Anda di halaman 1dari 24

SMASHWELD 250 M

Conjunto semi-automtico para soldagem MIG/MAG

Manual de Instrues

Ref.: Smashweld 250 M (Tocha Spool Gun no includa)

0401031

--- pgina em branco ---

Smashweld 250 M

INSTRUES GERAIS
Estas instrues referem-se a todos os equipamentos produzidos por ESAB S.A. respeitando-se as caractersticas individuais de cada modelo. Seguir rigorosamente as instrues contidas no presente Manual e respeitar os requisitos e demais aspectos do processo de soldagem a ser utilizado. No instalar, operar ou fazer reparos neste equipamento sem antes ler e entender este Manual. Antes da instalao, ler os Manuais de instrues dos acessrios e outras partes (reguladores de gs, pistolas ou tochas de soldar, hormetros, controles, medidores, rels auxiliares, etc) que sero agregados ao equipamento e certificar-se de sua compatibilidade. Certificar-se de que todo o material necessrio para a realizao da soldagem foi corretamente especificado e est devidamente instalado de forma a atender a todas as especificaes da aplicao prevista. Quando usados, verificar que: os equipamentos auxiliares (tochas, cabos, acessrios, porta-eletrodos, mangueiras, etc.) estejam corretamente e firmemente conectados. Consultar os respectivos manuais. o gs de proteo apropriado ao processo e aplicao. Em caso de dvidas ou havendo necessidade de informaes ou esclarecimentos a respeito, deste ou de outros produtos ESAB, consultar o Departamento de Servios Tcnicos ou um Servio Autorizado ESAB. ESAB S.A. no poder ser responsabilizada por qualquer acidente, dano ou parada de produo causados pela no observncia das instrues contidas neste Manual ou por no terem sido obedecidas as normas adequadas de segurana industrial. Acidentes, danos ou paradas de produo causados por instalao, operao ou reparao deste ou outro produto ESAB efetuada por pessoa (s) no qualificada (s) para tais servios so da inteira responsabilidade do Proprietrio ou Usurio do equipamento. O uso de peas no originais e/ou no aprovadas por ESAB S.A. na reparao deste ou de outros produtos ESAB da inteira responsabilidade do proprietrio ou usurio e implica na perda total da garantia dada. Ainda, a garantia de fbrica dos produtos ESAB ser automaticamente anulada caso seja violada qualquer uma das instrues e recomendaes contidas no certificado de garantia e/ou neste Manual.

A T E N O !
Este equipamento ESAB foi projetado e fabricado de acordo com normas nacionais e internacionais que estabelecem critrios de operao e de segurana; conseqentemente, as instrues contidas no presente manual e em particular aquelas relativas instalao, operao e manuteno devem ser rigorosamente seguidas de forma a no prejudicar o seu desempenho e a no comprometer a garantia dada. Os materiais utilizados para embalagem e as peas descartadas no reparo do equipamento devem ser encaminhados para reciclagem em empresas especializadas de acordo com o tipo de material.

Smashweld 250 M

1) SEGURANA
Este manual destinado a orientar pessoas experimentadas sobre instalao, operao e manuteno do Conjunto Smashwel 250 M. NO se deve permitir que pessoas no habilitadas instalem, operem ou reparem estes equipamentos. necessrio ler com cuidado e entender todas as informaes aqui apresentadas. Lembrar-se de que:

Choques eltricos podem matar

Fumos e gases de soldagem podem prejudicar a sade

Arcos eltricos queimam a pele e ferem a vista

Rudos em nveis excessivos prejudicam a audio

Fagulhas, partculas metlicas e pontas de arame podem ferir os olhos

2) DESCRIO
2.1) Generalidades

Smashweld 250 M um conjunto semi-automtico para soldagem MIG/MAG que combina em uma s unidade uma Fonte de energia com caracterstica de tenso constante, um Alimentador de arame, uma plataforma para um cilindro do gs de proteo e uma mangueira para a chegada do gs at a mquina. Smashweld 250 M permite a soldagem com arames slidos de ao carbono, de aos inoxidveis e de ligas de alumnio e com arames tubulares at 1,00 mm de dimetro. A alimentao eltrica monofsica ou bifsica em 220 volts a 50 ou 60 Hz. A tenso em vazio ajustada pela combinao de duas chaves seletoras que permitem um amplo e preciso ajuste da tenso de soldagem para qualquer aplicao dentro da faixa de utilizao dos equipamentos.

