Anda di halaman 1dari 3

MICROBIOTA NORMAL HUMANA Todo ser humano nasce sem microrganismos.

A aquisio da microbiota bacteriana envolve uma transmisso horizontal, ou seja, infecciosa de microrganismos. A colonizao de superfcies expostas como a pele, o trato respiratrio, o sistema gnito-urinrio e o trato digestrio, comea imediatamente aps o nascimento seja durante o parto normal, parto cesariana ou amamentao. Padres de alimentao, hospitalizao e tratamento com antibiticos so fatores que afetam a composio da microbiota intestinal em crianas. As diversas partes do corpo humano apresentam condies ambientais diversas que oferecem certas vantagens e desvantagens para a vida microbiana. Diferentes espcies de microrganismos adaptam-se aos distintos ambientes do corpo. A microbiota normal humana desenvolve-se por sucesses, desde o nascimento at as diversas fases da vida adulta, resultando em comunidades bacterianas estveis. Os fatores que controlam a composio da microbiota em uma dada regio do corpo esto relacionados com a natureza do ambiente local, tais como temperatura, pH, gua, oxigenao, nutrientes e fatores mais complexos como a ao de componentes do sistema imunolgico. Existem dois tipos de microbiota normal: 1) RESIDENTE: consiste em microrganismos encontrados com regularidade em determinada idade e rea da superfcie, sendo perturbada, recompe-se com facilidade 2) TRANSITRIA: consiste em microrganismos no patognicos ou potencialmente patognicos que permanecem na pele ou mucosa por horas, dias ou semanas, provenientes do meio externo, no provocando doena e no se estabelecendo em definitivo na superfcie Estima-se que o corpo humano que contm cerca de 10 trilhes de clulas seja rotineiramente portador de aproximadamente 100 trilhes de bactrias. A composio da microbiota bacteriana humana relativamente estvel com gneros especficos ocupando as diversas regies do corpo durante perodos particulares na vida de um indivduo. A microbiota humana desempenha funes importantes na sade e na doena. Os microrganismos membros da microbiota humana podem existir como (1) mutualistas, quando protegem o hospedeiro competindo por micro-ambientes de forma mais eficiente que patgenos comuns (resistncia colonizao), produzindo nutrientes importantes e contribuindo para o desenvolvimento do sistema imunolgico; (2) comensais, quando mantm associaes aparentemente neutras sem benefcios ou malefcios detectveis e (3) oportunistas, quando causam doenas em indivduos

imunocomprometidos devido infeco pelo Vrus da Imunodeficincia Humana, terapia imunossupressora de transplantados, radioterapia, quimioterapia anticncer, queimaduras extensas ou perfuraes das mucosas. A microbiota humana constitui um dos mecanismos de defesa contra a patognese bacteriana, mas ainda que a maioria dos componentes da microbiota normal seja inofensiva a indivduos sadios, esta pode constituir um reservatrio de bactrias potencialmente patognicas. Muitas bactrias da microbiota normal podem agir como oportunistas. Nestas condies a microbiota residente pode ser incapaz de suprimir patgenos transitrios, ou mesmo, alguns membros da microbiota podem invadir os tecidos do hospedeiro causando doenas muitas vezes graves. Em indivduos sadios, algumas espcies de bactrias da microbiota oral causam cries em 80% da populao. PELE: Devido ao grande contato com o meio ambiente, a pele est propensa a abrigar micro organismos transitrios. A pele apresenta uma microbiota residente bem definida e constante, diferenciada na regio anatmica por secrees, uso habitual de roupas ou proximidade de mucosas (boca, nariz e reas perineais). A epiderme e a derme juntas formam uma barreira efetiva contra a maioria dos micro organismos e, por isso, a pele chamada de primeira linha de defesa. Os micro organismos cutneos se distribuem por toda a extenso da pele e esto mais concentrados nas reas mais midas como perneo e axilas. A pele abriga muitos micro organismos transitrios, mas as bactrias que predominam so as do gnero Staphylococcus, Corynebacterium e Propionibacterium. Streptococcus e outras bactrias so encontrados em menos quantidade e menos frequentemente. Essas bactrias esto presentes na superfcie do estrato crneo e na parte superior dos folculos pilosos, enquanto outras residem profundamente e tm a funo de recolonizar a pele quando as bactrias mais superficiais so removidas. As secrees das glndulas sudorparas e sebceas fornecem gua, aminocidos, sais, uria e cidos graxos que podem servir de nutrientes para os micro organismos. SANGUE, FLUIDOS CORPORAIS E TECIDOS: Em um indivduo saudvel, o sangue, o fluido cerebroespinhal, outros fluidos corporais e os tecidos so livres de micro organismos, normalmente. OLHOS: A lgrima tende a lavar a mucosa conjuntiva, graas a uma substncia antimicrobiana chamada lisozima. A conjuntiva pode ser estril ou estar colonizada por Corynebacterium, S. epidermidis e, eventualmente outras bactrias.

____________________________________________________________________________________ 3

CAVIDADE ORAL E VIAS AREAS SUPERIORES: A mucosa da regio oral mais mida que a pele. A microbiota desta regio bastante diversificada e tem bastante importncia em odontologia e medicina. TRATO RESPIRATRIO INFERIOR: A mucosa desta regio no tem microbiota normal devido a remoo mecnica dos micro organismos pelo fluxo de muco, dirigido pelos clios em direo ao trato superior. Esta remoo bastante eficiente. As poucas bactrias que atravessam essa barreira so geralmente capturadas e destrudas pelos macrfagos. TRATO GENITO-URINRIO: Os rins, os ureteres e a bexiga esto normalmente livres de micro organismos, mas a regio inferior da uretra, tanto no homem quanto na mulher contem bactrias como S. epidermidis, S. faecalis e corinebactrias. A urina recebe os micro organismos quando passa da bexiga para o exterior do corpo atravs da regio inferior da uretra. A microbiota normal do trato feminino muito complexa e varia com o ciclo menstrual. H predominncia de lactobacilos cido-tolerantes, que mantm o pH da vagina entre 4,4 e 4,6. A variao de pH est relacionada a disponibilidade de glicognio na vagina. TRATO GASTRINTESTINAL: O cido clordrico do estmago destri muitas bactrias e por isso so escassas nessa regio. Poucas bactrias ocorrem no duodeno e no jejuno, mas a quantidade aumenta marcadamente no leo. A microbiota intestinal dez vezes maior que o nmero de clulas que formam nossos rgos e tecidos. Desempenha funes variadas. O intestino grosso o mais densamente colonizado, apesar do contnuo movimento de material por este canal, da descamao de clulas epiteliais da ao sequestrante do muco. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Chan, E. C. S. Krieg, Noel R. Pelczar Jr. Microbiologia. So Paulo: Pearson, 1997. Luiz Rachid Trabulsi e Flavio Alterthum. Microbiologia, So Paulo: Atheneu, 2008. Madigan MT, Martinko JM & Parker J. 1996. Biology of microorganisms, 8th. Prentice Hall, NJ, USA. edio, editora Makron Books. So Paulo, 1997. Tortora, Gerard J. Funke, Berdell R. Case, Christine L. Microbiologia. So Paulo: Artmed, 2007 Trabulsi L.R et al. 1999. Microbiologia, 2a ed., Atheneu, SP.

____________________________________________________________________________________ 4

Anda mungkin juga menyukai