Anda di halaman 1dari 13

1

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE MIMOSO DO SUL


PNAIC PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAO PELA IDADE CERTA UNIDADE I EDUCAO DO CAMPO

PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAO DO CAMPO


QUESTO 01 COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA A VALORIZAO DOS SABERES E CULTURA DA NOSSA COMUNIDADE? QUE CONTEUDOS DE ENSINO E AES EDUCATIVAS PODEM FAVORECER NESTE SENTIDO?

Conforme CALDART (2002) construir uma escola do campo significa estudar para viver no campo. Ou seja, inverter a lgica de que se estuda para sair do campo, e se estuda de um jeito que permite um depoimento como esse: foi na escola onde pela primeira vez senti vergonha de ser da roa. A escola do campo tem que ser um lugar onde especialmente as crianas e os jovens possam sentir orgulho desta origem e deste destino. De acordo com Flvia Temponi Ges, mestre em gesto social, educao e desenvolvimento local, e Luclia Regina de Souza Machado, doutora em educao, no artigo Educao e Desenvolvimento Local revista PRESENA PEDAGGICA, fevereiro/2012, relacionar educao e desenvolvimento local no tarefa fcil, sobretudo quando se busca compreender o fenmeno educativo de forma mais ampla e o desenvolvimento como algo que transcende o crescimento econmico de um pas. Ao assumir esse desafio, parte-se do pressuposto de que o

desenvolvimento local um processo de melhoria das condies e da qualidade de vida da populao, de ampliao e concretizao das possibilidades de atuao da comunidade na resoluo dos seus prprios problemas. Tudo isso a partir do incentivo e da valorizao dos conhecimentos e dos ativos culturais que a comunidade possui.

2 Considera-se o termo local como a delimitao de um espao territorial mais restrito, podendo ser uma cidade, municpio ou um bairro, as relaes sociais que se desenrolam (hierrquicas ou no) e as foras endgenas (sociedade civil, com unidade, instituies, associaes, igrejas, entre outros) presentes nesses espaos, que, se mobilizadas articuladamente, constituem as bases de um projeto de desenvolvimento (KNOPP, 2008, p. 52). As relaes entre desenvolvimento e educao se mostram muito prximas. O desenvolvimento deixa de ter um carter somente relacionado ao investimento econmico, financeiro e ao aumento da produo das riquezas materiais do pas e passa a estar intimamente articulado s polticas sociais, especialmente a educativa.

No caso da poltica e dos processos educativos, estes passaram ter papel importante e reconhecido na (re)construo de identidades comunitrias, na (re) contextualizao do da realidade local, no na aumento conhecimento coletivo,

identificao da inteligncia local e na converso dos conhecimentos produzidos pelas escolas em processos e produtos que levem a inovaes e modificaes nas dinmicas de desenvolvimento local (DOWBOR, 2006; KNOPI, 2008).

Ademais, no mbito das polticas pblicas, a relao entre educao e desenvolvimento local pode favorecer e potencializar a articulao de outros setores governamentais na mobilizao para pensar e construir estratgias capazes de melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento humano e as oportunidades para que as pessoas se envolvam nas transformaes da realidade social em que vivem. Esta relao pode propiciar maior envolvimento das secretarias de um municpio em programas orientados e aes inter setoriais.

essencial que estes e as polticas pblicas propostas sejam integrados, considerando e englobando as diversas dimenses da vida de uma coletividade para a promoo da educao, sade, cultura, esporte, qualidade de vida, trabalho, entre outros (DOWBOR, 2006; COMERLATTO et al., 2007; KNOPP, 2008).

O desenvolvimento local aqui entendido como aquele que se organiza e se regula pela base da sociedade e que vai alm dos aspectos econmicos. Implica a mudana de foco, por estar centrado nas pessoas e no seu ambiente. Implica ainda o deslocamento de perspectiva com relao ao paradigma dominante, ao priorizar outros elementos-chave da racionalidade do desenvolvimento, especialmente, a reconciliao entre a democracia poltica e a democracia econmica (MILANI, 2005; SENHORAS, 2007). Pe mostra a dimenso territorial dos processos econmicos, chamando a ateno para o espao onde as pessoas vivem e para a participao comunitria. Proporciona o envolvimento direto dos cidados nos assuntos da gesto dos recursos localmente disponveis, bem como a capacidade de organizao da sociedade em torno dos seus interesses. Em resumo, compreende a execuo de polticas de fortalecimento e qualificao das estruturas internas de um territrio (SENHORAS, 2007, p.8). Assim, com o desenvolvimento local pretende-se: Promover mobilizaes sociais baseadas em relaes de poder horizontais; Buscar a iniciativa em aes coletivas e estimular o sentimento de apropriao das polticas pelas com unidades; Fomentar a sinergia de esforos sociais por meio da convergncia das informaes e dos conhecimentos de uma comunidade;

