Anda di halaman 1dari 11

ETF EXCHANGE TRADED FUND

Investimento para quem busca a possibilidade de melhores retornos, atravs de uma carteira diversificada e com menor custo. Confira porque os fundos de ndices so a nova opo de investimento.

$$

$$$ $
$$

$$
$
$$ $

$$ $ $

$ $ $ $
$
$

$ $ $$ $ $
$
$

$$
$
$

$$

$ $
$

$$

$ $

ETF
EXCHANGE TRADED FUND

DIVERSIFICAO EFICINCIA TRANSPARNCIA FLEXIBILIDADE EM UM NICO INVESTIMENTO A facilidade de negociao de uma ao com a diversificao de um fundo

Este material tem o objetivo de esclarecer os fundos de ndice ETFs uma forma de investimento em renda varivel, que proporciona maior praticidade, rapidez e eficincia no momento de investir. So abordados tpicos como fundos de aes e de ndices, vantagens e riscos de investir, custos e tributao relativos negociao de ETFs.

ndice
1 ) O que so ndices de aes e para que servem 2 ) O que so os Fundos de ndice ETFs 3) Por que investir em ETFs Diferenciais 4) Quais os riscos envolvidos nos investimentos em ETFs 5) Quais so os custos para investir em ETFs 6) Como o investidor ser tributado se obtiver ganho com a venda de ETFs 7) O que preciso fazer para comear a investir em ETFs 8 ) Perguntas e Respostas 6 7 8 10 12 13 15 16

1) O que so ndices de aes e para que servem


Antes de comearmos a falar dos ETFs, gostaramos de esclarecer o que so ndices de aes e mostrar sua utilidade para o investidor. Os ndices servem como um benchmarck, ou seja, como referncia para um investimento. Os ndices de aes do ao investidor uma ideia de como um grupo especfico de aes se comportou em relao a outro grupo ou sua prpria carteira de aes. Isso porque os ndices de aes so calculados a partir de uma carteira terica de aes, uma carteira virtual, criada apenas para medir o desempenho desses papis.

2) O que so Fundos de ndice ETFs

$$

$$$ $
$$

$$
$
$$ $

Explanamos anteriormente o que so ndices de aes, para iniciarmos a explicao do que so e como funcionam os fundos de ndices, nomeados como ETFs Exchange Traded Funds.

$$ $ $

$ $ $ $
$
$
$

$ $ $$ $ $
$
$

$$
$
$

$$

$ $
$

Como o prprio nome j diz, os fundos de ndices, os ETFs, buscam seguir o desempenho de determinado ndice de mercado. Diferentemente dos demais fundos de investimentos existentes, os ETFs possuem suas cotas negociadas em bolsa, como se fossem aes. Com apenas uma operao, possvel diversificar os investimentos, reduzindo os riscos existentes de uma aplicao de renda varivel. Os ETFs carregam a sigla de seu nome em ingls, pois foram desenvolvidos no mercado internacional. Comearam a ser negociados nos Estados Unidos em 1989 tornando-se, nos dias de hoje, uma das principais opes de investimento em renda varivel do mundo. No Brasil, sua existncia recente: o primeiro ETF brasileiro foi lanado em 2004 com o incio de negociao do ETF PIBB11 referenciado no ndice IBrX-50. Negociados em bolsa, como as aes, os ETFs tambm possuem um cdigo de negociao composto de 4 letras e 2 nmeros. Todos os ETFs possuem o nmero 11 ao final de sua sigla. Exemplo
ETF referenciado no IBOVESPA BOVA11 ETF referenciado no ndice Financeiro FIND11 ETF referenciado no ndice Imobilirio MOBI11 ETF referenciado no ndice de Sustentabilidade ISUS11
Para conhecer os Fundos de ndice e seus respectivos cdigos de negociao, acesse www.bmfbovespa.com.br>Mercados>Fundos/ ETFs>ETFs-Fundos de ndices>ETFs Listados

