Anda di halaman 1dari 11

SOFTWARE ELIPSE E3 AUTOMATIZA AS USINAS TERMELTRICAS TERMOMANAUS E PAU FERRO I

Este case apresenta a aplicao da soluo Elipse E3 para automatizar os equipamentos e processos envolvidos na gerao de energia eltrica pelas UTEs Termomanaus e Pau Ferro I
Augusto Ribeiro Mendes Filho Assessor de Comunicao da Elipse Software

NECESSIDADE
Localizadas em Igarass (PE), municpio situado a 28 km da capital Recife, as termeltricas Termomanaus e Pau Ferro I apresentam, juntas, o maior nmero de geradores do mundo, 576 no total, ocupando uma rea igual a 17,1 hectares. Alm dos geradores, as usinas contam com nove casas de fora capazes de modular a potncia, minimizando, assim, as emisses de xido de enxofre e xido de nitrognio atmosfera. Para construir as plantas, foram investidos R$ 220 milhes pelos acionistas do Grupo Cantarelli, Vital Oliveira, ambos de Pernambuco, e da goiana Aroan Energia. Em operao desde junho de 2009, as termeltricas geram 246 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de at 500 mil habitantes. Buscando automatizar as usinas, a EPESA (Centrais Eltricas de Pernambuco) decidiu utilizar o Elipse E3, soluo de superviso e controle da brasileira Elipse Software. Para concluir o projeto, a EPESA contou com o apoio das empresas Benco Energia e Argus Automao, responsveis pelo desenvolvimento e implementao da aplicao. Ao todo, foram adquiridas quatro licenas do E3, sendo duas Hot-Standby e duas Viewer Control.

SOLUO
Atravs de uma central de operaes, localizada junto s usinas, os operadores podem acessar a aplicao do Elipse E3. Via uma srie de telas, possvel monitorar a atual condio de todos os geradores, seccionadoras, disjuntores, transformadores, bombas, tanques e demais equipamentos que integram as termeltricas. Para isso, necessrio, inicialmente, digitar um login e senha de acesso na tela de abertura da aplicao. Nela, o administrador do sistema pode adicionar ou deletar usurios, assim como encerrar a aplicao mediante um simples clique.

Figura 1. Tela de apresentao do sistema

Uma vez logado no sistema, o usurio acessa a tela geral da aplicao. Nela, possvel visualizar uma representao de todos os equipamentos e variveis que compem o processo gerador de energia das usinas. Atravs de diferentes cones e cores, os operadores podem monitorar, por exemplo, se um disjuntor ou seccionadora encontra-se aberta (cone verde) ou fechada (vermelho). No caso dos geradores, verde significa que o equipamento est desligado e vermelho, ligado. Padronizao de cores tambm utilizada para diferenciar os transformadores energizados (em vermelho) dos desenergizados (verde). Havendo falhas em qualquer equipamento, com exceo das seccionadoras, o cone que o representa dever aparecer piscando na tela. Logo abaixo do quadro com os cones, possvel visualizar se cada setor (Lados A ou B) das casas de fora est sendo operado de forma manual (indicao visvel) ou automtica (sem indicao). Na margem superior, o usurio encontra sete teclas, atravs das quais pode acessar as seguintes telas: inicial (menu principal), geradores (tela geral), tancagem primria e secundria, unifilares, alarmes e eventos. J na parte mais inferior da tela, possvel acessar e alterar as medies das potncias ativa, reativa e do fator de potncia assinalado

junto a cada um dos setores que compe a usina. Para isso, basta clicar sobre o display que as representa na tela.

Figura 2. Tela geral da aplicao

Ao clicar no display, o usurio abrir duas telas. A primeira para introduzir os setpoints das potncias ativa e reativa de modo que o sistema, tendo como base essas medidas, possa calcular o fator de potncia a ser enviado aos geradores. J a segunda permite colocar os setpoints da potncia ativa e do fator de potncia para o sistema calcular o valor da potncia reativa a ser enviada aos geradores. Ambas as telas tambm possuem um boto <Modo Irrestrito> que permite acionar mais quatro geradores, alm dos 28 que so normalmente ativados por circuito.

Figura 3. Pop-up usado para calcular o fator de potncia

TANCAGEM PRIMRIA E SECUNDRIA


Ao clicar sobre as teclas tancagem primria ou secundria, so abertas telas que mostram todo o sistema de leo da usina. Por meio delas, possvel visualizar, via um padro de cores, se uma bomba est ligada (verde) ou desligada (incolor), vlvula est aberta (verde) ou fechada (incolor) e centrfuga est ligada (verde), desligada (incolor) ou com defeito (vermelho). Alm disso, o E3 tambm alerta os operadores, via um sinal de alarme piscante que aparece sobre o tanque ilustrado na tela, se o nvel de leo est acima do normal.

