Anda di halaman 1dari 24

ESPIRITISMO ANTES, HOJE E DEPOIS

conhecendo o centro esprita


Por Marco Bueno

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA

SAUDAES

sempre um desprazer estar aqui falando com voc.

Esta a sua primeira pgina, mas para mim a ltima. Explico. Acabei de escrever, li, reli, fiz reconsideraes, troquei palavras, tentei disfarar mas no consegui. o que tenho por agora.

Se voc tiver problemas com sinceridade, ou com verdades verdadeiras como um amigo meu costuma filosofar, sugiro que no leia este documento. Se voc apegado a sua verdade, sugiro que no leia este documento.

No passe nervoso, no se estresse. Voc no precisa disso.

Este documento no para o centro ou para o movimento esprita. Este documento para todos ns, pessoas comuns, cheio de erros e defeitos e que esto esperando algo melhor. Um pensar melhor, um falar melhor, um agir melhor, um se portar melhor do que hoje, melhor do que ontem e melhor do que amanh.

Mas se no conseguirmos, valeu mesmo assim. O sol para todos e a sombra tambm. No h distino de coisas no universo. A cretinice fomos ns que inventamos. Tanto faz se uma barata ou um aliengena. No importa se um tomo, joaninha ou elefante. O importa que somos o que somos, e da forma que estou fazendo agora: sem linha, sem curso, sem roteiro, sem destino, sem religio, sem religiosidade, sem graa ou com graa.

Aqui est voc leitor, a ponto de conhecer o centro esprita, e isto s foi possvel porque trs amigos sem nomes me deram seus sentimentos e a sua leitura de mundo para eu ter como base. Em nenhum momento voc ir encontrar os seus nomes, mas tenha certeza que eles esto por aqui, mesmo no parecendo.

A vocs amigos, um muito obrigado. A voc provvel leitor, boa sorte na sua leitura.

Espero que no goste.

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA

O CENTRO ESPRITA
Umas pessoas acham que o Centro Esprita deve ter como foco principal o ensino da doutrina.No podem sair fora de Kardec, dizem. Outras, acreditam que essa mesma casa deve ser uma escola para o esprito, abordando uma linguagem plural.

Conforme o material de apoio s casas espritas divulgado e aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da Federao Esprita Brasileira em sua reunio de novembro de 2006, os centros espritas so e contm: So ncleos de estudo, de fraternidade, de orao e de trabalho, praticados dentro dos princpios espritas; So escolas de formao espiritual e moral, que trabalham luz da Doutrina Esprita; So postos de atendimento fraternal para todos os que os buscam com o propsito de obter orientao, esclarecimento, ajuda ou consolao; So oficinas de trabalho que proporcionam aos seus frequentadores oportunidades de exercitarem o prprio aprimoramento ntimo pela prtica do Evangelho em suas atividades; So casas onde as crianas, os jovens, os adultos e os idosos tm oportunidade de conviver, estudar e trabalhar, unindo a famlia sob a orientao do Espiritismo; So recantos de paz construtiva, que oferecem aos seus frequentadores oportunidades para o refazimento espiritual e a unio fraternal pela prtica do amai-vos uns aos outros; So ncleos que se caracterizam pela simplicidade prpria das primeiras casas do Cristianismo nascente, pela prtica da caridade e pela total ausncia de imagens, smbolos, rituais ou outras quaisquer manifestaes exteriores; So as unidades fundamentais do Movimento Esprita.

SEUS OBJETIVOS

Os Centros Espritas tm por objetivo promover o estudo, a difuso e a prtica da Doutrina Esprita, atendendo as pessoas que:

buscam esclarecimento, orientao e amparo para seus problemas espirituais, morais

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


e materiais; querem conhecer e estudar a Doutrina Esprita; querem trabalhar, colaborar e servir em qualquer rea de ao que a prtica esprita oferece.

SUAS ATIVIDADES BSICAS

Realizar Palestras Pblicas destinadas ao pblico em geral, nas quais so desenvolvidos temas abordados luz da Doutrina Esprita; Realizar reunies de Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita, de forma programada, metdica e constante,destinadas s pessoas de todas as idades e de todos os nveis culturais e sociais, que possibilitem um conhecimento abrangente e aprofundado do Espiritismo em todos os seus aspectos;

Realizar atividades de Atendimento Espiritual no Centro Esprita para as pessoas que procuram esclarecimento, orientao, ajuda e assistncia espiritual e moral, abrangendo as atividades de: recepo, atendimento fraterno, explanao do Evangelho luz da Doutrina Esprita, passe e magnetizao de gua, irradiao e Evangelho no lar;

Realizar reunies de Estudo e Educao da Mediunidade, com base nos princpios e objetivos espritas, esclarecendo, orientando e preparando trabalhadores para as atividades medinicas; Realizar Reunies Medinicas destinadas prtica da assistncia aos espritos desencarnados necessitados de orientao e esclarecimento;

Realizar atividades de Evangelizao Esprita da Infncia e da Juventude, de forma programada, metdica e sistematizada,atendendo a criana e o jovem, esclarecendo-os e orientando-os dentro dos princpios da Doutrina Esprita;

