Anda di halaman 1dari 11

A CIDADE COMO ESPAO TERICO

Para o Congresso Imagem, Imaginao, Fantasia. Vinte anos sem Vilm Flusser. Ouro Preto, 2011.

Silke Kapp

Minha proposta aqui lembrar algumas das concepes de Flusser acerca da cidade e da sua relao com a teoria. No recolhi sistematicamente todas as passagens em que Flusser toca esse tema, mas, entre textos publicados e alguns textos do arquivo de Berlin, penso ter indcios suficientes para arriscar uma interpretao. Um de seus ponto-chave que o modo como Flusser pensa a cidade se modifica substancialmente depois da dcada de 70. Alguns conceitos e imagens desse percurso se somam, outros se contrapem e at se contradizem. Ento, tentarei delinear cinco concepes flusserianas, numa ordem aproximadamente mas no estritamente cronolgica. Quero tambm apontar em cada uma delas o lugar ocupado por aquilo que Marx chamava de troca material com a natureza, em contraposio teoria, pois outro ponto-chave da interpretao aqui ensaiada que estaria nisso a maior fragilidade das reflexes de Flusser sobre a cidade.

A cidade como objeto (da teoria)

Do filme The Belly of an Architect (Peter Greenaway, 1987). O arquiteto pisa no mapa de Roma de Giambattista Nolli (1748), que representa os espaos de acesso pblico na cidade. Textos desta seo: Coisas que me cercam [1970], Projetos superpostos [s/d.a], A volta [s/d.b].

Quero comear por uma concepo que penso ser caracterstica de textos mais antigos de Flusser, numa fase em que ele se diz filsofo das coisas que o cercam. Coisas que me cercam , de fato, o ttulo de um breve prefcio de 1970 (escrito para uma coletnea de artigos de jornais que no foi publicada), em que ele explica suas intenes filosfica e chama o seu prprio trabalho de poesia jornalstica. Ele diz que, semelhana dos jornais, trata de coisas prximas, efmeras, cotidianas.

H pois um clima fenomenolgico numa praxis filosfica como a minha. toda ela voltada para as coisas da minha circunstncia, e disposta a conceder a palavra a elas. (Flusser, 1970, p.2)

Seguindo essa matriz, Flusser aborda a cidade tambm em analogia s coisas do cotidiano. Mas isso o leva necessariamente a subtrair sua complexidade, a ponto fazer desaparecer o objeto em questo. Um exemplo:
So Paulo coisa do tipo instrumento. Foi produzida para ser til. Camas servem para dormir (ou guardar dinheiro), canetas servem para escrever (ou coar as costas). [...] Para que serve o instrumento So Paulo? Qual a sua utilidade? (s/d.b, p.2)

Flusser no formula respostas a essas perguntas, e apenas aponta que a enormidade transhumana de So Paulo torna isso possvel apenas por dilogo com os outros (A volta, p. 2). Porm, a meu ver, justamente essa enormidade ou complexidade pe limites a uma prtica filosfica com clima fenomenolgico, mesmo se ela recorrer ao dilogo. Tentar precisar os propsitos de So Paulo me parece to sem sentido quanto tentar definir os propsitos da lngua portuguesa, pois a cidade, assim como a lngua, ao mesmo tempo instrumento, cenrio, produtora e produto de um processo social. Um segundo exemplo dessa concepo de cidade-objeto est numa tentativa de analisar Braslia como obra de arte (s/d.a). Flusser parte do princpio de que obras devem ser criticadas mediante a comparao com seu projeto, a fim de constatar o grau de realizao alcanado. Ele nota ento que Braslia seria fruto de pelo menos dois projetos: um geopoltico e um antropolgico. Como eles so contraditrios entre si, o crtico isto , o prprio Flusser se v incapaz de comparar projeto e obra, incapaz de criticar. Ou seja, mesmo uma cidade que, diferentemente da maioria, tem projeto e autoria se furta anlise que Flusser tenta empreender. A analogia de cidade e obra no procede, e menos ainda, a de cidade e obra produzida via design ou projeto autoral. Repito: falta uma concepo do processo social que produz a cidade e no qual, necessariamente, infinitos projetos se sobrepem. Assim, tampouco comparece na noo da cidade-objeto (instrumento ou obra de arte) o trabalho material que a constituiria. No exemplo de So Paulo, importam os habitantes, usurios do instrumento; no de Braslia, importam os autores intelectuais da obra.

