Anda di halaman 1dari 12

1.

(IPEA/CESPE/2008) ( E ) Uma das principais diferenas entre o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e a Unio Europia que, enquanto o MERCOSUL constitui uma rea de livre comrcio entre os pases membros, a Unio Europia uma unio aduaneira, monetria e poltica. (C) Desde a primeira tentativa de integrao regional das Amricas no final do sculo XIX, as disparidades e desigualdades entre as naes do continente se acentuaram significativamente. (C) O sucesso da Unio Europia, que incorporou os pases mais atrasados ao bloco original do Mercado Comum e lhes concedeu expressiva ajuda financeira, estimulou a constituio de blocos regionais em vrias partes do mundo. (E ) Com a proposta de criao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), os EUA pretendiam lanar as bases para a criao de um bloco regional integrado, tendo o dlar como moeda comum, e com mecanismo de transferncias financeiras aos pases mais pobres. AFIRMATIVAS DO MERCOSUL Para uma mercadoria ter direito ao benefcio do Mercosul, ela tem que cumprir uma das trs condies: foi totalmente produzida no Mercosul; foi mais de 60% produzida no Mercosul; no Mercosul, a mercadoria ganhou uma nova individualidade, ou seja, foi industrializada e ganhou uma nova classificao fiscal, mudando-se a POSIO (4 primeiros dgitos) da mercadoria dentro do SH. O Protocolo de Ouro Preto definiu a estrutura definitiva do Mercosul: Conselho do Mercado Comum; Grupo Mercado Comum; Comisso Parlamentar Conjunta; Foro Consultiva Econmico-Social e Secretaria Administrativa do Mercosul; O Protocolo de Olivos definiu o sistema de soluo de controvrsias, revogando o Protocolo de Braslia. Cria o Tribunal Permanente de Reviso. OS RGOS DO MERCOSUL SO: Conselho do Mercado Comum (rgo superior); Grupo Mercado Comum (rgo executivo); Comisso de Comrcio do Mercosul (rgo fiscalizador do livre comrcio); Comisso Parlamentar Conjunta (rgo representativo dos Parlamentos);

Foro Consultivo Econmico Social (rgo consultivo); Secretaria Administrativa do Mercosul (rgo operacional) e Tribunal Permanente de Reviso (rgo de soluo de controvrsias). HAVENDO UMA CONTROVRSIA NO MERCOSUL, AS ETAPAS PARA SE TENTAR RESOLV-LA SO: Negociaes diretas; Interveno do Grupo Mercado Comum; Tribunal arbitral (tribunal ad-hoc, tribunal de exceo) e Tribunal Permanente de Reviso (age como segunda instncia ou como instncia nica). + QUESTES 1. (C ) Considere a seguinte situao hipottica. Brasil e Uruguai, aps vrias tentativas de negociao direta, no chegaram a um consenso acerca da aplicao das regras do Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL) importao de pneumticos remodelados. De um lado, o Brasil defendia que as portarias ministeriais que proibiam a importao desses pneumticos no contrariavam nenhuma regra de DIP. De outro, o Uruguai sustentava que a proibio da importao desse tipo de bem violava regras do MERCOSUL. Para dirimir essa controvrsia, foi constitudo um tribunal arbitral que decidiu pela procedncia da argumentao uruguaia e determinou que o Brasil retirasse de sua legislao interna restries importao de pneumticos remodelados. Nessa situao, correto afirmar que, se o Brasil viesse a editar uma lei proibindo a importao de pneumticos remodelados, esse ato caracterizaria descumprimento da referida deciso arbitral e, portanto, configuraria ilcito internacional que acarretaria para a Repblica Federativa do Brasil o dever de indenizar o Estado uruguaio por eventuais danos advindos da proibio de importao de pneumticos remodelados imposta pela referida lei. ( E) Diversamente da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), o MERCOSUL no uma entidade dotada de personalidade jurdica de direito internacional e no tem competncia para celebrar tratados internacionais. DIREITO COMUNITRIO Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes, relativos ao direito de integrao e ao MERCOSUL. (E ) O MERCOSUL garante, de forma semelhante Unio Europeia, uma unio econmica, monetria e poltica entre pases. (C ) A adoo de uma poltica comercial comum em relao a terceiros Estados um dos objetivos da criao do MERCOSUL.

