Anda di halaman 1dari 24

PLURAL, Revista do Programa de Ps Graduao em Sociologia da USP, So Paulo, v.15, 2008, pp.

23-46

Traficantes evanglicos: novas formas de experimentao do sagrado em favelas cariocas*

Christina Vital da Cunha**


Resumo: A literatura atenta para uma neopentecostalizao do campo religioso brasileiro a partir do sucesso que igrejas baseadas na Teologia da Prosperidade, numa cosmologia acentuadamente dualista, em rituais de libertao, cura e exorcismo tm pas a fora. A batalha contra o Mal vem sendo travada nas cidades, com destaque para os espaos sociais menos favorecidos, como as favelas. No presente artigo, tenho como objetivo discutir os impactos do crescimento pentecostal nas favelas do Rio de Janeiro, a partir da anlise do caso dos traficantes evanglicos em duas favelas cariocas. O uso livre de smbolos reli giosos, a passagem de uma experimentao ligada s religies de matriz africana para uma religio exclusivista entre os bandidos, o consumo de produtos gospel e a utilizao de uma gramtica pentecostal no dia a dia so todas situaes que abordarei no intuito de disponibilizar um material etnogrfico, e de iniciar anlises sobre novas formas de fazer e de viver o pentecostalismo no Brasil hoje. Palavras chave: trfico; evanglicos; favelas; periferias urbanas; polticas de segurana. The evangelical drug dealers: new forms of experimentation of the sacred in Rio de Janeiro slums. Abstract: The literature indicates a neopentecostalization of the Brazilian religious field resulting from the success that churches based on the Prosperity Theology, a sharply dualistic cosmology, in rituals of liberation, healing and exorcism have around the country. The battle against Evil is being waged in cities especially in the less privileged social spaces such as slums.

* **

Recebido em 15 de agosto de 2008. Aprovado para publicao em 26 de maio de 2009. Christina Vital da Cunha doutora em Cincias Sociais pelo PPCIS/ UERJ e Pesquisadora Associada do Iser.

This article discusses the impacts of Pentecostal growth in the slums of Rio de Janeiro, focusing the case of evangelical drug dealers in two shantytowns in the city. The free use of religious symbols, the transition from the experimentation of African religions to a religion that is exclusive to the bandits, the consumption of gospel, the use of a Pentecostal grammar in daily situations are all addressed in order to provide an ethnographic material and initiate studies on the new ways of doing and living Pentecostalism in Brazil today. Keywords: drug dealers; evangelicals; slums; urban peripheries; security policies.

Introduo
Estava na parte alta da favela tirando fotos. O dia estava bonito, claro e muitas pipas estavam no ar. Via muita gente em cima das lajes com carretis ao lado do p, armas na cintura, linha na mo e o olhar fixo na direo da prpria pipa e na daquelas que preten diam cortar. Observei que uma das lajes onde os traficantes estavam era de uma antiga capela catlica. Logo pensei nos meus antigos registros de campo sobre o respeito dos tra ficantes em relao s coisas sagradas catlicas e s coisas sagradas evanglicas. Fui tirada das minhas divagaes quando vi que um dos traficantes me olhava enquanto eu tirava fotos. Estava numa regio de desova (espcie de cemitrio clandestino) da favela e tam bm numa regio de vulnerabilidade para os traficantes (lugar de entrada de grupos rivais e, antigamente, da polcia). Aquela situao comeou a me incomodar. Ento falei com um morador da favela que me acompanhava, que achava melhor a gente descer. Estava com um pouco de medo pois os traficantes podiam estar desconfiados de eu estar tirando fotos deles e tambm porque o morador que me acompanhava no era meu conhecido de longa data. Desci pelas escadas, entrei em vielas e escutava passadas atrs de mim. Ouvi um barulho de chinelo se arrastando. Era mais de uma pessoa. Daqui a pouco escuto aqueles que me seguiam comearem a cantar uma msica. Conversava com o tal morador, mas estava atenta a quem estava atrs de mim. Identifiquei um canto gospel. Sou incapaz de reproduzir a msica, mas falava de Deus, cura e glria, s lembro disso. Pensei: se esto cantando msica evanglica no so os traficantes que esto atrs de mim. As vielas eram muitas. Eu estava tensa. Falei com o morador que me acompanhava que queria parar um pouco. Disse que meu joelho doa. Ele concordou. Em segundos, surgiram no incio do beco aqueles que estavam cantando atrs de mim. Eram dois traficantes, dois daqueles que estavam soltando pipa. Um com mochila e ou outro no. Os dois armados e com suas pipas nas mos cantarolando uma msica gospel. Ou melhor, no sei dizer se era um hino de igreja evanglica ou se era uma msica gospel. Fiquei encucada com aquilo. Eles eram traficantes, isso estava claro, mas eram tambm evanglicos? (Fragmento do meu dirio de campo)

Neste artigo apresento o caso dos traficantes evanglicos presentes em uma favela localizada na Zona Norte carioca. A aproximao cada vez maior entre os evanglicos, as redes por eles formadas e traficantes deste local suscitaram muitas questes, dentre elas: como esses mudaram a sensibilidade religiosa, antes ligada s religies de matriz africa

24

plural 15

na1, para uma de matriz norte americana/exclusivista identificada no pentecostalismo evanglico? Como se d a aproximao dos evanglicos, detentores de uma reserva moral que os faz desfrutar de um destaque positivo entre os moradores de favelas e periferias urbanas (Birman; Leite, 2002) com os traficantes de drogas? Quais os limites desta aproximao? Como a referida neopentecostalizao do meio evanglico nos ajuda a compreender os cenrios que se apresentam na urbe contempornea? Procurarei aqui, em poucas linhas, expor as anlises preliminares deste fenmeno. O material emprico que a sustenta baseia se em entrevistas, com moradores e com traficantes, e na etnogra fia desenvolvida em diferentes momentos da minha trajetria acadmica (graduao, mestrado e doutorado) desde 1996 na favela de Acari2.
O Crescimento Evanglico nos territrios da pobreza no Brasil e no Mundo: algumas palavras introdutrias questo da presena das redes evanglicas nas favelas do Rio de Janeiro

O crescimento das Igrejas Evanglicas pentecostais um fenmeno mundial que tem como marco a dcada de 1960, perodo no qual as Igrejas Protestantes, referidas tambm na literatura especializada como Evanglicas de Misso ou, ainda, Histricas, sofreram uma diminuio do nmero de seus membros no Brasil e no mundo3. O mapeamento do crescimento pentecostal, sobretudo nos pases do chamado Terceiro Mundo, aponta para a possvel relao entre este fenmeno e a desigualdade e a vulnerabilidade sociais, ou seja, o pentecostalismo seria uma corrente religiosa que cresce mais, ou se fortalece, onde os contextos de precariedade poltico social so abundantes. Embora muitas an lises tratem de salientar que a onda pentecostal, para usar uma expresso de Freston (1994), no ocorreu somente entre os mais pobres das cidades e do campo, ou seja, que h um movimento de adeso importante de integrantes dos segmentos mais abastados s igrejas evanglicas pentecostais, no se pode negar que os mais vulnerveis econmica e socialmente so os que compem a maioria dos fiis mundo a fora. Nos pases em desenvolvimento so os habitantes dos territrios da pobreza, parafraseando Macha do da Silva (2008), aqueles que mais se convertem. Assim tambm ocorre em cidades localizadas em pases desenvolvidos. Ou seja, em metrpoles como Londres e Paris, por exemplo, os evanglicos crescem nos bairros de imigrantes, principalmente entre
Para saber mais sobre a f dos traficantes e a aproximao deles de casas e terreiros de umbanda e candombl, ver Lins; Silva, 1989 e Zaluar, 1985, entret alli. 2 O que chamo aqui de favela de Acari corresponde a um Complexo formado por sete favelas e um conjunto habitacional (para saber mais sobre este complexo ver Vital da Cunha, 2009, Alvito, 2001). Ao longo do artigo chamarei este conjunto simplesmente de Acari. Atento, assim, para a diversidade na histria de formao e de origem da sua populao, isto , para a singularidade que marca cada um destes lugares, no entanto, nos limites deste artigo, fez se mister esta simplificao textual. 3 Para saber mais ver Mariano, 1999, Machado, 1996, Fernandes, 1998, Pierucci, 2006, entret alli.
1

