Anda di halaman 1dari 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP SOROCABA CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA

1 SEMESTRE TECNOLOGIA EM GESTO PBLICA

Professor Tutor Presencial: Rogrio Dias da Silva Professor Tutor a Distncia: Emerson Gaino

Nome: Elen Crislaine Alves RA: 6748309550 Nome: Lilian Claudia T. Barbosa RA: 6788388886 Nome: Lizandra Marcia A. Pinheiro RA: 6706334296 Nome: Luiz Antnio Adriano da Silva RA: 6747858353

ATPS TICA E RELAES HUMANAS NO TRABALHO Relatrio Analtico sobre o filme Amor sem escalas, com foco em tica profissional,

Sorocaba, 16 Junho de 2013 SOROCABA 2013

Universidade Anhanguera UNIDERP Centro de Educao a Distncia Curso Superior Tecnologia em Gesto Pblica

Atividade Avaliativa - ATPS Empreendedorismo

SOROCABA - SO PAULO JUNHO/2013

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS Prof. EAD EMERSON GAINO Professor tutor presencial: Rogrio Dias da Silva. Professora tutora a distncia: Emerson Gaino. Nome: Elen Crislaine Alves RA: 6748309550 Nome: Lilian Claudia T. Barbosa RA: 6788388886 Nome: Lizandra Marcia A. Pinheiro RA: 6706334296 Nome: Luiz Antnio Adriano da Silva RA: 6747858353 Nome: Salomo Abud Neto RA: 6579315141

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gesto Pblica da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliao da Disciplina de tica e Relaes Humanas no Trabalho para a obteno e atribuio de nota da Atividade Avaliativa. Sorocaba So Paulo 2013

Trabalho de Concluso de Curso apresentando Banca examinadora da Faculdade Anhanguera Educacional de Sorocaba, como requisito parcial obteno do grau de Tecnlogo em Gesto Pblica sob a orientao do professor Mestre Emerson Gaino.

Aprovada em ________de __________de 2013.

BANCA EXAMINADORA -------------------------------------------------

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: ROGRIO DIAS DA SILVA ANHANGUERA POLO SOROCABA -------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Professora tutor a distncia: EMERSON GAINO ANHANGUERA POLO SOROCABA

-------------------------------------------------

Sumrio: Introduo...................................................................................................Pag 5 . Definio de tica..................................................................................... Pg. 5. Definio de Administrao...................................................................... Pg. 6. tica Profissional em Administrao............................................Pg. 7. A tica profissional no filme Amor sem Escalas..................................Pg. 9 . Anexos......................................................................................................... Pg. 10. Sinopse do filme....................................................................Pg 10. Anlise das cinco situaes envolvendo a tica profissional em Administrao............................................Pg. 10. Concluso......................................................................................................Pag 13. Referencias Bibliograficas..................................................................................Pag 13.

Introduo O uso da pratica da tica nas organizaes requer convico, vontade e competncias adequadas para tornar as aes empresariais concretas e objetivas, minimizando as incompreenses. H uma grande importncia em conhecer a tica na administrao de empresas, pois atravs dela que agiremos de forma coerente. Alm do modo tico de agir, devemos conhecer as formas no ticas de agir nas organizaes, como, de resto, na vida em geral. Voc pode fazer afirmaes que no so verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstncias e situaes, reter informaes que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparncia de verdade.

No entendimento de Moreira (1999, p.28, apud, Ouvires, 2006, p3), tica "o comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princpios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade". Portanto entendemos que conhecer a tica fundamental para uma administrao eficaz. Uma pessoa que no segue a tica da sociedade a qual pertence chamado de antitico, assim como o ato praticado.

Definio de tica O termo tica deriva do grego ethos (carter, modo de ser de uma pessoa). tica um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade. A tica serve para que haja um equilbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ningum saia prejudicado. Neste sentido, a tica, embora no possa ser confundida com as leis, est relacionada com o sentimento de justia social. A tica construda por uma sociedade com base nos valores histricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a tica uma cincia que estuda os valores e princpios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus prprios cdigos de tica. Num pas, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientfica pode ser tico. Em outro pas, esta atitude pode desrespeitar os princpios ticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a tica na rea de pesquisas biolgicas denominada biotica. Alm dos princpios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe tambm a tica de determinados grupos ou locais especficos. Neste sentido, podemos citar: tica mdica,

