Anda di halaman 1dari 5

Os microrganismos e as plantas: Com as plantas a relao com os

microorganismos no diferente. Por serem auttrofos estes organismos necessitam captar nutrientes do seu meio. Os microorganismos contidos no solo e na gua assim como em associao com as razes das plantas so capazes de reciclar e disponibilizar muitos nutrientes necessrios para a sobrevivncia dos vegetais. Um nutriente vital para os seres vivos o nitrognio, o qual as plantas utilizam em forma de nitrato (NO3-) e amnia (NH3), e, mesmo sendo o elemento mais abundante na atmosfera, este se encontra na forma de nitrognio gasoso (N2) que uma molcula inerte. Certas bactrias do solo so capazes de reduzir o N2 em NH3, processo chamado de fixao do nitrognio, fornecendo ao meio uma forma assimilvel deste nutriente. Porm, existe uma relao simbitica entre algumas bactrias, sendo as principais dos gneros Rhizobium e Bradyrhizobium, as quais invadem as razes de plantas da famlia das leguminosas (soja, feijo, alfafa) e assim suprem a planta com nitrognio em forma de que estas possam sintetizar suas protenas, por outro lado, a planta fornece energia para que o processo possa ser realizado por estes microorganismos. Outra associao vantajosa, denominada micorriza, ocorre entre alguns fungos que circundam ou mesmo penetram nas razes da maioria das plantas, favorecendo a absoro de nutrientes como zinco, mangans e cobre, mas principalmente de fsforo. Estes processos evidenciam a ao dos microorganismos na reciclagem de material, mesmo inorgnico, na natureza. Os vegetais to pouco so poupados da ao de microorganismos patognicos. Muitas culturas sofrem perdas significativas por infeces virais, bacterianas e fngicas, levando ao uso de grandes quantidades de agrotxicos, que no somente encarecem a produo, como tambm causam danos aos consumidores e ao meio ambiente.

Os microrganismos e os outros animais: Do mesmo modo como acontece com


o ser humano, os microorganismos possuem uma relao muito ntima com outros animais, a qual pode ser benfica ou causar danos. Algumas associaes so vitais para muitos seres, como o cupim, por exemplo, que hospeda protozorios capazes de digerir a celulose fornecendo acares para que os insetos possam absorver. Outro exemplo so os ruminantes, como os bovinos e caprinos, que tambm dependem de microorganismos, no caso bactrias, para digerir a celulose que ingerem durante a pastagem, elas suprem a alimentao pouco calrica do gado, que sem estes microorganismos simplesmente no viveriam. H tambm o impacto de microorganismos na criao de animais para o consumo humano, pois muito destes causam doenas que acarretam prejuzos considerveis na economia mundial. Para produes bovinas, caprinas, sunas e avcolas no so poupados cuidados, e conseqentemente recursos, a fim de evitar perdas com doenas e para que o produto final consumido pelo homem possua boa qualidade e no venha a causar danos para os consumidores.

Microrganismos do Solo: Os microorganismos aumentam a fertilidade do solo


pela converso (fixao), do nitrognio atmosfrico em compostos nitrogenados, utilizados pelas plantas na sntese de protenas. Convertem as substncias orgnicas em compostos inorgnicos, tornando-os teis para os vegetais. Aceita-se que os microorganismos decompem os vegetais e animais mortos, mas no possvel imaginar, s vezes que as reaes bioqumicas realizadas fertilizam o solo pelo

fornecimento de nutrientes. Este um processo complexo, do qual participam muitos tipos de microrganismos. Calcula-se que 0,4 h de solo frtil contm cerca de 500kg de bactrias e talvez, quantidades equivalentes de fungos, protozorios e algas. uma verdade generalizada que, quanto mais microorganismos existirem no solo, mais produtivo ele ser. O solo constitudo por um grande nmero de seres vivos microscpicos. Uma colher de ch do solo frtil de um jardim pode conter bilhes de microorganismos. Duas palavras caracterizam a flora microbiana do solo_ abundncia e diversidade. Direta ou indiretamente os dejetos e corpos de animais mortos e tecidos de plantas finalmente penetram no solo. Os microorganismos so responsveis por essas transformaes, convertendo plantas mortas e matria animal em substncias inorgnicas simples que nutrem as plantas. As plantas ento serve de alimento para os animais e plantas, os microorganismos desempenham um papel importante na manuteno da vida na terra. Microrganismos do solo A quantidade e os tipos de microorganismos presentes no solo dependem de muitos fatores ambientais:

Quantidade de nutrientes disponveis; Umidade disponvel; Grau de aerao Temperatura PH

