Anda di halaman 1dari 9

UFRN - CT - DCA

EXPERINCIA NO 1 ACINAMENTO DE UMA LMPADA POR UMA CHAVE

Ligar e desligar uma lmpada atravs de uma nica chave pulsante. Toda vez que a chave for pressionada a lmpada deve mudar de estado, mantendo este estado quando a chave for solta.

EXPERINCIA NO 2 DISTRIBUIDOR DE ESFERAS

O cilindro de dupla ao deve avanar mediante o acionamento dos botes S1 OU S2, porm apenas se existir um sinal proveniente de um magazine de peas (condio de existncia de peas). O retorno dever se dar automaticamente se existir um sinal proveniente do magazine. Caso no exista este sinal do magazine e os emissores de sinal (S1 ou S2 ou fim de curso) forem acionados, emitir um sinal sonoro.

ESBOO DO DISPOSITIVO

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

II

EXPERINCIA NO 3 CONTROLE DE ELEVADOR

Faa o programa em LADDER para automatizar o elevador de carga mostrado na figura abaixo. O elevador opera da seguinte forma: a) Quando a botoeira SOBE acionada a plataforma se desloca para cima (liga o motor M1), se no estiver em movimento de descida ou no limite superior. b) Quando a botoeira DESCE acionada a plataforma se desloca para baixo (liga o motor 2), se no estiver em movimento de subida ou no limite inferior. c) Quando a botoeira PARA acionada a plataforma para em qualquer posio em que se encontrar. OBS: - Todas as botoeiras (PB1, PB2 e PB3) so normalmente abertas (NA). - Todas as chaves fim de curso (ZSH e ZSL) abrem quando atingidas pelo batente.

ELEVADOR

PAINEL

M1 Motor de subida ZSH SOBE DESCE

PB1

PB2

PARA

M2 Motor de descida ZSL

PB3

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

III

EXPERINCIA NO 4 CONTROLE DE NVEL DE UM RESERVATRIO

Desenvolva um programa em LADDER para o controle de nvel de um tanque, conforme figura abaixo. O usurio deve ser capaz de selecionar o modo se funcionamento: Automtico ou Manual. a) Em MANUAL, a Bomba poder ser ligada pressionando-se o boto LIGA e desliga pressionando-se o boto desliga. Neste modo, as bias de Nvel no tm nenhuma ao. b) Em AUTOMTICO, a bomba ser ligada 10 segundos aps a deteco de NVEL BAIXO e desligada 10 segundos aps a deteco de NVEL ALTO.

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

IV

EXPERINCIA NO 5 PORTO AUTOMTICO

O acionamento de um porto deve ser realizado automaticamente por intermdio de uma nica botoeira, que serve para abrir, fechar e interromper a abertura e fechamento do porto. Acoplado mecanicamente ao porto um motor eltrico realiza os movimentos pela inverso do sentido de rotao. O sistema automatizado dever respeitar as seguintes condies: no primeiro acionamento da botoeira, inicia-se a abertura do porto; a parada da abertura se d por meio de novo acionamento da botoeira (com o porto em movimento) ou pela abertura total do porto (chave de fim de curso 1); estando o porto totalmente aberto (fim de curso 1 acionado), ou tendo sido interrompida a abertura, no prximo acionamento da botoeira, inicia-se o fechamento do porto; a parada do fechamento se d por meio de novo acionamento da botoeira (com o porto em movimento) ou pelo fechamento total do porto (chave de fim de curso 2); estando o porto totalmente fechado (fim de curso 2 acionado), ou tendo sido interrompido o fechamento, no prximo acionamento da botoeira, inicia-se a abertura do porto;

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

EXPERINCIA NO 6 DISPOSITIVO DE GIRO DE MESA

Ao ser dada a partida (chave pulsante CH1), o cilindro A destrava a mesa. Em seguida, o cilindro B promove o giro e o cilindro A volta a travar a mesa. Aps o travamento, o cilindro B retorna posio original. Os dois cilindros so acionados por vlvulas direcionais de duplo solenide. Fazer um programa para cada situao abaixo: a) O ciclo deve ser executado uma nica vez. b) O ciclo deve ser executado 5 vezes, usando contador incremental. c) O ciclo acima deve ser repetido por 3 vezes, usando contador decremental. d) O ciclo deve ser contnuo, at que seja apertado um boto pulsante CH2, o qual deve promover o retorno ao incio do ciclo e parar o processo. Alm disso, deve ser introduzido um tempo de espera de 5s depois que o cilindro B promover o giro da mesa, antes que o cilindro A volte a trav-la.