AFIRMATIVAS SOBRE O MERCOSUL 1 - Embora receba o nome de Mercosul (Mercado Comum), o Mercosul , atualmente, uma Unio Aduaneira (zona de livre comrcio + tarifa externa comum); 2 - O Mercosul foi criado pelo Tratado de Assuno (1991), mas adquiriu personalidade juridica de direito internacional apenas com o Protocolo de Ouro Preto (1994); 3 - O Mercosul um organismo intergovernamental, ou seja, as decises tm que ser incorporadas pelos Estados-membros, tal como um tratado internacional, diferentemente do organismo supranacional (ex. Unio Europeia), que toma e impe suas decises aos signatrios do Tratado, independentemente de incorporao; 4 - Todas as decises do Mercosul so tomadas por unanimidade; 5 - O sistema de solues de controvrsias do Mercosul estava previsto no Protocolo de Braslia, o qual foi revogado pelo Protocolo de Olivos, que criou o Tribunal Permanente de Reviso (caiu uma questo a respeito do tema na prova subjetiva do ltimo concurso de Advogado da Unio (2008); 6 - O Protocolo de Las Lenas o principal instrumento de cooperao jurdica internacional, buscando facilitar as relaes comerciais, econmicas e trabalhistas entre os signatrios; 7 - Os principais rgos do Mercosul so o Conselho Comum do Mercosul (rgo superior), o Grupo do Mercado Comum (rgo executivo), o Parlasul (ainda no houve eleies diretas), o Frum Econmico e Social, a Comisso de Comrcio e a Secretaria Administrativa; 8 - O Protocolo de Ushuaia prev o compromisso democrtico entre os membros do Mercosul; O Mercosul - Mercado Comum do Sul - atualmente vivenciando a etapa de uma unio aduaneira imperfeita de h de ser, quando da sua total implementao, uma rea de integrao econmica classificada como mercado comum. So membros em atividade do Mercosul, atualmente, o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, uma vez que a entrada efetiva da Venezuela est pendente de atos de ratificao. Um dos seus mais importantes tratados, denominado de Protocolo de Olivos (assinado em 2002, tendo entrado em vigor em 2004), refere-se aos mecanismos de soluo de controvrsias entre os Estados Partes do bloco. Entre as vrias novidades trazidas, encontra-se a criao de um Tribunal Arbitral Permanente de Reviso do Mercosul, com sede na cidade de Assuno, Paraguai, tendo o mesmo como uma de suas competncias a de para modificar os laudos arbitrais adotados por rbitros ad hoc de primeira instncia.

+ QUESTES Sobre o recurso de reviso previsto no Protocolo de Olivos correto afirmar , EXCETO: a) Qualquer das partes na controvrsia poder apresenta um recurso de reviso do laudo do Tribunal Arbitral Ad Hoc aoTribunal Permanente de Reviso, em prazo no superior a quinze (15) dias a partir da notificao do mesmo. 633 marcaes (16%) O recurso estar limitado a questes de direito tratadas na controvrsia e s interpretaes jurdicas desenvolvidas no laudo do Tribunal Arbitral Ad Hoc. 737 marcaes (19%) A Secretaria Administrativa do Mercosul estar encarregada das gestes administrativas que lhe sejam encomendadas para o trmite dos procedimentos e manter informados os Estados partes na controvrsia e o Grupo Mercado Comum. 815 marcaes (21%) Os laudos dos Tribunais Ad Hoc emitidos com base nos princpiosex aequo et bono (equidade) sero suscetveis de recurso de reviso. 1.672 marcaes (43%)

b)

c)

d)

Prxima Questo

Entre as etapas mais relevantes do processo de criao do Mercado Comum do Sul MERCOSUL, est a assinatura do Protocolo Adicional ao Tratado de Assuno sobre a Estrutura Institucional do Mercosul, conhecido como o Protocolo de Ouro Preto, firmado aos 17 de dezembro de 1994. A seu respeito correto afirmar que:

a) deu origem ao Conselho do Mercado Comum e ao Grupo do Mercado Comum, principais instncias institucionais do Mercosul. b) ao levar adiante a deciso de constituir uma unio aduaneira, aprofundou o processo de integrao do Mercosul, obrigando os governos dos estados-parte a coordenar suas polticas macroeconmicas pertinentes gesto do dficit fiscal e da busca de estabilidade de preos. c) instituiu a Comisso de Comrcio do Mercosul e a Secretaria Administrativa do Mercosul, e conferiu ao Conselho do Mercado Comum a faculdade de criar rgos auxiliares, nos termos do mesmo Protocolo, considerados necessrios consecuo dos objetivos do processo de integrao.

