Anda di halaman 1dari 30

Dossi

RESUMO Nesse trabalho, a partir da perspectiva da Psicanlise e Educao, abordaremos as cerimnias mnimas como dispositivo aceito para a interveno e a pesquisa clnico-social, operador metafrico que nos permite criar condies de possibilidade subjetivantes em diferentes cenrios sociais, escolares, institucionais, comunitrios. Descritores: psicanlise; educao; prticas socioeducativas.

CERIMNIAS MNIMAS1

Mercedes Minnicelli

Introduo

esse trabalho abordaremos as cerimnias mnimas como um dispositivo adequado para a interveno e a investigao clnico-social, um operador metafrico que nos permite criar condies de subjetivao em diferentes cenrios sociais, escolares, institucionais e comunitrios. Consideramos esse tema em tempos turbulentos para pensar a socializao e a educao das novas geraes. Tempos em que a violncia se manifesta em toda parte de forma pura, sem um fim e sem sentido. Tempos em que as novas geraes refletem especularmente o mundo em que vivemos e tornam-se eco e carne dessas perspectivas, que, pretendendo ser silenciadas, operam suprimindo a subjetivao. A partir de algumas vinhetas interessa-nos ilustrar como possvel fazer com que o dito fale, re-

Psicanalista. Doutora em Psicologia. Diretora da Rede Interuniversitria Interdisciplinar INFEIES (Estudos e Pesquisas psicanalticas e interdisciplinares em Infncia e Instituio(es). Docente e pesquisadora da Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional de Mar del Plata Argentina.

294 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
criando novas significaes e uma mudana de posio dos adultos em e pelas cerimnias mnimas, frente aos ditos e feitos que se apresentam cotidianamente em diversos cenrios (educativos, sociais, jurdico-institucionais). Sabemos que as causas de certas formas de apresentao do mal-estar contemporneo so muitas e variadas, e no podem ser determinadas pela simples relao linear de causa e efeito. por isso que, em vez de nos debruarmos sobre as causas, nesse trabalho, a partir de uma perspectiva psicanaltica, interessa-nos a promoo de efeitos socioeducativos possveis, especialmente nos tempos em que estamos imersos (e conosco, nossas crianas e jovens) em uma festa social, cultural e econmica, presidida por um discurso generalizado que promove o sem-limites-como-fora-de-leisem-lei. Quando operamos um recorte e nos detemos em um dito2 que enuncia um mal-estar, estamos pontuando o devir do discurso, ao delimitar um enunciado que nos permite produzir operaes discursivas frente ao que se repete sem cessar e sem ser registrado, nem escutado, tanto pelo desconforto que gera, como pelos efeitos de-sujetivantes que produz. A operao discursiva possvel se se faz do dito, outros dizeres. A pergunta a chave que habilita operaes de linguagem. A expresso do mal-estar nos fala de adultos, muitas vezes perplexos, sejam eles professores ou especialistas, tambm corre o risco de recorrer a frmulas pseudocientficas mercantis para silenciar o que ferve pulsionalmente de modo descontrolado, limitado apenas por aes. Perplexidade que inibe a possibilidade de fazer algo diferente com o que parece de abordagem duvidosa, caindo na armadilha de um crculo vicioso que nos interessa e podendo sofrer a interferncia de cerimnias mnimas criadoras de condies de possibilidades subjetivantes. Os ditos que enunciam o mal-estar expressam que ali mesmo est o por fazer-se, que sempre parte do questionamento do estabelecido, permitindo o jogo significante e a criao de outras alternativas que contam com fundamentos tericos da psicanlise e que se nutrem da contribuio de outras disciplinas sociais. As vinhetas clnicas que apresentamos nomeiam o mal-estar. Foram recortadas em nossas experincias clnico-institucionais, por meio das quais identificamos efeitos socioeducativos possveis, promotores da sustentao do lao social.

295

Nossas pesquisas e experincias do-nos claras provas do modo com que esse possvel se habilita ao oferecer alguma forma de resistncia ao que se apresenta como inexorvel. Reforamos a ideia freudiana sobre o impossvel de educar, analisar e governar, ou seja, ainda que no possamos garantir os resultados antecipadamente, por si s e sem garantias, no podemos renunciar tarefa de educar, analisar e governar. Trata-se de reestabelecer o aprs-coup da experincia, a anlise posterior, sua reconstruo minuciosa, sua narrativa em dilogo com os outros, para encontrar pistas significantes, formas discursivas repetidas que nos indiquem o caminho que permite a pergunta. A partir dessa posio, consideramos o que acontece como contingente e no necessrio, levando-nos reviso de nossas prticas cotidianas, as mais repetidas, as mais bvias; aquelas que, por estarem to incorporadas ao cotidiano, ao repetirem-se, passam quase despercebidas. Trata-se de criar dispositivos que permitam operar sobre as condies, em cada caso, de produo de certas respostas de crianas e adolescentes. Cerimnias mnimas: sua qualidade de dispositivo Lacan (1995) situa o dispositivo com relao metfora ao consider-la um dispositivo para pensar:
Percebem, sem dvida, que estou esquematizando, mas o desenvolvimento de uma metfora, de um dispositivo para pensar, exige primeiro entender para o que serve. (p. 129)

Pensar em um dispositivo tal como Lacan a ele se refere nos leva a uma metfora que nos convida a pensar no fazer a partir do dito e do feito. Denominaremos cerimnias mnimas o dispositivo clnico-metodolgico, sinal e chave para mltiplas intervenes possveis. Servimos-nos delas mais do que como um conceito que admite uma nica definio, mas como uma metfora, isto , um dispositivo para habilitar alternativas de interveno no-convencional. As cerimnias mnimas, como metfora, resultam da escuta ativa de uma forma discursiva que se recorta, circunscreve-se e pontua em funo do dito e dos fatos.

296 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
Se nos permitimos question-los, qualquer dito, assim como qualquer fato, admite, por sua condensao, diversas vias de anlise e pesquisa. As cerimnias mnimas so um marco simblico que perfurado pela pergunta que o interroga, causando uma hincia, um vazio, um entre o dito e o no dito, entre o dito e o feito, entre os feitos geralmente desalinhavados, para dizer e promover outros enlaces discursivos, isto , novas formas de dizer e de fazer que delas derivem. O que dizem as cerimnias mnimas? O que dizemos com elas? Avancemos na abertura discursiva da metfora.
Ato solene realizado de acordo com normas ou ritos estabelecidos.

