Anda di halaman 1dari 10

O INQUIETANTE EM DROENHA DE JOO GUIMARES ROSA

Adelaide Caramuru CEZAR

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho. Atualmente professora associada da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: accezar@sercomtel.com.br

Resumo: Objetiva-se anlise do conto Droenha, presente em Tutamia (Terceiras Estrias) de Joo Guimares Rosa. O protagonista, Jenzirico, acreditando ter cometido um crime, v-se obrigado a fugir do universo civilizado, indo viver, sozinho, numa Serra, totalmente inserido na natureza. Gradativamente, a racionalidade, registrada enquanto o protagonista est entre pedras, vai sendo substituda por fantasmagorias, conduzindo-o s brenhas, onde anteriormente viu seu alter ego nu e desarmado. Ao final, h o retorno ao mundo civilizado, trazendo consigo, do mundo primitivo, um moc, animal que muito o torturou, colocando sua subjetividade em risco. Palavras-Chave: Joo Guimares Rosa; Tutameia (Terceiras Estrias); Droenha; inquietante.

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

507

Leopoldo Lugones (1874-1938), escritor argentino a quem Jorge Luis Borges dedicou seu livro O fazedor (1960), autor de conto intitulado O descobrimento da circunferncia, publicado pela primeira vez em 1907 na revista Caras e Caretas, de Buenos Aires. O protagonista, Clinio Malabar, um louco vivendo num manicmio. Sua loucura consiste em no aceitar situar-se fora de um crculo por ele traado ao seu redor com giz que sempre traz consigo. Durante os vinte anos que viveu no manicmio, cercado pela circunferncia por ele traada e que os demais integrantes do manicmio respeitavam, Clinio Malabar nunca causou o menor transtorno. Conservou-se, por todo este tempo, conforme ressaltou um dos mdicos internos, sem o menor sinal de envelhecimento. Tudo corria bem at que chegou ao manicmio um novo mdico que se irritou com a circunferncia sempre traada pelo paciente. Inicia-se uma contenda e, certa noite, a circunferncia apagada, resultando na morte de Clinio Malabar. Dias depois, a voz do paciente morto passa a ser ouvida pelos presentes no recinto. Procura-se pelo lugar de emanao da voz e o encontram sob uma lata jogada ao cho. O mdico, com um pontap, tira a lata de seu lugar. Qual no a surpresa de todos quando veem, sob a lata, inscrita com giz, uma das circunferncias traadas por Clinio Malabar. Em seu livro Tras los limites de lo real, David Roas, professor Titular de Teoria Literria na Universidade Autnoma de Barcelona, depois de fazer referncia ao conto de Leopoldo Lugones, cita Claudio Magris (1939), crtico literrio italiano, destacando como o autor enfatiza a necessidade que sentimos dos limites que nos trazem segurana. Segundo o estudioso, a fronteira uma necessidade, porque sem ela, quer dizer sem distino, no h identidade, no h forma, no h individualidade e no h sequer uma existncia real, porque esta fica absorvida no informe e no distinto1 (MAGRIS, apud ROAS, 2011, p. 35, traduo minha). Em Droenha2, conto de Joo Guimares Rosa (1908-1967), depara-se o leitor com personagem bruscamente retirado de sua circunferncia, de seu ambiente cotidiano, de seu mundo sueto (p. 54), como registra o narrador em terceira pessoa presente no citado conto roseano. Diferentemente de Clinio Malabar, o louco que se deu conta de que a sobrevivncia dependia do situar-se dentro de uma circunferncia, tendo morrido quando dela se viu privaNo livro de David Roas, esta a afirmao: Como advierte Claudio Magris, la frontera es una necesidad, porque sin ella, es decir sin distincin, no hay identidade, no hay forma, no hay individualidade y no hay siquiera una existencia real, porque esta queda absorbida en lo informe y lo distinto. 2 Rosa, Joo Guimares. Tutamia (Terceiras Estrias). 6 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. Todas as citaes deste trabalho sero retiradas desta edio. Indicaremos, portanto, apenas a sua pgina.
1

a literatura no inquietante muita coisa que o seria se ocorresse na vida real, e que nela existem, para obter efeitos inquietantes, muitas possibilidades que no se acham na vida (FREUD. O inquietante, p. 371-2).

