Anda di halaman 1dari 38

ORDEM DeMOLAY

Guia para Planejamento de Atividades Capitulares

Este Guia para Planejamento de Atividades Capitulares de propriedade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil. No permitido fazer cpias.

Esta edio foi preparada pela Comisso de Ritual e Liturgia sob autoridade e direo do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil.

1 Edio

NDICE
Introduo Nossos Objetivos A diferena entre Objetivo e Meta A Importncia dos Relatrios Realizar o Ritual de Memria Distribuio do Calendrio Iniciao Elevao Realizar um Trabalho Social Realizar um Trabalho Cvico Realizar um Trabalho com a Maonaria Realizar uma competio esportiva Realizar um evento para arrecadar fundos Os Dias Obrigatrios Dia Devocional Dia em Memria a Jacques DeMolay Dia das Mes e Dia dos Pais Dia do Patriota Dia Educacional Dia em Memria a Frank S. Land Dia do Meu Governo Dia de Conforto Programa para manter freqncia de membros
2

04 05 07 08 09 12 13 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Ser eficiente no trabalho administrativo Modelos de Planejamentos Concluso Bibliografia

31 31 36 36

Introduo
Com este manual o Supremo Conselho objetiva orientar os Captulos, Conselhos Consultivos e Grandes Conselhos sobre quais devem ser os objetivos de uma Gesto Administrativa de um Captulo DeMolay. Para selecionar estes objetivos usamos como base o Prmio de Past Mestre Conselheiro Prmio por Servio Meritrio (PMC-PSM), criado pelo Tio Frank S. Land, e que traa as atividades que um Mestre Conselheiro deve cumprir para oferecer aos membros da Ordem DeMolay um programa com grande variedade de temas importantes. importante ressaltar que, apesar de algumas atividades serem novas para vrios Captulos, com o tempo, realizar sempre as mesmas aes torna as atividades montonas, desinteressantes. Por isso, nosso desafio aprender a reaprender. A chave do sucesso do programa DeMolay conseguir novos mtodos para alcanar os nossos objetivos. Precisa de um exemplo? Se tivermos que fazer uma atividade esportiva, por que no variar? Que tal testar um jogo de vlei? Que tal jogar peteca? Ou quem sabe uma boa partida de paintball? Existem vrios caminhos para que possamos alcanar um objetivo. Vamos exercitar a nossa criatividade e oferecer novidades, trazer o novo, fazer algo a mais e deixar timas lembranas para os envolvidos. Neste material tambm orientaremos sobre a importncia de um relatrio escrito, para que cada atividade entre realmente para a histria do Captulo.

Nossos objetivos
Na maioria dos Captulos do Brasil a Gesto Administrativa de um Mestre Conselheiro tem seis meses de durao, portanto, em um ano, o Captulo possui duas gestes. Para a confeco deste guia vamos apresentar todos os objetivos com algumas sugestes e, no fim, voc ter um anexo que divide as atividades em duas gestes, uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre. Veja abaixo quais devem ser os objetivos gerais de uma gesto: Os Oficiais devem memorizar as reunies, e realiz-las de memria; Um calendrio impresso deve ser confeccionado e distribudo para todos os membros ativos; Realizar a Iniciao de 4 membros; Realizar uma Elevao; Realizar um Trabalho Social; Realizar um Trabalho Cvico; Realizar um Trabalho com a Maonaria; Realizar uma competio esportiva; Realizar um evento para arrecadar fundos; Realizar uma observncia para o Dia Devocional, em Maro;

Realizar uma observncia para o Dia em Memria a Jacques DeMolay, em Maro; Realizar uma observncia para o Dia das Mes, em Maio; Realizar uma observncia para o Dia dos Pais, em Agosto; Realizar uma observncia para o Dia do Patriota, em Setembro; Realizar uma observncia para o Dia Educacional, em Outubro; Realizar uma observncia para o Dia em Memria a Frank S. Land, em Novembro; Realizar uma observncia para o Dia do Meu Governo, em Novembro; Realizar uma observncia para o Dia de Conforto, em Dezembro; Criar e executar um programa que mantenha um bom nvel de presena dos membros; Comunicar iniciao/elevao, anuidade e nomeao do Conselho Consultivo no prazo; Olhar tudo relacionado assim pode nos deixar meio assustados, no mesmo? Mas no se preocupe, pois seis meses tempo suficiente para alcanar todos esses objetivos. Antes de detalharmos cada um deles, vamos aprender alguns conceitos importantes sobre planejamento.
6

