Anda di halaman 1dari 20

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES


Universidade Federal do Par meireles@unicamp.br

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e comparar as interpretaes que Zeljko Loparic (2000) e Robert Hanna (2001) realizam da primeira Crtica de Kant. Ambos adotam o mesmo ponto de vista na medida em que concebem essa obra como sendo essencialmente um tratado de semntica filosfica, porm inserem a semntica de Kant em contextos filosficos gerais parcialmente diferentes. Palavras-chave: Criticismo. Filosofia analtica. Kant. Loparic. Hanna. Semntica. Abstract: The present article aims to present and to compare the interpretations produced by Zeljko Loparic (2000) and Robert Hanna (2001) of Kants first Critics. Both of them embrace the same point of view to the extent that they conceive this work as being essentially a treatise of philosophical semantic. However, they considerer this Kantian semantics within partially different general philosophical contexts. Key-Words: Criticism. Analytic philosophy. Kant. Loparic. Hanna. Semantics.

1. INTRODUO

O propsito do presente estudo apresentar e comparar as interpretaes que Zeljko Loparic (2000) 1 e Robert Hanna (2001) efetuaram da primeira Crtica (1781-7) de Kant, mostrando que ambos os autores encaram essa obra como um tratado de semntica filosfica, teoria que, segundo eles, constitui o ncleo da filosofia transcendental kantiana. Em duas sees abordarei os pontos fundamentais da semntica transcendental de Kant, explicitada por Loparic, e da semntica geral cognitiva de Kant, tal como apresentada por Hanna. Na terceira parte, realizarei as comparaes. Embora os dois autores concordem em dizer que a Crtica da razo pura pode ser considerada como um tratado sobre a referncia, o sentido e a verdade de representaes (conceitos ou juzos), no existe completa coincidncia nem nos objetivos perseguidos nem nos resultados obtidos por cada um deles. O objetivo principal de Loparic interpretar a lgica transcendental como uma semntica a priori a servio de uma teoria da resoluo de problemas (heurstica) (2000, p. xv). J Hanna tem outro propsito: usar a semntica kantiana para avaliar os fundamentos histricos da tradio analtica que vai de Frege a Quine (2001, p. 1).
1

O livro de Zeljko Loparic: A semntica transcendental de Kant (2000, 3 edio, 2005) parte de sua tese de doutorado intitulada Scientific Problem-Solving in Kant and Mach, defendida em setembro de 1982, no Instituto Superior de Filosofia em Louvain-la-Neuve, sob a orientao de Jean Ladrire (cf. Loparic 2000, p. xiii). O livro de Robert Hanna: Kant and the Foundations of Analytic Philosophy, editado um ano depois do de Loparic, resultado de pesquisas iniciadas no incio da dcada de noventa (cf. Hanna 2001, p. vii).

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

74

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

2. A SEMNTICA TRANSCENDENTAL DE KANT SEGUNDO LOPARIC

A primeira Crtica pode ser avaliada, segundo Loparic, como uma obra que repensa os fundamentos da metafsica a partir da anlise do alcance e limite do poder da razo pura para a soluo de problemas necessrios impostos pela sua prpria natureza (2000, cf. Captulo 1, Seo 2). A razo humana tem uma inevitvel tendncia para buscar conhecimentos sobre o suprasensvel. Essa inevitvel tendncia, atribuda por Kant necessidade da razo humana em obter respostas a perguntas que no podem ser respondidas por nenhum uso da razo na experincia nem por nenhum princpio da tomados emprestados (CRP, B 21) 2 . Tal tendncia, apesar de no poder ser abolida, deve, contudo, ser disciplinada. A tarefa da crtica, ou como afirma Kant da filosofia pura, antes que produzir conhecimentos, visa impedir os erros provocados pelo emprego inadequado dos conceitos racionais para alm dos limites da experincia, caracterizando-se, assim, seu papel disciplinador e, conseqentemente, sua utilidade negativa, utilidade que impossibilita as aventuras da razo no mbito supra-sensvel (CRP, B 739). A impossibilidade de os juzos metafsicos sobre o supra-sensvel serem considerados objetivamente reais deve-se ao fato de eles tratarem de objetos que ultrapassam os limites da experincia. Esse rompimento da metafsica com a experincia um erro semntico que d origem aos problemas insolveis que acabam com as pretenses de cientificidade dessa disciplina. Segundo Kant, os juzos sintticos a priori referidos ao mbito do supra-sensvel devem ser completamente abandonados, porque suscitam problemas que no tm resposta determinvel. Um exemplo desse tipo de erro a anfibologia, que constitui em tomar objetos da experincia como se fossem correlatos de idias da razo, a idia sendo um conceito necessrio da razo ao qual no pode ser dado nos sentidos nenhum objeto congruente (CRP, B 383). 3 Convicto de que a primeira Crtica encerra uma teoria da solubilidade dos problemas necessrios da razo pura, Loparic faz ver, a partir do texto kantiano, que a razo terica um dispositivo gerador de perguntas cuja validade ou nulidade deve poder pode ser determinada a priori 4 . Kant, segundo o intrprete, pde ento enunciar a tese da decidibilidade ao afirmar que
Abrevio o ttulo Crtica da razo pura, segunda edio (CRP, B). Para os problemas gerados pela anfibologia no h soluo possvel, esta impossibilidade leva Kant a afirmar: deveis cuidar somente de ser coerentes convosco mesmos, evitando a anfibologia que transforma a vossa idia numa pretensa representao de um objeto dado empiricamente e, portanto, cognoscvel tambm segundo leis da experincia. Logo, a soluo dogmtica, se no incerta, pelo menos impossvel. A soluo crtica, contudo, que pode ser inteiramente certa, no considera a questo segundo o ponto de vista da objetividade mas, segundo o fundamento do conhecimento, sobre o qual a questo est baseada (CRP, B 512). 4 Loparic afirma a respeito da solubilidade dos problemas necessrios da razo, problemas, que por terem origem na prpria razo, precisam ser resolvidos, quer positivamente, quer negativamente, o que para o autor significa ter a certeza de que para uma questo proposta por nossa razo, possvel determinar, a priori, a soluo, ou a impossibilidade de soluo da mesma. Desse modo, a primeira Crtica, concebida como teoria da solubilidade dos problemas, segundo Loparic, apresenta a razo terica enquanto um dispositivo para responder a perguntas prescritas pela sua
3 2

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

75

tem de ser possvel alcanar uma certeza quanto ao saber ou ao no-saber dos objetos, isto , ou decidir sobre os objetos de suas perguntas ou sobre a capacidade ou a incapacidade repousa da razo julgar algo a respeito deles, portanto ou ampliar com confiana a nossa razo pura ou impor-lhe limites determinados e seguros. (CRP, B 22)

Negada soluo positiva aos problemas suscitados pela metafsica tradicional, Kant confere outro destino metafsica: as suas proposies so meramente princpios de exposio dos fenmenos, devendo o soberbo nome de ontologia [...] ceder o modesto nome de uma simples analtica do entendimento (CRP, B 303). Na obra Welches sind die wirklichen Fortschritte die die Metaphiysik siet Leibnizens und Wolffs Zeiten in Deutschland gemacht hat? (Progressos da metafsica, 1804), onde utiliza a designao ontologia para a filosofia transcendental, o filsofo alemo afirma: a ontologia a cincia (enquanto parte da metafsica) que constitui um sistema de todos os conceitos e princpios, mas s na medida em que se referem a objetos que podem ser dados aos sentidos e, portanto, justificados pela experincia (Kant, [1804], A 11). O sistema da filosofia pura divido em crtica e metafsica; esta, por sua vez, em metafsica da natureza e metafsica dos costumes (cf. CRP, B 869). A primeira, enquanto sistema dos princpios a priori da natureza fsica propicia, afirma Loparic, a elaborao de um programa para a pesquisa cientfica:
A metafsica tradicional tem de ser eliminada do verdadeiro sistema do conhecimento filosfico. Seu lugar ocupado, a partir de agora, pela metafsica geral kantiana da natureza (fisiologia ou ontologia geral). Essa nova disciplina no se ocupa das coisas em si mesmas nem dos aparecimentos tomados como coisas em si mesmas. Seus princpios tratam exclusivamente dos aparecimentos possveis, isto , propriedades e princpios construtivos de sries indefinidas de aparecimentos. [...] Os princpios subjetivos para a determinao completa das relaes empricas so, em primeiro lugar e basicamente, meios para especificar a priori estrutura de problemas que podem ser formulados com respeito unidade dos aparecimentos e, conseqentemente, para prover um quadro geral para a pesquisa emprica e terica. (2000, p. 31)