Realizar atividades de Divulgao da Doutrina Esprita utilizando todos os veculos e meios de comunicao social compatveis com os princpios espritas, tais como: palestras, conferncias, livros, jornais, revistas, boletins, folhetos, mensagens, rdio, televiso, internet, cartazes, fitas de vdeo e udio;

Realizar atividades do Servio de Assistncia e Promoo Social Esprita destinado a pessoas carentes que buscam ajuda material: assistindo-as em suas necessidades mais imediatas; promovendo-as por meio de cursos e trabalhos de formao profissional e pessoal; e esclarecendo-as com os ensinos morais do Evangelho luz da Doutrina Esprita;

Realizar Atividades Administrativas necessrias ao seu normal funcionamento, compatveis com a sua estrutura organizacional e com a legislao do seu pas;

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


Participar das atividades que tm por objetivo a Unio dos Espritas e das Instituies Espritas e a Unificao do Movimento Esprita, conjugando esforos, somando experincias, permutando ajuda e apoio, aprimorando as atividades espritas e fortalecendo a ao dos espritas.

Os pontos acima so os aspectos visuais padro que qualquer visitante, freqentador antigo ou trabalhador ir encontrar em um centro esprita.

Creio eu que, quase todo mundo, um dia, se questionou o que acontece por detrs de determinado Ncleo, Centro, Casa, Associao Esprita. Quem nunca associou o centro esprita umbanda e candombl?

Espiritismo e Umbanda so coisas distintas, mas em algum momento elas se mesclam, se misturam. A Umbanda milenar, ecltica, crist, sincrtica e de origem indgena, afro, cigana, com forte influncia esprita kardecista. Agora, o espiritismo, teve suas origens no sculo XIX, na Frana, e foi codificada pelo pedagogo Allan Kardec. A nvel de conhecimento, veremos a seguir os princpios bsicos da Umbanda. Lembre-se que os pontos abaixo so apenas um referencial e no uma regra. Os fundamentos da Umbanda so variveis, mas existem alguns conceitos bsicos que explicam um pouco o segmento: Crena em um Deus nico, onipotente, eterno, incriado, potncia geradora de todo o Universo material e espiritual, adorado sob vrios nomes. Crena em entidades superiores: Orixs, anjos e santos que chefiam falanges. Crena em guias, em planos mdios, mensageiros dos Orixs, anjos e santos. Existncia da alma e sua sobrevivncia aps a morte. Prtica da caridade desinteressada, na busca de aliviar o carma do mdium. Lei do Livre-Arbtrio (da livre escolha), pela qual cada um escolhe fazer o bem ou o mal, e o ser humano afiniza com sua faixa vibratria e a do ambiente que o cerca. O ser humano a sntese do Universo. Crena na existncia de vida inteligente em todo o Universo, vivendo e habitando. Crena na reencarnao, na lei crmica de causa e efeito. Direito de liberdade de todos os seres.

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


Devido a Umbanda ser uma doutrina espiritualista como o espiritismo, catolicismo, esoterismo - justifica o fato de haver entre diferenas entre elas. A umbanda fuso das raas branca,ndia e negra.

Como v, no d para ser religioso apenas acreditando no que outros falam. preciso ousar, permitindo-se aventurar nos estudos. Mas no no estudo egosta, tipo aquele que torna a verdade como nica, exclusiva, absoluta.

Na incapacidade de compreender ou poder controlar certas foras da natureza, o homem copia seus mecanismos, tentando fazer um igual. Essa busca insana de querer provar que melhor que si mesmo, ou que pode fazer coisas mais poderosas que o prprio deus que ele criou, conduz-o a caminhos obscuros em todos os campos do conhecimento. Observe.

A religio foi um dos mecanismos ininteligvel criado pelo homem. Essa ideia de que o homem pecador, e que pecado tudo que transgride a lei divina, acabou com a sua possibilidade de ser feliz. Como pode um ser inteligente como ns ser feliz sabendo que tudo o que fazemos errado e precisa ser melhorado? Como uma pessoa pode ser feliz levando uma vida de culpa? Como ser feliz se somos coagidos a no ser ns mesmos?

Esse papo de ligar-se a deus novamente fez com que voc chega-se at aqui. Coincidncia? No. Prefiro acreditar que chegou a vez de nos encontramos neste pequeno espao. sua vez de ser submetido a outros pensares. Pensares, palavra desconhecida. Pensares, no sentido de observar o mesmo objeto sob outro ngulo.

Aqui est voc conhecendo o centro esprita. Mas no conhecendo da forma que eu quero que voc conhea. Voc est conhecendo da forma que voc tem direito de conhecer. Sem mentiras. Uns podem optar te mostrar o lado bom, ldico, curandeiro e salvacionista da histria, fazendo deste local, um aqurio ou carto postal de espiritualidade.

Outros poucos querem te apresentar no a doutrina, at mesmo porque voc no um ser em sesso de adestramento. Outros ainda querem te apontar caminhos. Caminhos que voc pode escolher ou no. Comecemos.

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


Dentro do espiritismo, h duas vertentes ideolgicas evidentes: a elitista e a popular. A diferena entre uma e outra, que a primeira foca os cidados de influncia e a segunda a classe menos "privilegiada". No caso do espiritismo elitista, promove-se o ar intelectual, cientfico, diferente. Para o espiritismo popular, permanece o ambiente religioso; ritualista. O elitista comunica o espiritismo, o popular promove o evangelho.