tica profissional (trabalho), tica empresarial, tica educacional, tica nos esportes, tica jornalstica, tica na poltica, etc. Definio de administrao Administrao o conjunto de conhecimentos codificados, cujo foco a obteno de resultados. A Administrao resultado, no esforo. A Administrao realizar aes com e atravs das pessoas. Recursos: So elementos utilizados pela organizao para a obteno de resultado. So eles: pessoas, informao e conhecimento, espao fsico, tempo, dinheiro e instalaes. Objetivo: Diz respeito ao resultado que se pretende atingir atravs do sistema (organizao). Tomada de deciso: o processo pelo qual so escolhidas uma ou mais alternativas, entre mais de uma, para aes a serem realizadas. Administrar dirigir uma organizao utilizando tcnicas de gesto para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.

Em sentido geral organizao o modo como se organiza um sistema. a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objetos, documentos e informaes.

A estrutura de uma organizao representada atravs do seu organograma. Segundo Maximiano (1992) uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos. Por meio de uma organizao torna-se possvel perseguir e alcanar objetivos que seriam inatingveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratrio ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola so todos exemplos de organizaes.

Uma organizao formada pela soma de pessoas, mquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organizao ento o resultado da combinao de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

Organizar compreende atribuir responsabilidades s pessoas e atividades aos rgos (unidades administrativas). A forma de organizar estes orgos chama-se de departamentalizao. Do grego "organon", organizao significa instrumento, utenslio. A organizao uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contnua, tendo em vista a realizao de objetivos comuns. Sobrevivncia e crescimento (metas e objetivos) so o que a maioria ambiciona. Objetivos que exigem grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem entre eles relaes de cooperao, aes formalmente coordenadas e funes diferenciadas, hierarquicamente hierrquicas.

tica Profissional em Administrao. Da tica aristotlica para a tica na sociedade Brasileira Atual tudo aquilo que reflete e transforma as condutas humanas na viso tica, seja na vida pessoal, profissional e at mesmo no dia-a-dia. Os principais objetivos so mostrar as mudanas e a moral em vrios momentos da histria brasileira. Algumas referencias nada mais que pensamentos e conceitos de Aristteles sobre a historia brasileira atual. Podemos dizer que a tica nada mais que um conceito formado por cdigos e contextos que descrevem uma conduta social. Em todos os aspectos encontramos a tica seja na vida profissional, pessoal e tambm na nossa rotina diria. No podemos esquecer de citar os nossos valores ticos e morais, a essncia que nos acompanha desde o nosso nascimento at os dias de hoje. Que cada deciso tomada preciso tica, respeito e acima de tudo princpios ,aonde queremos chegar ,para que isso necessrio, e para que esta deciso no prejudique meu prximo. A pessoa que convive e aplica a tica ,esta vive em harmonia consigo mesmo e tambm com todos ao seu redor. A palavra tica vem do grego thios que diz respeito aos costumes, valores, princpios. Seu principal objetivo fazer com que todos reflitam em relao a moral e princpios ticos. Seguir as regras de condutas que so consideradas universalmente validas para todos os sentidos. Existe uma grande diferena entre a Morale a tica. A tica analisa e detecta os princpios de cada ser -humano ,faz com que as pessoas reflitam o porque daquela deciso, que com isso possvel encontrar harmonia, justia e at mesmo sabedoria. J a moral se preocupa em construir um ambiente seguro e harmonioso. A tica filosfica o essencial valor agregados na sociedade para a busca da moral e da plena conscincia. Para isto no existe uma regra e nem mesmo um cdigo a ser seguido. A moral consiste em comportamentos, e normas que so aceitveis nas relaes humanas, e a tica nada mais que a plena aceitao dos principais comportamentos, considerando os aspectos pessoais e culturais. Podemos dizer tambm que a moral a integrao do homem com o ambiente e a sociedade. J a tica expe e refleti sobre os comportamentos morais, e as condutas e valores de cada individuo. A tica est presente em todos os aspectos, seja eles: poltica, religio, profissional, esportivo, escolar, moral e pessoal. A tica Aristotlica. A tica aristotlica baseada por leis constantes e imutveis. Essas leis praticamente so seguidas por todo ns sejamos: polticos, fenmenos naturais e diariamente. A tica filosfica tem objetivo de estabelecer regras para indivduos, e o comportamento tico o mais essencial. A tica segundo Aristteles a mais perfeita forma de ser Feliz, enxergar algo l na frente, ter viso ampla e no apenas pensar em si mesmo. tudo aquilo que interagi no convvio social, econmico, destacando os valores tico e morais para que se desenvolvam e conquistem o determinado sucesso. Para Aristteles o exagero era o principal causador de conflitos entre as pessoas, e com isso