Figura 4. Tela de controle do leo

UNIFILARES
Atravs de duas telas, o Elipse E3 permite controlar o diagrama unifilar do processo responsvel pela gerao de energia. Nelas, o usurio pode verificar se um gerador se encontra desligado (verde) ou ligado (vermelho), disjuntores e seccionadoras esto abertos (verde) ou fechados (vermelho) e, por fim, se um tranformador est energizado (vermelho) ou desenergizado (verde). Caso algum destes equipamentos apresente falhas, o cone que o representa aparecer piscando na tela, independe da sua cor ou status (ligado/desligado, aberto/fechado, energizado/desenergizado). O setpoint e os valores atuais da Potncia Ativa, Reativa e do Fator de Potncia tambm podem ser visualizados nestas telas.

Figura 5. Diagrama Unifilar

Ainda nesta tela, tambm possvel acessar a tela de controle de qualquer um dos geradores das usinas. Para isso, o operador deve, inicialmente, clicar sobre o cone que o representa, abrindo, assim, uma pequena janela. Nela, so informados o estado (parado ou ativo), potncia, corrente, rotaes por minuto e a temperatura da gua. No mesmo pop up, possvel acessar a tela geral de controle do gerador via opo Mais Detalhes. 5

Figura 6. Pop-up gerador

Atravs desta tela, o operador pode colocar o gerador em manuteno, bloqueando o controle automtico, ativar ou parar seu funcionamento. Alm disso, na margem inferior da tela, so exibidas todas as informaes referentes aos alarmes e eventos verificados pelo sistema sobre qualquer gerador, motor e disjuntor.

Figura 7. Tela de controle do gerador

ALARMES E EVENTOS
Via uma nica tela, o Elipse E3 exibe em vermelho todos os detalhes pertinentes a cada alarme verficado, em tempo real, pelo sistema (data/hora, rea e mensagem informando qual foi o problema). Uma vez reconhecido por um operador, as mesmas informaes sobre as ocorrncias passam a aparecer em azul. Assim que devidamente sanado o problema, os detalhes sobre o alarme migram da tela de registro dos alarmes ativos tela do histrico de alarmes. O mesmo controle vlido para os eventos com uma nica diferena: assim que sanados, partem da tela de eventos ativos para a tela do histrico de eventos.

Figura 8. Tela de eventos

HISTRICOS
Alm de mostrar todos os alarmes e eventos ativos, ou seja, aqueles verificados em tempo real, o Elipse E3 possibilita visualizar todos aqueles j devidamente sanados e resolvidos, independente da poca que ocorreram. Para isso, basta digitar o perodo que deseja

consultar e pressionar o boto <Filtrar por Data>. Ambos os histricos podem ser acessados via tela dos alarmes ou eventos ativos.

Figura 9. Histrico dos alarmes e eventos

Alm de relatar os alarmes e eventos antigos, o E3 tambm permite acessar todos os setpoints de potncia ativa, reativa e do fator de potncia que j tenham sido registrados. O mesmo controle vlido para exibir o histrico dos usurios que logaram o sistema no intervalo de tempo selecionado. Ambos os histricos podem ser acessados atravs da tela dos eventos ativos.

Figura 10. Histrico dos usurios logados no sistema

GRFICOS DE TENDNCIA
Somado aos histricos, o Elipse E3 exibe graficamente as variaes da potncia ativa, reativa e do fator de potncia verificados pelo sistema em tempo real. Para isso, basta clicar sobre um dos valores atuais de potncia na tela geral. Uma vez na tela do grfico, possvel ainda acessar uma outra tela que permite consultar os grficos correspondentes as mesmas variveis de potncia, porm, que foram calculadas no passado, dentro de qualquer perodo que seja selecionado pelo usurio.

Figura 11. Tela exibindo o grfico correspondente s variaes da potncia ativa, reativa e do fator de potncia

BENEFCIOS
Controle automatizado dos geradores, disjuntores, seccionadoras, transformadores e demais equipamentos envolvidos no processo ligado gerao de energia na usina; Controle do nvel de leo armazenado nos tanques da usina, alertando os operadores caso o nvel do leo esteja muito elevado; Controle das bombas e vlvulas responsveis pelo envio e passagem do leo dos tanques s casas de fora das usinas; Sistema de alarmes que alerta os operadores, em tempo real, caso seja verificada qualquer ocorrncia, informando a data, hora, rea atingida e qual foi o problema; Possibilidade de monitorar todos os eventos em tempo real que tenham sido verificados pelo sistema junto usina; Rpida e fcil visualizao de qualquer alarme e evento antigo, dentro do intervalo de tempo escolhido pelo prprio usurio do sistema;

10

Acesso facilitado a todas as variveis de potncia (ativa, reativa e fator de potncia) que tenham sido mensuradas tanto no presente, em tempo real, quanto no passado, via tela do histrico de setpoints; Possibilidade de visualizar as diferentes variaes grficas dos setpoints de potncia ativa, reativa e do fator de potncia dentro de intervalo de tempo selecionado pelo usurio.

FICHA TCNICA CLIENTE: EPESA INTEGRADOR: Argus Automao PACOTE ELIPSE UTILIZADO: Elipse E3 NMERO DE CPIAS: 4 PLATAFORMA: Windows Server NMERO DE PONTOS DE I/O: 29444 DRIVER DE COMUNICAO: MODBUS/TCP e OPC

11

Anda mungkin juga menyukai