Cerimnias

Em primeiro lugar, devemos buscar as definies de cerimnia para, em seguida, situar as cerimnias mnimas como uma instncia que nos permita operar com as situaes que se apresentam como fechadas, encapsuladas em frmulas discursivas que enunciam o mal-estar que se inscreve e interroga. Desenvolver o conceito de cerimnia leva-nos a fazer associaes com o mito, o rito e o jogo (Agamben, 2003), para chegar a expor as cerimnias mnimas, objeto de nosso interesse, a partir de uma extensa gama de possibilidades. O dicionrio da Real Academia Espanhola define cerimnia3 como:

As cerimnias se associam aos rituais prprios das comunidades e suas instituies, sejam elas religiosas, jurdicas, educativas ou governamentais. Do mesmo modo, as festas, como por exemplo, o Carnaval, implicam em formas cerimoniais, especialmente ligadas ao rito, ao ritual, celebrao, ao ato, ao cortejo, solenidade, investidura. O substantivo que define a cerimnia ato. O que um ato4? Continuando com o dicionrio da Real Academia Espaola, um feito ou uma ao, fato pblico ou solene, a diviso importante de uma pea teatral e, em Direito, uma disposio legal. Ritos e rituais tm circunscrito, ao longo do tempo, momentos de passagem de diferena entre nascimento e morte, metforas de qualquer incio e finalizao. Diferenas entre estados da infncia juventude ; diferenas entre estar ou no estar iniciado na sexualidade adulta. A partir dos Estados Modernos, as diferenas de estado civil pela cerimnia de casamento civil, entre outras outrora exclusivamente religiosa ; diferenas entre contar com a possibilidade de estar inscrito na sociedade pela inscrio, no registro civil, de cada novo nascimento / morte. Ainda que primeira vista no assumam a forma convencional de rituais, possvel identificar restos dos

297

mesmos em seus procedimentos normativos; basta analisar as disposies administrativas que estabelecem de que modo devem se realizar tais procedimentos. Assim, permitimo-nos chamar de formas cerimoniais jurdico-administrativas os circuitos de intercmbio legitimadores segundo o conceito de Bourdieu (1985) prprios da burocracia. As formas cerimoniais circunscrevem um marco simblico normativo e tmporo-espacial para o desenvolvimento da cena cujo roteiro ser diferente dependendo da instituio e dos objetivos da mesma. Ou seja, uma cerimnia apresenta um formato, embora seus fundamentos nem sempre sejam explcitos no roteiro normativo e no texto do drama que a se desenrola. Por sua vez, em todos os casos se encontram personagens que desempenham papis determinados ou criados ad hoc, os quais podem ser mltiplos e variados. Aquilo que identificamos como invariante que toda forma cerimonial apresenta um tempo de abertura, desenvolvimento e encerramento. De alguma forma, preservando a lgica ritual, pela cerimnia criado um tempo que se suspende para marcar outro tempo, o do incio e o do final, o das novas condies sociais investidas criadas pela passagem que a mesma institui. Em toda cerimnia se jogam isto , se atuam, se representam diferentes papis ou posies sociais

298 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
encarnadas por aqueles socialmente investidos para desempenhar o papel escolhido ou atribudo. Nossa vida diria social e institucional apresenta mltiplas formas cerimoniais, e muitas delas to naturalizadas (burocratizadas) que exigem um trabalho de desconstruo para sua identificao. Pensemos naquelas mais ntimas, as que repetimos diariamente em nosso cotidiano, que sero diferentes para cada indivduo, para cada grupo familiar. H cerimnias prprias de ambientes educacionais quando se realiza a abertura do ano escolar ou quando ocorre seu encerramento; cerimnias de celebrao, cerimnias de homenagem; de passagem de ano, de formatura, nos mais diferentes nveis de ensino... A lista est aberta para que cada um a continue. Consideremos um processo que, para muitos, pode ser familiar: obter a carta de motorista, que tambm tem seu formato, seu roteiro normativo, seus representantes sociais e que se finaliza com a entrega de um documento que identifica, frente a terceiros, que se est habilitado ou no para dirigir. Ao contrrio das cerimnias e formas sociais de certos animais que foram estudados pelos etlogos, a capacidade de criar suas prprias cerimnias algo que pertence cultura, sendo, portanto, inerente aos seres humanos e implicando, em todos os casos, um ato, um marco, um roteiro (nas sociedades modernas especificamente o sistema jurdico-institucional) e determinando uma posio temporo-espacial que as sustenta a por sua repetio. Esse quadro temporo-espacial no necessariamente definido pelo relgio, mas toda vez que..., antes que... ou depois de... outros fatos. Enquanto a forma cerimonial delimita, legisla o tempo, estabelece um ritmo, possvel que a mesmo esse tempo fique suspenso. Enquanto circunscreve um cenrio, cria um marco para o desenvolvimento da cena e para a suspenso do tempo. O relato de um conto antes de ir dormir um claro exemplo do efeito de una cerimnia mnima que fixa o tempo e, tambm, que o coloca em suspenso pela expresso era uma vez, regressando depois ao tempo ordinrio com ... esta histria entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra5. Nesse caso a passagem que a cerimnia acompanha o da viglia ao sono, criando o marco para a cena subjetiva. As crianas pequenas e aquelas mais debilitadas, subjetivamente falando, apelam repetio: conta de novo; elas pedem e exigem que a dita reiterao seja fiel ao original, no era assim... no mude, queixando-se das variaes que desestabilizam a repetio. Devemos fazer uma reserva. Falar de repetio em psicanlise nos conduz a Alm do princpio do prazer (Freud, 1920/1995), momento crucial da teoria em que Freud outorga dois lados repetio: de um lado, a repetio compulsiva; de outro, o

299

jogo do fort-da. No primeiro caso, o sujeito capturado de forma passiva por algo que ele vive como uma obrigao, como forade-lei-sem-lei ou que o obriga a agir, mesmo s suas custas e com prejuzo. No segundo caso, o autor pode transformar ativamente seu sofrimento sujeito legalidade da linguagem, ele transforma os fatos com a mobilidade significante que o jogo torna possvel. Um pai terrvel pode tornar-se um leo faminto que caa suas presas, e um ratinho pequeno e travesso poder assust-lo e faz-lo fugir, saindo triunfante frente ao que antes o fazia sentir-se desvalido. No entanto, seguindo os dois lados da repetio, por uma delas as cerimnias mnimas nos indicam que tanto podem cristalizar, encapsular e naturalizar os fatos que acontecem adquirindo formas ritualizadas como deixar sem sustento algum a compulso repetio. Sua outra face fala de uma outra via possvel, que queremos enfatizar: aquela que habilita a lgica do jogo, implicando um fazer ativo simblico-imaginrio com o real da experincia. Em um extremo, as cerimnias, por seus rituais, tornam-se um esteio das tradies quando a repetio protocolar as naturaliza, estabelecendo-as como tais, reiterando uma e outra vez o mesmo protocolo sem interrogao alguma. Alm disso, embora o ritual defina o mesmo para sempre, o drama subjetivo se encarregar de encontrar as diferenas e as rachaduras. Os celebrantes de tradies ritualizadas punem as mudanas, no toleram a estrutura flexvel, pretendem que sempre o mesmo aparea e garanta a estabilidade procurada. As tradies, nesse sentido, buscam a estabilidade permanente, sem variaes, sem espao para as transformaes. Nesse caso, a conservao da instituio est acima dos sujeitos implicados. Na mesma direo, ainda que seja seu oposto, encontra-se o caso que se apresenta sem qualquer referencial. Abolido qualquer padro de referncia, o sem limite adquire fora de lei-sem-lei, ficando de tal modo entregue a seu ponto absoluto que dilui qualquer ancoragem. Um exemplo do extremo dessa condio pode ser encontrado quando, em uma luta corpo a corpo, a violncia evolui de modo desenfreado at a morte de um ou de outro, nico limite para o desenfreado6. Os efeitos de ambas as posies localizadas na mesma polaridade no deixam de ter consequncias subjetivas.

