Anda di halaman 1dari 10

OFICINAS EM SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA METODOLGICA PARA O ENSINO DE POLIEDROS REGULARES Raimundo Otoni de Melo Figueiredo Coordenador

Intitucional do PIBID/CAPES/MEC otoni.ifpa@gmail.com Sandra Regina Figueiredo de Miranda1 EEEFM Coronel Sarmento/SEDUC sandramir2005@yahoo.com.br Maria Lcia Pessoa Chaves Rocha Coordenadora Financeira do PIBID/CAPES/MEC mlpcrocha@ibest.com.br Paulo Sergio Rabelo de Souza Coordenador do Curso de Graduao paulosrs@globomail.com Nazareno Messias Amoras Magina omessias_@hotmail.com Dnilson Silva Braga dnilsombraga@hotmail.com Resumo: Este artigo socializa as aes desenvolvidas pelo grupo de Matemtica que atua na EEEFM Coronel Sarmento, localizada no Distrito de Icoaraci, Belm Par, parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao a Docncia PIBID/IFPA. A pesquisa foi desenvolvida com aplicaes de oficinas em sala de aula, utilizando rgua, compasso e transferidor, alm de materiais manipulveis, confeccionados pelo grupo de matemtica e alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Mdio. O contedo abordado foi Geometria Plana e Espacial. Inicialmente, apresentamos trs vdeos da TV Escola: Mo na Forma, onde foram apresentados trs episdios: Os slidos de Plato; Quadrado, cubo e companhia e (3, 4, 5) e o pentgono. Foram ministradas trs oficinas: Os Poliedros de Plato e a Relao de Euler, Construindo o tringulo equiltero com rgua e compasso e a composio do Hexgono regular. e Figuras Espaciais Planificadas (Prismas e Pirmides) montando slidos e desenvolvendo suas frmulas. Na pesquisa, observamos que ao incentivar o educando atravs de construes, manipulaes de materiais e depois lev-lo a entender o sentido da formalizao trouxe avanos considerveis para a compreenso dos conceitos e interesse pelo contedo ministrado, havendo maior concentrao dos alunos na busca da soluo dos problemas propostos. Palavras-Chave: Matemtica, Geometria; Poliedros; Oficinas. Professora Supervisora do Subprojeto de Matemtica PIBID/CAPES/MEC.
A escola Coronel Sarmento uma das cinco escolas atendidas pelo PIBID.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 1

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

1. Introduo A proposta deste artigo socializar as atividades desenvolvidas pelo grupo de Matemtica que atua na EEEFM Coronel Sarmento e que composto pela supervisora do subprojeto de matemtica e trs bolsistas. O Projeto Cincias e Ao II do PIBID tm como objetivo principal proporcionar aos bolsistas do PIBID/IFPA uma qualificao que lhes permita adquirir habilidades e competncias para o desenvolvimento de atividades coletivas e interdisciplinares que favoream o aprimoramento de metodologias de ensino inovadoras e a valorizao do magistrio, por meio de uma parceria entre o IFPA e as Escolas Pblicas parceiras. Em nossa escola o Projeto foi implantado em 2009, com as disciplinas Matemtica, Fsica, Qumica, Biologia e Geografia, tendo duas supervisoras pertencentes disciplina de Matemtica e Qumica. Em 2012, o grupo de Matemtica trabalhou com as realizaes de oficinas, alm das aulas ministradas pela supervisora, no horrio regular. O contedo curricular da disciplina de Matemtica para o terceiro ano do Ensino Mdio segue o programa exigido pela Universidade Estadual do Par (UEPA) e a matriz de referncia do Exame Nacional do Ensino Mdio - ENEM. Uma novidade este ano na universidade estadual foi incluso do estudo de polinmios no terceiro ano regular e o contedo de Geometria Espacial entrar na grade do segundo ano. Dessa forma, nossos trabalhos iniciais foram norteados por esses contedos.

