Anda di halaman 1dari 35

Incio de Sculo Instituto de Engenharia nasce junto com os principais engenhos e teorias humanos

Da esquerda para direita, Francisco Pereira Macambira, Antonio Francisco de Paula Souza, Joo Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista de S. Thiago, membros da diretoria provisria do Instituto de Engenharia, eleita no dia 13 de outubro de 1916, no Anfiteatro de Qumica da Escola Politcnica. Paula Souza havia criado a Poli em 1893.

Aquela foi uma dcada em que o mundo assistiu o sepultamento brutal da era da inocncia vitoriana. Os anos 1910 a 1919 foram palco da violncia at ento sem precedentes da Primeira Guerra Mundial, com seu cortejo de bombardeios arrasadores e a macabra introduo de armas qumicas primeiro os gases clordrico e lacrimejante e depois os letais de mostarda e fosgnio que acrescentaram um fator novo e diablico consagrada arte de matana em massa. Mas tambm foi o decnio que viu nascer a nova era da produo industrial em massa quando Henry Ford

organizou em Highland Park, Michigan, Estados Unidos, sua primeira linha de montagem comeando a fabricar o automvel Modelo T. Nesse perodo, em que teve incio o denominado mundo moderno, mais precisamente em 1917, era fundado, em So Paulo, o Instituto de Engenharia, visceralmente ligado Escola Politcnica de So Paulo, inaugurada 23 anos antes. Num desses momentos da histria prdigos em gestar acontecimentos, os primeiros anos do sculo j haviam visto surgir o automvel, o telefone, o avio, o submarino e o cinema. E por trs do engenho e arte das mquinas e teorias estava um tipo especial de participao humana, a dos engenheiros das mais diversas especializaes. Se o cenrio externo era de impasse, aps uma virada de sculo eufrica, com a consolidao do motor de combusto interna, do dnamo, da eletricidade em lugar do carvo e do aproveitamento do ao, no Brasil festejava-se o "boom" das obras pblicas, vinculado a uma efervescente dana industrializante, originado dos investimentos carreados pelos clebres "bares" do caf. Ao mesmo tempo o grande pblico comeava a ser beneficiado com o acesso fcil a jornais e livros, possibilitado com o aparecimento das mquinas rotativas e do linotipo. Dessa forma, os leitores da poca puderam tomar conhecimento das ento recentes descobertas de que existiam diferentes tipos de sangue humano e de que era possvel desvendar os mistrios do corao por intermdio do recm-inventado eletrocardiograma. Poderiam saber, tambm, das geniais formulaes da teoria

quntica de Max Planck que revolucionaram a fsica e forneceram as bases para Einstein explicar o efeito fotoeltrico e Bohr anunciar sua teoria atmica; e mergulhar nas profundezas do inconsciente por meio das idias de Sigmund Freud, cuja teoria psicanaltica permaneceria presente nos meios de comunicaco ao longo de todo o sculo.

Os engenheiros A construo de Salvador coloca a engenharia na Histria do Brasil

Nesses tempos trepidantes, em que comeava a circular em So Paulo o primeiro bonde eltrico (1900), mas Paris j estreava seu metr uma das primeiras grandes inovaes que a arquitetura e a engenharia introduziram no conceito de transporte urbano os engenheiros especializados passavam a representar um papel cada vez mais importante no palco dos acontecimentos. No Brasil, o reconhecimento de sua importncia remonta ao pas colnia. Em documento concebido em 1949, a pedido da Federao Brasileira de Engenharia, Francisco Saturnino de Brito Filho registra que "a primeira manifestao construtiva dos colonizadores, realizada em maior escala, foi a fundao da cidade de Salvador (Bahia), com o fito de se tornar sede do governo". O objetivo era poder contar com uma fortaleza para "dar ajuda e socorro s demais povoaes da costa". As plantas e desenhos da futura construo foram feitos em Portugal.

Planta da cidade de So Paulo em 1890,onde se observa a reduzida mancha urbana.

O "hbil construtor" desse quartel-cidade foi Luiz Dias, conforme registro de Teodoro Sampaio em estudo realizado, em 1923, sobre a engenharia na Bahia nos seus 100 anos de independncia. No entender de Sampaio, "Dias foi o primeiro construtor nesta terra", auxiliado por Miguel Martins, "para o fabrico de cal", e Diogo Peres, como pedreiro. Prossegue Sampaio em seu estudo: "Com esses haviam chegado oficiais e aprendizes que, na organizao corporativa de cunho medieval ainda predominante, tinham diversas graduaes, misteres e mercs, havendo sido recrutados no Reino, nas Canrias, na Galiza e em outras ilhas". As obras no Brasil-colnia surgiam muito mais como fruto de dificuldades a serem superadas do que da imaginao genial de projetistas. Com o Rio de Janeiro tambm foi assim. A fundao da cidade, entre os morros Cara de Co e Po de Acar, deu-se quando das incurses colonialistas francesas, em 1567, o governador local mudou o eixo da cidade para o morro do Castelo, onde est hoje o aeroporto Santos Dumont.

A defesa da cidade estava ento garantida, mas surgiu o complicador de falta de gua. Construiu-se, ento, entre 1659 e 1675, um aqueduto nas encostas do morro de Santa Teresa. Segundo documento de Brito Filho, no entanto, isso no foi o suficiente: "Proveio a execuo do aqueduto na bela arcaria dupla de 18 metros de altura e 300 de extenso, terminada em 1750".

Mudando o perfil O desenvolvimento econmico profissionaliza a engenharia

Em 1888, ano da abolio da escravatura, foram fundadas duas usinas, em Minas Gerais, com dois altos fornos, capazes de produzir 12 toneladas por dia. Pesquisa do engenheiro Brito Filho revela: "a Companhia de Forjas e Estaleiros, que se tornara possuidora desses altos fornos e de outros em Monlevade, faliu. A produo regular de ferroguza s comeaa depois que, triunfando sobre obstculos de toda espcie, o engenheiro J. J. Queiroz Jnior assume a direo da Usina Esperana e lhe d orientao verdadeiramente industrial. Queiroz Jnior tornou-se assim o pioneiro no Brasil da moderna metalurgia de ferro regularmente estabelecida".