Loparic se pergunta se a deciso sobre a verdade ou a falsidade de uma proposio, ou seja, a prova de sua indecidibilidade, considerada por Kant no sentido platnico ou no sentido construtivista. Com certa reticncia, prefere optar pelo segundo. Afirma o autor:

constituio interna. Assim sendo, diz o intrprete que a tese principal de Kant sobre esse tipo de subjetividade a seguinte: dada qualquer questo prescrita pela natureza de nossa razo, podemos ou respond-la, ou provar que no h soluo possvel. Neste ltimo caso pode-se dizer tambm que a questo invlida ou sem sentido (2000, p.14). O seguinte trecho, extrado do texto kantiano, valida tal afirmao: todas as perguntas que a razo pura nos apresenta tm sua origem no na experincia, mas exclusivamente na prpria razo e, em virtude disso, tm que poder ser resolvidos e determinados quanto sua validade ou nulidade. No temos o direito de ignorar essas tarefas, como se a soluo dependesse da natureza das coisas, e como se pudssemos, portanto, alegando a nossa incapacidade, recusar-nos a levar a cabo a sua investigao ulterior; pois, dado que a razo a nica responsvel pela gerao dessas idias, ela tem a obrigao de prestar contas quanto sua validade ou sua iluso dialtica (CRP, B 791). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

76

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES A segunda alternativa mais plausvel, tendo em vista a oposio geral entre idealismo platnico e intuicionismo kantiano, e a evidncia adicional que pode ser obtida a partir dos procedimentos de deciso kantianos. Em todo caso, preciso reconhecer que Kant no possua um conceito preciso de efetividade ou de procedimento de deciso. (p. 15)

A preferncia pelo construtivismo justificada pela tese que na lgica transcendental Kant elabora uma semntica a priori dos conceitos e proposies do entendimento puro utilizando-se de um mtodo que assegure a construo a priori a esses conceitos e proposies 5 , e gerando, portanto, as condies que as tornem possveis. Esse mtodo de construo, em Kant, apresenta-se de modo anlogo ao empregado pelos gemetras gregos na soluo de problemas. Afirma o intrprete:
Os problemas de prova solveis e as proposies que os enunciam podem, ento, ser chamados decidveis [entscheidbar], como Kant mesmo o faz freqentemente (B 452). E os problemas de determinao solveis, bem como as proposies que os articulam, podem ser chamados de construtveis, termo usado por Kant (B 746). (Loparic 2000, p. 25)

Admitida a existncia de proposies sintticas consistentes, a anlise propriamente dita visa descobrir as condies que as tornam possveis. No primeiro passo, so identificas as operaes geradoras das formas lgicas e intuitivas das mencionadas proposies. Diz Loparic: O carter a priori (aprioridade) das operaes de formao dos juzos e das operaes da imaginao pura um resultado tpico dessa fase (p. 52). A chamada deduo metafsica e exposio metafsica dos conceitos puros do entendimento, tal como a exposio metafsica do espao e do tempo na esttica transcendental, visa apresentar um conceito enquanto dado a priori (cf. CRP, B 38). As categorias obtidas a partir das formas dos juzos constituem, juntamente com as forma puras da sensibilidade, o resultado a que a anlise chega. A segunda fase do mtodo envolve a deduo transcendental, que tem por tarefa mostrar como as condies a priori dos juzos, as categorias se aplicam necessariamente a objetos possveis. No texto kantiano feita a seguinte afirmao:

na deduo metafsica foi posta em evidncia a origem das categorias a priori em geral mediante o seu pleno acordo com as funes lgicas universais do pensamento, mas a deduo transcendental apresenta a sua possibilidade como conhecimento a priori de objetos de uma intuio em geral. (CRP, B 159)

Uma proposio dita possvel se se referir a objetos possveis, que, enquanto tais, podem ser apresentados na intuio pura ou emprica. Essa exigncia expressa a necessidade de harmonia entre as formas discursivas do entendimento com as formas intuitivas da sensibilidade. A determi-

A semntica kantiana do tipo construtivista. O conceito de construo da matemtica, sem dvida marcou o pensamento de Kant (cf. Loparic 2000, p. 46).

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

77

nao a priori de conceitos e juzos ao domnio de aplicabilidade de objetos possveis (experincia possvel) torna a lgica transcendental uma semntica a priori, acrscimo sem o qual a lgica geral absolutamente estril e enganosa (lgica da iluso) 6 no que se refere ao conhecimento de objetos. Somente a partir de princpios lgicos no possvel o conhecimento objetivo, deve ser, portanto, acrescentado forma lgica o contedo sensvel que o entendimento no cria, porm determina a priori. Aqui convm citar Kant de novo:
ningum pode apenas com a Lgica ousar julgar sobre objetos e afirmar algo sem ter colhido antes, fora da Lgica, uma fundada informao sobre os objetos para tentar em seguida simplesmente a sua utilizao e conexo num todo coerente segundo leis lgicas, ou melhor ainda, apenas para examinlos segundo essas leis. No obstante, na posse de uma arte to enganosa, que consiste em dar a todos os nossos conhecimentos a forma do entendimento mesmo no tocante ao seu contedo se esteja ainda muito vazio e pobre, reside algo to tentador que aquela lgica geral, que apenas um cnone para avaliao, foi utilizada como uma espcie de organon para a produo efetiva pelo menos de aparncia de afirmaes objetivas; por conseguinte foi de fato mal utilizada. Ora, a lgica geral, como pretenso organon, denomina-se Dialtica. (CRP, B 85)

Essa observao kantiana constitui um importante aval para que Loparic possa formular a condio lgica e as condies semnticas luz das quais proposies sintticas possveis devem ser avaliadas. A primeira, condio formal, dada unicamente pelo princpio de no-contradio, exige que toda proposio com pretenses de expressar um conhecimento esteja de acordo com as leis do pensamento; as condies semnticas exigem, primeiramente, que todos os conceitos nolgicos que ocorrem numa proposio sinttica tenham referncia e significados objetivos e, em segundo lugar, a fim de garantir que esses juzos sejam possveis, necessrio dar interpretao objetiva ou sensvel de sua forma lgica (2000, pp. 21-23). A condio para solubilidade de problemas concernentes a objetos requer, afirma Loparic, que esses objetos sejam dveis (construtveis ou exibveis) 7 na intuio sensvel pura ou emprica:
Enfatizo que a possibilidade de um objeto assegurada por dois tipos de condies: conceituais ou discursivas e esquemticas. Isso afirmado explicitamente no postulado metodolgico da possibilidade. Esse postulado afirma que um objeto possvel se e somente se ele satisfaz as condies de ser construtvel, sintetizvel ou exibvel na intuio pura ou emprica, e de se deixar expor em conceitos construdos de acordo com os do entendimento puro, ou seja, as categorias. (p. 22)

Na primeira Crtica, a existncia do domnio de aplicabilidade, como exigncia fundamental, no seria inovadora no fosse o fato de este domnio ser determinado a priori pelo entendimen6

De acordo com Kant, a lgica geral produz a iluso dialtica ao desconhecer a condio mediante a qual o conhecimento puro deve ter seu uso, diz filsofo: o uso deste conhecimento puro repousa, [...], na seguinte condio: de que na intuio nos sejam dados objetos aos quais ele possa ser aplicado. Na ausncia de intuio, todo nosso conhecimento carece de objetos, e ento permanece inteiramente vazio (CRP, B 87). 7 Loparic cria o neologismos dvel para designar a possibilidade de ser dado (2000, p. 17n). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