508

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

do, Jenzirico, protagonista do conto de Joo Guimares Rosa, acreditando ter matado Zevasco, irmo de Tovasco, passa a viver numa Serra para onde so conduzidos os foragidos da Justia. Neste espao, vai gradativamente se efetivando processo de enlouquecimento do personagem, do qual se salva apenas por ter podido, em tempo hbil, retornar ao seu universo conhecido, familiar. O primeiro pargrafo do conto roseano situa o leitor no progressivo movimento de perda do protagonista de seus referenciais urbanos ao chegar ao at ento por ele desconhecido espao da Serra, fora, muito alm, de suas costumeiras fronteiras:

Duas palavras chamam de imediato a ateno do leitor: (1) desverde; (2) pasmo. A primeira delas caracteriza-se pela negao do verde. Esta a cor do renascimento, do recomeo sempre possvel que conduz s flores e aos frutos prprios da vida. O desverde j no primeiro pargrafo apresentado est prenunciando uma potica que operar por extrao, por constante subtrao, presente de forma reiterada no conto roseano, seja atravs do emprego do prefixo des que se faz presente em vrias palavras empregadas no decorrer do conto depassou (p. 50), desenrolado (p. 50), desaprazvel (p. 51), desregulado (p. 51), desagrado (p. 52), despercebia (p. 52), desconheceu (p. 53), desapercebido (p. 53), desassombro (p. 53) seja atravs da progressiva perda de peas de roupas e utenslios pelo protagonista, atuando como marca da passagem do universo civilizado, de onde provm, ao universo primitivo, para onde , por necessidade circunstancial, conduzido. A negatividade, a sada do mundo do centro, do referido mundo sueto (p. 54) do narrador roseano, ainda se faz presente nas palavras soledade e silncio situadas nesse pargrafo. O emprego da palavra pasmo, por sua vez, situa as aes subtrativas antes apontadas subtrao de vida, de cor, subtrao de roupa, de convivncia, de sons na interioridade do personagem. Isto porque tal palavra, segundo o Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, significa agitao violenta, convulso, perda dos sentidos, desmaio, sentimento de espanto, surpresa diante de algo que no se espera, admirao, assombro. Assim sendo, o protagonista experimenta a gradativa perda e a decorrente emoo desta perda, pois, como diz o conto roseano, Era ali lugar para pasmos (p. 50). Jenzirico sente, pois, dia ps dia, o assombro da perda de objetos sem os quais no imaginara nunca poder viver. O novo se instaura pela perda do conhecido, do familiar. O ali de que fala o narrador neste primeiro pargrafo do conto a Serra, palavra sempre empregada no conto roseano em maiscula. Trata-se de espao situado fora da citada circunferncia protetora de Clinio Malabar. Neste
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

Amanhecendo o sol dava em desverde de rochedos e pedregulhos, fazia soledade, de repente, silncio. Ventava, porm. Era ali lugar para pasmos; estava-se tambm perto das nuvens. Ele que no podia retroceder. Voavam gavies. Jenzirico nunca imaginara ter de matar um homem e vir a se esconder na Serra (ROSA, 1985, p. 50).

509

at ento desconhecido espao, a Serra, encontra-se Jenzirico, personagem a sempre relembrar, com sufoco, o mundo conhecido, deixado para trs. Ali ele vivencia, dia e noite, o medo da morte, do desconhecido, do impossvel. Nesta Serra, h duas metades: (1) a das pedras; (2) a das brenhas. A unio destas duas metades que d nome ao conto, Droenha, conforme explica Nilce SantAnna Martins em O lxico de Guimares Rosa:
DROENHA. Ttulo de conto (T-X, 41-50). ND. / O voc. Pode ser uma criao do autor resultante da combinao da sil. final de pedra (com mudana de vogal) e de brenha, pals. que aparecem juntas no passo no meio da serra, em pedra e brenha (T-X, 44-53). Encontra-se ainda o adj. cognato pedroenga (2001, p. 176).

