Anda di halaman 1dari 2

23/11/04

Competncia Tributria

Show

Competncia Tributria
1. Denominao:
Alguns autores denominam a competncia tributria de poder tributrio, mas no o mais correto, pois poder transmite a idia de que no h limites, o que no verdade. A Constituio Federal no criou nenhum tributo, apenas estabeleceu competncia (regra matriz de cada tributo) para que as pessoas polticas os criassem atravs de lei. Assim, no a Constituio Federal que obriga o pagamento de um tributo, mas sim a lei.

2. Conceito:
Competncia tributria a aptido para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais (hiptese de incidncia, sujeito ativo, sujeito passivo, base de clculo, alquota). Abrange tambm a aptido para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc. (princpio de que quem pode o menos pode o mais). Exercitar a competncia tributria dar nascimento no plano abstrato ao tributo. Normalmente, quem tem competncia o sujeito ativo da relao jurdica tributria, pois tambm tm capacidade tributria ativa (aptido para cobr-lo). Mas nada impede que a pessoa poltica, por meio de lei, delegue a capacidade tributria ativa a terceiros, figurando este terceiro como sujeito ativo do tributo.

3. Pessoas que detm competncia tributria:


Somente as pessoas polticas (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios) detm a competncia tributria, pois s estas tm poder legislativo (fazer leis). A classificao abaixo no unnime entre os doutrinadores. Competncia privativa ou exclusiva: Refere-se aos impostos. O direito tributrio no difere entre competncia privativa e exclusiva. Tambm podemos dizer que a Unio tem competncia privativa para instituir emprstimos compulsrios. Competncia comum: Refere-se s taxas e contribuio de melhoria. H autores que sustentam que tal competncia privativa, visto que todas as pessoas polticas podem criar taxas e contribuies de melhoria, desde que no as mesmas. Competncia residual: A Unio poder instituir, por meio de lei complementar, outros impostos, desde que no-cumulativos e no que tenham fato gerador ou base de clculo prpria dos impostos descriminados na Constituio (art. 154, I da CF). A Unio poder instituir, por meio de lei complementar, outras contribuies sociais, visando a expandir a seguridade social, observado o art. 154, I da CF (art. 195, 4 da CF). Competncia especial ou extraordinria: A Unio poder instituir imposto extraordinrio ou de guerra, compreendidos ou no em sua competncia (art. 154, II da CF). Estes so institudos por lei ordinria. Competncia cumulativa: Compete a Unio, em territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais (art. 147 da CF). Compete ao Distrito Federal os impostos estaduais e municipais (art. 32 da CF).

4. Caractersticas:
A competncia tributria privativa; incaducvel; de exerccio facultativo; inamplivel; irrenuncivel; indelegvel. Privativa ou exclusiva: Quanto aos impostos a Constituio utilizou dois critrios para que a competncia fosse privativa: Critrio material de repartio de competncias impositivas: A Constituio estabeleceu a competncia de cada uma das pessoas polticas, de tal forma que uma no pode invadir a esfera da outra quando criar o tributo. Assim, s pode tributar os fatos descritos na hiptese de incidncia dos seus impostos. l critrio evita conflitos entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, mas no suficiente para evitar a guerra fiscal entre os Estados, Distrito Federal e Municpios. Ex: Todos os estados podem criar ICMS.
www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Tribut_rio/Compet_ncia_Tribut_ria.htm 1/2

23/11/04

Competncia Tributria

Critrio territorial de repartio de competncia impositivas: A pessoa poltica s poder tributar fatos ocorridos em seu territrio. Incaducvel: A competncia tributria no tem prazo para ser realizada, pois trata-se de competncia legislativa e no h prazo para esta ser exercida. Assim, se a competncia para legislar sobre qualquer assunto incaducvel, para legislar sobre direito tributrio tambm . Ex: No caduca o direito de criar o imposto sobre grandes fortunas. ferentemente da competncia tributria, a capacidade tributria ativa prescreve em 5 anos. A ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve em 5 anos, contados da data da sua constituio definitiva (art. 174 do CTN). De exerccio facultativo: A pessoa poltica no obrigada a exaurir a sua competncia. A competncia tributria no res nullius (coisa de ningum), mas sim privativa, indelegvel e de exerccio facultativo. no-exerccio da competncia tributria no a defere a pessoa jurdica de direito pblico diversa daquela a que a Constituio tenha atribudo (art. 8 do CTN). Assim, no porque deixou de criar que outra pessoa poltica pode tratar do assunto. Exceo: A competncia para criar ICMS de exerccio obrigatrio. Este tem caractersticas essencias e um carter uniforme (Ex: isenes de ICMS dependem de convnios entre Estados). Segundo o artigo 11 da Lei complementar 101/00, a competncia tributria obrigatria. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao. Entretanto, para Roque Carrazza, este artigo inconstitucional. Inamplivel por deciso unilateral da prpria pessoa poltica tributante: S a emenda constitucional pode ampliar a competncia tributria. Irrenuncivel: A pessoa poltica no pode dela abrir mo da competncia tributria em carter definitivo. Indelegvel: Cada pessoa poltica tem a sua prpria competncia tributria e esta no pode ser traslada nem mesmo por meio de lei. Se as pessoas tributam por delegao constitucional no podem delegar aquilo que j lhes foi delegado. O artigo 7 do Cdigo Tributrio Nacional prescreve que a competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria. Assim, diferentemente, a capacidade tributria ativa delegvel.

www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Tribut_rio/Compet_ncia_Tribut_ria.htm

2/2

Anda mungkin juga menyukai