Anda di halaman 1dari 25

2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

UFRJ

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

FSICA

Um avio vai decolar em uma pista retilnea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da pista com velocidade nula e corre por ela com acelerao mdia de 2,0 m/s2 at o instante em que levanta voo, com uma velocidade de 80 m/s, antes de terminar a pista. a) Calcule quanto tempo o avio permanece na pista desde o incio do movimento at o instante em que levanta voo. b) Determine o menor comprimento possvel dessa pista.

A figura a seguir (evidentemente fora de escala) mostra o ponto O em que est o olho de um observador da Terra olhando um eclipse solar total, isto , aquele no qual a Lua impede toda luz do Sol de chegar ao observador.

a) Para que o eclipse seja anelar, isto , para que a Lua impea a viso dos raios emitidos por uma parte central do Sol, mas permita a viso da luz emitida pelo restante do Sol, a Lua deve estar mais prxima ou mais afastada do observador do que na situao da figura? Justifique sua resposta com palavras ou com um desenho. b) Sabendo que o raio do Sol 0,70 106 km, o da Lua, 1,75 103 km, e que a distncia entre o centro do Sol e o observador na Terra de 150 106 km, calcule a distncia d entre o observador e o centro da Lua para a qual ocorre o eclipse total indicado na figura.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 3

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Uma bateria ideal, um ampermetro de resistncia interna de 100 e um resistor de resistncia de 1400 so ligados em srie em um circuito inicialmente aberto com terminais a e b, como indicado na figura a seguir.

Quando os terminais a e b so conectados por um fio de resistncia desprezvel, fechando o circuito, se estabelece no ampermetro uma corrente de 1,00mA. Quando os terminais a e b so conectados por um resistor, fechando o circuito, se estabelece no ampermetro uma corrente de 0,20mA. Calcule a resistncia desse resistor.

Um brinquedo muito divertido o telefone de latas. Ele feito com duas latas abertas e um barbante que tem suas extremidades presas s bases das latas. Para utiliz-lo, necessrio que uma pessoa fale na boca de uma das latas e uma outra pessoa ponha seu ouvido na boca da outra lata, mantendo os fios esticados. Como no caso do telefone comum, tambm existe um comprimento de onda mximo em que o telefone de latas transmite bem a onda sonora.

Sabendo que para um certo telefone de latas o comprimento de onda mximo 50cm e que a velocidade do som no ar igual a 340m/s, calcule a frequncia mnima das ondas sonoras que so bem transmitidas pelo telefone.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 4

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Inicialmente, um barquinho flutua em repouso na superfcie da gua contida em um balde, como ilustra a figura 1. Ento, um pouco da gua do balde transferida suavemente para dentro do barquinho (figura 2) que, finalmente, volta ao repouso ainda flutuando na superfcie da gua (figura 3). Tanto na situao inicial, quanto na final, a gua do balde est em equilbrio hidrosttico.

figura 1

figura 2

figura 3

Indique se o nvel da gua no balde na situao final menor, igual ou maior do que o nvel na situao inicial. Justifique sua resposta.

Um bloco de massa 2,0 kg est sobre a superfcie de um plano inclinado, que est em movimento retilneo para a direita, com acelerao de 2,0 m/s2, tambm para a direita, como indica a figura a seguir. A inclinao do plano de 30o em relao horizontal.

Suponha que o bloco no deslize sobre o plano inclinado e que a acelerao da gravidade seja g = 10 m/s2. Usando a aproximao 3 1, 7 , calcule o mdulo e indique a direo e o sentido da fora de atrito exercida pelo plano inclinado sobre o bloco.

Um fsico alpinista escalou uma alta montanha e verificou que, no topo, a presso p do ar era igual a 0,44po , sendo po a presso ao nvel do mar. Ele notou tambm que, no topo, a temperatura T era igual a 0,88To , sendo To a correspondente temperatura ao nvel do mar, ambas temperaturas medidas em Kelvin. Considerando o ar no topo e ao nvel do mar como um mesmo gs ideal, calcule a razo d / do entre a densidade d do ar no topo da montanha e a correspondente densidade do ao nvel do mar.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 5

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Um on de massa m e carga eltrica q incide sobre um segundo on, de mesma massa m e mesma carga q. De incio, enquanto a separao entre eles grande o bastante para que as foras mtuas sejam desprezveis, o primeiro mantm uma velocidade constante de mdulo vo e o segundo se mantm em repouso, como indica a figura 1.