ele aplicava os cdigos ticos para que aqueles conflitos fossem sanados. As principal qualidade tica :Virtude..... a forma de expressar e fazer o bem para si mesmo ,para os filsofos Virtude significa fora da alma e do carter. No sentido moral define como coragem justia e lealdade. Agir corretamente ter virtude, na vida temos os meios termos que exageramos ou evitamos tais situaes, mais com virtude podemos ter paixo e amor por tudo aquilo que fazemos e decidimos em nosso cotidiano. A tica Aristotlica trata tambm o comportamento humano ,a justia e o meio-ambiente, a grande preocupao da tica esta em descobrir valores e princpios conforme a sabedoria filosfica. A tica nas obras Aristotlicas aplicada tambm no ambiente poltico, que antecede a prpria poltica. Chegamos concluso que tica empresarial visa melhorar condutas na empresa, preciso desenvolvimento para que a empresa tenha condutas ticas entre seus colaboradores, praticando valores e princpios morais.

Para definir tica empresarial nada mais que um conjunto de regras, que deve ser colocadas em pratica dentro do ambiente de trabalho.

Com isso as empresas buscam respeito dentro e fora do ambiente de trabalho. Para que aquele profissional tenha desenvolvimento nas suas atividades profissionais.

Quando falamos em tica profissional nos referimos a todos os profissionais seja eles empregados ou patres, a busca da tica essencial para o sucesso profissional da empresa e do empregado.

A tica profissional atinge todos os campos, pois consequentemente se o profissional for tico ele ser tico em todos os ramos de sua vida.

Aquele profissional que tico visa melhorar no s ele, mais tambm a sociedade, o seu colega de trabalho, ela visa fazer o bem pela melhora da profisso e tambm pela empresa e da sociedade.

O profissional tico age com amor, visa benefcios a terceiros, promove o bem comum e tem plena conscincia daquilo que est exercendo.

tica no trabalho baseia-se em exercer um trabalho em equipe, ter motivao, habilidade, comprometimento, para que com essas qualidades se construa a tica empresarial. A honestidade a primeira virtude no campo profissional.

um princpio que no admite relatividade, intolerncia ou interpretaes circunstanciais. O respeito aos segredos das pessoas, dos negcios, das empresas, deve ser desenvolvido na formao de futuros profissionais, pois trata-se de algo muito importante dentro da tica profissional .

Uma informao sigilosa algo que nos confiado e cuja preservao de silncio

obrigatria. Aquele profissional que tico no deixa vazar informaes fora do trabalho, segue os cdigos de conduta da empresa, e tem respeito pela sua profisso e tambm pelos seus concorrentes. Revelar detalhes ou mesmo ocorrncias dos locais de trabalho, em geral, nada interessa a terceiros e ainda existe o agravante de que planos e projetos de uma empresa ainda no colocados em prtica possam ser copiados e colocados no mercado pela concorrncia antes que a empresa que os concebeu tenha tido oportunidade de lan-los.

Documentos, registros contbeis, planos de marketing, pesquisas cientficas, hbitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelao pode representar srios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.

A tica profissional no filme Amor sem escalas No filme amor sem escalas a tica profissional apresentada pelo personagem principal Binghan com o seu cotidiano, sendo ele um profissional do processo de demisso e desligamento de funcionrios das organizaes. Neste filme voc verifica que a certa preocupao fora do campo empresarial, que os seres humanos tm seus anseios lgicos que muito deixam isso de lado em busca de uma carreira ou de uma vida financeira melhor, mas sabemos que sempre temos que buscar uma melhoria, mas de uma forma equilibrada, s que o mundo empresarial e dinmico e temos que sempre estar adaptvel a tais mudanas. Mesmo sabendo que a deciso de demitir iria acarretar na mudana brusca do estilo de vida dele e no sonho de atingir as milhas desejadas, ele teria que treinar a sua parceira de trabalho para que esta viesse a substitui-lo futuramente. Mas a lio e que tudo em demasia causa danos e que o mundo gira e precisamos ser dinmicos e aceitar o diferente e as diferenas mesmo que afetem diretamente a nos mesmos, e sabendo que somos seres humanos movidos de sentimentos que isto esta alm de qualquer condio financeira ou de um status. O filme tambm retrata um pouco da vida pessoal e profissional de Binghan, que est no cu entre um vo e outro. Vivendo disso, ele aproveita a chance de poder viajar bastante para acumular milhas de viagens de uma companhia area. Existe uma espcie de nmero mximo que ele pretende alcanar, o que o far se tornar a stima pessoa a conseguir tal feito. um numero de milhas que daria para chegar at a lua.