2008

25

os latinos e rabes, no primeiro caso, e entre os portugueses e rabes, no segundo4. O pipocar de denominaes e templos evanglicos pentecostais nesses pases alvo de aten o da academia e dos governos locais, preocupados com o crescimento das possveis e/ ou supostas seitas5. Segundo Burgess e Maas (2002 apud JAMES, 2006), os pentecostais seriam hoje mais de meio bilho de pessoas no mundo. Segundo os autores, as taxas de crescimen to at agora, apontam para a converso de 25 mil pessoas por dia no mundo s igrejas evanglicas. As igrejas pentecostais estavam presentes, em 2000, em 80% das 3.300 metrpoles do mundo. Richard Shaull e Waldo Csar (2000) apontam para nmeros de converso expressivos na cidade do Rio de Janeiro. Segundo os autores, em trs anos, aproximadamente 300 mil pessoas ingressaram em alguma igreja evanglica pentecostal. O CIN Censo Institucional Evanglico de 19926, aponta para o surgimento de cinco igrejas por semana (segundo mdia do registro de Igrejas Evanglicas no Dirio Oficial do Estado entre 1990 e 1992). O grande investimento da misso pentecostal nas cida des uma caracterstica marcante do movimento, refletindo num maior investimento institucional religioso nas pastorais urbanas, que assumem importante papel na difuso e pregao da f7. Isso por que o meio urbano, nessa perspectiva, um ambiente no qual a presena do Mal seria forte e deveria ser combatida em intensas e cotidianas batalhas espirituais8, para as quais lideranas e demais adeptos devem estar em orao, a fim de enfrentar o grande desafio que elas representam. Para a anlise que ora exponho este ponto assume grande relevncia, visto que a comunicao entre os ethos pentecostal e o (suposto) ethos de guerra presente nas favelas assumido por alguns autores9 como um fator preponderante para a compreenso do grande nmero dessas igrejas nessas locali dades. Em outras palavras, a perspectiva teolgica e doutrinria dos evanglicos pente costais que compreende o mundo (categoria que expressa a oposio entre o Bem e o Mal, entre o Cu e a Terra, entre o mundo da morte do esprito e a vida plena na Igreja com o Senhor) como o lugar da guerra, que fala do inimigo, do chamamento ao exrcito do Senhor, que ritualmente lana mo de arroubos emocionais e de um linguajar blico, se comunica muito com o prprio ethos dos moradores, de forma geral, e com os bandidos10. Outras chaves de anlise so, ainda, acionadas para compreender a presena do fenmeno evanglico nas favelas e periferias das grandes cidades, tais como a proximi
Para saber mais sobre a presena evanglica na Europa Ocidental ver Aubre, 2003, Mariz, 2009, Viellard-Baron, 2004, Bleuzen, 2004, Belbhari; Bencharif; Micoud, 2004. 5 Giumbelli, 2002. 6 A este respeito ver Fernandes, 1992. 7 Dados do Censo 2000 do IBGE revelam que 87% dos evanglicos esto nas cidades. 8 Mariz, 1999 e Mariano, 1999. 9 Ver Alvito, 2001. Ver, ainda, autores clssicos na antropologia que falam da importante relao entre cultura e religio, dentre eles, destaco Geertz, 2008, entret alli. 10 Ver Alvito, 2001 e Lins; Silva, 1989.
4

26

plural 15

dade scio econmica entre lideranas religiosas locais e os moradores. Essa proximidade seria dada pelo fato de experimentarem uma vida similar, isto , os pastores evanglicos casam, tm filhos, muitos deles moram na mesma favela ou moram em outras fave las e bairros perifricos da cidade, o que gera empatia entre liderana religiosa e fiis, diferente do que ocorre, em muitos casos, com os padres da Igreja Catlica local, que moram em outros bairros da cidade11, no tm filhos e esposa e por isso no constroem frequentemente discursos to prximos dos conflitos cotidianos pelos quais passam essa populao residente em favelas. Outros fatores favoreceriam, ainda hoje, o crescimento dos evanglicos (dos fiis e das instituies) nas favelas, como a descentralizao religiosa/ institucional (facilidade de fundar denominaes em decorrncias das cises que no so raras neste meio), a disponibilidade (acesso facilitado) a cultos durante vrios horrios do dia e da semana, a influncia que a famlia (sobretudo as mulheres) exercem sobre a adeso religiosa de parentes e membros das novas geraes12, o acolhimento promo vido por estas igrejas aos que elas procuram e, finalmente, pela rede de solidariedade e proteo forjadas ou realimentadas a partir delas. Vale aqui salientar que o carter muitas vezes dirio das atividades evanglicas fundamental para a formao de redes e para a fixao do membro na igreja, visto que neste contexto as demandas por ajuda e por acolhimento podem ser repentinas. Num espao social como o das favelas, no qual a insegurana to presente no cotidiano, onde o sentimento de desrespeito13 e de baixa confiana em si mesmo14 e nas instituies15 muito intenso, a rede dos evanglicos e os laos de afeto e confiana gerados (e/ou fortalecidos) a partir de tal pertencimento religioso tm uma dimenso fundamental na rotina, no s dos que se filiam a esta religio e participam de suas atividades litr gicas, mas tambm para os que vivem prximos a esta realidade e percebem neste meio uma possibilidade de buscar acolhimento em momentos de necessidade. como se a

Nesta favela, localizada na Zona Norte carioca, existe uma parquia catlica desde 1967. Somente em 2005 foi designado um padre para conduzir os trabalhos na localidade, numa clara reao, segundo o proco entrevistado, da Igreja Catlica ao crescimento das Igrejas Pentecostais nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. O Arcebispo do Rio determinou que cada parquia, por mais distante e precria que fosse, tinha de ter um padre em sua conduo. 12 Mesmo que a influncia familiar no seja exclusiva para a escolha das novas geraes, como mostra Novaes (1985), ela ainda parece ter muita importncia na forma de experimentao religiosa/espiritual ainda hoje. 13 Segundo Mrcia Leite (2007), em apresentao no IBMEC, a palavra mais presente entre os participantes dos grupos focais da pesquisa com lideranas de favelas que vem desempenhando respeito. Ver tambm Silva; Leite, 2007 e Silva, 2008. 14 Clara Mafra revela que durante conversas com moradores era perceptvel uma sensao de fracasso, desassossego, de perda e vulnerabilidade geral (2003: 203). Simes (2008) cita um documento produzido pela Cruzada So Sebastio no qual registrado, na dcada de 1960, a falta de confiana dos moradores das favelas em si mesmos para lograr melhores condies de vida. 15 Ver Leite, 2000 e Carvalho, 1987; para saber mais sobre a descrena nas instituies polticas apresentada por moradores de favelas e de periferias no Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e So Paulo a partir do caso do Referendo das armas ver Vital da Cunha, 2006.
11

2008

27

percepo da existncia de um lugar ou grupo no qual possvel obter proteo material, emocional e espiritual j fizesse o indivduo dispor de alguma sensao de segurana.
As redes religiosas nos territrios da pobreza: os potenciais e os limites apontados pela bibliografia

Nos estudos realizados em bairros populares e em favelas16, um tipo especfico de relao de proteo e de reciprocidade destaca se das demais pela densidade dos vncu los por ela, ou nela, criados e por sua constncia e abrangncia: as redes religiosas. Estas seriam, segundo os estudos em questo, redes eficazes no combate sensao e experi mentao de vulnerabilidade social e insegurana. Ronaldo Almeida (2006), ao analisar o fenmeno evanglico no Brasil, alerta para as variadas e novas dimenses que o compem, como, na atualidade, a intensa subjetivao da f e a concepo da experimentao nica da espiritualidade. A nova relao com a f no exclusiva do campo religioso evanglico: vem se desenhando em outras expresses religiosas no pas e no mundo em decorrncia do esprito do tempo (NOVAES, 2006) ou, em outras palavras, da alterao nas relaes interpessoais e entre os indivduos e as instituies na (ps) modernidade. No entanto, apesar da existncia de novas formas de experimentao religiosa, afirma Almeida, o vnculo religioso/identitrio forte ainda uma realidade nas comunidades evanglicas presentes em favelas e periferias urbanas, localidades onde o pertencimento a redes evanglicas um diferencial considervel no enfrentamento da sensao de inse gurana e das situaes de vulnerabilidade vividas por seus moradores. Elas so impor tantes tanto para a reproduo econmica, quanto para a identificao moral positiva dos moradores de reas estigmatizadas como as de favelas onde a criminalizao extensiva, no imaginrio social, a todos os que nelas residem17. Nas palavras de Almeida (2006: 118): Pode se afirmar que as redes evanglicas trabalham em favor da valorizao da pessoa e das relaes pessoais gerando ajuda mtua com o estabelecimento de laos de confiana, alm do aumento da autoestima e do impulso empreendedor. Ou, como sus tenta Birman ao considerar o modelo de atuao da Igreja Universal do Reino de Deus:
A IURD tem elaborado uma representao religiosa de seus fiis enquanto integrantes da nao que nasce [] em oposio ao ethos catlico. Constri uma imagem da religio associada riqueza, opulncia, ao cosmopolitismo, globalizao. Esta imagem tambm oferece elementos de combate e de no aceitao pelos segmentos populares de um lugar social que os vincula a um lugar hierrquico inferior do ponto de vista social e simblico bem como ao tradicionalismo religioso que ele destila. (2003: 242)
16 17