A diferena entre Objetivo e Meta


Algum j havia parado para pensar que existe uma diferena entre um objetivo e uma meta? Pois bem, leia abaixo: O objetivo o resultado final que voc espera obter e as metas so os objetivos menores que, uma vez alcanados, iro te ajudar a alcanar o objetivo maior. Vamos levar esse conceito para a nossa prtica? Se o seu objetivo realizar como um Trabalho Social uma distribuio de agasalhos voc dever ento: Criar um projeto; Discutir com o Captulo; Dividir as tarefas, como por exemplo: o A criao da logomarca da campanha; o Disponibilizao de locais de grande circulao que aceitem atuar como postos de arrecadao; o Envio de ofcios solicitando a ajuda de outras instituies programa; o Selecionar membros para recolher os agasalhos doados; o Pesquisa do melhor local para se doar os agasalhos;
7

que

possam

se

interessar

no

o Selecionar membros para registrar toda a campanha para que assim voc possua um arquivo fotogrfico; Criar prazos para a realizao de cada uma das tarefas e para o envio dos relatrios; Recolher todas as doaes; Doar os agasalhos arrecadados; Vocs conseguiram perceber como o OBJETIVO foi desmembrado em vrias METAS menores? Se o seu time conseguir cumprir cada meta no prazo definido a possibilidade de falha ser alta? Como pudemos notar planejar preciso.

A Importncia dos Relatrios


Um relatrio um conjunto de informaes utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, esteja ela finalizada ou em andamento. Trata-se de um texto feito por quem viu ou organizou uma atividade e transmite a experincia adquirida e os detalhes a um terceiro que, por sua vez, deve confiar e utilizar as informaes dadas e as concluses a que chegou. Fazer um relatrio bem fcil e, para isso, voc dever responder de maneira simples e franca a 7 (sete) itens:

Qual o objetivo da atividade? Qual foi a ao realizada? Quais foram os membros que participaram? Quanto foi gasto para a realizao da atividade? Resuma a organizao e o desenrolar da atividade; Qual foi o resultado alcanado? Qual foi a sua concluso com a realizao da atividade? Portanto providencie um relatrio para todas as atividades. Estes relatrios devem ser lidos e arquivados no Captulo para registrar a histria da Ordem DeMolay. Uma boa dica enviar cpias dos relatrios para a Loja Patrocinadora de seu Captulo. Dessa forma, a Loja Manica, e principalmente os maons, podero saber com freqncia qual o retorno do investimento feito pela Maonaria na existncia de seu Captulo.

Realizar o Ritual de Memria


O nosso Ritual bem claro ao dizer que todos os Oficiais devem memorizar suas falas e, historicamente, isto foi muito cobrado por nosso fundador, Tio Frank S. Land. Leiam abaixo um trecho do livro Hi, Dad, que a biografia do nosso fundador: "A cpia do ritual dada a vocs deve ser mantida em segredo e no deve, sobe nenhuma circunstncia, ser mostrada a ningum que no esteja nesta sala. Eu espero que cada oficial aprenda a sua parte da forma que est escrita de memria.
9

Cada parte importante, no importa quo pequena ela possa parecer para voc, ela combina-se com as outras para dar seu verdadeiro significado. Haver um ensaio no prximo sbado tarde e eu espero que cada um de vocs esteja presente. Frank Marshall estar conosco para nos dar a interpretao completa de sua obra. Vrios dos mais proficientes ritualistas da Fraternidade Manica, bem como professores de oratria das escolas pblicas estaro aqui para nos dar algumas dicas sobre dico, controle da respirao e projeo da voz. Lembrem-se, o que quer que faamos tem que ser o melhor que podemos fazer. Vejo vocs no sbado. Essa exigncia bem fcil de entender. Basta que voc imagine uma novela onde todos os atores, ao invs de memorizarem sua fala, leram diretamente do script. Desastrosa esta situao, no mesmo? Mas ainda podemos ir mais longe: imagine essa desastrosa novela com alguns atores que, mesmo lendo, ainda possuem uma pssima leitura. No pior ainda? E ento, voc ainda acha a reunio DeMolay diferente de uma novela, filme ou pea teatral? As reunies e cerimnias da Ordem DeMolay so como grandes peas teatrais: foram escritas para encantar e emocionar o pblico. Os atores so os Oficiais do Captulo e o script o Ritual. Para encantar ainda mais, devemos ter acompanhamento musical, iluminao especial e fidelidade ao script. Esta idia no faz sentido? Mas todos os Oficiais devem memorizar? Sim, todos os Oficiais que possuem fala devem memorizar suas partes, tanto nas reunies de rotina quanto nas cerimnias de iniciao, elevao ou pblicas.