Vista da fachada da Escola Politcnica de So Paulo. A Poli teve como seu diretor, durante 25 anos, o engenheiro Antonio Francisco

de Paula Souza. Em 1916, Paula Souza presidiu a reunio em que foi eleita a primeira diretoria (provisria) do Instituto de Engenharia.

Na segunda metade do sculo 19, com o crescimento da cultura cafeeira e a construo da ferrovia Santos-Jundia, Santos passou a abrigar o principal porto do Pas, construdo por Jos Pinto de Oliveira, que em 1888 venceu a concorrncia das obras, organizando a Empresa Melhoramentos do Porto de Santos. Em 1892 a empresa foi transformada em Cia. Docas de Santos. A foto, de 1903, de uma viso parcial da faixa do cais do porto de Santos.

Foi por essa poca que comeou a mudar o perfil dos engenheiros. At ento, na classificao de Brito Filho, esses homens eram conhecidos como engenheiros "enciclopedistas", pela caracterstica de aliarem conhecimento especfico com cultura terica universalista. O ex-presidente do Instituto, Alfredo Mrio Savelli, lembra que "o desenvolvimento das lavouras cafeeiras propiciou a formao de poupanas que foram aplicadas, de forma impetuosa, num incipiente mas envolvente parque industrial, bem como no setor imobilirio, em escalada, o que reclamou a presena de um corpo de tcnicos que, em campos diversos, pudessem prosseguir a tarefa desenvolvimentista, na qual, at ento, se empenhava reduzido nmero de elementos nacionais, em marcante porcentagem formados em escolas do exterior, colaborando com grande maioria de estrangeiros.

Conexo Poli-Instituto de Engenharia A engenharia ramifica-se em especialidades

Em pouco tempo, a atividade que era chamada genericamente de engenharia civil se ramifica em especialidades: civil, mecnica, eletricista, de minas, metalrgica, qumica, entre outras. Isso ocorre, segundo registros de Brito Filho, por fora do grande desenvolvimento das obras e a consequente subdiviso de tarefas a executar. A engenharia civil, por sua vez, sofre desdobramentos em especializaes ferroviria, rodoviria, porturia, sanitria, urbanstica, estrutural, etc..

O ano de 1929 foi marcante para o Instituto de Engenharia, que criou sua diviso de Engenharia Sanitria, quando a construo da represa Billings j havia comeado. A foto foi tirada em 25 de janeiro daquele ano e mostra aspecto das obras da Barragem do Rio das Pedras, parte integrante do complexo da Billings, que s viria a ser inaugurado em 1949.

O mesmo professor que havia criado a Politcnica, em 1893, Antonio Francisco de Paula Souza, preside, em 13 de outubro de 1916, a reunio na qual, no Anfiteatro de Qumica dessa escola, se elegeu a diretoria provisria do

Instituto de Engenharia. Nesse encontro ficou decidido que em 15 de fevereiro do ano seguinte seria realizada a Assemblia Geral de instalao da nova entidade. O estatuto aprovado definia as aspires: "Estreitar as relaes de boa camaradagem, a coopero profissional e a defesa de interesses de classe e do bem pblico em geral". Em 1917, foi eleito como primeiro presidente da entidade Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Logo em seguida, Washington Luiz Pereira de Souza, ento presidente do Estado de So Paulo, recomenda que o IE constitua uma comisso para estudar o novo cdigo de obras da Capital. Os resultados do trabalho foram excelentes, o que levou vrios prefeitos a aproveit-lo nos seus municpios. O ex-presidente do Instituto de Engenharia, Alfredo Savelli, recorda que tal fato ocorre num momento em que So Paulo passava a representar um grande plo indutor de aes: "Esboava-se, no princpio do sculo, sobretudo em So Paulo, reao ao predomnio do bacharelismo que, com indubitveis mritos, impusera Nao a preponderncia do jurdico sobre o econmico". Segundo Savelli, na confluncia desses interesses estavam as razes e a "razo histrica" da fundao do Instituto de Engenharia. Todo esse processo se d num ambiente de mutao. No seu primeiro editorial, a Revista do Brasil, fundada em 1916 por Jlio Mesquita, como um ponto de encontro da intelectualidade brasileira para pensar o Brasil, acusava as elites nacionais de subservincia aos valores estrangeiros. Aquilo que para muitos era o mximo de sofisticao a comida, a moda e at o falar uma lngua estrangeira em casa foi criticado como falta de amor prprio nacional. Em 1917, o Brasil sacudido por uma onda de mobilizaes

operrias. Em vrios Estados, o movimento adquire o carter de greve geral. Em So Paulo, depois de vrias paralisanoes parciais, em junho deflagrada uma greve geral contra os baixos salrios e as pssimas condies de trabalho, com jornadas de at 16 horas. A pintora Anita Malfatti, em 1918, provocava grande polmica em So Paulo, expondo 50 de seus quadros mais recentes e preparando o terreno para a Semana de Arte Moderna de 1922.

