Anda di halaman 1dari 7

Teste Formativo da disciplina de Cincias Naturais 9 Ano de escolaridade

Nome _______________________________________________ N __ T __ Leia com ateno as questes antes de responder Bom trabalho!!! 1. Analise a figura seguinte, que representa estruturas do sistema nervoso. 1.1. Faa corresponder a cada letra um algarismo da figura. A Encfalo B Crebro C Nervos raquidianos D Espinal medula E Cerebelo F Bolbo raquidiano G Sistema nervoso central 1.2. Seleccione a alternativa que completa a frase, de modo a obter uma afirmao correcta. Os nervos cranianos a) fazem parte do encfalo. b) so um dos constituintes da espinal medula. c) fazem parte do sistema nervoso central. d) fazem parte do sistema nervoso perifrico. 1.3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correcta. Os gnglios nervosos so constitudos pelos _______dos neurnios, enquanto que os nervos so formados por feixes de _______das clulas nervosas, envolvidos pela bainha de mielina. a) corpos celulares () axnios b) corpos celulares () dendrites c) axnios () corpos celulares d) dendrites () corpos celulares 2. Na figura seguinte esto esquematizadas duas clulas nervosas.

2.1. Faa corresponder a cada um dos termos seguintes, uma letra da figura . I Arborizao terminal II Dendrite III Axnio IV Sinapse V Corpo celular 2.2. Indique a seta (I ou II) que traduz o sentido do impulso nervoso.

2.3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correcta. Ao nvel da sinapse o impulso nervoso de natureza _______, propagando-se atravs de neurotransmissores libertados pela membrana _______. a) qumica () ps-sinptica b) qumica () pr-sinptica c) elctrica () pr-sinptica d) elctrica () ps-sinptica 3. Na figura seguinte pode observar o esquema de um centro nervoso e as estruturas que intervm na resposta a variaes da temperatura.

3.1. Faa corresponder a cada termo uma letra da figura. I Fibra nervosa motora. II Fibra nervosa sensitiva. III rgo efector. IV Receptor sensorial. V Nervo misto. 3.2. Seleccione a alternativa que completa a frase, de modo a obter uma afirmao correcta. A resposta promovida, na figura, pelo centro nervoso a) um acto consciente. b) um acto voluntrio. c) um acto reflexo. d) um acto que depende da nossa vontade. 2

A sequncia que traduz a ordem pela qual o impulso nervoso transmitido num arco reflexo a) E D B C F. b) B D E F C. c) B C F E D. d) F C B D E. Hereditariedade 1. A figura seguinte reporta-se localizao do material que determina as caratersticas hereditrias dos seres vivos.

1.1. Faa corresponder a cada termo uma letra da figura.

E A

B TERMOS I Cromossoma II Clula III Gene IV ADN V Ncleo

1.2. Classifique com V as afirmaes verdadeiras e com F as falsas. I Os cromossomas so constituidos por dois cromatdeos. II O ADN formado por uma cadeia de nucletidos enrolada em hlice. III A citosina liga-se sempre timina. IV ADN diferentes apresentam sequncia de nucletidos iguais. V O material gentico encontra-se, essencialmente, no citoplasma. VI - Os cromatdios de um cromossoma esto ligados pelo centrmero.

2. Faa corresponder a cada uma das afirmaes uma letra da chave. Chave A Homozigtico B Gentipo C Fentipo D Heterozigtico E Genes F Caritipo Afirmaes I. Constituio gentica de uma clula ou organismo relativamente a um caracter. II. Indivduo que, para uma caracterstica, herdou genes com informao diferente. III. O aspecto do ser vivo resulta da interaco do gentipo com o meio ambiente. IV. Sequncias de ADN com informao para uma determinada caracterstica. V. Conjunto de cromossomas existentes numa clula. VI. Os genes recessivos apenas se manifestam nessa condio. 3. Observe a figura, que representa o par de cromossomas n 9 de um homem e de uma mulher.

3.1. Identifique os genes referenciados na figura.

3.2. Explique por que motivo cada indivduo possui dois genes para determinada caracterstica.

3.3. Indique os genes que cada um destes indivduos pode transmitir aos descendentes: a) atravs dos espermatozides;

b) atravs dos vulos. 4. Considere o cruzamento evidenciado no quadro que se apresenta em seguida.

4.1. Seleccione a alternativa que completa a frase, de modo a obter uma afirmao correcta Os descendentes deste cruzamento tm no seu conjunto a) b) c) d) fentipos diferentes dos progenitores. todos o mesmo fentipo. todos o mesmo gentipo. fentipos iguais aos progenitores.

Admitindo que o gene para caule curto recessivo em relao ao gene que condiciona caule longo, pode dizer-se que a) cada um dos progenitores tem dois genes iguais. b) cada um dos progenitores tem dois genes diferentes. c) o progenitor feminino tem dois genes iguais e dominantes e o progenitor masculino tem dois genes diferentes. d) o progenitor feminino tem dois genes diferentes e o progenitor masculino tem dois genes iguais e recessivos. 4.2. Considerando L o gene para caule longo e l o gene para caule curto, indique: a) o gentipo dos descendentes com caule curto; b) o fentipo do progenitor masculino; c) os gmetas formados pelo progenitor masculino 4.3. Indique, atravs de um xadrez mendeliano, os gentipos das plantas que resultem do cruzamento entre descendentes de caule longo.

5. A rvore genealgica da figura seguinte traduz a transmisso da caracterstica cor do plo (negro e branco) atravs de geraes sucessivas de cobaias. Os indivduos com plo cor negra esto representados a preto.

5.1. Indique, justificando o gene dominante.

5.2. Refira se o indivduo H homozigtico ou heterozigtico.

Engenharia gentica 1. Seleccione, aps analisar atentamente as afirmaes, a opo que as identifica correctamente.

2. Seleccione, aps analisar atentamente as afirmaes, a opo que as identifica correctamente.

3. Ordene as frases que se seguem para que representem uma sequncia de acontecimentos relacionados com a fertilizao in vitro.

4. Seleccione a opo que avalia correctamente a afirmao que se segue.

Proposta de solues Sistema nervoso 1.1. A 6; B 1; C- 5; D 4; E 3; F 2; G 7 1.2. d) 1.3. a) 2.1. I B; II A; III E; IV C; V D 2.2. Seta II 2.3. b) 3.1. 3.2. I D; II C; III E; IV F; V G c) d)

Hereditariedade 1.1. I E; 2- A; 3- B; 4-C; 5-D 1.2. V,F,F,F,F,V 2. I-B; II-D; III-C; IV-E; V-F; VI-A 3.1. Gene alelo A e gene alelo a 3.2. Porque herdou, para a caracterstica em causa, um gene do pai e outro da me. 3.3.a) A 3.3. b) A ou a 4.1. d) 4.2. a) ll 4.3. d) b) planta de caule curto

c) l

L l

L LL lL

l Ll ll

5.1. Gene para plo negro, pois pais de plo negro (I e J) tm filhos de plo branco, o que indica que possuem o gene para plo branco, mas quie no se manifesta, ou seja, recessivo. 5.2. Heterozigtico. Engenharia gentica 1. B 2. B 3. E, B, F, D, A, C 4. C

Anda mungkin juga menyukai