Anda di halaman 1dari 10

MEDIDAS E AVALIAES

Testes, Medidas e Avaliaes

Educao Fsica Bacharelado 2011

INTRODUO
O conceito de medidas e avaliao em Educao Fsica encarado como sendo um processo para se atribuir notas ou conceitos. Certamente esta atribuio assume o papel importante dentro do quadro educacional, mas no o nico e nem o mais importante propsito das medidas e avaliao. O objetivo do presente trabalho mostrar aos profissionais de Educao Fsica como um programa de medidas e avaliao assume um papel de capital importncia no processo de aprendizagem e, ainda, como e quando empregar tcnicas e instrumentos para medir e avaliar determinadas caractersticas ou habilidades com preciso, resultando em um processo calcado em bases cientficas, dando, desta forma, origem a um trabalho mais credvel. Testes, Medidas e Avaliaes Um referencial terico Pensar que a avaliao o ato final do julgamento e no de um meio para se observar o progresso algumas vezes um engano. Outro conceito errneo pensar em avaliao como sendo sinnimo de medida, que na realidade, apenas uma parte do processo da avaliao. Para que essas dvidas sejam esclarecidas conveniente conceituar teste, medida e avaliao. Teste um instrumento, procedimento ou tcnica usada para se obter uma informao. Formas: escrito, observao e performance. Exemplo: Teste da Estatura (Johnson & Nelson, 1979). Medida o processo utilizado para coletar as informaes obtidas pelo teste, atribuindo um valor numrico aos resultados. As medidas devem ser precisas e objetivas. Podem ser coletadas de duas formas: formal (a pessoa sabe que ir ser testada) e, informal (a pessoa no sabe que ir ser testada). Exemplo: medida, em centmetros, da estatura do testando (Jonhson & Nelson, 1979).

Avaliao Determina a importncia ou o valor da informao coletada. Deciso: classifica os testandos, reflete o progresso, indica se os objetivos esto ou no sendo atingidos, indica se o sistema de ensino est sendo satisfatrio, e outros. Deve refletir a filosofia, as metas e os objetivos do profissional. Faz comparao com algum padro. Exemplo: o testando classificado como sendo de estatura alta, mdia ou baixa (Johnson & Nelson, 1979).

TIPOS DE AVALIAO
Em geral, quando o tempo avaliao mencionado, pensa-se em administrar testes e atribuir graus aos indivduos. Como ser visto a seguir, a avaliao tem um papel mais amplo do que testar e atribuir graus. Dependendo do objetivo, o avaliador pode lanar mo de trs tipos de avaliao: Diagnstica, Formativa e Somativa. Avaliao diagnstica Nada mais do que uma anlise dos pontos fortes e fracos do indivduo, ou da turma, em relao a uma determinada caracterstica. Esse tipo de avaliao, comumente efetuado no incio do programa, ajuda o profissional a calcular as necessidades dos indivduos e, elaborar o seu planejamento de atividades, tendo como base essas necessidades ou, ento, a dividir a turma em grupos (homogneos ou heterogneos) visando facilitar o processo de assimilao da tarefa proposta (Johnson & Nelson, 1979; Paniago ET AL, 1979; Kirkendall ET AL, 1980). Avaliao formativa Este tipo de avaliao informa sobre o progresso dos indivduos, no decorrer do processo ensino-aprendizagem, dando informaes tanto para os indivduos quanto para os profissionais, indica ao profissional se ele est ensinando o contedo certo, da maneira certa, para as pessoas certas e no tempo certo. A avaliao realizada quase que diariamente, quando a performance do indivduo obtida, avaliada e em seguida feita uma retroalimentao, apontando e corrigindo os pontos fracos at ser atingido o objetivo proposto (Johnson & Nelson, 1979; Paniago ET AL, 1979; Kirkendall ET AL, 1980).

Avaliao somativa a soma de todas as avaliaes realizadas no fim de cada unidade do planejamento, com o objetivo de obter um quadro geral da evoluo do indivduo (Johnson & Nelson, 1979; Paniago ET AL, 1979; Kirkendall ET AL, 1980).