MICRORGANISMOS DO AR: Os microrganismos esto em toda parte. Alm dos microrganismos patognicos, mais conhecidos, existem tambm microrganismos que no fazem mal ao ser humano. Um dos meios de disperso dos microrganismos o ar, que pode conter fungos e bactrias. Bactrias (do latim, bacteria) so organismos relativamente simples e de uma nica clula (unicelulares). Como o material gentico no envolto por uma membrana nuclear, as clulas bactrias so chamadas de procariotos, paravra grega significando pr-ncleo. Os procariotos incluem as bactrias e as arquibaquitrias (TORTORA et al., 2012). As clulas bacterianas apresentam uma entre as vrias formas possveis. Os bacilos possuem forma de basto; os cocos so esfricos ou ovides; e os espirilos possuem formato de saca-rolha ou so curvados. As bactrias podem formar pares, cadeias, grupos ou outros agrupamentos; tais formaes geralmente so caractersticas de um gnero particular ou uma espcie de bactrias. Os fungos so eucariotos, organismos que possuem um ncleo definido, que contm material gentico (DNA), envolto por um envelope especial chamado membrana nuclear. Os organismos do Reino dos Fungos podem ser unicelulares ou multicelulares. Os maiores fungos multicelulares, como os cogumelos, podem parecer algumas vezes

com plantas, mas no realizam fotossntese, caracterstica da maioria das plantas. Os fungos verdadeiros tm parede celular compostas por quitina. As formas unicelulares dos fungos so as leveduras, so microrganismos ovais, maiores que bactrias. Os fungos mais tpicos so os bolores, ou fungos filamentosos, que formam massas visveis chamadas miclios, compostas de longos filamentos (hifas) que se ramificam e se entrelaam. Os organismos conhecidos como fungos gelatinosos apresentam caractersticas tanto de fungos quanto de amebas.

Microrganismo da gua: O conhecimento dos microrganismos, suas atividades e


correlaes em guas doces, guas marinhas e estuarnas deve ser encarado como primordial para quem queira desenvolver qualquer atividade dentro da aqicultura ou mesmo da hidrobiologia aqutica. A diversidade dos microrganismos naturais (autctones) no ambiente aqutico bastante significativa, mas tambm so encontrados outros microrganismos (alctones) de trnsito, que chegam ao ambiente aqutico atravs do ar, do solo, dos despejos domsticos ou industriais. Todos esses ocupam posio chave na cadeia alimentar (nveis trficos), como fornecedores de energia para outros nveis trficos, recriando elementos do meio atravs da participao nos ciclos biogeoqumicos (ciclo de nitrognio, etc) e at podendo afetar a sade do homem e de outros organismos vegetais ou animais. Para efeito prtico, podemos dividir as guas utilizadas quanto a sua origem e diversidade microbiana em: guas da atmosfera; guas superficiais; guas subterrneas.

Microrganismos do Leite: Por sua composio completa e balanceada, o leite


um substrato ideal para o desenvolvimento de diversos grupos de microrganismos, tais como: bactrias, bolores, leveduras, vrus entre outros, que podem ocasionar significativas alteraes no leite e mesmo em sua composio. Por esta razo, os microrganismos so considerados o maior inimigo do leite j que encontram nele um meio timo para seu desenvolvimento. Os microrganismos no leite provm de diversas fontes. O prprio bere um local propcio a contaminaes j que impossvel torn-lo estril, mas o que devemos nos preocupar em evitar tanto quanto possvel as contaminaes posteriores a fim de compensar quelas que so inevitveis.

Os microrganismos podem ficar em suspenso no ar ou aderentes s partculas de p, da a razo pela qual se deve evitar toda poeira durante a ordenha. Um pequeno nmero de microrganismos cados no leite reproduz-se ativamente, j que ele no um alimento completo somente para os animais superiores, mas para os microrganismos tambm.