A cidade como produtora (de teoria)

Academia de Plato, num mosaico em Pompeia. Textos desta seo: Private und ffentliche Rume [1979a], Espaos pblicos e espaos privados [1979b].

Numa segunda concepo, j bem mais elaborada, Flusser preenche essa lacuna, considerando tanto a produo material, quanto a interdependncia de cidade e produo terica. Tal concepo, que chamei de cidade como produtora (de teoria) se encontra sobretudo num texto de 1979, intitulado Espao pblicos e espaos privados. Em discusso explcita com Hannah Arendt, Flusser comea pela categorizao platnica de trs espaos existenciais urbanos: a vida privada, restrita ao oikos, necessidade, aos escravos e s mulheres; a vida ativa que se faz na liberdade do espao pblico da gora e que rene arte e poltica (nessa juno Flusser difere Arendt); e, por fim, a vida contemplativa, terica, em espaos de cio, preservados da economia e da poltica. O esquema histrico que Flusser constri a partir disso o seguinte:
homo sapiens sabedoria homo faber liberdade homo oeconomicus consumo

teoria poltica, arte economia, trabalho, escravos


Antiguidade e Idade Mdia

poltica, arte cincia, teoria economia, trabalho, mquinas


Revoluo burguesa

economia poltica, arte, tcnica cincia, teoria


Segunda revoluo industrial

Na plis grega, escravos e mulheres do conta das necessidades elementares e permitem a constituio de uma esfera poltico-artstica, que d conta da organizao social e, por sua vez, possibilita a constituio de uma esfera terica. A escravido um meio para a liberdade, a liberdade um meio para a sabedoria. Flusser acentua que esse construto urbano se funda no oikos, no trabalho material domstico: se os escravos fossem libertados, a poltica e a teoria se desmantelariam e todos seriam escravos.

A revoluo burguesa (a partir do Renascimento) teria ento, segundo essa concepo flusseriana, invertido a hierarquia: a busca da verdade deixa de ser o fim ltimo e posta a servio da liberdade poltica e artistica; o espao do cio e da contemplao terica deixa de existir; o trabalho comea a sair do oikos para a fbrica. Na segunda revoluo industrial (aqui correspondente ao sculo XX), Flusser situa uma nova inverso: a economia se torna o valor mais elevado, e todos ns vivemos como escravos entre um espao privado de trabalho e outro espao privado de consumo, sem conhecer nenhum verdadeiro espao pblico, nem muito menos um verdadeiro espao de cio terico. Esse totalitarismo no relativizado pela entrada de informaes ditas pblicas no espao privado (via televiso, por exemplo), porque tais informaes servem apenas massificao, no politizao. Assim, num futuro prximo...
A cidade toda ser Auschwitz aperfeioada: os seus habitantes funcionaro em funo da funo, absurdamente, e colaboraro com o aparelho no seu prprio aniquilamento. (1979b, p.4)

A ltima parte desse texto (Espaos pblicos e espaos privados) dedicada desmontagem desse prognstico e das categorias platnicas que o fundamentam. Em primeiro lugar, diz Flusser, no precisamos seguir a antropologia de Plato de homens cados do mundo das ideias imutveis que s se salvam pela sua rememorao. A prpria cidade seria um argumento contra essa antropologia, porque...
Toda cidade empresa que visa superar a solido humana pela comunicao [...] A cidade, a comunicao, mtodo para tornar vivvel a conscincia da solido da morte. [...] Somos imortais na medida em que publicamos. O espao pblico nos torna memorveis. [...] A nossa conscincia da historicidade do homem (da sua mortalidade natural e imortalidade cultural), nos permite tentar reconstruir a cidade. (1979b, p.5)