Nova Esttica O Pas e a construo sofrem influncias culturais

Os movimentos estticos da dcada de 20 influenciaram largamente a nova gerao de profissionais brasileiros. Nos Estados Unidos, os cinemas grandiosos e espalhafatosos, capazes de acomodar milhares de fs, representavam no s a atrao pelos filmes, mas tambm o esprito heterogneo que era a marca da nova cultura e massas. O Brasil no queria ficar atrs: em 1920 era inaugurada no Rio de Janeiro a praa Cinelndia. Localizada prximo ao Teatro Municipal, no centro da cidade, a construo da Cinelndia contou com o apoio de empresrios como Vivaldi, Ademar Leite Ribeiro e Francisco Serrador, dono da "Companhia Cinematogrphica". A companhia financiou a construo de cinemas, teatros, confeitarias, cafs e restaurantes, que se tornariam ponto de encontro de atores, escritores, intelectuais e polticos. Em 1921, o Rio de Janeiro muda de cara. Preparando o

cenrio para a Exposio do Centenrio da Independncia, o prefeito Carlos Sampaio decide remodelar a cidade. Entre outras decises, manda derrubar a Igreja de Santa Luzia, do sculo XVI, e o morro onde Mem de S erguera um Castelo no sculo XVIII. O prefeito decide abrir lotes nesses locais para vend-los s companhias imobilirias; depois inicia o saneamento da lagoa Rodrigo de Freitas e o alargamento da avenida Niemeyer. A ruptura que os modernistas reclamavam com relao aos padres de arte ento vigente tambm inclua a arquitetura e atividades correlatas. A respeito disso, escreveu o historiador Arno Meyer: "A arquitetura era o espelho cultural mais exemplar. Ao lado da estaturia pblica e do espao urbano, refletia e enaltecia, ao mesmo tempo, a ordem cultural e social estabelecida, ligada terra e aos ttulos de nobreza. A julgar pelo estilo da arquitetura oficial do sculo XIX e incio do XX, o perodo foi de um rgido historicismo. Embora o capitalismo ps-mercantil continuasse a avanar aos poucos e com dificuldade, nunca encontrou ou inspirou uma linguagem arquitetnica prpria. Como nas outras artes, exceto a literatura, as revolues industriais compactas no conseguiram incitar novas vises, smbolos e cnones. Em particular, nas cidades maiores, at mesmo nas de rpido crescimento econmico, os edifcios pblicos continuavam a assumir uma variedade de estilos, puros ou eclticos".

Nas primeiras dcadas do sculo XX a superproduo de caf no Brasil superava em muito sua demanda, o que motivou uma poltica de valorizao artificial do produto, que a longo prazo teria efeitos desastrosos para a economia do Pas. Em 1931, Getlio Vargas manda queimar ou jogar no mar mais de 18 milhes de sacas. O caf vai cedendo lugar s mquinas e aos equipamentos da industrializao.

Regulamentao A dcada de 20 assistiu arrancada dos engenheiros Em agosto de 1942 Getlio Vargas tambm declara guerra s naes do Eixo, depois de cinco navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos alemes no litoral do Pas, entrando na Segunda Guerra, o que ocasionou o racionamento do combustvel. Uma das alternativas surgidas foi o carro movido a gasognio.

A foto, batida em 1942, mostra Lauro de Barros Siciliano com seu Ford movido a gasognio, na Via Anhanguera.

Boa parte dos primeiros anos do Instituto de Engenharia foi ocupada com a luta pela regulamentao da profisso. Em 1921, Alcntara Machado apresentou projeto que englobava a atividade de engenheiros, arquitetos e agrimensores. O projeto foi sancionado pelo presidente de So Paulo, Carlos de Campos, em 1923, quando dirigia o

Instituto de Engenharia o engenheiro Alexandre Albuquerque. Nacionalmente, a regulamentao s veio dez anos depois. Marco da nova gerao de profissionais, em 1923 era inaugurado, no Rio, o Copacabana Palace, hotel com rea de 10 mil metros quadrados. Construdo pela famlia Guinle a pedido do presidente Epitcio Pessoa para receber o rei Alberto, da Blgica, o Copa foi a primeira grande construo entre a areia e o mar. Seu luxo cada apartamento tinha cerca de 400 metros quadrados projetaria o bairro de Copacabana, criando as avenidas Atlntica e Copacabana. A dcada de 20 assistiu tambm arrancada dos engenheiros, que passaram a se comunicar de forma muito mais estreita com amplos setores da sociedade. O IE, alm de cuidar de seus interesses profissionais, institua, em 1925, a Sociedade Auxiliadora dos Engenheiros, para captar recursos financeiros e construir sua sede prpria. Realizou, tambm, a Exposio Ferroviria Brasileira, em conjunto com a Cia. de Estradas de Ferro do Estado, comemorando os 100 anos de inveno da locomotiva a vapor. A nimo geral da poca era de entusiasmo, no Brasil, apesar da guerra. Em 1923, o governo britnico firma acordo com o governo brasileiro para investir 110 milhes de libras esterlinas. Em 1924 inaugurada a primeira fbrica de cimento, a Companhia Brasileira de Cimento Portland. Na capital paulista, em 1925, o conde Giuseppe Martinelli mandava construir o primeiro arranha-cu da Amrica Latina, o edifcio Martinelli, que teria, depois de pronto, 30 andares, 105,5 metros de altura, 13 elevadores e 461.123 metros quadrados de rea construda.

Tambm em 1925, quando era presidente do Instituto de Engenharia Francisco Salles Vicente de Azevedo, subsidirias das grandes empresas estrangeiras anunciavam planos de expanso. No cenrio poltico, Washington Luiz troca o governo de So Paulo pela presidncia da Repblica. Um dos seus assessores iniciava silenciosamente sua carreira poltica: Getlio Dornelles Vargas. Por todo o Pas a populao crescia vertiginosamente. O Brasil atingia 33 milhes de habitantes em 1925, contra pouco mais de dez milhes em 1872.

Treze engenheiros mortos A sede do Instituto de Engenharia transforma-se em plo de resistncia ao golpe

Na foto, tirada em 1955, aparecem importantes colaboradores do Instituto. Em p (esq./dir.): Adriano Marchini, Jos Amadei, Antonio Carlos Cardoso, Joo Soares do Amaral Netto, Carlos Engel, Frederico Abranches Brotero, Norberto de Arruda Camargo, Luiz Carlos Berrini e Eduardo de Souza Queiroz. Sentados, (esq./dir.) vrios ex-presidentes: Francisco de Salles Vicente de Azevedo, Francisco E. da Fonseca Telles, Annibal Mendes Gonalves, o ento presidente Plnio de Queiroz, Heitor Portugal, Argemiro Couto de Barros, Amador Cintra do Prado e Henrique Pegado.