78

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

to. As categorias, conceitos empregados em juzos a priori do entendimento, referem-se necessariamente e a priori aos objetos da experincia, porque s mediante elas pode ser pensado um objeto qualquer da experincia (CRP, B 126). Destitudas de contedo sensvel, no esquematizadas, as categorias conservam sentido apenas lgico, porm no se referem a nenhum objeto possvel. O ato de ligar algo de natureza inteiramente intelectual com a intuio, algo inteiramente sensvel, realiza-se por intermdio da imaginao (Einbildunskraft) o esquema em si mesmo sempre um produto da capacidade de imaginao (CRP, B 179) . O procedimento esquemtico constituise como mtodo para construo de imagens (Bilder) 8 . As diversas formas de sntese do mltiplo da intuio s se mostram como determinaes objetivas se existir um elemento que seja homogneo tanto ao conceito como ao dado intudo, o fenmeno, diz Kant: ora, claro que precisa haver um terceiro termo que seja homogneo, de um lado, com as categorias e, de outro, com o fenmeno, tornando possvel a aplicao da primeira ao ltimo (CRP., B 177). O termo mencionado chama-se esquema transcendental. No haveria experincia propriamente falando sem o procedimento esquemtico que a antecipa, pois esse procedimento fornece a regra de construo para o dado sensvel reproduzido na imaginao. Essa regra aplicada graas ao tempo, forma pura da intuio. A esse respeito escreve o filsofo:
uma determinao transcendental do tempo homognea categoria (que constitui a unidade de tal determinao) na medida em que universal e repousa numa regra a priori. Por outro lado, a determinao do tempo homognea ao fenmeno, na medida em que o tempo est contido em toda representao emprica do mltiplo. Logo, ser possvel uma aplicao da categoria a fenmenos mediante a determinao transcendental do tempo que, como o esquema dos conceitos do entendimento, medeia a subsuno dos fenmenos primeira. (B 177-178)

Interpretadas 9 sensivelmente, as categorias tm referncia objetiva. Kant resume a sua posio dizendo: somente nossa intuio sensvel e emprica pode proporcionar-lhes sentido e significado (CRP, B 149). A partir desse ncleo da lgica transcendental, Loparic pde fortalecer sua interpretao da primeira Crtica. A doutrina do esquematismo revela, juntamente com os princpios do entendimento, 10 os procedimentos semnticos que lhe permitem dizer:

O esquema para Kant no pode ser confundido com a imagem, uma vez que um conceito s possui sua imagem na medida em que sua apresentao (Darstellung) na intuio sensvel efetivada, isto , quando esquematizado, por esta razo, o filsofo denomina o esquema de um procedimento universal da capacidade de imaginao, o de proporcionar a um conceito sua imagem (CRP, B 178-9). 9 Loparic traduz, por vezes, o vocbulo alemo Anwendung por interpretao quando se refere aplicao das categorias ao domnio da sensibilidade.

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

79

V-se prontamente que ambas as partes da analtica transcendental, tomadas em conjunto, constituem uma teoria semntica do sistema das formas lgicas que se originam no entendimento. Essa semntica transcendental, que interpreta categorias sobre os domnios das determinaes temporais puras e das percepes empricas, tambm chamada por Kant lgica da verdade (B 87). Mais precisamente, ela uma teoria semntica a priori da satisfazibilidade das formas lgicas produzidas pelo entendimento sobre os dois domnios mencionados. apenas pelo fato de que estas formas (conceitos e formas proposicionais) expressam a priori as relaes das percepes em toda experincia. (2000, p. 23)

O estudo da lgica transcendental como uma semntica a priori fornece elementos para a teoria kantiana da soluo de problemas, tanto na matemtica como nas cincias da natureza. 11 Na perspectiva de Loparic, a metafsica da natureza primeira parte da filosofia transcendental (cf., pp. 3-4) pode ser considerada como um programa a priori de pesquisa cientfica que envolve problemas objetuais, relativos aos objetos empricos e matemticos, e problemas sistmicos. Os problemas empricos podem ser resolvidos no domnio da experincia possvel, regido pelos princpios do entendimento interpretados como um quadro a priori da pesquisa emprica na medida em que esses princpios antecipam a natureza pura.
13 12

; os problemas matemticos no domnio da intuio

J no caso de problemas sistmicos, trata-se de encontrar conceitos da razo teis para a

organizao de leis empricas em sistemas. 14 A prescrio lgica da busca do incondicionado visando conduzir completude o conhecimento condicionado do entendimento, no possui nenhuma validade objetiva, 15 devendo ser entendida apenas como fio condutor para produzir fices heursO esquematismo transcendental passa e a ser considerado pelo autor como parte central de uma semntica transcendental de categorias e formas proposicionais (cf. Loparic 2000, p. 205). 11 A soluo de problemas nessas disciplinas exeqvel em virtude de as respostas serem primeiro apreendidas dos prprios objetos possveis e, segundo, que existem condies a priori de possibilidade dos objetos considerados, consistindo, no caso da matemtica, em condies que governam construes matemticas e geomtricas e no caso das cincias naturais, em princpios da experincia possvel (Loparic 2000, p. 19). 12 A antecipao da natureza reside no fato de as categorias, conforme diz Kant, serem por parte do entendimento, os fundamentos de possibilidade de toda a experincia em geral (CRP, B 167), por esse motivo, correto dizer que elas, enquanto conceitos a priori, antecipam o conhecimento cientfico da natureza. Essa antecipao explicada do seguinte modo por Loparic: No sentido amplo, qualquer regra (princpio) de unidade da experincia que use conceitos do entendimento uma antecipao. [...] As regras a priori do entendimento para a aplicao das categorias, medida que so antecipaes, contribuem, se no como uma definio de natureza, ao menos como um sistema de estipulaes a priori sobre ela, que amplia essencialmente o conhecimento que dela temos. Conseqentemente, essas regras constituem um quadro a priori para a pesquisa cientfica (2000, p.253). 13 O matemtico, sobretudo o gemetra, ao tentar solucionar um problema, deve sempre recorrer a mtodos intuitivos, pois, para Kant, a soluo de uma questo matemtica s decidvel, se o objeto for construvel na intuio pura (Cf. Loparic 2000, p. 260). 14 A necessidade de conferir mxima unidade multiplicidade de leis e princpios do entendimento constitui o princpio da razo, que no se refere aos objetos da experincia, sendo simplesmente uma lei subjetiva de economia com respeito s provises do entendimento (Cf. CRP, B 362). Possuindo funo meramente lgica, Kant pode ento afirmar: v-se bem que o princpio peculiar da razo em geral (no uso lgico) : encontrar para o conhecimento condicionado do entendimento o incondicionado, pelo qual completada a unidade de tal conhecimento (CRP, B 364). 15 Em virtude de a razo no prescrever leis natureza, o seu princpio no poder se aplicado experincia, Kant esclarece: No existe nenhuma proposio de tal espcie objetivamente vlida, mas uma prescrio de aproximar-se, no elevar-se a condies sempre mais altas, completude destas e deste modo trazer ao nosso conhecimento a mais alta unidade da razo possvel a ns; se digo eu esta necessidade da razo foi por equvoco considerada um princpio transcendental da razo pura, princpio este que apressadamente postula uma tal completude ilimitada da srie das condies nos objetos mesmos (CRP, B 365) Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.
10

80

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

ticas necessrias constituio de sistemas. Tanto na matemtica como nas cincias naturais 16 h uma srie de conceitos que so meras idias, sem realidade objetiva, mas que, ainda assim, so exigidas para a resoluo de problemas insolveis no domnio dos problemas objetuais. A fsica newtoniana para usar um exemplo clssico utiliza-se da idia de fora de atrao como elemento fundamental sistematizador da mecnica celeste. Porm, mesmo que essas idias no possam receber uma interpretao sensvel mediante um procedimento de esquematizao direta, como ocorre com os conceitos e princpios do entendimento, existe o procedimento de esquematismo analgico, o qual no fornece s idias uma validade objetiva, mas que permite distingu-las da mera fantasia. Sendo assim, pode-se dizer que h tambm uma semntica das idias da razo. Afirma Loparic:

Esse analogon, ou modelo intuitivo do objeto de uma idia, dado por meio de uma interpretao chamada de esquematismo analgico, que procede de acordo com a analogia (1804, p. 204) [...] Existe ainda a interpretao analgica, amplamente usada em vrias cincias naturais, por exemplo, na fsica matemtica, onde objetos ideais tais como infinitesimais, espao absoluto, tempo absoluto, foras fundamentais etc. recebem representao intuitiva analgica. (2000, p. 280)

