Anda di halaman 1dari 17

A RELIGIO SOB O PONTO DE VISTA FILOSFICO

FRANCISCO VIEIRA JORDO

A Religio , enquanto forma de comportamento cujas regras se afastam das que regulam a vida diria, assenta numa dicotomia introduzida no mundo das referncias humanas, que se traduz num duplo nvel de realidade - o sagrado e o profano . Diferentemente de qualquer outro gnero da actividade humana , a Religio tem a sua gnese na convico de que existe uma realidade ( poder ou mistrio ) que est acima da realidade do nosso contacto dirio, com a qual o homem pretende comunicar e da qual deseja participar 1 O primeiro problema que se coloca perante o fenmeno religioso, o de saber se se trata de algo adventcio , isto , surgido na Histria ou na vida dum indivduo por razes estranhas ao mesmo fenmeno enquanto tal, ou se se trata de um fenmeno autnomo e inerente ao facto de ser homem. Os que defendem a origem adventcia e a dependncia externa do fenmeno religioso consideram - no como algo que pode ser objecto de estudo em paridade com qualquer outro fenmeno e sujeito s mesmas leis de qualquer outro gnero de actividade humana. De entre estes defensores da religio como uma actividade ocasional e na dependncia de circunstncias de vria ordem, destacam-se os que vem a sua origem na influncia da sociedade , os que a ligam necessidade de contornar as foras indomveis da natureza e os que a fazem depender do dinamismo incontrolvel do psiquismo humano. O primeiro teorizador da origem social da religio foi Emile Durkheim. Para este autor, "a sociedade contm todos os ingredientes para fazer despertar nos seus membros o sentido do divino". A sociedade um "grande pai", que impe a sua vontade a todos os "filhos" e tudo

1 J.Martn Velasco, "Fenomenologia de Ia Religin", in J.Gmez Caffarena e J.Martn Velasco, Filosofia de la Religin, Rev. de Occidente, Madrid, 1973, I Parte, ps.73-124.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 4 - vol . 2 (1993 )

pp. 295-311

296

Francisco V. Jordo

dirige para manter a sua autoridade sobre a vontade dos indivduos. Com base na predisposio para a obedincia, assim gerada entre os seus membros, a sociedade tudo faz para canalizar este estado de esprito em proveito da sua estabilidade. Os homens, porm, uma vez impregnados pela sensao dum poder que os transcende e do qual no conseguem libertar-se, facilmente se convencem da existncia dum ser soberano a quem todos devem obedecer. A sensao dum tal poder, embora gerada pela sociedade, no surge aos indivduos como tendo uma tal origem. Razo pela qual eles se dedicam a venerar ou prestar culto a Deus. Daqui o aparecimento da Religio 2. O primeiro teorizador da origem naturalista e inslita da religio foi Epicuro. Para este autor, o facto de o homem no conhecer devidamente a natureza nem conseguir controlar um grande nmero de fenmenos naturais, leva-o a acreditar na existncia de seres que tudo sabem e tudo podem fazer em seu prprio proveito. Dominados por esta convico, os homens procuram fazer tudo o que lhes parece ser agradvel aos senhores da natureza, para conseguirem alcanar os seus favores e a sua proteco contra a adversidade dos elementos naturais. Na sua essncia, a religio ser, para todos os epicuristas, apenas uma "arte de captar os favores dos deuses e a sua proteco contra todo o gnero de perigos com que se sentem ameaados" 3. Existe ainda um segundo grupo de naturalistas, que consideram a Religio como um sucedneo natural da magia. Quando os homens sabem que a natureza est submetida a leis que possvel desvendar, procuram descobri-las para alcanarem o domnio da mesma natureza: a atitude cientfica; quando supem que a natureza est penetrada por foras ocultas, usam os mais disparatados artifcios, com o objectivo de as captar e colocar a seu favor: a atitude mgica. A religio j no pura magia, pois no considera os poderes ocultos na natureza como prprios dela mas como dependentes de um ou vrios seres superiores e no procura captar as suas foras ocultas de forma catica mas por meio de prticas reguladas e tidas como ditadas pelos poderes superiores. Contudo, ainda no uma cincia, pois no pro cura o domnio da natureza atravs do conhecimento das suas leis, mas pela invocao dum poder que actua no seu interior, embora esteja totalmente acima dela. O principal representante desta posio G.Frazer 4.