Ver Almeida, 2006, Hita; Dulccini, 2006, Birman, 2003, Mafra, 1998 e Zaluar, 1985. Ver tambm Birman; Leite, 2002, Birman, 2008, Duarte; Gomes, 2008, entret alli.

28

plural 15

As redes evanglicas so promotoras de ajudas ou de um apoio que se diferencia da filantropia tpica da Igreja Catlica e dos kardecistas por ser uma rede de apoio prefe rencial aos irmos, que envolve o indivduo em circuitos de reciprocidade (BIRMAN; LEITE, 2002), embora muito j tenha crescido no Brasil a obra social evanglica18. Trabalhos como o das autoras Hita e Duccini (2006), reforam a ideia de que as redes evanglicas tendem a ser mais coesas, restringindo a circulao de informaes e de benefcios a um grupo especfico, o que gera, portanto, incluso e ao mesmo tempo excluso de indivduos. No so, assim, universalistas. Alguns enquadramentos devem ser observados para que o indivduo faa parte dessa ou daquela rede religiosa, na pers pectiva elaborada pelas autoras. Almeida (2006) lembra ainda que as redes evanglicas, justamente pela maior coeso interna (que por muitas vezes combina redes familiares, de amizade e vizinhana) so aquelas que propiciam condies para o estabelecimento de relaes de longo prazo, que viabilizam o desfrute de maior confiana. No plano local, isto , na favela de Acari, as redes evanglicas atuam como circuitos de trocas envolvendo dinheiro, comida, utenslios, informaes, recomendaes de trabalho etc. Em campo, elas articulam as dimenses de uma rede social, espiritual e familiar. As aes conjuntas empreendidas por essas redes muitas vezes, como observei na etnografia, tm como objetivo enraizar o fiel na igreja e/ou ganhar novas almas para o Senhor. Motivados pela mxima ide e pregai e pela intensa disputa no interior do campo evan glico local estendem, sustento, os benefcios de integrao rede de irmos a um sem nmero de simpatizantes que dela se aproxima. A dimenso espiritual/religiosa parece ser, enfim, a base sobre a qual se erguem a identidade da rede, o poder e o sentido das ajudas, assim como, muitas vezes, a prpria fora moral dos seus integrantes. Nessa chave de anlise, o sistema de ajudas no se caracterizaria, portanto, como filantropia.
O Contexto: a polcia e a demonizao dos santos

A dcada de 1990 no Estado do Rio de Janeiro foi marcada por uma poltica de recrudescimento das aes policiais em relao criminalidade, sobretudo quela ligada ao trfico de drogas presente nas favelas cariocas. O ento governador, Marcello Alencar, e seu secretrio de Segurana Pblica, general Nilton Cerqueira, traaram um plano de ocupao das reas vermelhas da capital do estado, ou seja, no jargo militar, daquelas reas que representavam maior risco, segundo avaliao tcnica e poltica dos rgos ento envolvidos, cidade e ordem pblica. Foi nesse perodo que iniciei a etnografia em Acari, favela carioca conhecida na dcada de 1980, at o presente momento da operao, como um dos maiores polos de distribuio de drogas para a cidade e o estado. Nos muros e
18

Ver a pesquisa Ao Social Evanglica, realizada pelo ISER, em 2006, sob a coordenao de Flvio Conrado e Ana Maria Quiroga, na qual o objetivo principal era fazer um mapeamento da assistncia social evanglica no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP).

2008

29

nas vielas desta favela eram comuns as pinturas de santos catlicos e de divindades ligadas s religies afro brasileiras. Tambm eram comuns altares com oferendas aos mesmos santos e entidades. Na sede de uma associao de moradores local, por exemplo, havia uma imagem de So Jorge sobre o seu cavalo, em destaque, no telhado. Muitas imagens deste santo se encontravam pintadas nos muros do local. So Jorge, que no sincretismo religioso chamado Ogum, o santo que tem sua histria ou o mito de sua existncia ligada guerra. o santo smbolo da vitria sobre o Mal, sobre o inimigo feroz, o santo mais popular e para o qual a prefeitura do Rio de Janeiro destinou um dia de feriado numa cidade onde a categoria luta define to profundamente a autocompreenso sobre a vida dos moradores de favelas e periferias. So Jorge/Ogum esteve sempre associado aos que esto na guerra do crime (seja a favor ou contra): bandidos, traficantes, bicheiros e policiais eram, e ainda so, costumeiramente vistos portando anis e medalhas do santo guerreiro19. Em Cida de de Deus, Lins narra a cena da me que entoa sobre o corpo do filho morto preces catlicas e pontos de Ogum:
L nos aps, a me do ladro acendeu sete velas ao redor do corpo de seu filho, retirou o cordo de ouro com a imagem de So Jorge pendurada, rezou o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo e cantou um ponto de Ogum. Papai, papai Ogum/ salve Ogum dumait/Ele venceu as grandes guerras/ Sarvamos nessa terra/ O cavalheiro de Oxal/ Salve Ogum Tonam/ Salve Ogum Meche/ Ogum Deloc Quitamor/ Ogum (1997: 64)

Como a expresso religiosa afro brasileira, com destaque para o candombl, estava ligada no imaginrio social e policial criminalidade, a ocupao policial usou como estratgia para dizer que a nova ordem era a do Estado e no a da bandidagem a der rubada de todos os altares de santo e a destruio de boa parte das pinturas nos muros da favela que apresentavam cnticos, tanto catlicos quanto do candombl. Assim, a ordem, representada pelas polcias civil e militar que ora chegavam, marcava seu lugar simblica e materialmente. O estado visava ocupar os espaos antes dominados pelo trfico: as bocas20 passaram a ser lugar de guarda militar, algumas das penses que ofereciam comida para os traficantes locais foram transformadas em lanchonetes que atendiam, entre outros, os policiais lotados no local. No ano de 1997, portanto, durante os primeiros anos desta ocupao, realizei uma contagem dos templos religiosos nesta localidade que convencionei chamar de Censo Religioso de Acari. Visava, pois, mapear, isto , registrar o nmero de templos das diversas expresses religiosas existentes ali. Obje

O traficante Z Pequeno, o mais conhecido da Cidade de Deus e precursor da guerra entre quadrilhas, usava um colar de So Jorge atravessado no corpo e costumava dizer que tinha o corpo fechado, e que, portanto, ningum o mataria. (LINS; SILVA, 1989, p.172). 20 Boca de fumo o nome dado ao lugar onde o trfico promove, preferencialmente, a venda de drogas.
19

30

plural 15

tivava, ainda, fazer registros visuais e obter informaes qualitativas que me permitissem pensar sobre este campo religioso. Passei, ento, a: 1) fotografar os templos religiosos para verificar a diferena de ocupao do espao; 2) conversar com as lideranas religiosas a fim de saber os trabalhos que desen volviam na localidade, o nmero de membros, a estimativa dos demais frequentadores por culto e a tenso (ou no) existente no campo religioso local. Os nmeros aos quais cheguei foram:
Tabela 1: Nmero de Templos Religiosos em Acari 1997 Templos Evanglicos (histricos e pentecostais) 32 Terreiros de Candombl (em atividade pblica) 2 Igreja e Comunidades catlicas 5 Centro Kardecista