Podemos, portanto, transcender o automatismo do aparelho e empreender a reconstruo emancipatria da cidade. Ela comea por uma radicalizao da privacidade dos prprios espaos privados. Flusser diz que esses, de fato, j no tm qualquer autosuficincia porque esto inteiramente predeterminados pelo aparelho. Radicalizar a privacidade significaria retirlos dessa predeterminao, como que criando recortes ou refgios nos quais os indivduos podem dar as costas ao aparelho e se dedicar novamente a ideias. J no se trataria da contemplao de ideias platnicas imutveis, mas de um jogo de ideias histricas, elaboradas e reelaboradas na experincia e no dilogo. Por isso, elas gerariam um mercado de troca (de

ideias), tambm ele inacessvel ao aparelho totalitrio e constitudo pela rede de comunicaes dialgicas que as novas tecnologias possibilitam. Por fim, esse espao pblico ps-industrial projetaria, de si, um novo tipo de escola [...] lugar de um novo tipo de theoria (1979b, p.8-9) e centro da nova cidade do homo ludens. A partir disso, o aparelho seria reprogramado para funcionar, to somente, como escravo para a troca material com a natureza. Essa viso de uma resistncia como que por dentro, a partir dos indivduos em comunicao, parece inspirada pelos movimentos sociais urbanos, bastante intensos no Brasil e em outros lugares na dcada de 1970. Flusser os imagina providos de uma estutura de comunicao semelhante usada nas recentes revoltas no mundo rabe. Mas Flusser tambm imagina um amadurecimento da reflexo dialgica at o ponto em que a revolta poltica se tornaria desnecessria. Nas revoltas recentes, a comunicao parece, ao contrrio, ter sido capaz de abalar estruturas existentes, mas no de sustentar uma reflexo sobre o que fazer depois.

A cidade como palco da teoria

Martin Heidegger e seu irmo indo at a cidade. Textos desta seo: Der stdtische Raum und die neuen Technologien [1985a] Espao urbano e as novas tecnologias [1985b]; a concepo evidente tambm em Vermassung und Vernetzung [1991].

Uma terceira concepo da cidade aparece em textos que Flusser escreve em meados da dcada de 1980. Ela lembra o grande esquema histrico que acabei de esboar, mas, na realidade, usa outra categorizao: em vez de cidade antiga, burguesa, ps-industrial e utpica, Flusser passa a atribuir cidade a distino entre pr-histria, histria e ps-histria. A fase pr-histrica pouco relevante nesse contexto, porque, na concepo de Flusser, ela no conhece espaos pblicos nem cidades propriamente ditas. J a fase histrica se caracteriza justamente pela exposio e acumulao de informaes em espaos pblicos, e pelo seu processamento em espaos privados. A cidade histrica o palco da teoria, no sua produtora. O indivduo vive num movimento pendular entre esse palco, onde emite ou recebe informaes, e o espao privado, onde reelabora tais informaes para depois publiciz-las novamente. A

