Anda di halaman 1dari 6

EA | ENGENHEIROS ASSOCIADOS

http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/generalidade_protecao...

Boa Noite, Domingo, 15 de Setembro de 2013

Generalidades sobre proteo catdica


Autor : Merlin, Victor Luiz

...........................................................................................................................................

Proteo Catdica

A proteo catdica um dos tipos de processo de combate corroso existente atualmente. No entanto, faz-se importante apr

corroso, antes de abordar a proteo catdica. Esse item do referencial comear mencionando a corroso at o aprofundament para dutos metlicos enterrados.

Corroso

At algum tempo atrs, usava-se o termo corroso apenas como um tipo de deteriorao, freqentemente encontrado em mater Dutra (1999, p. 03) a corroso a deteriorao dos materiais pela ao do meio. Assim, esse conceito abrange no s os mate tipo de material sujeito a alguma degradao decorrente de um agente externo.

Nesse trabalho, a corroso ser abordada de forma simplificada, trazendo apenas os conceitos necessrios ao entendimento da p

Tipos de Corroso

De acordo com Dutra (1999), a corroso pode ser classificada em quatorze tipos, de acordo com as condies que ocorre, como a) Corroso galvnica - Conforme Dutra (1999), a corroso galvnica o processo corrosivo resultante do contato eltrico de de um eletrlito.

b) Corroso em frestas Nas frestas h uma pr-disposio corroso. Essa ao ocorre por aerao diferencial e por concentra

c) Corroso atmosfrica - Entende-se por corroso atmosfrica aquela que ocorre em estruturas areas, sujeitas ao da umi sais em suspenso e da concentrao de gases poluentes na atmosfera.

d) Corroso pelo solo Esse tipo de corroso ocorre em estruturas enterradas. Ela depende do pH, da umidade e da composio relevantes resistividade e a permeabilidade do solo, alm da presena de bactrias e poluentes no solo.

1 de 6

15/9/2013 22:34

EA | ENGENHEIROS ASSOCIADOS

http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/generalidade_protecao...

e) Corroso pela gua - A corroso pela gua ocorre em estruturas que mantm contato com algum meio aquoso. As estrutura a gua salgada tm uma taxa de corroso muito maior daquelas que possuem contato com a gua doce.

f) Corroso microbiolgica - Ao corrosiva provocada por algumas bactrias, que em condies favorveis agridem as estrutur

g) Corroso eletroltica - De acordo com Dutra (1999, p. 21), designa-se corroso eletroltica aos processos corrosivos de natu estruturas metlicas enterradas ou submersas, como resultado de um fluxo indesejvel de corrente contnua dispersa no eletr

h) Corroso intergranular - Esse tipo de corroso, tambm Centro conhecida por corroso intercristalina, ocorre de Atendimento Nacional (11) 2808 1886freqentemente nos a

i) Corroso por compostos de enxofre - Esse tipo de corroso aparece principalmente em processos qumicos, petroqumicos ou Filial 2 Rio de Janeiro - (21) 2103 1954 como resduo ou matria necessria ao processo. Filial 3 Curitiba - (41) 3017 0023

Filial 1 So Paulo (11) 4327 3147

j) Corroso graftica - a corroso que ocorre nos ferros fundidos cinzentos, na presena de um eletrlito. Nesse processo o m superfcie uma camada porosa de grafite e sem qualquer resistncia mecnica.

contato@engenheirosassociados.com.br

k) Dezincificao - Processo corrosivo que aparece em ligas de zinco, especialmente lates. Nesse processo o material corrod camada porosa de cobre e sem qualquer resistncia mecnica. l) Corroso em concreto - Esse tipo de corroso normalmente ocorre por incidncia de infiltraes na estrutura, seja ela area, acontece principalmente na armadura dessas estruturas, podendo atingir a camada de concreto. m) Corroso sob fadiga - Processo de corroso associado fadiga do material.

n) Corroso sob tenso - A corroso sob tenso um processo de deteriorao de materiais metlicos, de fora para dentro, sub trao. De acordo com a literatura existente, pode-se ainda classificar a corroso em dois grandes grupos: Corroso eletroqumica, e; Corroso qumica. Mtodos de Combate Corroso H uma forma de combate para cada tipo de corroso conhecida.