Smashweld 250 M

Um instrumento digital permite a leitura dos parmetros corrente de soldagem e tenso. Este instrumento provido de memria de forma a manter afixados os valores dos parmetros da ltima soldagem executada. A unidade Smashweld 250 M provida de rodas, rodzios e olhal de levantamento o que permite a sua fcil movimentao no local de trabalho. Smashweld 250 M pode operar com carretis de 300 mm de dimetro externo (padro internacional Spool 25) com at 15 kg de arame de ao. Possui conexo para instalao da tocha Spool Gun.

3) FATOR DETRABALHO
Chama-se Fator de trabalho (F.t.) a razo, em porcento, entre o tempo durante o qual uma mquina de soldar pode fornecer uma dada corrente mxima de soldagem (tempo de carga) e um tempo de referncia; conforme normas internacionais, o tempo de referncia igual a 10 minutos. A unidade Smashweld 250 M caracterizada por dois Fatores de trabalho: o fator de trabalho nominal com valor de 50% que corresponde capacidade de trabalho da mquina no mximo da sua faixa de corrente, e o Fator de trabalho de 100%. O Fator de trabalho nominal de 50% significa que a mquina pode fornecer a sua corrente de soldagem mxima durante perodos de 5,0 min. (carga), cada perodo devendo ser seguido de um perodo de descanso (a mquina no fornece corrente de soldagem) de 5,0 min. (5,0 + 5,0 = 10 min.), repetidamente, e sem que a temperatura dos seus componentes internos ultrapasse os limites previstos por projeto. O mesmo raciocnio se aplica para qualquer valor do Fator de trabalho. O Fator de trabalho de 100% significa que a unidade pode fornecer a corrente de soldagem especificada (ver Tab. 4.1) ininterruptamente, isto , sem qualquer necessidade de descanso. Numa mquina de soldar, o Fator de trabalho permitido aumenta at 100% a medida que a corrente de soldagem utilizada diminui; inversamente, o Fator de trabalho permitido diminui a medida que a corrente de soldagem aumenta at o mximo da faixa.

4) CARACTERSTICASTCNICAS
A Tabela 4.1 indica as cargas autorizadas para a Smashweld 250 M
4.1) Fonte de energia Smashweld 250 M

TABELA 4.1
Faixa de tenso em vazio (V) Faixa de corrente/tenso (A/V) Corrente nominal (A) @ 100% Cargas autorizadas Fator de Trabalho % Corrente de soldagem (A) Tenso em carga convencional Alimentao eltrica monofsica ou bifsica ( V - 50/60 Hz) Potncia aparente nominal (KVA) Classe trmica Grau de proteo Dimenses (l x c x a - mm) Peso (Kg) 50 250 27 220 7,3 H (180 o C) IP 22 530 x 980 x 850 125 100 180 23 19,8 - 45 30/16 - 250/27 180

Smashweld 250 M

4.2) Mdulo de alimentao de arame de Smashweld 250 M

TABELA 4.2
Alimentao eltrica ( V - 50/60 Hz) Moto-redutor Faixa de velocidade do arame (m/min) - slido Faixa de diamtro de arame (mm) - ligas de alumnio - tubular 42 cc - im permanente 1,50 - 19,00 0,60 - 1,00 0,80 - 1,00 0,90 - 1,00

5) CONTROLES E COMPONENTES PRINCIPAIS


5.1) Painel frontal

03

12

02
08
07

04
05

09
01

11

10

06
OPCIONAL

Smashweld 250 M

1) Chave Liga/Desliga : permite ao operador ligar e desligar a unidade. 2) Lmpada piloto: quando acesa, indica que o equipamento est energizado. 3) Ampermetro/Voltmetro digital: para visualizao dos parmetros de soldagem, corrente e tenso. Aps a soldagem mantm os valores afixados no mostrador. 4) Chave seletora de faixa: com 2 posies, permite selecionar a faixa (baixa ou alta) de trabalho dentro da faixa total de 19,8 a 45 V. A posio 1 corresponde faixa baixa e a posio 2 faixa alta de tenso. 5) Chave de regulagem fina da tenso em vazio: com 7 posies, permite o ajuste fino da tenso em vazio dentro de cada uma das faixas selecionadas pela chave seletora de faixa. 6) Terminal de sada negativo: para conexo do cabo obra. 7) Lmpada indicadora de sobre temperatura: quando acesa indica que a fonte est superaquecida, a soldagem interrompida, o ventilador continua funcionando. Quando a fonte atingir novamente o nvel de temperatura seguro para operao lmpada se apaga e a soldagem pode ser reiniciada. 8) Potencimetro para regulagem da velocidade do arame. 9) Interruptor manual - permite alimentar o arame sem tenso na pistola de solda. 10) Soquete euro-conector - para conexo da pistola de solda. 11) Conector Spool Gun - para conexo do cabo de comando da tocha Spool Gun. 12) Chave Spool Gun/Normal - para seleo do controle de velocidade normal ou pela tocha.