$ $

3) Porque investir em ETFs Diferenciais


Ao adquirir cotas de determinado fundo de ndice, o investidor passa a deter todas as aes componentes do ndice a ele relacionado, sem ter de comprar separadamente os papis de cada empresa. Dessa forma, os ETFs podem proporcionar maior rapidez e eficincia no momento de investir. Os ETFs so aprovados para negociao na BM&FBOVESPA e podem ser adquiridos e vendidos da mesma forma que qualquer ao. Como valores mobilirios listados em bolsa, os ETFs propiciam aos investidores benefcios que no esto disponveis aos investidores em fundos de investimento no listados. Exemplo O investidor detentor de ETFs poder utiliz-los como garantia para realizar outras operaes em bolsa. Esse processo ocorre da mesma forma quando financiamos a compra de um imvel: ele fica como garantia em caso de no pagamento das parcelas. O investidor que no pretende vender as cotas de ETF no curto ou mdio prazo poder alug-las para outro investidor e receber uma receita adicional por esta operao.

$
Transparncia Acesso s informaes em tempo real

$$

$$$ $
$$

$$
$
$$ $

$$ $ $

$$ $$
$
$

$ $ $$ $ $
$
$

$$
$
$

$$

$ $
$

$$

$ $

Diversificao
Com apenas uma transao, os ETFs proporcionam o investimento em uma carteira diversificada de aes. No necessrio comprar aes de diversas empresas porque os ETFs permitem a exposio do investidor em todas as aes que integram a carteira do ndice, reduzindo assim o risco de perda.

Tambm possvel acompanhar pela internet:


l

Flexibilidade
possvel comprar e vender ETFs como se faz com aes.

Diferentemente das aplicaes em fundos de aes que, quando o investidor solicita resgate, levam em considerao o valor da cota do dia seguinte, nos fundos de ndice o investidor sabe por qual valor sua cota ser vendida, podendo avaliar se est vendendo com lucro ou no. Os investidores conseguem informaes atualizadas sobre a evoluo dos preos dos ETFs no site da BM&FBOVESPA (www. bmfbovespa.com.br>Mercados) e nos terminais dos vendors.

informaes relacionadas negociao dos ETFs, como por exemplo, cotao, quantidade negociada, volume financeiro transacionado; comparar o valor dos ndices com o valor de seus respectivos ETFs.

Menor custo
Ao investir em ETFs, o custo da operao torna-se menor. Quando o investidor decide montar uma carteira de aes por conta prpria, precisa comprar, em devidas propores, os componentes do ndice e arcar com os custos de negociao de cada operao. Alm disso, a taxa de administrao de um ETF , em geral, inferior cobrada pelos fundos tradicionais.

$$

$$$
$$

$$
$
$$ $

$$
$
$

$$

$ $
$

$ $$ $ $$$
$

$$ $$ $
$
$

$
$
$

$ $$
$$
$ $

$
$

10

11

4) Quais os riscos envolvidos nos investimentos em ETFs


Como todo investimento de renda varivel, as aplicaes em ETFs no esto imunes aos riscos desse mercado. Por ter em sua composio uma carteira diversificada de aes, alguns desses riscos so mitigados, mas no deixam de existir. Por isso, muito importante conhecermos todos os riscos que envolvem esse tipo de investimento.

Risco de liquidez
O risco de liquidez refere-se possibilidade de o investidor no conseguir liquidar sua posio em bolsa de valores. Por exemplo, o investidor que possuir determinada quantidade de aes pode enfrentar dificuldade em vender todas as aes que possui, ou ter de vend-las a um preo muito abaixo do praticado pelo mercado.

Gerenciando riscos O investimento em ETFs permite ao investidor acompanhar o desempenho de diversas aes, equilibrando a relao entre risco e retorno.
Ao comprar uma cota de um ETF, o investidor ter imediatamente o benefcio de diversificao relacionado composio do ndice. Apesar de estar comprando uma cota como se fosse uma ao, ele no estar exposto ao risco de somente uma companhia, mas estar diversificando o seu risco em um grupo representativo com dezenas de companhias. Entretanto, h o risco de haver a concentrao do ndice em companhias de determinados setores ou segmentos, fazendo com que o fundo seja adversamente afetado pelo desempenho de tais aes.

$$

Risco sistmico e no sistmico


O risco sistmico o risco presente em todo o tipo de investimento, devido s caractersticas globais de risco, como o risco pas, risco inflao e risco de confiana. Todos os investimentos sofrem efeito direto na alterao dos fatores destes riscos. Portanto, ao investir sempre se est exposto ao risco sistmico. O risco no sistmico o risco especfico de um determinado investimento, no mercado de aes. So riscos no sistmicos tpicos das empresas: o risco legal, o risco de crdito, o risco operacional e o risco de mercado.

$ $$ $
$$

$$
$

$$
$
$

$$
$

$ $ $$
$ $
$ $

$$ $

$$ $ $ $
$

$ $
$ $

Risco de negociao
O risco de negociao refere-se a dificuldades tcnicas que impeam o investidor de realizar o negcio no preo e horrio desejado. So exemplos de impedimentos problemas de ordem tcnica na corretora, na bolsa e na internet como um todo.

$$

$ $

$ $

Risco de mercado
Como j aprendemos anteriormente, o ETF sempre ser referenciado em um ndice de mercado especfico. Se atrelado a um ndice de aes, empresas que compe esse ndice ou seu prprio segmento podem sofrer alteraes na avaliao de seus ativos afetando negativamente ou positivamente o valor das aes, bem como o valor do ndice e do ETF nele referenciado.

$$

$$$ $
$$

$$
$
$$ $

$$ $ $

$$ $$
$
$
$

$ $ $$ $ $
$
$

$$
$
$

$$

$ $
$

$ $

12

13

5) Quais so os custos para investir em ETFs


O custo ser o preo de negociao obtido na bolsa de valores, acrescido dos emolumentos e da taxa de corretagem praticada por sua corretora. As despesas de taxa de administrao, assim como eventuais receitas provenientes de emprstimos de aes integrantes da carteira, esto incorporadas nas cotas do fundo.

6) Como o investidor ser tributado se obtiver ganho com a venda de ETFs


A tributao dos fundos de ndice semelhante tributao dos fundos de aes, ou seja, o investidor ser tributado no momento da venda de suas cotas em 15% sobre o lucro. O recolhimento desse imposto devido dever ser de responsabilidade do prprio investidor, que ter at o ltimo dia do ms subsequente para realizar o recolhimento via DARF. Sendo assim, importante o cliente saber o preo que ele pagou pela aquisio da cota justamente para que saiba o valor exato de seu lucro, bem como o valor exato que dever recolher.

Taxa de corretagem
o valor cobrado pelas corretoras pelo acesso ao mercado. Dependendo da corretora, pode ser uma porcentagem da operao realizada ou um valor fixo.

Taxa de custdia Servio de guarda das aes


o valor mensal cobrado pela guarda das aes e demais servios oferecidos pela corretora. Varia entre corretoras, dependendo das ferramentas disponveis.
Para consultar a taxa de custdia acesse www.bmfbovespa.com.br>Regulao> Custos e Tributos>Custos

$$

Taxa de administrao
Trata-se da remunerao paga ao administrador do fundo de ndice por executar os trabalhos relativos gerncia administrativa do fundo. O valor expresso na forma anual, mas sua cobrana diria e incide sobre o total do patrimnio do fundo. Ao consultar o valor da cota, o administrador j ter descontado o valor da taxa de administrao.

$$$ $
$$

$$
$
$$ $

$ $$ $
$

$ $

$ $ $$ $ $
$
$

$$
$
$

$$

$ $
$

$ $

14

15

7) O que preciso fazer para comear a investir em ETFs


Para iniciar os investimentos em ETFs, bem como no mercado de aes, o primeiro passo procurar uma corretora de valores. As corretoras so responsveis pela intermediao entre investidores e a bolsa de valores. Para enviar ordens de compra e de venda de ETFs ou de aes para a bolsa, preciso ser cliente de uma corretora credenciada. Disponibilizamos para consulta uma lista das corretoras credenciadas em nosso site: www.bmfbovespa.com.br > Participantes > Corretoras > Busca de Corretoras.

Como escolher a melhor corretora?


Recomendamos que o investidor avalie os seguintes pontos: 1) O tipo de atendimento. Nesse momento importante verificar se a corretora est de acordo com seu perfil. D preferncia por atendimento atravs do contato telefnico ou via internet utilizando o servio de Home Broker. 2) A maneira que a corretora mantm o investidor informado. Algumas oferecem relatrios de anlises, outras trazem vdeos interessantes, algumas s prestam servio de recomendao grfica ou de anlise fundamentalista. 3) A taxa de corretagem cobrada pela corretora. Essa taxa costuma variar, dependendo dos servios que esto disponveis.

16

17

Um ETF mais rentvel do que as aes que fazem parte dele?


A rentabilidade de um ETF deve ser muito prxima das aes que fazem parte dele, se compradas individualmente.

Como eu invisto em ETFs?


Os ETFs so negociados por intermdio de qualquer corretora de valores. Voc pode tambm negociar as cotas diretamente pelo Home Broker destas mesmas corretoras. Basta localiz-los por seus respectivos cdigos.

Qual o investimento mnimo para comear a aplicar em ETFs?


O investimento mnimo para adquirir cotas de um ETF corresponde ao lote-padro de negociao na BM&FBOVESPA, ou seja, 10 (dez) cotas do fundo, multiplicado pelo preo da cota na Bolsa. Dependendo do valor da cota, com aproximadamente R$200 voc j pode investir em ETFs.

Perguntas e respostas
Quais as vantagens de se investir em ETFs?
Eficincia: Voc obtm exposio a diversas aes de um ndice com apenas uma operao. Transparncia: Voc sabe exatamente a composio do fundo. possvel verificar a carteira diariamente no website www.bmfbovespa. com.br. Flexibilidade: Voc pode entrar e sair do investimento a qualquer momento. Os ETFs so muito fceis de operar, voc compra e vende exatamente como uma ao. Diversificao: Ao comprar um ETF, voc conta com uma cesta de aes, evitando a concentrao em apenas uma ao. Gerenciamento de riscos: Com ETFs, voc segue a performance de diversas aes ao mesmo tempo, possibilitando um equilbrio entre risco e retorno.

O que feito com os dividendos pagos pelas empresas?


Todos os dividendos eventualmente pagos pelas empresas que fazem parte da composio dos ETFs ou quaisquer outros tipos de direitos sobre as aes so reinvestidos nas prprias cotas do fundo. O investidor sempre ter direito a 100% de quaisquer direitos pagos pelas empresas que fizerem parte da carteira do fundo.

Qual o custo de negociar cotas de ETFs?


O custo ser o preo de negociao obtido na bolsa de valores, acrescido dos emolumentos e da taxa de corretagem praticada por sua corretora. As despesas de taxa de administrao, assim como eventuais receitas provenientes de emprstimos de aes integrantes da carteira, esto incorporadas nas cotas do fundo.

Em caso de outras dvidas, como posso proceder?


Para maiores informaes sobre os produtos, caractersticas e negociao, consulte a sua corretora de valores ou acesse www.bmfbovespa.com.br.

18

19

ETF
EXCHANGE TRADED FUND

DIVERSIFICAO EFICINCIA TRANSPARNCIA FLEXIBILIDADE EM UM NICO INVESTIMENTO A facilidade de negociao de uma ao com a diversificao de um fundo www.bmfbovespa.com.br.

Praa Antonio Prado, 48 01010-901 So Paulo, SP Rua XV de Novembro, 275 01013-001 So Paulo, SP +11-2565-4000 www.bmfbovespa.com.br

Anda mungkin juga menyukai