Das vertentes acima nascem vrias linhas de pensamento, que podem ser: religiosa, libertria, cientifica, conservadora, negra, oriental, ecumnica, idealista, determinista,

fundamentalista, anarquista, autoritria entre outras. So inmeras pedagogias dentro de um mesmo processo.

Observe que no d para falar de espiritismo baseado simplesmente na viso esprita, pois ela se tornou tendenciosa e vulgar. Agindo desta maneira, eu engessaria e tornaria ainda mais astigmtica e mope esta suposta viso. Se eu me portar assim estarei bloqueando a evoluo e seus processos.

Evoluir, para mim, significa deixar ir. Deixar ir a metodologia, a ideia de esprito elevado, o dogma, a concupiscncia, a futilidade, o suprfluo, as pessoas, a religio, a igreja, o centro esprita, a simbologia, o centro de umbanda, o mestre, o pastor, o sacerdote, o imprio, o monoplio, o poder, o domnio, o pensamento, as palavras. Enfim, seja l o que for, deixar ir.

Evoluir para mim ter conscincia do que eu sou. EU SOU, o que o basta. Eu sou o que chora; o que ri; o que manda; o que desmanda; o que pensa; o que no pensa; o que sente; o que no sente; o que fala; o que pensa que fala; o que pratica o bem e executa o mal; o que pratica o mal para executar o bem; o que acredita que preciso angariar boas aes para ganhar presentinho. Confuso no?

Comecemos de novo. Reiniciando o sistema. Carregando.

Educamos para culpa, ou melhor, ensinamo-nos e instrumo-nos a sentir culpa. Temos esta atitude insana e deliberadamente. Educao mesmo, nem em nossos sonhos. Tudo o que desejamos na maior parte do tempo utpico, pois esses desejos so frutos do nosso ego.

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


O nosso ego induz-nos a autossabotar, e ns, descontentes e ignorantemente influenciamos os outros a fazerem o mesmo.

Embora seja um estudo da rea de direito, filosoficamente, podemos usar a classificao de culpas para refletirmos um pouco mais sobre ela. Segundo a disciplina de Direito, a culpa dividese em negligncia, impercia e imprudncia. Vejamos.

Culpa por negligncia: deixar de fazer algo que deveria ser feito (deixar de vistoriar o carro). Culpa por impercia: falta de conhecimentos tcnicos ( mdico que no cirurgio leva paciente a morte por ter feito cirurgia). Culpa por imprudncia: falta de ateno, abusar da sorte( mdico que cirurgio, mas deixa instrumento cirrgico dentro do paciente.

A culpa uma autocondenao por sentir-nos incapaz de algo. A Culpa uma penitncia. um autoflagelo. Por ela sentimo-nos vtimas das circunstncias. Por ela estagnamos e entramos num processo de tormento, mas no o eterno.

A desgraada da culpa tem as suas razes plantadas no bem, e por causa dela o homem comete os atos mais absurdos que a mente pode conceber. A culpa ser ininteligvel at compreendermos que no precisamos ser e nem se sentir culpados. Utopia? No. Liberdade.

A culpa um instrumento de poder. Dizer que ela um norteador ou um alarme para o ser humano no fazer coisas erradas, acabou dando margens aos gatunos e a classe dominante para subjugar.

Condenamos-nos por aquilo que acreditamos, e na crena criamos o inferno. O inferno nada mais do que o contra resultado da realidade pensada. O inferno o subverso, o bueiro da culpa. o lado negro da fora. a hostilidade. fcil. simples. Agora, a parte difcil compreender e aceitar isto.

Como bem disse Huberto Rohden, falecido filsofo, educador e telogo catarinense:

(...) a humanidade neste ocaso do segundo milnio, e quase na alvorada do terceiro, sabe que no pode voltar a crena medieval nem pode estagnar na cincia renascentista.

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


Para a espiritualidade infantil da idade media era a crena uma infncia sadia, para o homem moderno seria a crena um infantilismo doentio. A crena no pode ser restabelecida, e a cincia se provou insuficiente. Resta uma terceira alternativa: a sapincia, a sabedoria, a experincia prpria e ntima do mundo divino e espiritual; aquilo que a crena procurava dar ao homem por testemunho alheio deve ser vivido e vivenciado agora pelo prprio homem, no reduto central da sua natureza.(..)
Rohden,Huberto. Rumo a conscincia csmica: diretrizes para o autoconhecimento e a autorrealizao. So Paulo: Martin Claret,2009.

Bem. Aqui est voc sendo apresentado ao espiritismo doutrinrio, autoritrio, religioso, ritualista, dogmtico, cientfico, filosfico, exacerbado, inseguro, cheio de medo, inquieto, triste, sufocado, sem brilho, sem vida e reflexo do movimento esprita que o conduz. Voc est sendo apresentado ao espiritismo miservel, nico, exclusivo e que parece ser incapaz de mudar.

Sem outra forma de dialogar, no discorrer das prximas pginas, refletiremos o espiritismo como o espelho das pessoas que o guiam.

O centro esprita apenas um meio de encontr-las.

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


MOVIMENTO ESPRITA
O Movimento Esprita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgao e a prtica da Doutrina Esprita, colocando-a ao alcance e a servio de todos os seres humanos, cumprindo, assim, a sua misso, que a de instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regenerao da Humanidade.(O Livro dos Espritos Prolegmenos).

