Anda di halaman 1dari 13

Noes de Administrao - Prof.

Claudiney Silvestre

Questes Comentadas:

1 - Q120630 ( Prova: FUNRIO - 2010 - FURP-SP - Assistente Financeiro / Administrao Geral / Planejamento; ) De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administrao nos Novos Tempos, o planejamento um processo constitudo de uma srie seqencial de etapas; assim, correto afirmar que

a) analisar as alternativas de ao consiste em estabelecer os objetivos que se pretende alcanar. b) desenvolver premissas quanto s condies futuras representa a ltima etapa do processo. c) verificar a situao atual em relao aos objetivos significa identificar onde se est e o que precisa ser feito. d) definir objetivos significa identificar como a organizao opera em ambientes complexos. e) escolher um curso de ao entre vrias alternativas constitui a primeira etapa do planejamento.

2 - Q120631 ( Prova: FUNRIO - 2010 - FURP-SP - Assistente Financeiro / Administrao Geral / Planejamento Ttico; ) A interpretao das decises estratgicas da organizao em planos concretos ao nvel departamental, se estendendo por mdio prazo, constitui o planejamento ttico, que representado por

a) planos de marketing e procedimentos. b) regulamentos e procedimentos. c) planos financeiros e regulamentos. d) procedimentos e oramentos. e) planos de produo e polticas de vendas.

3 - Q120632 ( Prova: FUNRIO - 2010 - FURP-SP - Assistente Financeiro / Administrao Geral / Decises programadas; ) Segundo o autor Idalberto Chiavenato, na obra Administrao nos Novos Tempos, no modelo de deciso clssico,

a) as condies so de certeza e o problema no claramente definido. b) as informaes so limitadas e os objetivos vagos. c) a deciso otimizante e as condies so de incerteza. d) os problemas so especficos e bem definidos e as condies so de certeza. e) os resultados so maximizados e as condies so de incerteza.

4 - Q119192 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Gesto de Competncias; ) A formatao de negcios uma competncia que requer talento. Como se denomina essa competncia na obra indicada de Idalberto Chiavenato?

a) Competncia pessoal. b) Competncia funcional. c) Competncia em produo. d) Competncia em marketing. e) Competncia em finanas.

5 - Q119199 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Administrao Geral; ) Segundo Robert Katz, existem trs tipos de habilidades administrativas necessrias para que o administrador possa trabalhar no processo de suas atividades: a tcnica, a humana e a conceitual. Assinale a opo que corresponde habilidade conceitual.

a) Consiste em utilizar conhecimentos, mtodos e equipamentos necessrios para o desempenho de tarefas especficas. b) Consiste na capacidade e discernimento para monitorar tcnicas desempenhadas pelos subordinados. c) Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivaes e liderar grupo de pessoas

d) Consiste na capacidade de ver a empresa de uma maneira global, compreendendo a complexidade da organizao como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. e) Consiste na capacidade de compreender as motivaes humanas bsicas, permitindo que as pessoas se comportem de acordo com os objetivos individuais.

6 - Q119200 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Planejamento estratgico; ) O planejamento estratgico empresarial, dentre os diferentes nveis, o que abarca tanto a formulao de objetivos quanto a seleo dos cursos de ao a serem seguidos para sua consecuo, levando em conta as condies externas e internas empresa e a sua evoluo esperada. Sobre este correto afirmar que

a) realizado pelos executivos, traduz e interpreta as decises da direo e transforma-as em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. b) projetado para o mdio prazo, geralmente para o exerccio anual. c) voltado para a eficincia, na execuo das atividades e preocupa-se com alcance de metas. d) equivale ao planejamento ttico. e) envolve toda a organizao como um sistema nico e aberto, envolve a empresa como uma totalidade.

7 - Q119201 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Administrao Geral; ) Frederick Taylor verificou que em todos os ofcios os operrios aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observao. Percebeu que isso levava a diferentes meios ou mtodos para se fazer a mesma coisa. Adotou o melhor dos mtodos e o aperfeioou, criando o mtodo cientfico de trabalho. Dentre as tcnicas criadas por Taylor, em seu mtodo cientfico, podemos citar: I - Estudo dos tempos e movimentos II - Seleo cientfica do trabalhador III - Criao da linha de montagem Assinale a alternativa correta.

a) somente a afirmativa I est correta. b) somente as afirmativas I e III esto corretas.

c) somente as afirmativas I e II esto corretas. d) somente as afirmativas II e III esto corretas. e) somente a afirmativa II est correta.

8 - Q119202 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Planejamento; ) A empresa Lojas Rick Ltda, a terceira maior rede de lojas de departamentos de vesturio no Brasil, com uma trajetria de pioneirismo e qualidade. Sediada na regio Nordeste do Pas, est presente tambm, com forte atuao nas regies Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa slida e uma gesto voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preos acessveis. Em sua ltima reunio no ms de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ao para, a partir do ano de 2010, penetrar tambm nos mercados da regio Sudeste. Esto previstas a forte utilizao da mdia televisiva e escrita, assim como a realizao de vrios eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange abrangncia do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick est desenvolvendo que tipo de planejamento?

a) Planejamento ttico. b) Planejamento adaptativo. c) Planejamento estratgico. d) Planejamento operacional. e) Planejamento plurianual de investimento.