No binio 1927-1928, na gesto do presidente Alberto de Oliveira Coutinho, a entidade se concentra prioritariamente na emisso de pareceres sobre servios e obras, tais como a crise dos transportes, o servio de guas da capital e o congestionamento dos portos de Santos e de So Sebastio. A inteno, para esses anos e os prximos, era manter os engenheiros afastados de qualquer atividade poltico-partidria. Mas isso durou pouco. Getlio Vargas, ento presidente do Rio Grande do Sul, marchava, em outubro de 1930, em direo aos Estados mais ao Norte, frente de batalhes militares, para tomar fora a Presidncia da Repblica, conquistada nas urnas por Jlio Prestes, com total apoio da elite cafeicultora paulista. Estourava a Revoluo de 1930 que levaria Getlio ao poder, que ele exerceria como ditador nos 15 anos seguintes. Os engenheiros de So Paulo se reuniram e transformaram a sede do Instituto de Engenharia num plo de resistncia ao golpe. Dessas fileiras profissionais saram os integrantes das delegacias tcnicas municipais rgo auxiliar da Revoluo Constitucionalista, deflagrada em 1932. Nos conflitos, treze engenheiros foram mortos e sete feridos. Vitria do ditador Getlio Vargas e grave crise financeira instaurada em So Paulo, ao final da disputa. Em 1933, Roberto Simonsen assume a presidncia do Instituto de Engenharia e abre os canais da entidade em relao indstria. Mais tarde, em 1942, Simonsen viria a ser o presidente da Fiesp, Federao das Indstrias do Estado de So Paulo, que havia sido constituda em 1931, como expanso do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo.

Conquistas dos engenheiros na administrao Simonsen: organizao do cdigo paulista para as construes em concreto armado; elaborao da regulamentao das caldeiras e de outros recipientes de presso; traado de normas e especificaes para construo e conservao de estradas; estudo para a fabricao do extrato de caf. Na dcada de 30, o IE ajudou tambm na criao de entidades aglutinadoras de profissionais da rea. Nasceram o Sistema Confea-Crea, o Sindicato da Construo Civil e o Sindicato dos Engenheiros.

Em tempo de guerra Engenharia entra em poca de novos desafio

No dia 18 de outubro de 1950, s 21 horas, entre no ar o primeiro programa da primeira emissora de TV da Amrica Latina, a TV Tupi, comandada por Assis Chateaubriand. Ele enviou tcnicos de rdio aos Estados Unidos para aprender a trabalhar com o equipamento. A RCA Victor forneceu a estao e 300 televisores, que Chateaubriand mandou espalhar estrategicamente pela cidade.

Na Europa, o intermezzo da paz durou at 1937, quando os nazistas de Hitler, com sua ultramoderna Legio Condor,

bombardearam Guernica, na Espanha, a pedido do lder nacionalista espanhol Francisco Franco. O bombardeio de Guernica foi o mais selvagem e incessante ataque da histria da guerra area e indignou o mundo. O pintor malaguenho Pablo Picasso produziu um mural emocionalmente devastador em memria das vtimas do bombardeio. Dois anos depois de Guernica, Hitler manda tropas Polnia e tem incio a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, Getlio implanta o Estado Novo. Mesmo com a poltica interna tropeando em dificuldades e a Europa em guerra, a sociedade evolua. Para os pases afastados do "front", a ordem era racionalizar recursos e substituir importaes. No Instituto de Engenharia, a vida continuava. Em 1941, o presidente era Annibal Mendes Gonalves. Nesse ano, foi criada a Comisso Nacional de Combustveis e Lubrificantes e os Estados Unidos aprovavam emprstimo de US$ 20 milhes ao Brasil para a construo da Companhia Siderrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ). O Brasil j tinha 130 mil carros em circulao, 30 mil dos quais em So Paulo. Com viso aguada, Annibal coordena a Consultoria Tcnica do Instituto e cria o prmio "Eusbio de Queiroz Matoso" para o melhor projeto urbanstico. Os engenheiros Lauro de Barros Siciliano, Andres Stark e Melchiades Pereira da Silva so laureados pela realizao de um trabalho sobre o aproveitamento do lcool e do gasognio como combustvel nos motores. Em 1942 as tropas brasileiras estavam prontas para entrar na guerra, ao mesmo tempo em que comeava a circular em So Paulo uma frota de caminhes movida a gasognio. Os japoneses, sem prvio aviso, haviam realizado, em

dezembro de 1941, um devastador bombardeio base naval norte-americana de Pearl Harbor, no Hava, empurrando os Estados Unidos para a guerra. O fato trouxe reflexos econmicos e sociais negativos para o Brasil. Mas, em contrapartida, ocorreu a acelerao de seu processo de industrializao. Nos anos seguintes, em paralelo implantao de complexos industriais de bens de capital e de consumo durveis, surgiu a instalao da indstria petroqumica, a modernizao do sistema financeiro e uma grande modernizao de formas de consumo. Esse processo iniciaria tambm as bases para uma longa cultura inflacionria, que s seria interrompida muito tempo depois, a partir de 1994, com o Plano Real, no governo Itamar Franco. A partir da dcada de 40 seria cada vez maior a influncia norte-americana no Pas. Os engenheiros, arquitetos e profissionais afins iam vencendo seus desafios como podiam, nos anos 40. Logo no incio da dcada, por exemplo, era inaugurado, em So Paulo, o tnel Nove de Julho. Construdo na avenida Nove de Julho, sob a avenida Paulista, o tnel, com 460 metros de extenso e decorao externa arte dec, seria uma das 12 mil obras realizadas em So Paulo em 1940. Passaram pela presidncia do Instituto de Engenharia, na dcada de 40, Ccero da Costa Vidigal (que faleceu dois meses depois de eleito), Heitor Portugal, Argemiro Couto de Barros, sob cujo comando comeou a funcionar o Departamento Cultural do Instituto, e lvaro de Souza Lima, promotor do I Congresso de Trnsito de So Paulo.