Em 2001 fiz uma atualizao da contagem realizada quatro anos antes e j eram cinquenta e dois os templos na favela, divididos em:
Tabela 2: Nmero de Templos Religiosos em Acari 2001 Templos Evanglicos (histricos e pentecostais) 45 Terreiros de Candombl21 1 Igreja e Comunidades catlicas 5 Centro Kardecista

Do nmero de templos evanglicos existentes, trinta e sete eram pentecostais, sete histricos e um de denominao histrica renovada. Os dados do censo revelaram o nmero de dezoito denominaes evanglicas, das quais quatro so histricas (uma histrica renovada) e quatorze eram pentecostais. Nos quatro anos que separaram a realizao da contagem de templos religiosos nesta favela, os templos evanglicos apresentaram crescimento de pouco mais de 40%. Surgiram mais quatro denominaes e houve crescimento de seu nmero tambm entre as j existentes, caso da Igreja Universal do Reino de Deus, que de um templo passou

Dos dois terreiros anotados em 1997 somente um ainda mantinha suas atividades religiosas com alguma rotina Ou seja, a outra casa no deixou de existir, mas no mantinha atividades para o pblico.
21

2008

31

a ter dois, e da Igreja Pentecostal Deus Amor, que de um templo passou a ter trs. A Assembleia de Deus, apesar de no ser aquela que apresentou maior crescimento per centual, foi a que mais inaugurou templos (abriu mais quatro entre 1997 e 200222) e continua sendo a denominao com maior nmero de templos na favela, num total de vinte e um.
Empoderamento dos evanglicos na favela de Acari23

No plano religioso, os evanglicos, que j vinham crescendo na localidade, como vimos no censo acima, passaram a desfrutar de um lugar privilegiado em termos polticos e sociais na favela, pois o prprio estado legitimava, ainda que de forma no inten cional, esta variante religiosa em detrimento das afro brasileiras24e mesmo da catlica. Neste perodo, os evanglicos comearam a ocupar cada vez mais espaos sociais e fsicos na favela: construram templos, aumentaram os que j existiam, exibiam faixas anunciando eventos, divulgando aes sociais, eram donos de lojas, como lanchonetes, aougues, armazns, sales de cabeleireiro e padarias identificadas pelos nomes bbli cos do estabelecimento e/ou pelas diversas citaes do texto sagrado na fachada e no interior do local etc. A liderana dos evanglicos no campo religioso local e seu papel de mediador entre a populao e a associao de moradores25 e o trfico crescente. s lideranas evangli cas (pastores, bispos, diconos, presbteros e, em alguns casos e situaes, at membros no integrados hierarquia eclesial) recorrem polticos, a eles vo os mais necessitados em busca de apoio espiritual e material, a eles passaram a ir os bandidos em busca de proteo. A proteo espiritual passou a ser procurada pelos bandidos no mais com as mes de santo locais, enfraquecidas social e politicamente, mas com evanglicos que se posicionam como guardies da moral e propagadores da Verdade. Lins e da Silva (1989) falam de como os evanglicos eram respeitados pelos trafi cantes na Cidade de Deus, uma favela carioca localizada na Zona Oeste. A eles mais do

Eram cinco os templos, mas um se desfiliou da AD abrindo seu prprio ministrio. Chamo aqui evanglicos um grupo de religiosos e instituies para facilitar a leitura sem ignorar, contudo, a diversidade que marca este campo religioso. Mais ainda, no so todas as denominaes evanglicas por esta relao com os traficantes empoderadas. Este fenmeno vem afetando as igrejas pentecostais e neo pentecostais, pois foram elas (algumas delas) que tiveram maior impacto na vida social, poltica e econmica local. 24 Para saber mais sobre a histrica perseguio do Estado Brasileiro na direo das religies de matriz africana ver Maggie (1977). 25 A partir de meados dos anos 2000, Acari passou a ser controlado politicamente por duas associaes de moradores que tm na presidncia evanglicos (num caso uma liderana evanglica protestante, noutro caso uma lideranas pentecostal).
22 23

32

plural 15

que considerao se devia respeito26. Os evanglicos desfrutavam, por exemplo, de ampla circulao27 na favela porque no eram identificados como inimigos. Ainda hoje, quando a neopentecostalizao do campo evanglico implica uma diminuio do ascetismo intramundano que caracterizava de fato e no imaginrio social os evanglicos ligados a denominaes do pentecostalismo clssico ou deuteropentecos talismo (Mariano, 1999), os evanglicos so identificados (e se autoidentificam) em campo como moralmente diferentes e superiores em relao aos que a essa religio no esto vinculados. Mesmo quando no interior do prprio campo os evanglicos dizem em conversas informais e entrevistas que esto sendo envergonhados por alguns irmos, permanece uma percepo geral de que so honestos, dignos e distantes dos vcios e das ganncias que acometem os no evanglicos. No primeiro ano de trabalho de campo neste conjunto de favelas, precisamente em 1996, pude ir a uma festa de Preto Velho num dos mais prestigiados terreiros do local. No tive mais oportunidade de faz lo, pois o terreiro deixou de promover festas pblicas atendendo, quando muito, aos filhos que procuram a casa em sesses particulares. Os dias do santo guerreiro, So Jorge, eram comemorados com fogos de artifcio finan ciados pelos traficantes. No decorrer de dois ou trs anos de pesquisa ainda era assim comemorado este dia. Com o passar do tempo este deixou de ser um dia especial (dia de festividade e sociabilidade) na favela. Os sons que mais se escutam na favela durante o dia e nos horrios de cultos noturnos so de pregaes e/ou de hinos e msicas gospel. Os espaos de muros e paredes, como salientei, esto marcados pela mensagem bbli ca. O que a marcao desses lugares significa: proteo da favela e dos traficantes, nova forma de delimitar e simbolizar espaos de poder e domnio do trfico ou tentativa de agradar a comunidade evanglica local? Todos juntos, segundo avaliao dos morado res evanglicos e dos traficantes entrevistados. A contribuio com a obra de Deus comum entre os traficantes locais atravs desse e de outros investimentos. a tentativa de agradar a Deus e de obter Dele proteo. Mas, ao mesmo tempo, essas iniciativas agra
Lins e da Silva (1989) diferenciam a considerao do respeito. Percebem que a considerao no tem a ver necessariamente com afeto, amizade ou relao de proximidade. De fato a considerao era construda dia a dia e poderia ser desfeita de uma hora para outra pela ao errada do indivduo, segundo os cdigos do trfico. A considerao derivaria, ainda, da paixo comum por determinado grupo ou hobby, como no caso das escolas de samba e times de futebol. J o respeito prescinde do convvio social direto e tem a ver com a no identificao do sujeito ou grupo com a bandidagem. Outro trao caracterstico parece ser que a considera o individual e o respeito est ligado a um status (no caso citado pelos autores esto os velhos, as crianas e evanglicos) podendo esse ser desfeito individualmente sem atingir, necessariamente, o grupo. Sobre o lugar moralmente privilegiado que os evanglicos desfrutam em comunidades do interior e em favelas ver Birman; Leite, 2002; Birman, prelo. 27 Em passeata organizada contra a violncia por diversas igrejas evanglicas no complexo da Mar, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2005, moradores evanglicos caminharam pelas 16 favelas que compem o complexo na tentativa de mostrar que no tm seu espao limitado pelas faces criminosas. A passeata foi uma demonstrao de poder, pois afirmaram sua identificao com as Igrejas e com Deus e no com o territrio e com a dominao armada que ali exercida por bandos de traficantes de drogas.
26