Ainda que a fsica newtoniana modelo de conhecimento da natureza da poca de Kant tenha perdido sua eficcia para a soluo de uma vasta gama de problemas suscitados pela cincia de nosso tempo, no se pode afirmar que o programa deixado por Kant para a pesquisa cientfica tenha se tornado de todo anacrnico, pois visvel o amplo emprego nas cincias atuais de construtos destitudos de contedo objetivo. Loparic conclui seu livro fazendo um comentrio sobre a suposta superao da epistemologia kantiana:
Kant nunca tentou provar a priori qualquer proposio sobre as propriedades de foras fundamentais. Ele argumentou a favor da teoria dinmica da matria a partir de premissas exclusivamente metodolgicas, mais precisamente heursticas, em parte a priori e, em parte, extradas de consideraes sobre o estado da pesquisa cientfica de sua poca. A sua posio final no , portanto, logicamente incompatvel com a possibilidade de admitir que algumas partes puramente tericas ou ideais de seu referencial metafsico para a pesquisa cientfica possam vir a ser abandonadas, em conseqncia da descoberta de resultados novos, e substitudas por linhas de pesquisa alternativas e mais fecundas para a cincia da natureza. (Loparic 2000, p. 316)

Na presente seo limitei-me apenas a indicar alguns pontos da interpretao de Loparic, destacando, primeiramente, a tese da decidibilidade e, em segundo lugar, examinar a teoria kantiaLoparic se refere, por exemplo, ao problema magnitude do movimento como exigindo a idia de espao absoluto, assim como s questes relativas expanso da matria requerendo a idia de infinitesimal. Ambas as idias so do tipo matemtico, e pertencem matemtica ideal, totalmente distinta da matemtica real euclidiana, fundamentada em construes absolutas. Questes sobre a resistncia tambm requerem a introduo da idia de fora fundamental de resistncia, que no um conceito do entendimento, mas uma idia matemtica. Essa idia, por sua vez, d origem a novos princpios sobre a estrutura dinmica do aparecimento, e assim por diante (2000, p. 280). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.
16

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

81

na da soluo de problemas, apresentada na sua lgica transcendental, cuja tarefa visa elucidar a priori as condies de possibilidade de proposies, isto , as suas condies de verdade ou falsidade no domnio da experincia possvel. Tomada neste sentido, a lgica transcendental pode ser justamente chamada de lgica da verdade, colocada a servio de uma teoria da resoluo de problemas (heurstica). Em minha exposio, no pretendi realizar um comentrio exaustivo do livro de Loparic, que em nove captulos explora todo o potencial da interpretao semntica da primeira Crtica, somente procurei manter em foco a idia que balizou sua pesquisa.

3. A SEMNTICA KANTIANA SEGUNDO HANNA

Para estudar a relao da primeira Crtica de Kant com a filosofia analtica, Hanna divide seu livro em duas partes, que, segundo ele, esto intimamente entrelaadas. A primeira um estudo interpretativo da volumosa e seminal Crtica da razo pura de Kant como uma semntica geral cognitiva; a segunda, um ensaio crtico a respeito do fundamento histrico da filosofia analtica de Frege a Quine (Hanna 2001, p. 1). No presente trabalho, tratarei apenas da primeira parte do livro de Hanna. O objetivo confesso da primeira Crtica seria resolver a seguinte tarefa, que Hanna chama de problema modal: saber como so possveis os juzos sintticos a priori? (ibid.). Kant se pergunta, comenta Hanna, como o mesmo juzo pode ser, ao mesmo tempo, necessariamente verdadeiro, sendo referido de modo substantivo ao mundo real ou natural, e assim mesmo cognoscvel por criaturas com mentes como as nossas e independentemente de toda experincia sensorial? (ibid.). Segundo o intrprete, a filosofia transcendental de Kant resolve o problema modal elucidando o problema semntico:

O projeto transcendental no s tem que produzir uma soluo ao problema modal, mas, at mesmo, deve conter soluo dificuldade fundamental expressa na crucial carta de Kant a Herz (1772). Esse projeto precisa resolver o problema modal por intermdio da soluo do problema semntico (2001,

p. 24). Ao relacionar a pergunta de Kant, contida na carta a Herz, com a chamada revoluo copernicana, que abre caminho para a soluo do problema modal, Hanna fornece a seguinte explicao:
Desse modo, a revoluo copernicana de Kant (1781-7) , sobretudo, uma resposta pergunta semntica fundamental levantada pelo filsofo em 1772: como representaes mentais mais especificamente, representaes mentais a priori necessrias podem se referir a seus objetos? A resposta que representaes mentais se referem a seus objetos porque objetos tm que ser conformes a nossa cognio; conseqentemente, juzos a priori verdadeiros so verdadeiros independentemente de toda a experincia sensvel porque expressam essas formas cognitivas s quais todos os objetos da cognio humana necessariamente se conformam. (2001, p. 22) Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

82

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

Isso posto, Hanna formula a sua tese central: na lgica transcendental, parte relativa analtica dos conceitos e analtica dos princpios, Kant oferece elementos suficientes para que o seu idealismo transcendental possa ser considerado, a uma s vez, uma semntica cognitiva e uma teoria geral da verdade (cf. 2001, p.3). Se essa perspectiva for verdadeira, abrem-se as portas anlise dos fundamentos histricos da tradio analtica por ele pretendida. O comentrio de Hanna a esse respeito o seguinte:
Uma vez que isolamos o problema semntico e o problema modal como as principais dificuldades com as quais Kant se defronta na primeira Crtica, estamos em posio privilegiada para analisar os tpicos gmeos deste livro. Se a Crtica da razo pura contiver a fundo uma semntica geral cognitiva e uma teoria geral da verdade necessria, a mim parece ento que no podemos entend-la corretamente sem empreender uma reavaliao crtica da recepo e destino dessas doutrinas na tradio da filosofia analtica at Quine. (Ibid.)

Hanna elabora a sua posio examinando como, segundo Kant, certas representaes mentais (cognies) tm referncia (Beziehung) a priori objetiva, ou seja, tm significado (Bedeutung) no domnio de objetos possveis. Escreve o autor:
Posto desse modo, [] afastado o aspecto puramente mental ou consciente de uma cognio, podese, ento, perceber claramente que a pergunta kantiana fundamental efetivamente corresponde questo: como so possveis significaes? No lxico filosfico, significaes em nada diferem dos objetos, contedos representacionais considerados conjuntamente com seus elementos lgicos ou formais. Isso implica imediatamente que a pergunta kantiana fundamental pertence ao domnio da semntica filosfica. (2001, p. 3)

Sem esquemas as categorias no possuem significao, so conceitos vazios, e desse modo, no se referem aos objetos de nossa intuio. 17 Hanna assinala que a semntica dos conceitos puros do entendimento tem sua origem na deduo transcendental, que demonstra como esses conceitos se referem a priori aos objetos intuveis, em relao aos quais, portanto, nossos juzos de experincia possuem validade objetiva por tratarem de objetos da experincia possvel. Cito o comentrio de Hanna:
De acordo com a deduo B, as categorias, que governam todos os juzos e conceitos dotados de significao, tm validade somente para os membros de um restrito domnio especial de objetos, os objetos da experincia possvel: Visto que a experincia conhecimento mediante percepes conectadas, as categorias so condies de possibilidade da experincia, e, portanto, valem a priori para todos os objetos da experincia (CRP, B 161). Essa restrio necessria das categorias a possveis ou atuais objetos da experincia, fornece-nos, como veremos, o fundamento essencial da concepo kantiana da significao. (p. 84)
17

A condio fundamental para o uso legtimo de um conceito reside no fato de seu objeto ter que ser dado na intuio, essa condio explicada por Kant da seguinte maneira: O uso de um conceito requer ainda uma funo da capacidade de julgar, pela qual um objeto sob ela subsumido, por conseguinte, a condio pelo menos formal sob a qual algo pode ser dado na intuio. Se falta esta condio da capacidade de julgar (esquema), ento fica suprimida toda a subsuno, pois nada que no possa ser subsumido sob o conceito dado. Logo, o uso meramente transcendental das categorias no na realidade uso algum e no possui um objeto determinado e nem mesmo determinvel (CRP, B 304)