Conexo Poli-Instituto de Engenharia

A engenharia ramifica-se em especialidades

No ano de 1955, o ento governador de So Paulo, Lucas Nogueira Garcez, ao lado de Amador Cintra do Prado, durante a inaugurao do Palcio Mau, cuja construo foi realizada em parceria com a Fiesp.

Na dcada de 50, do ps-guerra, o mundo conheceria o maior "boom" econmico da histria. No Brasil, Getlio Vargas estava de novo no poder, desta vez eleito e prometendo lutar contra o imperialismo norte-americano e defender o petrleo nacional. Ao mesmo tempo, entrava no ar, em 1950, a primeira emissora de TV da Amrica Latina, a PRF3, TV Tupi, canal 3. No Instituto de Engenharia, primeiro presidente da dcada foi Amador Cintra do Prado e foi na sua gesto que o Instituto transferiu-se provisoriamente para o Palcio Mau. Na gesto seguinte, de Henrique Pegado (1953/1954), a entidade passa a empreender uma srie de pesquisas sobre a escassez de energia eltrica que comeava a afetar a cidade de So Paulo. Alm disso uma equipe de engenheiros colabora com a Comisso de Comemoraes do IV Centenrio da cidade, festejado no dia 25 de janeiro de 1954. Esse perodo teve,

tambm, seus sobressaltos. Getlio Vargas, que dcadas antes chegara ao poder dando um golpe de estado, desta vez apeou dele de forma igualmente violenta, cometendo suicdio. Havia perdido sua batalha da poltica interna, ainda que tivesse se valido da Segunda Guerra para firmar a opo pela indstria no Brasil. Um ano depois, em 1955, o governador paulista, Lucas Nogueira Garcez, inaugurava oficialmente a sede do Instituto de Engenharia no Palcio Mau. O ento presidente da entidade, Plnio de Queiroz, fez alteraes importantes no Regimento Interno, tornando-o mais aberto participao dos profissionais do setor. Preocupado com os problemas nacionais, o Instituto de Engenharia encaminha ao presidente eleito, Juscelino Kubitschek, uma anlise sobre o transporte de minrio para a Cosipa, empresa cuja idia de criao surgiu no Instituto a partir de uma visita que 106 engenheiros ligados entidade haviam feito Companhia Siderrgica Nacional, em abril de 1951. Queiroz decidiu enfrentar o desafio e lanar em So Paulo uma siderrgica do mesmo porte. Ele coordenou uma sociedade que unia engenheiros a diversos setores para captar recursos que viessem a viabilizar o incio do projeto. O primeiro presidente da Cosipa, fundada a 23 de novembro de 1953, foi justamente ele: Plnio de Queiroz.

Anos risonhos Mas Instituto de Engenharia compra briga contra domnio estrangeiro

O presidente Juscelino Kubitschek inaugura Braslia, em abril de 1960, declarando que o Brasil democratizado alcanaria "o progresso de 50 anos em cinco". O urbanista Lcio Costa, nascido na Frana e discpulo de Le Corbusier, planejou a cidade na forma de um avio, em que os edifcios pblicos, a maioria projetada por um dos maiores arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer, formavam a fuselagem, e os complexos residenciais, as asas.

Entre 1955 e 1961, a produo industrial brasileira cresceu 80 por cento, com grande nfase nas indstrias de bens de capital, automobilstica e de eletrodomsticos. Tempos risonhos. O ano de 1956 particularmente importante: forma-se a Comisso de Energia Nuclear e o Instituto de Energia Atmica. Alm disso, acontece I Semana de Debates sobre Energia Eltrica, promovida pelo Instituto de Engenharia. Tinha incio o Programa Nuclear Brasileiro.Em 1957, Joo Soares do Amaral Netto assume a Presidncia da entidade e diversifica as atividades da instituio, seja estimulando a Politcnica a aumentar o nmero de vagas, seja prestando subsdios criao do Instituto de Desenvolvimento Tecnolgico da Fiesp. O poderio das empresas estrangeiras no Brasil, no entanto, aumenta. Comeam os preparativos para a construo da Barragem de Trs Marias e somente empresas estrangeiras participam do processo. O Instituto de Engenharia lana um manifesto Nao: contra a atitude discriminatria, forando o governo federal a abrir o caminho que levaria formao de consrcios que unissem as nacionais e as

estrangeiras. Em 1959, Augusto Lindenberg assume o comando do Instituto, dando continuidade tnica administrativa de seu antecessor. Nesse ano inaugurado o curso de Engenharia Mecnica do Instituto Mackenzie. Nessa mesma poca o arquiteto alemo Friedrich Schultz-Wenk ergue a Volkswagen em So Paulo. Arquitetos e engenheiros trabalham a todo vapor, ajudando a construir os primeiros supermercados edificados do Pas. A construo de Braslia foi o grande smbolo do governo Kubitschek, marcando seu esprito arrojado e entusistico. O projeto, viabilizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lcio Costa, mobilizou brasileiros de diferentes classes sociais, que viam na construo da nova capital no interior uma forma de levar o progresso regio. O escritor francs Andr Malraux chamou Braslia de "A Capital da Esperana". O Brasil reclamava o direito de ser tratado como potncia emergente, exibindo com orgulho a produo de petrleo, que chegava a 30 milhes de barris por ano, em 1960.