A necessidade de demitir uma dura exigncia administrativa, cujos efeitos prticos devem ser cuidadosamente analisados tambm quando representa uma questo de vida ou de morte

10

para a empresa. De fato suas consequncias atingem diretamente seres humanos, que de um dia para outro so obrigados a mudar seus hbitos e, com frequncia, a renunciar a suas esperanas no futuro.

E quando as relaes de trabalho chegam a esse desfecho extremo, toda e qualquer interferncia externa ser apenas um paliativo. Anexos: Sinopse do filme:

Ryan Bingham tem por funo demitir pessoas, por estar acostumado a ver o desespero e a angustia dos outros ele mesmo se tornou uma fria. Ele adora seu trabalho e sempre esta viajando por diversas cidades nos Estados Unidos. At que seu chefe contrata Natalie Kenner, recm-formada em psicologia ela desenvolve um sistema onde demite pessoas por vdeo chamado sem mesmo precisar se deslocar do seu escritrio. Essa novidade caso seja adotada pela empresa pe em risco o emprego de Ryan. Ele passa ento a tentar convence-la do erro que a sua grande ideia inovadora, viajando com Natalie para mostrar a realidade da sua profisso. Pontos observados do Filme:

George Clooney vive um personagem (Ryan) que tem um grande conflito que o fato de no manter razes com nada e ningum, ele desligado de tudo que possa parecer uma vida normal, o nico lao de fidelidade que ele mantm com seu emprego e com as companhias pelas quais ele viaja e se hospeda tentando ser o prximo ganhador de um carto, por voar 10 milhes de milhas. Para ele relacionamentos uma bagagem pesada e na sua teoria de mochila vazia ele nos ensina que devemos tirar dos nossos ombros esse fardo que inclui: amigos, namorado e at mesmo nossos familiares.

Por sua vez carregava em sua leve pasta apenas o indispensvel, era objetivo e gostava da vida artificial que lhe era oferecida em aeroportos e hotis. Penso que esse peso ao qual ele se refere, seja na verdade o que mais devemos carregar conosco, pois se colocamos em nossas mochilas bons relacionamentos, colegas de trabalho que fazem parte do maior tempo de nossos dias, e a famlia que pra quem voltamos a noite, o fardo ficara mais leve de se carregar do que o peso da solido.

Laos muito afetivos s vezes nos fazem confundir e no saber separar o profissional do pessoal, mas em contrapartida ter certas pessoas em nossa mochila e estar na mochila de

algum fundamental, pois elas podem ser chaves para nos abrir portas l na frente, assim

11

como ele mesmo Ryan foi uma chave para ajudar abrir a porta para Natalie mandando a carta de recomendao Depois de quando aprender a lio ele Natalie foi se para tornou mais outro sensvel em emprego. relao

a demisso, pois quem demite deve ter bom senso de estar atento as situaes do mercado atual, podemos dar quem sabe uma outra opo, uma ideia ao demitido ou quem sabe antes de dispensa-lo procurar saber se no h a possibilidade de remaneja-lo dentro da empresa ou ainda em uma filial. Saber como colocar as palavras pois apesar da situao estamos diante de uma pessoa com sentimentos e que por um tempo foi til somando foras na companhia, onde com certeza criou vnculos e expectativas.

A frieza que Natalie demonstrava em seu plano de demisso era algo que talvez no fazia por mal, apenas no tinha noo do que sentar frente a frente com algum e sentir o que sente quem esta sendo dispensado. Ela era bem sentimental at, e depois que teve a experincia percebeu mesmo no querendo ceder e crer que seu projeto era totalmente desumano. Por vezes a tecnologia demasiada nos traz conforto e nos faz ver pessoas como maquinas, que podem ser ativadas e desativadas a distncia, substitudas ou deixadas de lado como peas e frias como uma tela de um computador que voc 3

apaga sem se importar se h uma histria h por trs.