10

Memorizar o Ritual no to difcil como muitos membros acreditam. Na verdade grande parte j sabe de memria as falas de nossas reunies e, na maioria das vezes, repetem mentalmente o que escutam. No assim? Voc j repetiu, pelo menos uma vez, a fala de outro oficial enquanto escutava ele falar? E como funciona uma reunio feita completamente de memria? Nenhum Oficial que foi instalado no cargo dever estar com o Ritual durante a reunio; Caso um Oficial falte na reunio, aquele que ir substitu-lo poder ler sua parte diretamente do Ritual se no souber aquela parte de memria; Um membro do Conselho Consultivo, geralmente o Consultor de Ritual, dever permanecer com um Ritual para servir como ponto de apoio no caso de esquecimento; O Conselho Consultivo, juntamente com o Mestre Conselheiro, dever verificar a eficincia dos Oficiais em Ritual; A nica cerimnia que um Oficial pode fazer lendo a Cerimnia Fnebre, que no conseguimos prever o uso. E como fazer para memorizar facilmente?

11

A grande verdade que cada um deve desenvolver uma tcnica que seja eficaz, mas abaixo seguem algumas dicas: Leia o texto em voz alta; Copie o texto mo; Leia o texto, entenda e crie um esboo; Tenha algum para ler para voc; Grife palavras-chaves no texto; Nunca deixe para ltima hora.

Distribuio do Calendrio
Como vamos poder exigir que os membros freqentem as reunies se no entregarmos para eles uma cpia impressa de nosso calendrio de atividades? Como voc poder organizar sua agenda pessoal se no souber quando e onde haver uma reunio ou atividade? Por isso dever do Mestre Conselheiro providenciar que cada membro ativo do quadro receba, no incio de sua Gesto Administrativa, um calendrio de atividades. O Mestre Conselheiro dever garantir tambm que cpias do calendrio sejam entregues para o Corpo Patrocinador. uma forma de mostrar organizao e interesse na presena dos maons nas atividades do Captulo. E lembre-se: sempre tenha consigo calendrios para distribuir a quem mais tiver interesse.

12

Iniciao
Todo o Mestre Conselheiro promete, no dia da Instalao dos Oficiais, que ambos os Graus da Ordem DeMolay sero conferidos durante a sua Gesto Administrativa. Para conseguir alcanar esse objetivo necessrio que exista planejamento. necessrio que o seu calendrio indique a abertura e o encerramento de um perodo em que o Captulo aceitar peties de iniciao. Isso importante para que a Comisso de Sindicncias (Visitao) possa se programar para fazer a investigao devida daqueles que foram indicados para ingressar no Captulo. Vale ressaltar que o processo de sindicncia dever ser bem realizado, visto que a m conduta de um membro no atinge a imagem apenas de seu Captulo, mas tambm de toda a Ordem e, consequentemente, a nossa prpria reputao. Leia abaixo o Capitulo V, Ttulo de Membro, Art. 85 das Regras e Regulamentos do Supremo Conselho: Art. 85 Comisses de visitao. A menos que de outra forma orientado pelo Grande Mestre Estadual/Distrital, todas as peties para ttulo de membro ou para afiliao, quando recebidas, sero encaminhadas pelo Mestre Conselheiro a uma comisso de visitao, que indagar detalhadamente sobre o carter e a aptido do solicitante e far um relatrio por escrito, at a prxima reunio programada, em cuja ocasio ser votada a petio.