300 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
Cerimnias mnimas

O reconhecimento do que podemos identificar como cerimnias mnimas resulta da escuta de um dito, um fato ou uma ao que recortamos nos dispositivos7 institucionais e sociais, seja para sua interrogao ou anlise quando o repetido se encontra naturalizado e criptografado; ou porque queremos cri-la, isto , instal-la para promover uma interferncia, uma interdio, um corte no estabelecido, esperando que se operem outros enlaces discursivos. Nos casos que apresentamos, possvel observar de que modo se conservam as marcas de uma obra cnica (embora no seja uma obra teatral) e que, por sua vez, apresentam o carter e a eficcia simblica de uma disposio legal que por seu intermdio se cumpre com fora-de-lei-sem lei, embora efeito de discurso que situa a lei como operador da estrutura. O atributo mnimas confere um carter diferencial ao termo cerimnia, afastando-a de suas definies gerais, mas mantendo seus traos mais significativos. No se trata de grandiloquncia, nem de solenidade, mas da institucionalizao, da escrita de pequenos atos que conservam as caractersticas prprias das grandes cerimnias embora passem inadvertidas na vida cotidiana, a elas a que devemos nos referir. Da solenidade que se confere s cerimnias em geral, ficaremos com

301

o que implica dar importncia, atribuir valor, investir como ato significativo os atos cotidianos dos cenrios educativos, sociais, judiciais como instncias chave de produo de subjetividade. As cerimnias mnimas no se definem pelo tamanho, nem pela importncia de um ato, mas, ao contrrio, trata-se de outorgar aos pequenos atos o carter de grandes aes que vo se enlaando entre si, gerando novas redes discursivas e fatuais. Em nossa metfora fazemos referncia, por um lado, ao que Foucault (1989) denominou como microfsica do poder e, de modo substancial, psicanlise, ao considerar as ressonncias singulares e os efeitos do discurso coletivo na singularidade. Nenhum discurso poderia ser eficaz se no fosse pela ancoragem singular, pelos efeitos de identificao como os da massa que se operam pela imerso no universo lingustico social, isto , pela imerso no discurso que veicula a linguagem. Um exemplo claro disso um chiste traduzido de outra lngua. Um relato ser um chiste e nos far rir se operar de maneira inconsciente, se nos tocar, se identificarmos aquilo que por ele se diz. Estabelecemos um duplo carter das cerimnias mnimas, que iremos analisar e ilustrar por duas vinhetas: Os bebs se amotinaram e Se eles escondem os cadernos de comunicaes, com certeza sero delinquentes.

Sustentaremos que a criao e implementao de cerimnias mnimas esto propensas promoo de condies de possibilidade subjetivantes em que o limite se apresenta como um abismo. Conceder a ele o carter de criador de condies subjetivantes implica necessariamente entender que o poder (fazer) no se localiza exclusivamente nas grandes estruturas, mas que se suporta em mnimos detalhes, na palavra, no discurso dirio, na posio de cada sujeito na relao com os outros. As cerimnias mnimas como instncia de interveno implicam em um reposicionamento subjetivo dos adultos diante de meninos, meninas e adolescentes. Nesse sentido, sublinhamos o quanto, por meio delas, foi possvel medir a distncia do macrossocial, que tem como efeito impotncia e incapacidade para lidar com a complexidade de variveis que atacam as condies de subjetivao, recuperando margens possveis de interveno docente e profissional, resgatando as possibilidades de sujeio do humano cultura, fazendo do dito, outros dizeres. As cerimnias mnimas envolvem a possibilidade de escrita da lei na trama social. Trata-se de restituir a legalidade no lugar em que uma pura fora-de-lei-sem-lei age como se fosse necessria e obrigatria. A obrigao que leva ao pode se dar s custas do sofrimento dos sujeitos envolvidos. Sustentamos que, mesmo no limite, possvel restaurar condies

302 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
de dignidade e respeito para cada um e para os outros no lao social. Em sntese, nossas hipteses enunciam: 1) Institui-se um discurso em e pelas cerimnias mnimas; 2) Desarticulam-se discursos criptografados em e pelas cerimnias mnimas; Passemos a ilustr-las.

Institui-se um discurso em e pelas cerimnias mnimas:

Os bebs se amotinaram!!! No berrio de um lar provisrio de um municpio de General Pueyrredn (Provncia de Buenos Aires), ouvem-se os sons de chocalhos com uma intensidade inusitada. H doze bebs na sala que, nesse momento, esto em seus beros aps acordarem de uma soneca. Confrontado com este alvoroo, o chefe da rea, que estava em outra sala, vai para o berrio e observa que, enquanto as enfermeiras estavam fazendo a troca de fraldas de duas crianas, os outros bebs de 8 a 13 meses de idade estavam em p em seus beros batendo o chocalho firmemente contra a parede. Os adultos presentes ficaram para observar a cena, comentando com um tom de humor, surpresa, ternura e um toque de espanto: os bebs se amotinaram!

Como os presos na cadeia a primeira associao de todos aqueles para quem que relatei este evento. Esta cena, ao ser questionada e analisada nos dias seguintes, retornou algumas vezes pela pergunta: qual o

303

lugar que se outorga a essas crianas por estarem imersas no discurso de minoria? Os termos que nomeiam os laos sociais da minoria seguem a linha dos cdigos carcerrios, assinalando um destino inefvel. O fato de ser rfo, ou abandonado, uma condenao? Um insulto? Uma marca negra desde muito cedo? Ou uma condio filial no escolhida pelos pequenos que requer do Estado, da representao social de maneira substantiva, a criao de outras condies familiares quando a famlia biolgica no vivel? A leitura desse incipiente fenmeno de lao social e demanda coletiva em uma idade demasiado precoce admite outras leituras alm daquela que os associa minoria. Para essas crianas, os espelhos em que se olham refletem mltiplos olhares e no o retorno especular da prpria imagem sustentada no olhar materno. Na falta deste, necessrio que haja algum olhar no qual se refletir. Significar esse ato como motim no deixa de ter consequncias para sua localizao no tecido das relaes sociais. As mamadeiras no chegavam a tempo. Motim? Ou protesto expresso em um jogo de imitao com o prazer pelo som produzido? Reao especular? Identificamos nesta cerimnia mnima o momento da criao de personagens da Novela social de la infancia desamparada (Minnicelli, 2004).

Pierre Legendre (1996), na introduo de O inestimvel objeto da transmisso, convoca-nos a uma profunda reflexo:
Devemos lembrar que as instituies so um fenmeno da vida. Evocar a vida seria uma banalidade se no se tratasse aqui de manipular a questo jurdica, que est to mal em nossos dias. Uma caracterstica faz do humano algo parte no ser vivo: a palavra. Instituir o ser vivo um fato de discurso, supe a humanidade. A humanidade, ento, deve ser definida como o vivo falante. (p. 10)

E acrescenta mais adiante: Isto o que est em jogo na escala social: esmagar a vida ou faz-la viver (p. 10). Mnimas expresses inclinam a balana para o achatamento da vida, ou para faz-la viver.

Desar ticulam-se discursos Desarticulam-se criptografados em e pelas cerimnias mnimas:

Sabemos bem que nas ltimas duas dcadas, mltiplos e diferentes Programas, Centros de Estimulao Precoce, Lares, Clubes, Sociedades de Fomento, Fundaes e ONGs, bem como a sano da Lei Nacional de Proteo de Direitos n 26066 (2005) e os Centros de Proteo de Direitos tm tomado a iniciativa frente ausncia do Estado no desenvolvimento de tarefas relativas educao, so-

304 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
cializao e tratamento dos problemas que afetam os meninos, meninas e os adolescentes em nosso pas. Apesar disso, ainda no se visualizam mudanas significativas em termos gerais; a sensao que nada produz os efeitos proclamados pelas boas intenes, o que ocorre principalmente quando um desses cenrios no se situa como elo de uma rede discursiva mais ampla, mas como centro de ateno ou de ao prioritria, desconhecendo a importncia dos outros, inclusive da escola. Passemos a um caso por meio do qual podemos ilustrar de que modo possvel identificar o que promoveu uma troca de posio dos adultos frente s crianas, por uma cerimnia mnima que produziu efeitos socioeducativos. Esta vinheta interessante para pensar a circulao da interrogao e a palavra que permite, frente ao fato, habilitar outras alternativas que considerem o outro. Ao mesmo tempo, vemo-nos diante da apressada e cmoda leitura dessas crianas como transgressoras geneticamente determinadas, quando, na realidade, esto apenas respondendo demanda do Outro (Minnicelli, 2010).