5.2) Console interno

14

15

16
17

13

Smashweld 250 M

13) Mecanismo de avano de arame para alimentar o arame atravs da pistola de solda. 14) Chave seletora do modo de soldagem em CONTNUO, PONTO ou INTERMITENTE. 15) Potencimetro TEMPO: para ajustar o tempo de ponto ou solda intermitente. 16) Potencimetro ANTI-STICK:para ajustar o tempo em que a fonte ainda fornece corrente de solda quando a soldagem interrompida. Este recurso evita a colagem do arame na poa de fuso. 17) Miolo freador: para instalao do carretel de arame.

5.3) Painel traseiro

18) Cabo de alimentao. 19) Mangueira de alimentao de gs.

6) INSTALAO
6.1) Recebimento

Ao receber um Conjunto Smashweld 250 M, remover todo o material de embalagem em volta da unidade e verificar a existncia de eventuais danos que possam ter ocorrido durante o transporte. Quaisquer reclamaes relativas a danificao em trnsito devem ser dirigidas Empresa transportadora. Remover cuidadosamente todo e qualquer material que possa obstruir a passagem do ar de ventilao, o que diminua a eficincia da refrigerao.

N.B.: caso a unidade no seja instalada de imediato, conserv-la na sua embalagem original ou armazen-la em local seco e bem ventilado.

6.2) Local de trabalho Vrios fatores devem ser considerados ao se determinar o local de trabalho de uma mquina de soldar de maneira a se conseguir uma operao segura e eficiente. Uma ventilao adequada necessria para a refrigerao do equipamento e a segurana do operador. da maior importncia que a rea de trabalho seja sempre mantida limpa. necessrio deixar um corredor de circulao com pelo menos 700 mm de largura em torno da mquina, tanto para a sua ventilao como para acesso de operao, manuteno preventiva e eventual manuteno corretiva no local de trabalho. A instalao de qualquer dispositivo de filtragem do ar ambiente restringe o volume de ar disponvel para a refrigerao da mquina e leva a um sobreaquecimento dos seus componentes internos. A instalao de qualquer dispositivo de filtragem no autorizado pelo Fornecedor anula a garantia dada ao equipamento.

6.3) Alimentao eltrica Os requisitos para a alimentao eltrica de Smashweld 250 M so indicados nas suas placas nominais e nas Tabelas 4.1 e 5.1 do presente Manual. Eles devem ser alimentados a partir de uma linha eltrica independente e de capacidade adequada de forma a se garantir o seu melhor desempenho e a se reduzir as falhas de soldagem ou danos provocados por equipamentos tais como mquinas de soldar por resistncia, prensas de impacto, motores eltricos, etc... A alimentao eltrica deve sempre ser feita atravs de uma chave de parede exclusiva com fusveis ou

Smashweld 250 M

disjuntores de proteo adequadamente dimensionados. Para a alimentao eltrica de um Conjunto Smashweld 250 M, o Usurio pode usar o cabo de entrada fornecido ou um cabo prprio com a bitola correspondente ao comprimento desejado, sempre com 3 condutores sendo 2 para a alimentao e 1 para o aterramento.

A Tabela 6.1 abaixo fornece orientao para o dimensionamento dos cabos e dos fusveis de linha; eventualmente, consultar as normas vigentes.

TABELA 6.1
Modelo Tenso de Alimentao (V) 1 ou 2 220 V Consumo na carga nominal (A) 33 Condutores de Alimentao (cobre - mm2) 16

Fusveis retardados (A)


50

Smashweld 250 M

A unidade Smashweld 250 M fornecida para ligao a uma rede de alimentao de 220 V monofsica ou bifsica.