2 Emile Durkheim, Les formes lmentaires de Ia vie religieuse, Paris, F.Alcan, 1912. 3 Epicurus, Sententiae Selectae 10-13; Hermann Usener, Epicurea, Fragmenta 219, 221, 227.

4 J.G.Frazer, The Golden Bough, Londres, 1890. Mexico, Fondo de Cultura Economica, 1969.
pp. 295-311

Trad. cast. La rama dorada,

Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol. 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

297

O primeiro teorizador da origem psicolgica da religio foi Sigmund Freud. Para este autor, a religio nasce do facto de o homem no conseguir dominar a imensa complexidade de foras contrastantes que actuam dentro de si mesmo e naturalmente levado a convencer-se da existncia de um ser todo poderoso, cujo poder se faz sentir dentro de si mesmo, para que se coloque em tudo na sua dependncia. Desconhecedor dos mecanismos que actuam no seu inconsciente e, ora acorrentado a foras invencveis ora possuido por ideais inacessveis, que de forma nenhuma consegue descobrir como obra sua, o homem imagina que tem de existir um ser que tudo governa e que exige inteira obedincia. O fenmeno religioso ser, para os psicologistas, o avolumar duma iluso, em que considerado fora e acima de tudo, o que no passa de simples produto das foras incontroladas do inconsciente humano 5. Para todos estes autores, o fenmeno religioso tema sua gnese em algo que pode ser perfeitamente identificado ao nvel da realidade natural e, tal como esta, pode ser estudado cientificamente nas suas causas, atravs das suas manifestaes. A religio , portanto, apenas um produto cultural, cuja origem no tempo e respectiva evoluo podero ser estabebecidas pelo estudo histrico, a sua caracterizao pode ser feita pela Sociologia e a penetrao no seu mago, pela Psicologia. Daqui a importncia que hoje assumem entre os estudiosos, a Histria das Religies, a Sociologia e a Psicologia da Religio. Estes estudos, porm, tm encontrado srias dificuldades na determinao da origem histrica e no gnero de evoluo, se progressiva se regressiva, do fenmeno religioso. Por isso, mais do que a sua origem ou evoluo, as cincias da religio voltaramse para a descoberta do tipo de exigncias especificamente humanas que determinam o fenmeno religioso e encaminham-se para a concluso de que tal fenmeno tende a desaparecer em proveito de outras formas de actividade mais adequadas para conseguir os, mesmos objectivos. Outros pensadores, porm, consideram a Religio como um fenmeno humano, que no redutvel a qualquer outro, mas goza de autonomia prpria e inerente ao facto de ser homem. O problema que naturalmente surge, no contexto desta concepo, o de saber se se trata dum fenmeno, cuja ori gem e dimenso simplesmente humana, ou se a sua origem sobre-humana e o seu campo se estende para alm do domnio da actividade vulgar do ser humano. Como defensores da Religio como uma reflexo natural e espontneo da natureza humana, sem em nada a transcender, esto Feuerbach e Nietzsche.
5 Hans Zirker, "La religin deducida dei despliegue de unas necessidades psquicas, Sigmund Freud (1856-1939)", in Crtica de la Religin, Herder, 1985, ps. 169-205.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol. 2 (1993)

