Anda di halaman 1dari 78

Sistema de Informaes Geogrficas: Introduo ao ArcGIS

Rafael da Silva Nunes - PUC-Rio rsngeo@hotmail.com

Cartografia

A Cartografia e o Homem
o o o

A noo de mundo A representao do homem no espao Formas de se perceber o espao geogrfico

Representaes da Superfcie Terrestre

GLOBO: representao cartogrfica sobre uma superfcie esfrica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetria, com finalidade cultural e ilustrativa. MAPA: representao no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geogrficos, naturais, culturais e artificiais de uma rea, delimitada por elementos fsicos, poltico-administrativos, destinada aos mais variados usos, temticos, culturais e ilustrativos. CARTA: representao no plano, em escala mdia ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma rea, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais - paralelos e meridianos com a finalidade de possibilitar a avaliao de pormenores, com grau de preciso compatvel com a escala. PLANTA: que representa uma rea de extenso suficientemente restrita para que a sua curvatura no precise ser levada em considerao, e que, em conseqncia, a escala possa ser considerada constante.

Representao terrestre
Distncias a pontos de referncia Mas... A Terra tem uma forma altamente irregular e que se altera constantemente.
Superfcie topogrfica da Terra (alterada por montanhas, vales, ...)

B
Nvel do mar (alterado pelas mars, diferenas de gravidade, ...)

Para medir: distncia entre pontos localizao

Superfcie de referncia

Geide
a forma da figura da Terra, considerando que a superfcie dos oceanos est em repouso, sem variao de presso atmosfrica, sem atrao de outros corpos celestes (sol e a lua: sem mares, ondas) e supostamente adentrando os continentes (BITTENCIURT, 1994)
a superfcie de potencial gravitacional constante e que, em mdia, coincide com o valor mdio do nvel mdio das guas do mar.

Geide
Forma da terra sem gua ou nuvens (satlite ERS-1)

Tentativa de Adequao

Elipside uma forma de representar a Terra correspondendo a uma esfera achatada nos plos e intumescida no equador, sendo o modelo matemtico mais simples na representao da Terra.

Geide

Geide: Superfcie equipotencial (gravidade) ao nvel imperturbado dos mares.

Elipside de Revoluo
A figura geomtrica usada na geodesia que mais se aproxima da figura da Terra o elipside de revoluo. O elipside de revoluo uma figura que se pode obter pela rotao de uma elipse pelo seu semi-eixo menor. Um elipside de revoluo que descreva a figura da Terra chamado de elipside de referncia.

Tipologias da Superfcie Terrestre

Sistema Geodsico de Referncia


Sistema Geodsico de Referncia: Datum (horizontal, vertical). Vrios pases adotaram elipsides de parmetros ligeiramente diferentes: h vrios datums.

Superfcie da Terra Ponto de Origem

Elipside

Ponto de Origem

Sistema Geodsico de Referncia


Datums Horizontais mais usados no Brasil:
o o o o o SAD69 (Chu, MG): datum oficial Crrego Alegre (MG): antigo datum oficial WGS84: datum do sistema GPS Aratu (BA): desenvolvido pela Petrobras SIRGAS: Sistema de Referncia Geocntrico para as Amricas), novo datum oficial (em implantao).

Datum Vertical:
o Margrafo de Imbituba (SC)

Sistema Geodsico de Referncia

Sistema Geodsico de Referncia

Diferenas mdias entre o SAD-69 e o SIRGAS

Sistema de Coordenadas
Os sistemas de coordenadas so necessrios para expressar a posio de pontos sobre uma superfcie, seja ela um elipside, esfera ou um plano. com base em determinados sistemas de coordenadas que descrevemos geometricamente a superfcie terrestre.

Latitude / Longitude

UTM

Outros ?! ...

Latitude
o ngulo proveniente da medio entre o Paralelo de Referncia (Equador) e o Paralelo de Interesse. Equador o paralelo que divide a Terra em dois hemisfrios: Norte e Sul. O paralelo a 0o corresponde ao Equador, 90o ao Plo Norte e - 90o, ao Plo Sul Os paralelos jamais se cruzam

Longitude

Greenwich

o ngulo proveniente da medio entre o Meridiano de Referncia (Meridiano de Greenwich) e o Meridiano de Interesse.
A leste do meridiano de origem, os meridianos so medidos por valores crescentes at + 180o. A oeste, suas medidas so decrescentes at o limite mnimo de - 180o

Assim...