Ao se aproximarem, as foras eltricas coulombianas entre eles, no mais desprezveis, passam a mudar continuamente suas velocidades. Despreze quaisquer outras foras, considere dados os valores de m, q, vo e 4o e suponha que todos os movimentos se deem em uma reta. a) Calcule a velocidade do segundo on quando a velocidade do on incidente for igual a 3vo /4 (como indicado na figura 2). b) Calcule a distncia entre eles no instante da situao considerada no item anterior.

Um porto retangular de massa igual a 50kg tem 2,50m de comprimento, 1,45m de altura e est preso a duas dobradias A e B. O vrtice da dobradia A dista 0,10m do topo do porto, e o vrtice da dobradia B, 0,10m da base, como indica a figura a seguir.

Suponha que o sistema esteja em repouso, que o peso do porto esteja aplicado em seu centro geomtrico e que a acelerao g da gravidade local seja 10m/s2. a) Calcule o mdulo da fora resultante exercida pelas duas dobradias sobre o porto. b) Calcule o mdulo da componente horizontal da fora exercida pela dobradia A sobre o porto e determine seu sentido.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 6

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

10

Uma partcula de massa m e carga q positiva, em movimento retilneo uniforme, penetra em uma regio na qual h um campo magntico uniforme, vertical e de mdulo B. Ao sair da regio, ela retoma um movimento retilneo uniforme. Todo o movimento se processa em um plano horizontal e a direo do movimento retilneo final faz um ngulo com a direo do movimento retilneo inicial. A velocidade da partcula grande o bastante para desprezarmos a fora gravitacional, de modo a considerarmos apenas a fora magntica sobre ela.

a) Determine a razo v / v entre o mdulo v da velocidade do movimento retilneo final e o mdulo v da velocidade do movimento retilneo inicial. b) Calcule quanto tempo a partcula demora para atravessar a regio em que h campo magntico em funo de q, m, B e .

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 7

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

QUMICA
Ateno: A Tabela Peridica est na pgina 26. O texto a seguir referente s questes 1, 2 e 3.
O aquecimento global pode ser considerado como o legado mais duradouro da histria da humanidade. Estima-se que os impactos climticos decorrentes da liberao do dixido de carbono e de outros gases na atmosfera terrestre provenientes, na sua maior parte, da queima de combustveis fsseis, vo durar mais do que a existncia da civilizao humana desde seu aparecimento at os dias de hoje.

Um dos combustveis fsseis mais utilizados pelo homem o propano, presente no gs liquefeito de petrleo (GLP). A queima completa do propano produz dixido de carbono e gua. a) Escreva a frmula estrutural do propano e calcule o nmero de oxidao mdio do carbono no propano. b) Apresente a geometria da molcula do dixido de carbono. Justifique sua resposta.

Para reduzir a emisso de xidos de nitrognio de frmula geral NOX para a atmosfera, os veculos movidos a diesel fabricados no pas a partir de 2012 sero obrigados a vir equipados com um conversor cataltico contendo dixido de titnio, V2O5 e WO3. a) Identifique o elemento que est presente no conversor cataltico e pertence ao mesmo perodo do titnio na tabela peridica e calcule o nmero de eltrons de sua camada de valncia. b) Classifique os xidos de nitrognio de frmula geral NOX em relao sua reatividade com a gua.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 8

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

A figura a seguir apresenta projees, resultantes de simulaes computacionais, da concentrao de dixido de carbono, em ppm, na atmosfera terrestre at o ano de 2200. As projees dependem do aumento anual da velocidade de emisso de dixido de carbono.

a) Determine a velocidade mdia de emisso do dixido de carbono entre os anos de 2020 e 2050 para o pior cenrio de emisso apresentado no grfico. b) Sabe-se que a massa total de ar na atmosfera de 5 x 1021 g. Calcule a quantidade (em kg) de dixido de carbono que estaria presente na atmosfera terrestre no ano de 2060 usando a projeo em que a velocidade de emisso constante.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 9

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

O texto a seguir referente s questes 4, 5, 6 e 7.