O espao das pedras onde se encontra Jenzirico at praticamente o final da narrativa. Seu situar-se neste espao no conto justificado: Precavia-se ficando no limpo do pedregal (p. 51). Este espao no se apresenta como agradvel: De dia o calor, na regncia do sol, as fragas amareladas alumiavam, montanhitncia, s em madrugadas e tarde se sofria o esfrio e vento (p. 52). Neste espao, Jenzirico vive o medo dos habitantes da brenha, sejam eles os caadores ou os homiziados outros (p. 52), sejam seus prprios fantasmas:
Salteado avanou derredor os vultos pedrouos, seguia o que no via, por trs de qualquer instante, inimigo o observava. O cho nenhuma calcadura marcava, aquele nem era cho, pedroenga, ondeonde os chatos cactos, dependuradas as vagens secas da tipu, o jacarand-de-espinho lanando douradas grandes flores (p. 52).

O espao das brenhas, evitado e temido, onde se encontram aqueles que podem descobrir nosso protagonista e at mesmo feri-lo: caadores e seus cachorros frequentavam os campestres das vertentes (p. 51). A se encontra tambm o perigo maior, Jenjibirro, aquele que gradativamente rouba os utenslios da civilizao de que se serve Jenzirico neste mundo outro: o chapu, a faca, a espingarda, o palet, a espingarda, o palet, as alpercatas. este ser escondido nas brenhas, de nome to semelhante ao de Jenzirico, talvez seu outro, que conduzir o protagonista ao totalmente diferente, brenha, onde se v desprovido da defesa da razo ainda possvel entre pedras. Acontece que este to temido espao, quando, contra a vontade do protagonista, torna-se seu conhecido, mostra-se repleto de rvores, de pssaros, de canto, opondo-se ao mundo das pedras, apresentado como seco, frio, habitado por cobras, pela agourenta acau, pelo enorme gavio-roxo a agadanhar os frgeis mocs to amedrontados quanto Jenzirico. Durante o perodo que esteve no espao das pedras, da solido e do silncio, ou seja, no mundo da razo, deu-se conta de que seu nome vasqueiro, demais despropositado (p. 51), aproximando-o de seu inimigo, aquele que cr ter matado, Zevasco, e do irmo deste, Tovasco. Em oposio, no antes temido mundo das brenhas, do incons510
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

ciente, da convivncia, do canto, que o protagonista aprender nova forma de olhar, um olhar que no encontra o desverde do primeiro pargrafo, quando Jenzirico se encontrava entre pedras, mas o verdear com luz de astcia (p. 51), conforme se l na seguinte passagem:

Jenzirico homem da cidade, melhor dizendo, talvez, da aldeia. Encontra-se circunstancialmente na Serra porque acredita ter matado Zevasco, tranca-ruas (p. 50). Cada vez que tal pressuposto assassinato registrado em Droenha, ele ocorre de maneira a mostrar que para Jenzirico no havia alternativa alm de matar o arruaceiro que contra ele investira. Tal dado deve-se ao emprego reiterado da expresso ter de para o registro do ato praticado pelo protagonista quando contado pelo narrador: Jenzirico nunca imaginara ter de matar um homem (p.50, grifos meus); Zevasco, tranca-ruas, ele tivera de a tiro acabar, por prpria justa defesa (p. 50, grifos meus). Estas colocaes feitas pelo narrador, ter de matar (p. 50), tivera de a tiro acabar (p. 50), so, no adiantado da narrativa, quando Jenzirico se encontra desprovido dos escudos da civilizao chapu, alpercatas, roupas, espingarda, faca nu, em plo (p. 52), em momento de grande desespero, assumidas pelo prprio protagonista que, sem justificativas, afirma: Matei, sim... (p. 53). A breve confisso do personagem efetivada em primeira pessoa seguida pela retomada da narrao em terceira pessoa do restante da confidncia do personagem, cuidando ainda o onisciente narrador de situar a confisso do protagonista no ermo em que se encontrava:

De pau em p, s se notando ainda candeias, bolsas-de-pastor, alguma que uma tipuana. Pssaros cantavam feito sabis, vai ver sabis mesmos. Em mente de olhos ele aprendia o caminho, ali era j cho mole, catou para provar mangabas caidias. Entanto estranhava o que avistava no o feitio dos espaos, mas o jeito dele mesmo enxergar afiado desenrolado. At assim ramas e refolhagem verdeando com luz de astcias. Agora, altas rvores (p. 51, grifos meus).

Neste momento de reconhecimento do ato praticado, no qual domina o medo, a vergonha da solido (p. 53), no qual o personagem remexia no podre dos pensamentos (p. 53), no h a expresso justificativa ter de da qual anteriormente se falou. Esta expresso substituda pela orao categoricamente afirmativa: ter atirado no perverso Zevasco (p. 53). O anterior emprego de ter de a justificar o ato de Jenzirico quando na cidade d ao relato a marca de um universo dividido. De um lado, situa-se Jenzirico, o representante do bem, aquele que foi obrigado a praticar uma m ao.
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

To ento. Matei, sim... gritou, padecidamente, confessava: ter atirado no perverso Zevasco, que na rua escura o agredira, sem eis nem pois; e fugido, imediato, mais de nada se certificando... Escutasse-o o ermo, ningum? Clamou, assim mesmo alto e claro falou, repetia, o quanto de si mesmo o livrasse, provia algum perdo (p. 53).

511

De outro lado, situa-se Zevasco, irmo de Tovasco, o representante do mal, aquele que obrigou o representante do bem a praticar uma m ao. Assim sendo, na cidade houve o confronto entre o eu e o outro, o confronto entre o idem e o alter. Jenzirico situa-se, pois, de um lado, Zevasco e Tovasco, por sua vez, situam-se de outro lado. Acontece que na Serra, em situao de perigo, o protagonista d-se conta de que seu nome mantm contato com o nome de seu oponente, no havendo mais razo para idem e alter, mas o nivelamento de ambos, conforme se l na seguinte passagem do conto:

O emprego da palavra vasqueiro, significando escasso, raro, difcil de encontrar (MARTINS, 2001, p. 518), tambm significando que causa nuseas, nsias, vascas (HOUAISS, 2001, p. 2833), aplicada ao nome de Jenzirico, aproxima este personagem de Zevasco e Tovasco. A aproximao faz-se pela sonoridade das palavras, pondo por terra a duplicidade antes existente entre homem bom e homens maus e em seu lugar coloca um dentro do outro. A duplicidade antes exterior, uma vez que colocava lado a lado Jenzirico e Zevasco/ Tovasco, agora passa a interior, dado o fato de Zevasco, o arruaceiro, passar a existir dentro do prprio Jenzirico, vasqueiro. Curiosamente, ser a partir do momento em que o personagem toma conscincia de tal fato que aprender uma nova maneira de enxergar, maneira astuciosa, conforme registra o pargrafo que sucede ao momento do reconhecimento:
Em mente de olhos ele aprendia o caminho, ali era j cho mole, catou para provar mangabas caidias. Entanto estranhava o que avistava no o feitio dos espaos, mas o jeito dele mesmo enxergar afiado desenrolado. At assim ramas e refolhagem verdeando com luz de astcias. Agora, altas rvores (p. 51).

