupa guardada no armrio que ser vestida futuramente, quando o corpo nacional tiver crescido. No Brasil, considerando a classificao ontolgica das constituies de Loewenstein, temos o seguinte quadro: As Cartas de 1891, 1934 e 1946 foram NOMINAIS, enquanto os Textos de 1937, 1967, juntamente com a EC n. 1/69, SEMNTICOS. Note-se que, at hoje, no tivemos um texto constitucional normativo. E a Constituio de 1988, seria normativa, semntica ou nominal? Sem dvida, nominal. Esperamos, um dia, por uma Constituio normativa, em consonncia com a vida, com os fatores de transformao da sociedade, para valer na prtica, produzindo resultado concreto no plano da vida. (BULOS, Uadi Lammgo. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2007)

-5

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

2.- Repblica clusula ptrea implcita? JOS AFONSO DA SILVA (1995): A atual Constituio j no veda emenda tendente a abolir a Repblica. (...) Isso quer dizer (...) que fica reconhecido o direito de formao de partido monarquista que atue no sentido de instaurar a Monarquia, mediante emenda Constituio JOS AFONSO DA SILVA (2006): Se a forma republicana constitui princpio constitucional que tem que ser assegurado, como admitir que emenda constitucional possa aboli-la? 3.- A expresso direitos e garantias individuais como clusula ptrea O inciso IV, do 4, do art. 60, da Constituio do Brasil, veicula regra dirigia ao Poder Constituinte derivado, que quem no dever deliberar sobre proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais. A ao/objeto no abolir, vale dizer no excluir do texto da Constituio qualquer dos direitos ou garantias individuais, sejam os enunciados pelo artigo 5, sejam outros mais, como tais qualificados merc do que o Ministro Carlos Ayres Britto chama de interpretao generosa ou ampliativa das clusulas ptreas (STF, Pleno, RE 3.105/DF, Rel. orig. Min. Ellen Gracie, Rel. p/ acrdo Min. Cezar Peluso, voto do Ministro Eros Grau, deciso de 18-8-20004).

TRECHO DO LIVRO REMDIOS CONSTITUCIONAIS EDITORA PREMIER MXIMA AUTOR: FLVIO MARTINS ALVES NUNES JNIOR Direitos individuais uma expresso cada vez menos utilizada, pois baseada no individualismo que fez gerar os primeiros direitos, a partir das declaraes do sculo XVIII. No obstante, a Constituio brasileira, em vrias passagens se utiliza dessa expresso, como no Captulo I, do Ttulo II, que diz dos direitos e deveres individuais e coletivos. Outrossim, no artigo 60, 4, a Constituio determina que clusula ptrea os direitos e garantias individuais. Diante disso, deve ser feita uma pergunta, os direitos sociais, previstos nos artigos 6 a 11 da Constituio Federal no so clusulas ptreas? Se a resposta for negativa, poderiam ser retirados do texto constitucional direitos como fundo de garantia do tempo de servio; salrio mnimo; dcimo terceiro salrio etc? Os direitos sociais, sendo a segunda etapa histrica dos Direitos Fundamentais consistem indubitavelmente num corolrio da dignidade da pessoa humana. Nas palavras do Procurador Regional do Trabalho Xisto Tiago de Medeiros Neto, constituem direitos que se realizam por meio do Estado, por sua interveno direta, sob a forma de prestaes positivas, objetivando assegurar a igualdade material dos indivduos em face do acesso a bens da vida, igualmente essenciais, de natureza social, econmica e cultural. Da a consagrao explcita, em nosso texto constitucional, da fundamentalidade do direito ao trabalho, educao, sade, assistncia, previdncia, ao lazer, moradia e segurana1. Concordamos com o autor sobredito quando afirma que no se pode fazer uma interpretao literal do artigo 60, 4 da Constituio Federal, no se reduzindo a expresso direitos e garantias individuais com os direitos individuais e coletivos, do ttulo II da Constituio Federal. At porque a Constituio Federal brasileira em nenhum outros dispositivo refereu-se expresso direitos e garantias individuais. Esse assunto evidentemente importante, na medida em que nascem interesses vrios no sentido de se extinguir direitos sociais, mxime direitos dos trabalhadores. Portanto, entendemos que so clusulas ptreas no apenas os direitos individuais, previstos no artigo 5 da Constituio Federal, como tambm os direitos sociais. Alis, o Supremo Tribunal Federal, na ADIn 937-7 excluiu a tese de que direitos e garantias individuais estariam circunscritos ao artigo 5 da Constituio Federal. O
1

Os direitos sociais e a sua concepo como clusula ptrea Constitucional.