13

Pargrafo nico - A comisso de visitao deve relatar favorvel ou desfavoravelmente por maioria de seus membros. Se a comisso no relatar no devido tempo, o Mestre Conselheiro poder continuar com a comisso ou nomear uma nova. Quando for necessrio ou desejvel, o Consultor poder fazer a visitao e investigao no lugar da comisso. Tambm exigido que em seu calendrio estejam reservadas duas datas seguidas para a Votao de Candidatos a Iniciao. Isso necessrio porque se em uma votao individual o candidato receber dois votos contrrios, a sua votao dever ser adiada para a prxima reunio. Aps a aprovao do Candidato pelo Captulo necessrio que o Conselho Consultivo se rena para aprovar as iniciaes. Isto necessrio, pois, de acordo com as Regras e Regulamentos, um candidato aprovado pelo Captulo pode ser rejeitado pelo Conselho Consultivo de acordo com o maior interesse do Captulo. Leia abaixo o Capitulo IV, Conselho Consultivo, Art. 81 das Regras e Regulamentos do Supremo Conselho: Art. 81 Eleio ou Rejeio por Declarao. O Conselho Consultivo, com a aprovao do Grande Mestre Estadual/Distrital, ter autoridade para declarar um candidato aceito ou rejeitado se, em sua opinio, os melhores interesses da Ordem forem assim atendidos. Uma vez aprovado pelo Conselho Consultivo o Candidato Iniciao poder ser avisado de sua aprovao e instrudo sobre como proceder. Ento vamos revisar o passo a passo da organizao da Iniciao:
14

Ter um perodo de indicaes; Trabalho de investigao feito pela Comisso de Sindicncia (Visitao); Votao de Candidatos para Iniciao; Aprovao do Conselho Consultivo; Pagamento da taxa; Cerimnia de Iniciao; ATENO: Se o Mestre Conselheiro tiver se candidatado ao Prmio PMC-PSM ele dever alcanar uma meta de 4 (quatro) iniciados;

Elevao
Alm de realizar uma Cerimnia de Iniciao o Mestre Conselheiro dever realizar uma Cerimnia de Elevao. De acordo com as Regras e Regulamentos o novo membro possui 1 (um) ano para receber o Grau DeMolay. Se o membro no cumprir esta exigncia o Supremo Conselho automaticamente o classificar como Membro Inativo. Leia abaixo o Capitulo V, Titulo de Membro, Art. 91, 2 das Regras e Regulamentos do Supremo Conselho: 2 - Um solicitante que no se apresentar para receber o Grau DeMolay dentro de doze meses, posto em uma categoria inativa e ser relatado pelo Grande Secretrio. Os membros nessa categoria no esto qualificados para receber um certificado ou carto DeMolay.
15

Para ser elevado ao Grau DeMolay o membro dever memorizar e apresentar em Captulo aberto o Exame de Proficincia do Grau Inicitico. Esse o nico quesito cobrado pelo Ritual. Por isso necessrio que voc combine com os membros do Grau Inicitico a data em que eles realizaro o exame, e esse dia deve estar reservado no calendrio, pois o exame feito em uma reunio regularmente aberta. Os membros que j possuem o Grau DeMolay votaro por maioria simples pela aprovao do exame de proficincia, caso o candidato consiga responder at o final. Ento vamos revisar o passo a passo da organizao da Elevao: Realizao Inicitico; Pagamento da taxa; Cerimnia de Elevao; ATENO: Para ter direito a ocupar cargos e a votar no basta ter o Grau DeMolay. necessrio realizar tambm o Exame de Proficincia do Grau DeMolay e ter um Carto de Proficincia. do exame de proficincia do Grau

Realizar um Trabalho Social


O Captulo DeMolay deve oferecer meios para que os membros se tornem teis sociedade e, todos ns, como DeMolays, devemos nos preocupar com a nossa comunidade. Por isso todo Mestre Conselheiro deve providenciar pelo menos
16

uma Atividade Social. Um bom modo de ajudar organizar e executar trabalhos sociais que auxiliem nas necessidades da comunidade. Alguns exemplos: Campanhas para arrecadao de alimentos; Campanhas para arrecadao de roupas; Campanhas para arrecadao de material escolar; Campanhas limpeza; Campanhas para arrecadao de materiais de higiene; Organizar palestras e oficinas de arte em escolas; Visitas a asilos; Visitas aos hospitais; Visitas a orfanatos; Existem vrias formas de contribuir com a comunidade, use a sua criatividade e ache uma nova forma de ajudar. para arrecadao de materiais de

