Anda di halaman 1dari 6

TURMA OAB 1 FASE - SBADO

PROCESSO PENAL APOSTILA 2A

6. AO PENAL

6.1 CONCEITO Consiste no poder de movimentar o aparelho jurisdicional estatal, a fim de satisfazer uma pretenso punitiva.

6.2 CLASSIFICAO

6.2.1 AO PENAL PBLICA aquela cuja titularidade para o ajuizamento pertence ao Ministrio Pblico. Pode ser de 2 espcies:

6.2.1.1

CONDICIONADA Seu exerccio subordina-se a uma condio especfica, qual seja, a

representao do ofendido ou a requisio do ministro da justia.

6.2.1.1.1 CONDICIONADA REPRESENTAO Representao a manifestao de vontade do ofendido ou de seu representante legal, no sentido de ser instaurada a ao penal. O prazo para oferecimento da representao de 6 meses, a contar da data em que o ofendido venha a saber quem o autor da infrao penal.

Passado o prazo de 6 meses, se perfaz a decadncia, que uma espcie de extino da punibilidade.

A representao deves ser dirigida a(o): juiz; representante do MP; ou autoridade policial.

www.cesconcursos.com.br

TURMA OAB 1 FASE - SBADO

PROCESSO PENAL APOSTILA 2A

A representao retratvel (pode-se voltar atrs), desde que a retratao ocorra antes do oferecimento da denncia.

TITULARIDADE DO DIREITO DE REPRESENTAO regra geral representante legal cnjuge ascendente descendente ou irmos (CADI) curador especial . ofendido . ofendido menor de 18 anos . doente mental . morto . declarado ausente . interesses colidentes entre o ofendido e aquele que seria o representante pelas regras acima . se no houver representante

curador especial (no obrigado a representar)

6.2.1.1.2 CONDICIONADA REQUISIO DO MINISTRO DA JUSTIA O CPP no especifica prazo. Entende-se, portanto, que no existe prazo, mas no pode ser feita aps j ter transcorrido o prazo prescricional para do crime, que consiste em outra espcie de extino de punibilidade.

A doutrina divide-se quanto requisio ser ou no retratvel.

6.2.1.2 INCONDICIONADA No h a condio especfica acima mencionada (necessidade de representao ou requisio). a regra no nosso sistema processual penal.

6.2.2

AO PENAL PRIVADA aquela cuja titularidade para o ajuizamento pertence ao ofendido ou ao ser representante legal. Pode ser de 3 espcies:

www.cesconcursos.com.br

TURMA OAB 1 FASE - SBADO

PROCESSO PENAL APOSTILA 2A

6.2.2.1 PROPRIAMENTE DITA OU EXCLUSIVA No apresenta particularidades. Exatamente por isso difere das demais espcies de ao penal privada.

6.2.2.2 PERSONALSSIMA Somente pode ser proposta pelo ofendido e por mais ningum. o caso do crime previsto no art. 260 do Cdigo Penal (CP) induzimento a erro essencial e ocultamento de impedimento.

6.2.2.3 SUBSIDIRIA DA PBLICA O MP tem um prazo para propor a ao penal. Caso ele se mantenha inerte pelo prazo previsto em lei (15 dias para ru solto e 5 dias para ru preso, nas hiptese previstas pelo CPP), o ofendido ou o seu representante legal poder propor a ao. O MP no atuar como parte nessa ao, mas atuar como fiscal da lei, sendo-lhe possvel, por exemplo:

a. intervir em todos os atos do processo, apresentando o seu parecer; b. aditar a queixa; c. repudiar a queixa inepta oferecendo denncia substitutiva.

Sempre que, na ao penal privada subsidiria da pblica, o MP se posicionar em desacordo com a manifestao do ofendido ou do seu representante legal, o juiz decidir o que dever prevalecer. Qualquer ato de negligncia processual cometido por parte do ofendido ou do seu representante ensejar a retomada da titularidade por parte do MP.

