Anda di halaman 1dari 3

INF.

522, STJ PRAZO PARA IMPETRAR MS QUANDO HOUVER RECONHECIMENTO JUDICIAL DE NULIDADE DE QUESTES DE CONCURSO PBLICO Na hiptese em que houver, em ao autnoma, o reconhecimento da nulidade de questes de concurso pblico, o termo inicial do prazo para que o candidato beneficiado impetre mandado de segurana objetivando sua nomeao no cargo pblico ser a data do trnsito em julgado da deciso judicial. Isso porque o candidato favorecido pela deciso judicial somente passa a ter direito lquido e certo nomeao a partir da referida data.

CONVOCAO POR DIRIO OFICIAL. DEMAIS ATOS PELA INTERNET A convocao de candidato para a fase posterior de concurso pblico no pode ser realizada apenas pelo dirio oficial na hiptese em que todas as comunicaes anteriores tenham ocorrido, conforme previso editalcia de divulgao das fases do concurso,tambm pela internet.

CONVOCAO POR DIRIO OFICIAL. LAPSO TEMPORAL Viola o princpio da razoabilidade a convocao para determinada fase de concurso pblico ou para nomeao de candidato aprovado apenas mediante publicao do chamamento em Dirio Oficial quando passado muito tempo entre a realizao ou a divulgao do resultado da etapa imediatamente anterior e a referida convocao, uma vez que invivel exigir que o candidato acompanhe, diariamente, com leitura atenta, as publicaes oficiais.

CRIAO SUPERVENIENTE DE VAGAS EM CONCURSO PBLICO Ainda que sejam criados novos cargos durante a validade do concurso, a Administrao Pblica no poder ser compelida a nomear candidato aprovado fora do nmero de vagas oferecidas no edital de abertura do certame na hiptese em que inexista dotao oramentria especfica. Candidato aprovado dentro do nmero de vagas: direito subjetivo. Excees: a) supervenincia: os eventuais fatos ensejadores de uma situao excepcional devem ser necessariamente posteriores publicao do edital do certame pblico; b) imprevisibilidade: a situao deve ser determinada por circunstncias extraordinrias, imprevisveis poca da publicao do edital;

c) gravidade: os acontecimentos extraordinrios e imprevisveis devem ser extremamente graves, implicando onerosidade excessiva, dificuldade ou mesmo impossibilidade de cumprimento efetivo das regras do edital; d) necessidade: a soluo drstica e excepcional de no cumprimento do dever de nomeao deve ser extremamente necessria, de forma que a Administrao somente pode adotar tal medida quando absolutamente no existirem outros meios menos gravosos para lidar com a situao excepcional e imprevisvel.

Se o candidato foi aprovado fora do nmero de vagas (o concurso no previa cadastro de reserva), mas durante o prazo de validade do concurso foram criados novos cargos, ele ter direito subjetivo nomeao? No necessariamente. Exceo: caso consiga comprovar que: a) surgiram novas vagas durante o prazo de validade do concurso pblico; e b) existe interesse da Administrao Pblica em preencher essas vagas.

Se o candidato foi aprovado fora do nmero de vagas, mas dentro do cadastro de reserva previsto no edital e durante o prazo de validade do concurso surgiram novos cargos, ele ter direito subjetivo nomeao? SIM, so as mesmas excees previstas na situao 1. Assim, o candidato aprovado dentro do cadastro de reservas poder deixar de ser nomeado mesmo que tenham surgido novos cargos caso se verifique uma situao superveniente, imprevisvel, grave e necessria.

LEGITIMIDADE DO ARRENDATRIO PARA PEDIR INDENIZAO POR DESAPROPRIAO A Unio parte legtima para figurar no plo passivo de ao em que o arrendatrio objetive ser indenizado pelos prejuzos decorrentes da extino do contrato de arrendamento decorrente da desapropriao por interesse social ( diferente de pedir indenizao pelo imvel desapropriado, pedese indenizao pelo prejuzo causado com a extino do contrato), para a reforma agrria, do imvel arrendado.

INTIMAO DA FAZENDA PBLICA NACIONAL POR AR. vlida a intimao do representante judicial da Fazenda Pblica Nacional por carta com aviso de recebimento quando o respectivo rgo no possuir sede na comarca em que tramita o feito.

ADMISSO DE CONCESSO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO DIFERENTE DO PEDIDO O juiz pode conceder ao autor benefcio previdencirio diverso do requerido na inicial, desde que preenchidos os requisitos legais atinentes ao benefcio concedido. Isso porque, tratando-se de matria previdenciria, deve-se proceder, de forma menos rgida, anlise do pedido. Assim, nesse contexto, a deciso proferida no pode ser considerada como extra petita ou ultra petita.

INVERSO DA ORDEM DO ART. 620, CPC NA INDICAO DE BENS A PENHORA Na execuo fiscal, o executado no tem direito subjetivo de que a Fazenda Pblica aceite o bem por ele nomeado penhora se esta indicao estiver em desacordo com a ordem estabelecida no art. 11 da Lei n. justifiquem a incidncia do princpio da menor onerosidade. No basta mera referncia ao art. 620 do CPC.

CONCURSO DE REINCIDNCIA E CONFISSO ESPONTNEA No caso de concurso de agravantes e atenuantes (art. 67 do CP), a reincidncia prevalece sobre a confisso espontnea? 1 corrente: SIM. A reincidncia prevalece (STF). 2 corrente: NO. A confisso e a reincidncia se compensam (STJ).

REQUISITOS PARA A INSTITUIO DE CONTRIBUIO DE MELHORIA A instituio de contribuio de melhoria depende de lei prvia e especfica, bem como da ocorrncia de efetiva valorizao imobiliria em razo da obra pblica, cabendo ao ente tributante o nus de realizar a prova respectiva.

BENEFCIOS PREVIDENCIRIOS RECEBIDOS INDEVIDAMENTE NO PODEM SER INSCRITOS EM DVIDA ATIVA No possvel a inscrio em dvida ativa de valor correspondente a benefcio previdencirio indevidamente recebido e no devolvido ao INSS.

Anda mungkin juga menyukai