2008

33

dam comunidade evanglica local e produzem ainda o efeito de marcao do lugar, j que traficantes de outras favelas, policiais e moradores de outras localidades sabem que a concepo e financiamento dessas pinturas, pichaes e outdoors do trfico local. Os salmos so, sem sombra de dvida, os textos bblicos mais presentes nos muros e outdoors da favela. So tambm muito recorrentes nas oraes dos grupos evanglicos, assim como em seus cultos. Sua utilizao preferencial relaciona se, possivelmente, gramtica da guerra comum aos moradores e aos salmos. Essa percepo da realidade, da vida como um momento de luta, de guerra, de conflitos, de vulnerabilidades e de necessidade de recorrer a um ser superior para sagrar se vitorioso partilhada intensa mente pelos evanglicos e pelos traficantes da localidade. Ao final da dcada de 1990, com a mudana no governo do estado do Rio de Janeiro, foi possvel observar o declnio da ocupao policial e o crescimento da presena de trafi cantes de drogas nas ruas e becos de Acari. Os recursos financeiros oriundos do comrcio de drogas eram destinados, em parte, realizao de cultos com pastores aclamados no mundo evanglico, assim como de shows com cantores famosos do universo gospel em quadras e praas das favelas do complexo de Acari. O financiamento de tais eventos combinava o interesse em agradar um segmento religioso importante na localidade, mas, tambm, aos prprios traficantes e a familiares, j que muitos deles foram ligados s igrejas evanglicas seja por terem tido (e terem) toda a famlia nesta religio, seja por j terem eles prprios entrado e se desviado da igreja28. Ao longo desses anos de pesqui sa vi muitos dos traficantes desta favela entrarem e sarem das igrejas evanglicas locais: converteram se, mas no se santificaram, como dizem os pastores locais entrevistados. A santificao, segundo eles, o processo de inculcao e de prtica de determinados valores morais e ticos. Nesta percepo, a converso um ato e a santificao um processo, segundo palavras de um pastor Batista entrevistado. A explicao dada pelos traficantes evanglicos que esto na vida do crime provisoriamente, esto ajudando a famlia, esto acumulando riqueza para poderem se sustentar mais tarde, esto ajudando parentes e/ ou amigos, mas que crem em Deus e que pretendem largar a vida do crime em breve, sumir da favela e se tornar de vez evanglicos (em alguns casos houve esta declarao).
Os Traficantes Evanglicos de hoje: poderes que se encontram

A programao para o futuro que combina a passagem no trfico e a converso a uma igreja evanglica, a integrao membresia de uma igreja, foi articulada por mui tos traficantes. Dentre eles destaco o caso de Jeremias29, o antigo chefe do trfico em Acari. Ele foi o traficante mais poderoso e procurado do final da dcada de 1990 em

28 29

Modo pelo qual os evanglicos denominam aqueles que foram fiis desta religio e que dela se desvincularam. Os nomes ao longo do texto apresentados so fictcios.

34

plural 15

atividade. Ele re significou aes estratgicas do trfico local a partir da introduo de crenas religiosas na conduo dos negcios do crime. As geraes que se seguiram so influenciadas pelas diretrizes que esse traficante tomou anos atrs, ao se filiar a uma igreja evanglica identificada ao neopentecostalismo. Jeremias estabeleceu algumas mudanas na gesto do trfico local visando diminuio de episdios de irrupo de violncia, segundo moradores e traficantes entrevistados. Essas mudanas de tomada de atitude dos traficantes locais sinalizariam para uma poltica de reduo de danos. As medidas punitivas, por exemplo, tomadas por traficantes em relao aos que roubaram na fave la e/ou descumpriram regras do trfico, como no fumar crack na localidade, eram, comumente, a morte. Se um policial ou bombeiro estivesse na favela, mesmo visitando um parente, deveria ser interpelado e morto, segundo os entrevistados. Na atualidade as punies so feitas, em boa parte dos casos, em forma de castigos. Segundo a verso de muitos moradores com os quais estive em campo, os confrontos com policiais so evi tados e o maior responsvel por isso foi o legado deixado por esse antigo lder do trfico que, no perodo da sua converso recebeu uma revelao: para se libertar do Mal deveria parar de matar30. Nas palavras de um traficante entrevistado:
Voc acha que o fato desses que esto envolvidos irem igreja muda alguma coisa no procedimento deles? Muda, muda sim. Muda porque muita coisa que acontece aqui e era para tomar atitude mais drstica e eles no toma. Prefere deixar (de castigo) em casa. Que nem tem um menino a, que faz umas besteiras a para tomar uma coa, at mesmo de morrer negcio de fumar crack e ficar roubando a casa dos outros. A os meninos aqui mesmo vai e pega, entrega na mo da famlia: , teu filho roubou aquilo ali, vocs tm que pagar. Se no tiver a gente vai e paga. A vai na casa do morador e v o que sumiu, bota no lugar as coisas. Ao invs de cobrar dando uma coa, entrega na mo da famlia e pede para pagar o que foi tirado de dentro da casa. Muda muito porque vai na igreja Tem vrias pessoas que eu entrevisto aqui e dizem que a favela t mais tranquila. O que voc acha? verdade. A tranquilidade que t aqui hoje a inteligncia dos moleques. Entra a polcia a e todo mundo corre, se esconde. No fica confrontando com eles. Ento, os polcias no querem o confronto. Se confrontar vo matar mesmo. Vo deixar um monto a, inocente a, morador morrendo baleado. Porque vagabundo mesmo vai estar escondido. Ento a gente faz isso a. Inteligncia da comunidade essa.

30

H uma disputa em torno da reduo das mortes no local. Embora no tenha como desenvolver este tema nos limites deste artigo, saliento que lideranas locais ligadas aos direitos humanos chamam para si a influncia decisiva sobre a poltica de reduo de danos utilizada pelo trfico de drogas local a partir de 2002.

2008

35

Quando isso comeou? Quem botou isso tambm foi o prprio Jeremias que falou para no trocar tiro com polcia que polcia no adianta que qualquer bandido que trocar tiro com polcia vai perder. Porque polcia pode chamar o batalho todo. E a malandragem? S pode contar com Terceiro Comando, ADA, Comando Vermelho. No so tantos assim. Se fossem todos reunidos era uma coisa, mas a polcia no, tem Civil, tem PM, tem o BOPE, tem a CORE to tudo reunido. Tem a ver com a igreja mesmo porque o negcio dele era no confrontar porque o sonho dele era levar muita gente para a igreja.

Jeremias, no perodo da ocupao policial em Acari, saiu da favela e se refugiou com a mulher em outro municpio do Estado do Rio de Janeiro. Sua me catlica e seu irmo mais novo tornou se evanglico em 2001 por influncia de vizinhos, seus amigos desde a infncia. Com a fuga de Jeremias seu irmo que continuava residindo com a mulher e o filho na favela se viu em situao vulnervel31 por no dispor mais de recursos financeiros em abundncia e por no ter mais a proteo fsica proporcionada por Jeremias e por seus parceiros32. Foi neste momento que Leleco, irmo recm convertido de Jeremias, sai da igreja e resolve pegar em armas para proteger a si a aos seus familiares. Enquanto isso, Jeremias participava cada vez mais das atividades de uma igreja evanglica presente na favela onde estava escondido. Foi ento que, por uma controvrsia com os traficantes que assumiram o controle da venda de drogas no local, voltou favela para colocar ordem na casa. Um intenso conflito armado se deu at que Jeremias conseguisse estabelecer suas regras e limpar seu nome que estava sendo usado indevidamente para matar e extorquir pessoas, segundo moradores e traficantes entrevistados. A nova ordem estabelecida estava alinhada, ainda segundo estes entrevistados, a ideais e cdigos impregnados da mensagem evanglica. Jeremias retornou favela onde estava escondido e, numa jogada de mdia do governo do estado de ento, foi preso diante das cmaras j convertido e com longas mangas de camisas que buscavam identific lo visualmente com sua nova forma de vida, a vida no Evangelho. Esta priso foi anunciada como a priso do ltimo lder do trfico ainda solto e em atividade. Pouco tempo depois foi liberado e hoje compe um dos mais prestigiados quadros da Igreja Assembleia de Deus dos ltimos Dias33. Reside numa rea muito afasta da de Acari e vive da renda adquirida durante os anos que passou frente do trfico local.
So muitas as histrias locais que falam de famlias inteiras que se mudam da favela quando seus parentes tra ficantes so assassinados ou saem fugidos da localidade. O receio de sofrerem represlias por parte dos bandos armados que assumirem o controle do comrcio de drogas local. 32 Modo comum de tratamento entre os integrantes do trfico. 33 Pastor Marcos Pereira, presidente da ADUD, ficou muito conhecido pelo trabalho evangelstico em presdios e pela evangelizao de traficantes e atuao em mediao de conflitos em favelas. Em um vdeo divulgado no site www.youtube.com, canta uma msica em ritmo de rap num baile funk diante de centenas de pessoas. assim: Pra quem no me conhece eu sou o dono da boca/ Pra quem no me conhece eu sou o dono da boca/ Pra quem no me conhece eu sou o dono da boca/al comunidade, agora eu vou pregar pra galera do Comando, do Terceiro e da ADA/essa boca que tu t uma boca que te engana/vem pra boca do pastor que a boca que te ama/eu vou dar o endereo/se liga, anota a/fica no Jardim do den, So Joo de Miriti/bnos, vitrias e muitas alegrias/ pastor Marcos Pereira da Assembleia de Deus dos ltimos Dias!!.
31