IMPORTANTE !
O terminal de aterramento est ligado ao chassi da unidade. Ele deve estar conectado a um ponto eficiente de aterramento da instalao eltrica geral. NO ligar o condutor de aterramento do cabo de entrada a qualquer um dos bornes da chave Liga/Desliga, o que colocaria o chassi sob tenso eltrica.

Todas as conexes eltricas devem ser firmemente apertadas de forma a no haver risco de faiscamento, sobre-aquecimento ou queda de tenso nos circuitos.

N.B.: NO USAR O NEUTRO DA REDE PARA O ATERRAMENTO.

6.4) Roldanas de trao O mecanismo de avano do arame do Conjunto Smashweld 250 M possui uma roldana de presso lisa para todos os tipos e dimetros de arame e uma roldana de trao que deve ser mudada de acordo com o tipo e o dimetro do arame.Ver a Tabela 6.2 abaixo.

TABELA 6.2
Tipo de Arame
Aos, slidos Ligas de alumnio Tubular

dimetro (mm)
0,60 - 0,80 0,80 - 1,00 0,90 - 1,20 1,00 - 1,20 0,90 - 1,20

Smashweld 250 M
0900905 0900251 0900095 0900168 0900121
Smashweld 250 M

Para instalar uma roldana de trao do arame: 1) Abrir o brao suporte da roldana de presso. 2) Retirar o parafuso do eixo da roldana de trao. 3) Guiando-se pela chaveta, colocar a roldana que corresponde ao arame a ser usado no eixo; uma roldana possui 2 sulcos, cada um para um dimetro diferente de arame; a roldana deve ser posicionada de forma que a gravao correspondente bitola do arame usado esteja visvel para o operador. 4) Recolocar e apertar o parafuso; a roldana no deve ter jogo sobre o seu eixo. 5) Fechar o brao e ajustar a presso da roldana de presso sobre o arame. 6.5) Pistola MIG/MAG ou Spool Gun ESAB S/A fornece, opcionalmente, diversos modelos de pistolas de soldar de acordo com a aplicao prevista; elas so conectadas diretamente no soquete euro-conector.Ver acessrios (pgina 22 ) 6.6) Gs de proteo A natureza do gs de proteo depende da aplicao prevista; a Tabela 5.3 relaciona os gases normalmente empregados de acordo com a natureza do metal a ser soldado.

TABELA 6.3
Gs Regime de Transferncia
curto-circuito
Ar Ar Ar + 2% CO2 Ar + 4% CO2 Ar + 8% CO2 Ar + 20-25% CO2 Ar + 5% O2 CO2 0,80 - 1,00 -

spray
0900251 alumnio ao baixa liga - ao carbono ao inoxidvel* -

ao inoxidvel* ao inoxidvel* exceto LC e ELEC ao baixa liga - ao carbono ao carbono * o gs deve ser especificado de acordo com a composio do arame

Ligar a mangueira do gs de proteo na sada do regulador de presso do cilindro ou da rede de distribuio interna. 6.7) Arame 1) Colocar o carretel de arame no miolo freador de forma que ele gire no sentido horrio quando o arame avana dentro da pistola de soldar e prend-lo; o pino de arraste do miolo freador deve se encaixar no furo menor, excntrico, do carretel. 2) Desligar a chave "Liga/Desliga" do Conjunto.Tal procedimento evita que o arame venha a se movimentar e fique sob tenso eltrica caso o gatilho da pistola de soldar seja acionado por inadvertncia, o que poderia provocar algum arco eltrico. 3) Aparar a ponta livre do arame para que ela no apresente rebarbas ou bisel e que no possa ferir o operador ou danificar o guia interno da pistola de soldar. 4) Abrir o brao de presso do mecanismo de avano do arame. Levar manualmente a ponta do arame atravs do guia de entrada do mecanismo de avano sobre o sulco "til" da roldana de trao e dentro do conduite da pistola. 5) Fechar o brao de presso. 6) Ligar a chave "Liga/Desliga" do Conjunto para energiz-lo; acionar o interruptor manual para levar a ponta livre do arame at a sada da pistola de soldar atravs do bico de contato.

10

Smashweld 250 M

N.B.: a freagem aplicada sobre o carretel de arame deve ser apenas suficiente para que ele no possa girar livremente por inrcia quando o motor de avano do arame pra. Girar o parafuso de ajuste no sentido horrio para aumentar a freagem e no sentido anti-horrio para diminu-la.