O lixo domstico um dos principais problemas ambientais das grandes cidades. Em algumas delas o lixo reciclvel separado do lixo orgnico em usinas de processamento segundo suas possibilidades de reaproveitamento. O lixo plstico reduzido a p e separado segundo as densidades dos seus componentes. Um lixo plstico tpico contm polipropileno (PP), polietileno (PE), poliestireno (PS), poli(etilenotereftalato) (PET) e poli(cloreto de vinila) (PVC). As densidades desses polmeros esto indicadas na tabela a seguir.
Polmero Densidade (g/cm3) PP 0,90 PE 0,97 PS 1,10 PET 1,28 PVC 1,45

No processo de separao, a mistura de plsticos colocada no tanque I, que contm gua pura, onde os polmeros se separam em duas fraes A e B. A frao A enviada para o tanque II, que contm uma soluo aquosa 3,2 molar de 2-propanol. Essa etapa fornece as fraes C e D. A frao B que sai do tanque I enviada para o tanque III, que contm uma soluo aquosa 3,0 molar de CsCl. Essa etapa fornece as fraes E e F. A figura a seguir apresenta a variao de densidade de cada soluo aquosa usada no processo em funo da concentrao de soluto.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 10

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

4 5 6 7

Escreva a frmula do polmero recuperado na frao de menor densidade que sai do tanque II e identifique os polmeros presentes nas fraes E e F no tanque III .

Calcule a massa (em kg) de CsCl necessria para preparar 1000 L da soluo 3,0 molar de CsCl usada no processo.

Escreva a frmula condensada do monmero do poli(cloreto de vinila) e a frmula em basto do ismero do 2-propanol que no miscvel em gua.

Uma parte do polietileno produzido no processo pode ser queimada para gerar energia na usina de lixo. Sabendo que a frmula mnima do polmero CH2, escreva a equao da reao de combusto completa e calcule o calor (em kJ) gerado pela queima de 140 kg de polietileno. Use as entalpias padro de formao a seguir. Entalpia padro de formao (kJ/mol) CH2 33 CO2 H2O 396 287

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 11

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

O texto a seguir referente s questes 8 e 9.


Em algumas usinas, o lixo orgnico transformado em uma mistura de gases composta por monxido de carbono e hidrognio (CO + H 2) em diferentes propores. Essa mistura, chamada gs de sntese, pode ser utilizada para preparar um grande nmero de substncias teis. Por exemplo, a mistura de CO e H2 pode reagir com propeno produzindo dois aldedos, A e B, ambos com 4 tomos de carbono: o aldedo A apresenta ponto de ebulio igual a 63C e o B apresenta ponto de ebulio igual a 75C. O aldedo B pode ser oxidado com oxignio, fornecendo o produto C, ou pode ser reduzido com hidrognio, fornecendo o produto D. Os dois produtos, C e D, por sua vez, podem reagir entre si, fornecendo o composto E e gua, segundo o esquema:

8
a) D o nome do aldedo B e justifique a diferena entre os pontos de ebulio dos aldedos A e B. b) Escreva a equao da obteno de C.

9
a) D o nome do produto D. b) Escreva a frmula estrutural do produto E e indique o nmero de mols de CO necessrios para produzir 1 mol de E, supondo que o aldedo A no seja produzido no processo.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 12

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

10

O alumnio o metal com maior ndice de reciclagem no lixo urbano, e o Brasil o campeo mundial de reciclagem de alumnio, recuperando mais de 96% das latas descartadas. Uma das aplicaes mais interessantes para o alumnio sua utilizao em pilhas alumnio-oxignio. Essas pilhas so muito compactas e tm grande capacidade de gerar energia, embora apresentem baixa eficincia de recarga. Uma pilha alumnio-oxignio representada a seguir.