Precisava de conhecer o situado: o cho, em que permeio os burgaus rareava grama, o facheiro, cardos; tufos de Barbacena e arnica cerrando o adro pedrento. De l devia um pouco descer. Sobrestado, tardador, quis escolher qual rumo, mo em arma. Jenzirico... ele sbito se advertiu, vez primeira atentava em seu nome, vasqueiro, demais despropositado. Se benzeu, sacou de ombros, tudo sucedia por modo de maneira (p. 51, grifos meus).

A partir deste reconhecimento e da assuno da competncia de enxergar (p. 51) com luz de astcia (p. 51), Jenzirico, homem provido de espingarda, faca, alpercatas, chapu, palet..., comea a ter miragens e a gradativamente perder os objetos que o mantm vinculado ao mundo civilizado. Associa a primeira miragem que tem a sombra, assomo de espectro (p. 51), sendo ambos, sombra e espectro, imagens advindas do mundo do inslito, do fantasmagrico, da subjetividade colocada em risco. como se, em sua indigncia, em sua insegurana determinada pelo desterro que se auto imps, Jenzirico sentisse necessidade de um outro, de um alter ego que registrasse, atravs da 512
R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

nudez, a solido, o silncio, o medo que o dominam, ou seja, a nudez psquica, o desamparo em que se encontra. Vendo este outro nu, em pelo (p. 51), nada mais v do que a si mesmo, o qual, no entanto, enquanto ser racional que ainda se mostra neste espao das pedras, no quer deixar vir tona. Esta primeira miragem aparece na seguinte passagem:
Inda ento andou mais. Deu com miriquilo de vala, ajoelhou-se, bebia gua e sol. Mas no relancear viu! Desregulado enxergara, a sombra, assomo de espectro? Por trs de buranhm e banana-brava, um homem, nu, em pelo (p. 51).

Contra esta miragem, o ser racional se rebela e categoricamente nega a existncia da mesma: Virava falseio, divago, a viso de antes (p. 51). Os objetos que vo sendo gradativamente perdidos (roubados) tm logo uma pronta explicao racional. Ao sumio do chapu atribui pouca sorte (p. 51). Os possveis reinadios macacos (p. 52) so responsabilizados pelo desaparecimento do palet. Num processo gradativo de tentativa de iluso, o narrador, registrando o pensamento de Jenzirico, chega a atribuir o espirro humano (p. 52) escutado pelo personagem ao prprio personagem, estando neste momento como que a duvidar da capacidade do protagonista apreender os fatos da realidade. como se o narrador, que est com o protagonista e que compactua sua viso de mundo, preferisse Jenzirico surdo a v-lo acreditando em sombra, assomo de espectro (p. 51). A racionalidade , pois, afirmada at onde ela se faz possvel, rompendo-se quando nas brenhas, na gua-de-grota (p. 53), o personagem v-se completamente desprovido de qualquer marca do universo civilizado, deparando-se ento, de maneira segura, frente ao outro, ao seu alter ego que, no entanto, parece partir para no mais voltar:
Viu, enfim, no sacudimento: aquele, o qual! Semelhante homem trajado sabido, enchapelado de suspaps, olhava-o, bugiava? O indivduo solerte vivo de curiosidade. Ia investir. Mas inesperado se afastou, com passos, expedido, campou no mundo. Virou o j acontecido (p. 53).

o que realmente ocorre. O protagonista do conto repentinamente surpreendido com a chegada de seus companheiros da cidade, Izidro e Pedroandr. Estes vm com a inesperada notcia de que

Zevasco no morrera, na ocasio. Agora, sim... morto estava. Sujeito sandeu aparecera, direto para o exterminar, a toda a lei. Semelhante antigo homem, um Jinjibirro, em engraadas encurtadas roupas, chapelo; o que, de havia muitos anos, levara sumio, desertor serro, revel por intimado de crime, ainda que se sabendo, depois, que nem se no era o exato assassino. Tovasco vingou o irmo, faca ainda pegou o estrdio reaparecido, o derribou, porm se foi tambm, com muito barulho... De vez e revez, os terrveis estavam terminados (p. 53).