-6

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

mesmo ocorreu na ADIn 3685, julgada no ano de 2006, acerca da Emenda Constitucional n. 52, que alterou o artigo 17 da Constituio Federal, entendendo ser inconstitucional parte da emenda que feria o princpio da anterioridade eleitoral. Vejamos a ementa do referido acrdo: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 2 DA EC 52, DE 08.03.06. APLICAO IMEDIATA DA NOVA REGRA SOBRE COLIGAES PARTIDRIAS ELEITORAIS, INTRODUZIDA NO TEXTO DO ART. 17, 1, DA CF. ALEGAO DE VIOLAO AO PRINCPIO DA ANTERIORIDADE DA LEI ELEITORAL (CF, ART. 16) E S GARANTIAS INDIVIDUAIS DA SEGURANA JURDICA E DO DEVIDO PROCESSO LEGAL (CF, ART. 5, CAPUT, E LIV). LIMITES MATERIAIS ATIVIDADE DO LEGISLADOR CONSTITUINTE REFORMADOR. ARTS. 60, 4, IV, E 5, 2, DA CF. 1. (...) 3. Todavia, a utilizao da nova regra s eleies gerais que se realizaro a menos de sete meses colide com o princpio da anterioridade eleitoral, disposto no art. 16 da CF, que busca evitar a utilizao abusiva ou casustica do processo legislativo como instrumento de manipulao e de deformao do processo eleitoral (ADI 354, rel. Min. Octavio Gallotti, DJ 12.02.93). 4. Enquanto o art. 150, III, b, da CF encerra garantia individual do contribuinte (ADI 939, rel. Min. Sydney Sanches, DJ 18.03.94), o art. 16 representa garantia individual do cidado-eleitor, detentor originrio do poder exercido pelos representantes eleitos e "a quem assiste o direito de receber, do Estado, o necessrio grau de segurana e de certeza jurdicas contra alteraes abruptas das regras inerentes disputa eleitoral" (ADI 3.345, rel. Min. Celso de Mello). 5. Alm de o referido princpio conter, em si mesmo, elementos que o caracterizam como uma garantia fundamental oponvel at mesmo atividade do legislador constituinte derivado, nos termos dos arts. 5, 2, e 60, 4, IV, a burla ao que contido no art. 16 ainda afronta os direitos individuais da segurana jurdica (CF, art. 5, caput) e do devido processo legal (CF, art. 5, LIV). 6. A modificao no texto do art. 16 pela EC 4/93 em nada alterou seu contedo principiolgico fundamental. Tratou-se de mero aperfeioamento tcnico levado a efeito para facilitar a regulamentao do processo eleitoral. 7. Pedido que se julga procedente para dar interpretao conforme no sentido de que a inovao trazida no art. 1 da EC 52/06 somente seja aplicada aps decorrido um ano da data de sua vigncia.

5.- Constituio super-rgida (Alexandre de Moraes) ...a CF de 1988 pode ser considerada como super-rgida, uma vez que em regra poder ser alterada por um processo legislativo diferenciado, mas, excepcionalmente, em alguns pontos imutvel (CF, art. 60, 4 - clusulas ptreas) Alexandre de Moraes 4.- Novos direitos fundamentais incorporados Constituio se tornam clusulas ptreas? Texto de www.direitosfundamentais.net O Congresso Nacional, atravs de emenda, pode modificar qualquer norma da Constituio, menos revogar (abolir) aquelas que so consideradas como clusulas ptreas. Nada impede, portanto, que novos direitos sejam acrescentados ao rol de direitos fundamentais atravs da emenda Constituio. Pode-se mencionar, por exemplo, o direito rpida durao do processo (art. 5, inc. LXXVIII) e o direito moradia (art. 6). Eles no estavam no rol originrio na Constituio de 88, tendo sido acrescentados, respectivamente, pela Emenda Constitucional 45/2004 e pela Emenda Constitucional 26/2000. Mesmo assim, uma vez includos no texto por emenda constitucional, eles se tornam tambm clusulas ptreas. Vale ressaltar que o mesmo raciocnio se aplica aos tratados internacionais de direitos humanos que sejam incorporados ao direito brasileiro com fora de emenda constitucional, observando o quorum do art. 5, 3, da CF/88. Nesse caso, o tratado

-7

EXTENSIVO PLENO Direito Constitucional Prof. Flvio Aula 2 2009/1

internacional de direitos humanos tambm se tornar clusula ptrea, no podendo mais ser abolido de forma arbitrria2. Por outro lado, merece ser mencionado que possvel que uma emenda constitucional, eventualmente, altere o contedo de algum dispositivo constitucional considerado como clusula ptrea, desde que no prejudique, de forma desproporcional, a principiologia bsica (essncia) dos valores protegidos pelo constituinte originrio. A explicao ficar um pouco mais clara com alguns exemplos. () O que o Congresso Nacional no pode abolir direitos fundamentais ou ento modificar o texto de tal forma que acarrete a prpria aniquilao de um valor essencial protegido pelo constituinte originrio. Conforme j decidiu o Supremo Tribunal Federal, as limitaes materiais ao poder constituinte de reforma, que o artigo 60, 4, da Lei Fundamental enumera, no significam a intangibilidade literal da respectiva disciplina na Constituio originria, mas apenas a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos cuja preservao nelas se protege.

H, contudo, opinio em sentido contrrio: no cabvel que o poder de reforma crie clusulas ptreas. Apenas o poder constituinte originrio pode faz-lo (MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitutcional. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 215). Vale ressaltar que, no mesmo Curso, os autores defendem que se a emenda constitucional to somente explicitar um direito fundamental j existente a sim se trataria de uma clusula ptrea, tal como ocorreu com o direito razovel durao do processo que, na tica dos autores, seria direito fundamental antes mesmo da Emenda Constitucional 45/2004 haver o consagrado expressamente.

-8

Anda mungkin juga menyukai