2. O Desenvolvimento da pesquisa Em setembro de 2012, comeamos o planejamento das aes que deveriam ser desenvolvidas. O assunto a ser trabalhado foi geometria espacial. Em reunio com o Coordenador de rea do Subprojeto de matemtica, foi solicitado que os bolsistas pesquisassem vdeos para serem apresentados s turmas, de acordo com o item 10, do edital Aes previstas: Realizao de sesses de vdeos de cincias e matemtica para alunos das escolas pblicas visando divulgao cientfica e o estmulo cientfico aos alunos dessas escolas. (EDITAL n, 001/2011/CAPES, Anexo II). Foi escolhido o vdeo da TV Escola intitulado: Mo na Forma que tem como objetivo: trazer a Geometria encontrada na natureza para dentro das aulas de Matemtica, tornando-a agradvel e compreensvel (TV Escola, 2011). As regras Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 2

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

geomtricas so manuseadas por meio de brincadeiras e exemplos prticos, alm do constante estmulo observao de tudo que nos rodeia: prdios, paisagens urbanas, animais e plantas, possibilitando a visualizao de regras matemticas, como o Teorema de Pitgoras. Foram escolhidos trs episdios da srie: Os Slidos de Plato, onde encontramos a relao que os gregos estabeleceram entre o mundo e as formas geomtricas. O segundo episdio: Quadrado, Cubo e Cia., mostrou-nos como os projetos de engenharia se utilizam largamente dos ngulos retos. E o terceiro: 3, 4 e 5 e o Pentgono comea num jogo de futebol e enfatiza a forma da bola, que contm pentgonos na sua composio. A partir desta situao mostrado, de forma muito bem detalhada, como se pode construir um pentgono atravs de um n, numa fita de papel e como este pode ser utilizado para o molde na construo do dodecaedro, numa aula de matemtica. Na aula prtica, foi mostrado como os alunos podem fazer as construes, utilizando materiais simples. Mostrou ainda, como as estruturas esfricas so construdas; como os pentgonos aparecem nas flores e nas frutas e, a relao urea a partir do pentgono. A relao 3, 4 e 5 do tringulo retngulo de Pitgoras foi investigada nos slidos platnicos. Durante esta investigao, so enfatizados os elementos externos dos poliedros que so as faces, os vrtices e as arestas desses slidos.

3. As Oficinas de Matemtica

Da proposta apresentada no vdeo, foram criadas trs oficinas com o intuito de ensinar geometria espacial de forma ldica e mais prazerosa. As turmas escolhidas para esse trabalho foram os dois segundos anos, um da manh e o outro da tarde, alm dos trs terceiro anos: dois da manh e um da tarde. A primeira oficina foi intitulada: Os Poliedros de Plato e a Relao de Euler, onde apresentamos o vdeo: Mo na Forma. Fez-se uma discusso dos assuntos apresentados no vdeo, entre eles Os Poliedros de Plato.
No trabalho de Plato, Timeo misticamente associa os quatros slidos mais fceis de construir: o tetraedro, o octaedro, o icosaedro e o hexaedro. Com os quatros elementos primordiais de todos os corpos materiais o fogo, ar, gua e terra. Contorna-se a dificuldade embaraosa em explicar o quinto slido, o dodecaedro, associando-o ao Universo que nos cerca (NUNES, 2011, apud EVES, 2004, p.114)

