Anda di halaman 1dari 12

EDILAINE RIBEIRO GABRIEL DUTRA FRANCISCO JSSICA GLEYCE ANDRADE SANTOS

TRABALHO DE ELETROTCNICA

Joo Monlevade 2013

SUMRIO 1. INTRODUO..........................................................................................................5 2. MATERIAIS ELTRICOS..........................................................................................6 2.1. Condutores.........................................................................................................6 2.2. Isolantes..............................................................................................................6 2.3. Semicondutores..................................................................................................6 3. LEI DE OHM..............................................................................................................8 4. ENERGIA ELTRICA...............................................................................................9 5. LEI DE JOULE.........................................................................................................10 6. RESISTENCIA ELTRICA......................................................................................11 7. CONCLUSO..........................................................................................................13 7.1. Edilaine.............................................................................................................13 7.2. Gabriel..............................................................................................................13 7.3. Jssica..............................................................................................................13 8. REFERNCIAS.......................................................................................................14

1. INTRODUO Os materiais esto intimamente ligados a existncia e a evoluo espcie humana. Desde o inicio da civilizao, os materiais e a energia so usados com o objetivo de melhorar a vida do ser humano. Dentre os materiais mais comuns podemos citar: metais, plstico e borracha. Os diversos materiais empregados nas telecomunicaes e na eletrnica podem ser divididos, quanto caracterstica de transporte de cargas eltricas, em condutores, isolantes e semicondutores. A eletricidade envolve a propriedade que cada material tem de se fazer ligaes qumicas, da disponibilidade de eltrons, para se fizer ligaes, no arranjo molecular de cada material. As leis de ohm e de joule explicam fenmenos provocados pela energia e hoje so utilizadas toda vez que o assunto e eletricidade, corrente eltrica, entre outros

2. MATERIAIS ELTRICOS 2.1. Condutores O que caracteriza o material bom condutor o fato de os eltrons de valncia (por exemplo, o cobre possui um eltron na ltima camada) estarem fracamente ligados ao tomo, podendo ser facilmente deslocados do mesmo. Ora, consideremos, por exemplo, uma barra de cobre que possui um nmero extremamente elevado de tomos de cobre e apliquemos uma diferena de potencial entre os extremos desta barra. Os eltrons da camada de valncia de todos os tomos facilmente se deslocaro sob a ao do campo eltrico produzido pela diferena de potencial aplicada, originando-se uma corrente eltrica no material. Outros materiais que possuem uma constituio semelhante do cobre, com um nico eltron na camada de valncia, so o ouro e a prata, dois outros excelentes condutores de eletricidade. 2.2. Isolantes Obviamente, os materiais isolantes devem corresponder aos materiais que apresentam os eltrons de valncia rigidamente ligados aos seus tomos. Entre os prprios elementos simples, existem vrios que apresentam os eltrons de valncia rigidamente ligados aos tomos. Entretanto, verifica-se que se consegue uma resistividade muito maior com substncias compostas, como o caso da borracha, mica, teflon, baquelite etc. ( mais ou menos intuitivo que os tomos se combinam, formando estruturas complexas, os eltrons ficam mais fortemente ligados a estas estruturas). 2.3. Semicondutores Assim como existem materiais condutores e materiais isolantes, existe um tipo de material que um meio termo entre esses dois primeiros. Esse material o semicondutor. O semicondutor, portanto, possui um nvel de condutividade entre os extremos de um isolante e um condutor e os mais usados na indstria eletrnica so o Germnio (Ge) e o Silcio (Si), apesar do Silcio predominar a produo atualmente. Seu comportamento se deve sua ligao qumica, chamada ligao covalente (por compartilhar eltrons).