Cada ponto da superfcie terrestre localizado na interseo de um meridiano com um paralelo.

Universal Transversal de Mercator


Sistema de projeo muito usado: vrias projees, no uma nica Baseado em projees transversas de Mercator com 2 meridianos de referncia

Cobre a Terra entre 80 S e 84 N (no cobre as regies polares) Os plos so cobertos pelo sistema estereogrfico (azimutal) universal polar

Em UTM, existem 60 zonas norte-sul, cada um delas de 6 de longitude Existem 60 zonas de projeo longitudinal numeradas de 1 a 60 comeando em 180 Oeste. Cada uma delas tem 6

Existem 20 zonas de latitude varrendo as latitudes de 80S a 84N e

denotadas pelas letras de C a X, omitindo a letra O. Cada uma delas possui


8 graus na direo sul-norte (exceto zona X que tem 12 graus)

Universal Transversal de Mercator

Projees Cartogrficas

As projees cartogrficas so uma necessidade imposta devido a impossibilidade de transformar uma superfcie esferoidal (como a da Terra) em um plano (como o do mapa) sem provocar rupturas, estiramentos, dobras e outras deformaes imprevisveis. Um sistema de Projeo cartogrfica uma transformao matemtica executada sobre uma superfcie plana provocando o mnimo de deformaes.

Distncia, rea ou Forma


Representao da Casca da Tangerina na esfera e no plano apresentaro distores.

Projees Cartogrficas
Planas
Polar Equatorial Horizontal

Cnicas

Normal Transversa Horizontal

Cilndricas

Equatorial Transversa Horizontal

Equador

Equador

Polos

reas
Temperadas

Projees Cartogrficas
o

Projees mais usadas no Brasil


o

UTM (Universal Transverse Mercator) o cartas topogrficas Cnica conforme de Lambert o cartas ao milionsimo o cartas aeronuticas Policnica o mapas temticos o mapas polticos

Projees Cartogrficas

Projees Cartogrficas

Policnica

Projeo UTM (Universal Tranverse Mercator)

NAVSTAR/GPS
o Sistema de posicionamento desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em fins da dcada de 1970 para fins militares (aumentar a preciso dos msseis). o Fornece a posio e o tempo de modo instantneo e contnuo sobre toda a superfcie da Terra. o Juno de dois programas: o TIMATION Marinha 621B - Fora Area

o At o incio de 2000 o sistema tinha margem de erro (proposital) de cerca de 100 metros. No entanto, a partir da o GPS foi aberto para uso dos civis e essa margem caiu para entre 5 m e 20 m. oO GPS baseado em 27 satlites (24 + 3 backups), cada qual orbitando a Terra aproximadamente 19.300m, realizando duas rbitas dirias.

NAVSTAR/GPS

oOs receptores fixam a posio calculando o tempo de percurso dos sinais de rdio at pelo menos trs satlites GPS. oO clculo da posio da estao terrestre realizado pelo processo de trilaterao.

oMede-se o tempo que o sinal demora para chegar do satlite at o receptor e a seguir, divide-se pela velocidade de propagao do sinal.

O Geoprocessamento

Definio: Geoprocessamento

Geoprocessamento representa a rea do conhecimento que utiliza tcnicas matemticas e computacionais para tratar a informao geogrfica Informaes sobre dados com distribuio geogrfica: MAPAS. Desenvolvimento de tecnologias computacionais para tratar estas informaes: GEOPROCESSAMENTO.

Utilidade do Geoprocessamento

Identificao e a classificao de situaes espaciais de interesse. Monitoramento e anlise de diversos fenmenos, criao de previses razoveis e gerao de informaes especializadas. Apoio deciso para equacionar problemas scioeconmicos, urbanos ou ambientais.

Funcionalidades
Roteamento: Qual o melhor caminho...? Qual o melhor caminho para a linha do metr? Padres: Qual o padro...? Qual a distribuio da dengue em Fortaleza? Modelos: O que acontece se...? O que acontece com o clima se desmatarmos a Amaznia? Localizao: Onde est...? Quais as reas com declividade acima de 20%? Condio: O que est...? Qual a populao desta cidade? Tendncia: O que mudou...? Esta terra era produtiva h cinco anos atrs?