Considere as semi-reaes de reduo dadas a seguir: Al(OH)3 (s) + 3eO2 (g) + 2H2O + 4eAl (s) + 3OH- -2,31V 4OH+0,40V

a) Escreva a equao e calcule a fora eletromotriz da pilha alumnio-oxignio. b) Indique o sentido do fluxo de eltrons durante a recarga da pilha. Justifique sua resposta.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 13

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

GEOGRAFIA

O bolero, o mambo, o calipso, a salsa, o reggae e o rap mostram a diversidade rtmica que caracteriza o mundo caribenho.

Apresente dois fatores que explicam a diversidade musical do Caribe.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 14

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

As cidades clamam por transporte pblico. Vende-se uma laje na favela.

Jornal do Brasil

As favelas do Rio de Janeiro esto sendo verticalizadas por falta de espao para aumentar a rea habitada. A venda da laje est custando at 30 mil reais pelo direito de construir e usar a parte superior da casa.
Blog as novidades, acessado em 05/10/2010

Relacione as duas manchetes.

O Arco Rodovirio Metropolitano ligar o Complexo Petroqumico do Rio de Janeiro ao Porto de Itagua contornando o municpio do Rio de Janeiro e facilitando o escoamento da produo da orla oriental da baia da Guanabara. O projeto de construo do Arco visa a atrair a atividade industrial da metrpole para o seu entorno. Cite duas atividades que devem se expandir na cidade do Rio de Janeiro em virtude da reorientao espacial das indstrias na regio metropolitana.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 15

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Em uma regio ou pas, as cidades esto distribudas de acordo com vrias localizaes: junto ao litoral, a beira de rios, em entroncamentos rodovirios, em sops de montanhas, entre outras. O conjunto pode nos dar a impresso de uma distribuio aleatria. Um olhar mais atento, contudo, revela a existncia de padres de localizao. A localizao de cada cidade implica aes que envolvem o stio e a posio geogrfica.
(Adaptado de Roberto Lobato Corra, 2004)

Exemplos de stio:
I

II

III

Exemplos de posio:

Com o auxlio dos desenhos: a) Explique o que stio urbano. b) Explique o que posio geogrfica da cidade.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 16

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

A nova fronteira dos investimentos internacionais Compra de terras agricultveis no mundo (em milhes de hectares):
Origem Pas frica Pas Sudo Gana Madagascar Principais pases de destino por regio Amrica Latina Pacfico Sul Total Pas Total Pas Total 6,4 Brasil 3,6 Indonsia 3,6 4,1 Argentina 2,6 Filipinas 3,1 4,1 Paraguai 0,8 Austrlia 2,8
Fonte: Banco Mundial, 2010

China Reino Unido Arbia Saudita

Total 10,5 10,5 9,8

Relatrio recente do Banco Mundial calculou em 46,6 milhes de hectares as terras adquiridas por estrangeiros nos pases em desenvolvimento entre outubro de 2008 e agosto de 2009 rea superior a toda a regio agricultvel do Reino Unido, Frana, Alemanha e Itlia.

(Folha de So Paulo - 13/09/2010)

Apresente dois motivos para o interesse de capitais chineses e rabes na compra de terras no Brasil e no mundo.

A energia elica tem aumentado sua participao entre as alternativas no-poluentes de gerao energtica. Uma das zonas preferenciais para o aproveitamento da energia elica so as reas costeiras. Explique a razo do elevado potencial de gerao de energia elica na interface oceano-continente.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 17

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Nas ltimas dcadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na Unio Europeia.

Apresente uma razo que tem dificultado a entrada da Turquia na Unio Europeia.

Cerca de 95% do mercado nacional de gesso abastecido pelos depsitos de gipsita existentes na Bacia do Araripe, no Serto Nordestino. No Brasil, o processo de produo de gesso consome grande quantidade de energia proveniente da queima da lenha e do carvo vegetal, extrado do bioma Caatinga. a) Apresente uma caracterstica da Caatinga que a diferencia das demais formaes vegetais brasileiras. b) Aponte uma consequncia ambiental do desmatamento da Caatinga.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 18

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Redes sociais e redes empresariais

No mundo globalizado, a mobilidade das pessoas e das empresas tende a aumentar. Essa mobilidade depende de redes que se estabelecem entre distintas localizaes. Os grficos a seguir mostram a distribuio de empresas e de pessoas originrias do Brasil nas diversas regies do mundo.

a) Explique o papel do Estado na expanso das redes empresariais brasileiras na Amrica do Sul. b) Relacione o papel das redes sociais com o grande percentual de brasileiros residentes nos Estados Unidos.