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

83

A fim de analisar a ntima relao do idealismo transcendental com a semntica, Hanna elege como fio condutor a pergunta: como so possveis cognies? (p. 67). Apresenta as duas condies de possibilidade. A primeira condio, de carter formal, refere-se sintaxe lgica da mente. A idia de Kant que toda experincia objetiva tem uma forma lgica subjacente (p. 70), a qual, como uma espcie de gramtica, entendida como um conjunto de regras inatas necessrias de um lngua, governa nossa compreenso do mundo.18 Kant apresenta a tbua dos conceitos puros do entendimento como contendo essas regras que esto no fundamento de nossas operaes judicativas: O entendimento no pode fazer uso desses conceitos se no julgar atravs deles (CRP, B 93). A segunda condio refere-se aos requisitos materiais considerados especialmente relevantes aplicabilidade emprica de uma representao, aplicabilidade elucidada pela validade objetiva (objektive Gltigkeit) e realidade objetiva (objektive Realitt) de tal representao. Na lgica transcendental, um conceito a priori tem validade objetiva se e somente se tiver referncia ou for aplicvel a objetos possveis; ele tem realidade objetiva, se for aplicado a objetos atuais, efetivamente existentes. Do mesmo modo, juzos cujos contedos representacionais so objetos da experincia tm sentido e significao objetiva (cf. Hanna 2001, p. 84). O autor cita vrios trechos da primeira Crtica ilustrativos da semntica kantiana, dentre os quais, escolho o mais representativo, no qual Kant explicita:

Se um conhecimento deve ter realidade objetiva, isto , referir-se a um objeto e ter significao e sentido nele, ento o objeto tem que poder ser dado de algum modo. Sem isso, os conceitos so vazios; na verdade, pensou-se atravs deles, mas sem ter de fato conhecido algo atravs desse pensamento, mas apenas jogado com representaes. Dar um objeto se por sua vez isto no deve ser entendido apenas mediatamente, mas significa apresentar imediatamente na intuio no outra coisa seno referir sua representao experincia (seja real ou possvel). (CRP, B 194)

A referncia a priori aos objetos dados na intuio no seria compreensvel se Kant no tivesse elaborado a doutrina da sensibilidade a priori. Na esttica transcendental, o espao e o tempo, formas puras da sensibilidade, so apresentados como condies de toda intuio possvel, formas que constituem as nicas condies segundo as quais fenmenos podem ser dados sensivelmente a mera forma dos fenmenos, a nica coisa que a sensibilidade pode fornecer a priori (CRP, B 36). Com efeito, a coisa-em-si (Ding an sich) no acessvel ao modo humano de intuir, por essa razo, as categorias puras do entendimento a ela no se aplicam porque o uso dos conceitos puros do entendimento fora do domnio da experincia impossvel: os conceitos va-

18

O intrprete diz haver uma certa familiaridade entre as concepes de Wittgenstein e Carnap da Estrutura lgica do mundo com a viso de Kant. Seu comentrio a respeito dessa similaridade o seguinte: Para Kant, da mesma maneira que para Wittgenstein do Tractatus e Carnap, a lgica abarca o mundo porque a linguagem o abarca (2001, p. 71).

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

84

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

zios no podem ser por ns aplicados a objetos noumenais [...], neste sentido eles so impossveis, isto , de uso impossvel (Hanna 2001, p. 29). Hanna elabora sua interpretao seguindo um esquema bastante conhecido dos leitores da Crtica razo pura, ligado diretamente discusso em torno da validade e realidade objetivas das representaes cognitivas. Os juzos sintticos a priori examinados segundo condies formais lgicas e materiais so possveis, dotadas de validade e realidade objetiva, em virtude da semntica cognitiva de Kant cujo fundamento fornecido pela lgica transcendental. Quanto primeira parte da lgica transcendental, analtica transcendental, Hanna faz breves comentrios a respeito da deduo metafsica e transcendental dos conceitos puros do entendimento, a qual representaria o ncleo explicativo para que se possa entender como as categorias so aplicveis a priori (deduo transcendental) somente aos objetos da experincia (cf. p. 29), aplicao assegurada por meio dos esquemas transcendentais da imaginao. Quanto analtica dos princpios, afirma que esta analtica explica como verdades sintticas a priori so possveis na metafsica e nas cincias da natureza, em razo da dependncia cognitivo-semntica aos conceitos puros do entendimento, conjuntamente s formas puras da intuio e o esquematismo transcendental (p.30).

4. RESPOSTA DE HANNA AO SUPOSTO PSICOLOGISMO DE KANT

Ao mesmo tempo em que apresenta sua concepo relativa semntica kantiana, Hanna empenha-se em demonstrar que as crticas dirigidas pelos filsofos analticos, notadamente Moore, Frege e Russell, a teoria kantiana do juzo, no so convincentes. Para esses filsofos, a lgica de Kant, por estar assentada em bases psicologistas, contribuiu muito pouco para o avano da filosofia moderna. Segundo eles, conceitos e juzos deveriam ser compreendidos isoladamente dos chamados estados mentais do sujeito que julga, os quais no servem aos interesses da lgica. A tentativa de no considerar conceitos e juzos como fatos mentais conduziu os filsofos analticos, guardadas as devidas diferenas entre eles, a pens-los sobretudo do ponto de vista lingstico e no a partir dos processos efetuados por nossa mente. Sob esta tica, existe uma ruptura com a tradio filosfica moderna, na qual Kant est includo. Trata-se de uma verdadeira investida contra a noo de subjetividade, que serve de ponto de apoio a todo discurso filosfico moderno. Como sabemos, o papel da apercepo transcendental na doutrina kantiana do juzo fundamental, uma vez que sem ela a capacidade de julgar ficaria sem sustentao. Para Kant, a unidade sinttica da apercepo o princpio supremo de todo o uso do entendimento, assim sendo, a unidade da conscincia aquilo que permite a referncia das representaes a um objeto, por conse-

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

85

guinte a sua validade objetiva e, portanto, que se tornem conhecimentos, e sobre o que enfim repousa a prpria possibilidade do entendimento (CRP, B 138). Moore, em seu ensaio The Nature of Judgement, considera a tese da unidade analtica da conscincia, fundamento de juzos subjetivos, como suficiente para que se possa caracterizar a presena de psicologismo na lgica de Kant. Ao relacionar a proposio: A rosa vermelha unidade analtica da conscincia de um determinado sujeito, o filsofo no faz mais do que expressar uma conexo subjetiva entre conceitos. Frege, antes de Moore, pensou poder constatar os mesmos defeitos da concepo lgica de Kant, os quais decorreriam do subjetivismo. De acordo com Frege, as proposies da aritmtica so redutveis ao formalismo lgico por ele proposto, sendo possvel dar-lhes o sentido e o significado sem recorrer psicologia e, muito menos, s formas puras da sensibilidade, diferentemente do que fizera Kant ao basear a objetividade dos juzos da aritmtica em esquemas sensveis. O contedo objetivo do conceito de nmero no deriva nem da abstrao ou da atribuio de propriedades a objetos. Sendo puramente lgicas, as proposies aritmticas no se referem diretamente a objetos. Frege as deduz sem necessitar de nenhum outro recurso que aqueles que a lgica oferece, a deduo dependendo da traduo em termos formais dos componentes proposicionais cujos significados precisam de clarificao. Hanna tenta mostrar que o criticismo de Kant expressa, contudo, a mesma preocupao presente na tradio analtica. De fato, ao solapar as bases da metafsica tradicional, Kant circunscreve o raio de ao da razo, que por si prpria, pode determinar a legitimidade e a ilegitimidade de seus conhecimentos, tese que revolucionou a maneira de pensar os problemas filosficos e conferiu um novo sentido metafsica (cf. pp. 3-4). A lgica transcendental, designada por Kant como a lgica da verdade, por tratar da referncia a priori de certas representaes a objetos, constitui elemento fundamental para execuo dessa tarefa. 19 Ao tentar reabilitar o pensamento kantiano frente tradio analtica a partir da primeira Crtica, Hanna apresenta Kant antes de tudo como um precursor da filosofia analtica, vertente filosfica que constantemente quer livra-se dele. Os argumentos que o apontam como um filsofo enredado nas teias do psicologismo e, conseqentemente, como formulador de uma teoria do juzo
19

