Anda di halaman 1dari 8

Seis solues para lidar com harmnicas em inversores de freqncia

Na edio passada, o leitor pde ver o que so as correntes harmnicas e alguns parmetros eltricos usados para med-las. Veja agora seis solues possveis para resolver o problema na sua empresa.

Em uma indstria, os pequenos motores no sofrem tanta influncia das distores harmnicas. Enquanto o THD (Distoro Harmnica Total) aumenta, a corrente diminui e sua influncia num determinado circuito tambm reduzida. Mas quando usamos um inversor de grande potncia, mesmo com a reduo de sua corrente, ainda assim sua influncia pode ser danosa ao circuito de alimentao e devemos analisar a pior situao possvel (abaixo de 40 % da corrente nominal)

Outra informao que devemos ter em mente a forma de onda bsica da corrente de um inversor de freqncia sem nenhum filtro. A ligao bsica do circuito, consiste de um transformador que alimenta diretamente o inversor e as nicas impedncias relevantes presentes: so as do cabo e do prprio transformador. A forma de onda com dois picos por semiciclo deve-se ao carregamento do capacitor do inversor. Para comparaes posteriores, devemos observar no grfico de espectro quais as harmnicas que esto presentes. O THD tpico de 80 % a 120% significa que para cada 100 ampres de corrente fundamental teremos de 80 a 120 ampres de correntes harmnicas. Para um pequeno motor no teremos problemas, mas caso tenhamos 20 x 5 HP, a corrente no pico pode chegar a 300 ampres.

1 Geralmente a mais usada quando o inversor no possui nenhum tipo de filtro, a colocao de um reator no circuito de entrada do inversor, adicionando uma impedncia de 3 a 5% no circuito de alimentao. Desta forma, o circuito fica com uma impedncia cada vez maior. Quanto maior for a freqncia da harmnica, reduzindo seus valores nominal e de pico (at quase a metade), maior ser a reduo das harmnicas de ordem 5 e 7 e o THD passa a ficar entre 60 e 30% . Trata-se da soluo mais econmica, desde que o filtro no venha dentro do inversor. O reator ocupa pouco espao e simples de montar. Pode ser usado um reator para vrios inversores, dando flexibilidade soluo. Tambm no torna o acionamento do motor dependente do filtro, apesar de passar a trabalhar com uma forte presena de harmnicas. Isto pode ser observado na figura 1. Previne contra desarmes espordicos do inversor devidos a transientes de tenso causados por chaveamento na rede de alimentao.

Porm, esta soluo cresce o custo da compra do inversor. Ela aumenta a dissipao trmica dentro do painel e requer uma ventilao maior, com queda de tenso adicional. Pode chegar a at 5% no barramento CC em plena carga, o que faz o motor perder torque para acionar a mquina. Para aplicaes onde o controle do torque imprescindvel, esta caracterstica deve ser levada em considerao. Testes indicam que com a variao da carga, a tenso no barramento CC flutua muito mais com reator do que sem ele. Para comparao de custos, podemos ver na tabela 1 qual o acrscimo de custo de um inversor com e sem reator. Podemos ver que, para pequenos inversores (exemplo: um de 0,5 HP) o acrscimo no custo para comprar um reator adequado de 60 %, mas para 100 HP este aumento de 25 %.

Como o impacto de um pequeno inversor irrelevante numa instalao, podemos aperfeioar a soluo com o uso de um reator maior para vrios inversores. Lembre-se que o efeito do reator melhor quando todos os inversores esto operando ao mesmo tempo e a plena carga. Se tivermos situaes onde isto no acontece, uma anlise via software deve ser realizada.

2 A segunda soluo a ser analisada muito parecida com a primeira, porm o reator fica interno ao inversor, localizado no barramento CC, conforme mostra a figura 2. Esta soluo est presente na maioria dos inversores acima de 5 HP. constituda por dois enrolamentos numa bobina comum, um na parte positiva e outro na parte negativa, logo aps a ponte retificadora.

Nesta soluo, a suavizao da corrente, assim com o indutor na entrada est acima de 25% da corrente nominal. A corrente fica mais constante, fazendo o THD manter-se em torno de 30 a 40 % e o espectro, com melhora na reduo da 5 e 7 harmnicas. Podemos ver que o reator no barramento CC apresenta uma reduo ainda maior no THD e tem a vantagem de vir como soluo pronta dentro do produto. Possui tamanho menor e melhor resposta na flutuao de tenso do barramento CC com relao ao percentual de carga que o inversor est operando. Outro ponto importante o aquecimento trmico menor, tanto dentro do inversor quanto nos cabos de alimentao. Para comparao, a tabela 2 mostra o custo adicional quando compramos inversor com ou sem reator no barramento CC.

3 A partir desta terceira soluo, os custos so bem mais altos e devem ser analisados quando a necessidade de reduo das harmnicas grande, ou pior: quando a responsvel pelo funcionamento da planta industrial. Podemos construir um inversor, cujo retificador de entrada j produza um THD bem menor. Para tal, usamos um retificador de 12 pulsos que constitudo por dois retificadores comuns de seis pulsos, mas ligados de duas maneiras diferentes, conforme se v nas figuras 3 e 4.