d) ao instituir a representao proporcional ao nmero de habitantes na Comisso Parlamentar Conjunta, atendeu parcialmente aos reclamos de que haveria um "dficit democrtico" no Mercosul, criando as condies para que tal Comisso evolua no sentido de se tornar um parlamento regional, a exemplo do que hoje o Parlamento Europeu. e) ao instituir alguns rgos e especificar as funes de outros, avanou no desenho institucional do Mercosul, reduzindo sua dimenso intergovernamental e favorecendo a integrao das economias, em particular ao prover um eficaz mecanismo de soluo de controvrsias comerciais.

O instrumento concebido para realizar a classificao de mercadorias, que referido internacionalmente e do qual derivam outros sistemas de classificao, denomina-se:

a) Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) b) Sistema Harmonizado de Designao e Codificao de Mercadorias (SH) c) Nomenclatura da Associao Latino-Americana de Integrao (NALADI) d) Termos Internacionais de Comrcio (INCOTERMS) e) Sistema Internacional de Nomenclatura (SIN)

No Brasil, a definio da alquota do Imposto de Importao, quando da incidncia deste, feita com base no(a): a) Tarifa Aduaneira Brasileira b) Preferncia Tarifria Regional c) Sistema Geral de Preferncias (SGP) d) Tarifa Externa Comum do Mercosul e) Sistema Geral de Preferncias Globais (SGPG) Entre as inovaes introduzidas no Sistema Multilateral de Comrcio ao final da Rodada Uruguai, esteve a criao de um Entendimento sobre as Regras e Procedimentos que Governam a Soluo de Controvrsias, conhecido como o Anexo 2 ao Acordo da Organizao Mundial do Comrcio. A seu respeito, correto afirmar:

a) o sistema de Soluo de Controvrsias considerado um elemento central na proviso de segurana e previsibilidade ao sistema multilateral de comrcio, uma vez que contribui para assegurar direitos e obrigaes, nos termos dos acordos firmados pelos pases membros da OMC. b) seu objetivo principal esclarecer os benefcios das regras do livre comrcio, com vistas a aplic-las a agentes privados presentes em pases em desenvolvimento que recebam os benefcios do Sistema Geral de Preferncias.

c) uma vez que os especialistas chamados a integrar os painis destinados a solucionar controvrsias comerciais precisam ser nacionais dos estados envolvidos nas controvrsias, e aprovados pelos respectivos governos, prevalecem, no relatrio dos painis, solues que ilustram o poder relativo de cada estado envolvido. d) a incluso do princpio do single undertaking obriga os pases envolvidos nas controvrsias comerciais a, uma vez parte de um processo de soluo de controvrsias, aceitar integralmente as decises dos painis, sob pena de serem punidos pelo rgo de Apelao da OMC. e) O rgo de Apelao recebe as queixas dos estados-parte em relao a relatrios de painis, devendo basear nos antecedentes reconhecidos pelo Comit de Jurisprudncia do GATT qualquer deciso que reverta decises sugeridas nos relatrios dos painis. A gradual evoluo do processo de construo da Unio Europia conduziu unificao monetria dos pases que atenderam aos critrios de convergncia matria de polticas monetria e fiscal estabelecidos no Tratado de Maastricht. Entre estes critrios destacam-se os compromissos referentes a:

a) ndices de inflao, taxas de cmbio, taxas de juros e ndices de desemprego, todos medidos em funo dos melhores resultados alcanados pelos pases envolvidos no processo de unificao monetria. b) ndices de inflao, taxas de cmbio, taxas de juros e ndices de desemprego, todos medidos em funo dos melhores resultados alcanados pelos pases membros das Comunidades Europias. c) ndices de inflao, taxas de cmbio, taxas de juros e dficits fiscais, todos medidos em funo dos melhores resultados alcanados pelos pases envolvidos no processo de unificao monetria. d) ndices de inflao, taxas de cmbio, taxas de juros e dficits fiscais, todos medidos em funo dos melhores resultados alcanados pelos pases membros das Comunidades Europias. e) ndices de inflao, taxas de cmbio, taxas de juros e ndice de concentrao de renda, todos medidos em funo dos melhores resultados alcanados pelos pases envolvidos no processo de unificao monetria.