4 Alcanar a maturidade e coeso do tecido social; Construir perspectivas de melhoria das condies de vida e das vivncias entre as pessoas (SENHORAS, 2007). Nos ltimos anos, nota-se que as polticas pblicas, inclusive as educacionais, vm se responsabilizando cada vez mais pela proposio e fortalecimento de aes (planos, programas e projetos) que possibilitem melhorias nas condies de vida das populaes. Amplia-se o entendimento sobre a necessidade de articulaes das esferas polticas, econmicas, educacionais e sociais, fundamentadas na busca da sustentabilidade ambiental, qualidade de vida e democracia social como forma de estimular o desenvolvimento local. Trata-se da busca de sinergias, que pressupem a participao da sociedade nos processos decisrios, a democratizao das informaes e do acesso aos bens e servios pblicos, o resgate da autonomia e da identidade local. Alm disso, a implementao de programas inter setoriais que visem ao atendimento do indivduo em todas as dimenses: polticas, econmicas, sociais, culturais, tecnolgicas e outras (SENHORAS, 2007, p. 14). Para tanto, acredita-se que a articulao das estratgias educacionais desenvolvidas pela escola e pelos programas governamentais seja capaz de estimular a converso dos conhecimentos produzidos pelas comunidades, inclusive escolar, em processos e produtos (bens e servios) que representem inovaes e impulsionem as dinmicas de desenvolvimento local. Nessa direo, a escola tem sido vista como um dos equipamentos sociais e com unitrios de fundamental importncia na oferta de urna educao que possibilite aos alunos uma maior compreenso da realidade local, na formao de suas capacidades pessoais de interferir e promover mudanas por meio da busca de soluo para os problemas vividos (KLEIN, 2002). Espera-se que a escola propicie o ambiente e o espao favorveis a isto, que haja o envolvimento dos professores em desenvolver projetos que vislumbrem urna prtica educativa inovadora e que o processo pedaggico esteja centrado na

5 aprendizagem do aluno. Mas deve-se levar em conta que os professores trabalham em contextos de complexidade incerteza, singularidade, instabilidade e conflito de valores (KLEIN, 2002, p. 131). Tais aspectos podem interferir, positiva ou negativamente, na qualidade do trabalho pedaggico.

POLTICA EDUCACIONAL DO CAMPO: AS REFERNCIAS

Claudia Sperandio Fagundes e Wanessa Delgado em seu artigo Educao do Campo (2010), apontam que a Educao do Campo um desafio antigo e constante para o Governo e os movimentos sociais, pois traz consigo inmeras questes tericas e prticas. Uma das caractersticas especficas da Educao do Campo em relao s outras educaes o envolvimento com as questes de desenvolvimento e do territrio no qual ela se enraza.

Mesmo o Brasil sendo um pas originalmente agrrio, por muito tempo, foi esquecida a necessidade da criao de polticas pblicas que pudesse estruturar a Educao do Campo. (FAGUNDES & DELGADO, 2010)

Corroborando com essa idia, endossam AHLERT (2003): As polticas pblicas so as aes empreendidas pelo Estado para efetivar as prescries constitucionais sobre a necessidade da sociedade em mbito federal, estadual e municipal. So polticas de economia, educao, sade, meio ambiente, cincia e tecnologia, trabalho etc.(...) De acordo com as autoras, antigamente concebia-se que as tcnicas de cultivo no exigiam dos trabalhadores rurais nenhuma preparao, nem mesmo a alfabetizao, tornando as pessoas do campo analfabetas funcionais.

(...) alm dos milhes de analfabetos absolutos, mais de 40 milhes de brasileiros continuam analfabetos funcionais, pois no sabem mais do que desenhar o prprio nome o que, numa sociedade tecnolgica, no passa de analfabetismo.(...) AHLERT, 2003, p.131.

Enfim, essa histria comea a ter outro desfecho a partir das primeiras dcadas do sculo XX, quando, para controlar o processo de movimento migratrio e elevar o processo de produtividade no campo, introduz-se a Educao do Campo na Constituio de 1934:

Art.156. A Unio, os Estados e os Municpios aplicaro nunca menos de dez por cento e oDistrito

Federal nunca menos de vinte por

cento da renda resultante dos impostos, na manuteno e no desenvolvimento dos sistemas educativo. Pargrafo nico. Para realizao do ensino nas zonas rurais, a Unio reservar, no mnimo, vinte por cento das cotas destinadas educao no respectivo oramento anual.