OBJETIVOS DAS MEDIDAS E AVALIAES


Determinar o progresso do indivduo O objetivo mais comum das medidas e avaliao determinar o progresso dos indivduos. Medindo-se no comeo e no fim do planejamento, possvel comparar marcas individuais para mostrar a mudana de comportamento do indivduo (Scott & French, 1972; Johnson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Classificar os indivduos Algumas vezes, quando se necessita distribuir os indivduos em grupos homogneos, tendo por base certas caractersticas ou habilidades, empregam-se as medidas e avaliao, para classificar os indivduos. O agrupamento homogneo facilita o ensino e cria uma atmosfera social muito mais agradvel para as sesses do que um agrupamento heterogneo; porm, em alguns casos, conveniente agrupar os indivduos heterogneos; porm, em alguns casos, conveniente agrupar os indivduos heterogeneamente, facilitando a troca de informaes entre eles. As classificaes mais comuns e mais utilizadas so feitas com base no nvel de aprendizagem do indivduo, idade, condies clnicas, estrutura corporal (peso e estatura), capacidade funcional, sexo e interesse. Em geral, o objetivo da classificao dos indivduos melhorar a instruo (Scott & French, 1972; Jonhson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Selecionar os indivduos As medidas e avaliao so usadas para selecionar alguns indivduos do grupo inteiro, do colgio, da cidade, do estado ou da nao. Por exemplo, fazer a seleo para a formao de um time, de lderes de grupo, ou selecionar indivduos que necessitam ateno especial, pode-se e deve-se lanar mo das medidas e

avaliao (Scott & French, 1972; Jonhson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Diagnosticar Este objetivo parecido com o processo de tomar decises. necessrio para assegurar, continuamente, os pontos fortes e fracos dos indivduos, para gui-los atravs de um programa de Educao Fsica indicado para atender suas necessidades, proporcionando-lhes uma assistncia sistemtica (Scott & French, 1972; Johnson & Nelson 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Motivar A avaliao, se for administrada adequadamente, poder ser um processo motivacional positivo. Entretanto, se usada erroneamente, poder se tornar negativa. Os indivduos podem ser motivados a melhorar suas performances se forem informados e aconselhados sobre seus nveis atuais, que so indicados pelos testes, e incentivados a participar de atividades fora dos programas (Scott & French, 1972; Jonhson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Manter padres Um programa de avaliao ajuda a manter os padres de performance que so esperados nos indivduos. Deve-se determinar se um programa est fornecendo suficiente instruo para orient-los e motiv-los a alcanar os nveis desejados. Em outras palavras, as medidas e avaliao servem como guia para se poder determinar se est ou no indo de encontro aos objetivos determinados no planejamento. Caso no se esteja no caminho proposto o projeto precisa ser revisto. No somente o que est sendo ensinado que precisa ser avaliado, mas tambm, a maneira como est sendo feito, ou seja, se o que est sendo proposto poderia ser melhor exposto aos indivduos. Esta avaliao serve para dar informaes ao profissional e s pode ser efetiva se for bem planejada (Jonhson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Experincia indivduo/profissional Tanto os indivduos quanto os profissionais devem tirar proveito do processo de avaliao. Os primeiros devem saber sobre si mesmos to bem quanto sobre as atividades que sero avaliadas. J o profissional no deve somente aprender

alguma coisa sobre aquele, mas tambm deve retirar informaes valiosas a respeito do seu mtodo de ensino, das atividades que esto sendo realizadas e sobre os efeitos que esto causando no indivduo (Jonhson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981). Diretriz para a pesquisa Pesquisa o meio pelo qual o conhecimento expandido. Ela depende de informao precisa e adequada, obtida atravs de procedimentos de medidas cuidadosamente planejados. Os dados obtidos para a pesquisa devem ser avaliados por sua significncia. Outro importante objetivo de avaliao prover os instrumentos para que se possam levar os conhecimentos adquiridos na realizao de determinado trabalho a outras pessoas da rea (Jonhson & Nelson, 1979; Kirkendall, 1980; Safrit, 1981).