Se eles escondem os cadernos de teza sero delinquentes certeza comunicaes, com cer

Durante o ano de 1998, docentes de uma das escolas que dava assistncia a crianas de um lar de acolhimento expressaram sua queixa por no receberem resposta para as repetidas notificaes enviadas nos cadernos de comunicaes sobre dificuldades que se apresentavam na escola8. Como no recebiam do lar de internao como o chamavam nenhuma resposta, as professoras comunicaram-se por telefone, furiosas com a diretora do mesmo, dizendo que no apenas no obtinham resposta para suas reclamaes, mas que as faltas cometidas pelas crianas deviam ser sancionadas. A diretora diz desconhecer as comunicaes e as sucessivas reclamaes a que elas se referiam. Pediam dupla sano para as crianas, por um lado, diante da falta de cumprimento do requisito escolar, e, por outro, pelo fato de que os menores escondiam seus cadernos e no os entregavam aos responsveis do lar.

305

Diante do fato e dos ditos de uma e outra parte, a pergunta chave : o que levava as crianas a esconderem os cadernos? Seria sua condio de menores morando em um lar a causa do fato? Temeriam ser punidos e, por isso, no entregavam seus cadernos? Quais eram as faltas que as notas transmitiam? Ao serem questionadas, as crianas disseram no saber porque escondiam seus cadernos, mostrando-se indiferentes ao assunto que tanto rebolio produzia entre os adultos. Ler os cadernos de comunicaes para atender s demandas das professoras e saber quais eram as faltas s quais elas se referiam apresentou-nos uma chave interessante. Uma expresso mnima dizia o bvio sobre que estava acontecendo, sem ser visto, nem lido: cada uma das notas estava dirigida aos Srs. Pais, ou, Papais, ou Sra. Mame, e falavam sobre a no realizao de tarefas, da presena nas aulas sem os materiais solicitados, ou ainda sobre o fato de se apresentarem na escola desarrumados, despenteados e sujos. Lembremos que a falta cometida pelas crianas era a de esconder os cadernos de comunicaes9. Convido-os a observar o gesto de esconder os cadernos, que nada mais fazia do que enunciar uma verdade: os Srs. Pais, Papais, ou a Sra. Mame no estavam presentes para receberem o caderno diariamente, sem metfora, mas letra. Eles os guardavam, indiferentes, fazendo com que as no-

306 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
tas, literalmente, no chegassem a ningum. Os destinatrios a quem os adultos se dirigiam no estavam presentes. A questo foi abordada e abriu diversas vias de anlise; tornou-se claro um certo lugar atribudo a elas por serem menores internados, em uma falsa associaco com menor, filhote de delinquente. Diante dessa constatao, foi proposta uma reunio com todos os adultos que, de uma forma ou de outra, cuidavam das crianas: os preceptores e a direo do lar de residncia (no de internao), assim como os professores e diretores das escolas, clubes, oficinas, o padre do bairro, os mdicos do centro de sade forma convocados para analisar o tema que excedia o problema de uma suposta indisciplina em torno do fato ligado aos cadernos de comunicaes, mostrando o lugar que as crianas tinham no discurso generalizado sobre sua condio de menores internados em um lar. Ainda que se apregoasse um prognstico desfavorvel a respeito da acolhida que teria tal convocao, os fatos disseram algo diferente. A reunio foi multitudinria, provocando um impacto, dado o nmero de pessoas vinculadas a eles de maneira cotidiana. Analisou-se o problema do que poderia implicar o fato de as notas serem dirigidas ao ponto mais traumtico, de maior sensibilidade e dor para as crianas. A ausncia dos pais havia promovido a deciso de interveno judicial, de modo que seu local de residncia ainda que transitrio, em muitos casos fosse um lar de acolhimento. Foi levantada a questo chave de que a socializao das crianas estava em cada ato realizado por todos os que, de uma forma ou de outra, intervinham diariamente com eles. Novos dizeres foram surgindo, novas alternativas, novas formas de tratar sua socializao. Por exemplo, surgiu algo indito sobre o que fazer com os aniversrios. No havia convites, porque pensavam tratar-se de um lugar de confinamento. Ento, os colegas da escola comearam a frequentar o lar e as crianas comearam a ser convidadas para os aniversrios de seus companheiros. Especificamente em relao aos professores, e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, quissessem transmitir algo por escrito aos adultos de quem eles dependiam, foi concebido um novo esquema de circulao das notificaes. As crianas no tardaram a mostrar em atos o impacto desta mudana. A destinatria das notas seria a diretora do lar, por ser a pessoa que tinha maior estabilidade horria e a responsabilidade de administrar o material, permisses e recursos que pudessem ser requeridos pela escola e outras instituies para limitar qualquer burocracia. Esta pequena, mas grande mudana, transformou a disposio das crianas ao encontrarem no somente a quem entregar os cadernos todos os dias ao retornar da escola ou de suas

307

outras atividades, mas a possibilidade de terem com quem falar do assunto; facilitou-se assim o processo de levar os materiais solicitados, a avaliao das permisses e as questes de sade, entre outras questes cotidianas, que antes permaneciam sob silncio. As anotaes do caderno de comunicaes continham palavras que refletiam, por meio de mnimas expresses, o imaginrio sobre as crianas, idealizaes sobre suas famlias e montagens institucionais organizadas num circuito fechado de excluso, sustentando suposies sobre a minoria sem possibilidades de educao. A leitura da indisciplina do ato cerceava as possibilidades de dar espao para outras significaes. Do ponto de vista das crianas, no se tratava s de entregar os cadernos como um castigo, nem para serem fiscalizados, mas para ter algum a quem contar o que aconteceu no dia, as dificuldades e os xitos, obtendo assim uma maior disposio dos recursos como parte das pequenas coisas do dia-a-dia institucional em conversas com o outro, disposto a ouvir e a falar com eles, habilitando-se assim uma outra circulao discursiva possvel. Dirigir as notas para quem possa receb-las, l-las e falar a partir delas, habilitar uma via de intercmbio, antes fechada, pois os destinatrios estavam ausentes. Ilustramos assim de que modo uma cerimnia mnima pode ser um veculo de conservao do sempre foi assim, e tambm, por sua anlise, de que modo possvel abrir o jogo, gerar outras aes que permitam uma interferncia sobre o dado e cristalizado. O que disposto pelo dispositivo se dissolve a partir de uma cerimnia mnima que promove uma nova disposio para a escuta dos outros, cujas repercusses podem nos surpreender.