Realizar um Trabalho Cvico


Um dos objetivos da Ordem DeMolay formar bons cidados. Mas ser que temos cincia da importncia da cidadania? Ser cidado respeitar e participar das decises da sociedade para melhorar nossas vidas e a de outras pessoas. Ser cidado nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada atravs de instituies de ensino e
17

meios de comunicao para o bem estar e desenvolvimento da nao. A cidadania consiste desde o gesto de no jogar papel na rua, no pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas s outras pessoas), no destruir telefones pblicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor, e bom dia quando necessrio... At saber lidar com o abandono e a excluso das pessoas necessitadas, o direito das crianas carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso pas. Ento, para divulgar a cidadania, cada Mestre Conselheiro dever providenciar alguma atividade que exalte valores para a comunidade. Alguns exemplos: Organizar palestras em escolas sobre boas maneiras; Panfletagem sobre direitos e deveres dos cidados; Campanhas sobre voto consciente; Campanhas de incentivo honestidade; Campanhas de incentivo leitura; Campanhas para valorizao da cidade; Use a sua imaginao e junte-se ao seu time para fazermos da nossa comunidade um lugar melhor.

Realizar um Trabalho com a Maonaria


Um bom mtodo de chamar a ateno da Maonaria para a nossa Ordem envolv-la com os nossos trabalhos. Por isso cada Mestre Conselheiro deve procurar uma Loja

18

Manica e propor a ela a realizao de um trabalho conjunto. Este tipo de ao, alm de aproximar os maons dos membros da Ordem, mostra Maonaria a utilidade prtica da Ordem DeMolay. ATENO: Essa atividade tem que ser planejada e executada em conjunto por maons e DeMolays. Apoio financeiro somente no a inteno, o objetivo aproximar as pessoas.

Realizar uma competio esportiva


A Ordem DeMolay tambm diverso! Pensando nisso, cada Mestre Conselheiro deve providenciar para que os membros do Captulo tenham a oportunidade de suar a camisa juntos em divertidas competies esportivas. As idias para esportes so muitas: Campeonatos de natao; Campeonatos de futebol; Campeonatos de vlei; Campeonatos de peteca; Campeonatos de pescaria; Campeonatos de Paintball; Realizao de trilhas; Veja o que mais atrai os membros e vamos, todos juntos, suar a camisa.

19

Realizar um evento para arrecadar fundos


Como qualquer instituio, a Ordem DeMolay tambm precisa de dinheiro para se manter. Sendo assim o Mestre Conselheiro dever arrecadar o dinheiro de que precisa para a sua gesto. Vrias so as idias de eventos para arrecadar fundos para as atividades. Esse tipo de atividade no deve ser divulgada como beneficente. Exemplos: Festivais de sorvete; Festivais de massas; Feijoadas; Macarronadas; Almoo de domingo; Rifas; Bingos; Bailes danantes; Festas fantasia. Motive o seu time e consiga o dinheiro que precisa para a realizao de seus projetos.

20

Os Dias Obrigatrios
"Dad" Land, desde o incio, havia dito aos membros da Ordem DeMolay que eles deveriam ir alm de suas atividades cotidianas e procurar ajudar as outras pessoas. Para garantir que isso acontecesse, foram escolhidos, por um comit do Grande Conselho, dias em que certas aes seriam obrigatrias, de modo que os Captulos fizessem aes em prol dos temas escolhidos. Por isso, o Grande Conselho DeMolay votou por adot-los como parte vital e inseparvel da Ordem DeMolay. Os dias obrigatrios eram, originalmente, seis: Dia Devocional; Dia dos Pais (e mes); Dia do Patriota; Dia do Meu Governo e o Dia de Conforto. Com a morte de "Dad" Land, o Supremo Conselho Internacional fez uma emenda ao regulamento criando o Dia em memria a Frank S. Land. A Ordem DeMolay Brasileira criou o Dia em memria a Jacques DeMolay. Sendo assim possumos hoje oito dias de observncia obrigatria para todos os Captulos DeMolay. Vejam abaixo quais so os dias e algumas sugestes de como observ-los.

21

Dia Devocional
Reverncia pelas coisas sagradas uma das Virtudes Cardeais de um DeMolay. E por isso, determinado que em um domingo prximo ao dia 18 de Maro, seja dever dos membros do Captulo freqentar uma igreja ou outro templo religioso, em que uma cerimnia especial seja preparada com a ajuda dos membros, como um grupo. As crenas e credos religiosos de cada DeMolay so seus, e ele encorajado a ser um devoto e seguidor dos ensinamentos de sua religio. A observncia deste dia abre uma oportunidade para uma mostra pblica de sua reverncia a Deus e de suas crenas pessoais. Os eventos nesse dia podem incluir: Que um membro leia as Escrituras Sagradas durante o culto; Que os membros toquem o rgo/piano ou outro instrumento, fazendo a parte musical do culto, ou ajudando a banda da igreja; Que o Captulo forme um coral e cante um hino especial; Que o Captulo compre flores para ornar o altar; Que os membros presenteiem cada mulher presente ao culto com uma flor;