9 - Q119204 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Sistema Just-in-time ; ) O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilsticas japonesas, um mtodo de controle de estoque que envolve reduo de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matrias primas e materiais no tempo certo, sem desperdcio ou qualquer tipo de perda. Assinale a nica alternativa que NO representa um dos fatores essenciais para o bom funcionamento de um sistema JIT.

a) Qualidade assegurada. b) Rede de fornecedores administrveis. c) Concentrao geogrfica.

d) Trabalho individualizado. e) Manuseio eficiente de materiais.

10 - Q119206 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Logstica / Administrao Geral / Cultura Organizacional; ) Cada organizao empresarial um universo peculiar, possui caractersticas prprias, diferindo-se de todas as demais. Estas diferenas envolvem recursos fsicos, localizao geogrfica, estilo de liderana, tradio etc. O sistema de valores, crenas, normas e hbitos compartilhados que rege a interao dos elementos de uma organizao, denomina-se

a) Desenvolvimento organizacional. b) Clima organizacional. c) Estilo de liderana. d) Psicologia industrial. e) Cultura organizacional.

11 - Q115914 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Analista Tcnico - Contabilidade / Administrao Geral / Empreendedorismo; ) Analise as afirmativas a respeito da atividade empreendedora no Brasil. I. A elevada burocracia para iniciar um novo negcio e a alta carga tributria so aspectos inibidores da atividade empreendedora no Brasil. II. A caracterstica pouco inovadora dos negcios novos no Brasil marcante, o que constitui um dos entraves para sua entrada nos mercados internacionais. III. O perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos servios prestados aos consumidores. Est(o) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):

a) II, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

12 - Q39843 ( Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo / Administrao Geral / Administrao Estratgica; ) A Cia ABC atua no mercado de refrigerantes e est buscando ampliar a sua participao de mercado. Considerando que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar seus esforos em estratgias de canal de marketing para alcanar seu objetivo. Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a nica que no se refere a esse tipo de estratgia

a) investir no desenvolvimento de novas marcas para reposicionar seus produtos nas gndolas. b) focar a distribuio intensiva de seus produtos. c) fechar contratos de exclusividade com grandes varejistas. d) estreitar o relacionamento com engarrafadores, varejistas e distribuidores. e) oferecer incentivos financeiros para ampliar a exposio de seus produtos nas grandes redes.

13 - Q115944 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Assistente Administrativo / Administrao Geral ) A relao entre os recursos utilizados e os resultados obtidos pela organizao define

a) Produtividade. b) Eficcia. c) Desempenho. d) Qualidade. e) Desperdcio.

14 - Q39841 ( Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo / Administrao Geral / Motivacao; ) A motivao pode ser definida como o desejo de exercer altos nveis de esforo em direo a determinados objetivos. A teoria da motivao proposta por Herzberg conhecida como a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NO consiste em um fator satisfaciente

a) a realizao pessoal b) o progresso profissional

c) as condies de trabalho d) o trabalho em si e) a responsabilidade

15 - Q39840 ( Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo / Administrao Geral / Liderana; ) Joo gerente de marketing na Cia XYZ. Sabendo que a natureza do trabalho de sua equipe exige criatividade e flexibilidade, Joo d total liberdade ao grupo para tomar decises, atuando somente quando solicitado. As tarefas so divididas pelos prprios membros da equipe, com a mnima interveno de Joo. Pode-se afirmar que Joo adota um estilo de liderana

a) democrtica. b) autocrtica. c) comportamental. d) liberal. e) despreparada.

16 - Q39839 ( Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo / Administrao Geral / Organizaes; ) Enquanto as organizaes verticalizadas so caracterizadas por muitos nveis administrativos e hierarquia alongada, as organizaes horizontalizadas caracterizamse por uma hierarquia mais achatada que aproxima a base do topo da organizao. Em relao s organizaes horizontalizadas NO se pode afirmar que

a) a comunicao circula pela organizao de forma mais rpida e com menos distores. b) possibilita maior rapidez nas respostas aos clientes. c) a amplitude de controle mais estreita do que nas organizaes verticalizadas. d) exige pessoas mais auto-suficientes no nvel em que o trabalho executado. e) as decises so tomadas de forma mais rpida.

17 - Q39838 ( Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo / Administrao Geral / Administrao Estratgica; ) A administrao estratgica representa a articulao de toda a organizao visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administrao estratgica INCORRETO afirmar que

a) visa o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de uma estratgia geral. b) sustenta-se em cinco pilares bsicos, os recursos, os mercados, a cultura, a estrutura organizacional e a estratgia. c) macro-orientada, abordando toda a organizao. d) est associada a um esforo conjunto a fim de alcanar os objetivos impostos pela misso da organizao. e) globalidade e longo prazo so aspectos relevantes da administrao estratgica.