Histrico

James Lind, crurgio naval Escocs escreve em 1768 An Essay on Diseases Incidental to Europeans in Hot Climates Neste trabalho, provavelmente pela primeira vez, se buscou explicaes para a distribuio espacial de doenas, e o conceito de risco associado a uma rea geogrfica especfica utilizado. John Snow, o primeiro epidemiologista moderno, em 1854: mapeamento de riscos da epidemia de clera em Londres.

Dcada de 50 - Primeiras tentativas de automao no processo de manipulao de dados geogrficos (Inglaterra: botnica e EUA: volume de trfego). Dcada de 60 - Surgem os primeiros SIGs no Canad (inventrio de recursos naturais), porm o alto custo de hardware e software na poca eram forte restrio ao desenvolvimento da tecnologia. Dcada de 70 - Evoluo do hardware e o surgimento dos CADs alavancaram a difuso dos SIGs, porm o tamanho dos computadores ainda limitava o uso a empresas pblicas e privadas. Dcada de 80 - Barateamento e evoluo de computadores pessoais bem como o avano da informtica possibilitaram a consolidao do uso da tecnologia. Dcada de 90 Constante evoluo de hardware e software, diminuio dos custos e surgimento de novas tecnologias de aquisio de dados servem como incentivos ao maior uso da tecnologia, esta dcada marca tambm finalmente a popularizao dos SIGs no Brasil.

No Brasil...

A tecnologia se desenvolveu a partir do incio da dcada de 80:

Prof. Xavier (UFRJ) e visita de R.Tomlinson (criador do 1o SIG) UFRJ - Sistema de Anlise Geo-Ambiental (SAGA) MaxiDATA - MaxiCAD, dbMapa CPqD/TELEBRS - Sistema Automatizado de Gerncia da Rede Externa (SAGRE) - VISION e ORACLE INPE - 1984-1990 - SITIM e SGI, 1991 SPRING.

E o que um SIG ?

Um Sistema de Informaes Geogrficas um ambiente computacional onde representaes do real so inseridas e armazenadas permitindo manipulaes, anlises, acompanhamentos aes e concluses.

Manipulao e Integrao de dados espaciais.

Nota: Um GIS em si no cria solues, mas gera um ambiente multidisciplinar de trabalho onde informaes aparentemente de difcil integrao so atualizadas pela sua localizao espacial.

A Estrutura de um SIG

A Estrutura de um SIG
Interface com o usurio: meio de interao do usurio com o sistema, por onde executa suas operaes.
Entrada e Integrao de Dados: mecanismos para a aquisio (importao, converso, edio, etc.) e integrao de dados no banco de dados. Gerncia de Dados Espaciais: mecanismos responsveis pelo armazenamento e recuperao de dados, e manuteno da integridade dos dados.

Consulta e Anlise: ferramentas analticas e ambiente para a definio de consultas


Visualizao e Plotagem: mecanismos para a gerao de mapas e relatrios, registros das operaes num SIG.

Estrutura de um SIG: Montagem de um Projeto

Modelagem: definio do problema e dos dados necessrios para equacion-lo, definio da estrutura do banco de dados e das funes necessrias para a manipulao dos dados. Aquisio de Dados: imagens de satlite, aerofotogrametria, digitalizao de mapas, dados de GPS, topografia, etc. Estruturao do Ambiente: criao do banco de dados, e seleo/construo das das ferramentas computacionais. Anlise e Manipulao: etapa de inteligncia, criao de conhecimento a partir das informaes estruturadas no banco de dados, produo de novas informaes.

Aquisio
CAD GPS

Integrao

Anlise

Visualizao

Deteco Remota SIG Desktop Mapping VR e WWW

CAD x SIG
CAD Coordenadas de papel Regularidades nos objetos Desenhos sem atributos SIG Projees cartogrficas Topologia do espao Atributos descritivos

As Geraes dos SIGs

Primeira Gerao de SIGs


Tecnologia sistemas orientados a projetos nfase em entrada de dados e gerao de mapas Utilizao mapeamento bsico e temtico entrada de dados sem ligao com banco de dados inacessibilidade dos dados