Para um avano suave do arame importante que ele seja mantido limpo e que a roldana de trao e o condute da pistola de soldar sejam periodicamente limpos.

6.8) Circuito de soldagem O bom funcionamento da Smashweld 250 M depende ainda de se usar um cabo "Obra" de cobre, isolado o mais curto possvel e compatvel com a(s) aplicao (es) considerada (s) em bom estado e firmemente preso nos seus terminais; ainda, as conexes eltricas na pea a soldar ou na bancada de trabalho e no soquete "Negativo" da Fonte devem ser firmes. Qualquer que seja o seu comprimento total (o qual deve sempre ser o menor possvel) e qualquer que seja a corrente de soldagem empregada, a seo do cabo "Obra" deve corresponder corrente mxima que a unidade utilizada pode fornecer no Fator de trabalho de 100%. A resistncia eltrica do circuito de soldagem provoca quedas de tenso que se somam queda interna natural da prpria fonte, reduzindo a tenso de arco e a corrente mxima disponveis e tornando o arco instvel.

7) OPERAO
7.1) Soldagem em cordo contnuo

Estando o Conjunto Smashweld ligado rede eltrica, a pistola de soldar e o arame do tipo e dimetro adequados instalados, o circuito do gs de proteo estabelecido e o cabo de Obra conectado : 1) Colocar a chave Liga/Desliga na posio Liga, o motor do exaustor passa a girar criando o fluxo de ar necessrio refrigerao da mquina e a lmpada piloto acende. 2) Colocar a chave seletora de modo de soldagem na posio CONTNUO ( ). 3) Com o gatilho da pistola apertado, ajustar a vazo do gs de proteo ao valor necessrio, uma vazo de 12 l/min adequada para a maioria das aplicaes. 4) Selecionar o controle de velocidade Normal/Spool Gun conforme necessidade. 5) Pr-ajustar o valor da tenso em vazio conforme a aplicao. 6) Ajustar o tempo de ANTI-STICK a aproximadamente 1/3 da faixa. 7) Abrir o arco. 8) Modificar os ajustes acima conforme necessidade para a obteno do cordo de formato e aspectos desejados.
7.2) Soldagem por ponto ou intermitente

Estando o Conjunto Smashweld ligado rede eltrica, a pistola de soldar e o arame do tipo e dimetro adequados instalados, o circuito do gs de proteo estabelecido e o cabo de Obra conectado : 1) Colocar a chave Liga/Desliga na posio Liga, o motor do exaustor passa a girar criando o fluxo de ar necessrio refrigerao da mquina e a lmpada piloto acende. 2) Colocar a chave seletora de modo de soldagem na posio PONTO, ( ( ). ) ou INTERMITENTE

3) Com o gatilho da pistola apertado, ajustar a vazo do gs de proteo ao valor necessrio, uma vazo de 12 l/min adequada para a maioria das aplicaes. 11

Smashweld 250 M

4) Selecionar o controle de velocidade Normal/Spool Gun conforme necessidade. 5) Pr-ajustar o valor da tenso em vazio conforme a aplicao. 6) Ajustar o tempo de ponto ou de solda intermitente ao valor desejado. 7) Ajustar o tempo de ANTI-STICK a aproximadamente 1/3 da faixa. 8) Abrir o arco. 9) Modificar os ajustes acima conforme necessidade para a obteno do cordo de formato e aspectos desejados.

A T E N O !
Nunca manobrar as chaves de regulagem de tenso durante a soldagem para evitar danific-las.

8) MANUTENO
8.1) Recomendaes Em condies normais de ambiente e de operao, os Smashweld 250 M no requerem qualquer servio especial de manuteno. apenas necessrio limp-los internamente uma vez por ms com ar comprimido sob baixa presso, seco e isento de leo. Aps a limpeza com ar comprimido, verificar o aperto das conexes eltricas e a fixao dos componentes. Verificar a eventual existncia de rachaduras na isolao de fios ou cabos eltricos, inclusive de soldagem, ou em outros isolantes e substitu-los se defeituosos.

Se sobrecarregados por falta de refrigerao ou uso da unidade em condies no previstas por ESAB S/A (ver Tabela 4.1), a ponte retificadora poder danificar-se, abrindo-se ou entrando em curto-circuito. Devese ento substituir a ponte retificadora .