Cada tomo do silcio se liga a quatro tomos vizinhos atravs da ligao covalente, ou seja, pares de eltrons (da ltima camada do Si) so compartilhados entre dois tomos. Os eltrons das camadas internas giram em torno do ncleo. Um fato importante que tanto o germnio como o silcio apresenta exatamente o mesmo tipo de estrutura que o diamante, variando apenas a dimenso (constante da rede). 2.3.1. Aplicabilidade dos semicondutores Seu emprego importante na fabricao de componentes eletrnicos tais como diodos, transstores e outros de diversos graus de complexidade tecnolgica, microprocessadores, e nano circuitos usados em nanotecnologia. Portanto atualmente o elemento semicondutor primordial na indstria eletrnica e confeco de seus componentes. Os dispositivos semicondutores mais comuns so o diodo, o transistor e os dispositivos fotossensveis, conforme discriminamos abaixo: Diodo semicondutor: formado pela juno p e n e tem como utilidade bsica permitir o fluxo de corrente eltrica apenas em um sentido (o sentido de polarizao direta) Transistor: formado pela insero de um semicondutor tipo p entre dois semicondutores tipo n ou vice-versa. O material do meio chamado base e os outros, emissor e coletor. O transistor funciona basicamente como um amplificador de corrente se esta for alta (ligeiramente alta) ou como um interruptor de corrente se esta for prxima de zero. Dispositivos fotossensveis: dividem-se em Clulas fotocondutivas: foto resistores, fotodiodos e foto transistores; e Clulas fotovoltaicas.

3. LEI DE OHM Um condutor obedece lei de OHM se o valor da sua resistncia (r = v/i) for independente da diferena de potencial V que foi aplicada, considerando-se que a temperatura foi mantida constante. A lei de Ohm uma lei emprica e obedecida somente pelos condutores metlicos, mas no pelos condutores gasosos ou lquido e nem por alguns dispositivos eletrnicos com transistores, tubos de imagem e diodos. Se variarmos a tenso e mantivermos a resistncia fixa, verificamos que a corrente varia no mesmo sentido da variao da tenso: Quanto maior a tenso, maior ser a corrente e vice-versa.

Se mantivermos a tenso fixa e variarmos a resistncia: Quanto maior a resistencia, menor ser a corrente e vice-versa.

Portanto, a intensidade de corrente varia diretamente proporcional a V ou inversamente proporcional a R assim, escrevemos: V= I(Ampere) * R(Ohm)

4. ENERGIA ELTRICA A corrente eltrica o fluxo ordenado de partculas portadoras de carga eltrica, ou tambm, o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferena de potencial eltrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilbrio desfeito pela ao de um campo eltrico ou outros meios (reao qumica, atrito, luz, etc.). Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres esto em movimento aleatrio devido agitao trmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eltrico na regio das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres. Raios so exemplos de corrente eltrica, bem como o vento solar, porm a mais conhecida, provavelmente, a do fluxo de eltrons atravs de um condutor eltrico, geralmente metlico. A intensidade I da corrente eltrica definida como a razo entre o mdulo da quantidade de carga Q que atravessa certa seco transversal (corte feito ao longo da menor dimenso de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo t. Condies para Surgimento de uma corrente eltrica Circuito fechado; Existncia de uma fora atuando nas cargas eltricas; Existncia de cargas livre.

10

5. LEI DE JOULE Lei da fsica que estabelece a relao entre a corrente eltrica que percorre um condutor em determinado espao de tempo e o calor por ele produzido. O seu nome deve-se aos estudos realizados por James Prescott Joule publicados em 1841 no "Philosophical Magazine". Os portadores de carga livres no seu movimento sofrem colises com os tomos da rede cristalina dos materiais, dissipando energia (W) na forma de energia trmica, de que resulta o aumento de temperatura dos componentes e condutores. O aumento de temperatura traduz-se num fluxo de energia trmica do componente/condutor para a sua vizinhana: Efeito de Joule. A energia dissipada numa resistncia (resistor) (R) por uma corrente elctrica diretamente proporcional tenso (V) aplicada, corrente elctrica (I) resultante e ao intervalo de tempo (t) durante o qual se d a passagem da corrente. Lei de Joule (expresso matemtica): Q = I.R.t ou Q = V.I.t Aplicabilidade , principalmente, por causa do efeito Joule que a energia eltrica transportada em longas distncias em tenses mais altas (geralmente 13.200 V) e tambm a tenso das zonas rurais 220 v e 440 v e nas urbanas 220 v e 380 v. A maior tenso permite que a corrente seja menor e assim menos energia desperdiada no efeito Joule (o outro motivo o uso de cabos mais finos em seco reta com a economia do material condutor e estrutura de sustentao). Em aquecedores, lmpadas e fusveis a lei de joule (juntamente com outras de transferncia de calor) que permite calcular as dimenses adequadas para o correto funcionamento destes dispositivos.