Neste Plano de Trabalho esto definidos as diretrizes, os objetivos e as sugestes de projetos para a sua execuo. Sua durao est programada para cinco anos, de 2007 a 2012. Neste perodo, o seu desenvolvimento dever ser acompanhado pelo Conselho Federativo Nacional nas suas Reunies Ordinrias e nas Comisses Regionais, quando dever ser avaliado, assim como aprimorado e enriquecido, vista de novas informaes a serem apropriadas.

Federao

Esprita

Brasileira

(http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-

espirita/plano-de-trabalho-2013-2017/)

10

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


ESTUDO DA DOUTRINA, EVANGELIZAO, COMUNICAO, E MOVIMENTAO ESPRITA

Aulete, dicionrio digital, define estudo, doutrina, evangelizao, comunicao e curso de uma forma que o cidado comum pode entender:

Estudo: Aplicao das faculdades intelectuais com o fim de adquirir conhecimentos. Doutrina:Conjunto de dogmas e princpios que fundamentam um sistema ideolgico, filosfico, poltico, religioso Evangelizao: Ao ou resultado de evangelizar, de pregar o Evangelho. Ensino ou divulgao de uma doutrina, de um sistema Comunicao: Conceito, capacidade, processo e tcnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas troca de informaes, instrues etc. A comunicao um pr-requisito para a formao e consolidao de uma sociedade. Curso: Programa de formao educacional em determinado campo e constitudo de uma srie de perodos, matrias, lies Em pleno sculo 21, no d para sairmos consumindo tudo que h pela frente, sem que isto passe pelo filtro de nossa razo. O ar anda extremamente poludo. A mente do homem est conturbada. As nossas decises fizeram-nos trilhar caminhos tortuosos. Precisamos sair deste xtase vegetativo e , definitivamente, despertar para a conscincia.

Esse estado de conscincia nos demonstra que nem tudo que visto como utopia, hoje, continuar sendo amanh. Desde sempre vivemos em uma sociedade em que o diferente, o novo incomoda.

Observando sob outro ngulo, tem-se a impresso de que utopia tudo aquilo que o indivduo e a sociedade no quer que mude. Aqui sim, estamos diante de uma situao de vida perfeita, confortante, segura e protegida a sete chaves.

Essa resistncia do homem em no querer mudar, no permitindo a entrada do novo, resultado do moralismo barato que foi forjado na fantasia. Este

11

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


moralismo brega, que causa nsia na razo, encontrado facilmente na maioria das doutrinas. Doutrinar e evangelizar, o modus operandis do homem sculos. O homem traou um curso, e com esta ideia permanece. Continua no querendo sair da linha e muito menos est a fim de abandonar velhos formatos.

Qual esprito, em plena conscincia, gostaria de continuar sendo trancafiado dentro de uma doutrina; ser influenciado a divulgar (evangelizar) os princpios que condena, e ainda ser obrigado, por falta de outras opes, fazer cursos que so vendidos com uma ideia de que colaborar com seu progresso?

Qualquer caminho que no permite que o indivduo use e aplique a sua intelectualidade a fim de adquirir conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca, torna-se nulo nos seus efeitos. Se o conhecimento no puder ser recebido e compartilhado de forma espontnea e sem os ditames de leis escabrosas , de nada valer uma comunicao. Neste sentido seria melhor doutrinar mesmo.

Compreendido que a doutrinao, evangelizao e cursos espritas no se enquadra mais nos padres que o esprito est inserido, cabe dominao ceder o lugar e deixar o ser livre para aprender.

Para isso, de suma importncia que o outro entenda que no h necessidade de coagir as pessoas a irem as lugares que elas no querem, no podem e no sabem que no deve ir. Comunicao s boa quando h reciprocidade. Comunicao s boa quando ela zela pelo bem estar de todos.

Sendo assim, no ambiente esprita, essa leitura de mundo baseado na evangelizao, dogmtica e doutrinria, no atende mais os propsitos do indivduo que est tentando ser

espiritual. Se ele no puder ser espiritual, dentro do seu direito de agir e pensar, ele ao menos se tornar diferente e melhor do que hoje.

Por isso, toda e qualquer didtica que no contribua com o livre desenvolvimento do indivduo falsa.

Qualquer instruo, orientao, transmisso ou formao educacional que no preze o desenvolvimento das prprias ideias do indivduo e de forma desinibida,

12

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


est alm da verdade. Muito alm da verdade.

Herculano Pires, professor e filsofo falecido, no seu livro o Centro Esprita discursa de forma objetiva a inconsistncia ideolgica de um movimento que h dcadas se manter arredio em deixar mudar devido a incongruncia do que pregam. O reflexo a falta de comunicao do espiritismo e o fortalecimento de idias doutrinrias e de evangelizao, frutos das razes religiosas:

(...) se os espritas soubessem o que o Centro Esprita, quais so realmente a sua funo e a sua significao, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra. Temos no Brasil e isso um consenso universal o maior, mais ativo e produtivo movimento esprita do planeta. A expanso do Espiritismo em nossa terra incessante e prossegue em ritmo acelerado. Mas o que fazemos, em todo este vasto continente esprita, um imenso esforo de igrejificar o Espiritismo, de emparelh-lo com as religies decadentes e ultrapassadas, formando por toda parte ncleos msticos e portanto fanticos, desligados da realidade imediata. Dizia o Dr. Souza Ribeiro, de Campinas, nos ltimos tempos de sua vida de lutas espritas: No compareo a reunies de espritas rezadores! E tinha razo, porque nessas reunies ele s encontrava turba dos pedintes, suplicando ao Cu ajuda.