22

Que o Captulo oferea uma refeio ou mesmo um pequeno lanche para uma confraternizao aps o culto; Que os membros auxiliem na escola dominical da igreja; Que um membro realize a Cerimnia das Flores na igreja; Que o Captulo homenageie um membro do Clero da cidade por seu trabalho com a comunidade; Que cada membro doe uma Bblia ou outro Livro Sagrado para cada membro de sua famlia. A relao entre os membros de um Captulo DeMolay e a igreja escolhida merece total ateno do Conselho Consultivo, que deve supervisionar cada detalhe da atividade que ser planejada.

Dia em Memria a Jacques DeMolay


Jacques DeMolay o patrono de nossa Ordem. Por isso na reunio mais prxima ao dia 18 de Maro ser o dever de cada Captulo organizar um programa em memria e honra ao heri e mrtir, Jacques DeMolay. Convidar um professor de Histria para falar sobre a Ordem dos Templrios, com nfase no gro-mestrado de Jacques DeMolay, uma boa opo.

23

Dia das Mes e Dia dos Pais


Provando o amor filial, os membros da Ordem DeMolay devem dar nfase especial para o Dia das Mes, que observado no ms de Maio, e no Dia dos Pais, que observado no ms de Agosto. A organizao dessa comemorao pode ficar a cargo dos Preceptores. Os eventos nesse dia podem incluir: Que o Captulo faa uma reunio especial para homenagear os pais e as mes; Que o Captulo faa uma jantar em reconhecimento a este dia especial; Que o Captulo realize a Cerimnia das Flores; Que o Captulo prepare Cartes para o dia dos Pais e das Mes; Que o Captulo organize/patrocine uma atividade me e filho; Que o Captulo organize/patrocine uma atividade pai e filho; Que cada membro envie flores ou bales para os seus pais em seu local de trabalho em seu nome e em nome do Captulo.

24

Dia do Patriota
Patriotismo uma de nossas Virtudes Cardeais e, por isso, em um dia no ms de Setembro, cada Captulo deve organizar uma reunio especial do Dia do Patriota, apresentando os grandes acontecimentos patriticos da nao e os grandes patriotas que deles participaram. O Porta Bandeira, geralmente, organiza essa observncia. Os eventos nesse dia podem incluir: Que o Captulo presenteie, com uma Bandeira Nacional, a biblioteca, escola, a cidade, rgo municipal ou Loja Manica; Que o Captulo patrocine um concurso de Discursos Patriticos, com prmios para os melhores competidores, entre os DeMolays ou entre todos os jovens da comunidade; Que o Captulo coloque bandeiras nas sepulturas dos grandes patriotas; Que o Captulo homenageie os grandes patriotas ainda vivos; Que o Captulo convide um palestrante para falar de Patriotismo; Que o Captulo envie para um membro, que est servindo as foras armadas, cartas por correio

25

tradicional,

fotos,

kit

de

primeiros

socorros,

lembranas e etc. Que o Captulo convide um membro das Foras Armadas para falar sobre a carreira militar; Que o Captulo desfile nos tradicionais desfiles de 7 de Setembro;

Dia Educacional
No Dia Educacional, que um dia conveniente ao Captulo no ms de Outubro, dever de cada Captulo organizar um programa que d nfase ao valor da educao e ao fato de que a Ordem DeMolay v as escolas pblicas como um baluarte da nossa liberdade. Os Mordomos podem ser designados para elaborar os planos para esse dia. Os eventos nesse dia podem incluir: Que o Captulo providencie para que cada membro faa um gesto de agradecimento ao seu professor favorito; Que cada membro presenteie um notvel professor com um Certificado de Apreo; Que o Captulo selecione e presenteie, em sua cidade, um professor com o ttulo de "Professor do Ano";

26

Que o Captulo convide um educador para palestrar sobre como se tornar um professor; Que o Captulo organize um jantar em reconhecimento aos notveis professores da cidade; Que cada membro assista a uma palestra vocacional; A relao entre os membros de um Captulo DeMolay e a Escola merece total ateno do Conselho Consultivo, que deve supervisionar cada detalhe da atividade que ser planejada.