A referncia a priori de representaes, ao domnio de objetos atuais e, tambm, possveis, constitui o trao fundamental da lgica transcendental, a esse respeito escreve Kant: Numa lgica transcendental, isolamos o entendimento (como acima, na esttica transcendental, a sensibilidade) e destacamos do nosso conhecimento apenas a parte do pensamento que tem sua origem unicamente no entendimento. O uso deste conhecimento puro repousa, porm, na seguinte condio: de que na intuio nos sejam dados objetos aos quais ele possa ser aplicado. Na ausncia de intuio, todo o nosso conhecimento carece de objetos e ento permanece inteiramente vazio. A parte da lgica transcendental, portanto, que expe os elementos do conhecimento puro do entendimento e os princpios sem os quais um objeto de maneira alguma pode ser pensado, a analtica transcendental, e ao mesmo tempo uma lgica da verdade. Com efeito, nenhum conhecimento pode contradiz-la sem que ao mesmo tempo perca seu contedo, isto , toda a referncia a qualquer objeto, por conseguinte toda a verdade (CRP, B 88).

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

86

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

falha, em virtude de assentar a lgica na subjetividade transcendental, no so aceitveis, uma vez que a unidade sinttica da apercepo no pode ser considerada como um sujeito psicolgico, pois Kant a identifica com o prprio entendimento (CRP, B 33). A apercepo, afirma o filsofo, no pode ser considerada pertencente sensibilidade. Chamo-a apercepo pura para distingui-la da emprica, ou ainda apercepo originria por ser aquela autoconscincia que ao produzir a representao eu penso que tem que poder acompanhar todas as demais e una e idntica em toda conscincia, no pode jamais ser acompanhada por nenhuma outra (CRP, B 132). Como bem mostra Hanna, a apercepo possui exclusivamente funo cognitiva (cf. 2001, pp. 75-6). No se trata, portanto, de uma unidade substancial equiparvel coisa pensante cartesiana. Ela necessariamente pressuposta pelo ato de julgar. Kant no cede espao nem psicologia racional, muito menos psicologia emprica. Quando comenta a relao objetivamente vlida entre conceitos em um juzo, no a fundamenta no estado do sujeito, pois o juzo ganha validade objetiva sendo feita distino entre a unidade objetiva de representaes dadas da unidade subjetiva, a qual atravs da palavra se realiza, explicita Kant: o filsofo:
Com efeito, tal palavrinha designa a referncia dessas representaes apercepo originria e a sua unidade necessria, embora o prprio juzo seja emprico e por conseguinte contingente, por exemplo os corpos so pesados. Com isso no quero, na verdade, dizer que na intuio emprica tais representaes pertenam necessariamente umas s outras, mas que na sntese das intuies pertencem umas s outras em virtude da unidade necessria da apercepo, isto , segundo princpios da determinao objetiva de todas as representaes, na medida em que disso possa resultar um conhecimento, princpios todos derivados da proposio fundamental da unidade transcendental da apercepo. Somente atravs disso resulta de tal relao um juzo, isto , uma relao objetivamente vlida e se distingue suficientemente da relao destas mesmas representaes na qual h validade meramente subjetiva, por exemplo, segundo leis da associao. Segundo as ltimas, eu s poderia dizer: quando carrego um corpo, sinto uma presso de peso; no porm: ele, o corpo, pesado. A ltima expresso significa precisamente que ambas essas representaes esto ligadas no objeto, isto , sem distino de estado do sujeito, e no apenas juntas na apercepo (por mais que tambm possa ser repetida). (CRP, B 142)

No h como negar a natureza mentalista destas representaes. Entretanto, Kant no visa assegurar um pensar com validade objetiva, analisvel pela lgica transcendental, em bases psicologistas. Na primeira Crtica, existem afirmaes que evidenciam claramente seu antipsicologismo. Atento a esse problema, Kant afirma:

A tentativa de alguns modernos de a ampliarem, interpolando captulos seja psicolgicos sobre as diversas capacidades de conhecimento (a imaginao, o sentido de humor), seja metafsicos [....], seja antropolgicos [...], provm da sua ignorncia peculiar desta cincia [....]. O limite da Lgica, porm, acha-se determinado bem precisamente por ser uma cincia que expe detalhadamente e prova rigorosamente nada mais que as regras formais de todo pensamento (seja a priori ou emprico, tenha a origem ou o objeto que quiser, encontre em nossa mente obstculos acidentais ou naturais). (CRP, B VII-IX)

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

87

Na Lgica Jsche teses anlogas so defendidas por Kant, as quais podem ser ilustradas pelo seguinte trecho escrito:
verdade que alguns lgicos pressupem na Lgica princpios psicolgicos. Mas introduzir semelhantes princpios na Lgica to disparatado quanto derivar da vida a moral. Se tomssemos os princpios Psicologia, quer dizer, observao sobre o nosso entendimento, veramos to-somente como o pensamento transcorre e como ele sob diversos obstculos e condies subjetivas; isso levaria, por conseguinte, ao conhecimento de leis contingentes. Na Lgica, porm, no se trata de leis contingentes, mas de leis necessrias; no da maneira como pensamos, mas, sim, como devemos pensar. (1800, Ak. 14)

Hanna acredita serem estas afirmaes suficientes para afirmar que Kant na realidade o inventor do antipsicologismo na lgica. Declara, tambm, no poder seu mentalismo lgico ser reduzido a qualquer forma de psicologia emprica ou experimental. Por essa razo, a concepo fregeana da lgica pura quanto normatividade, aprioricidade pura e generalidade no difere essencialmente da de Kant (2001, p. 76). Ao constatar haver, nesse ponto, similaridade entre ambos, o autor considera Kant pr-fregeano (cf. Hanna 2001, pp. 80-1). E se Frege lana as bases da filosofia analtica, a herana kantiana transmitida a essa filosofia. Por isso, a filosofia kantiana no pode ser omitida quando se pretende estudar os fundamentos histricos da tradio analtica, que na verdade finca razes no kantismo, mesmo em se esforando por super-lo. Dificuldades surgem na tentativa de superao quando a forma lgica, verso idealizada da forma lingstica, pensada a partir de uma sintaxe lgica da linguagem tese defendida por Wittgenstein e Carnap sob influncia do logicismo de Frege. 20 Essa concepo, ao abstrair a lgica do julgo do entendimento e da razo, visando resguard-la do suposto psicologismo de Kant, cria um domnio de entidades no-mentais e no-fsicas que constituem, segundo Hanna, um terceiro reino, distinto tanto do mental quanto da sensibilidade. O autor se pergunta, contudo, como que tais entidades [...] podem ser cognoscveis por ns, se nosso modelo imediato de cognio a percepo sensorial efetivada por meio da intuio emprica? (p. 72). Como podem ter sentido para o sujeito humano, questiona Hanna, entidades que habitam esse reino? De Frege ao ltimo Wittgenstein, esta questo permanece insuficientemente respondida. A analtica da linguagem, compreendida como a virada lingstica, ainda que tente desvencilhar-se do realismo metafsico em que redundara a reduo da aritmtica lgica efetuada por Frege, realismo que tambm repercute no pensamento de Moore e Russell, no consegue abalar as estruturas da lgica transcendental, pois, de acordo com Hanna, visto que Kant no busca para ela fundamento psicolgico, resta

Hanna afirma que a virada lingstica [linguistic turn] em filosofia analtica conduzida inicialmente pelo primeiro Wittgenstein, pelo Crculo de Viena, e finalmente pelos seguidores de Oxford do ltimo Wittgenstein uma conseqncia direta da crtica vigorosa de Frege-Husserl ao psicologismo (2001, p. 72). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