Corroso eletroqumica
H vrios mtodos para se proteger estruturas da corroso eletroqumica. De acordo com Dutra, esses mtodos baseiam-se em funcionamento das clulas de corroso. Os principais mtodos so:

a) Prticas de Projeto Consiste em evitar o aparecimento das pilhas de corroso, atravs de prticas reconhecidamente eficaz

b) Mtodos de proteo baseados no metal Estes mtodos consistem na escolha da melhor liga metlica a ser usada, de acord tem. Inclui-se nesses mtodos a utilizao de ligas resistentes corroso e a aplicao de tratamentos trmicos para o aumen c) Modificaes do meio corrosivo

Pode-se controlar a corroso modificando-se o meio que a estrutura se encontra. Essas modificaes podem ser fsicas, qumic determinados compostos. Normalmente so utilizados: Emprego da desaerao; Diminuio da temperatura; Emprego de inibidores de corroso; Diminuio da velocidade do eletrlito. d) Revestimentos protetores Esse tipo de revestimento normalmente aplicado em superfcies metlicas, formando uma espcie de barreira um dieltrico corrosivo. Divide-se em trs tipos principais: Orgnicos, Inorgnicos e Metlicos. Os principais tipos de Revestimentos Orgnicos so:

2 de 6

15/9/2013 22:34

EA | ENGENHEIROS ASSOCIADOS

http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/generalidade_protecao...

Pintura industrial; Revestimento com plstico; Revestimento com borracha; Revestimentos para tubulaes enterradas ou submersas.

Esse ltimo tipo de revestimento de grande importncia para este estudo. Como esse trabalho trata de tubulaes metlicas e como um dos itens que se deseja abordar. Esse tipo de revestimento deve possuir algumas caractersticas para o seu devido uso: Boa flexibilidade; Boa resistncia mecnica; Boa e permanente aderncia ao tubo; Resistncia s caractersticas do solo, como acidez, alcalinidade, sais e bactrias; Baixa taxa de absoro de gua; Boa resistividade eltrica (resistncia eltrica); Boa resistncia gua, vapor e produtos qumicos; Boa estabilidade sob efeito da variao da temperatura; Durabilidade; Economicidade; Facilidade de aplicao e reparo. Os principais tipos de revestimentos orgnicos, empregados para tubulaes enterradas so: a) Revestimento com esmalte de alcatro e hulha (coal-tar): Normalmente esse revestimento aplicado em duas espessuras, simples) ou outra de 6 a 8 mm (revestimento duplo). A primeira aplicada em meios de mdia e baixa agressividade e o dup (gua do mar, solos de baixa resistividade, etc.), ou ainda em condies severas de correntes de interferncia. Segue abaixo o esquema de aplicao: Limpeza dos tubos: com escovas e com jateamento comercial;

Aplicao de demo de tinta de fundo ou primer, que uma tinta de base elastomrica e que seca por evaporao do solvente Aplicao do esmalte de alcatro de hulha, que feito a quente; Aplicao imediata de uma camada de vu de fibra de vidro reforada e outra de vu de fibra de vidro impregnado.

O esquema de aplicao do revestimento duplo consiste na aplicao, logo aps o vu de fibra de vidro, de outra camada de esm de fibra de vidro e, finalmente, o vu de fibra de vidro impregnado. A aplicao desse revestimento pode ser feito em campo ou na planta industrial, sendo a segunda muito mais eficiente, devido aplicao.

Para dutos submersos, aplica-se sobre o revestimento duplo de esmalte de alcatro de hulha um revestimento de concreto, para (deposio no fundo). Apesar desse tipo de revestimento ser muito utilizado, ele vem diminuindo sensivelmente pelos seguintes motivos:

A resistividade eltrica desse tipo de revestimento decai expressivamente nos primeiros 10 anos depois de aplicado. Dessa for solicitada;

Elevada incidncia de reparos, devido a danos ocorridos no manuseio, transporte, armazenamento e o lanamento dos tubos n

3 de 6

15/9/2013 22:34

EA | ENGENHEIROS ASSOCIADOS

http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/generalidade_protecao...

Problemas de poluio ambiental, devido ao desprendimento de gases txicos durante aplicao; Degradao devido incidncia dos raios solares no armazenamento superior a seis meses; Aparecimento de revestimentos modernos a base de polmeros. b) Revestimento com asfaltos:

Esse tipo de revestimento muito parecido com o anteriormente citado (esmalte de alcatro de hulha). Est em desuso tamb anterior e s se diferencia pelo preo e pela qualidade, ambos inferiores.

c) Revestimento com fitas plsticas: As fitas plsticas mais utilizadas so as de poliuretano, PVC e fitas de polister. Elas so a

tubo a ser protegido, com sobreposio de 50% entre camadas. A aplicao pode ser mecnica ou manual. Trata-se de um rev na aplicao em campo pode no ser atendida a especificao de 50%. No entanto, nos reparos em campo so muito utilizada

d) Revestimento com espuma rgida de poliuretano: Normalmente aplicado em espessuras de 50mm, esse tipo de revestimen enterrados que operam em condies especiais de temperatura. Logo, uma caracterstica que se requer o isolamento trmico e) Revestimento com tinta base de coal-tar epoxi: Revestimento considerado precrio devido a baixa resistncia mecnica q recebe o nome de epoxi piche de carvo.

f) Revestimento com polietileno extrudado: Esse revestimento, considerado moderno por Dutra, utiliza polietileno de baixa den metlico.

g) Revestimento com polipropileno extrudado: Esse revestimento, muito parecido com o Revestimento com polietileno extruda Polipropileno extudado. A aplicao normalmente feita em 3 camadas. Os principais tipos de Revestimentos Inorgnicos so: Anodizao; Fosfatizao; Revestimento com argamassa de cimento; Cromatizao; Revestimento com material cermico; Revestimento com vidro; Revestimento com esmalte vtreo. Os Revestimentos Metlicos dividem-se em: Cladizao; Lining ou recobrimento; Eletrodeposio; Metalizao; Deposio Qumica; Imerso a Quente.

