Anda di halaman 1dari 1

Sexta-feira, 26 de junho de 2009

Geral
So Valrio do Sul

5
Fsica para todos em So Valrio do Sul No dia 24 de junho, no turno da manh,
junto ao Ginsio de Esportes, alunos e professores de 4 a 8 sries participaram de Oficinas Pedaggicas de Matemtica e Fsica e estiveram interagindo com jogos didticos e recreativos atravs do Projeto Fsica para todos. Foram momentos de lazer e cultura, proporcionados por profissionais da UNIJUI e coordenados pela Acadmica de Matemtica Solange Licks. A SMECTD de So Valrio do Sul agradece a presena dos municpios de Chiapetta, Inhacor e So Martinho que tambm estiveram participando deste evento.

Festa Junina Municipal


Na ltima sexta-feira, dia 19, aconteceu a Festa Junina Municipal promovida pela SMECTD em parceria com os CPMs das Escolas Municipais e Estaduais. Na mesma ocasio ocorreu o 2 Sorteio da 7 Edio do Bolo de Prmios. Foi uma bonita festa com muito quento, pipoca, p-de-moleque, pescaria, cachorro-quente e dana com a animao do Musical Universo de Horizontina. Ressalta-se a apresentao artstica que abrilhantou a noite: a quadrilha junina formada por professores, funcionrios e equipes diretivas das escolas que assumiram com grande desenvoltura a encenao desta tradicional dana. Parabns a cada um que colaborou para a realizao desta apresentao, desafiando-se e dando o melhor de si para o sucesso do coletivo, representando a educao com qualidade e entusiasmo. A SMECTD agradece a presena de todos e tambm a colaborao que tiveram por parte da comunidade escolar na organizao da decorao e dos quitutes juninos. Com muito carinho fazemos um agradecimento a COOPERVALRIO pelo patrocnio. Agradecemos tambm aos CPMS pela colaborao na aquisio dos prmios da pescaria. E com muita alegria parabenizamos os ganhadores do Bolo de Prmios por tambm valorizarem nosso comrcio local comprando em So Valrio do Sul.

Polticas Pblicas para Educao Bsica


Dana da Quadrilha com os Professores e Funcionrios de Educao

Incluso tema de formao na rede municipal de So Valrio do Sul


A SMECTD de So Valrio do Sul promoveu o encontro com professores da rede municipal e estadual de ensino no dia 17 de junho, nas dependncias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joo XXIII. Esta referida formao continuada, que desenvolveu a Oficina Pedaggica Incluso Educacional, est no contexto do Programa A unio faz a vida, uma parceria entre Secretaria Municipal de Educao e a Sicredi, pois a cooperao o grande princpio da incluso. A abordagem da temtica Incluso Educacional foi ministrada pelo ProfessorMestrando da Setrem, Moacir Juliani, tratando questes referentes ao princpio da diversidade, questes de excluso, questes de incluso responsvel, sujeitos e processos envolvidos, professores, governo, famlia, especialistas, redes de apoio, metodologias de ensino e avaliao, remoo de barreiras fsicas e de atitudes. Estiveram prestigiando a formao a Secretria de Educao e Pedagoga Linia Maria Padilha Machado, Presidente do Conselho Municipal de Educao Isaura Gonzatto e o Presidente da Sicredi Alcides Bandeira.

Professor Moacir Juliani, Diretor Idlio Speroni, Secretria de Educao Linia Machado e Presidente do Sicredi Alcides Bandeira

Professor Moacir durante a oficina pedaggica com Professores da Rede Municipal e Estadual

No dia 18 de junho, realizou-se nas dependncias da Secretaria Municipal de Educao, uma importante reunio com a finalidade de Organizao da Conferncia Nacional de Educao, que estar acontecendo no dia 26 de junho no municpio de Santo Augusto. Representantes de So Valrio do Sul estaro participando com um grupo significativo: Bregite do Esprito Santo e Teresinha Bender representando os professores, Jairo do Esprito Santo e Denise Rodrigues representando os pais, Gislaine Hermann representando o CPERGS municipal, Eva Talhermer representando o Conselho Tutelar, Elisa Galiotto e Simoni Fucilini representando os diretores, Isaura Gonzatto representando o Conselho Municipal de Educao, Elisiani de Moura representando a Coordenao Pedaggica e Slvio Kondra representando o Poder Legislativo na Comisso de Educao. Esta conferncia tem por finalidade a discusso sobre as Polticas Pblicas para a Educao Bsica que estar sendo contemplado no Plano Nacional de Educao, priorizando a qualidade do ensino.