Segunda Gerao de SIGs


Tecnologia integrao com SGDB relacionais linguagem de consulta: SQL + extenses espaciais controle de transaes (transao longa gerncia de verses, transao particionada) ambiente multi-plataforma (unix,windows,...), interfaces em janelas Utilizao impe reorganizao institucional SIG faz gerncia de informaes da empresa BD corporativo integrado ao SIG

Terceira Gerao de SIGs


Tecnologia gerenciamento de grandes bases de dados bancos de dados distribudos e federativos interoperabilidade - diversos SIGs orientado a troca de dados entre instituies e sociedades - Bibliotecas Geogrficas Digitais Utilizao redes locais e remotas, interface via WWW BD corporativo integrado ao SIG

Dados Espaciais
Dados Espaciais: So compostos tanto por uma base locacional, quanto por uma base de atributos.
Localizao: dimenso espacial de um fenmeno representao na superfcie terrestre.

Atributos: descrio do fenmeno representao num banco de dados.


Atributos Espaciais: guardam informao sobre localizao, topologia e geometria (coordenadas geogrficas, coordenadas de projeo ou coordenadas retangulares com a origem local. Atributos Temporais: referem-se idade do objeto de estudo, data ou freqncia da aquisio.

Atributos Temticos: referem-se a outras propriedades das entidades, que no so de localizao nem temporais, tais como tipos de rochas, ndice pluviomtrico anual, entre outros.

Representao dos Dados Espaciais


Existem duas formas de representar geometricamente os dados espaciais, sendo elas a representao vetorial e a representao matricial.
Representao Vetorial: Reproduo de elementos e objetos o mais prximo possvel da realidade, constituindo-se da existncia de linhas, pontos ou polgonos. Representao Matricial: A existncia de uma malha quadriculada regular compondo inmeras clulas. Cada clula passa a possuir um valor referente ao atributo estudado, de tal forma que o computador saiba a que elemento ou objeto pertence determinada clula.

Representao Vetorial

Representao Matricial

Percepo Representao

Modelos de Dados
Vetorial Matricial

Pontos

Linhas
Modelo ras ter Modelo vectorial
Modelo ras ter

Mod

Polgonos

Representao Vetorial

O territrio no contnuo e as entidades so representadas por pontos, linhas ou polgonos

Vantagens e Desvantagens: Representao Vetorial

Algumas Vantagens Rigor geomtrico Ligao de atributos Alguns Inconvenientes Complexidade Diversidade de formatos Origens Digitalizao Recolha directa (ex: GPS) Converso raster-vetor

Representao Matricial

O modelo matricial espacialmente abrangente e procede uniformizao do territrio Cada entidade corresponde a uma clula de uma matriz (grid) estruturada por linhas e colunas

Para georreferenciar:

Coordenada de um canto n de linhas n de colunas Dimenso das clulas

Modelos de Dados Matriciais

As clulas podem conter valores discretos ou contnuos que representam: uma classificao

Ex: tipo de vegetao, ocupao do solo, classe de espao de um PDM, etc.

uma medida

Ex: populao residente, a distncia tempo, etc.

Valores discretos

Valores contnuos

Definio de Diferentes Riscos

Vantagens e Desvantagens: Representao Matricial

Algumas Vantagens

Uniformizao Simplificao da Realidade Aplicao de algoritmos

Alguns Inconvenientes

Rigor geomtrico Peso da informao

Origens

Imagens de satlite Converso vetor-raster Rasterizao

Produto Final: Mapa


Mapa: Modelo simplificado da realidade. Uma representao, normalmente em escala, de uma seleo de entidades abstratas relacionadas com a superfcie da Terra. Modelo de dados que se interpe entre a realidade e a base de dados de um SIG.
Mapa Temtico
Mapa Numrico

Mapa Cadastral
Mapa de Rede

Mapa Temtico
Distribuio espacial qualitativa da grandeza em estudo. Domnio do atributo:

nominal: lista de valores mapa de uso do solo {floresta, pasto, rea urbana, etc.}
ordinal: escala de medida mapa de classes de declividade {0-5%, 5-10%, >10%}
N

Classes de Solos
Areias Quartzosas licas Areias Qaurtzosas Hidromrficas licas Areias Qaurtzosas Hidromrficas Distrficas Glei Pouco Hmico Distrfico Latossolo Vermelho-Escuro lico Latossolo Vermelho-Escuro Distr fico Latossolo Roxo Distrfico Latossolo Vermelho-Amarelo lico Latossolo Vermelho-Amarelo Distrfico Podzlico Vermelho-Amarelo lico Podzlico Vermelho-Amarelo Distrfico Podzlico Veremelho-Amarelo Eutrfico Solos Litlicos licos Solos Litlicos Distr ficos Solos Litlicos Eutrficos

