Anda di halaman 1dari 6

UNIVAG CENTRO UNIVERSITRIO GPA DE CINCIAS AGRRIAS, BIOLGICAS E ENGENHARIAS CURSO DE AGRONOMIA

RELATRIO DE VISITA TCNICA EMPRESA MATOGROSSENSE DE PESQUISA, ASSISTNCIA E EXTENSO - EMPAER

BRBARA PRISCILA PIETRO BIASI

Vrzea Grande - MT 2013

SUMRIO

1. 2. 3. 4.

INTRODUO .................................................................................................................... 3 HISTRICO......................................................................................................................... 3 PRODUTOS E SERVIOS............................................................................................... 3 LABORATRIOS ............................................................................................................... 4 4.1. LABORATRIO DE SOLOS .................................................................................... 4 INSTALAES ................................................................................................... 4

4.1.1. 4.2.

LABORATRIO DE CULTURA DE TECIDOS ...................................................... 5 INSTALAES ................................................................................................... 5

4.2.1.

CONSIDERAES FINAIS ..................................................................................................... 6

1. INTRODUO

A visita tcnica foi realizada nas instalaes da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistncia e Extenso EMPAER pelos alunos do 8 semestre de engenharia agronmica do UNIVAG, no dia 23 de agosto de 2013 no perodo matutino, supervisionada pelo Eng. Agrnomo Dr. em fitotecnia Gustavo Alves Pereira, que o pesquisador responsvel pelo laboratrio de cultura de tecidos da Empaer. O objetivo da visita foi o conhecimento das instalaes bem como as condies de infra-estrutura predial, equipamentos disponveis, corpo tcnico, capacidade para atendimento, atividades desenvolvidas pela Empaer e conhecimentos terico-prticos sobre anlises de solos, coleta e

micropropagao de mudas.

2. HISTRICO

O servio de extenso rural foi constitudo no ano de 1964. A Empaer foi instituda em decorrncia da fuso da Empresa de Assistencia Tcnica e Extenso Rural (EMATER) e a Empresa de Pesquisa Agropecuria (EMPA) atendendo os produtores rurais, incentivando o sistema produtivo sustetvel, permitindo o crescimento scio-econmico da pequena e mdia propriedade rural.

3. PRODUTOS E SERVIOS

Entre os produtos e servios oferecidos pela Empaer esto a assistncia tcnica agropecuria; profissionalizao e capacitao de agricultores; elaborao de projetos de crdito rural; apoio aos servios bsicos de sade, educao e nutrio; apoio organizao rural; execuo de projetos de pesquisa e/ou validao de tecnologias com culturas anuais, frutferas, olercolas, pastagem, pecuria, piscicultura, essncias florestais e recursos
3

naturais renovveis; anlises de laboratoriais de solo, fitopatologia, adubos e corretivos, nutrio animal e vegetal; produo e comercializao de mudas frutferas, ornamentais, culturas perenes e florestais nativas, reprodutores sunos e alevinos; elaborao e execuo de projetos de recuperao, conservao e preservao de recursos naturais renovveis.

4. LABORATRIOS

Os Laboratrios da Empaer esto devidamente equipados para receber amostras de terra (fsica e qumica), tecido vegetal, calcrio e nutrio animal.

4.1.

LABORATRIO DE SOLOS

de suma importncia quando se fala em anlise de solos que a amostra seja retirada, homogeneizada e armazenada em local adequado. Este um grande problema enfrentado pelos laboratrios que recebem as amostras de forma indevida (ex.: armazenadas em sacos de adubo, de sal, em baldes de alumnio) gerando informaes errneas.

4.1.1. INSTALAES

Conta com duas salas para realizao das anlises de macro e micro nutrientes, alm de anlises fsicas. Em uma das salas onde feita a analise de micronutrientes utilizado um equipamento de absoro atmica para leitura das concentraes extradas do solo. Para anlise de macronutrientes a amostra homogeneizada e colocado em um recipiente padro para secagem e realizao das demais substncias. Um dos aparelhos utilizados por espectrometria. A anlise de alumnio por exemplo, feita com trs gotas do reagente especial para tal substncia e adio de hidrxido de sdio. O pH feito em gua e cloreto de clcio.

4.2.

LABORATRIO DE CULTURA DE TECIDOS

Atualmente o laboratrio produz mudas de banana da variedade farta velhaco buscando estabelecer o protocolo, e da variedade princesa que uma variedade de banana-ma lanada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA. Algumas produes com orqudeas e citrus tambm esto sendo testadas.

4.2.1. INSTALAES

O laboratrio de cultura de tecidos conta com uma sala de desinfestao com quatro autoclaves de tamanho grande e uma pequena que utilizada para esterilizao de materiais contaminados; um escritrio; uma sala de recebimento e limpeza de material do campo; uma sala de fluxo laminar com duas bancadas verticais para inoculao do explante ao meio de cultura; uma sala utilizada para depsito de materiais/almoxarifado; uma sala de manipulao de meios de cultura que o local destinado ao preparo do meio de cultura e solues diversas, conta com diversos equipamentos como balana de preciso, vidrarias, bancada com gavetas e pia, geladeira, microondas, pHmetro, agitador e a sala de incubao das culturas que um local dotado de sistema controlado de temperatura, umidade e luz, onde ficam as estantes metlicas com lmpadas fluorescentes fixadas, mantendo as condies apropriadas para o crescimento das culturas at a repicagem e retirada das mesmas. Na sala de manipulao dos meios de cultura fica localizado tambm os equipamentos para tratamento da gua, como o destilador e o deionizador, que tratam a gua de forma que as mesmas apresentem-se purificadas sem a presena de microorganismos, compostos orgnicos e minerais.

CONSIDERAES FINAIS

de extrema importncia na formao dos engenheiros agrnomos, como auxilio de ensino e aprendizagem, visitas prticas como complementao dos contedos vistos em salas de aula e laboratrios. Deve-se portanto buscar incessantemente uma melhor formao, primando pela qualidade de ensino j que o mercado de trabalho exigente e busca profissionais altamente qualificados.

Anda mungkin juga menyukai