Entre as etapas mais relevantes do processo de criao do Mercado Comum do Sul MERCOSUL, est a assinatura do Protocolo Adicional ao Tratado de Assuno sobre a Estrutura Institucional do Mercosul, conhecido como o Protocolo de Ouro Preto, firmado aos 17 de dezembro de 1994. A seu respeito correto afirmar que:

a) deu origem ao Conselho do Mercado Comum e ao Grupo do Mercado Comum, principais instncias institucionais do Mercosul. b) ao levar adiante a deciso de constituir uma unio aduaneira, aprofundou o processo de integrao do Mercosul, obrigando os governos dos estados-parte a coordenar suas polticas macroeconmicas pertinentes gesto do dficit fiscal e da busca de estabilidade de preos.

c) instituiu a Comisso de Comrcio do Mercosul e a Secretaria Administrativa do Mercosul, e conferiu ao Conselho do Mercado Comum a faculdade de criar rgos auxiliares, nos termos do mesmo Protocolo, considerados necessrios consecuo dos objetivos do processo de integrao. d) ao instituir a representao proporcional ao nmero de habitantes na Comisso Parlamentar Conjunta, atendeu parcialmente aos reclamos de que haveria um "dficit democrtico" no Mercosul, criando as condies para que tal Comisso evolua no sentido de se tornar um parlamento regional, a exemplo do que hoje o Parlamento Europeu. e) ao instituir alguns rgos e especificar as funes de outros, avanou no desenho institucional do Mercosul, reduzindo sua dimenso intergovernamental e favorecendo a integrao das economias, em particular ao prover um eficaz mecanismo de soluo de controvrsias comerciais.

Processos de integrao regional podem culminar com a integrao monetria, da qual o melhor exemplo conhecido certamente a criao do Euro. Pouco a pouco, criaram-se, na Europa, condies para o estabelecimento de uma rea monetria tima. Os principais critrios utilizados para avaliar a medida em que regies econmicas se aproximam de uma rea monetria tima so:

a) taxas de inflao equivalentes; livre fluxo de fatores de produo; e moeda comum. b) nveis de dficit (supervit) pblico equivalentes; taxas de inflao equivalentes; e moeda comum. c) nveis de dficit (supervit) pblico equivalentes; taxas de inflao equivalentes; e taxas de desemprego semelhantes. d) livre fluxo de fatores de produo; integrao de polticas fiscais e monetria; e reao simtrica a choques internos e/ou externos. e) livre fluxo de fatores de produo; integrao de polticas fiscais e monetria; nveis equivalentes de dvida pblica.

O Mercado de euromoedas surgiu no ps-Segunda Guerra Mundial como resultado de um conjunto de fatores. Sobre este Mercado, correto afirmar:

a) sua emergncia deveu-se percepo de que, caso a Guerra Fria viesse a recrudescer, o governo dos Estados Unidos congelaria depsitos de agentes privados da antiga Unio Sovitica. b) uma expanso e fortalecimento nada teve que ver com o desenvolvimento das tecnologias de comunicao observado no ps-Segunda Guerra.

c) em ltima instncia, as transaes realizadas com euromoedas so reguladas pelo Banco Central responsvel por sua emisso. d) tambm conhecido como Mercado de eurodlares, este Mercado iniciou-se a partir da expanso da liquidez internacional decorrente do excesso de recursos em posse dos integrantes da OPEP depois do primeiro choque do petrleo, em 1973. e) os custos de transao relativamente baixos explicam a emergncia e expanso das transaes efetuadas com euromoedas No atual contexto internacional, os estados assumem compromissos mtuos de vrias maneiras, entre os quais a assinatura de acordos e a participao em organizaes internacionais. Entre os compromissos assumidos pelo Governo brasileiro pode-se relacionar:

