Anda di halaman 1dari 19

Elaborao e Avaliao de Projetos

Ps-graduao Latu Sensu em Gesto Pblica Municipal


Elaborao e Avaliao de Projetos
Seminrio Avaliativo
2013

Elaborao e Avaliao de Projetos

Projeto: Estruturao do Programa Sade da Famlia na rea urbana de Durand/MG.

Elaborao e Avaliao de Projetos

Membros do Grupo 9:
Henrique Adriano da Silva Teixeira Juliana Silva Oliveira Trindade

Otaviana Rosrio Huebra

Elaborao e Avaliao de Projetos

Por que fazer o projeto? A inexistncia de sede prpria e especfica para funcionamento do Programa Sade da Famlia-PSF era, h muito, uma situaoproblema no Municpio de Durand. Essa inexistncia vinha prejudicando os atendimentos tpicos do PSF e a sua prpria finalidade, que o atendimento bsico e preventivo, alm de influenciar negativamente nos trabalhos dos profissionais de sade que atuam no Municpio, vez que as atividades do PSF eram desenvolvidas no mesmo espao fsico dos atendimentos prprios do Centro Municipal de Sade, prejudicando, ainda, os usurios dirios dos servios especficos deste ltimo, inclusive os pequenos atendimentos de urgncia e emergncia.
4

Projeto: Estruturao do Programa Sade da Famlia na rea urbana de Durand/MG

Elaborao e Avaliao de Projetos

Com a contemplao do Municpio de Durand pela Resoluo SES n 1.904/2009, que previa o repasse de incentivo financeiro a municpios mineiros para a execuo do Projeto Estruturador Sade em Casa do Governo Estadual, institudo pela Resoluo SES n 661/2005, com previso de repasse de R$ 270.000,00, o Municpio viu a oportunidade de realizar o projeto. O que se pretende fazer? Atravs do Projeto de Estruturao do Programa Sade da FamliaPSF na rea urbana de Durand se pretendia construir uma unidade bsica de sade e equip-la para que o Programa Sade da Famlia tenha sede prpria e suas atividades sejam desenvolvidas nessa unidade.

Elaborao e Avaliao de Projetos

O que o projeto quer alcanar? O projeto pretende estruturar o Programa Sade da Famlia dando suporte fsico e melhores condies de trabalho para as equipes de Sade da Famlia da rea urbana, bem como tratamento de qualidade aos usurios, proporcionando um local adequado para o desenvolvimento das atividade prprias do PSF, tais como reunies e palestras com grupos estratgico como gestantes, diabticos, hipertensos, etc., enfim garantir melhoria da qualidade da Ateno Primria Sade no Municpio de Durand. Quem vai fazer o projeto? O gestor do projeto o Municpio de Durand nas pessoas do Prefeito Municipal e da Secretria Municipal de Sade. De forma indireta o projeto tambm gerido pela Coordenadora do Programa Sade da Famlia.
6

Elaborao e Avaliao de Projetos

A execuo da obra de construo da unidade bsica de sade ser realizada por empresa contratada pelo Municpio de Durand especificamente para esse fim atravs de processo licitatrio para execuo por empreitada global. O fornecimento dos equipamentos tambm ser feito por empresas contratadas pelo Municpio de Durand atravs de processo licitatrio. Quais os fatores externos importantes para o xito do projeto? Para o xito do projeto de suma importncia que o Estado de Minas Gerais repasse os recursos financeiros previstos no Termo de Compromisso celebrado com o Municpio de Durand, bem como que cada responsvel execute a etapa do projeto sob sua responsabilidade de maneira satisfatria.

Elaborao e Avaliao de Projetos

Quem sero os beneficiados com o projeto? Os beneficirios diretos com a implantao do projeto so todas as pessoas que residem na zona urbana da cidade de Durand, que, segundo ltimo Censo do IBGE, so 3.547 pessoas. Consideramos tambm os profissionais de sade e demais integrantes das equipes do Programa de Sade da Famlia da rea urbana de Durand, que so aproximadamente 25, como beneficirios diretos do projeto, j que com a estruturao fsica do Programa na rea urbana as condies de trabalho tero melhorias considerveis. De forma indireta todos os usurios do SUS local sero beneficiados com a sada da sede do PSF do Centro Municipal de Sade, pois tero melhoria no atendimento e os profissionais que atuam naquela unidade melhorias na condio de trabalho.

Elaborao e Avaliao de Projetos

Como o projeto vai obter os resultados? Os resultados sero obtidos a partir da instalao das equipes da rea urbana na nova unidade bsica de sade construda especificamente para funcionamento do PSF e o desenvolvimento das atividades prprias do Programa naquela unidade. Qual a durao do projeto? A previso para que a unidade bsica de sade fosse construda, equipada e pronta para incio das atividades de 15 meses, mas o item XI, da Clusula Segunda, do Termo de Compromisso n 076/2009 celebrado entre a Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais e o Municpio de Durand prev a utilizao da unidade bsica para a sede do PSF urbano e o desenvolvimento das respectivas atividades pelo perodo mnimo de 10 anos a partir da sua inaugurao, o que alcana um total de 11 anos e trs meses.
9