Cerimnias mnimas, mais uma vez

Os ritos, rituais e cerimnias gozam de profundo desprestgio em nossos tempos, nos quais a liquidez, a fluidez e o sem limites ficam ligados, indistinguveis e descontextualizados inclusive do objeto de anlise do autor. Neste entorno argumentativo, pouco favorvel instituio de marcos simblicos, reiteramos o lugar significativo que podem ter

308 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
as cerimnias mnimas, consideradas tonto como unidade de anlise em nossas pesquisas, como pela sua capacidade de interveno e interferncia em uma dupla via: a) referente a ritualizaes criptografadas; b) no que diz respeito ao sem limite, ao indiferenciado. Ao mesmo tempo, constatamos de que modo, por meio das cerimnias mnimas pode operar-se o estabelecimento de condies de realizao da interminvel tarefa de fazer do dito e do feito outros dizeres e fazeres. Este ponto relevante, especialmente em relao suposio da abolio das cerimnias e rituais; na abolio da lgica do ritual em supostos tempos de fluidez e desinstitucionalizao, segue-se essa tendncia sem um questionamento que a detenha, e o mercado que ritualiza e impe suas prprias liturgias, gerando desconcerto e uma iluso de liberdade que s alimenta a onipotncia, a descrena e a voracidade humana (Minnicelli, 2010). A propsito deste assunto, sublinhamos a citao de Lacan (1992):
Se durante muito tempo o homem acreditou que seus ritos, suas cerimnias, fossem indispensveis para manter as coisas no seu lugar, o limite foi transposto quando o homem percebeu que seus ritos, danas e invocaes, na verdade, nada tinham a ver com essa ordem. (p. 440).

Os ritos, bem como os dispositivos e as instituies, so artificios no naturais. O que caracteriza um rito, em sua repetio, a estabilidade que produz a predio de que algo acontece em uma certa ordem que no pode ser alterada sem repercusses em sua esfera. A condio de artifcio, o reconhecimento de que no se trata de algo natural, mas institudo, permite-nos operar, intervir, interferir, perguntar, falar, fazer e dizer. Poderamos perguntar : por que sustentar qualquer forma cerimonial se ela representa uma fico que sustenta uma iluso? Por que sustentar qualquer forma cerimonial se ela representa uma fico no sujeita a parmetros cientficos? Essa a pergunta do desencantado subjugado por uma nova crena, uma nova iluso, aquela que enuncia que o real racional, e todo o racional real. (Lacan, 1960, 23 de maro). Essa iluso tem seus efeitos devastadores quando transmitida como mxima contempornea e se expressa como regra que regula o mercado de consumo, pretendendo regular tambm os laos sociais.

309

Se nada possvel, tudo possvel.

Quais so os efeitos dessa iluso em relao ao suporte s novas geraes? Quais so os efeitos singulares e coletivos da renncia ao suporte da inscrio da legalidade da cultura? A partir do desenvolvimento da lingustica e das pesquisas de LviStrauss, os ritos e suas cerimnias constituem-se como expresses coletivas em que se pe em jogo a legalidade do inconsciente, que no outra alm da legalidade da linguagem. Os ritos em suas cerimnias conferem um marco simblico ao real da experincia e, a partir da, outorgam sustentao ao desdobramento imaginrio no qual podemos ler as transformaes expressas pelas variaes de crenas em diferentes pocas, regies, tradies mais ou menos arraigadas, mais ou menos sujeitas a suportar o movimento que as crenas provocam. Crenas mais ou menos cruis com meninos e meninas, que variam segundo os tempos, muitas delas durveis, especialmente nas prticas sacrificiais em que os corpos infantis poderiam estar investidos de uma suposta maldade ou serem portadores de algum dano imaginrio para a comunidade em questo10. Hoje, o sacrifcio de uma grande quantidade de meninos e meninas tem formas mais sutis, porm no menos eficazes. Ritos e rituais do um lugar de ex-sistncia ao real, entendido como

o inatingvel, o intocvel, garantindo a permanncia da lei como um vazio estrutural. O marco simblico d suporte lei, sem-ser-a-lei, traduzindose em cerimnias que do suporte s fices que dele emanam. Ao longo dos tempos, por meio do cerimonial que se monta e se sustenta na liturgia que cria o roteiro da cena, o ser humano encontrou um limite; conferiu um marco simblico ao real da experincia (o nascimento, o sexo e a morte), s foras da natureza, relao com os deuses e tambm criou formas de compensar as carncias, o que lhe faltava, por meio do intercmbio de bens. Nas formas cerimoniais se escrevem as regras que cada grupo humano estabelece para regular os intercmbios. Ainda que certas tendncias da Academia tenham considerado este problema como algo que deva ser abandonado, especialmente pelos efeitos de sustentao de tradies que so indesejveis, com o que concordamos, consideramos necessrio recuperar sua lgica em relao ao mito e ao jogo j que, alm das ideologias, pela sua operao metafrica e metonmica, eles refletem a lgica da linguagem no coletivo. Ritos e rituais de passagem no foram abolidos. Muito pelo contrrio, permanecem vigentes, ainda que deslocados dos cenrios socioeducativos e religiosos que os validavam para os cenrios comerciais e mercantis. Convidamos os leitores a refletir sobre a estrutura dos programas de televiso

310 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
de maior rating como os produzidos por Tinelli, um apresentador da TV argentina, e outros, cujos formatos seguem formas cerimoniais ritualizadas de modo excessivamente estrito. Tambm surpreendente a pouca importncia atribuda ao que, desde Bleger, na formao de psiclogos e profissionais de outras disciplinas, considerava-se definido e sustentado como enquadre de trabalho, artifcio no natural, disposto ao servio de uma tarefa. Estamos interessados nas semelhanas e diferenas das cerimnias mnimas. Enquanto que um enquadramento de trabalho sinaliza um marco, delimita e estabelece diferenas, estar na habilidade de seu desenho a flexibilidade para abrir portas e maneiras de configurar cenrios de trabalho; nas cerimnias mnimas, partimos de um recorte discursivo, de um dito, para depois recriar enquadres. Nas cerimnias mnimas no se trata apenas do marco assinalado pela definio temporal e espacial, mas de que modo pode-se desenhar o cenrio, o roteiro, os protagonistas, os lugares que faam possvel o desenvolvimento dramtico de cenas subjetivas e coletivas, a partir das quais os efeitos socioeducativos no resultem s em boas intenes. Definir cerimnias mnimas significa delimitar um dito (valor simblico); desenvolver seu cenrio e sua estrutura dramtica (desenvolvimento do imaginrio). Ao faz-lo, faremos uma operao de duplo jogo, fazer di-

311

zer ao dito; interferir no devir metonmico conforme o caso, criando uma borda frente ao real. De modo comum com o enquadre, uma cerimnia mnima no per se natural, mas em todos os casos envolve uma criao e uma deciso. Isto , ns as promovemos para que uma determinada tarefa possa se realizar. Fixar certas variveis temporo-espaciais permite outorgar certa estabilidade e previsibilidade em um continuum . No entanto, nem sempre possvel comear uma tarefa apenas delimitando a data e a hora da realizao. Este um ponto de falha repetida nas reivindicaes dos adultos quando se trata do tratamento de crianas instveis. Maud Mannoni (1982) inventou um nome muito interessante para isso ela chamou de instituio estourada, uma vez que a instituio no estava sustentada pela estreiteza dos horrios, mas pelo arcabouo simblico do discurso; pela presena de outros, dispostos a apoiar e veicular as mnimas possibilidades transferenciais que as crianas podiam ter disposio. O enquadre de trabalho transformado em cerimnias mnimas supe o marco simblico para o desenvolvimento de uma tarefa e, especialmente, para tornar possvel a leitura da transferncia que se apresenta; os intervalos que falam nos interjogos presena- ausncia; as repeties e os significantes que a se desenvolvem. Sabemos o quanto as boas intenes rapidamente podem levar de-

cepo e ao fracasso quando se supe que falar de enquadre ou de instituio se restringe definio horria e espacial. Tal o caso do horrio reduzido, baseado na diminuio do tempo de permanncia das crianas na escola. Esse enquadre que em numerosos casos solidrio da sustentao do dispositivo disciplinar perde sua possvel eficcia quando est a servio da sustentao da descrena de uma deciso excludente. Contudo, pode resultar da uma hincia, um espao vazio, para criar para uma criana condies para sua socializao e aprendizagem conforme o que ela mesmo possa ir tolerando na transferncia com outros pelas cerimnias mnimas. Como dissemos, nada bom ou mau em si mesmo, mas trabalhar sobre o enquadre pode tornar possvel o que de outro modo nem sempre o foi, na medida em que ele seja analisado e esteja disponvel ao servio do acompanhamento de processos subjetivantes, isto , socioeducativos, das crianas. Esse ponto imperioso quando se trata de crianas soltas, instveis, com dificuldades de adaptao, rebeldes e desconfiadas, que estabelecem uma transferncia mais violenta, desencadeada pelos efeitos do traumtico que fala por atos sem palavras, tornando difcil seu suporte por parte dos adultos ritualizados, sem capacidade de jogo. Analisemos um exemplo que ilustra como uma cerimnia mnima pode operar efeitos socioeducativos,