30

30

60 Kilometers

Mapa Numrico
Distribuio espacial quantitativa da grandeza em estudo. Domnio do atributo:

intervalo: referncia arbitrria altimetria, batimetria, temperatura em graus Celsius


razo: referncia natural peso, distncia, temperatura em graus Kelvin
NDVI
55 30' W 17 S

-0.04

0.49

52 30' W 17 S

20 S 55 30' W

20 S 30 0 30 60 Kilometers 52 30' W

Mapa Cadastral
Contm objetos geogrficos individuais: - pases, estados, municpios, bairros - setores censitrios - lotes, edificaes - vias, equipamentos urbanos - escolas, hospitais - veculos, embarcaes - ... Suporte para mapeamento de objetos.

Mapa de Rede
Contm objetos com topologia arco-n, utilizado para redes conectadas. Objetos endereados no espao:

Rede de distribuio eltrica rede primria rede secundria sub-estaes, alimentadores postes, transformadores, chaves
Rede viria trechos de logradouros intersees

ArcGIS 9.3

Produtos do ArcGIS Desktop


Produtos ArcGIS

ArcInfo
Mais Funcionalidades
-Estende as funcionalidades do ArcView e ArcEditor para incluir geoprocessamento avanado.

Aplicativos Integrados existentes em todos os produtos

ArcEditor
-Inclui todas as funcionalidades do ArcView mais capacidades de edio avanada.

ArcMap
Aplicativo para realizar anlises e criar mapas.

Janela de ferramentas presente em ambos aplicativos

ArcCatalog
Aplicativo para acessar e administrar bancos de dados geogrficos.

Arctoolbox

ArcView
-Fornece ferramentas para anlise e mapeamento juntamente com ferramentas para edio simples e geoprocessamento.

ArcCatalog, ArcMap e ArcToolbox


o

ArcCatalog (visuzalizao e gerncia de dados)

O ArcCatalog permite o usurio organizar e acessar toda informao geoprocessada (tais como arquivos, projetos, imagens de satlite, modelos, metadados, entre outros).Alm disto, o ArcCatalog contm uma srie de ferramentas que permitem uma gerncia inteligente da base de dados.
o

ArcMap (mapeamento e manipulao de dados)

neste ambiente que todas as aes tais como anlise de mapeamento, selees (sejam elas espaciais, por localizao ou por atributos) e edies se do.
o

ArcToolbox espacial)

(converso,modelao

anlise

O ArcToolbox inclui uma srie de ferramentas como sobreposio, seleo de elementos, processamento topolgico e converso de dados.

ArcCatalog

Visualizao do Banco de Dados Procura Gerencia Cria

ArcMap

Visualizao Execuo de aes


Visualizao Edio Consulta Anlise

ArcToolbox

Configura e Executa aes diversas: Ferramentas de anlise Ferramentas de Converso Ferramentas de gerncia de dados Ferramentas de anlise espacial Ferramentas de anlise estatstica ....

Interface do ArcCatalog

COVERAGE .MXD CAD

SHAPEFILE
MDT GEODATABASE RASTER

Sites de Interesse
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/indice.htm Link para "Noes Bsicas de Cartografia" (vou tentar conseguir a verso em PDF) ler principalmente os trechos referentes representao cartogrfica e processos cartogrficos, que tambm explica o processo fotogramtrico de aquisio de imagens de satlite e afins). http://www.esri.com Site da web da ESRI para acesso aos fruns e patches do ArcGis. http://www.esri.com/software/arcgis/arcgisserver/index.html Link para o ArcGis Server (ArcGis em ambiente Web). http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/ Concebido para reunir contribuies no apenas do IPP-RIO, mas de toda a comunidade da Prefeitura, ou de fora dela, que produz estatsticas, mapas, estudos e pesquisas aplicadas ao Rio de Janeiro. http://www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm Ambiente de disponibilizao de dados em diferentes formatos fornecidos pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatstica http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ Catlogo de imagens de satlite de diferentes sensores pticos disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial ...

Anda mungkin juga menyukai