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 3

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Na oficina, tambm foi abordado relao de Euler: O Teorema de Euler, descoberto em 1758, diz que se um poliedro tem V vrtices, A arestas e F faces ento V A + F = 2 (LIMA, 1991, p.69). A oficina foi bem interessante, pois deu nfase no conhecimento sobre as faces (so polgonos), os vrtices (so pontos) e as arestas (segmentos de retas), ou seja, lados dos polgonos que se unem para formar o poliedro. Aps a exibio do vdeo foi apresentado um exerccio terico baseado no assunto abordado pelo mesmo. Os alunos responderam a partir dos conhecimentos adquiridos por meio do vdeo ou por suas noes intuitivas de geometria plana e espacial. Essa atividade foi desenvolvida para ter-se uma anlise prvia dos conhecimentos dos alunos a respeito do assunto. A segunda parte da oficina foi um convite para a turma por a mo na massa, os estudantes apresentaram um grande interesse para construo dos slidos geomtricos aps a visualizao dos mesmos j feitos (Figura 1) e observaram que ao construrem os slidos algumas propriedades surgem, por exemplo: os lados de um polgono regular formaro a aresta do slido quando forem agrupados no espao dois a dois. Ferreira (2010, apud LORENZATO, 2008) comenta sobre as possibilidades da utilizao de materiais concretos suscitarem questionamentos que, de outra forma, poderiam no surgir. Alm disso, o autor ressalta que esses questionamentos, quando discutidos e solucionados coletivamente, proporcionam um aprendizado maior, mais interativo e significante para o aluno. Percebendo essas propriedades os alunos foram estimulados no a decorar frmulas, contudo a descobrirem como elas surgem a partir de construes feitas por eles mesmos. Esse mtodo didtico prope com que os estudantes percebam que a matemtica no algo esttico e sem significado prtico. Isso nos remete a um dos conceitos de Paulo Freire: A educao, portanto, implica uma busca realizada por um sujeito que o homem. O homem deve ser sujeito de sua prpria educao. No pode ser o objeto dela... (FREIRE 1982, p. 28).

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 4

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Figura 1. Poliedros A proposta de se trabalhar o contedo de geometria espacial por meio de oficinas foi bem aceito pelas turmas, principalmente no momento de confeco dos poliedros. Os materiais utilizados foram: papel carto colorido, ligas coloridas, tesoura, rgua, lpis e borracha. A classe foi dividida em equipes e cada uma ficou com um tipo de slido para construir, s no foi feito o icosaedro, pela quantidade de faces, vinte no total. Durante a confeco, eles construiram e descobriram como diferenciar o conceito de polgonos do conceito de poliedros. De acordo com Mendes (2009), o uso de materiais concretos no ensino da Matemtica uma ampla alternativa didtica que contribui para a realizao de intervenes do professor na sala de aula A segunda oficina foi de geometria plana: Construindo o tringulo equiltero com rgua e compasso e a composio do Hexgono regular. Nessa atividade foi preparada uma apostila que tinha os comandos para a construo do tringulo equiltero. Normalmente no feito esse tipo de trabalho no ensino fundamental e muito menos no Ensino Mdio, isso faz com que o aluno comece a perder esse desenvolvimento cognitivo oriundo da geometria por falta de tcnica que o levem ao raciocnio dedutivo. Atentos ao cuidado com essa tcnica de desenhos geomtricos com rgua e compasso podemos enumerar as fases do trabalho: construo de um tringulo equiltero com rgua e compasso, enumerao de caractersticas desse tringulo, clculo de rea, desenvolvimento de frmula e ampliao do conceito de composio de figuras planas. Aps a construo do tringulo (Figura 2), foi solicitado que eles identificassem alguns elementos como: lados, altura e ngulos (usando o trasnferidor). Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 5

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

. Figura 2. Construo do Tringulo Equiltero Na construo do tringulo, cada aluno escolheu um tamanho de segmento que seria o lado do polgono. Aps a construo eles acharam o ponto mdio de AC e traaram a altura CD. Nosso objetivo era chegar na deduo da frmula da altura e rea desse tringulo. Partimos do conceito de rea para qualquer tringulo (DOLCE, 2005, p.317) . Primeiramente, pedimos que eles calculassem a rea do 1 tringulo utilizando a rgua para determinar o ponto mdio do segmento e AB e em seguida achar a altura, assim calculando a rea. Nossa provocao era mostrar que: com o instrumento (rgua) poderamos calcular a rea sem problemas, mas nos concursos que eles realizariam isso no seria possvel, assim, precisvamos formalizar esse conhecimento de forma que servisse para o clculo de qualquer tringulo equiltero. Foi solicitado aos grupos que discutissem uma maneira de resolver o problema, por conscidncia, alguns alunos comearam obsevar as respostas dos colegas quanto a determinao da altura surgindo a seguite observao: A altura difere do tamanho do lado em 0, 5 cm, ento, se soubermos o lado deveremos diminuir esse valor e teremos a altura do tringulo equiltero, da, eles concluiram que se soubessem a altura e

quisessem o lado era s somar esse valor. Essa discusso foi bem interessante pois eles queriam provar que estavam certos e isso gerou uma nova proposta de pesquisa para provar ou refutar a teoria que eles acabavam de descobrir. Esse trabalho ser desenvolvido posteriormente com esse grupo que est motivado a encontrar respostas para essa questo. A partir da discusso de como formalizar o clculo da altura do tringulo equiltero, realizamos a demonstrao com o auxlio do Teorema de Pitgoras (Figura 3) e tambm utilizando a trigonometria no tringulo retngulo para chegarmos a frmula