Entretando, de acordo com Azevedo (2001) a educao da criana de zero a seis anos, pelo menos nos termos da lei, passou a ser obrigao do Estado a partir da Constituio de 1988. Segundo as Diretrizes complementares, resoluo n 2. de 28 de abril de 2008:
Art.1 A Educao do Campo compreende a Educao Bsica em suas etapas de Educao Infantil, Ensino fundamental Ensino Mdio e

7
Educao Profissional Tcnica de nvel mdio integrada com o Ensino Mdio e destina-se ao atendimento s populaes rurais em suas mais variadas formas de produo da vida agricultores familiares, Agrria, outros. 1 A educao do campo, de responsabilidade dos Entes Federados, que devero estabelecer formas de colaborao em seu planejamento e execuo, ter como objetivo a universalizao do acesso, da permanncia e do sucesso escolar com qualidade em todo o nvel de Educao Bsica. extrativistas, quilombolas, pecadores caiaras, artesanais, e ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma indgenas

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (2007, p.16):

Art.28. Na oferta de educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente: Icontedos curriculares e metodologias

apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; IIorganizao escolar prpria, incluindo

adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; III- adequaro natureza do trabalho na zona rural.

8 O governo com suas polticas compensatrias direcionaram para o campo apenas solues paliativas para sanar as carncias momentneas em que se estavam vivendo, contudo, nada mais foi feito a fim de se valorizar os conhecimentos prvios dos educandos, e desconsideraram sua cultura e tradies, conforme sublinhado por Rocha (2004):

A escola brasileira, de 1500 at incio do sculo XX, serviu e serve para atender as elites, sendo incessvel para grande parte da populao rural. Para as elites do Brasil agrrio, as mulheres, indgenas, negros (as) e trabalhadores (as) rurais no precisavam aprender a ler e escrever, pois, para desenvolver o trabalho agrcola o letramento era desnecessrio. (ROCHA, 2004)

Esse descaso demonstrado pelo governo em relao educao do campo segundo Rocha (2004, p.1) trouxeram consequencias negativas:

(...)

em

relao

aos

elementos

humanos

disponveis para o trabalho pedaggico, a infraestrutura e os espaos fsicos inadequados, as escolas mal distribudas geograficamente, a falta de condies de trabalho, salrios defasados, ausncia de formao inicial e continuada adequada ao exerccio docente no campo e uma organizao curricular descontextualizada da vida dos povos do campo. (ROCHA, 2004)

Com o crescimento industrial, deliberou-se uma busca foras de trabalho, o que ocasionou a retomada das discusses acerca da educao no meio rural, a partir da dcada de 1950, com o intuito de tornar os espaos geogrficos

9 totalmente urbanizados com a juno dos dois meios, tanto urbano quanto rural, evidenciando a falta de compromisso e respeito por pessoas, lugares e tradies.

[...] vlido ressaltar que a educao para a populao do meio rural, nunca tivera polticas especficas, o atendimento a educao se deu de campanhas, projetos e/ou polticas compensatrias [...]. (ROCHA, 2004, p.2)

Afinal qual o verdadeiro papel que uma escola do campo deve assumir diante de seus alunos? O MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE

EDUCAO, aprovou em 2001 o Parecer 36/2001, que estabelece que a educao do campo, tratada como educao rural na legislao brasileira, tem um significado que incorpora os espaos da floresta, da pecuria, das minas e da agricultura, mas os ultrapassa ao acolher em si os espaos pesqueiros, caiaras,ribeirinhos e extrativistas. O campo, nesse sentido, mais do que um permetro no urbano, um campo de possibilidades que dinamizam a ligao dos seres humanos com a prpria produo das condies da existncia social e com as realizaes da sociedade humana. O mesmo decreto dispe que a respeito, o pronunciamento das entidades presentes no Seminrio Nacional de Educao Rural e Desenvolvimento Local Sustentvel foi no sentido de se considerar o campo como espao heterogneo, destacando a diversidade econmica, em funo do engajamento das famlias em atividades agrcolas e no-agrcolas (pluriatividade), a presena de fecundos movimentos sociais, a multiculturalidade, as demandas por educao bsica e a dinmica que se estabelece no campo a partir da convivncia com os meios de comunicao e a cultura letrada. Assim sendo, entende a Cmara da Educao Bsica que o presente Parecer, alm de efetivar o que foi prescrito no texto da Lei, atende demandas da sociedade, oferecendo subsdios para o