36

plural 15

Da orao de traficante ou sobre a gerao de traficantes ps Jeremias

Os herdeiros de Jeremias no trfico local apresentam hoje, muitos deles, um percurso religioso cristo errante e lanam mo com frequncia de uma gramtica pen tecostal34 para expressar suas crenas, pedidos e aflies. Na agenda pertencente a um traficante local35 de alto escalo dessa hierarquia criminosa possvel observar o franco uso desta gramtica:
S Deus faz a alma Feliz. Meu Deus, quando eu morrer eu quero ir para o Teu reino. Por isso vou me converter e sair do trfico. No sei o dia, mas ainda vou sair do trfico. No quero ser uma alma penada como outros que morreram. JESUS! Se voc tem olho grande ento porque no enxerga Jesus? Senhor meu Deus e meu Pai, Te agradeo por mais um ano de vida porque vida de bandido no fcil. Meu Deus, quero te pedir perdo por todos os meus pecados e tam bm quero Te aceitar como o meu Salvador. Amm. Para Deus, Cristo Jesus.

A percepo (ou desejo) da transitoriedade da vida no crime expressa nessa men sagem, o agradecimento pela proteo alcanada, a promessa/sugesto de converso a Cristo ps vida criminosa, ps acumulao de riqueza no trfico so noes partilhadas por outros integrantes do trfico local. De um bando armado, para usar uma expresso de Machado da Silva (2008), que respeitava os espaos de culto e orao evanglicos, passei a observar um bando que colaborava diretamente na divulgao da Palavra. Nas paredes e muros, antes pintados com santos e entidades do candombl e da umbanda, os traficantes passaram a expor mensagens bblicas, com destaque para os salmos. Foram eles tambm os res ponsveis pelo financiamento para a confeco de outdoors com dizeres como Jesus Cristo o Senhor deste lugar e Os que confiam no Senhor sero como o monte Sio, que no se abala, mas permanece para sempre em pontos estratgicos da favela como a associao de moradores, no primeiro caso, e uma das principais entradas da favela, no segundo.

Expresso cunhada por Novaes (2003: 36) ao tratar da proximidade textual entre as oraes evanglicas pen tecostais e as letras de rap, segundo sua anlise: Estes raps lembram mais as oraes pentecostais do que as rezas catlicas. So falas em que se entremeiam relatos da vida real com evocaes de Deus. A espontaneidade os aproxima da orao pentecostal. 35 A agenda foi encontrada pela Polcia Civil em operao na favela. O contedo foi noticiado no jornal Extra, em 11 de junho 2008, sob o ttulo Traficante Atormentado.
34

2008

37

direita o antigo altar no telhado da Associao de Moradores no qual ficava a imagem de So Jorge sobre seu cavalo. esquerda na foto um dos outdoors financiados pelo trfico local.

Trecho do Salmo 37 pintado pelo trfico no muro de uma casa na favela.

38

plural 15

Este outdoor se encontra numa das principais entradas da favela, nas imediaes da Avenida Brasil.

No contexto de favelas dominadas por traficantes, os espaos de muros e fachadas so utilizados por estes atores sociais como forma privilegiada de comunicar mensagens, demarcar posicionamentos, organizar as atividades rotineiras e sugerir (ou impor) a par tilha de crenas com os demais moradores da localidade. Alm dos muros e outdoors, os traficantes passaram a expressar suas crenas em oraes por eles mesmos elaboradas. Desde o incio do ano um traficante local vem pro nunciando e retransmitindo para mais de quinhentos radinhos36 em poder de traficantes desta e de favelas vizinhas sob o comando da mesma faco criminosa uma orao todos os dias por volta das 5:30 da manh. Observei nesta orao e pela histria de vida de alguns dos traficantes da localidade que eles elaboram snteses pessoais, experimentaes religiosas novas atravs das quais pedem a Deus proteo para a sua comunidade e para os seus parceiros. Alm disso, sinalizam as expectativas em relao s posturas dos demais colegas de atividade criminosa. Assim, a orao ao mesmo tempo um pedido de proteo e bno e uma orientao de conduta para os traficantes locais.
Senhor: Fazei com que a vida torta que eu vivo sirva pra ajudar as pessoas a viver uma vida melhor e direita.
Radiotransmissor muito utilizado nas favelas cariocas pelos integrantes do trfico. Os radinhos so utilizados por traficantes de toda a hierarquia a fim de manterem contato facilmente. No entanto, existem aqueles que so responsveis, ao port los, pela comunicao de entrada, sada e movimentao de pessoas estranhas localidade, da chegada de policiais etc.

36

2008

39

Senhor: Eu te peo, Senhor, que neste dia, nesta manh, como em todos os dias, proteja os trabalhadores que saem agora para o trabalho. Projeta as crianas que saem pra escola. Senhor: Eu te peo proteo para os lderes comunitrios desta comunidade. Que o Senhor ilumine suas cabeas e toque seus coraes e os livre da ganncia e do egosmo e olhem para o bem que busquem o melhor para nossos moradores sofridos e pesados pelos governantes poderosos. Senhor: Eu lhe peo proteo no para mim, mas para meus amigos. Que os livre da morte, Senhor, que eles no sejam mortos covardemente e que no matem nenhum polcia ou inimigo que venham atacar nossa favela. Em nome de Ti, Senhor, s o que peo. Agora vamos orar uma orao que todos conhecem e que serve para todas as religies: Pai nosso que estais no cu.

Tanto os escritos na agenda e a orao de traficante quanto s entrevistas realizadas em campo ajudam nos a perceber que o trfico compreendido, por muitos dos que nele atuam neste conjunto de favelas, como uma passagem, uma estratgia, um meio atravs do qual projetam um futuro na paz e na legalidade. o caso de Cacau, um traficante que atua h 24 anos no trfico local. Ele j foi preso, j trabalhou no mercado informal fazendo gaiolas de passarinho, mas nunca ficou muitos anos longe da atividade criminosa que, segundo ele, seu talento. H alguns anos frequenta semanalmente os cultos da Igreja Universal do Reino de Deus. O contato com a mensagem bblica, como chama, ocorreu na cadeia, mas a opo pela integrao Igreja Universal do Reino de Deus tem relao com sua esposa que frequentadora assdua dos cultos e atividades desta igreja. Vale ressaltar que muitos so os casos, como nos apresenta Missionria Conceio37, de traficantes que j foram evanglicos e de outros que nunca o foram e por influncia de suas mulheres se converteram e largaram a vida do crime.
No culto de quinta feira vem muita mulher de traficante. Elas oram, elas pedem, caem (no cho), a gente ajuda elas. Porque Deus me tirou de l. Eu vivia dentro das bocas de fumo. Eu vivia na Central. Eu vivia dentro de centro de macumba e o Senhor me arrancou do fundo do poo. Ento, eu j vivi dentro do mundo do txico e Jesus me jogou para fazer obra com elas. Elas vm para o culto toda quinta feira, traficante de drogas, a gente ora por eles, caem no cho [] , vm. Muitos deles vm aqui na quinta feira, ns oramos por eles. Eles pen dem: Missionria Conceio, ora por mim. E a gente ora porque a gente no chamado

37

Missionria Conceio integra o corpo de missionrios de uma das igrejas Assembleia de Deus de Acari. Ela faz um trabalho muito popular de evangelizao de traficantes e de suas mulheres no s nesta favela como em diversas outras na cidade do Rio de Janeiro.

40

plural 15

pelo homem, a gente chamado por Deus. E eu nesse ministrio que Deus tem na minha vida mesmo. Esse negcio de trfico eu entrei na obra, eu comecei em misses nessa. Eu vim com o evangelho e Deus me jogou no monte, em Tingu. Ento, Deus me revestiu para essa obra. At o rapaz aqui, o Jeremias. Eu ajudava muito ele em orao, ele aceitou Jesus e tambm foi um trabalho, um fruto das misses.

