Anda di halaman 1dari 20

O Direito Verdade ao Doente

Introduo
Cdigo de tica Mdica e a Associao Americana de Hospitais, preveem o direito verdade ao doente. Uma grande dificuldade para a classe mdica. Diante desta dificuldade Wandercy Bergamo da USP de Ribero Preto SP Procura sintetizar em um Artigo critrios ticos e resumir principais pontos dessa discurso.

Contexto Histrico
Epca mais Partenalista na qual os medicos achavam que deviam tomar sozinho decises sobre seus pacientes aos quais eram facilmente induzidos a esconder qualquer tipo de diagnostico da maneira com que julgasse que agravasse ao estado clinico do doente.

Norma do Conselho Federal de Medicina


vedado ao mdico deixar de Informar ao paciente o diagnstico, o prognstico, os riscos e objetivos do tratamento ,salvo quando a comunicao direta ao mesmo possa provoca-lhe dano , devendo nesse caso, a comunicao ser feita ao seu responsvel legal . (Art 59 codigo de tica Mdica Atual)

Carta dos Direitos do Paciente da Associao Americana de Hospitais O paciente tem o direito de receber do mdico informaes completas do seu estado real, a respeito de seu diagnsticos, tratamentos e prognsticos em termos que ele possa entender .

Desequilibrio emocional por consequncia o suicidio


Paciente 1: Aps diagnosticado com uma turbeculose grave a qual era muito contagiosa encamiado ao Centro de Sade. Ao retornar a sua residncia visivelmente abalado. A esposa do paciente preparando o jantar e suprendida com um barulho de tiro: o qual havia sido disparado por seu marido tirando sua prpia vida. Relato da esposa apos a neucropsia de um cadaver vitima de arma de fogo.

Desequilibrio emocional por consequncia o suicidio


Paciente 2:Aps diagnosticado com cancer de pulmo comete o suicidio. Na neucropsia e encontrado no bolso da vitima uma pequena carta com seguintes dizeres Peo desculpas a minha familia mais no ha mais razo para viver: o doutor me disse que tenho cancer de pulmo ;no quero padecer de dores horrveis.

Analise feita por Wandercy sobre os suicidios

Naturalmente penso que faltou a colocao do problema de forma apropiada, faltou esclarecimento,faltou dilogo necessrio faltou humanizao

Vida Profissional: Conduta Individualista ao Perfil de Cada Doente


Perfil 1 Doente corajoso Deparamos com diversos tipos de doentes. Havendo aqueles de personalidade forte com firmeza e deciso querendo que almejam saber a verdade.Mesmo esse deve-se ter paciencia,dialogo fraterno e contrutivo alem de maior delicadeza.

Perfil 2 Doente sem coragem Para estes, com muita cautela,prudencia,carinho e mesmo por etapa deve-se respeitar seus sentimentos,colocando-o a gravidade da situao .

Vida Profissional: Conduta Individualista ao Perfil de Cada Doente

Perfil 3 Doentes de alto nivel de compraticidade Doente ao qual esta sendo acopanhado pelo medico por longa data aos quais se conhecem problemas pessoais,familiares e que mesmo fracos necessitam de serem informados para que os mesmos possam regularizar ou ate mesmo solucionar seus problemas antes do desfecho final.

Vida Profissional: Conduta Individualista ao Perfil de Cada Doente

Todos Tem Direito a Verdade


A experincia adiquirida tanto na vida como profissional mostra que todos tem direito a verdade sobre seu estado.Que levam a procura do conhecimento de fato aos limites de cada doente,sendo suportavel a ele. De forma a saber como se expor a verdade ao mesmo. Muitas das vezes a postura e a fisionomia falam mais que as propias palavras.

Diante da necessidade de encaminhar o doente a um servio especializado de tratamento como radioterapia e quimioterapia se trando do cancer.Tal acontecimento ausentando o medico nao que o mesmo deixara de orientar esclarecer e nem mesmo prestando a solidariedade,carinho e sua partilha alem de sua fraternidade .Ausentando mais se fazendo presente ao mesmo tempo.

Direcionamento Medico ao Doente Encaminhado mais Presente ao mesmo

Ato Moral :Positivo a Verdade


A verdade deve ser: Dita oportunamente de tal maneira afastando a pratica da falsidade parente/medico ao doente. Em forma de comunicaao humana ouvindo o doente avaliando sua personalidade seu desejo de saber a verdade. Proporcional a capacidade de cada doente em recebe-la de forma construtiva.

Perfil Psicologico do Doente


Ainda que o psicologico do mesmo nao lher permita o conhecimento de toda verdade, nao se deve esconder a gravidade da situaao,especialmente quando paciente tem de tomar decises importantes antes do bito. Tem o mesmo direito de se peparar com diginidade e respeito ao bito.

Transmitir a Verdade ao Doente


Transmitir uma noticia ruim ninguem gosta.Muito menos o medico diante a doenas graves ou estagio terminal.A missao e dada ao medico sendo intransferivel aos familiares.Tal responsabilade imensa e dificil injusta a um ente familiar.O grande onus da profissao para alguns medicos deve-se estar preparado sempre enquanto que para outros se fazem de verdadeiro sacerdocio.

Direito a Verdade ao Doente Na Odontologia

CDIGO DE TICA ODONTOLGICA Aprovado pela Resoluo CFO 118/2012 CAPTULO I


DISPOSIES PRELIMINARES

Art.1.O Cdigo de tica Odontolgica regula os direitos e deveres do cirurgio-dentista, profissionais tcnicos e auxiliares,e pessoas jurdicas que exeram atividades na rea da Odontologia, em mbito pblico e/ou privado, com a obrigao de inscrio nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuies especficas
Art.4.A natureza personalssima da relao paciente/profissional na atividade odontolgica visa demonstrar e reafirmar,atravs do cumprimento dos pressupostos estabelecidos por este Cdigo de tica, a peculiaridade que reveste a prestao de tais servios, diversos, portanto,das demais prestaes, bem como de atividade mercantil.

CAPTULO V DO RELACIONAMENTO SEO 1 COM O PACIENTE III-exagerar em diagnstico, prognstico ou teraputica; IV -deixar de esclarecer adequadamente os propsitos, riscos, custos e alternativas do tratamento V-executar ou propor tratamento desnecessrio ou para o qual no esteja capacitado.

CDIGO DE TICA ODONTOLGICA Aprovado pela Resoluo CFO 118/2012

CAPTULO V DO RELACIONAMENTO SEO 1 COM O PACIENTE XII- opor-se a prestar esclarecimentos e/ou fornecer relatrios sobre diagnsticos e teraputicas, realizados no paciente, quando solicitados pelo mesmo, por seu representante legal ou nas formas previstas em lei;

CDIGO DE TICA ODONTOLGICA Aprovado pela Resoluo CFO 118/2012

Anda mungkin juga menyukai