Apesar de ser um inversor mais sofisticado, o grfico de espectro mostra uma reduo das harmnicas bem drstica. Como qualquer soluo tcnica, o uso do retificador de 12 pulsos tem suas vantagens e desvantagens. Para situaes onde a tenso de alimentao desbalanceada, o retificador de 12 pulsos tem seu desempenho de reduo de harmnicas prejudicado, chegando at a no ter o efeito esperado. Tambm para situaes de baixa carga (bem abaixo da corrente nominal) o desempenho comprometido. 4 Para a quarta soluo usaremos o filtro passivo, que constitudo de um conjunto reator capacitor sintonizado na freqncia da harmnica que desejamos reduzir. Conforme vemos na figura 5, ele colocado entre a subestao e o inversor e tem um bom resultado na reduo do THD, com a vantagem de ser produzido para uma harmnica especfica.

O resultado na reduo do THD (figura 6), com o teste de vrios modelos de filtros, demonstra que todos tiveram seu desempenho bem prximo um do outro. Tambm podemos ver a comparao com a soluo de 18 pulsos e de 6 pulsos. Constatamos, inclusive, que o resultado similar a um retificador de 18 pulsos com o custo bem menor, mas sua aplicabilidade prtica fica restrita a certas condies e cuidados.

Especial ateno deve ser tomada para evitar ressonncia com a rede de alimentao, onde ele pode absorver harmnicas de outras cargas que no a do inversor para a qual foi fabricado (as correntes capacitivas podem provocar instabilidade quando so alimentadas). O barramento CC do inversor passa a sofrer uma grande flutuao de tenso entre o trabalho em vazio e a plena carga, prejudicando o torque do motor. Filtro usado em rede de 50 Hz (na Europa) no deve ser posto em funcionamento numa rede de 60 Hz (no Brasil). Caso o filtro de ordem 5 se danifique, o filtro de 7 ordem deve ser sintonizado de novo para operar na nova freqncia. H a possibilidade de haver fator de potncia capacitivo em baixas cargas, resultando em multa da concessionria. E, finalmente, esta soluo totalmente particularizada e estudada caso a caso, tendo um custo de engenharia mais elevado do que as outras, sendo tambm sem muita flexibilidade para futuras ampliaes e/ou modificaes que aconteam. Mais recentemente algumas opes esto aparecendo no mercado.

5 Nossa quinta soluo um filtro ativo, que funciona com mais um circuito eletrnico colocado de forma a analisar a forma de onda em tempo real e atravs de um algoritmo de controle, um microprocessador gera uma

corrente numa forma especfica somada corrente do inversor obtendo-se uma forma senoidal. Seu resultado um dos melhores possveis, pois extremamente adaptvel e pode ser dimensionado com folga para futuras ampliaes. Seu trabalho pode ser monitorado e registrado em computador para estudos posteriores. Na figura 7 podemos ver seu princpio de funcionamento.

Nessa soluo acontece a quase perfeita reduo das harmnicas, deixando o usurio livre para qualquer configurao de inversores que desejar, inclusive no caso de baixas cargas onde a distoro aumenta. No necessita nenhum acessrio especial e suporta bem o desbalano de tenso. Tem relativa pouca perda de energia (comparado com outras solues anteriores) e trabalha com diversas harmnicas ao mesmo tempo. No interfere na tenso do barramento CC do inversor. Por outro lado, seu tamanho e custo so proporcionais potncia do inversor. Necessita de uma equipe de manuteno com forte conhecimento em eletrnica de potncia, pois seu circuito muito similar ao de um inversor, com transistores IGBT na mesma configurao, porm com mtodo de controle diferente do que aciona o motor. Hoje, sua viabilidade s possvel quando a soluo atinge a vrios inversores, ou feita em conjunto com outras menos dispendiosas. Entretanto, seu custo vem se reduzindo ao longo dos anos e, dentro em breve, dever se tornar mais vivel como soluo individual.

6 Como sexta soluo podemos usar o filtro passa - baixas que possui bom desempenho e um custo relativamente menor que o filtro ativo. Conforme mostra a figura 8. a colocao deste tipo de filtro passivo na entrada do inversor faz com que somente um percentual muito reduzido de harmnicas fluam pela rede, tendo um THD comparvel com um retificador de 18 pulsos, mas sendo tecnicamente uma

soluo bem mais simples .

Este tipo de filtro menos sensvel ressonncia da rede. Ele no altera muito seu desempenho com o desbalano de tenso. Tem custo menor que as anteriores, com fcil reposio de peas e manuteno, pois, basicamente constitudo de reatores e capacitores. Ele no altera a tenso do barramento CC entre funcionamento em vazio e a plena carga. Alguns cuidados inerentes sua operao so: o fator de potncia pode ficar capacitivo com cargas abaixo de 40% da corrente nominal; os capacitores so dispositivos muito sensveis s perturbaes da rede e, portanto, carecem de mais ateno; seu tamanho proporcional potncia do motor; necessita de espao para instalao. *Originalmente publicado na revista Mecatrnica Atual - Ano 6 - Edio 35 - Ago/Set/07

Copyright 2013 Editora Saber Ltda. Todos os direitos reservados.

Anda mungkin juga menyukai