Anlise das cinco situaes envolvendo a tica profissional em Administrao

Caracterstica de cada analise: Categorias de analise Identidade e Trabalho. Cenas do filme Ryan um executivo contratado pelas empresas para demitir seus funcionrios, deixando ento de carregar esse peso que um dos pesadelos para as organizaes. Sendo ele um profissional totalmente

preparado para esta tarefa, mesmo assim em alguns casos ele teve que utilizar de suas dinmicas convencer desligando motivacionais o da colaborador empresa a para que conseguir esta se sua

aceitar

12

demisso. Competio Logo que Ryan chega a seu escritrio se depara com uma nova integrante da empresa, que vem para lhe substituir em sua funo. J que a empresa estava planejando cortar gastos em viagens com colaboradores. Vendo que sua carreira talvez esteja com o tempo contado ele comea a ensinar sua parceira suas funes, e a aprender a fazer o trabalho dela que demitir as pessoas via Skype. Ele faz isso sem hesitar, mesmo sabendo que isso poderia lhe prejudicar futuramente. Motivao Logo que Ryan descobre que no mais poder viajar pela empresa para concluir seu trabalho, ele indaga ao seu chefe que mandar as pessoas embora pela web seja desumano, deixa as pessoas descompassadas. E defende ainda que seu mtodo de demisso ainda a forma mais correta a ser aplicada, pois eles esto lidando com seres humanos, e isso requer certo tato com a forma com que se realizaria. Postura tica mesmo nas situaes Eis que sua parceira de trabalho resolve abandonar sua funo em sua empresa, e encontrar outro trabalho. Logo assim ele esquece as diferenas em que ha entre os dois apesar de suas rivalidades e diferenas pessoais Ryan decide ajudar sua ex-parceira lhe indicando uma carta de recomendao a uma empresa conceituada. tica fora das organizaes. Ryan convocado a ajudar sua irm que esta prestes a se casar, pois seu noivo esta confuso e indeciso com o casamento em si.

contraditrias

13

Ryan da um conselho para seu cunhado lhe ensinando que o significado da vida pode ser confuso, mas que passar por isso sozinho tambm pode ser mais difcil. Com isso seu cunhado enxerga que ama sua noiva (irm de Ryan) e decido dar continuidade a cerimnia.

Concluso: A tica, a moral e a lei representam as normas que devem ser seguidas por todos, pois ambas procuram propor uma melhor convivncia entre os indivduos, assim diferenciamos ambos os conceitos a fim de identificar as semelhanas que trazem entre si no qual apresentamos na forma de Mapa Conceitual. Conclumos que a tica no consiste somente no conhecimento terico, mas tambm na sua prtica que se concretiza na atuao diria, onde se faz necessrio um autoconhecimento devido ao fato de que a tica no pode ser somente externa e sim trabalhada pelo lado interno do ser humano. Devemos incluir nesse contexto, a ligao que a tica faz com a moral e a lei com o intuito de harmonizar o convvio em sociedade onde se busca uma relao de ajuda na qualidade de vida do ser humano atravs do desenvolvimento de toda uma sociedade.

Referencia Bibliogrficas:

ALBORNOZ, S. G. 1994. O Que Trabalho? So Paulo: Ed. Brasiliense, Coleo Primeiros Passos, nos 171, 6a ed. 14junho2013

ALBORNOZ, S. G. (2002). Violncia ou no violncia: um estudo em torno de Ernst Bloch. Santa Cruz do Sul: Edunisc. 15junho2013

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos e LEDA, Denise Bessa.

14

O significado do trabalho em tempos de reestruturao produtiva. Estud. pesqui. psicol., dez. 2004, vol.4 1997:35. 13junho2013

TUGENDHAT, E. Lies sobre tica. Petrpolis: Vozes, 11junho2013

SINGER P. Ethics, Oxford: OUP, 1994:4-6. Livro na Gesto Empresarial / Francisco Gomes de Matos. 12junho2013 ; Professora Adriana Freitas / www.crc.ce.org.br14junho2013
http://www.alumniespm.com.br/colunas/opiniao/alguem-ja-viveu-um-amorsemescalas/>.09junho2013 AMOR sem Escalas (Up in the Air). Direo: Jason Reitman. Intrpretes: George Clooney a Anna Kendrick. http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenego cios/codetica_adm.pdf>.08junho2013 Disponvel em: <http://www.eticaempresarial.com.br/>.14junho2013 <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_5350/artigo_sobre_reflexoes:_da_e tica_aristotelica_para_a_etica_na_sociedade_brasileira_atual05junho2013

Anda mungkin juga menyukai