Elaborao e Avaliao de Projetos

Como acompanhar o desenvolvimento do projeto? O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado e monitorado fisicamente, j que se trata de um projeto que envolve obra, que pode ser fiscalizada e monitorada cotidianamente pelo engenheiro da Prefeitura Municipal de Durand, com emisses de boletins de medio, bem como a aquisio de equipamentos, cuja entrega tambm de fcil acompanhamento, o que facilita a verificao do andamento do projeto como um todo. Onde vo ser encontrados os dados para a avaliao do projeto? Parte dos dados para avaliao do projeto e que esto relacionados sua execuo podem ser encontrados no arquivo do Setor de Convnios da Prefeitura Municipal de Durand, onde se encontram arquivados todos os documentos que envolvem a execuo do projeto, inclusive sua prestao de contas.
10

Elaborao e Avaliao de Projetos

Por outro lado, os dados quantitativos relacionados s atividades desenvolvidas pelas equipes do Programa de Sade da Famlia que atuam na unidade, tais como nmero de atendimentos mdicos, nmero de atendimentos odontolgicos, nmero de vacinaes, nmero de exames, dentre outros, podem ser obtidos diretamente na unidade de sade, j em funcionamento. Como se pode/consegue avaliar o xito do projeto? O xito do projeto pode ser avaliado tanto fisicamente pela existncia da unidade construda e equipada conforme planejado, bem como pelas atividades dirias do PSF que passaram a ser desenvolvidas na sua totalidade na nova unidade construda. Assim, se pode avaliar o xito pelos nmero total dos diversos tipos de atendimentos realizados na unidade bsica prpria do Programa.

11

Elaborao e Avaliao de Projetos

Quanto custar o projeto? O projeto est orado em R$ 270.000,00 a serem custeados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, atravs do Fundo Estadual de Sade. Como se far a avaliao do projeto? Como j dito anteriormente, o projeto de fcil monitoramento e avaliao, j que por se tratar de construo e equipamento, a avaliao pode ser tanto fsica (verificada pela prpria constatao da existncia da obra e dos equipamentos) como pode ser feita atravs de questionamento sobre a satisfao do projeto dirigido aos usurios da rea urbana do PSF quando se dirigirem at a unidade bsica de sade para atendimento ou quando das visitas domiciliares mensais realizadas pelos Agentes Comunitrios de Sade.
12

Elaborao e Avaliao de Projetos

A quem prestar contas do projeto? Como o repasse do incentivo financeiro foi realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais atravs da sua Secretaria de Estado de Sade, com recursos do Fundo Estadual de Sade e conforme previso contida no item X, da Clusula Segunda, do Termo de Compromisso n 076/2009 a elaborao da prestao de contas de responsabilidade do Prefeito Municipal que dever apresent-la Gerncia Regional de Sade a que o Municpio est vinculado. Principais pontos do projeto de Estruturao do Programa Sade da Famlia na rea urbana de Durand/MG Justificativa Como j afirmado anteriormente, o projeto se justifica pela necessidade de construo de sede prpria para o Programa Sade

13

Elaborao e Avaliao de Projetos

da Famlia dada a inexistncia de sede especfica para funcionamento do Programa e o desenvolvimento dos trabalhos das equipes da rea urbana do PSF, o que tem prejudicado os seus atendimentos tpicos e a sua prpria finalidade dado ao seu funcionamento no mesmo prdio do Centro Municipal de Sade onde so realizados atendimentos mdicos totalmente dissociados do Programa, tais como pequenos atendimentos de urgncia e emergncia. Principais beneficiados Tambm como j dito, os principais beneficirios so 3.547 pessoas que moram na zona urbana de Durand e cerca de 25 profissionais que trabalham nas equipes do Programa Sade da Famlia da rea urbana.

14

Elaborao e Avaliao de Projetos

Origem dos recursos Os recursos aplicados na execuo do projeto de Estruturao do Programa Sade da Famlia na rea urbana de Durand-MG so oriundos de incentivo financeiro repassado pelo Governo do Estado de Minas Gerais atravs da sua Secretaria de Estado de Sade, com recursos do Fundo Estadual de Sade. Validade e o aceite do projeto pelos muncipes O projeto de grande importncia para a sade pblica local, sendo um relevante instrumento para a garantia de uma melhor estruturao da ateno primria sade. Sua execuo , pois, de grande valia e possui alta aceitabilidade pelos muncipes, notadamente pelo fato da construo de sede prpria para o PSF ser uma antiga reivindicao dos muncipes.

15

Elaborao e Avaliao de Projetos

Impacto gerado e/ou previsto para o municpio Os impactos gerados so somente positivos, isso porque o Municpio de Durand tinha a construo de sede prpria do PSF como uma situao-problema, sendo a execuo do projeto o atendimento de uma reivindicao. Em termos financeiros o projeto tambm no gerou impacto para o Municpio de Durand visto que foi executado na sua integralidade com recursos do incentivo financeiro repassado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. No tocante s despesas com as equipes do Programa Sade da Famlia elas j existiam independentemente da execuo do projeto. Conclui-se, assim, que o projeto de Estruturao do Programa Sade da Famlia na rea urbana de Durand/MG no gerou impactos negativos, mas apenas positivos.

16

Elaborao e Avaliao de Projetos

Fotos da unidade bsica de sade durante e aps a construo:

17

Elaborao e Avaliao de Projetos

Referncia bibliogrfica
GRANJA, Sandra Ins Baraglio. Elaborao e Avaliao de Processos. Especializao em Gesto Pblica Municipal. Florianpolis: Departamento de Cincias da Administrao/UFSC. Braslia: CAPES: UAB, 2010.

18

Elaborao e Avaliao de Projetos

OBRIGADO!

19

Anda mungkin juga menyukai