Anda di halaman 1dari 3

Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Processual Penal + Direito Penal ECA Paulo Rangel Direito processual penal

l Jos dos santos carvalho filho manual de direito administrativo Rogrio Greco

Gilmar Mendes, Curso de Direito Constitucional Direito Constitucional Leo Van Holthe -Teoria Geral do Delito O Brasil adota o sistema Dualista, ou seja, temos crime e contraveno penal. Crime sinnimo de delito, ao passo que, contraveno sinnimo de crime ano, crime vagabundo, crime liliputiano. No ponto de vista ontolgico, crime e contraveno so a mesma coisa. J no ponto de vista axiolgico que se diferenciam. A diferena axiolgica, pois crime um delito de maior gravidade, ao passo que, contraveno penal um crime de menor gravidade. A diferena entre crime e contraveno penal de grau, no havendo distino quanto ao significado. Diferenas entre crime e contraveno penal Quanto ao tipo de pena privativa de liberdade: No caso de um crime a pena pode ser de recluso ou deteno Na contraveno penal a pena privativa de liberdade de priso simples (art. 5 e 6 da LCP). Contraveno penal, jamais ser cumprida no regime fechado, nem mesmo por meio da regresso. A deteno pode parar no fechado por meio da regresso. Quanto a espcie de ao penal: Os crimes admitem ao penal de iniciativa pblica e tambm de iniciativa privada.

A contraveno penal s admite ao penal pblica incondicionada (art. 17 da LCP). Punibilidade da tentativa: No caso de crime a tentativa punvel: Se tratando de contraveno penal no punvel (a contraveno admite tentativa, mas esta tentativa no punvel, conforme art. 4 da LCP). Extraterritorialidade da lei: No crime admitido. Na contraveno penal no. Jamais a nossa lei penal vai alcanar um fato praticado no estrangeiro. Competncia para o processo e julgamento. Para os crimes a competncia pode ser estadual ou federal Para as contravenes penais a competncia somente para a justia estadual (CF, 109, IV). Exceo: juiz federal pratica uma contraveno penal quem vai julga-lo o TRF. As excees so para aquele contraventor detentor de foro pro prerrogativa de funo federal. Limite das penas: Crime = 30 anos Contraveno = 5 anos (art. 10 da LCP). Perodo de prova do sursis: No caso de crime o perodo de prova varia de 2 a 4 anos e excepcionalmente de 4 a 6 anos. Nas contravenes o perodo de prova de 1 a 3 anos. Conceito de crime Formal: crime aquilo que est estabelecido em uma normal penal incriminado, sob ameaa de pena; Material: crime o comportamento humano causador de leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado, passvel de sano penal; Sob o enfoque formal/material crime um comportamento humano previsto em lei, causador de leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado passvel de sano. Analtico: este conceito leva em considerao os elementos que compem a infrao penal (sua estrutura), prevalece que os elementos que compe o crime so: fato tpico + ilicitude + culpabilidade, ou seja, tripartite. Introduo: Inmeros so os fatos que ocorrem no mundo, mas o direito penal s se preocupa com os fatos praticados por humanos, mas no qualquer fato humanos, e sim, os fatos humanos indesejados orientando-se pelo princpio da interveno mnima (subsidirio e fragmentrio) consistente em conduta, produtora de um resultado (nexo causal) que se ajusta a um tipo penal. A partir da nasce o 1 substrato do crime, qual seja, Fato Tpico.

FATO TPICO Conceito: o 1 substrato do crime (Bettiol). um fato humano indesejado que orientado pelo princpio da interveno mnima, consistente numa conduta produtora de um resultado e que se ajusta formal e materialmente ao tipo penal. Elementos do fato tpico: Conduta, Resultado, Nexo Causal e Tipicidade formal/material O conceito de conduta analisado sob o enfoque de sete teorias, a saber Teoria Causalista Tripartite / trs substratos: Fato Tpico, Ilcito e Culpvel. Para o causalista a conduta est no fato tpico. CONDUTA PARA OS CAUSALISTAS: ao humana voluntria causadora de modificao no mundo exterior. Obs: Para os causalistas o dolo e a culpa so estudados na culpabilidade. Obs: Os tipos penais normais s devem ter elementos objetivos (no reconhece elementos normativos e subjetivos do tipo).
O tipo penal composto por: Elemento Objetivo: Detectado pelos sentidos. Elemento Subjetivo: Identifica a finalidade especial do agente. Elemento Normativo: demanda juzo de valor (valorao)

No entanto, para os causalistas o tipo penal composto somente dos elementos objetivos. Os causalistas deixam de fora os elementos normativos e subjetivos. Crticas da teoria causalista: 1- No abrange os crimes omissivos; 2- Dolo e culpa na culpabilidade; 3- No h como negar a presena de elementos subjetivos e ou normativos nos tipos penais.

Resultado Nexo Causal: Tipicidade formal/material:

Anda mungkin juga menyukai