Ningum estava ali para aprender a Doutrina, para romper a malha de teia de aranha do igrejismo piedoso e choramingas. A domesticao catlica e protestante criara em nossa gente uma mentalidade de rebanho. O Centro Esprita tornou-se uma espcie de sacristia leiga em que padres e madres ignorantes indicavam aos pedintes o caminho do Cu. A caridade esmoler, fcil e barata, substituiu as gordas e faustosas doaes Igreja. Deus barateara a entrada a entrada do Cu, e at mesmo os intelectuais que se aproximam do Espiritismo e que tem o senso crtico, se transformam em penitentes. Associaes espritas, promissoramente organizadas, logo se transformam em

grupos de rezadores pedinches. O carimbo da igreja marcou fundo a nossa mentalidade em penria. Mais do que subnutrio do povo, com seu cortejo trgico de endemias devastadoras, o igrejismo salvacionista depauperou a inteligncia popular, com seu cortejo de carreirismo poltico religioso, idolatria medinica, misticismo larvar, o que pior, aparecimento de uma classe dirigente de supostos missionrios e mestres farisaicos, estufados de vaidade e arrogncia. So os guardies dos apriscos do templo, instrudos para rejeitar os animais sacrificiais impuros, exigindo dos beatos a compra de oferendas puras nos apriscos sacerdotais. Essa tendncia mstica popular, carregada de supersties seculares, favorece a proliferao de pregadores santificados, padres vieiras sem estalo, tribunos de voz empostada e gesticulao ensaiada.

13

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


Toda essa carga morta esmaga o nosso movimento doutrinrio e abre as suas portas para a infestao do sincretismo religioso afrobrasileiro, em que os deuses ingnuos da selva africana e das nossas selvas superam e absorvem os antigos e cansados deus cristos. No no clima para o desenvolvimento da Cultura Esprita.(...)
Pires, J. Herculano. O centro Esprita. Brasil:Ed.Paideia.P9.

Se puder, leia e releia o trecho acima com bastante ateno. Se muitas pessoas se derem conta que o espiritismo no foi, no e nem vai ser o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra, talvez deixe de tontices, achando que a melhor bolachinha do pacote.

No precisamos de rtulos e to pouco necessitamos de orgulho, egosmo ou soberba, escondidos atrs de movimento esprita. No faz parte de nossa realidade atual, consenso

universal. H discrepncia em toda aes, pensamentos e ideias, at mesmo porque a individualidade inerente ao esprito.

O espiritismo no melhor e nem pior que o hindusmo, judasmo ou budismo. O espiritismo no menos e nem mais arrogante que a evanglica, a catlica, o candombl, o umbandista, a esotrica, o ateu, o mrmon, as organizaes no religiosas e filosficas de qualquer tipo e natureza.

O centro esprita no tornou-se em nada. Nunca deixou de s-lo. O centro, que o reflexo do movimento esprita, no deixou de ter o seu carter de sempre: concupiscente, salvacionista, igrejista, ritualista, missionrio, popular, barato, supersticioso, vaidoso, hipcrita, cujo frutos, a colheita das cousas que condena.

Esse espiritismo sincrtico, que dizem que no , est na veia, est no sangue, est no homem e no tem nada a ver com espiritualidade. Espiritualidade as primcias, e tudo o que vem antes dela carne. Tudo que carne vem do ego, e o que do ego no passa pela porta estreita.

Uma grande parte das religies no conseguem compreender isso, porque, esto incapazes de abandonar a si mesmas. Por outro lado, existem filosofias que esto desnudando a alma. O que sobrar, o caminho do homem.

14

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


ATENDIMENTOS
Este o corao de qualquer centro esprita. A partir do momento que voc passa por este ou aquele porto porque voc est a procura de algo, seja para suprir uma necessidade sua ou para contribuir com algo na dificuldade do outro.

Esta relao recproca e sublime, pois quem doa tambm recebe.

A no ser no caso de visita ao ncleo esprita, normalmente, as pessoas se achegam sempre pela dor. A pessoa chega desesperada ao centro esprita em busca de alento ao esprito debilitado. So distrbios e disfunes psquica, fsica, emocional, social e espiritual que, quando em desequilbrio provoca uma verdadeira baguna na vida do individuo afetado.

Neste momento de desespero, o cidado, em carter individual, privado e sigiloso expe ao entrevistador as suas aflies, e este baseado em suas experincias orienta o necessitado. Por padro, a pessoa ser estimulada a compreender a lei da causa e efeito, chamando a responsabilidade das suas atribulaes para si mesmo. Em seguida ser prescrevido o ritual do atendimento (tratamento espiritual): estudar o evangelho segundo a doutrina esprita; participar da palestra pblica; tomar o passe; praticar a sua reforma ntima.

Os atendimentos que costumam ocorrer no centro esprita, normalmente so:

Palestra pblica

uma reunio pblica para a explanao do evangelho luz da doutrina esprita, de maneira programada e com uma sequencia de trabalho previamente estabelecida.