Jnio, Jango, ditadura poca de grandes problemas e grandes empreendimentos

Os entusiastas imaginavam que a dcada de 60 seria "a dcada". Mas no estavam atentos, ainda, para o crescimento da inflao a partir de 1959. Esse fenmeno, aliado ao avano clebre da dvida externa e ao desequilbrio da balana de pagamentos, comprometeria as

bases do Plano de Metas de Kubitschek e abalaria a estabilidade poltica e social do Pas. Jnio Quadros, eleito em 1960 com 48 por cento dos votos, empossado no dia 31 de janeiro de 1961. Herda de seu antecessor um pas em processo de concentrao de renda e crescimento inflacionrio e segue a poltica de austeridade do FMI. S agenta as presses das "foras ocultas" at o dia 25 de agosto do mesmo ano, quando renuncia de forma nebulosa. Seu vice, Joo Goulart, estava na China e as Foras Armadas e a UDN queriam impedir sua posse. O governador gacho, Leonel Brizola, encabea o movimento legalista que garantiria sua posse no dia 7 de setembro. Enquanto Goulart aproximava-se dos setores de esquerda e apoiava as chamadas reformas de base urbana, agrria e educacional, Carlos Lacerda, governador da Guanabara, e Adhemar de Barros, de So Paulo, organizavam em 19 de maro de 1964, a Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade, manifestao contra o governo que reuniu mais de 500 mil pessoas. Os nimos foram se acirrando. Brizola chamava generais de "golpistas e gorilas". Deu no que deu. Golpe militar em 31 de maro e longos anos de ditadura.

Carlos Lacerda, Castelo Branco e o general Ernesto Geisel: com a posse de Castelo Branco, a pretexto de proteger o Brasil do comunismo, tem incio um perodo de fortalecimento do Poder Executivo, que produziria bons e maus efeitos.

Nessa poca, por exemplo, foram construdos enormes centros de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa, estatal que se tornou fundamental para os engenheiros agrnomos, tanto pelos mais de 20 confortveis centros construdos, como pela possibilidade de gerir projetos avanados, como o da reproduo vegetal por intermdio da biotecnologia. Em contrapartida, a sociedade civil foi manietada e assistiu, impotente, a escalada da dvida externa brasileira. Mas tambm se produziram reaes isoladas. Jos Roberto Bernasconi, ento vice-presidente do Instituto de Engenharia, contaria uma histria particularmente simblica, 19 anos mais tarde: "Numa madrugada de abril de 1965, cinco engenheiros resolveram aceitar o desafio de projetar e produzir o primeiro avio de transportes brasileiro, que mais tarde se transformou no Bandeirante, marco real da engenharia aeronutica nacional, e hoje considerado um novo DC-3 da aviao internacional para uso regional. Desse desafio acabou nascendo a Embraer".

Em 1966 foi iniciada a construo do primeiro shopping center em So Paulo, o Iguatemi. Nesse mesmo ano, o ento presidente do Instituto de Engenharia, Hlio Martins de Oliveira, enviou ao ento prefeito Faria Lima, documento protestando contra as exigncias apresentadas para a construo do metr, vedada s empresas nacionais a no ser em sistema consorciado. Sucederam-se na

presidncia do Instituto de Engenharia, na dcada de 60, Henry Maksoud e Eduardo Celestino Rodrigues.

O "milagre econmico" O florescimento das estatais, com declnio do setor privado

O ano de 1970 marca o incio do perodo do chamado "milagre econmico brasileiro". Emprstimos e investimentos estrangeiros alavancam o processo de desenvolvimento. Novos empregos e inflao baixa trazem euforia classe mdia e ao empresariado. Ao mesmo tempo, vive-se o auge da represso, com censura imprensa e violncia contra a oposio. o momento da linha-dura no poder, que tem no presidente da Repblica, Emlio Garrastazu Mdici, seu grande representante. Em seu governo, a inflao anual ficou abaixo dos 20 por cento e o crescimento do PIB em 1970 foi de 10,4 por cento, chegando a 14 por cento em 1974.

Na dcada de 70 foi realizado o I Encontro Nacional da Construo - Enco, presidido pelo ento presidente do Instituto de Engenharia, Jan Arpad Mihalik. Nesse perodo, as empresas estatais cresceram significativamente, o que nunca foi um bom sinal. A indstria

comeava a experimentar certo declnio e muitas empreiteiras comeavam a fechar as portas. Na foto, dirigentes do Instituto de Engenharia discutem a organizao do evento.

Quando deixou a presidncia do Instituto de Engenharia, em 1970, o engenheiro Celestino Rodrigues tinha como trofu o fato de ter entrado em contato com o Ministrio das Relaes Exteriores para pleitear o espao necessrio engenharia brasileira no planejamento da Bacia do Prata. Depois disso, o Instituto criou um grupo de trabalho para estudar a regulamentao da indstria da construo. Depois de Celestino, estiveram frente do Instituto de Engenharia, Flvio de S Bierrenbach, Jan Arpad Mihalik (presidente do I Encontro Nacional de Construo - Enco), Bernardino Pimentel Mendes e Luiz Alfredo Falco Bauer, fechando a dcada de 70. Nestes tempos, as estatais cresciam como cogumelos e a indstria privada declinava lentamente. Empreiteiras comeam a encerrar atividades. Para refrescar a memria:entre 1960 a 1980, foram abertas 477 empresas estatais.

Prolcool Crise energtica e a luta pela democracia

Em 1975, quando Bernardino Pimentel Mendes assumiu a presidncia do Instituto de Engenharia, o governo acabava

de lanar um programa energtico para enfrentar a crise mundial do petrleo. Tratava-se do Prolcool e o objetivo era o desenvolvimento de tecnologia para a fabricao de lcool anidro para ser misturado a gasolina e do lcool hidratado como combustvel alternativo. Como o assunto j havia sido estudado pelo Instituto muitas dcadas antes, a entidade reabriu os debates tcnicos na Diviso de Tecnologia Nacional e fez chegar suas concluses Presidncia da Repblica. O lcool comeou a ser produzido em escala internacional, mas assim que o Oriente Mdio afrouxou suas posies, os preos do barril do petrleo caram de preo e produzir lcool deixou de ser fator estratgico. O engenheiro Lauro Rios chegou presidncia do Instituto de Engenharia em 1981. Sua convico era de que o Brasil precisava projetar com acuidade e executar com energia um trabalho que o tirasse da condio de dependncia tecnolgica em que estava enroscado. Era um ano de recordes na rea energtica. No ms de agosto desse ano, a produo de petrleo brasileiro chegava a uma mdia diria de 230 mil barris. Nesse ms, a Petrobrs tambm avanou fortemente em termos de perfurao de poos, com a marca de 96.784 metros cavados. Um claro exemplo brasileiro de tecnologia avanada. Antes mesmo que o grito de guerra "Diretas-J" fosse dado nas ruas, em 1984, pensar novos rumos para a sociedade brasileira tornou-se algo cada vez mais amplo no Instituto de Engenharia. Sucedendo Lauro Rios, assumiram Plnio Assmann (1983/1984) e Jos Roberto Bernasconi (19851989).