conscincia (da cidade) histrica a conscincia de que todo processamento privado destinado ao espao pblico e, portanto, poltico. Por isso mesmo, diz Flusser, trata-se de uma conscincia infeliz, tal como Hegel a compreende: nunca se pode ter as duas coisas quem encontra o mundo perde a si mesmo, quem encontra a si mesmo perde o mundo. Para representar essa concepo e, sobretudo, a conscincia infeliz que ela implica, usei a imagem de Heidegger caminhando com seu irmo rumo cidade, depois de filosofar naquela sua clebre cabana na Floresta Negra (que, alis, ele toma por modelo para a vida humana em geral). A cidade o lugar onde ele expe e vende filosofia em discursos e livros, que ali sero guardados, admirados e at discutidos, mas no elaborados. No importa que a cabana esteja fora ou dentro da malha urbana; importa que espao privado e pblico esto estritamente apartados e que o filsofo tenta derivar o mundo de um pensamento, em ltima anlise, solipsista. Flusser usa essa concepo no para mitific-la, mas para lhe contrapor a cidade ps-histrica, apoiada nas tecnologias que transportam informaes diretamente entre espaos privados. Se no texto de 1979 essa conexo ainda parecia tnue ou at utpica, os texto do final da dcada de 1980 descrevem o espao privado como algo perfurado de todos os lados por conexes das quais as tecnologias clssicas do sculo XX (rdio, telefone, tv) seriam meras precursoras. A chamada telemtica teria de fato tornado obsoleto o espao pblico e, com ele, a plis, a poltica. E, agora, Flusser no quer mais recuperar esse espao urbano poltico. Ele prope, em vez disso, o engajamento no carter dialgico das conexes, de modo que cada indivduo seja tanto receptor quanto emissor. Devemos aprender a pensar ciberneticamente, em vez de politicamente. (1985b, p.2). Heidegger poderia ento ficar sentado na sua cabana, diante do seu MacBook, escrevendo um blog... Quanto ao trabalho material, ele desaparece novamente do cenrio; coisa que, alis, j fica bem evidente no simples fato de constelaes to diversas quanto a cidade medieval, a renascentista e a industrial pertencerem mesma categoria geral de cidade histrica.

A cidade como espao imaterial

Campo magntico. Textos desta seo: Die Stadt als Wellental in der Bilderflut [1988a], Raum und Zeit aus stdtischer Sicht [1991]

Uma quarta abordagem da cidade na obra de Flusser, mais ou menos da mesma poca da anterior e no incompatvel com ela, procura ir alm das dimenses de tempo e espao que Flusser interpreta como especificamente urbanas, isto , ir alm do tempo histrico e do espao geomtrico. Ele argumenta que aquele velho mundo das coisas que nos cercam, o mundo da vida, perdeu sua evidncia. No espao sideral e no espao quntico, nossas categorias convencionais de espao e tempo no tm validade, da mesma maneira que a noo de indivduo. Se as novas tecnologias abrem possibilidades que, convencionalmente, parecem oxmoros, tais como a telepresena, isso prova que o mundo da vida est se dissolvendo em redes e ns de relaes. Quando os ns so desatados no sobra nada. Em outras palavras, a cidade, que Flusser anteriormente havia procurado compreender como objeto (instrumento ou obra de arte) agora entendida como no-coisa, ou, na sua prpria traduo de Unding, como inobjeto. Flusser faz ento o pleito de que deveramos conceber a cidade no geometricamente, como uma superfcie delimitada, mas topologicamente, como dobra ou distoro num campo, semelhante a um campo gravitacional ou a uma rede. Nela, as relaes inter-humanas so tecidas com maior ou menor densidade em diferentes lugares (1988a, p.179). Lugares mais densos formam dobras em que os ns se aproximam entre si e que funcionam como atratores em relao ao campo adjacente, tornando-se cada vez mais densos. Com a maior proximidade, os ns se atualizam uns aos outros a cidade o lugar da atualizao de virtualidades intra-humanas. Chama a ateno, segundo Flusser, a imaterialidade (ele pe o termo entre aspas) dessa cidade, que no teria casas, nem praas, nem templos, mas apenas emaranhados de fios. Deixaramos de ser sujeitos para nos tornarmos projetos (emancipados da sujeio, portanto) ,e