312 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
quando uma professora decide sair do ritual da violncia cotidiana, para abrir o jogo significante:
Uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental decide comear o dia de trabalho com a leitura de um conto para um grupo francamente barulhento. Decide fazer algo diferente com seu prprio mal-estar cotidiano. Pergunta-se como fazer para se colocar como condutora da turma. Deseja ser escutada, diz que no se dedicou docncia para sofrer diariamente. Decide comear a semana com uma surpresa. Chega escola em uma segunda-feira, ingressa na sala deixando suas coisas na mesa. No cumprimenta os alunos; as crianas entram alvoroadas, o descontrole se aproxima. Diante dessa situao, pega um livro de sua pasta, dramatiza a cena e, em lugar do grito e da reprimenda costumeiros, dirige-se a eles em voz alta e em tom enrgico: Era uma vez e comea a relatar-lhes o conto, no um qualquer, mas um mito escolhido que lhe agradava e intrigava. Olhares de surpresa as crianas se entreolham, vo ficando caladas e se tranquilizam A professora finaliza o relato, e acrescenta: a aula j comeou. Diz o clssico bom dia meninos e, para sua surpresa, recebe um sonoro bom dia. Alguns fazem comentrios sobre o relato, outros no dizem nada. Aps vrios dias repetindo esta cena, um dos meninos lhe pede, tia, conta um conto de terror. Ela responde que sim, que o procurar para o dia seguinte. Decide levar-lhes os Contos da Selva, de Horacio Quiroga. Entre a professora e os alunos abriu-se um espao habilitante de circulao de fices, relatos fantsticos, em suma, de outra cena.

Cerimnias mnimas, funo do Estado?

Ainda que nos encontremos em tempos em que a legislao considera a criana como sujeito de direito, no devemos esquecer que uma criana no existe porque a lei assim o diz e estabelece, mas que a lei, enquanto cdigo escrito, oferece o marco simblico de referncia e inscrio social. Uma criana existe quando ela nomeada, identificada, amada, quando se olha para ela, quando se fala com ela mesmo que, aparentemente, ela no nos entenda; quando registrada em cartrio, recebendo um lugar nomeado na sociedade. Faz-se uma criana quando ela ingressa no desejo do Outro e ali se aloja. A possibilidade para cada criana que chega a este mundo de poder escrever sua histria e fazer parte de um coletivo social compete-nos inicialmente e durante os vrios anos que os acolhemos. Muitas crianas so alojadas, h mais de um sculo, pelo circuito institucional no familiar e, para elas, as possibilidades de educao se apresentam limitadas para algumas, lamentavelmente excludentes. Muitas crianas procuram hoje a presena desse marco institu-

313

cional e no o encontram, chocandose com ideais de desinstitucionalizao devastadores. Neste sentido, as epistemes baseadas em iluses (psico) pedaggicas (de Lajonquire, 2000) do dispositivo encarregaram-se de fortalecer a ideia que nos propomos questionar por meio da seguinte interrogao: quais so as formas cerimoniais necessrias para sustentar a socializao e a educao de uma criana deslocada de sua famlia ausente, carente ou impotente em direo ao social e institucional? A episteme que enuncia o educativo como social, e o esclarece na expresso socioeducativo, renova esta possibilidade e permite colocar no roteiro que liga o social com a educao a hincia onde possam emergir os efeitos de subjetivao. Alienao-separao entre o Social e o Educativo localizam o interjogo possvel para outras fices alm das dispostas pelas formas de excluso dos outrora bastardos, rfos, abandonados, crianas desligadas do social pela condenao de inadaptadas, ainda que sujeitas ao consumo inclusive de seus corpos em suas mltiplas formas Aqui, os circuitos de inscrio social cerimonial precisam ser especialmente considerados por seu valor simblico e pelas fices que os sustentam. Estar documentado ou no documentado no apenas uma questo legal, moral ou econmica, mas trata-se de contar com um lugar mar-

cado simbolicamente em uma linhagem familiar e social qual cada nova criana tem o direito de pertencer em uma sociedade civilizada. A partir do exposto, consideramos que devemos dirigir-nos para as formas cerimoniais que sustentamos e que fazem a produo de subjetividade contempornea, entendendo que, enquanto pensamos que estamos operando na produo de subjetividade das crianas, isso nos produz. Esta afirmao expe uma invariante histrica. Produto das pesquisas que temos apresentado em textos anteriores (Minnicelli, 2000, 2004, 2005, 2008, 2010) esta uma hiptese que nos permite posicionar-nos em relao ao que foi afirmado antes. Por ela comprovamos que, independentemente das pocas e culturas para as quais nos orientemos para seu estudo e anlise, no possvel descrever e inscrever as crianas fora do universo simblico da poca, veiculado pela linguagem por meio de cerimnias, discursos e prticas falantes e silenciosas, que definem e posicionam as novas geraes em relao ao Outro... e de outros. Inclusive em nossa poca. Desde a Antiguidade, fundadora do pensamento ocidental, as noes de infncia, de crianas, de meninos e meninas esto subordinadas s controvrsias presentes em enunciados mticos, filosficos, religiosos, educacionais, legislativos, mdicos, e acima de tudo, aos sistemas de crenas (divindades, espritos malignos ou

314 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
benignos) com relao s fices que uma comunidade determinada formule sobre as crianas . Essas crenas foram determinando diversas prticas exercidas sobre as crianas, seus corpos e suas almas, mais ou menos cruis de acordo com os tempos. Diante de certas correntes que se posicionam como se no fosse necessrio fazer um sujeito, e fazer-se sujeito no campo do Outro, preciso repetir o que j foi dito. Sabemos bem que a sustentao das novas geraes por parte das precedentes no acontece por gerao espontnea, mas implica em uma irrenuncivel tarefa humana. A violncia que surge nos comportamentos infantis evidncia da frgil resistncia que se oferece tendncia contempornea da mercantilizao das vidas humanas. por isso que, sabendo dos limites que nos so impostos, e justamente por eles, necessrio renovar a oferta de apoio da lei na configurao subjetiva. Na falta disso, fica claro que, quando as crianas tm que se virar sozinhas para encontrar tais marcos de referncia em outros, geralmente em seus pares em condies semelhantes, subtendendo-os pela fora, sem interpelao alguma por parte dos adultos, somente a fora policial que os captura quando o delito resulta em meio para uma nova institucionalizao, nesse caso, policial e jurdico institucional. E a roda volta a girar em seu nico sentido. A lgica mercantil tem sido configurada sobre as bases do dispositi-