10

Os avanos tecnolgicos nos meios de transporte e os grandes adensamentos urbanos alteraram as relaes espao-tempo. Hoje em dia, nem sempre o meio de transporte mais veloz aquele que minimiza o tempo de deslocamento entre os centros urbanos. Por exemplo: a distncia entre Paris e Lyon de cerca de 550 km. O tempo mdio de deslocamento entre as reas centrais das duas cidades de 2 horas quando se utiliza o trem de alta velocidade e de 3 horas quando a viagem feita de avio. Explique por que, em relao ao uso do avio, o trem de alta velocidade permite uma reduo no tempo mdio de deslocamento entre grandes cidades como Paris e Lyon.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 19

Fonte: Valor Econmico, 2009; MRE, 2009.

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

HISTRIA

O sculo XV marca o declnio da cidade-Estado no Mediterrneo, o auge econmico do sculo seguinte traz consigo uma conjuntura muito favorvel aos grandes Estados e mais ainda aos grandssimos imprios territoriais.
Fonte: Adaptado de Braudel, F. El Mediterrneo y o mundo mediterrneo en la poca de Felipe II. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1976, vol 2, pp. 9-13

Identifique dois exemplos de imprios territoriais mediterrneos presentes na cena poltica e militar da primeira metade do sculo XVI e indique uma caracterstica poltica ou religiosa de cada um deles.

Meu Senhor, por sua graa, favoreceu tanto nossos negcios que terminei minha fortaleza e a coloquei em tal estado que penso ainda no ter visto uma outra to fcil de guardar. Por isso, pude colocar em terra sessenta pessoas num forte de madeira que fiz vista de meu castelo, ao alcance de minha artilharia, onde eles tm o cuidado de plantar e semear para viver de seu trabalho. Prendi uns quarenta escravos de uma aldeia de inimigos que destru. Mandei visitar todas as nossas fronteiras depois da partida dos nossos navios e experimentar a vontade dos amigos de nossos vizinhos. Tive uma resposta muito boa. Eles me prometeram se rebelar e persegui-los quando eu quiser. Nossos selvagens preparam um exrcito de mais de trs mil homens para vingar os danos que aqueles nossos vizinhos lhes fizeram no ano passado. Eu mandei um navio em boa ordem costear todo o nosso pas at trinta e seis graus aproximando-se de nosso plo, onde tenho notcia de que os castelhanos vm por terra do Peru, procurar metais. Espero que envieis notcias pelo primeiro de nossos navios. Eu vos suplico, mas que lhe apraza me socorrer com algum dinheiro para ajudar a trazer meus navios, e espero satisfazer o seu desejo, de sorte que no ter o socorro que lhe aprouver me conceder por mal empregado.
Fonte: Carta de Villegaignon ao Duque de Guise, par de Frana, de 30 de novembro de 1557, da fortaleza de Coligny, na Frana Antrtica, In: Cartas por N. D. de Villegaignon e textos correlatos por Nicolas Barr e Jean Crespin. Coleo Franceses no Brasil, sculos XVI e XVII. Rio de Janeiro: Fundao Darcy Ribeiro, 2009, vol. 1, pp.37-38

A despeito do relato otimista de Villegaignon sobre o futuro do empreendimento, dez anos aps esta carta os franceses foram definitivamente expulsos da regio meridional da Amrica portuguesa. Cite um objetivo econmico e outro religioso que motivaram os franceses a invadir a Baa de Guanabara e ali fundar a Frana Antrtica.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