Assmann reuniu os candidatos presidncia da Repblica no projeto denominado "Brasil em Debate". Tancredo Neves foi o ltimo presidente eleito pelo voto indireto, mas ficou doente e morreu, em abril de 1985, antes de tomar posse. Em seu lugar, assumiu o vice, Jos Sarney. Ainda na gesto de Assmann, o Instituto de Engenharia discutiu de forma ampla o Plano Habitacional do Municpio de So Paulo. Mrio Covas, ento prefeito da cidade, compareceu ao Instituto para apresentar seu projeto. O dficit habitacional do municpio, poca, era de um milho de moradias.

Constituinte Instituto de Engenharia concentra foras no plano institucional

O jubileu de ouro do Instituto de Engenharia foi comemorado na gesto de Henry Maksoud. Na mesa de honra, ao lado do presidente da entidade, aparecem Firmino Rocha de Freitas, Hlio Martins de Oliveira e Maria Aparecida San Thiago, entre outros.

Na gesto de Jos Roberto Bernasconi, o PMDB consegue vitria estrondosa elegendo, por via direta, 22 governadores e 53 por cento dos deputados federais. Alm

disso discutia-se uma nova Constituio por meio da Assemblia Constituinte. O Instituto tornava pblica a divisa: "Precisamos engenheirar este Pas".

Mais que um bordo destinado a ampliar o mercado de trabalho, essa era a filosofia a ser seguida pela entidade, cujos dirigentes consideravam vital uma constituinte exclusiva. O Instituto de Engenharia abre um ciclo de debates que levou aos profissionais da rea o pensamento das mais diversas correntes polticas, econmicas e filosficas. Alm disso, a entidade prope alteraes para o I Plano Nacional de Reforma Agrria. Com tantos embates polticos como pano de fundo, a instituio, porm, no deixou de lado as preocupaes tcnicas. No dia 20 de janeiro de 1985 foi inaugurado o Aeroporto Internacional de So Paulo, em Guarulhos, o que levou um grupo de oito engenheiros a publicar artigos sobre sua validade, na revista Engenharia. Em 1988 seria lanado o Projeto Memria, pelo Instituto de Engenharia, com a finalidade de registrar os depoimentos de eminentes profissionais que tivessem contribudo de forma efetiva para o desenvolvimento da engenharia ou participado de seus momentos mais significativos.

Eleies livres O Instituto amplia seu papel social "Eu quero votar para presidente" foi a frase mais ouvida entre os brasileiros em 1984. O motivo: o Congresso

votaria no dia 25 de abril desse ano a emenda que restabelecia as eleies diretas para a Presidncia da Repblica, suprimidas pela ditadura militar desde 1964, com a deposio do presidente Joo Goulart.

A campanha "Diretas-J" provocou grandes comcios em todo o Pas, como o da foto, na Praa da S, em So Paulo.

Em 1989, a Democracia brasileira entrou em festa. Pela primeira vez, desde 1960, seriam realizadas eleies livres para presidente da Repblica canceladas durante a ditadura militar. Os comcios levaram milhares de pessoas s ruas. Nas urnas, o escolhido foi Fernando Collor de Mello. Nesse ano, o engenheiro Maahico Tisaka estava no incio de sua primeira gesto no Instituto de Engenharia. Em seu discurso de posse, ele destacava a importncia do movimento pela melhoria da produtividade, encampado, depois, pelo governo federal. Sob o comando de Tisaka o Instituto abriu-se para a integrao com as mais representativas instituies da sociedade civil, como CNI, Fiesp, Associao Comercial/SP, Ordem dos Advogados, Centrais de Trabalhadores, entre outras. O Instituto lutava para ampliar a abrangncia da discusso alm da defesa da profisso de engenheiro para os grandes temas nacionais. Ainda em seu discurso de posse,

dizia Tisaka: "Falta engenharia na nossa economia". O Instituto de Engenharia passou a se engajar com mais garra na defesa da busca de produtividade. A partir de 1989 o tema ganhou mais espao e diretrizes. De suas formulaes participou o engenheiro aeronutico Ozires Silva, um daqueles engenheiros que, em 1965, havia participado do projeto do avio Bandeirante. Com a posse de Fernando Collor, tambm Ozires foi levado a Braslia, como ministro da Infra-Estrutura. Sua proposta era a mesma que j externara em palestras feitas em vrias entidades de classe: "O Brasil tem regulamentao demais, isso querer fazer as cachoeiras correrem para cima. Os rgos que cuidam de regulamentaes devem ser extintos". Alm disso, o novo ministro defendia um amplo programa de privatizaes incluindo a Previdncia Social, o Banco do Brasil, as siderrgicas e outras estatais. O Instituto de Engenharia se debruou diariamente na anlise do assunto. A ento ministra da Economia, Zlia Cardoso de Mello, no entanto, no ficou sensibilizada. Superministra, com mais poder que os ministros do tempo da ditadura, Zlia no se mostrou disposta a seguir as idias de um homem prtico e experiente como Ozires. O governo Collor preferiu adotar o maior choque econmico da histria do Pas. O chamado Plano Collor mudou a moeda, reintroduzindo o cruzeiro e confiscou, por 18 meses, as contas correntes e poupanas superiores a US$ 600. No primeiro ms do plano, a inflao caiu de 84 por cento para 3%. Em um ano, porm, o pas voltaria ao caos.