a cidade seria a projeo intra-humana desses projetos. Flusser menciona que rede intrahumana se misturariam outras redes, inclusive a rede ecolgica e a rede material, mas ele apenas comenta que teremos que aprender a conviver com caos da resultante, sem esperar por uma teoria geral que sintetize as conjunes numa nova totalidade. O que considero particularmente problemtico nessa concepo, para alm da irrelevncia a que Flusser relega a troca material com a natureza e o trabalho a ela relacionado, o fato de ele pressupor que a imagem convencional da cidade, aquela do mundo da vida, seria a de um espao geomtrico. Na realidade, a geometrizao da cidade corresponde muito mais ideologia do espao urbano com a qual planejadores costumam operar, do que percepo sensvel e ao imaginrio dos habitantes urbanos (ou quilo que Lefebvre chamou de espao percebido e espao vivido). Ningum percebe ou vive a cidade como malha geomtrica; todos sabem que ela no superfcie neutra, que h adensamentos de significados e relaes, que um mesmo evento em pontos urbanos diferentes se torna diferente, que os mapas mentais ou imaginarios que construmos para nos orientar e nos perder na cidade no so esquemas de casinhas e ruas como num jogo de tabuleiro.

A cidade como espao terico

Figura da edio original de: Thomas Moore. On the Best State of a Republic and on the New Island of Utopia. 1516. Texto desta seo: Stdte entwerfen [1988b].

A ltima concepo flusseriana da cidade que quero apontar aqui de um texto de 1988, intitulado Projetar cidades. Seu ponto de partida radicalizao da liberdade do migrante e do nomadismo, em busca de uma alternativa civilizao, isto , vida urbana que conhecemos.

Flusser passa aqui por vrias das concepes que esbocei anteriormente incluindo algumas estranhas contradies , mas o que me interessa especificamente a contraposio entre aldeia e cidade, cultura e civilizao. A aldeia, nessa equao, corresponderia conjuno relativamente simples daqueles que semeam, esperam a colheita e a protegem dos inimigos. Todos os aldees so lobos vegetarianos, prximos da natureza, com uma diferenciao relativamente restrita de papis. J as cidades so conjunes complexas de muitos papis, inclusive aqueles que j no tm nenhuma relao com a materialidade da sobrevivncia. Mas ambos, a cultura (da aldeia) e a civilizao (da cidade) so formas de conexo ao campo relacional intersubjetivo, duas estratgias de gerao, armazenagem e distribuio de informaes por meio dos fios de relaes intrahumanas (1988b, p.214). Flusser prope construir novas cidades, no novas aldeias (nem muito menos uma aldeia global). A razo disso , simples: porque a aldeia no abre espao terico ou, inversamente, porque assim que os aldees teorizam, a vida da aldeia se urbaniza (1988b, p.215). O tempo livre que a aldeia tem a oferecer no de um lazer terico, mas apenas de uma espcie de pausa na luta com a natureza e com os outros. J a cidade cria uma diviso de classes entre escravos que laboram, executivos que supervisionam e fazem poltica, e alguns poucos que, por isso mesmo, podem se retirar da luta e fazer teoria. Ento Flusser pergunta: porque seria desejvel abrir esse espao terico, projetando cidades em vez de aldeias? Ele rejeita a resposta platnica de que a teoria leva verdade, ao belo e ao bem, e pe em seu lugar uma teoria entendida como projeo de sentido:
A teoria a fora de conexo das relaes intra-humanas, qual devemos a produo de informaes. [...] Portanto, se a rede intra-humana tem a tendncia [...] de produzir informaes revelia da entropia universal, o espao terico seu alfa e mega. [...] O projeto de cidades alternativas deve se concentrar no projeto de espaos tericos. (1988b, p.176)

E aqui Flusser pergunta claramente se isso no significaria negligenciar os fundamentos econmicos e polticos sobre os quais essa torre de marfim seria construda. A resposta que:
desde os tempos dos faras (e de Plato) algumas coisas mudaram, sobretudo essa: tornou-se minimamente possvel pensar que o mercado e as residncias privadas poderiam ser entregues a simulacros de humanos, e que ento todos os cidados humanos poderiam ser acomodados no templo. (1988b, p.177)