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

513

Frente a esta nova situao, s resta ao personagem o retorno normalidade, ao centro de sua circunferncia situada na cidade, na aldeia, talvez, dado o universo rural sempre presente na obra de Joo Guimares Rosa. Traz do estranho mundo em que por algum tempo viveu um moc, ser que, em verdade, o metaforiza em sua vivncia diria de horror do qual no conseguiu racionalmente se desvencilhar. Repleto de ira contra si mesmo, resta ao personagem, quando libertado do mundo desconhecido, o ataque ao animal e, com sadismo, objetiva tirar-lhe as tripas, de maneira a projetar no outro, seu verdadeiro parceiro, seu alter ego imbecil, boc, como sonoramente a denominao do animal leva a ler, a violncia por tanto tempo interiormente contida. O conto aqui analisado relaciona-se ao que terrvel, ao que desperta angstia e horror (FREUD, 2010, p. 329), sendo-lhe claramente aplicvel a denominao freudiana de unheimlich, ou seja, conforme traduo de Paulo Csar de Souza, de inquietante. Isto porque, quando retirado de sua circunferncia, Jenzirico, o protagonista do conto roseano, vivencia a perda de identidade, no sabendo como agir no novo espao em que se v inserido. No perodo em que a permanece, conforme foi visto no decorrer da anlise aqui efetivada, mesmo lutando sem cessar para no perder a racionalidade, vivenciando com galhardia no dia a dia o horror frente ao desconhecido, acaba no resistindo e indo para o outro lado, o das brenhas, do inconsciente, de onde sai por obra do acaso (a morte de Zevasco e Tovasco) para retornar ao seu mundo sueto (p. 54), verdade que enriquecido pela experincia involuntariamente vivida. A raiva antes contida pode agora ser extravasada no animal que no momento do retorno tem certeza de que foi verdadeiramente seu alter ego: o moc. Consciente de sua pequenez frente ao animal que no saiu das pedras, permanecendo at o final em luta tenaz contra o desconhecido, contra as brenhas, Jenzirico retorna ao espao no qual sempre viveu, ao denominado heimlich freudiano, ao mundo domesticado, para retomar sua vida anterior repleta de tranquilidade.

C. C., ADELAIDE. THE UNCANNY IN DROENHA, BY JOO GUIMARES ROSA


Abstract This study aims at analyzing the short story Droenha, included in Tutamia (Terceiras Estrias), by Joo Guimares Rosa. By believing to have committed a crime, the protagonist, Jenzirico, sees himself forced to escape from the civilized universe. He goes to a mountain range and starts to live alone in this place, totally inserted in nature. Gradually, the rationality, recorded while the protagonist is among stones, starts to be replaced by phantons, leading him to the dense wood, where he previously saw his alter ego naked and unarmed. In the end, there is a return to the civilized world, bringing with it, from the primitive world, a rock cavy, an animal that tortured him very much, putting at risk his subjectivity.

514

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

Keywords Joo Guimares Rosa; Tutamia (Terceiras Estrias); Droenha; uncanny.

Referncias FREUD, Sigmund. O inquietante. In: _______. Obras completas. Vol. XIV. Trad. Paulo Csar de Souza. So Paulo, Companhia das Letras, 2010, p. 328-376. HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. MARTINS, Nilce SantAnna. O lxico de Guimares Rosa. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2001. ROAS, David. Tras los limites de lo real. Una definicin de lo fantstico. Madrid: Pginas de Espuma, 2011. ROSA, Joo Guimares. Tutamia (Terceiras Estrias). 6 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. LUGONES, Leopoldo. El descubrimiento de la circunferencia. In: ______. Cuentos fantsticos. Madrid: Cofs, 2004. p. 113-116.

R. Let. & Let. Uberlndia-MG v.28 n.2 p.507-515 jul.|dez. 2012

515

Anda mungkin juga menyukai