10 desenvolvimento de propostas pedaggicas que contemplem a mencionada diversidade, em todas as suas dimenses. Ressalte-se nesse contexto, a importncia dos Movimentos Sociais, dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educao, da SEF/MEC, do Conselho Nacional dos Secretrios Estaduais de Educao - CONSED, da Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao - UNDIME, das Universidades e instituies de pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentvel, das ONGs e dos demais setores que, engajados em projetos direcionados para o desenvolvimento socialmente justo no espao diverso e multicultural do campo, confirmam a pertinncia e apresentam contribuies para a formulao destas diretrizes. Em 03 de abril de 2002 o CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO promulga a RESOLUO CNE/CEB 1, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas escolas do campo a serem observadas nos projetos das instituies que integram os diversos sistemas de ensino. Conforme a Resoluo e com base na legislao educacional:

Art. 2 - constituem um conjunto de princpios e de procedimentos que visam adequar o projeto institucional das escolas do campo s Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil, o Ensino Fundamental e Mdio, a Educao de Jovens e Adultos, a Educao Especial, a Educao Indgena, a Educao Profissional de Nvel Tcnico e a Formao de Professores em Nvel Mdio na modalidade Normal. Pargrafo nico. A identidade da escola do campo definida pela sua vinculao s questes inerentes sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes prprios dos estudantes, na memria coletiva que sinaliza futuros, na rede de cincia e tecnologia disponvel na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que

11
associem as solues exigidas por essas questes qualidade social da vida coletiva no pas. (RESOLUO CNE/CEB 1)

Em 2001, a Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, no cumprimento do que foi estabelecido na Lei n 9131/95 e na Lei n 9394/96, elaborou as Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo, onde prope medidas de adequao da escola vida do campo:
Art. 5 As propostas pedaggicas das escolas do campo, respeitadas as diferenas e o direito igualdade e cumprindo imediata e plenamente o estabelecido nos artigos 23, 26 e 28 da Lei 9.394, de 1996, contemplaro a diversidade do campo em todos os seus aspetos: sociais, culturais, polticos, econmicos, de gnero, gerao e etnia. (BRASIL, 2001, p. 4)

No tocante a esta questo, faz-se necessrio citar o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, lei n 9.394/96 LDB, artigo 28, que estabelece os princpios sobre os quais se assenta essa nova concepo de educao do campo, chamada de educao rural pelo texto legal:
Art. 28. Na oferta da educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao, s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente I contedos curriculares e metodologias apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

12
II organizao escolar prpria, incluindo a adequao do calendrio escolar as fases do ciclo agrcola e as condies climticas; III adequao natureza do trabalho na zona rural.

Enfim, a legislao supracitada inovadora no sentido de submeter o processo de adaptao adequao e instituir uma nova forma de sociabilidade no mbito da poltica de atendimento escolar no nosso pas, ou seja, no mais se satisfaz com a adaptao pura e simples mas reconhece a diversidade sociocultural e o direito igualdade e diferena, possibilitando a definio das diretrizes operacionais para a educao rural sem, no entanto, recorrer a uma lgica exclusiva e de ruptura com um projeto global de educao para o pas. Neste nterim, cabe citar ainda como complemento ao raciocnio, outro texto da mencionada lei, no artigo 26, que fala sobre a concepo de uma base nacional comum e de uma formao bsica do cidado que contemple as especificidades regionais e locais.
Art. 26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser contemplada, em casa sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma base nacional comum, a ser complementada, escolar, exigida por pelas em uma cada parte estabelecimento diversificada,

caractersticas

regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

A educao no meio rural, no Brasil, ainda tem muito a desenvolver. Inmeros so os problemas: A falta de polticas educacionais voltadas para esse fim caracteriza a desvalorizao do homem do campo, estabelecendo uma vida limitada aos seus filhos. Sem contar na infra estrutura dos prdios, muitos deles ainda de taipa, madeira, alvenaria, sem iluminao e circulao de ar adequadas,

13 e sem materiais didticos que atendam as necessidades dos alunos. Alm disso, chegar escola um grande problema, distncias enormes, estradas de difcil acesso, pondo em risco a integridade fsica e emocional dos alunos e funcionrios, alm do cansao por ter que acordar muito cedo para chegar escola depois de horas de caminhada. Ao currculos so um problema parte, pois no atraem os estudantes, fogem realidade de suas vidas e no adianta incutir a cultura da cidade aos mesmos. Por outro lado, esses devem ser adaptados realidade local, valorizando aquilo que faz parte da vida dos alunos e de suas famlias. Os calendrios so outro infortnio, pois o perodo de frias coincide com a colheita das safras, o que causa o afastamento de muitos alunos, que precisam ajudar seus pais. Destarte, devido a esta e outras questes, fundamental uma reflexo acerca desses problemas, justamente por corroborarmos que as polticas pblicas para a educao do campo apresentam inmeros problemas que precisam ser urgentemente encarados e solucionados.

Anda mungkin juga menyukai