8.2) Reparao Para assegurar o funcionamento e o desempenho timos de um equipamento ESAB, usar somente peas de reposio originais fornecidas por ESAB S/A ou por ela aprovadas. O emprego de peas no originais ou no aprovadas leva ao cancelamento automtico da garantia dada. Peas de reposio podem ser obtidas dos Servios Autorizados ESAB ou das Filiais de Vendas conforme indicado na ltima pgina deste Manual. Sempre informar o modelo e o nmero de srie da unidade considerada.

12

Smashweld 250 M

ESQUEMA ELTRICO K31

11

13

10

12

14

5
PONTE RETIFICADORA TRANSFORMADOR PRINCIPAL
150
+

6
TERMINAL POSITIVO INDUTOR
5 6 7 8
160 5 4 130 3 12 2 1 11 15 6

7
VOLT/AMP.
10000uFx63V 10000uFx63V 10000uFx63V 10000uFx63V 10000uFx63V 10000uFx63V
9

FILTRO

3 7 11 9 13

2/4
9V 0

110

120
TRANSF. AUXILIAR DO VOLT/AMP.
42V
0

1 8 10 12 14

R1 RESISTOR 5R X 300W

21C/21D 18/18B

9) ESQUEMA ELTRICO

CONTATOR
13 16

Chave
R
SHUNT

Chave

Ajuste

Ajuste Fino

TERMINAL NEGATIVO

Faixa 35

20A

24 23A 8 1 2 16A 7 6 110 5 4 3

30
S

CHAVE LIG/DESL
110

CONECTOR 8 PINOS
10K 5w
11A

29
1 2

30

39
3 4

35

PLACA ELETRNICA

16

16A 16B
20

20A 20B

CON1

CON2

23

23A
23B

CHAVE SELETORA DE MODO


Chave
1 2 3 4 5 6 11 12 13 7 8A 10 9 75 74 73 72 71 70 14 15 16 17 18A 19 20 21 22 23 24A 25A 26

Reversora Tripolar

CONTINUO

PONTO
25 1 0 TEMPO 13 40 TRANSFORMADOR AUXILIAR 0V 0 25/25A 16B 15 K LIN 11/11A 20B

1
SOQUETE EUROCONECTOR

CHAVE BIPOLAR

0
440

25
3 4 6

25

100 K LIN

13
16V

40

13

POT. VELOCIDADE

40

380
16V 0V

14

INTERMITENTE
220
16V

22
VALV. SOLENOIDE 21B/21C 8

72 15 14 47K LIN ANTI-STICK 73 40 26


RLIM

19

23B

39
42V 18A/18B

1
39 M

CONTATOR

LMP. TEMP.

18
8A

25
VENTILADOR

.01uFx1KV

24B 24/24B

1uFx400V

13
36

40

21D

TERMOSTATO

29
0

0V

21/21A

.01uFx1KV

Smashweld 250 M

K73 LMPADA PILOTO

GND

MOTOR 42V

71

24A

2//4R7 X 25W

21A/21B

75

74

70

18A

21

13

10) PEAS DE REPOSIO


10.1) Smashweld 250 M

0901878
LMPADA SOBRE TEMP.

0901296 0901139
TAMPA

0901881
VOLT/AMP DIGITAL

0901813
VISOR

0900329
LMPADA PILOTO

KNOB DOS POTENCIMETROS

0900154
POTENCIMETRO VELOCIDADE

0900059
INTERRUPTOR MANUAL

0902734
CHAVE NORMAL/ SPOOL GUN

0901290
CHAVE LIGA/DESL

0902377
CHAVE REG. FINA

0902534
LATERAL DIR. SUPERIOR

0903070
FECHO PARA LATERAL

0902378
CHAVE SEL. FAIXA

0901981
TOMADA SPOOL GUN

0900883
FLANGE PARA EUROCONECTOR

0900703 EUROCONECTOR COMPLETO

0902333 0903914
PAINEL FRONTAL SPOOL GUN (Tocha no includa)