Finalidades analisar e expor ao pblico presente, de forma simples e objetiva, o contedo de o evangelho segundo o espiritismo, destacando os ensinos morais do evangelho luz dos esclarecimentos espritas;

15

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


consolar e esclarecer aos que se acham em dificuldades pela desencarnao de entes queridos, separaes, conflitos, doenas, depresses etc. amparar, erguer e orientar doutrinariamente sobre as causas das aflies e os meios para compreend-las. (Orientao ao Centro Esprita - FEB,2006)

Passe

O passe, luz da doutrina esprita, uma transmisso de energias fludicas de uma pessoa conhecida como mdium passista para a outra pessoa que as recebe, em clima de prece, com a assistncia dos espritos superiores.

Finalidade

O atendimento pelo passe visa a oferecer aos que necessitam e desejam receber os fluidos de reequilbrio e de paz oferecidos pelos benfeitores espirituais por intermdio dos colaboradores encarnados, de maneira simples, organizada e com um planejamento previamente estabelecido. (Orientao ao Centro Esprita - FEB,2006)

Evangelho no lar

uma reunio semanal da famlia, em dia e hora previamente estabelecidos, para o estudo do evangelho luz da doutrina esprita e a orao em conjunto.

Finalidade Estudar o evangelho segundo o espiritismo de maneira programada; criar o hbito do estudo evanglico e da orao em famlia; higienizar espiritualmente o lar por meio de pensamentos e sentimentos elevados em momentos de prece, paz e unio; fortalecer os laos da afinidade familiar. (Orientao ao Centro Esprita - FEB,2006)

16

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA

Atendimento particular

Chamado em alguns centros espritas de consulta ou entrevista, este trabalho visa orientar e ajudar espiritualmente pessoas detentoras de problemas mais graves, e quando necessrio, submetlas a um tratamento espiritual.

Tratamento espiritual

Todo aquele em que foi diagnosticado uma desordem espiritual dever passar por um tratamento. Ele consiste na aplicao de passes semanais, a ingesto de gua fluidificada e o acompanhamento das palestras no centro esprita, buscando a anlise constante das imperfeies que possibilitaram m influncia, e assim, evita-las futuramente. Fonte: Portal do Esprito

Reunio medinica

Trata-se de uma reunio ntima onde apenas participam os mdiuns (pessoas com maior capacidade de sentir a influncia dos Espritos) da casa e algum trabalhador auxiliar, pois ali muitas vezes sero tratados assuntos que dizem respeito vida particular de pessoas que buscaram auxlio no centro esprita.

A reunio medinica tambm pode servir para que os bons espritos dem orientaes e para que os sofredores manifestem-se, podendo ser ajudados atravs da conversa. Fonte: Portal do Esprito

Recepo

Aquele que chega pela primeira vez no centro esprita geralmente tem uma srie de dvidas a respeito do funcionamento da casa. Muitas vezes nem sabe o que ir encontrar ali, haja visto a grande confuso que h na sociedade sobre o que e o que no Espiritismo.

Havendo uma recepo, que pode ser uma simples mesa ou uma sala, o indivduo

17

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


poder para l se dirigir e obter as informaes sobre horrio de funcionamento da casa, trabalhos desenvolvidos etc. necessrio que a pessoa responsvel pela recepo tenha total conhecimento das atividades da casa e que se mantenha simptica em todos os momentos. Precisamos lembrar que a recepo o primeiro contato do visitante com o centro esprita. Fonte: Portal do Esprito

Como dito anteriormente, na maior parte das vezes as pessoas chegam casa esprita pela dor. O problema , que, antes de ajudarmos o outro, o entrevistador deve estar de bem consigo mesmo. No d para o orientador do necessitado ficar com discursos vazios, e que atrapalham mais ainda.

Um fato que chama muita ateno na casa esprita que os atendimentos so feitas por pessoas de boa vontade, mas despreparadas no sentido de saber que responsvel por si e pelo pelo outro que veio em busca de socorro.

Mas como orientar e apontar caminhos para um necessitado, se ns, no temos conhecimento nem do nosso? Como conduzir um cego e coloc-lo em segurana em cima da calada se ns mesmos temos medo de atravessar a rua? Como voc, entrevistador, vai falar de liberdade e autonomia para o outro se voc mesmo vive pregado a coleira do coordenador, do diretor doutrinrio ou do presidente da casa, da famlia, das circunstncias?

A maioria das pessoas no tem conscincia que so responsveis pelo instante que passam com o outro.

muito fcil algum chegar em um estado deplorvel no centro esprita e passar por todo aquele ritual de amor e fraternal. como que se a pessoa para se libertar das suas angstias e alcanar as coisas que almeja, bastasse seguir o script kardeciano gerido pela casa esprita e aguardar que, no fim tudo dar certo. Normalmente d, mas o ponto no este.

fcil atribuir tudo o que acontece na nossa vida aos espritos. confortante ficar falando de MEU MENTOR para l e para c. fcil dizer para o doente espiritual que esta vendo o seu ANJO DA GUARDA com ele. Voc est vendo mesmo, ou apenas acredita que sim?