18 - Q115950 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Assistente Administrativo / Administrao Geral ) O grfico que corresponde representao dos passos de um processo o

a) histograma. b) grfico de barras. c) fluxograma. d) diagrama de causa e efeito. e) grfico de controle.

19 - Q115956 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Assistente Administrativo / Administrao Geral ) O planejamento de alternativas para lidar com os riscos de um projeto, caso aconteam, recebe que definio?

a) Preveno. b) Transferncia.

c) Plano de Contingncia. d) Aceitao. e) Reduo.

20 - Q115955 ( Prova: FUNRIO - 2010 - SEBRAE-PA - Assistente Administrativo / Administrao Geral ) Determinado Gerente de Projetos solicitou de sua equipe que reunissem e organizassem todas as informaes dos projetos concludos, para que servissem de base de dados e conhecimento para o desenvolvimento de projetos futuros. Essa atividade corresponde a que fase da gesto de projetos?

a) Organizao. b) Execuo. c) Controle. d) Feedback. e) Encerramento.

Gabarito: 1- C De fato no planejamento necessrio a identificao da situao atual e da situao futura desejada para que se estabelea as aes a fazer.

2- E Os regulamentos e procedimentos esto no nvel de planejamento operacional. Apenas a letra e) trata do nvel ttico.

3- D No incio dos estudos da administrao o ambiente era bem mais estvel com poucas concorrncias, poucas empresas, baixa especializao, ausncia de economia de escala. Em funo disso, os problemas no eram complexos, eram definidos e especficos. Alm disso, as condies eram de certeza, o que gerava previsibilidade no ambiente e facilitava a adoo de decises programadas.

4- A Chiavenato enumera 4 grandes categorias de competncias, a saber:1. Competncia essencial; organizacional; de gesto; e pessoal. Esta ltima que incorpora o talento que so aquelas caractersticas pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas.

5- D A Habilidade Conceitual envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organizao como um todo e de usar o intelecto para formular estratgias.

6- E Envolve toda a organizao como um sistema nico e aberto no sentido de permitir a analise do ambiente externo buscando estabelecer no ambiente da tarefa as oportunidades e ameaas que possam vir a impactar a empresa na sua totalidade.

7- C Item III est errado. A linha de montagem atribuda a Henry Ford fruto de suas observaes sobre as linhas de produo existentes at ento.

8- A Trata-se de uma Diretoria de Marketing, que um departamento. Sendo um departamento, elabora planos TTICOS. Percebe-se que segue uma diretriz maior (plano estratgico) mas no define as aes especficas do dia-a-dia (papel do plano Operacional).

9- D Um dos elementos bsicos para o bom funcionamento do JIT o trabalho em grupo, valor cultural que influenciou o modelo japons de administrao.

10- E Segue perfeitamente o conceito de Cultura organizacional: o conjunto de hbitos e crenas, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organizao.

11- E Todas esto corretas. De fato no Brasil, existe uma elevada burocracia para iniciar um novo negcio e a alta carga tributria. Este fato dificulta a entrada do pas no mercado internacional no que tange a produtos acabados de alto valor agregado. Outra observao acertada a de que o perfil da maioria dos empreendimentos

iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos servios prestados aos consumidores.

12- A Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a nica que no se refere a esse tipo de estratgia a de investir no desenvolvimento de novas marcas para reposicionar seus produtos nas gndolas. Neste caso, seria um outro produto com estratgias prprias.

13- A A Produtividade uma relao entre os recursos empregados e os resultados obtidos.

14- C Somente as condies de trabalho no um fator satisfaciente tendo em vista que pode gerar insatisfao caso seja negativo.

15- D Trata-se do estilo de liderana liberal. Neste tipo de liderana as pessoas tm mais liberdade na execuo dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que no necessita de superviso constante.

16- C medida que uma pessoa sobe numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor. Ou seja, a amplitude mais estreita nas organizaes mais verticalizadas e mais ampla nas organizaes mais horizontais, pois o nmero de subordinados por chefe tende a ser maior.

17- A

No caso, visar o alcance dos objetivos de cada unidade organizacional dentro de uma estratgia geral corresponde ao planejamento ttico e no ao estratgico.

18- C Fluxograma um grfico que demonstra a sequncia operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que est sendo realizado, o tempo necessrio para sua realizao, a distncia percorrida pelos documentos, quem est realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

19- C O Plano de Contingncia visa neutralizar possveis obstculos do projeto ou impedimentos operacionais que venham ocorrer.

20- E Segundo o PMBOCK, o ENCERRAMENTO a fase quando a execuo dos trabalhos avaliada atravs de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto so encerrados e todas as falhas ocorridas durante o projeto so discutidas e analisadas para que erros similares no ocorram em novos projetos e, melhores estratgias so identificadas e selecionadas como "lies aprendidas". Aqui, se formaliza a aceitao do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.

Anda mungkin juga menyukai