Dentre os microrganismos existentes no leite, os que possuem maior importncia so as bactrias. As bactrias dividem-se em dois grupos: as Gram-positivas e as Gramnegativas. Gram o mtodo de colorao destes grupos bacterianos, e so coradas inicialmente por violeta-de-genciana e, a seguir, em soluo de lugol. As bactrias Gram-positivas retm a colorao azul aps tratadas pelo lcool, enquanto as Gramnegativas no as conservam, adquirindo a colorao vermelha do lugol. Dentro desta classificao esto as bactrias lcticas, os micrococos e estafilococos, entre outras bactrias patognicas. As bactrias lcticas so muito importantes em produtos lcteos, pois fazem parte da flora que fermenta a lactose (fermentos lcteos), originando quantidades considerveis de cido lctico e cido pirvico. So exemplos de microrganismos deste grupo os Lactobacillus e os Streptococcus. Os micrococos fazem parte da flora incua que contamina o leite. No so patognicos, possuem atividades enzimticas reduzidas e praticamente no afetam a conservao e o tratamento do leite. Os estafilococos, so microrganismos anaerbios facultativos, provocam fermentao cida da glicose, diminuindo o pH do leite. Requer maior preocupao neste grupo o Staphylococcus aureus, patognico e produtor de enterotoxinas. Neste caso, o microrganismo termolbil, ou seja, destrudo pela ao do calor, entretanto sua enterotoxina termoestvel ou termo-resistente, ou seja, resiste a ao do calor. Isto significa dizer que, se houver produo desta enterotoxina no leite cru, durante o processo de pasteurizao ela no ser destruda. As bactrias esporuladas possuem uma caracterstica importante: resistem a tratamentos trmicos elevados. Neste grupo esto os Bacillus, bastante importantes em leites concentrados, fervidos ou esterilizados, queijos fundidos, queijos de massa cozida, entre outros, que sofreram algum tipo de aquecimento. Neste grupo de bactrias esporuladas as que merecem maior ateno so os Bacillus e o Clostridium. O gnero Bacillus formado por bactrias esporuladas aerbias estritas ou anaerbias facultativas, com capacidade de promover a acidificao, coagulao e protelise no leite. Por outro lado, o gnero Clostridium formado de bactrias esporuladas anaerbias estritas, que esto relacionadas com a produo de gs em queijarias (estufamento tardio) ou produo de algumas toxinas pelo Clostridium perfringens. Microrganismos em Processos Industriais

1. Iogurte, produzido pela fermentao lctica, onde as bactrias, denominadas de lactobacilos, produzem cido ltico; 2. Po e cerveja, produzidos pela fermentao alcolica, onde a fermentao realizada por fungos (anaerbicos facultativos), que produzem no final lcool; 3. Vinagre, produzido pela fermentao actica, que consiste numa reao

qumica, onde ocorre a oxidao parcial do lcool etlico, obtendo o cido actico. As bactrias que realizam esse processo so as acetobactrias; etc.

Microbiologia Aplicada: A palavra MICROBIOLOGIA (introduzida em 1899) vem da


juno do elemento de composio grego mikrs, que significa pequeno e utilizado em inmeros vocbulos eruditos, principalmente a partir do sculo XIX, e biologia (grego bos, vida + grego lgos, estudo, tratado).[1] Assim a Microbiologia a rea da cincia que estuda os microrganismos. Microorganismos so os organismos procariticos unicelulares ou multicelulares (bactrias), os eucariticos unicelulares ou coloniais (protozorios, microalgas e leveduras), os eucariticos unicelulares multinucleados (fungos filamentosos) e os eucariticos multicelulares simples nos quais se observam nveis muito simples de diferenciao celular (fungos filamentosos).Ou seja, microrganismos so as formas de vida que, originalmente, s poderiam ser vistas com o auxlio do microscpio ptico (posteriormente, com o microscpio eletrnico).[2] Os microorganismos existem em praticamente todo o planeta, onde as condies fsicas e qumicas permitam, como em temperaturas de 0C em ambientes glaciais, como em acima de 100C em fontes termais, etc. Apesar de haver uma associao dos microorganismos com doenas, a minoria deles envolvem processos patolgicos. A grande maioria desempenha funes vitais para a manuteno da vida no planeta sendo os agentes primrios de processos biogeoqumicos nos ciclos de elementos tais como carbono, nitrognio, fsforo, enxofre, ferro e outros minerais, processos estes crticos para a operao da biosfera e sustentao da vida na Terra.[3] Os microrganismos so importantes agentes de decomposio e reciclagem de matria orgnica; so importantes na agricultura tanto formando solo quanto mantendo associaes simbiticas com plantas e realizando a fixao do nitrognio atmosfrico. As algas unicelulares marinhas respondem por mais de 90% da fotossntese realizada no planeta, atuando como fonte primria de alimento para a vida marinha e sendo responsveis pela oxigenao da atmosfera. Essas algas liberam o gs dimetilssulfeto, que agrega molculas de vapor de gua na atmosfera, permitindo a formao de nuvens e a manuteno do regime global de chuvas. A fotossntese um processo evoludo por procariotes primitivos que eram semelhantes s atuais cianobactrias. Tanto as cianobactrias modernas quanto os cloroplastos de plantas (que evoluram dos procariotes fotossintetizantes primitivos) so responsveis por reaes que produzem virtualmente todo o oxignio do planeta[4].

Anda mungkin juga menyukai