18

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA

Os trabalhadores que lidam diretamente com a espiritualidade do outro devem conhecer a sua em primeiro lugar. Tanto o lado de luz quanto o de escurido; compreendendo a diferena entre elas.

No d para ser mestre, guru, guia, orientador espiritual, mdium ou qualquer outro titulo do gnero, se tudo o que voc sabe fazer acreditar e seguir.

SERVIOS ADMINISTRATIVOS

Toda instituio tem gastos e que no so poucos por sinal. Gastos se paga com dinheiro e no com bolacha e refrigerante. A presidncia da casa tem um enorme desafio pela frente e ningum nunca disse que seria fcil transpor os obstculos. O dirigente financeiro deve tomar muito cuidado na forma que capita os recursos.

No h jeito fcil e nem jeito certo. H jeito necessrio. No entanto, tem algumas aes que beiram o ridculo: promover scios, divulgar conta bancria etc. Fique atento.

SOCIAL

O assistencialismo no pecado. A pessoa que vai at uma casa esprita pedir um prato de comida ou um pedao de po, porque est com fome, e fome se preenche com alimento e no com ladainha.

Cabe a casa que tem interesse neste tipo de doao, mostrar ao necessitado que nada vem de graa, e tudo que fazemos precisa haver uma troca. De que forma seria isso, cabe aos organizadores responder.

19

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA

DIVULGAO

A divulgao no centro esprita um outro fator que os dirigentes devem tomar cuidado. comum chegar numa casa esprita e ver panfletagem de cunho altamente religioso, quando no, de fundo moral surreal. So psteres, folhetos, folders, jornais e cartazes marketeiros. So apresentaes e eventos que iro acontecer na casa: show musical, tenores, psicografias, etc.

Um pouquinho que voc para e comea observar as campanhas publicitrias, logo percebese que no h nada mais do que status. So chamarizes que servem para massagear o ego do contratante, do contratado, e infelizmente, de muitos que com ele se afinam.

CURSOS BSICO, MEDINICO, AVANADO E ESPECFICOS

Uma coisa voc fazer um curso livre, tcnico ou superior no intuito de aprimorar seu conhecimento pessoal, ou com fim de obter gabarito para o mercado de trabalho. Outra coisa voc fazer cursos especificamente religiosos, que se escondem, normalmente, atrs da palavra estudo.

Como vimos anteriormente, estudo aplicao das faculdades intelectuais com o fim de adquirir conhecimento. Qualquer composio cientifica, filosfica e religiosa que interfira e corrompa a significao desta palavra, contraria um direito natural do homem.

A moralidade igrejista enraizada no homem, quando no bem compreendida, tem o dom de conduzi-lo a lugares inspitos. A dominao, o controle, o poder exacerbado de uns sobre os outros tambm ferem este senso de justia.

A perspectiva do homem, principalmente o contemporneo, sempre em relao ao futuro, ao amanh, ao depois, ao daqui a pouco. As suas aes tem que ser rpidas porque a informao, a tecnologia, enfim, o desenvolvimento, corre na mesma velocidade e no podem esperar.

Por no conseguir acompanhar o crescimento, os indivduos acabam tornando-se consumidores vorazes. Diferentemente da natureza, onde, os animais consomem somente o necessrio para a sua sobrevivncia, o ser humano, consome para destruir.

20

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


Ele faz isso com uma facilidade tremenda. Acaba com bens materiais, naturais e espirituais na mesma velocidade que a recebeu ou a encontrou.

Pense nisso. Antes de fazer um curso de carter religioso, o indivduo precisa ver se realmente h a necessidade deste procedimento ou se apenas um outro bem, objetivo ou meta a consumir. Para isso, antes da humildade, preciso ter perspectiva. Perspectiva de olhar at o fim, de examinar atentamente, de ver bem, de examinar com cuidado e, principalmente, reconhecer claramente se o que voc est fazendo o que realmente precisa.

CONTEDOS PARA DOWNLOAD


Na internet encontra-se facilmente documentos espritas para baixar no seu computador. So palestras, livros, papis de parede fantasiosos, msicas, vdeos, apresentaes PowerPoint entre outras. Antes de eu continuar, quero deixar claro que, o que segue, no tem o intuito de coibir ou interferir no seu direito de fazer de sua vida o que bem quiser, e sim, demonstrar, que os entulhos existem em todos os lugares.

Existe um dito, que diz que no podemos impedir que as aves voem sobre a nossa cabea, mas podemos impedi-las de fazer ninho. Ento, antes de sair consumindo cegamente tudo o que h pela sua frente, veja a sua real necessidade.

De repente, voc trabalha com educao, e para facilitar a vida, voc faz uso deste material para agilizar o seu trabalho. Esse um caso que convm.

Assim, descartando o lado que licito e convm, devemos assegurar o outro que no : "Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas as coisas convm. Todas as coisas me so lcitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma".
1 Corntios 6:12

21

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


RITUAIS

O que vou dizer a seguir o tendo de Aquiles da espiritualidade humana, e no acredito que algum ir compartilhar dos mesmos sentimentos que eu. Somente com esta frase, dei brecha para discusses piegas, igrejistas, sentimentais, religiosas, e que nada tem a ver com conscincia.