So Valrio do Sul contrata Profissionais para a Sade


A Secretaria da Sade do municpio de So Valrio do Sul contratou no ms de maio, o mdico Joey Edinho Webers para atuar na realizao de visitas domiciliares. O profissional foi contratado em carter temporrio e ir executar uma carga horria de 20 horas semanais. O profissional era uma necessidade do municpio e vai trabalhar exclusivamente para realizao de visitas domiciliares para suprir uma necessidade do Programa Sade da Famlia complementando os trabalhos desenvolvidos por outro 40 horas que o municpio j possui. Segundo Jean Pierre Chassot, Secretrio Municipal de Sade, a contratao desse mdico representa o incio da operacionalizao de um programa de atendimento bsico da Sade. Nossa meta reestruturar as unidades de sade a fim de descentralizar o atendimento, explica. Com isso, a inteno do Municpio diminuir a demanda livre nas Unidades de Sade, viabilizando os servios de sade nas casas das pessoas, junto s famlias. Jean Pierre enfatiza ainda que a Secretaria Municipal de Sade conta a partir desta semana com a insero de mais um profissional na equipe tcnica, pois foi contratada emergencialmente uma Fisioterapeuta para suprir as necessidades da populao, seja na realibitao dos pacientes como na preveno de algumas doenas relacionadas. O secretrio ainda ressalta, que o Mdico da Famlia no visa somente o atendimento de doenas. Somos responsveis tambm por ajudar a orientar e influenciar nos valores das pessoas. Em minha experincia no municpio, verifiquei que somos referncia, as pessoas sabem que iro ter acompanhamento do caso. Em quatro anos de trabalho enfocamos tambm outras atividades como grupos de caminhada, planejamento familiar, entre varias outras aes que beneficiam a populao saovaleriense que tem a sade do municpio como referncia outras esferas, afirma o secretrio. E continua, dizendo que muito se discute sobre a forma mais eficaz e segura de tratamento e, para isso, criamos programas de sade em todas as dimenses, e sugere, que ao invs dos mdicos se especializarem em problemas do corao, do sangue, psiquitricos, etc..., devessem ser conhecedores gerais do corpo humano, se preocupando com a pessoa tambm e no apenas com a doena, destacando sobre a humanizao do atendimento que em So Valrio do Sul destaque e levado muito a serio pela equipe, e evidenciado pelo Encontro Estadual de Humanizao: autonomia e protagonismo dos sujeitos na consolidao do SUS realizado em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de Junho na qual o municpio foi expositor de trabalhos relacionados aes ligadas humanizao no Estado.

Secretrio de Sade adverte sobre maus tratos contra idosos


Aposto que muitos cuidadores e familiares esto se perguntando como algum pode praticar atos que possam resultar em maus tratos para com os idosos! Infelizmente, maus tratos em idosos podem ser mais comuns do que se possa imaginar. E o que mais dramtico: os principais causadores dos maus tratos esto dentro de casa, das instituies asilares ou dos hospitais! Maus tratos todo ato, nico ou repetitivo, ou at omisso velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incmodo. Atualmente, uma das formas mais comuns o abuso financeiro ao idoso. Explico: explorao imprpria e ilegal ou uso no consentido de seus recursos financeiros. o uso ilegal e indevido, apropriao indbita da propriedade e dos bens financeiros, falsificao de documentos jurdicos, negao do direito de acesso e controle dos bens, administrao indevida do carto do segurado do INSS. Um fato muito comum o emprstimo por consignao que descontado do benefcio do INSS. Muitos avs e avs so obrigados a fazer emprstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o oramento familiar. O abuso psicolgico, a violncia psicolgica e a violncia fsica so os retratos mais tristes e inaceitveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador que o principal agressor , na maioria das vezes, um familiar! Mandar calar a boca, gritar e ameaar so alguns dos exemplos de violncia psicolgica. J a violncia fsica pode ser expressada tanto pela agresso propriamente dita. O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligncia tambm so formas de maltratar os idosos. a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentao, os medicamentos, a higiene, a mordia e a proteo econmica devida. Tambm envolve situaes em que no se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes. Muitas vezes pode acontecer por um gesto impensado, mas tambm h casos de aes premeditadas de agredir sistematicamente o idoso. Algumas outras causas, dentro de casa, que podem gerar os maus tratos: como relao desgastada na famlia e incapacidade do cuidador de oferecer cuidado adequado. Para o nosso familiar e cuidador que est lendo este artigo, oferecemos algumas dicas para ajudar a evitar que isto acontea em sua casa: Em primeiro lugar, reconhecer que o idoso dependente tambm cidado e tem assegurados todos os seus direitos pelo Estatuto do Idoso. Entender que maus tratos existem! Aprender a buscar ajuda para melhorar o cuidado. Sempre refletir diariamente sobre seus atos ao cuidar do idoso dependente, procurando alguma falha que esteja ocorrendo, e que no futuro, possa evoluir para uma situao de maus tratos. Denunciar maus tratos, seja em casa ou na comunidade. Procurar as redes de apoio existentes em sua cidade ou estado, tipo conselhos municipais de idosos, ouvidoria do municpio, delegacia ou promotoria.

Secretrio com equipe realizando visita junto comunidade de So Valrio do Sul, acompanhado do Mdico Joey, Tc. de Enf. Joclia e ACS Rosani

Anda mungkin juga menyukai