pgina 20

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Entre outra qualquer populao, ou num perodo mais moderno da histria da Nova Inglaterra, a sisuda rigidez que petrificava as caras hirsutas daqueles bons cidados teria indicado algum tremendo acontecimento em perspectiva. Teria indicado nada menos do que a execuo de algum criminoso notrio, sobre o qual a sentena do tribunal da lei no fizesse mais do que confirmar o veredicto da opinio popular. Entretanto, em face da primitiva rigidez do carter puritano, no era dado estabelecer-se com certeza uma concluso dessa espcie. Podia ser que um escravo preguioso ou um menino rebelde, entregue autoridade civil, tivesse de ser castigado no pelourinho. Podia ser que um antinomiano, um quacre, ou qualquer sectrio da religio heterodoxa, estivesse em via de expulso da cidade [Boston], ou que um ndio vadio e errante, que a gua-de-fogo dos brancos houvesse tornado turbulento nas ruas, fosse ser tingido a chicote para as sombras da floresta. Tambm podia ser que uma feiticeira [...] fosse subir ao pelourinho. Em qualquer dos casos haveria da parte dos espectadores a mesma solenidade, como cumpria a uma gente para a qual a religio e a lei constituam quase uma s coisa, e em cuja mentalidade ambas se fundiam de tal maneira que os mais suaves ou os mais severos atos de disciplina coletiva eram, igualmente, venerveis e terrveis.
Fonte: HAWTHORNE, Nathaniel. A letra escarlate. So Paulo: Martin Claret, 2006, p. 57.

Identifique um elemento que configurar a maior diferena econmica e social entre o norte e o sul dos Estados Unidos, sobretudo aps a independncia.

Padres (%) de escolha de padrinhos por parte das mes escravas (classificadas de acordo com suas naturalidades e cor), Freguesia de Iraj (1782-1795)

Fonte: Registros paroquiais de batismo de escravos da Freguesia de Iraj, 1782-1795. Cria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Obs: crioulos = escravos nascidos no Brasil. At recentemente a historiografia brasileira afirmava que a escravido impedia os cativos de estabelecerem laos de famlia e outros tipos de sociabilidade. Da mesma forma, parte da historiografia tendia a perceber a populao escrava como um grupo homogneo, no mximo classificada por sua naturalidade (africanos versus crioulos) ou por suas atividades produtivas na plantation (escravos domsticos versus os do eito ou oficiais mecnicos). Explique de que forma o grfico acima contraria tais vises, considerando que escravos pardos e crioulos so filhos ou netos de africanos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 21

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Populao livre segundo a profisso, Provncia de So Paulo - 1872


PROFISSO Profissionais liberais Artistas Capitalistas proprietrios Manufatureiros e fabricantes Comerciantes, guarda-livros e caixeiros Profisses manufatureiras e mecnicas Profisses agrcolas Criados e jornaleiros Servios domsticos Outras profisses Sem profisso TOTAL BRASILEIROS % 3.331 0,5 4.118 0,6 1.898 0,3 1.334 0,2 7.846 1,2 46.611 7,0 232.965 35,1 24.570 3,7 83.383 12,5 1.790 0,3 256.329 38,6 664.175 100,0 ESTRANGEIROS % 265 1,6 323 1,9 192 1,2 291 1,8 1.909 11,5 2.653 16,0 4.973 30,0 1.815 11,0 1.861 11,2 101 0,6 2.184 13,2 16.567 100,0

Fonte: Adaptado do Atlas da Imigrao internacional em So Paulo 1850-1950. BASSANEZI, SCOTT, BACELLAR e TRUZZI. So Paulo: Editora UNESP, 2008, p. 36

Na virada do sculo XIX para o XX, o Brasil recebeu um imenso contingente de populaes da Europa e, em menor nmero, da sia, e boa parte deste contingente se estabeleceu na regio paulista. No censo de 1872, a presena de estrangeiros j se manifesta, ainda que com nmeros bem mais modestos do que se ver posteriormente. De todo modo, nesse censo j h indicaes das transformaes que se anunciam, como o caso daquelas ocorridas no mercado de trabalho (conforme a tabela acima). a) Com base na tabela, compare a forma de insero dos imigrantes e dos brasileiros no mercado de trabalho paulista daquele momento. b) Diferencie as polticas imigratrias adotadas pelo Segundo Imprio (1840-1889) para o sul e para o sudeste do Brasil.