Conscincia no sentido de "atributo que permite a uma pessoa a percepo, com certo grau de objetividade, do que se passa em torno de si (o mundo exterior) e dentro de si prprio (o mundo interior ou subjetivo." (Dicionrio Aulete)

Todas as pessoas seguem um ritual dirio e cada um a sua maneira, sem no entanto invadir o espao alheio.

As religies com seus inmeros princpios morais nos ensinam que, para sermos uma boa pessoa precisamos se adequar a certos comportamentos, e nos induz a acreditar incondicionalmente que sem esses princpios somos incapazes de atingir esse ou aquele estgio.

Para alcanar determinada posio nesta escalada quase impossvel de regras e procedimentos, existem alguns rituais que podem ser seguidos para que o individuo chegue l. a falsa promessa de alcanar o reino de Deus.

So oraes para pedir ajuda divina. So sermes evanglicos. So rezas e preces decoradas de trs para frente, e de baixo para cima. So exortaes na frente de um plpito. So ternos, cuja origem datada no sculo 18. So hinos ou louvores sacramentais. o glorificar a Deus repetitivamente. a posio corporal para facilitar a conexo com o superior. a cruz, o crucifixo, a novena. o passe, a prece, o tratamento espiritual. a doutrina e a sua evangelizao. o adorar a Jesus, A Deus, ou qualquer outra divindade. o guerrear por imbecilidade. a religio. a crena.

Sei que difcil ler um negcio deste, mas o homem s ir encontrar o caminho do cu, ou o caminho verdadeiro a partir do momento em que deixar, no o egosmo ou o orgulho, e sim a arrogncia e permitir-se mudar, sem se apegar a rituais.

22

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


LTIMAS REFLEXES
Se perguntarmos a um esprita experiente o que espiritismo, esprito, periesprito, mediunidade, centro esprita, doutrina esprita, viso esprita, pedagogia esprita, educao esprita, ou, de onde viemos, o que somos e para onde estamos indo, ele responder de pronto. Se eu te perguntar o que voc acha disso tudo que escrevi, bem provvel que, com todo o conhecimento e ttulos que voc carrega consigo, voc ir acabar comigo. Com seus olhos de guia e ouvidos de tei voc ir encontrar incongruncias, dicotomia, erros ortogrficos e gramaticais. Falta de coeso e coerncia. No satisfeito, por eu ter ferido os seus sentimentos crentes, evanglicos e religiosos, voc ir encontrar pontos para ferir os meus. Boa sorte, no sou de cristal. Por eu ter cometido um erro moral, que apontar o dedo, e outro pior ainda que cuspir no prato que estou comendo - voc ir me difamar, maldizer e caoar da minha cara e o meu jeito de ser.. Voc ir me amaldioar, dizendo, que eu pagarei caro pelas coisas que disse. Pode at ser, se esse for o preo do meu trabalho. Olha, me ocorreu outra coisa. Se eu te perguntar sobre Kardec voc ir contar tudo o que leu em livros. Se eu te perguntar sobre mediunidade, voc ir me contar o que vivenciou em uma mesa medinica. Se eu te perguntar sobre a sua histria pregressa, voc ir me contar a sua experincia de vida passada. Se eu questionar sobre sonhos, voc ir me falar de seus desdobramentos com experincia no mundo espiritual. Se eu te perguntar sobre escurido, voc ir me falar tudo o que sabe sobre umbral. Est tudo certo. Agora se eu te perguntar qual a sensao de olhar o planeta Terra, l na atmosfera, dificilmente voc ir me dizer, porque esta vivencia foi minha. Se eu te perguntar qual o barato de ficar olhando as formigas burras dando cabeada uma nas outras, voc no saber dizer, porque passa a maior parte da sua vida pisando nelas, e no faz diferena se elas existem ou no; e ainda se desculpa que so mundos diferentes. Se eu te perguntar qual a sensao de ter a fauna, a flora e o ecossistema te saudando, voc no saber responder, porque o seu conhecimento vem de livros, vem de espritos, vem do outro. O meu, eu no fao a mnima ideia de onde vem, e no me orgulho disso. Pois bem. A compreenso deste texto pessoal e intransfervel, mas qualquer interpretao que fuja da ptica espiritual no o caminho.

Marco Bueno

23

CONHECENDO O CENTRO ESPRITA


APONTAMENTOS
Culpa - Stum http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=05240

Modalidades de Culpa http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090430095112AAUJAfF Cincia e Espiritismo http://www.gazetadopovo.com.br/entrevistas/conteudo.phtml?id=912344&tit=Robson-Pinheiroescritor-Kardec-diz-que-se-um-dia-a-ciencia-provar-que-o-espiritismo-esta-errado-devemos-ficarcom-a-ciencia Princpios Bsico da Umbanda: http://estudodaumbanda.wordpress.com/2009/02/27/6-principios-basicos-da-umbanda/ Movimento Esprita http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/plano-de-trabalho-2013-2017/ Portal do esprito - Os 10 principais servios do centro esprita http://www.espirito.org.br/portal/palestras/geap/os10.html O que doutrina http://www.significados.com.br/doutrina/ Anarquia Principio da no doutrinao http://socialismo-anarquista.blogspot.com.br/2007/09/princpio-da-no-doutrinao.html Orientao ao centro esprita http://www.feamazonas.org.br/PDFs/Divulgacao/OrientacaoAoCentroEspirita.pdf

24

Anda mungkin juga menyukai