Dia em Memria a Frank S. Land


"Dad" Frank S. Land dedicou sua vida ao crescimento e expanso da Ordem DeMolay. Por isso, nada mais justo que a observncia dessa data deva ser agendada em um dia prximo a 08 de Novembro, dia em que o nosso fundador morreu, para lembr-lo e prestar um tributo sua memria. Nesse dia, os Captulos so incentivados a realizar eventos para arrecadarem fundos e doar o lucro para instituies de caridade. Os eventos nesse dia podem incluir: Que o Captulo presenteie uma escola ou uma biblioteca pblica com uma cpia do livro "Hi, Dad!"; Que o Captulo homenageie um pai da comunidade que mostra qualidades como as de Frank S. Land; Que cada membro presenteie sua figura paterna com um certificado de agradecimento;

27

Que o Captulo homenageie os Consultores por seu trabalho com o Captulo; Que o Captulo realize a Cerimnia em Memria para Adultos;

Dia do Meu Governo


Sabemos que a Ordem DeMolay tem por objetivo formar bons cidados, que, agindo como tal, respeitam as leis de sua cidade, estado e pas. Por isso temos o Dia do Meu Governo, que observado no ms de novembro, e que se destina a explicar, aos membros do Captulo, a forma de governo do pas, estado e cidade em que o Captulo est localizado. O Orador e o Mestre de Cerimnias podem ficar encarregados de planejar o evento. Os eventos nesse dia podem incluir: Que o Captulo presenteie com uma Bandeira Nacional a biblioteca ou uma escola; Que o Captulo consiga um palestrante para falar sobre a Proclamao da Repblica; Que o Captulo visite a Prefeitura, a Cmara Municipal ou o Frum para conhecer o seu funcionamento; Que o Captulo convide um representante do Poder Legislativo, Executivo e Judicirio para explicar a forma de governo;
28

Que o Captulo homenageie o Prefeito ou o Governador; Que o Captulo consiga a aprovao de uma lei que proclame o Dia/Semana/Ms da Ordem DeMolay. A relao entre os membros de um Captulo DeMolay e os rgos da administrao pblica merece total ateno do Conselho Consultivo, que deve supervisionar cada detalhe da atividade que ser planejada.

Dia de Conforto
O amor fraternal um constante ensinamento da Ordem DeMolay, por isso esse dia especial deve ser realizado em um dia conveniente ao Captulo na poca do Natal. No Dia DeMolay de Conforto, cada membro da Ordem deve fazer um esforo para visitar um doente e levar uma palavra de conforto para aqueles que esto confinados. O Hospitaleiro pode ser o responsvel por planejar essa observncia. Os eventos nesse dia podem incluir: Que o Captulo visite os doentes em suas casas ou nos hospitais. Levem algo para dar a eles, como uma flor ou um pequeno brinquedo. Que o Captulo arrecade comida (e voluntrios) para os necessitados, para a cozinha comunitria e etc...

29

Que o Captulo leve caf, ch ou chocolate quente para os voluntrios que trabalham nessa poca; Que cada membro sirva como voluntrio, por um dia, em uma creche ou asilo; Que o Captulo ajude uma famlia necessitada; Que o Captulo distribua comida, cobertores limpos, roupas de frio para abrigos ou pessoas necessitadas; Que o Captulo patrocine/organize um bingo ou uma festa em um asilo. A relao entre os membros de um Captulo DeMolay e hospitais, asilos e demais instituies merece total ateno do Conselho Consultivo, que deve supervisionar cada detalhe da atividade que ser planejada.

Programa para manter frequncia de membros


Alm disso, o Mestre Conselheiro, em parceria com o Conselho Consultivo, dever criar algum programa para manter/aumentar o nvel de freqncia dos membros ativos. Descubra o que deixa os membros interessados nas atividades do Captulo e explore essa rea, para garantir um bom nvel de freqncia dos membros. Algumas idias so:

30

Premiar membros que freqentarem 100% das atividades de uma gesto; Servir lanches aps as reunies; Realizar noites de Cinema; Praticar esportes depois das reunies; Crie o seu programa e compartilhe conosco os resultados.

Ser eficiente no trabalho administrativo


Preencher e enviar no prazo os formulrios virtuais de Iniciao, Elevao, Nomeao do Conselho Consultivo e Anuidade tambm fazem parte de uma gesto bem organizada. Cabe ao Conselho Consultivo verificar de perto a rotina administrativa do Captulo. Recomendamos que todos os membros realizem o curso de Escrivo e Tesoureiro para que entendam um pouco mais da rotina administrativa do Captulo.