0902535
LATERAL ESQUERDA

0901884
ENGATE RPIDO

0901483
LATERAL DIREITA INFERIOR

14

Smashweld 250 M

10.2) Smashweld 250 M

0901296 0901296
KNOB DOS POTENCIMETROS KNOB DOS POTENCIMETROS

0901246
POTENCIMETRO ANTI-STICK

0900745
CHAVE PONTO/INTERM.

0900154
POTENCIMETRO TEMPO

0901309 0901551
OLHAL MIOLO FREIADOR

0900522 0902380
ETIQUETA PAINEL TRASEIRO

0900597
MOTO REDUTOR

0901409
MECANISMO AVANO ARAME

0902033
HLICE

0901980
RESISTORES

0902006
SHUNT

0901876 0901909
RODZIO

0902390
CAPACITORES

MOTOR DO VENTILADOR

0901543
RODA

0902376
CHASSI

Smashweld 250 M

15

10.3) Smashweld 250 M

0901320
TRANSFORMADOR AUXILIAR

0900542
PLACA ELETRNICA

0901917
CONTATOR

0901812
TRANSF. INSTRUMENTO

0902339
PRENSA CABO

0900599 0902374
CABO DE ALIMENTAO RESISTORES

0900788
PUXADOR

0905130
VLVULA SOLENIDE

0901975
INDUTOR

0901976 0902375
PONTE RETIFICADORA BOBINA A DO INDUTOR

0901977
BOBINA B DO INDUTOR

0902337
TRANSFORMADOR PRINCIPAL

0902338
BOBINA DO TRANSFORMADOR

16

Smashweld 250 M

11) MECANISMO DE AVANO DE ARAME

0901409
MECANISMO DE AVANO DE ARAME COMPLETO

0901385
PRESILHA ELSTICA

0900450
PINO ELSTICO

0900467
ROLDANA DE PRESSO LISA (*)

0901362
EIXO DO BRAO DE PRESSO

0901168
ENGRENAGEM (*)

0900476
PRESILHA ELSTICA

0900733
BRAO DE PRESSO COMPLETO

0901083
DISPOSITIVO DE PRESSO COM ESCALA

1 2 3 4

0900988
GUIA DE ENTRADA 0,60 - 1,60 MM (*)

0900790
ENGRENAGEM ADAPTADORA PARA ROLDANA (*)

PARAFUSO M6 x 16

0901737
CORPO

0900005
PARAFUSO

VER TABELA 6.4


ROLDANA DE TRAO (*) PARAFUSO M3 x 16

(*) Estas peas esto sujeitos a desgastes em regime normal de operao, devendo ser substitudas sempre que apresentarem desgaste que comprometa a correta alimentao do arame de soldagem.

Smashweld 250 M

17

12) PEAS DE REPOSIO PARA TOCHA SPOOL GUN


0902333

TOCHA COMPLETA

Ver Tabela 12.1 ROLDANA

0704976 CORPO DE ALUMNIO

0704977 CABEA

0704978 CONDUTE DE TEFLON Ver Tabela 12.3 BICO DE CONTATO

Ver Tabela 12.2 PORTA BICO Ver Tabela 12.4 BOCAL

0705509 DIFUSOR

0704970 POTENCIMETRO

0704969 GATILHO

12.1) Seleo de Roldanas

TABELA 12.1
Tipo de arame
slidos, aos

Dimetro (mm)
0,60 0,80 - 1,00 1,20

Referncia
0704973 0704974 0704975 0704971 0704972

ligas de alumnio

0,80 - 1,00 1,20

12.2) Seleo de Porta-Bicos

TABELA 12.2
Rosca (mm) M6 M8 Comprimento (mm) 28 28 Referncia 0705512 0705545

18

Smashweld 250 M

12.3) Seleo de Bicos de Contato

TABELA 12.3
Dimetro do arame (mm) 0,6 0,8 0,9 1,0 1,2 Rosca M6 M6 M6 M8 M8 Referncia 0705490 0705513 0705514 0705523 0705524

12.4) Seleo de Bocais

TABELA 12.4
Dimetro (mm) 12 16 19 Comprimento (mm) 84 84 84 Referncia 0705541 0705518 0705542

13) ACESSRIOS
13.1) Pistola de solda

TABELA 13.1
PMC 250 para arame at 1,2 mm e uso com gs CO 2 PMC 300 para arame at 1,2 mm e uso com gs Argnio ou misturas Pistola Spool Gun 0704913 0704914 0902333

Para aplicaes especiais consultar o departamento tcnico da ESAB S.A.