Golfo e Gorbachev Inicia-se a supremacia global norte-americana

Alfredo Mrio Savelli assina o termo de posse, no seu segundo mandato, ladeado pelo governador do Estado de So Paulo, Mrio Covas, e o secretrio da Prefeitura do Municpio de So Paulo, Reynaldo Egydio de Barros. Na madrugada do dia 17 de janeiro de 1991, dois anos e meio aps o fim da guerra entre o Ir e o Iraque e seis meses depois da invaso do Kuwait pelas tropas do ditador Saddam Hussein, do Iraque, novo conflito eclodiu na regio do Golfo Prsico. Comandantes norte-americanos deram o tiro de partida que detonou a Operao Tempestade no Deserto. Msseis cruise, bombas "inteligentes" e outras armas dos aliados, autorizados pela ONU, castigaram a infra-estrutura do Iraque e suas tropas. No fim de fevereiro, grande parte do Iraque estava em runas. Saddam perdeu a guerra, a primeira guerra televisionada ao vivo da histria do Homem. Esse mesmo ano marcaria outra derrota: a do regime instalado na Rssia em 1917 por V. I. Lenin e seus seguidores. Boris Ieltsin comandou a resistncia ao golpe que os conservadores soviticos tentaram aplicar em Mikhail Gorbachev. O objetivo era reafirmar a supremacia do Partido Comunista e impedir a fragmentao da Unio Sovitica. O

verdadeiro poder passou para as mos de Yeltsin. Estimulado por ele, Gorbachev dissolveu o Partido Comunista e libertou as repblicas. Em dezembro, como lder de um pas que j no existia mais, Gorbachev renunciou. Enquanto isso, no Brasil, voltavam a circular algumas boas notcias. Diminua, em 1991, o nmero de analfabetos entre crianas em idade escolar, de 3,6 milhes para 3,3 milhes, segundo o IBGE. O governo Collor iniciava o Programa Nacional de Desestatizao. A primeira empresa a ser leiloada foi a Usiminas, vendida por US$ 1,12 bilho; logo em seguida a Celma, vendida por US$ 91 milhes; e a Mafersa, por US$ 48,8 milhes. A par disso, o Instituto de Engenharia no descuidava dos assuntos tcnicos eminentemente ligados s reas urbanas e firmou convnio com a Cmara Municipal de So Paulo, para assessor-la em projetos que envolvessem aspectos ligados engenharia. Motivo para comemorao.

Collor sai, Ulysses morre Instituto de Engenharia combate clientelismo poltico e defende iniciativa privada

O presidente Fernando Collor tornou-se o primeiro chefe de Estado na histria da Amrica Latina a ser constitucionalmente removido do cargo em pleno mandato. Ele renunciou em dezembro de 1992, aps incio dos procedimentos para o seu impeachment. As acusaes de trfico de influncia e desfalques surgiram em maio daquele ano, feitas pelo prprio irmo caula do presidente,

Pedro Collor, e desembocaram numa minuciosa investigao, conhecida como "collorgate". Em 12 de outubro, o "Sr. Diretas", deputado federal Ulysses Guimares, sua esposa Mora, o senador Severo Gomes, sua mulher Henriqueta e o piloto que os conduziam morrem em desastre de helicptero na regio de Parati (RJ). O corpo de Ulysses nunca foi encontrado. Em 1993 realizado um plebiscito para decidir a forma e o sistema de governo no Brasil. A repblica escolhida como forma de governo e o presidencialismo obtm a maioria, como sistema.

Tetra, Plano Real e FHC E aposta na qualidade industrial e na estabilizao econmica

A diretoria executiva de 1993/97: Jos Geraldo Baio, Cludio Dall'Acqua, Alfredo Mrio Savelli (presidente), Joo Machado Neto, Rui Leme Alvarenga e Ettore Bottura (da esq. p/ dir.).

Sob a direo do tcnico Carlos Alberto Parreira, a Seleo Brasileira de Futebol conquista, em julho de 1994, o tetracampeonato mundial, nos Estados Unidos, em dramtica partida final, decidida na cobrana de pnaltis, contra a "esquadra azzurra", da Itlia. Em abril, o ento ministro da Fazenda do governo Itamar

Franco, Fernando Henrique Cardoso, anuncia o Plano Real, para controlar a inflao, ampliar o poder de compra da populao e incentivar a estabilizao da moeda. criada a Unidade Real de Valor (URV) um indexador de preos que antecedeu a implantao da nova moeda, o real. Em 1o. de maro a URV entre em vigor, valendo um dlar. Em 1 de junho, entre em cena o real, valendo tambm um dlar. Em 3 de outubro, realizam-se no Pas eleies para presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais. O ex-ministro Cardoso, da coligao PSDB/PFL/PTB, eleito em primeiro turno, com o apoio de 54,3 por cento dos eleitores. Comea a era FHC.

Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso, ministro que o implantou, eleito Presidente da Repblica com 54,3% dos votos, no primeiro turno, em 3 de outubro de 1994. O Plano Real reduziu a inflao a ndices baixssimos. Restava saber por quanto tempo e a que preo. O discurso do Instituto de Engenharia era pela "valorizao dos investimentos empresariais com qualidade, contrapondo-se com a j conhecida falta de planejamento pblico, que prejudica o desenvolvimento de setores

avanados e eficazes, foi a tnica do discurso do discurso." Em 1996, a mudana monetria implementada dois anos antes, continuava dando bons resultados e finalmente controlava a desandada inflao brasileira. O ento presidente do Instituto de Engenharia, Cludio Dall'Acqua, em editorial da revista Engenharia, destaca a conquista de estabilidade monetria. A aposta do Instituto que, na virada do milnio, o Brasil poder estar em p de igualdade com economias emergentes como as dos Tigres Asiticos. Esta luta encontra suas foras na esperanas de uma poltica de desenvolvimento econmico e social para o Brasil. Seus desdobramentos presentes ditaro o que ser o futuro...

Anda mungkin juga menyukai