Anda di halaman 1dari 2

Newton e a Gravitao

Desde a Antigidade tem havido interesse em se desvendar os mistrios do Universo em que vivemos. A necessidade de escolher a melhor poca para o plantio e a colheita de alimentos fomentou a observao de astros e estrelas, a fim de desvendar o mistrio dos fenmenos cclicos naturais. Assim floresceu a Astronomia desde a Antigidade. Ao longo do tempo foram se sucedendo teorias para explicar o dia e a noite, as estaes do ano e a prpria concepo do Universo. Em particular, o sistema solar foi interpretado de diversas formas at chegar s leis de Kepler, que descrevem satisfatoriamente o movimento dos planetas: 1 lei de Kepler: Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma rbita elptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. 2 lei de Kepler: A reta que une um planeta ao Sol "varre" reas iguais em tempos iguais. 3 lei de Kepler: Os quadrados dos perodos de revoluo dos planetas so proporcionais aos cubos dos raios de suas rbitas. Newton tinha conhecimento das leis de Kepler de um lado e, de outro, da ao da gravidade da Terra. A sua famosa percepo o fez intuir a existncia de uma fora que atrai os objetos para o solo, ao analisar a queda de uma ma. A observao do movimento dos planetas ao redor do Sol o levou a atribuir a existncia de uma fora atrativa centrada no Sol. Se no houvesse essa fora, o planeta iria em linha reta, tangente rbita. Assim, Newton unificou a interpretao dos dois fenmenos: A atrao exercida pelo Sol sobre a Terra da mesma natureza que a da Terra sobre um objeto como a ma. Newton mostrou que as leis de Kepler so coerentes com uma fora de atrao gravitacional que depende diretamente das massas dos objetos que se atraem e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre os centros dos mesmos. Ele mostrou tambm que, para calcular a fora de gravidade sobre um objeto na superfcie da Terra, podemos admitir que toda a massa da Terra est concentrada no seu centro. Usou clculo integral, que ele prprio inventou, para justificar tal hiptese. Na verdade, essa aproximao vlida apenas para foras que dependem do inverso do quadrado da distncia. Com a unificao, Newton chegou lei da gravitao universal, aqui resumida pela relao que d o mdulo da fora de atrao mtua entre dois corpos:

onde G uma constante universal, m e M so as massas de dois corpos quaisquer em questo e r a distncia entre os centros dos dois corpos

O valor de G A direo da fora a da reta que une os centros dos dois corpos e o sentido o de atrao mtua, como na figura ao lado.

As leis de Newton so absolutamente vlidas no sistema solar. At em estrelas duplas pode-se observar a atrao que uma estrela exerce sobre a outra. Observe a fotografia de um aglomerado estelar globular e o interessante comentrio de Feynman (prmio Nobel de Fsica): "Que a lei da gravitao verdadeira at em distncias maiores est indicado na figura abaixo. Se algum no enxerga a gravitao agindo aqui, ele no tem alma. Esta figura mostra uma das coisas mais bonitas no cu, um aglomerado estelar globular. Todos os pontos so estrelas." Se as massas se atraem pela gravitao, ento por que no andamos trombando uns contra os outros? Pode-se mostrar, por exemplo, que a interao gravitacional muitssimo mais fraca que a eltrica, comparando-se a fora de repulso eltrica entre dois eltrons com a fora de atrao gravitacional entre eles. Os eltrons se repelem violentamente. Arquimedes, h cerca de 2300 anos, j havia observado a relevncia do centro de gravidade. Enunciou algumas proposies a respeito. Dentre elas destacamos uma: "Em qualquer figura cncava, o centro de gravidade deve estar dentro da figura." Porem nem sempre o centro de gravidade pertence ao corpo rgido. Ele pode estar fora do mesmo.

Anda mungkin juga menyukai