Nem ele, nem sua esposa so ainda batizados, pois no regularizaram ainda sua situao civil, isto , no so casados formalmente. Segundo Cacau, se tivesse casado j poderia se converter, mesmo atuando ainda no trfico de drogas local. O trata mento que recebe na Universal, segundo ele, o que mais o motiva a estar ali. Em suas palavras:
Por que voc gostou de l? Acho que o tratamento do pastor, dos obreiros que tem o modo delas conversar, no sei se todas elas que tm [] Ah, mais o conforto que eles do. Uma palavra sempre agradando voc. Voc t mal, com algum problema, eles vo te rezar. Tem um tempo ali eles, se voc tiver com problema eles param para conversar. Acabou a reunio e voc pode ir l conversar com eles. Isso a que o bom deles.

Cacau dizimista na IURD e participa, periodicamente, de correntes e campanhas na igreja. Atualmente, o pastor o orientou a contribuir numa campanha com a finalidade de se libertar do Mal que lhe acomete e lhe faz permanecer no trfico de drogas. Depois de tantos anos integrando o trfico local tem status privilegiado, recebendo, por ms, a quantia de dezesseis a 24 mil reais. Cacau relatou, entusiasmado, as mudanas que diz se revelarem em seu comportamento ps integrao IURD local.
No que ir igreja influenciou a sua vida? No sei nem como falar. Porque, tem aquele negcio, voc ta com um problema, ta angustiado e de repente quando tu volta tu volta leve. Aquela carga, aquele peso sai todo das suas costas. Faz diferena no modo da gente conviver. At no modo da gente jogar bola. Qualquer pancadinha que a gente tomava a gente queria brigar. Hoje no mais assim. Toma pancada, pede desculpa e a gente aceita. Cada dia a gente vai aprendendo cada dia mais. [] Aqui na comunidade tem muitos que ta envolvido e que vai igreja todo final de semana. No vai todo dia, mas vai todo final de semana. Duas vezes na semana. Mas vai. J t se libertando. Devagarzinho ta se libertando de tudo. H um tempo atrs o pessoal ia mais na dona Carminha [me de santo do antigo mais conhecido terreiro local]? . Ia na macumba. Terreiro. Hoje, pode ver a na favela aqui se tiver cinco negcios de macumba aqui muito. E no funciona. Desde o Jeremias ele trouxe esse negcio de igreja para c e o prprio aniversrio de gente que t envolvida a culto. Faz culto. Ah, vou te falar, tem muita gente que vive essa vida a, mas no porque quer no. por

2008

41

necessidade mesmo. O pessoal pensa que por safadeza, mas no no. por necessi dade mesmo. Muito lugar que as pessoas vo a pensa: A favela tal isso, a favela tal aquilo, mas chega aqui e v que no nada disso. Tem gente que chega e no quer mais ir embora. J vi muito disso aqui.

Palavras Finais
Tem gente que sai do crime e se entrega religio. Mas tem tambm aquele cara que religioso, vai Igreja e ao mesmo tempo o bandido do pedao. a contradio que rola no mundo (RACIONAIS MCs apud NOVAES, 2003:33).

Muitas so as histrias em campo que revelam os fluxos existentes, das trajetrias no lineares dos sujeitos, das escolhas que no so definitivas. Ou seja, uma vez evang lico, sempre evanglico e uma vez bandido, sempre bandido no so expresses que encontrem sempre eco na realidade social complexa e cheia de idas e vindas, entradas e sadas. Os pertencimentos antagnicos podem ser excludentes, como no caso de ser bandido ou evanglico, mas podem tambm ser relativizados na prtica social fazendo sentido, nestes casos, falar em mltiplos pertencimentos, como no caso de ser bandido e evanglico, ainda que este duplo pertencimento venha acompanhado de limites quanto integrao do indivduo ao corpo da igreja. Observa se, assim, que as novas formas de se comunicar com Deus na modernidade e de expresso da f permitem a experimentao concomitante e a re significao de smbolos referidos a diversas alternativas religiosas, assim como a re significao das prprias prticas criminosas. So vrias, portanto, as formas de aproximao e identificao desses traficantes de drogas com as Igrejas Evanglicas, suas lideranas e membros: alguns buscam igrejas para congregarem mesmo ainda participando das atividades criminosas na favela, fazendo questo de apresentar o quanto em termos morais e, nos termos de Elias (1993), civili zatrios a integrao igreja o afetou. Outros buscam nas igrejas ou na rede evanglica formada por irmos na f uma proteo forte, espcie de fechamento de corpo que, em tempos passados, relatavam encontrar nas religies de matriz africana. A utilizao de uma gramtica pentecostal no significa, necessariamente, uma identificao moral com o meio evanglico. Corresponde, em muitos casos, a uma reli giosidade evanglica difusa, ou nos termos de Droogers (1987), a uma (nova, neste caso) Religio Mdia Brasileira. A utilizao de uma gramtica pentecostal vem se difun dindo em meio aos traficantes afetados pelo crescimento pentecostal nas favelas, pela identidade evanglica de vrios dos seus familiares e/ou da sua prpria. A influncia da passagem pelas prises e o forte contato com missionrios evanglicos nessas condies so ainda fator a gerar tal empatia entre os traficantes e o discurso/gramtica evanglico. No caso de Acari pesa o fato ainda do legado deixado pelo antigo chefe do trfico local ao se converter a uma igreja evanglica neopentecostal.

42

plural 15

Ao longo da etnografia, observei o esvaziamento poltico, social e religioso das lideranas afro nessas favelas. Os traficantes deixaram, em sua maioria, de frequentar os terreiros e adotaram a proteo do Deus dos exrcitos anunciado pelos evanglicos. O ethos38 pentecostal que valoriza a guerra contra o inimigo e a dimenso financeira difun dida pelos evanglicos solidrios Teologia da Prosperidade esto em plena consonncia com o ethos expresso pelos traficantes: guerra, inimigo, dinheiro! As igrejas evanglicas, com destaque para as neopentecostais, possibilitam a aproximao de bandidos de suas redes de solidariedade e proteo ao mesmo tempo que de seus cultos, ritos e atividades. Ficam moralmente confortveis, visto que so tidos como no libertos e por isso no so intensamente culpabilizados por suas aes (MAFRA; PAULA, 2002; ALMEIDA, 2009). Este um ponto importante de anlise a ser melhor explorado noutro trabalho e diz respeito ao deslocamento das fronteiras entre os deuteropentecostais e os pente costais clssicos (MARIANO, 1999). Na disputa por consolidao no campo religioso evanglico cada vez mais competitivo, adaptao a anseios e cosmovises disseminadas na sociedade (refletidas na Teologia da Prosperidade e do Domnio), as fronteiras vm se movimentando e, em alguns casos, at se diluindo, tornando doutrinas, teologias e rituais cada vez mais similares entre as dezenas de denominaes evanglicas existentes hoje. No h nada de contraditrio no movimento de aproximao entre traficantes e evanglicos. As fronteiras que separam esses dois universos so muito fluidas e perpassadas por afetos e parentescos. As rupturas no so sempre necessrias. H muitas continuida des. Sobre isso Sanchis lembra que:
Ao contrrio do que se deveria esperar em termos de rupturas entre membros das mesmas famlias, dos mesmos bairros populares, rupturas acarretadas pelas converses ao pentecostalismo, emergem novas formas de emprstimos, passagens, reinterpretaes, pontes entre universos simblicos e rituais que se reconhecem mutuamente sentido e fora. Relativizao de fronteiras, destas mesmas fronteiras teoricamente afirmadas com tanta radicalidade. (SANCHIS, 1997, p.109.)

A aproximao dos traficantes dos evanglicos, ou melhor, o reconhecimento por par te dos traficantes do lugar que os evanglicos tm como moralmente superiores implica, sustento, a consolidao destes ltimos como uma fora tanto no campo religioso como poltico local. Ou seja, o trfico passa a retroalimentar as igrejas evanglicas no unicamente por aprofundar ou promover sentimentos de insegurana e medo na populao de favela que passou, assim, a buscar cada vez mais nos templos dos mesmos evanglicos amparo espiritual, tese defendida por estudiosos e divulgada amplamente pela mdia. Sustento que a retroalimentao promovida pelo trfico se relacione, pois, ao fato deles mesmos impor
38

Tomo ethos nesse artigo como Geertz (2008) que o explica em termos de uma forma de pensar e agir na rea lidade. Ou seja, o ethos seria uma perspectiva, uma forma de compreender o mundo, de estar no mundo, uma cosmoviso que orienta a ao e o pensamento dos indivduos.