10

Autmatos trabalhariam para ns, computadores inteligentes comandariam os autmatos e todos ns produziramos informaes num ambiente pacfico de lazer dialgico, apenas programando o mercado e as residncias privadas. O desenho dessa cidade seguiria a concepo do espao imaterial que explicitei anteriormente, isto , uma topologia de campos em vez de uma geometria de superfcies. A cidade seria uma dobra no campo de foras que atrai as relaes intra-humanas, sustentada por um espao terico mais abrangente e no, como na utopia platnica, tendo um restrito espao terico por parasita. E Flusser tambm descreve o perodo de transio entre as nossas cidades e essa nova cidade ou nova civilizao. Num primeiro momento, ele diz, apenas algumas pessoas estaro conectadas teoricamente, enquanto a maioria ainda estar conectada economica e politicamente. Mas com o tempo todos entraro no espao terico.
O espao terico a ser projetado dessa maneira uma escola (um lugar de lazer), porque todo o trabalho (toda transformao de campos relacionais) ser mecanizado e relegado a subumanos. (1988b, p.180)

Flusser admite que no estado de coisas atual (de 1988) tudo isso parece um sonho fantstico, mas que, por outro lado, h tendncias concretas nessa direo. Se elas parecem desastrosas a alguns, so, para Flusser, mais realistas do que o cenrio oferecidos pelos pessimistas entre outras coisas pela curiosa razo de que a realidade agora pode ser reconhecida como fantasia (1988b, p.180). No quero concluir nada a respeito de tudo isso. Apenas gostaria de deixar uma pergunta. Ser que, por mais que sejamos adeptos e simptico teoria, a utopia de Flusser, como todas as utopias assim pintadas em cores (ausgemalt, como diria Adorno), no perpetua as mesmas estruturas de dominao existentes, sobretudo a dominao do trabalho material pelo trabalho intelectual, do corpo pela alma? E de resto, num mundo de espao qunticos e siderais, onde todos os conceitos se relativizam e a realidade fantasia, como exatamente definiramos o limite entre os humanos e esses pobres subumanos que trabalhariam para ns? Sabemos todos, por experincia histrica, o quanto essas definies so perigosas...

11

Referncias

Referncias de arquivo no podem ser usadas em publicao sem a numerao correta que tm no arquivo.

FLUSSER, V. [1970] Coisas que me cercam. Texto do arquivo. FLUSSER, V. [s/d.a] Projetos superpostos. Texto do arquivo sem indicao da publicao. [Contedo faz supor que do incio da dcada de 1970.] FLUSSER, V. [s/d.b] A volta. Texto do arquivo. [Contedo faz supor que da dcada de 1970.] FLUSSER, V. [1979a] Private und ffentliche Rume. Texto do arquivo para palestra no Institut Europen dEcologie, Metz, em 03/05/1979. Traduo de Flusser: FLUSSER, V. Espaos pblicos e espaos privados [1979b]. Texto do arquivo. FLUSSER, V. [1985a] Der stdtische Raum und die neuen Technologien. In: Medienkultur. Frankfurt/M: Fischer, 1997. FLUSSER, V. [1985b] Espao urbano e as novas tecnologias. Texto do arquivo para Festival de Arles, mesa redonda Passage Mejan, 10/07/1985). FLUSSER, V. [1988a] Die Stadt als Wellental in der Bilderflut. In: Medienkultur. Frankfurt/M: Fischer, 1997. FLUSSER, V. [1988b] Stdte entwerfen. In: Vom Subjekt zum Projekt: Menschwerdung. Ed. Stefan Bollmann, Bensheim/ Dsseldorf: Bollmann, 1994. [Usei a traduo: Designing Cities In: Writings. Ed. Andreas Strhl, Minneapolis/ London: University of Minnesota Press, 2002.] FLUSSER, V. [1991] Vermassung und Vernetzung. In: John Pattillo-Hess, Michael Benedikt (eds). Der Stachel des Befehls. Wien: Lcker, 1992, p.117-121. FLUSSER, V. [1991] Raum und Zeit aus stdtischer Sicht. In: Martin Wentz (ed.) Stadt-Rume, Die Zukunft des Stdtischen, Frankfurt a. M./ New York: Campus, 1991, p.19-24.

Anda mungkin juga menyukai