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 6

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

(DOLCE, 2005, p.239). Aps deduzirmos a frmula do tringulo substituimos o valor de em e assim mostrar a frmula da rea do tringulo equiltero.

Figura 3. Frmula da altura e rea do Tringulo Equiltero Esse momento da oficina foi muito importante, pois evidenciamos uma compreeno maior, por parte do aluno, no momento da demonstrao. O caminho percorrido no desenvolvimento dos trabalhos foi satisfatrio, pois de acordo com os Parmero Curriculares do Ensino Mdio: As habilidades de visualizao, desenho, argumentao lgica e de aplicao na busca de solues para problemas podem ser desenvolvidas com um trabalho adequado de Geometria, para que o aluno possa usar as formas e propriedades geomtricas na representao e visualizao de partes do mundo que o cerca. Na segunda parte, foi distribudo um pedao de papel carto s equipes onde eles deveriam construir outro tringulo equiltero utilizando rgua e compasso para depois recortar a figura. Foi solicitado que eles posicionassem o tringulo no verso da apostila, fizessem o contorno do molde e girassem em torno de um dos vrtices, repetindo esse processo at verificar que figura seria formada. Nessa experincia, foi possvel ver a satisfao de muitos alunos pelo simples fato de se conseguir construir o tringulo. Quando foi solicitado com que eles construissem o molde em papel carto, os mesmos puderam verificar um sentido prtico da construo do tringulo, e muitos associaram esse fato construo dos poliedros como o tetraedro e o octaedro. Como fazer um molde de tamanhos diferentes para construir esses poliedros? Essa pergunta surgiu entre alguns alunos e, desse modo, foi sugerido para que cada grupo elaborasse um relatrio do que foi aprendido nas oficinas at aquele momento. Como enfatiza Mendes, 2009: As atividades com material concreto tm uma estrutura Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 7

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

matemtica a ser redescoberta pelo aluno que, assim se torna um agente ativo na construo do prprio conhecimento matemtico. Essa ltima etapa da oficina pedia que eles encontrassem uma frmula para calcular a rea do hexgono regular, uma vez que tnhamos realizado a deduo da frmula da rea do tringulo equiltero da o ficina. O uso de rgua, compasso e transferidor podem parecer at obsoletos para alguns, todavia, o uso em sala de aula pode apresentar-se como fonte de estmulo, pois , anteriormente, na primeira parte

desenvolve habilidades de observao e percepo das relaes entre as representaes e caractersticas das figuras planas nos desenhos, e uma habilidade citada nos PCNs do Ensino Mdio Utilizar corretamente instrumentos de medio e de desenho. Esse recurso, em sala de aula , estimula o aluno a tornar-se mais participante. A terceira oficina ministrada foi Figuras Espaciais Planificadas (Prismas e Pirmides), montando slidos e desenvolvendo suas frmulas. Essa oficina foi desenvolvida em equipes de cinco alunos, para cada grupo foi entregue cinco figuras planificadas em papel A4 colorido, cola, tesoura, rgua, lpis e borracha. Para no haver a simples repetio de informao entre as equipes, tomamos o cuidado de diversificar os slidos planificados entre as equipes, utilizamos prismas, pirmides e quatro poliedros regulares. Cada aluno montava seu slido (Figura 4) e depois calculava a rea e o volume do slido que montou, na finalizao o grupo precisava responder um quadro dando o nome da figura, nmero de arestas, vrtices e faces. Essa etapa finalizava o processo de construo das primeiras oficinas. Em uma das turmas da tarde fizemos o trabalho no laboratrio de informtica utilizando a pesquisa na internet, cada vez que os grupos tinham dvida sobre alguma frmula, como a do tetraedro ou do octaedro que no so muito usadas. Mas rea de prismas e pirmides, eles conseguiram desenvolver com muito xito. Observamos a integrao entre as equipes e o esforo em cada um conseguir realizar sua tarefa. Nossa inteno no desenvolvimento deste trabalho era apresentar o contedo de geometria espacial de maneira a estimular a construo do conhecimento matemtico pelo aluno.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 8