315

vo Moderno, acarretando como consequncia a iluso tentadora da lei do vale tudo sobre a regulao dos laos sociais e das instituies filiativas intergeneracionais. a essa lgica qual imperativo oferecer resistncia com a institucionalizao da diferena, instituinte da infncia. Como consequncia do exposto, surge ento, como efeito de sentido, a noo de criana como consumidor, subordinando-as a epistemes que assinalam as mudanas tecnolgicas e o mercado ou a ausncia de famlia ou outras coisas, e as causas da emergncia de tais comportamentos como monstros indestrutveis. E ali ficam abandonados, deriva, como se no fosse possvel fazer mais nada. A histria e as histrias de vida nos ensinam que uma vida vivel possvel, mesmo com um nascimento em ambientes e condies desfavorveis. Se nos considerarmos parte deste problema, como protagonistas, podemos colocar em nossa perspectiva as margens de ao e interveno possveis, de tal maneira que, contemplando a singularidade do caso em relao a um certo coletivo social, seja possvel operar e recriar laos ali mesmo onde a fronteira apresentada como abismo e para isso s se necessitam cerimnias mnimas. Renovar a pergunta do caso ilustrado pode ser uma via interessante para retomar o fio emaranhado : a quem nos dirigimos quando falamos com uma criana / de uma criana / para uma criana / sobre uma criana?

Constatamos permanentemente de que modo, pelas cerimnias mnimas, pode-se limitar a distncia com o macrossocial que tem como efeito impotncia e incapacidade para fazer frente complexidade de variveis que atentam contra as condies de subjetivao, recuperando margens possveis de interveno investida de um papel social, seja este docente ou profissional. Pode parecer ousado e irrisrio sustentar esse conceito em tempos em que se espera do Estado passivamente em muitos casos a resoluo dos grandes problemas que afetam a educao em geral, e os problemas das novas geraes em particular. No se trata de uma proposta que deve ser abandonada, na medida em que devemos compreender que um dispositivo reclama quando percebe que se desarticula de cada uma das microcapilaridades dos ns que o configuram. No h nenhum dispositivo que possa se sustentar se ao mesmo tempo no existe uma amplssima rede de cerimnias mnimas que lhe outorguem credibilidade e sustentao. Voltemos aos casos apresentados: se os bebs no esto brincando, mas amotinando-se; se esconder o caderno de comunicaes quando no esto presentes os destinatrios das notificaes transforma-os discursivamente em delinquentes, estamos crucificandoos a um destino sem jogo, que representa, em cada caso, a voz do Estado.

316 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
Devemos ser claros sobre isto. Quando analisamos a educao das novas geraes, uma das primeiras premissas no negar em absoluto a importncia nem o papel do Estado. Porm, a ausncia ou a presena do Estado se estabelece, tambm, por meio das cerimnias mnimas sustentadas por seus representantes. O chamado Estado se apresenta como um aparelho complexo que vivemos como estrangeiro a ns mesmos; como um grande Outro longnquo que nunca cumpre nem responde altura as mnimas expectativas. Porm, se desmontamos o novelo ver-nos-emos como parte desse mesmo novelo, do tecido que nos liga, na medida em que o representamos nas funes sociais que exercemos, e nas investiduras que o prprio Estado e suas formas de regulao nos outorgam como docentes, profissionais, diretores ou funcionrios. Ou seja, no podemos no ser parte do assunto ainda que apresentemos e representemos diferentes nveis de responsabilidade. Esperar a que outro resolva pode deixar-nos paralisados ante as pequenas ainda que significativas possibilidades de interferncia na tendncia mortificante do sistema. Sistema ao qual tambm pertencemos e pertencem nossas crianas, sejam filhos, sobrinhos ou netos, vizinhos ou amigos, alunos ou pacientes em todos os nveis.

317

P rticas socioeducativas, sua sustentao pelas cerimnias mnimas

Seguindo a rede argumentativa apresentada at aqui, chegamos hiptese que nos interessa continuar trabalhando. As prticas socioeducativas, atravs das cerimnias mnimas, constituem um ponto chave na possibilidade de anlise e interferncia daquilo que se apresenta como disposto e inamovvel. As cerimnias mnimas abrem ao jogo diante de prticas criptografadas e naturalizadas, tal como apresentamos apenas com fins ilustrativos: os exemplos podem se multiplicar. As cerimnias mnimas so a chave para uma hincia, uma fenda, a partir da qual entre o dito e o feito possam relanar-se outros dizeres e outras formas de fazer. Ao mesmo tempo, so uma privilegiada unidade de anlise na deteco dos modos de criptografia e naturalizao que transportam algo de nefasto da histria, tornando-a presente; permitindo outras significaes frente a um campo de sentido atravs do qual se repete o inamovvel dado e estabelecido. Winnicott (1947/1998), psicanalista ingls, ofereceu-nos suas inquietaes e experincias com o que foi denominado de crianas carentes ou crianas anti-sociais nos tempos de guerra e ps-guerra. Recomendamos a leitura e a discusso do texto Deprivacin y delinqncia, especialmente

318 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
o captulo Manejo residencial como tratamiento para nios difciles editado por Paids. Por sua vez, desde o incio do sculo XX, em suas Obras escolhidas, Vigotsky se perguntava sobre as crianas dificilmente educveis, destacando o lugar e desafio que estas crianas representavam como sujeitos para os docentes e profissionais, desafios esses renovados pelos questionadores das formas possveis de fazer advir a socializao e a educao. Certos princpios que orientaram intervenes docentes e profissionais devem ser certamente questionadas quando se pretende renovar a possibilidade de socializao e educao. Especialmente aqueles que estabeleceram a funcionalidade familiar como uma normatizao moral das relaes, fixando linhas divisrias estritas, que ainda persistem, para nomear as diferenas com base nas disfuncionalidades, nas falhas, nas carncias e ausncias com a consequente necessidade de reabilitaes, sustentadas em fices que resultaram extremamente eficazes ao longo de dcadas e continuam marcadas em cerimnias mnimas sustentadas pelos agentes de interveno direta. Critrios que ainda persistem sem questionamento e se instituem em relatrios sociais, psicolgicos e psicopedaggicos, repetindo-se uma e outra vez ao longo dos anos de uma criana que transita por cenrios judiciais, escolares, institucionais ou por qualquer organizao que envolva atuaes com eles11. Em muitos casos, disfarados como texto de uma nova lei, contradizem-se imediatamente nas prescries e/ou argumentaes que formulam. Nem toda prtica intencionalmente concebida como socioeducativa cumpre seu propsito, e, alm disso, muitas vezes no se trata de uma prtica concreta, mas de restabelecer a funo socioeducativa que os adultos tm com as crianas. Essa funo no se encaixa em desenhos de programas prolixos, porm a ela que nos dirigimos e por ela que atuamos. Nesse sentido, consideramos importante distinguir o que implica o sofrimento desnecessrio gerado pelas condies de fechamento trgico com referncia ao mal-estar prprio do viver. Cerimnias mnimas podem constituir a chave para encontrar a diferena, especialmente porque elas se localizaro no bvio, sempre to prximo e tornado invisvel para a nossa margem de protagonismo e ao, tal como no caso da professora que decide criar uma passagem entre o fora e o dentro de sua classe ao iniciar o dia com o Era uma vez... e entrou por uma porta e saiu por outra e essa

319

aula j comeou. Somos ns que criamos e recriamos as condies que fazem lao ou no. Conclumos afirmando que as cerimnias mnimas so inventadas, isto , no so naturais nem fazem parte da organizao social e institucional normatizada. Por meio delas podemos ser protagonistas da cena que nos preocupa e ocupa, do tempo que dar lugar a outras fices, outros jogos de verdade alm dos j estabelecidos; sem mais, ser possvel fazer do dito, outros dizeres. Qualquer forma cerimonial mnima poder ser iniciada pela renovao dos questionadores da prpria implicao biogrfica nas intervenes, no instante em que se decide situar-se como adultos frente s crianas, para dar lugar palavra e escuta do sujeito, de modo substantivo e essencial, razo pela qual consideramos necessria ainda que a admitamos como no prescriptvel a reflexo tica.
MINIMAL CEREMONIES ABSTRACT In this paper, from the perspective of Psychoanalysis and Education, we will approach Minimal Ceremonies as a device suitable for clinico-social intervention and research, a metaphorical operator which allows us to create subjectificating conditions of possibility in different social, educational, institutional and community settings. Index terms: psychoanalysis; education; device; minimal ceremonies; socio-educational practices.