As potncias europias tinham podido intervir na frica e reparti-la em conformidade com suas idias prprias de equilbrio de poder, porque nem os Estados Unidos nem a Rssia estavam diretamente envolvidos nas questes polticas africanas. [...] No ExtremoOriente, no eram s as potncias europias que, como na frica, davam as cartas.
Fonte: Barraclough, Geoffrey. Introduo histria contempornea. So Paulo: Circulo do Livro, 1975, p. 96

No que se refere ao Extremo-Oriente da passagem do sculo XIX para o sculo XX, o equilbrio de poder tambm resultava da atuao de Estados Nacionais no europeus. Identifique dois desses Estados Nacionais no europeus.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 22

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

Porcentagem de votantes nas eleies presidenciais entre 1894 e 1930


N de votantes (em milhares) 345 462 645 294 698 580 390 403 833 702 1890 % de votantes sobre a populao 2,2 2,7 3,4 1,4 3,0 2,4 1,5 1,5 2,9 2,3 5,6

Candidato vencedor Prudente de Morais (1894) Campos Sales (1898) Rodrigues Alves (1902) Afonso Pena (1906) Hermes da Fonseca (1910) Venceslau Brs (1914) Rodrigues Alves (1918) Epitcio Pessoa (1919) Artur Bernardes (1922) Washington Lus (1926) Jlio Prestes (1930)

Fonte: adaptado de Carvalho, Jos Murilo de. Os trs povos da Repblica. In: Carvalho, Maria Alice Resende de (org). Repblica no Catete. Rio de Janeiro: Museu da Repblica, 2001, p. 72.

Os dados eleitorais presentes na tabela indicam uma pequena participao popular nas eleies presidenciais na Primeira Repblica (1890-1930). Identifique duas restries impostas pela Constituio de 1891 ao exerccio do voto.

Fonte: Orozco, Jos Clemente. Zapatistas (detalhe). Museu de Arte Moderna de Nova York/ AKG Berlim/ LatinStock, 1931.

H exatos cem anos teve incio a Revoluo Mexicana, que ocasionou profundas mudanas na sociedade nas primeiras dcadas do sculo XX. Explique um fator que tenha contribudo para a deflagrao da Revoluo Mexicana.
Universidade Federal do Rio de Janeiro pgina 23

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAO

2011

9
Cresce a oferta de material neonazista em alemo na internet
Relatrio do Jugendschutz.net (literalmente proteo da juventude), uma iniciativa de governos estaduais para a proteo de jovens usurios da internet, aponta que extremistas de direita usam cada vez mais a rede mundial de computadores para divulgar suas ideias, combinar aes e conquistar novos adeptos. Em 2009 foram registrados 1872 sites da cena neonazista com contedo em alemo, 237 a mais do que no ano anterior e 839 a mais do que em 2005. Tambm a oferta de sites dedicados ao partido extremista NPD cresceu, passando de 190 para 242 entre 2008 e 2009. Segundo Stefan Glaser, responsvel pela rea que monitora o extremismo de direita na Jugensdschutz, a internet o meio de propaganda por excelncia para os extremistas de direita. Ainda segundo o relatrio, cerca de 70% do contedo extremista disponvel em alemo em 2009 estava armazenado em servidores fora da Alemanha, principalmente nos Estados Unidos.
Fonte: adaptado de www.dw-world.de em 24.08.2010.

A difuso do iderio nazista, agora facilitada pelas novas mdias, preocupa crescentemente no s as autoridades como tambm boa parte da sociedade alem. Explique dois princpios ideolgicos marcantes do nazismo entre 1920 e 1945.

10
No final de 1960, os Estados Unidos j tinham cerca de vinte embaixadas na frica. Eram em torno de quarenta os pontos diplomticos e consulares em diferentes partes do continente. A Unio Sovitica, por sua vez, manteve acesa sua poltica africana, que variou em seus objetivos ao longo do tempo.
Fonte: adaptado de Sombra Saraiva, Jos Flvio (org). Relaes Internacionais, dois sculos de Histria: entre a ordem bipolar e o policentrismo (de 1947 a nosso dias). Braslia: IBRI, 2001, p. 53.

Cite duas razes para a crescente presena dos EUA e da URSS no continente africano na dcada de 1960.
pgina 24

Universidade Federal do Rio de Janeiro

TABELA PERIDICA

Anda mungkin juga menyukai