PRINCPIOS DAS MEDIDAS E AVALIAES


Para se avaliar, efetivamente, todas as medidas devem ser conduzidas com os objetivos do programa em mente Antes de se administrar o teste, preciso determinar os objetivos do programa para se poderem avaliar os resultados advindos de acordo com os objetivos propostos. Em todos os aspectos da avaliao deve-se ter em mente as metas. De outra maneira o programa de avaliao no ter uma direo a seguir e no frutificar (Kirkendall ET AL, 1980). Devem ser conduzidos e supervisionados por pessoas treinadas No qualquer pessoa que pode administrar efetivamente um programa de medida e avaliao, que um assunto muito srio para ser conduzido por algum no treinado na rea. Alm do mais, as decises podero afetar importantes aspectos da vida de um indivduo. Com o objetivo de administrar um programa de avaliao de Educao Fsica que seja efetivo, o profissional deve ter proficincia no s naquilo que vai ministrar, como tambm deve saber como e quando empregar corretamente as tcnicas e instrumentos que iro avaliar o que foi ensinado (Kirkendall, ET AL 1980).

Os resultados devem ser interpretados em termos do indivduo como um todo: social, mental, fsica e psicologicamente Se um indivduo sai-se mal num teste, o profissional consciente ir verificar quais razes que levaram a tal resultado e, na medida do possvel e se necessrio, prover assistncia especial a pessoa. As razes de resultados fracos em um teste fsico, podem ser vrias; entretanto, se a razo for fsica, o bom profissional dever descobrir qual o ponto fraco do indivduo e dirigir um programa para que ele possa superar tal deficincia (Kirkendall ET AL, 1980). Nenhum teste ou medida perfeito Os profissionais, s vezes, depositam tanta confiana nos testes e medidas que acabam acreditando que eles so infalveis. Deve-se usar sempre o melhor teste possvel, mas ter sempre em mente que podem existir erros (Kirkendall, ET AL, 1980). No h teste que substitua o julgamento profissional Este talvez seja o mais importante princpio da avaliao. Como problema de fato, a avaliao julgamento. Algumas vezes os profissionais tentam substituir medidas objetivas por julgamentos, entretanto, as primeiras no podem nunca tomar o lugar dos segundos. Se no houvesse lugar para o julgamento em medidas e avaliao, ento o profissional poderia ser substitudo por uma mquina ou por um tcnico. Por outro lado, julgamentos feitos sem dados substanciais so sempre inaceitveis. As medidas fornecem os dados que levam o profissional a fazer um melhor julgamento ou tomar uma melhor deciso (Kirkendall ET AL, 1980). Deve sempre existir o reteste para se observar o desempenho Se a habilidade inicial do indivduo no for a medida, ento no se ter conhecimento sobre o seu desempenho no programa de Educao Fsica. No possvel reconhecer as necessidades do indivduo sem se saber por onde comear, como, tambm, no se pode determinar o que os indivduos aprenderam ou melhoraram, se no se souber em que nvel eles estavam antes de comear o programa. Se a habilidade dos indivduos for medida somente no fim da unidade, aula ou semestre, o teste s vai informar onde eles esto naquele espao de tempo, isto , no ir esclarecer nada sobre os efeitos que o programa exerceu nos mesmos. Em outras palavras, se no forem medidos tanto o comeo como o final do

programa, os mtodos e materiais empregados permanecero desconhecidos, sem que possam ser avaliados. Os testes, medidas e avaliao iro possibilitar ao profissional a elaborao de um programa que atenda s necessidades individuais de cada aluno (Kirkendall, ET AL, 1980). Usar os testes que mais se aproximam da situao da atividade Os testes devem refletir as situaes da atividade. Por exemplo, um jogador de futebol chuta o gol, tendo por objetivo que a bola entre na meta. O teste deve ser construdo de tal maneira que, com um certo nmero de tentativas, o indivduo deva chutar a bola a uma determinada distncia e atingir um alvo. Deve-se lembrar, entretanto, que uma combinao de habilidades no necessariamente uma situao de atividade. No teste acima, por exemplo, no foi considerado se a bola estava parada ou em movimento, por isso iria depender do objetivo do teste: para bolas paradas (cobrana de faltas) ou para bolas em movimento. Tambm no foi analisada a existncia, ou no, de marcador ou barreira. Outro fator que deveria ter sido examinado era se o jogador iria conduzindo a bola e ento, ao atingir uma predeterminada distncia, chutaria. Todos estes fatores devem ser levados em considerao para que se possa construir testes que iro refletir, da melhor maneira possvel, a situao da atividade (Scott & French, 1972). Usar os testes mais vlidos, fidedignos e objetivos Os testes devem medir, consistentemente, o que se pretende que eles meam e devem ter o mesmo resultado, independente da pessoa que os est aplicando. Como nenhum teste perfeito, nenhum teste ser totalmente vlido, fidedigno e objetivo. Entretanto, devem ser usados os melhores disponveis e deve-se pesquisar, continuamente, para melhorar os instrumentos e medidas (Kirkendall, ET AL, 1980).