a) a rea de Livre Comrcio da Amrica do Sul, compatvel com os compromissos assumidos no mbito da OMC e da ALCA. b) a outorga de concesses comerciais, no mbito do Sistema Global de Preferncias Comerciais (SGPC), a outros pases membros tambm integrantes do Grupo dos 77. c) a vinculao dos emprstimos obtidos junto ao Fundo Monetrio Internacional (FMI) s negociaes comerciais empreendidas no mbito da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), j que ambos integram o Sistema de Bretton Woods. d) o compromisso de aceitao da prevalncia das regras da OMC sobre as do Mercosul no que diz respeito aos temas tratados pelo Acordo sobre Medidas de Investimentos Relacionados ao Comrcio (TRIMS). e) a oferta de vantagens no acesso ao mercado brasileiro dos produtos agrcolas oriundos dos pases que integram a Comunidade Andina das Naes (CAN).

+ QUESTES 3- (Unifei) Assinale a alternativa correta. A Unio Europia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. constituda por um bloco de pases europeus ocidentais que visa a: a) Estabelecer critrios para a reduo da imigrao e manter a alta qualidade de vida existente na Europa. b) Consolidar a economia entre os pases membros, tornando-os um mercado nico e altamente competitivo no mundo.

c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muulmano, com a tomada de medidas anti-terroristas. d) Impedir o crescimento econmico de pases emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano 4-(URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opo que no est correta. a) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assuno no Paraguai. Os membros deste importante bloco econmico da Amrica do Sul so os seguintes pases: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006). b) Chile, Equador, Colmbia, Peru e Bolvia e Mxico podero entrar neste bloco econmico, pois assinaram tratados comerciais e j esto organizando suas economias para tanto. Participam at o momento como pases associados ao Mercosul. c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comrcio entre os pases membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos pases membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. d) Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integrao econmica entre os pases membros. Estabelece-se um plano de uniformizao de taxas de juros, ndice de dficit e taxas de inflao. Futuramente, h planos para a adoo de uma moeda nica, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu. e) Atualmente, os pases do Mercosul juntos concentram uma populao estimada em 311 milhes de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhes de dlares. 5-(Uneal) A associao de pases com o objetivo de estabelecer relaes comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econmico. O NAFTA, um dos importantes blocos econmicos da atualidade, tem como membros: 1) EUA 2) Venezuela 3) Mxico 4) Canad 5) Reino Unido 6) Costa Rica. Esto corretas apenas: a) 1, 2, 3 e 5 b) 2, 3, 4 e 6 c) 2, 3 e 6 d) 1, 3 e 4 e) 1, 2, 4 e 5 6- (Unifal) Para responder a questo, leia o fragmeto abaixo. Em 4 de outubro de 1957, quando os soviticos colocaram em rbita o primeiro satlite artificial Sputnik-1 , o mundo vivia sob tenso constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria no existe mais, mas o clima no espao ainda est longe de refletir o ambiente de interao globalizada que mudou a economia, a poltica e a cincia em terra firme.

Ao contrrio do que acontece em outras reas tecnolgicas, o pas que quiser lanar satlites por conta prpria hoje tem de aprender sozinho. Os americanos no querem que a tecnologia de lanadores de satlites que pode ser utilizada para lanar bombas caia na mo de determinados pases, mesmo que sejam amigos, [...]. Mesmo quando existe um projeto envolvendo vrios pases, como a Estao Espacial Internacional, a colaborao se d mais pela diviso do trabalho do que pela transferncia da tecnologia entre os pases. [...]. Hoje, apenas EUA, Unio Europia, Rssia, China, ndia e Japo so capazes de colocar satlites em rbita. Cada um aprendeu a faz-lo sozinho. GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espao ainda v Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007. O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avano do capitalismo com a globalizao mundial estabeleceram uma nova ordem geopoltica. Sobre esse assunto correto afirmar que: a) houve a eliminao das fronteiras nacionais com a fuso de pases em blocos econmicos regionais e o surgimento do domnio das tecnologias de ponta pelos novos pases industrializados e subdesenvolvidos. b) surgiram reas de livre comrcio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela Unio Europia. c) houve a diviso do mundo em Primeiro Mundo (pases capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (pases socialistas) e Terceiro Mundo (pases capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transio do socialismo para o capitalismo). d) surgiram blocos econmicos regionais; novos centros de poder como o Japo e a Unio Europia e tenses entre interesses polticos e econmicos dos pases desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul. 7- (Ufpi) A organizao dos pases em blocos econmicos visa facilitar a economia dos pases, estimulando as trocas e a produo. Sobre os principais blocos, suas caractersticas e finalidades, assinale a alternativa correta. a) ALCA constituda por pases africanos, promove a valorizao de seus produtos, possibilitando a concorrncia com a economia asitica. b) MERCOSUL rene todos os pases da Amrica Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros. c) CEI rene os pases da Europa Ocidental que so liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detm a hegemonia econmica desta parte de continente d) Unio Europia formada por todos os pases da Europa, permite a livre circulao, no continente, de pessoas e mercadorias. e) NAFTA formado pelos pases da Amrica do Norte, eliminou as barreiras tarifrias entre os seus membros. 8- (Puccamp) A ALCA ou o MERCOSUL? Essa uma dvida que paira sobre as cabeas de milhes de latino-americanos. Sabe-se que no atual estgio do

