Anda di halaman 1dari 2

Guerra do Vietn Histria da Guerra do Vietn, fatos, causas, vietcongues, derrota dos Estados Unidos; soldados na guerra do Vietn

Introduo A Guerra do Vietn foi um conflito armado que comeou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territrios do Vietn do Norte, Vietn do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histrico da Guerra Fria.

Contexto Histrico O Vietn havia sido colnia francesa e no final da Guerra da Indochina (19461954) foi dividido em dois pases. O Vietn do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientao comunista pr Unio Sovitica. O Vietn do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.

Causas da Guerra A relao entre os dois Vietns, em funo das divergncias polticas e ideolgicas, era tensa no final da dcada de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviticos, atacaram uma base norte-americana no Vietn do Sul. Este fato deu incio a guerra. Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietn do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e tambm a Unio Sovitica prestassem apoio indireto.

Interveno militar dos Estados Unidos Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num territrio marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram tticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicpteros e outros recursos.

Invaso norte-vietnamita No final da dcada de 1960, era claro o fracasso da interveno norteamericana. Mesmo com tecnologia avanada, no conseguiam vencer a experincia dos vietcongues. Para piorar a situao dos Estados Unidos, em 1968, o exrcito norte-vietnamita invadiu o Vietn do Sul, tomando a embaixada dos Estados Unidos em Saigon. O Vietn do Sul e os Estados Unidos responderam com toda fora. o momento mais sangrento da guerra.

Protestos e o fim da guerra No comeo da dcada de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a populao em geral iam para as ruas pedir a sada dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, j eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televiso mostrava as cenas violentas e cruis da guerra. Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. a vitria do Vietn do Norte.

Resultados da Guerra O conflito deixou mais de 1 milho de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrcolas, destruiu casas e provocou prejuzos econmicos gravssimos no Vietn. O Vietn foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da Unio Sovitica.

Anda mungkin juga menyukai