11

6. RESISTENCIA ELTRICA Resistncia eltrica a capacidade de um corpo qualquer se opor passagem de corrente eltrica mesmo quando existe uma diferena de potencial aplicada. Seu clculo dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), medida em ohms. Quando uma corrente eltrica estabelecida em um condutor metlico, um nmero muito elevado de eltrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os eltrons colidem entre si e tambm contra os tomos que constituem o metal. Portanto, os eltrons encontram certa dificuldade para se deslocar, isto , existe uma resistncia passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistncia, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade eltrica. A resistividade de um condutor: tanto maior quanto maior for seu comprimento; tanto maior quanto menor for a rea de sua seo transversal, isto , quanto mais fino for o condutor; Depende do material de que ele feito; Depende da temperatura na qual ele se encontra.

Esses fatores que influenciam a resistividade de um condutor podem ser resumidos pela Segunda Lei de Ohm

a resistividade eltrica do condutor(em ohm metros, m); R a resistncia eltrica do material(em ohms, ); o comprimento do condutor (medido em metros); A a rea da seo do condutor (em metros quadrados, m).

A aplicao mais comum dos resistores converter energia eltrica em energia trmica. Isso ocorre porque os eltrons que se movem no resistor colidem com a rede cristalina que o forma, gerando calor. Esse fenmeno denominado efeito joule em nosso dia-a-dia: em chuveiros eltricos, ferros de passar roupa, em foges eltricos, etc. Observem que todos esses aparelhos fornecem calor.

12

A prpria lmpada incandescente converte mais energia eltrica em energia trmica do que em energia luminosa, sendo essa ltima a sua grande finalidade: 85 % da energia que consome transformada em calor. Ao contrrio, as lmpadas fluorescentes, consideradas lmpadas frias, tm uma parte bem menor da energia eltrica convertida em calor e por isso so econmicas.

13

7. CONCLUSO 7.1. Edilaine A eletrotcnica encontrada e aplicada em diversos ramos da engenharia. Seja em equipamentos ou processos industriais. As vrias propriedades eltricas nos proporcionam um bom direcionamento na determinao e escolha do material a ser utilizado a determinada aplicao. Alm disso, a eletrotcnica nos proporciona tambm o entendimento e a compreenso bsica sobre o funcionamento dos equipamentos eletrnicos. 7.2. Gabriel Aps este trabalho, os conceitos bsicos de eletrotcnica ficaram mais evidentes em minha mente e com isso posso entender melhor os fenmenos ligados corrente eltrica e efeito Joule. Passei a observar melhor componentes eltricos que esto minha volta e buscar explicaes para os mesmos. 7.3. Jssica O trabalho feito me proporcionou um melhor entendimento sobre os materiais eltricos e a eletricidade. Nele aprendi sobre um assunto que esta presente no meu dia-a-dia, como classificar materiais de acordo com a sua condutividade, suas aplicaes, as leis que determinam esse ramo da eletricidade e suas fontes geradoras. Uma vez concludo o trabalho, posso dizer que meu conhecimento sobre eletrotcnica ampliou.

14

8. REFERNCIAS www.coladaweb.com/quimica/eletroquimica/condutores-e-isolantes-semicondutores fsicalivre.org/aoc/resumos_Fisica/9SR_Eletrodinamica.pdf pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Joule www.electronica-pt.com/index.php/content/view/29/37/ pt.wikipedia.org/wiki/Resistncia_eltrica http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/eletricidade6.php

Anda mungkin juga menyukai