320 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
CEREMONIAS MNIMAS RESUMEN En este trabajo, desde la perspectiva de Psicoanlisis y Educacin, abordaremos a las ceremonias mnimas como dispositivo apto para la intervencin y la investigacin clnico-social, operador metafrico que nos permite crear condiciones de posibilidad subjetivantes en diferentes escenarios sociales, escolares, institucionales, comunitarios. Palabras clave: psicoanlisis; educacin; prcticas socio-educativas.

REFERNCIAS Agamben, G. (2003). Infancia e historia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo. Agamben, G. (2004). Estado de excepcin. Buenos Aires: Adriana Hidalgo. Bourdieu, P. (1985). Los ritos de institucin. Qu significa hablar? Torrejn de Ardoz, Espanha: Akal, D. L. Lajonquire, L. (2000). Infancia e ilusin (psico)pedaggica. Buenos Aires: Nueva Visin. Foucault, M. (1989). Vigilar y castigar: nacimiento de la prisin. Buenos Aires: Siglo XXI Editores. Freud, S. (1995). Ms all del principio de placer. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., Vol. 18, pp 1-62). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1920) Freud, S. (1995). El malestar en la cultura. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., Vol. 21, pp. 215-222). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1930) Lacan, J. (1995). El seminrio, libro 1: los escritos tcnicos de Freud. 1953-1954. Buenos Aires: Paids. Lacan, J. (1992). El seminrio, libro 2: el yo em la teora de Freud y em la tcnica psicoanaltica, 1954-1955. Buenos Aires: Paids. Legendre, P. (1996). El inestimable objeto de la transmisin: estudio sobre el principio genealgico em Occidente. Mxico: Siglo XXI Editores. Mannoni, M. (1982). Un lugar para vivir. Barcelona, Espanha: Grijalbo. (Trabalho original publicado em 1976). Minnicelli, M. (2000). Histria pblica. Segredos privados. Estilos da Clnica. Revista sobre a Infncia com Problemas, 5(9), 152-160. Minnicelli, M. (2004a). Infancias pblicas. No hay Derecho. Buenos Aires: Noveduc. Minnicelli, M. (2004b). De lmites, confines y fronteras. Notas sobre el problema de los lmites, de la autoridad y la responsabilidad. In M. Minnicelli (Org.), Intersecciones entre clnica y escuela (pp. 6-17). Buenos Aires: Noveduc. Minnicelli, M. (2005, abril). Peligro, nios em la escuela. Notas sobre os imaginarios que sostienen la moral de nio peligroso. Coleccin ensayos y experincias , 58, 106-122. Minnicelli, M. (2008a). Infancia e institucin(es): escrituras de la ley. In M. Minnicelli (Org.), Infancia e institucin(es) (pp. 13-48). Buenos Aires: Noveduc. Minnicelli, M. (2008b).Infancia, legalidad y juego en la trama del lenguaje. In M. Minnicelli (Org.), Infancia, legalidad y juego em la trama del lenguaje (pp. 17-32). Buenos Aires: Noveduc.

321

Minnicelli, M. (2010). Infancia sen estado de excepcin. Derechos del nio y psicoanlisis. Buenos Aires: Noveduc. Vigotsky, L. S. (1990). Obras escogidas. (Vol. 5). Madrid: Visor. Winnicott, D. (1998). Deprivacin y delincuencia. Buenos Aires: Paids. (Trabalho original publicado em 1947)

NOTAS 1 Este escrito d continuidade ao trabalho Escrituras de la ley en la trama social. Ensayo sobre la relacin entre dispositivos, ceremonias mnimas y prcticas profesionales Revista Pilquen Seco Psicopedagogia Ao X N 5, 2008. 2 Seguimos neste sentido a definio de Nasio (1994). pode tambm ser traduzido por significantes; significantes recalcados; cadeia de significantes reprimidos. O dito algo que tem valor de ato. 3 Cerimnia (latim caerimonia, -ae, carter! sagrado, venerao, respeito, culto, cerimnia) s. f. Cerimnia (latim caerimonia, -ae, carter! sagrado, venerao, respeito, culto, cerimnia) s. f.. Forma exterior e solene de celebrao de um culto religioso ou profano. = RITO, SOLENIDADE. Manifestao mais ou menos solene com que se celebra um acontecimento da vida social. Cada uma das formalidades rituais. Padro convencional de comportamento que se emprega onde a familiaridade no existe. = ETIQUETA, PROTOCOLO. Mal-estar proveniente da necessidade de ser cerimonioso. 4 No desenvolveremos aqui a distino que Lacan realiza entre ato e acting, deixando o assunto pendente porque que requer outras distines precisas. 5 A autora diz colorn, colorado..., expresso com a que terminam os contos em castelhano. (N. do T.). 6 Os efeitos desta tendncia tambm podem ser encontrados na suspenso de qualquer forma cerimonial em cenrios sociais

322 Estilos da Clnica, 2011, 16(2), 294-323

Dossi Dossi
nos quais so esperadas; como o caso de citaes judiciais nas quais os oficiais de justia, e inclusive certos profissionais, no sustentam forma cerimonial alguma, no se apresentam nem por seus nomes nem por suas funes sociais ante os implicados pela instncia que opera como marco simblico de referncia social. 7 Para ampliar este assunto ver Minnicelli, M. Escrituras de la ley en la trama social. Ensayo sobre la relacin entre Dispositivos, ceremonias mnimas y prcticas profesionales Revista Pilquen Seco Psicopedagogia Ao X N 5, 2008, 2008 disponible en http://www.revistapilquen.com.ar/NE_Psicopedagogia.pdf 8 Uma descrio mais ampla do caso se encontra em Infancia Pblica. No hay derecho. (Minnicelli 2004) 9 A questo da apresentao pessoal desajeitada e o estado geral das crianas so analisados em outro lugar. (Minnicelli, 2004) 10 Mereceria um desenvolvimento parte, ante o qual no nos deteremos, o problema dos rituais sacrificiais, problema trabalhado pelo antroplogo Ren Girard (1997) que critica com solvncia Gerez Ambertn (2008). 11 Ver Minnicelli, M. De lmites, confines y fronteras. Notas sobre el problema de los lmites, de la autoridad y la responsabilidad. Em Intersecciones entre clnica y escuela. Buenos Aires: Noveduc, 2004b (55).

mercedes_minnicelli@hotmail.com Recebido em maio/2011. Aceito em julho/2011.

323

Anda mungkin juga menyukai