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Figura 4. Montagem do tetraedro 4.Consideraes Finais Em geral, o uso de instrumentos como: rgua, compasso e transferidor ainda so pouco utilizados nas aulas de matemtica pelos professores. Esses instrumentos so materiais necessrios para o ensino da geometria e podemos dizer que so tecnologias simples para o conhecimento geomtrico e tambm aos chamados instrumentos de desenhos, como materiais manipulveis. Em grande parte, os contedos de matemtica que envolve a utilizao de frmulas apresentam grande dificuldade de entendimento por parte do aluno, e por parte do professor em encontrar estratgias de apresentao do contedo. A demonstrao quase sempre abandonada, pois o educador no v relevncia em faz-la, por outro lado, o aluno, na grande maioria das vezes, tem grande dificuldade em entender. Em nossa pesquisa, observamos que incentivar o educando atravs de construes, manipulaes de materiais e depois lev-lo a entender o sentido da formalizao trouxe avanos considerveis. Nosso trabalho est sendo desenvolvido com cinco turmas, em todas tivemos respostas favorveis, principalmente porque com o projeto PIBID, o grupo de matemtica pode adquirir todo material para esse trabalho, dessa forma, todos os alunos tm acesso ao material pedaggico utilizado nas oficinas, no ficando nenhum aluno disperso. Esse fator extremamente relevante para o desenvolvimento dos trabalhos em classe. 5.Referncias BRASIL PCN + ENSINO MDIO: Orientaes Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias / Secretaria de Educao Tecnolgica Braslia: MEC; SEMTEC, 2002.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 9

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

________Programa Institucional de Bolsa de iniciao Docncia PIBIB - EDITAL n001/2011/CAPES, Anexo II. Detalhamento do subprojeto licenciatura Plena em Matemtica. DOLCE, Osvaldo. POMPEO, Jos. Fundamentos da Matemtica Elementar 9:geometria plana. So Paulo. Atual, 2005. FERREIRA, Claudete. SANCHES, Denise. CARDOSO, Flvia, VECCI, Telma. O uso de materiais manipulveis em aulas de matemtica. II Simpsio de Nacional de Ensino de Cincia e Tecnologia. Artigo 33.Paran, 2010. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. MENDES, Iran. Matemtica e investigao em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. So Paulo. Livraria da Fsica, 2009. LIMA, Elon.Meu Professor de Matemtica e outras histrias.Rio de Janeiro. SBM, 2011. PAIVA, Manoel. Matemtica Paiva. 1.ed So Paulo: Moderna,2009. Wagner, Eduardo. Uma introduo s construes Geomtricas. Disponvel em: http://www.obmep.org.br/export/sites/default/arquivos/apostilas_pic2010/Apostila8construcoes_geometricas.pdf. Acesso em: 05 out. 2012. TV Escola: Mo na Forma Programa 1: Os slidos de Plato. Programa. Disponvel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?item_id=4816&option=com_zoo&view=item>. Acesso em: 08 out. 2012. ________ Mo na Forma Programa 3:Quadrado Cubo e Companhia. Disponvel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4820> Acesso em: 08 out. 2012. ________ TV Escola Mo na Forma Programa 4: (3, 4, 5 ) e o Pentgono. Disponvel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4823> Acesso em: 08 out. 2012. ________TV Escola. Dicas Pedaggicas. Disponvel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=639> Acesso em: 10 out. 2012.

Anais do XI Encontro Nacional de Educao Matemtica ISSN 2178-034X Pgina 10

Anda mungkin juga menyukai