7. DENNCIA E QUEIXA

7.1 CONCEITO a denominao que se confere s peas iniciais da ao penal.

www.cesconcursos.com.br

TURMA OAB 1 FASE - SBADO

PROCESSO PENAL APOSTILA 2A

PEA INICIAL DA AO PENAL PBLICA.................................................. DENNCIA PRIVADA................................................. QUEIXA

7.2 REQUISITOS

a. Exposio do fato em todas as suas circunstncias b. Qualificao ou identificao do acusado c. Classificao jurdica do fato d. Rol de testemunhas

Os fundamentos que justificam os requisitos acima so os seguintes (em correspondncias aos requisitos):

a. Para viabilizar o direito constitucional de ampla defesa em toda a sua amplitude;

b. A qualificao a completa individualizao do acusado. A identificao consiste nas caractersticas fsicas do acusado, que sero relevantes sobretudo quando no for possvel qualificar o acusado por meio de outras informaes (documentos, por exemplo). A necessidade de individualizar o acusado evidente, para que no se cometa injustias.

c. Para que se demonstre que a conduta realizada pelo acusado foi tipificada em lei como infrao penal. Apesar dessa necessidade de classificao, cumpre sempre lembrar que o acusado se defende dos fatos a ele imputados e no em funo do nome do delito mencionado na denncia ou queixa.

d. Apenas as testemunhas j existentes devero obrigatoriamente ser arroladas nesse momento, sob pena de precluso.

www.cesconcursos.com.br

TURMA OAB 1 FASE - SBADO

PROCESSO PENAL APOSTILA 2A

7.3 PRAZOS

QUEIXA -> PRAZO DE 6 MESES Conta-se o prazo: . a partir do momento em que se torna conhecida a autoria do delito ou . a partir do trmino do prazo do MP, no caso de ao penal privada subsidiria da pblica.

DENNCIA - PRAZOS PREVISTOS NO CPP RU PRESO 5 RU SOLTO 15

DENNCIA - ALGUNS PRAZOS DE OUTRAS LEIS Lei n 4.898/65 Crimes de abuso de autoridade 48 horas Lei n 1.521/51 Crimes contra a economia popular 2 dias Lei n 4.737/65 Crimes eleitorais 10 dias Lei n 11.343/06 Crs. trfico de drogas e assemelhados 10 dias

7.4 CAUSAS DE REJEIO DA DENNCIA OU DA QUEIXA a. For manifestamente inepta A inpcia decorre da inobservncia de suas formalidades (atendimento aos requisitos exigidos)

b. Faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao

c. Faltar justa causa para o exerccio da ao penal Justa causa um conjunto probatrio mnimo que demonstra fazer sentido a possibilidade de ter havido o crime e de ter sido ele cometido pelo ru. No se submete algum ao constrangimento e aos nus de ser ru em uma persecuo penal se no h indcios mnimos do crime e da autoria da pessoa.

www.cesconcursos.com.br

TURMA OAB 1 FASE - SBADO

PROCESSO PENAL APOSTILA 2A

8.

AO CIVIL EX DELICTO

A sentena penal condenatria transitada em julgado ttulo executivo judicial na esfera cvel. O juiz da ao penal, ao proferir a sentena condenatria, estabelecer um valor mnimo para a reparao do dano cvel causado pelo crime. Isso possvel porque, para condenar algum pela prtica de um crime, exige-se um grau de certeza ainda maior do que para uma condenao reparatria na esfera cvel, uma vez que, no direito penal, prevalece a princpio in dbio pro reu para que haja a condenao. No houvesse a ao civil ex delicto, haveria a necessidade de, para se obter a reparao pelos danos causados pela conduta delitiva na esfera cvel, levar se a efeito um processo em suas 2 fases: conhecimento,e, aps, cumprimento de sentena. essencial que se tenha sempre em vista que a ao penal se presta unicamente a punir o autor da infrao penal e no a obter para o ofendido o ressarcimento pelos danos a ele causados, o que cumpre esfera cvel.

www.cesconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai