Anda di halaman 1dari 5

QUESTES DE PORTUGUS

ASSUNTO: CRASE FUNCAB - 2013 - IPEM-RO - Agente de Atividades Administrativas

QUESTES DE PORTUGUS

1.

Observe o emprego do acento grave para marcar a crase no perodo: A necessidade de medir muito antiga e remete origem das civilizaes. Tambm est correto, de acordo coma norma culta da lngua, o emprego do acento grave para assinalar a crase, na alternativa:

a) As novas unidades de medidas foram criadas para atender anseios do avano tecnolgico. b) A padronizao das unidades de pesos e medidas foi til todos os pases, pois facilitou o comrcio entre eles. c) Referiu-se s unidades de pesos e medidas consolidadas pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Conmetro

QUESTES DE PORTUGUS
d) O Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Conmetro o rgo que normatiza pesos e medidas serem adotadas pelas indstrias brasileiras e) Solicitaram ao empresrio que usasse o peso e a medida de seu produto de acordo com s normas do INMETRO. VUNESP - 2013 - PC-SP - Agente de Polcia 2. De acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, o acento indicativo de crase est corretamente empregado em:

a) A populao, de um modo geral, est espera de que, com o novo texto, a lei seca possa coibir os acidentes. b) A nova lei chega para obrigar os motoristas repensarem a sua postura. c) A partir de agora os motoristas estaro sujeitos punies muito mais severas. d) ningum dado o direito de colocar em risco a vida dos demais motoristas e de pedestres. e) Cabe todos na sociedade zelar pelo cumprimento da nova lei para que ela possa funcionar.

FCC - 2013 - PGE-BA - Assistente de Procuradoria Considere: Ao comparar o processo de avaliao do ensino brasileiro ...... estranha narrativa de Borges, o autor visa ...... despertar os responsveis para os males de uma educao que se acomoda ...... condies mnimas estabelecidas para o funcionamento das instituies. Para ele, fundamental que ...... instituies se adequem ...... necessidades das mudanas sociais e ...... metas do crescimento econmico.

3.

A alternativa que completa corretamente as lacunas

a) - a - s - as - s - s b) a - - s - as - s - s c) - - as - s - as - as d) a - a - s - as - a - a e) - a - as - s - - as

FCC - 2013 - TRT - 12 Regio (SC) - Analista Judicirio - vrios cargos

4.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a) s - as - b) as - as -

QUESTES DE PORTUGUS
c) as - s - d) s - s - a e) as - s - a

VUNESP - 2013 - PC-SP - Perito Criminal

5.

Assinale a opo correta em relao regncia e ao emprego do sinal indicativo de crase no texto apresentado.

a) A correo gramatical do texto seria mantida, apesar de haver alterao de seu sentido, caso o trecho do alistamento eleitoral (L.25) fosse substitudo por para o alistamento eleitoral. b) Sem prejuzo para a correo gramatical ou para o sentido or iginal do texto, o trecho submeter o administrador ao controle e aprovao do administrado (L.4 -5) poderia ser reescrito da seguinte forma: submeter ao administrador o controle e a aprovao do administrado. c) Na linha 6, a expresso de ndole exerce a funo de complemento de controle e, por isso, o emprego da preposio de exigido pela presena desse substantivo na orao. d) Prejudicaria a correo gramatical do texto, assim como sua coerncia, a substituio do trecho que garante o direito do cidado (L.9-10) por que garante ao cidado o direito. e) Na linha 21, caso o trecho todos os nacionais de um pas fosse substitudo por todas as pessoas de um pas, a partcula a empregada imediatamente aps votar (L.20) deveria receber acen to indicativo de crase.

QUESTES DE PORTUGUS

GABARITOS: 1-C 2-A 3-A 4-A 5-A

ESTUDE COM NOSSOS CURSOS EM VIDEOAULAS


ACESSE:

Anda mungkin juga menyukai