Smashweld 250 M

19

--- pgina em branco ---

20

Smashweld 250 M

CERTIFICADO DE GARANTIA

Modelo:

( ) Smashweld 250 M

N de srie:

Informaes do Cliente

Empresa: __________________________________________________________________________ Endereo: ________________________________________________________________________ Telefone: (___) ____________ Modelo: ( ) Smashweld 250 M Fax: (___) ____________ N de srie: E-mail: _____________________

Observaes: ______________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Revendedor: __________________

Nota Fiscal N: ______________________________

Prezado Cliente, Solicitamos o preenchimento e envio desta ficha que permitir a ESAB S.A. conhec-lo melhor para que possamos lhe atender e garantir a prestao do servio de Assistncia Tcnica com o elevado padro de qualidade ESAB.

Favor enviar para: ESAB S.A. Rua Zez Camargos, 117 - Cidade Industrial Contagem - Minas Gerais CEP: 32.210-080 Fax: (31) 2191-4440 Att: Departamento de Controle de Qualidade
Smashweld 250 M

21

--- pgina em branco ---

22

Smashweld 250 M

TERMO DE GARANTIA
ESAB S/A Indstria e Comrcio, garante ao Comprador/Usurio que seus Equipamentos so fabricados sob rigoroso Controle de Qualidade, assegurando o seu funcionamento e caractersticas, quando instalados, operados e mantidos conforme orientado pelo Manual de Instruo respectivo a cada produto. ESAB S/A Indstria e Comrcio, garante a substituio ou reparo de qualquer parte ou componente de equipamento fabricado por ESAB S/A em condies normais de uso, que apresenta falha devido a defeito de material ou por fabricao, durante o perodo da garantia designado para cada tipo ou modelo de equipamento. A obrigao da ESAB S/A nas Condies do presente Termo de Garantia, est limitada, somente, ao reparo ou substituio de qualquer parte ou componente do Equipamento quando devidamente comprovado por ESAB S/A ou SAE - Servio Autorizado ESAB. Peas e partes como Roldanas e Guias de Arame, Medidor Analgico ou Digital danificados por qualquer objeto, Cabos Eltricos ou de Comando danificados, Porta Eletrodos ou Garras, Bocal de Tocha/Pistola de Solda ou Corte, Tochas e seus componentes, sujeitas a desgaste ou deteriorao causados pelo uso normal do equipamento ou qualquer outro dano causado pela inexistncia de manuteno preventiva, no so cobertos pelo presente Termo de Garantia. Esta garantia no cobre qualquer Equipamento ESAB ou parte ou componente que tenha sido alterado, sujeito a uso incorreto, sofrido acidente ou dano causado por meio de transporte ou condies atmosfricas, instalao ou manuteno imprprias, uso de partes ou peas no originais ESAB, interveno tcnica de qualquer espcie realizada por pessoa no habilitada ou no autorizada por ESAB S/A ou aplicao diferente a que o equipamento foi projetado e fabricado. A embalagem e despesas transporte/frete - ida e volta de equipamento que necessite de Servio Tcnico ESAB considerado em garantia, a ser realizado nas instalaes da ESAB S/A ou SAE - Servio Autorizado ESAB, correr por conta e risco do Comprador/Usurio Balco. O presente Termo de Garantia passa a ter validade, somente aps a data de Emisso da Nota Fiscal da Venda, emitida por ESAB S/A Indstria e Comrcio e/ou Revendedor ESAB. O perodo de garantia para o Smashweld 250 M de 1 ano.

Smashweld 250 M

23

A ESAB S/A se reserva o direito de alterar as caractersticas tcnicas de seus equipamentos sem prvio aviso.

Belo Horizonte (MG) So Paulo (SP) Rio de Janeiro (RJ) Porto Alegre (RS) Salvador (BA)

Tel.: (31) 2191-4370 Tel.: (11) 2131-4300 Tel.: (21) 2141-4333 Tel.: (51) 2121-4333 Tel.: (71) 2106-4300

Fax: Fax: Fax: Fax: Fax:

(31) 2191-4376 (11) 5522-8079 (21) 2141-4320 (51) 2121-4312 (71) 2106-4320

vendas_bh@esab.com.br vendas_sp@esab.com.br vendas_rj@esab.com.br vendas_pa@esab.com.br vendas_sa@esab.com.br

NOSSOS CLIENTES SOLDAM MELHOR

esab.com.br

Publicao 0205886 rev 6

06/2006

Anda mungkin juga menyukai