20

88

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

somente aos adeptos da virada lingstica aceitar, se negarem o realismo metafsico, que a lgica transcendental (ibid.). A relao lgica/matemtica serviu, sem dvida, de elemento desencadeador maioria das crticas ao modo como Kant procedeu anlise proposicional. Mantendo-se preso estrutura sujeito-predicado, ele ignorou a lgica relacional baseada no conceito de classe e quantificao mltipla. A reviso da matemtica com a introduo de novos recursos lgicos permitiu a Frege afirmar a analiticidade das proposies da aritmtica. Kant est, no entanto, muito longe de reduzir a matemtica lgica. Para ele tal reduo impossvel, uma vez que as verdades das proposies matemticas dependem das formas puras da sensibilidade, e, portanto so sintticas, enquanto que as verdades da lgica geral pura so todas analticas. No haveria a possibilidade de o filsofo conceber uma lgica matemtica ao estilo de Frege e Russell. Apesar das objees posteriores, a lgica transcendental, interpretada enquanto semntica cognitiva tem os seus mritos mantidos. No tendo somente relao com as leis que governam o pensar, sua tarefa consiste em demonstrar como as formas lgicas dos juzos podem torn-los conhecimentos objetivamente vlidos, no apenas por meio de sua sintaxe, mas sobretudo mediante sua referncia a priori. 21 Por fim, gostaria de fazer notar que, embora no discuta a acusao de psicologismo dirigida a Kant, Loparic concorda com Hanna em dizer que o carter mentalista da anlise do entendimento puro efetuada por Kant no anula a sua empreitada. Segundo o intrprete,

esse argumento prova menos do que parece. Isso porque existe obviamente um isomorfismo exato entre as conexes que ligam conceitos e as que ligam palavras quando usadas com fins cognitivos, isto , para os conceitos (cf. Antropologia, 39). Por isso, todos os resultados obtidos pela anlise transcendental concernentes s propriedades formais ou sintticas de conexes entre conceitos so traduzveis em termos que descrevem conexes entre palavras (cf. Prolegomenos, 39). O mesmo, sem dvida, vale tambm para as propriedades semnticas dos conceitos e as das palavras. Tudo o que Kant diz sobre referncia de conceitos pode ser aplicado, mutantis mutatis, a palavras que os expressam. Isso tanto verdade que Kant na sua semntica usa noes lingsticas e noes mentalistas de modo intercambiveis. (Loparic 1991, p. 28) 22

Diz Kant que o mesmo entendimento, e isto atravs das mesmas aes pelas quais realizou em conceitos a forma lgica de um juzo mediante a unidade analtica, realiza tambm um contedo transcendental mediante a unidade do mltiplo na intuio em geral. Por esta razo, tais representaes denominam-se conceitos puros do entendimento que se referem a priori a objetos, coisa que a lgica geral no pode efetuar (CRP, 105). 22 Tambm em Loparic encontra-se a seguinte afirmao: Para Kant, a gramtica universal assenta na lgica, e no vice-versa. No essencial, no a linguagem que cria ou condiciona o pensamento, o pensamento conceitual que se expressa na linguagem. De resto, nem a lgica, nem a gramtica, so um organon, isto , um dispositivo mecnico para gerar verdades lgicas ou sentenas gramaticais, mas apenas um cnon para julgar a correo de construes (2000, p. 210). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

21

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA 5. COMPARAES ENTRE AS DUAS RECONSTRUES DA SEMNTICA KANTIANA

89

Saudado pelo editor da Oxford University Press como apresentando uma viso inovadora (a fresh view) da relao entre a tradio analtica e a filosofia de Kant, o livro de Hanna no oferece, entretanto, significativa novidade para os estudiosos da relao no Brasil. Conforme foi mostrado na primeira seo do presente trabalho, o estudo das antecipaes kantianas da filosofia analtica j foi iniciado por Loparic h pelo menos vinte anos. No final dos anos setenta, Loparic observara a necessidade de examinar a origem do combalido, ou mesmo morto positivismo lgico
23

, vertente filosfica de inspirao analtica, tendo Carnap como seu mais brilhante representante.

Centrando sua anlise nesse filsofo, Loparic defende a tese de que o jovem Carnap, em Der logische Aufbau der Welt (1928), ao invs de empregar o ponto de vista axiomtico, postura que dominou o positivismo lgico desde meados dos anos trinta, adota o ponto de vista heurstico na teoria da soluo cientfica dos problemas, prximo do de Kant
24

. Carnap afirmava a decidibilida-

de de qualquer pergunta cientfica bem formulada. Ou seja, a determinao da verdade ou falsidade de enunciado cientfico, deve ser, em princpio, possvel mediante a construtibilidade dos conceitos que formam esse enunciado (cf. Loparic 2000, p. 4). Essa tese, constitutiva do chamado teorema da solubilidade, franqueou para Loparic o retorno a Kant, relata o autor:
Trabalhando a primeira Crtica de Kant, verifiquei que sua tese bsica consistia no seguinte teorema: todas as questes impostas nossa razo por sua natureza ou so insolveis, ou possvel para ns oferecer-lhe uma resposta definida. Por conseguinte, no domnio da razo pura, nossa ignorncia ou demonstravelmente inevitvel, ou deve ser atribuda nossa preguia. (Ibid.)

A anlise pormenorizada do pensamento do primeiro Carnap em ligao com o de Mach, despertou em Loparic a convico de que o princpio para a solubilidade dos problemas cientficos, intrnseca epistemologia carnapiana, que segue a de Mach,25 estava diretamente condicionada significao dos conceitos utilizados nos enunciados cientficos. Mas Loparic no se limitou a mostrar as razes histricas do positivismo lgico. Seu interesse no tanto criticar a tentativa dos

Para Loparic, do mesmo modo que para Hanna, o positivismo lgico tem razes fincadas na filosofia de Kant (cf. 2000, pp. 1-2). 24 A presena de procedimentos de deciso, necessrios soluo de problemas, no pensamento do primeiro Carnap, sobre essa presena Loparic faz a seguinte afirmao: O primeiro Carnap via a cincia no como uma imagem do mundo, mas como um sistema de conhecimento conceitual sem limites, querendo dizer com isso que no existia questo bem formulada cuja resposta por princpio fosse inatingvel pela cincia (Carnap 1961[1928], 180). Em outras palavras, a convico bsica de Carnap era de que a verdade ou a falsidade de qualquer enunciado formado por conceitos cientficos pode, em princpio, ser estabelecida (ibid). Portanto, no me surpreendi com o fato de poder estabelecer que o famoso critrio carnapiano de significncia cognitiva na realidade equivalia a um conjunto de procedimentos de deciso para enunciados sobre o mundo dos fenmenos (ibid.) 25 Mach, segundo afirma Loparic, no pode ser visto como um reducionista metodolgico, apesar de defender o monismo, no o introduziu como uma tese filosfica positiva sobre a estrutura do mundo, mas como um princpio capaz de evitar que os cientistas levantassem questes insolveis (2000, p. 4). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

23

90

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

filsofos analticos de banir o kantismo das fundaes histricas da filosofia analtica quanto demonstrar a vigncia do pensamento kantiano na reflexo filosfica de nosso tempo, tomada no seu todo. Alm disso, Loparic estende o problema da possibilidade dos juzos sintticos a priori tericos aos juzos sintticos a priori em geral, aplicando s crticas da razo prtica e da faculdade do juzo o ponto de vista semntico utilizado por Kant na crtica da razo terica, procurando explicitar uma semntica a priori dos juzos prticos, estticos e teleolgicos. 26 Esta afirmao acompanhada por uma outra, no menos importante, a de que Kant amplia o seu conceito de filosofia transcendental e o alcance do seu projeto de crtica da razo, sendo possvel dizer que no existe apenas uma e sim vrias revolues copernicanas, operadas sucessivamente (2000, p. 49n). O caminho que conduziu Hanna a Kant foi diferente do de Loparic. Essencialmente devedor da interpretao de Alberto Coffa, de 1991, 27 que o fortaleceu na convico sobre a existncia de uma semntica filosfica no pensamento de Kant, 28 Hanna dedicou-se ao exame da recepo da Crtica da razo pura por Frege, Carnap e Quine, entre outros, com o intuito de mostrar ser incorreto afirmar, como faziam esses filsofos ao recusarem a ascendncia kantiana, que, devido s deficincias do instrumental lgico de que dispunha, Kant no foi capaz de oferecer uma anlise da linguagem e que, por isso, ele teria permanecido prisioneiro da metafsica tradicional. 29 Refutando essa tese, Hanna sustenta que esses mesmos filsofos analticos trabalham no mbito das questes que motivaram a reflexo filosfica de Kant na primeira Crtica. 30 Embora algumas das crticas ao procedimento kantiano na anlise dos problemas filosficos sejam sustentveis, cabe reconhecer
26