CRITRIOS PARA SELEO DE TESTES


Esta uma das mais importantes fases do programa de medidas e avaliao. Para que se possa fazer uma seleo adequada dos testes que iro medir o que se quer que eles meam, alguns pontos importantes devem ser levados em considerao:

Seleo dos testes: depois de determinar o porqu e o que testar, deve-se selecionar os melhores testes encontrados na literatura. Deve-se sempre ter em mente que se forem selecionados testes pobres, ou seja, testes com coeficientes de validade, fidedignidade e objetividade baixos, a avaliao tambm ser pobre, ou seja, ser inexpressiva em termos de confiabilidade nos resultados alcanados e, conseqentemente, no ter sua disposio parmetros aceitveis para efetuar a tomada de deciso. Sendo assim, deve-se verificar sempre a validade, fidedignidade e objetividade dos testes. Validade: quo bem um teste mede o que se quer medir. Fidedignidade: grau de consistncia dos resultados de um teste em diferentes testagens, utilizando-se sempre os mesmos sujeitos. Objetividade: grau de concordncia dos resultados do teste entre os testadores. Safrit (1981) sugere a seguinte tabela: Tabela 1.1. Parmetro para a seleo dos testes
Excelente Bom Regular Fraco Validade 0,80 1,00 0,70 0,79 0,50 0,69 0,00 0,49 Fidedignidade 0,90 1,00 0,80 0,89 0,60 0,79 0,00 0,59 Objetividade 0,95 1,00 0,85 0,94 0,70 0,84 0,00 0,69

Competncia do administrador: o testador tem que estar bem preparado antes de administrar o teste. As direes e procedimentos devem ser padronizados e rigorosamente seguidos para que no haja interferncia nos resultados obtidos. Segundo Botelho (1986) a estatstica limitada quanto correo na folha de aplicao dos testes de avaliao em Educao Fsica.

PRECISO DAS MEDIDAS


A preciso das medidas depende, em primeiro lugar, da exatido dos instrumentos. Um relgio, tipo despertador, seria vlido para medir as horas, mas no seria indicado para medir uma corrida de 100 metros, porque no seria um instrumento preciso para se obter esta medida. Quanto mais refinado ele for melhor ser o resultado da medida.

Existem dois tipos de erros mais comuns: Erro de Medida e Erro Sistemtico. Erro de Medida: nos erros de medidas encontram-se inseridos: a) Erro de equipamento: quando o equipamento no aferido previamente; por exemplo, balana no tarada, cronmetro no aferido, trena defeituosa e outros. b) Erro do medidor: quando o medidor erra ao fazer uma leitura do cronmetro, na contagem do nmero de vezes de execuo, na leitura da trena, na leitura do instrumento pela sua colaborao incorreta perante o aparelho e outros. c) Erro administrativo: quando existe algo errado na administrao do teste; por exemplo, bola fora dos padres normais de medida, aquecimento prvio para execuo do teste, quando no esteja contido nas normas do teste, uma bateria que deveria ser aplicada em dois dias e o foi em apenas um dia e outros. Erro Sistemtico: Como erro sistemtico podem-se citar as diferenas biolgicas; por exemplo, se a medida da estatura de um indivduo for realizado nas primeiras horas da manh, ter-se- uma medida, se for realizada tarde haver uma diferena na medio do mesmo indivduo, devida influncia da fora da gravidade sobre o seu corpo, principalmente nos espaos intervertebrais, onde existe uma diminuio, ocasionando a diferena de estatura obtida nas duas medidas.

Anda mungkin juga menyukai