ESBOO DO DISPOSITIVO

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

VI

EXPERINCIA NO 7 DISPOSITIVO DE DOSAGEM E ENCHIMENTO DE EMBALAGENS Considere o Dispositivo de Dosagem e Enchimento de Embalagens mostrado na figura a seguir. Inicialmente, os cilindros A e B esto recuados e o cilindro C est avanado. Assim que o sensor Sp detectar a presena de uma embalagem, um ciclo deve comear. Inicialmente, o cilindro A deve avanar prendendo a embalagem. Em seguida, o cilindro B avana, fechando a passagem para entrada de produto e, ento o cilindro C recua durante 5 segundos, liberando o produto entre B e C para a embalagem, avanando em seguida. Por fim, os cilindros A e B recuam simultaneamente. Fazer um programa para automatizar o processo descrito acima, com as seguintes consideraes adicionais: a) Cada ciclo s deve ser executado quando estiver acionada uma chave S b) Devem ser executados no mximo 10 ciclos c) Simular o sensor de presena de embalagem atravs de uma chave de fim de curso d) Quando no houver embalagem no ponto de enchimento (sensor Sp acionado), o motor de acionamento da esteira (o qual deve ser simulado atravs de uma lmpada) deve ser energizado at que chegue uma nova embalagem

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

VII

EXPERINCIA NO 8 SEMFORO DE 2 TEMPOS

Fazer um programa para comandar um semforo de dois tempos com as seguintes condies de operao: - O tempo de sinal amarelo dever ser de 3 segundos. - O tempo de sinal verde do sinal A dever ser de 15 segundos, e do sinal B de 30 segundos, quando for acionada uma chave pulsante CH1. - O tempo de sinal verde do sinal A dever ser de 30 segundos, e do sinal B de 30 segundos, quando for acionada uma chave pulsante CH2. - Quando acionado um boto retentor CH3, o sinal dever ser desligado.

EXPERINCIA NO 9 SEMFORO DE 3 TEMPOS

Fazer um programa em uma das linguagens para comandar um semforo de trs tempos com as seguintes condies de operao: - O tempo de sinal amarelo dever ser de 3 segundos para os trs sinais A, B e C. - O tempo de sinal verde do sinal A dever ser de 15 segundos e do sinal B de 20 segundos e para o sinal C de 30 segundos, quando for acionada uma chave pulsante CH1. - O tempo de sinal verde do sinal A dever ser de 20 segundos e do sinal B de 20 segundos e para o sinal C de 20 segundos, quando for acionada uma chave pulsante CH2. - Quando acionado um boto retentor CH3, o sinal dever ser desligado e os trs sinais devero piscar no amarelo.

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

VIII

EXPERINCIA NO 10 PARTIDA DE UM MOTOR EM ESTRELA-TRINGULO COM REVERSO

O esquema eltrico a seguir mostra a ligao da parte de potncia de um motor trifsico (M1), onde identificamos os seguintes dispositivos: - C1: rel para rotao normal do motor - C2: rel para rotao reversa do motor - C3: rel para ligao em tringulo do motor - C4: rel para ligao em estrela do motor - e2: rel trmico Desenvolva um programa em LADDER para que o motor atenda as seguintes condies de operao: - Quando acionado um boto pulsante CH1, o motor M1 dever partir em rotao normal, inicialmente em estrela acionados, passando a tringulo aps 5 segundos. - Quando acionado um boto pulsante CH2, o motor M1 dever partir em rotao reversa, inicialmente em estrela, passando a tringulo aps 5 segundos. - Quando um terceiro boto retentor CH3 for acionado, o motor M1 dever ser desenergizado e uma lmpada de sinalizao dever acender, indicando motor desligado. - Quando o rel trmico atuar, o motor M1 dever ser imediatamente desenergizado e um alarme A dever ser acionado. - Se o motor estiver funcionando em uma rotao e for dado um comando para inverter a rotao, o motor M1 dever ser desenergizado e energizado na nova rotao aps 10 segundos. - Quando o motor partir mais de 5 vezes em rotao reversa e mais de 10 em normal, um alarme ser acionado, sendo desligado por uma chave CH4, que reiniciar as contagens.

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

UFRN - CT - DCA

IX

Controladores Lgicos Programveis

Andr Maitelli

Anda mungkin juga menyukai