2008

43

tantes agentes de referncia na sugesto (e/ou imposio) de gostos, crenas, expresses e condutas para boa parte dos moradores locais, mesmo para aqueles no integrantes do tr fico empoderarem as lideranas evanglicas (e os fiis desta religio) a partir da admisso da autoridade moral e espiritual que ora eles representam na favela. Esse seria um elemento fundamental na agregao de poder tanto por parte das lideranas criminosas quanto por parte dos evanglicos de forma geral que residem nessas localidades. Sustento, por fim, que o encontro destes poderes em Acari (como em outras favelas na cidade) vm produzindo re equilbrios de poder que afetam a dinmica social local e, qui, supralocal.
Referncias bibliogrficas

AUBRE, Marion. Un neo pentectisme brsilien parmi les populations immigres en Europe de LOuest. Anthropologie x Societs, Qubec, n. 1, vol. 27, 2003, pp.65 84. ALMEIDA, Ronaldo. A expanso pentecostal: circulao e flexibilidade. In: TEIXEI RA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). As religies no Brasil: continuidades e rupturas. Petrpolis: Vozes, 2006. . A Igreja Universal e seus demnios: um estudo etnogrfico. So Paulo: Terceiro Nome, 2009. ALVITO, Marcos. As cores de Acari: uma favela carioca. Rio de Janeiro: FGV, 2001. BELBHARI, Abdelkader; BENCHARIF, Lela; MICOUD, Andr. Difficile visibilit de lislam. cologie dun espace religieux Saint tienne. Les Annales de la recherche urbaine Urbanit et Liens Religieux, Paris, n. 96, 2004. BIRMAN, Patrcia. Favela comunidade?. In: SILVA, Luiz Antnio Machado da (org.). Vida sob cerco: violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. . Imagens religiosas e projetos para o futuro. In: BIRMAN, Patrcia et alli (orgs.). Religio e espao pblico. So Paulo: Attar, 2003, pp.235 255. . Memria, poltica e gesto religiosa do espao: anlise da comunidade de crentes em Proveta, Ilha Grande. In: ALMEIDA, Ronaldo; MAFRA, Clara (orgs.). Religies e cidades: So Paulo e Rio de Janeiro. So Paulo: CEM/CEBRAP, no prelo. BIRMAN, Patrcia; LEITE, Mrcia da Silva Pereira. O que aconteceu com o chamado maior pas catlico do mundo?. In: BETHEL, Leslie (org.). Brasil, fardo do passado, promessa do futuro. Dez ensaios sobre poltica e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, pp.323 348. BLEUZEN, Brigitte. Lengagement social catholique en banlieue. Les Annales de la recherche urbaine Urbanit et Liens Religieux, n. 96, 2004. CARVALHO, Jos Murilo. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. DROOGERS, Andr. A religiosidade mnima brasileira. Religio e sociedade, Rio de Janeiro, n. 2, v. 14, 1987.

44

plural 15

ELIAS, Nobert. O processo civilizador. volume 2: Formao do estado e civilizao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. FERNANDES, Rubem Csar. CIN Censo Institucional Evanglico. Rio de Janeiro: ISER, 1992. . Novo Nascimento: os evanglicos em casa, na igreja e na poltica. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. FRESTON, Paul. Uma breve histria do pentecostalismo brasileiro: a Assembleia de Deus. Religio e Sociedade, Rio de Janeiro, n. 3, vol. 16, 1994. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 [1973]. GIUMBELLI, Emerson Alessandro. O fim da religio. So Paulo: Attar, 2002. JAMES, Genevieve Lerina. Carismacidade: a prevalncia da Igreja Pentecostal/ carismtica na cidade. In: CASTRO, Clovis Pinto de; CUNHA, Magali do Nascimento; LOPES, Nicanor (orgs.). Pastoral urbana: presena pblica da Igreja em reas urbanas. So Bernardo do Campo: Universidade Metodista de So Paulo, 2006. LEITE, Mrcia da Silva Pereira.Entre o Individualismo e a Solidariedade: dilemas da poltica e da cidadania no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n.44, vol.15, 2000. . Violncia e movimentos sociais no Rio de Janeiro. Trabalho apresentado na mesa redonda Violncia urbana, crime e sociabilidade violenta no Rio de Janeiro, Observatrio de Justia: IBMEC/RJ, 2007. LINS, Paulo. Cidade de Deus. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1997. LINS, Paulo; SILVA, Maria de Lourdes da. Bandidos e evanglicos: extremos que se tocam. Religio e Sociedade, Rio de Janeiro, n. 1, vol. 15, 1989, pp.166 173. MACHADO, Maria das Dores Campos. Carismticos e pentecostais: adeso religiosa na esfera familiar. Campinas: So Paulo: Autores Associados: 1996. MAFRA, Clara. A habitao do morro: impresses de moradores de duas favelas do Rio de Janeiro sobre religio e espao pblico. In: Patrcia Birman (org.). Religio e espao pblico. So Paulo: Attar/CNPq/Pronex, 2003, pp.201 220. . Drogas e smbolos: redes de solidariedade em contextos de violncia.In: ALVITO, Alba; ZALUAR, Marcos (orgs). Um sculo de favela. Rio de Janeiro: FGV, 1998. MAFRA, Clara; PAULA, Robson de. O esprito da simplicidade: a cosmologia da Batalha Espiritual e as concepes de corpo e pessoa entre policiais pentecostais cariocas. Religio e Sociedade, Rio de Janeiro, n. 1, vol.22, 2002, pp.57 76. MARIZ, Ceclia. A teologia da guerra espiritual: uma reviso da literatura scio antropolgica. BIB Revista Brasileira de Informao Bibliogrfica em Cincias Sociais, Rio de Janeiro, vol.47, 1999, pp.33 48. . Misso religiosa e migrao: novas comunidades e igrejas pentecostais brasi leiras no exterior. Anlise social, Lisboa, vol. XLIV, 2009, pp.161 188.

2008

45

MAGGIE, Yvonne. Guerra dos Orixs. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1977. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. So Paulo: Loyola, 1999. NOVAES, Regina. Errantes do novo milnio: salmos e versculos bblicos no espao pblico. In: BIRMAN, Patrcia; LEITE, Mrcia (orgs.). Religio e espao pblico. So Paulo: Attar, 2003. . Os escolhidos de Deus: pentecostais, trabalhadores e cidadania. Cadernos do ISER, Rio de Janeiro: So Paulo, n. 19, 1985. . Os jovens, os ventos secularizantes e o esprito do tempo. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). As religies no Brasil: continuidades e rup turas. Petrpolis: Vozes, 2006, pp.135 160. PIERUCCI, Antnio Flvio. Cincias sociais e religio a religio como ruptura. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). As religies no Brasil: continui dades e rupturas. Petrpolis: Vozes, 2006. SANCHIS, Pierre.O campo religioso contemporneo no Brasil. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (orgs.). Globalizao e religio. Petrpolis/Porto Alegre: Vozes/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. SILVA, Luiz Antnio Machado da. Vida sob cerco: violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. SILVA, Luiz Antnio Machado da; LEITE, Mrcia Pereira. Violncia, crime e polcia: o que os favelados dizem quando falam desses temas?, Sociedade e Estado, n. 3, vol.22, 2007, pp.545 591. SIMES, Soraya Silveira. Cruzada So Sebastio do Leblon: Uma etnografia da moradia e do cotidiano dos habitantes de um Conjunto Habitacional na Zona Sul do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). ICHF/UFF. Niteri, 2008. SHAULL, R; CESAR, Waldo. Pentecostalism and the future of Christian churches. Grand Rapids: Eerdmans, 2000. VIELLARD BARON, Herv. De lobjet invisible la prsence ostensible? Lislam dans les banlieues. Les annales de la recherche urbaine urbanit et liens religieux, n. 96, 2004. VITAL DA CUNHA, Christina. Evanglicos em ao nas favelas cariocas: um estudo scio antropolgico sobre redes de proteo, trfico de drogas e religio no Com plexo de Acari. Tese (Doutorado). PPCIS/UERJ. Rio de Janeiro, 2009. . Referendo das Armas: propaganda televisiva e percepes da populao. Comunicaes do ISER, Rio de Janeiro, n. 62, ano 25, 2006. ZALUAR, Alba. A mquina e a revolta: as organizaes populares e o significado da pobreza. So Paulo: Brasiliense, 1985.

46

plural 15

Anda mungkin juga menyukai