Modelos de planejamento
Os modelos abaixo esto divididos por semestre. Ressaltamos que para a execuo necessrio planejamento antecipado, dedicao e trabalho de equipe.

31

PRIMEIRO SEMESTRE JANEIRO Alinhamento e Apresentao de Objetivos; Entrega dos Rituais para memorizao; Distribuio dos Calendrios; Abertura do Perodo de Indicaes; Planejamento do Programa de Incentivo a Frequncia; Planejamento da Competio Esportiva; Planejamento de Atividade Social; Exame de Proficincia do Grau DeMolay; Planejamento do Evento de Arrecadao de Fundos; FEVEREIRO Encerramento do Perodo de Indicaes; Realizao das Visitas (Sindicncia); Execuo do Programa de Incentivo a Frequncia; Execuo da Competio Esportiva; Execuo de Atividade Social; Planejamento da Atividade Cvica; Planejamento do Dia em Memria a Jacques DeMolay Planejamento do Dia Devocional; MARO Votao dos Candidatos para Iniciao; Planejamento da Atividade com a Maonaria; Execuo da Atividade Cvica; Execuo do Dia em Memria a Jacques DeMolay; Execuo do Dia Devocional; -

32

ABRIL Cerimnia de Iniciao; Envio das Taxas de Iniciao; Planejamento do Dia das Mes; Execuo do Evento de Arrecadao de Fundos; Execuo da Atividade com a Maonaria; -

MAIO Exame de Proficincia do Grau Inicitico; Eleio dos Oficiais; Execuo do Dia das Mes; -

JUNHO Cerimnia de Elevao; Envio das Taxas de Elevao; Cerimnia de Instalao dos Oficiais; -

33

SEGUNDO SEMESTRE JULHO Alinhamento e Apresentao de Objetivos; Entrega dos Rituais para memorizao; Distribuio dos Calendrios; Abertura do Perodo de Indicaes; Planejamento do Programa de Incentivo a Frequncia; Planejamento da Competio Esportiva; Planejamento de Atividade Social; Exame de Proficincia do Grau DeMolay; Planejamento do Evento de Arrecadao de Fundos; Planejamento do Dia dos Pais;

AGOSTO Encerramento do Perodo de Indicaes; Realizao das Visitas (Sindicncia); Execuo do Programa de Incentivo a Frequncia; Execuo da Competio Esportiva; Execuo de Atividade Social; Planejamento da Atividade Cvica; Planejamento do Dia do Patriota; Execuo do Dia dos Pais; SETEMBRO Votao dos Candidatos para Iniciao; Planejamento da Atividade com a Maonaria; Planejamento do Dia Educacional; Execuo da Atividade Cvica; Execuo do Dia do Patriota;

34

OUTUBRO Cerimnia de Iniciao; Envio das Taxas de Iniciao; Planejamento do Dia em Memria a Frank S. Land; Planejamento do Dia do Meu Governo; Execuo do Evento de Arrecadao de Fundos; Execuo da Atividade com a Maonaria; Execuo do Dia Educacional; NOVEMBRO Exame de Proficincia do Grau Inicitico; Eleio dos Oficiais; Planejamento do Dia de Conforto; Execuo do Dia do Meu Governo; Execuo do Dia em Memria a Frank S. Land; DEZEMBRO Cerimnia de Elevao; Envio das Taxas de Elevao; Envio das Anuidades; Nomeao do Conselho Consultivo; Cerimnia de Instalao dos Oficiais; Cerimnia de Instalao do Conselho Consultivo; Execuo do Dia de Conforto; -

35

Concluso
Ao considerar que o Prmio de PMC-PSM foi criado pelo fundador da Ordem DeMolay como um modelo de excelncia na conduo do programa de atividades da Ordem DeMolay, o Supremo Conselho, por meio deste manual, incentiva e orienta que todos os Captulos, Conselhos Consultivos e Grandes Conselhos trabalhem incessantemente para que os membros da Ordem DeMolay possam usufruir do programa DeMolay como era incentivado por Frank S. Land.

Bibliografia
http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm http://www.institutocidadania.org.br/ http://www.demolaybrasil.org.br/

36

Anda mungkin juga menyukai