Em artigos j publicados (Loparic 1998, 1999, 2001, 2003a e 2003b), o autor faz a tentativa de estender a semntica aos domnios de juzos sintticos a priori morais, jurdicos, estticos, teleolgico-tericos e histricos. 27 Cf. The Semantic Tradition from to Carnap. To the Viena Station, Cambridge, Cambridge University Press, 1991. 28 No caso de Loparic, Coffa no foi um inspirador, mas antes um interlocutor que veio, dez anos mais tarde, em certo sentido confirmar a interpretao semntica da filosofia de Kant elaborada por Loparic, mas em um ponto se afastam. Aps tomar conhecimento da obra de Coffa, no perodo em que preparava o seu texto para a publicao (1999-2000), Loparic questiona a maneira como esse autor concebe a semntica de Kant: Mesmo um autor perspicaz como era Alberto Coffa, deixou de notar que, j em Kant, iniciava-se a virada semntica, caracterstica de toda a filosofia contempornea, cujo pressuposto fundamental diz que a semntica e no a metafsica, a prima philosophia (2000, p. xvii). 29 Os membros do Crculo de Viena (Hans Hahn, Otto Neurath, Ruldof Carnap), defensores, da assim chamada concepo cientfica do mundo, no documento em que elaboraram os princpios norteadores do novo positivismo, revelaram firme propsito em excluir Kant das correntes histricas da cincia e da filosofia que os influenciaram. Nos seguintes termos expressam tal excluso: Mediante a anlise lgica, supera-se no apenas a metafsica no sentido prprio e clssico da palavra, especialmente a metafsica escolstica e a dos sistemas do idealismo alemo, como tambm a metafsica oculta do apriorismo kantiano e moderno. A concepo cientfica do mundo no admite um conhecimento incondicionalmente vlido a partir da razo pura (1986 [1929], p. 1). 30 Hanna expressa perplexidade diante da relutncia dos filsofos analticos em aceitarem a influncia kantiana, a esse respeito escreve o autor: O que me golpeou surpreendentemente como um tapa na face, do mesmo modo que agora, foi como as principais figuras da tradio analtica de 1880 em diante, passando pelos anos cinqenta e sessenta Frege, Moore, Russel, o primeiro Wittgenstein; Carnap e o Crculo de Viena; o ultimo Wittgenstein e os filsofos da linguagem ordinria e Quine rejeitaram fortemente as principais doutrinas da primeira Crtica e no entanto assimilaram inconscientemente a maneira kantiana de formular as mesmas distines e problemas com que estavam lidando (Hanna 2001, p. vii). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

KANT SEMNTICO: INTERPRETAES DE LOPARIC E HANNA

91

que a filosofia analtica vicejou no solo que tentou, de algum modo, encobrir. Segundo Hanna, os analticos no rompem a esfera do kantismo, e, portanto, no chegam a refut-lo decisivamente. 31 Note-se ainda que, assim como Loparic, Hanna tambm reconhece que semntica kantiana transcende os limites da primeira Crtica. Porm, em razo do propsito de seu livro, seu comentrio a esse respeito bem curto:

uma semntica geral cognitiva de estilo kantiano s pode ser compreendida corretamente no horizonte de uma teoria alargada da razo terica e prtica (CRP, A vii-xiii, A 795-831/B 823-59). Isso significa que os pontos centrais e obsesses da tradio analtica at Quine esto reunidos sob o mais sintico e fundamental tpico filosfico de todos: qual a ndole de nossa capacidade especificamente humana isto , sensvel, encarnada para a racionalidade terica e moral? A Kant semelhante indagao anloga pergunta o que o ser humano? (Ak. IX, p. 25), a qual envolve sob si a trs interrogaes enviesadas da filosofia tradicional: (1) que posso saber?, (2) que devo fazer?, (3) que me permitido esperar? (CRP, A 805/B 833). (Hanna 2001, pp. 284-5)

Em resumo, h um acordo fundamental entre Loparic e Hanna quanto tese de a primeira Crtica poder ser lida como um tratado de semntica a priori dos conceitos e de juzos tambm a priori.
32

Contudo, eles perseguem objetivos distintos. Enquanto o segundo pretende revisar os

fundamentos histricos da filosofia analtica, o primeiro visa dar um novo direcionamento compreenso que at ento se teve do projeto kantiano da crtica da razo pura, considerado no seu todo, sublinhando ainda a influncia permanente de Kant sobre a discusso filosfica na nossa poca. Mesmo assim, no deixa de ser surpreendente verificar, em filosofia, o encontro de dois autores trabalhando em pases distantes e ambientes acadmicos diferentes, porm muito prximos nas idias. Ser que isso prova que a filosofia seja mais que um mero conflito de interpretaes?
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS HAHN, H., NEURATH, O. e CARNAP, R. Wissenschafttich Weltauffasung der Weiner Kreis. Primeira edio. Viena: Otto Neurath, 1929. Traduo brasileira: A concepo cientfica do Mundo. Cadernos de Histria e Filosofia da Cincia, n. 10, pp. 5-20, 1986. HANNA, R. Kant and Foundations of Analytic Philosophy. Oxford/New York: Oxford University Press, 2001. KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. Segunda edio de 1787. Darmstardt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, W. Weischedel, 1968. Traduo brasileira da segunda edio: Crtica da Razo Pura (CRP, B). So Paulo: Abril, 1980.

A certeza de que o pensamento de Kant, da primeira Crtica, no sofreu grande abalo com as crticas dos filsofos analticos, Hanna diz: Isso me levou a pensar que embora as doutrinas de Kant tivessem sido oficialmente fustigadas, elas no haviam sido refutadas de modo profundo e decisivo. Por esta razo, pareceu-me que uma reconsiderao da conexo entre a primeira Crtica de Kant e os fundamentos histricos da filosofia analtica de Frege a Quine poderia iluminar utilmente alguns tpicos centrais de interesse do pensamento contemporneo (ibid.). 32 A interpretao semntica do pensamento kantiano no monoplio dos autores referidos no artigo, pois ela adotada contemporaneamente, em menor ou em maior escala, por vrios outros autores (cf. Loparic 2000, p. xxvii). Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

31

92

AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES

Welches sind die wirklichen Fortschritte die die Metaphysik seit Leibnizens und Wolffs Zeiten in Deutschland gemacht hat?. Editado por Rink, 1804. Darmstardt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft W. Weischedel, 1958. Traduo portuguesa: Os Progressos da Metafsica. Lisboa: Edies 70, 1985. LOPARIC, Z. Kant e a filosofia analtica. Cadernos de Histria e Filosofia da Cincia, v. 2, n. 1, pp. 27-32, 1990. . Sobre a interpretao de Rawls do fato da razo. In: FELIPE, S. (org.). Justia como Eqidade. Fundamentao e interlocues polmicas (Kant , Rawls, Habermans). Florianpolis: Insular, pp. 73-85, 1998. . O fato da razo uma interpretao semntica. Analytica, v. 4, n. 1, pp. 13-55, 1999. . A Semntica Transcendental de Kant. 3a. edio, 2005. Campinas: CLE/Unicamp, 2000. (Coleo CLE, v. 29) . Acerca da sintaxe e da semntica dos juzos estticos. Studia Kantiana, v. 3, pp. 49-90, 2001. . As duas metafsicas de Kant. Kant e-Prints, v. 2, n. 5, 2003. . O problema fundamental da semntica jurdica de Kant. In: Wrigley, M.B, Smith, P.J. (orgs.). O Filsofo e sua Histria (uma homenagem a Oswaldo Porchat). Campinas: CLE/Unicamp, pp. 477-520, 2003b. (Coleo CLE, v. 35)

Kant e-prints. Campinas, Srie 2, v. 1, n.2, p. 73-92, jul.-dez. 2006.

Anda mungkin juga menyukai