sistema capitalista a integrao de pases em blocos necessria como sobrevivncia e participao no comrcio mundial para muitos pases. Sobre esses blocos afirma-se: I. A maior parte das trocas comerciais entre os membros do MERCOSUL envolve o Brasil e a Argentina. II. A criao da ALCA representa um fator de fortalecimento internacional do MERCOSUL. III. As recentes relaes comerciais do Brasil com a frica e a China foram fatores importantes para a atual estagnao do MERCOSUL. IV. Mesmo com a integrao que ser promovida pela ALCA, os Estados Unidos devero continuar colocando barreiras protecionistas em alguns produtos como os gneros agrcolas. V. Para muitos pases como o Chile, o Peru e o Mxico, a consolidao da ALCA vista como uma oportunidade de ampliao das exportaes e atrao de investimentos. Esto corretas SOMENTE as afirmaes a) I, II e III b) I, II e IV c) I, IV e V d) II, III e IV e) III, IV e V Acerca do direito internacional pblico (DIP), julgue os itens a seguir. V F

a) Desde o incio do sculo XX, consolidou-se na prtica internacional a aceitao de que todo indivduo tem personalidade jurdica de direito internacional, fato que corroborado por haver cortes internacionais que julgam indivduos que cometeram crimes de guerra e tambm por haver tribunais internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos do Homem, que admitem a possibilidade de indivduos atuarem como partes nos processos por elas julgados. b) Est consolidado na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF) o entendimento de que, no ordenamento jurdico brasileiro, as convenes internacionais ocupam o mesmo patamar hierrquico das leis ordinrias, com exceo dos tratados que definem direitos humanos, aos quais se reconhece estatura constitucional. c) Considere a seguinte situao hipottica. Brasil e Uruguai, aps vrias tentativas de negociao direta, no chegaram a um consenso acerca da aplicao das regras do Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL) importao de pneumticos remodelados. De um lado, o Brasil defendia que as portarias ministeriais que proibiam a importao desses pneumticos no contrariavam nenhuma regra de DIP. De outro, o Uruguai sustentava que a proibio da importao desse tipo de bem violava regras do MERCOSUL. Para dirimir essa controvrsia, foi constitudo um tribunal arbitral que decidiu pela procedncia da argumentao uruguaia e determinou que o Brasil retirasse de sua legislao interna restries importao de pneumticos remodelados. Nessa situao, correto afirmar que, se o Brasil viesse a editar uma lei proibindo a importao de pneumticos remodelados, esse ato

caracterizaria descumprimento da referida deciso arbitral e, portanto, configuraria ilcito internacional que acarretaria para a Repblica Federativa do Brasil o dever de indenizar o Estado uruguaio por eventuais danos advindos da proibio de importao de pneumticos remodelados imposta pela referida lei. d) Diversamente da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), o MERCOSUL no uma entidade dotada de personalidade jurdica de direito internacional e no tem competncia para celebrar tratados internacionais. e) Dada a imunidade de jurisdio dos agentes diplomticos, o poder judicirio brasileiro no possui competncia para julgar o cnsul de um Estado europeu pela prtica de um homicdio passional. No obstante, se houvesse provas contundentes da prtica do ato criminoso pelo cnsul, o poder executivo brasileiro poderia expuls-lo do territrio nacional, dado que a expulso um ato administrativo que no caracteriza a imposio de uma punio.

Anda mungkin juga menyukai