Definio

Segundo a Esteio (2004), A Proteo Catdica (Cathodic Protection) um processo de proteo eltrica que faz uso de uma cor enterrados para complementar a proteo anti-corroso do revestimento j existente.

J Dutra (1999, p. 48) diz que a Proteo Catdica um mtodo de controle da corroso, que consiste em transformar a estrut clula eletroqumica ou eletroltica. A proteo catdica s pode ser usada em estruturas enterradas ou submersas, devido pre no se consegue em estruturas areas, na atmosfera.

4 de 6

15/9/2013 22:34

EA | ENGENHEIROS ASSOCIADOS

http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/generalidade_protecao...

Princpios Bsicos da Proteo Catdica

O emprego da proteo catdica no Brasil data da dcada de 60, com o desenvolvimento da Petrobras. Hoje, a proteo catdica especializado, com materiais, equipamentos e mtodos especficos, dos quais a vida de alguns milhares de quilmetros de tubu enterradas dependem. A aplicao dessa metodologia de combate corroso aplicada em diversas reas,como segue: Tubulaes subterrneas e submersas; Tanques de armazenamento subterrneos; Proteo das estruturas metlicas de piers; Embarcaes metlicas; Plataformas metlicas; Proteo interna de tubulaes de gua; Cmara interna de permutadores de calor; Proteo da ferragem de armao e reforo do concreto.

O mecanismo bsico da proteo catdica baseado na corroso eletroqumica. Esse tipo de corroso, como visto anteriormente as clulas de corroso (reas andicas e catdicas) se formem.

Se algum processo transformar as duas reas em catodo e o anodo for destinado a alguma rea designada para este fim, o fluxo Logo, processo corrosivo deixar de existir na estrutura. Dutra menciona que dessa proteo artificial criada no material , surgem A superfcie do material polarizada, de forma que toda ela torne-se catdica; Elevao do pH no entorno do catodo, favorecendo assim a proteo do material; Na superfcie a ser protegida s aparecer reaes de reduo, jamais havendo reao de oxidao.

Tipos de Proteo

Existem dois tipos de se aplicar a proteo catdica, ambos baseados na injeo de uma corente eltrica na estrutura, atravs d

Proteo catdica galvnica

Nesse tipo de proteo, a corrente eltrica derivada da fora eletromotriz existente entre o material a ser protegido e o outro m

Devido s diferenas de potenciais galvnicos, que no ultrapassam 1,2V dependendo do par metlico considerado, a resistncia para que se consiga uma corrente suficiente para proteger a estrutura metlica.

Como desvantagem desse tipo de proteo, citamos que o anodo necessita de reposio peridica. Alm disso, apresenta limita estruturas metlicas sujeitas a fortes correntes de interferncia e, no permite a regulagem da corrente injetada. Como vantage confiabilidade, sendo menos sujeito a interrupes no seu funcionamento.

Proteo catdica por corrente impressa

Nesse sistema de proteo, a corrente eltrica provm de uma fonte geradora de corrente contnua, que pode ser um gerador, u

Normalmente so utilizados retificadores como fonte. Essa fonte utilizada em conjunto com o leito de anodos, que o dispesor normalmente constitudo de anodos inertes.

Para cada tipo de instalao, deve-se procurar o material mais adequado para compor o leito de anodos. Segue tabela abaixo co Tabela 1 - Materiais para anodos inertes Material do Anodo Uso

5 de 6

15/9/2013 22:34

EA | ENGENHEIROS ASSOCIADOS

http://www.engenheirosassociados.com.br/artigos/generalidade_protecao...

Grafite Solos, gua doce e gua do mar Ferro-Silcio Solos e gua doce Ferro-Silcio-Cromo Solos, gua doce e gua do mar Chumbo-Antimnio-Prata gua do mar Titnio platinizado gua do mar Titnio revestido (xido de metais nobres) Solos, gua doce e gua do mar Nibio platinizado gua do mar Magnetita Solos, gua doce e gua do mar

Nesse tipo de proteo de extrema importncia a verificao da ligao dos plos positivo e negativo da fonte de corrente cont

ser ligado ao leito de anodos. O segundo, plo negativo, conectado na estrutura que se quer proteger. Caso haja uma inverso n contrrio do que se deseja, ou seja, a estrutura deixar de estar protegida e em processo de corroso acelerada.

6 de 6

15/9/2013 22:34

Anda mungkin juga menyukai