pp. 295-311

298

Francisco V. Jordo

Segundo Feuerbach, a religio no mais do que uma manifestao do homem enquanto tal, cuja dimenso e poder ultrapassam em muito as dimenses concretas e capacidades prprias de cada indivduo em particular. Cada ser humano sente em si mesmo um poder e uma fora de expanso para l de todos os limites a que ele normalmente se v confinado na sua existncia e, no sabendo que se trata duma manifestao do poder ilimitado da natureza humana de que ele participa, julga que deve existir um ser diferente dele, com um poder infinito, e dedica-se a prestar-lhe culto como se de um outro completamente diferente se tratasse. Porque ignora o que a essncia humana, os seus atributos e capacidades, toma as manifestaes da sua ilimitada potncia como sinais da existncia de um Deus, distante e cioso dos seus direitosprojecta-se para fora de si e aliena-se, isto , imagina como prprio de outro o que ele essencialmente 6. Segundo Nietzsche, a religio uma expresso natural e intrnseca ao homem, reflexo dum "poder de ser", que o habita e ultrapassa tudo quanto na sua existncia, pelas prticas habituais, posto em aco. A religio situa-se ao nvel duma experincia do incomensurvel, que penetra o mais profundo do ser humano. A "experincia do divino" no mais do que uma expresso gerada na "alegria criadora" que inunda o interior do homem, um "sentimento de excesso de poder" que nele tende a concretizar-se. A religio, pura e genuna, no mais do que "uma forma espontnea de gratido" pela grandeza do que ser homem, que ultrapassa em muito os estreitos limites a que cada homem em particular v reduzida a sua normal existncia. E uma forma de gratido pelo que o homem em si mesmo e por todos os mltiplos e contrastantes aspectos da realidade que o envolve. Quando pronuncia o nome de Deus, o homem no faz mais do que dar o seu sim sem reservas vida e tecer um hino ao que ela tem de amigvel e cruel, de maravilhoso e terrvel, de criador e destrutivo 7. Para Nietzsche, o significado objectivo da palavra Deus no mais do que o poder sem limites, que trespassa o homem, o signo por excelncia da "vontade de poder" a que urge dar voz e satisfao. Para Feuerbach, a palavra Deus corresponde "essncia humana nas suas

6 L.Feuerbach, Das Wesen des Christentums, W.Bolin -Fr.Jodl, Stuttgart, 1960 (2). Trad, cast. La essencia del cristianismo, Int. de Marcel Xhauflaire, Sgueme, 1975. H.Zirker, "La reduccin de lo divino a predicados humanos, Ludwig Feuerbach (1804-1972)" , in o.c., pp. 78-107. 7 F.Guibal, "Un divin pluriel? Monothesme et polithesme chez Nietzsche", in J.L.Vieillard Baron e Francis Kaplan, Introduction a Ia Philosophie de Ia Religion, Les d. du Cerf, 1989, ps.217-238.

pp. 295-311

Revista Filosfica de Coimbra - n. 4 - vol. 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

299

inumerveis e indelimitveis potencialidades". Por isso, estes dois pensadores defendem que, quando o homem pratica a religio convencido de que cumpre o dever de adorao a um ser soberano, totalmente distinto e acima dele, para obter o favor da sua proteco, o fenmeno religioso pertence ao domnio da pura iluso. Mas se pronuncia o nome de Deus e o venera como expresso dum sim sem reservas vida, vontade, ao amor, emoo, espontaneidade dos seus sentimentos, segundo Nietzsche, ou como expresso da essncia humana como matriz do desejo de superao de cada homem para o homem em plenitude, segundo Feuerbach, a religio pode tornar-se num campo de luz, numa aurora dos novos tempos e na forja do "homem novo". Este foi o grito que, no sculo passado, comeou a ecoar nos mais variados domnios da actividade humana e que, na primeira metade deste sculo, acabou por revigorar e orientar o movimento de secularizao, iniciado h quatro sculos por activistas dispersos, mas que agora tomou foros de soberania no campo da cultura. Entretanto, algo de novo se passou que fez abalar os alicerces da elevao do homem ao lugar de Deus. Os estruturalistas franceses, sobretudo os de conotao psicanalista, vieram dizer que a viso empolgante do humanismo no passava de um sonho como compensao para a triste realidade da fraqueza, pequenez, insegurana e misria do homem, simples coisa arrastada num turbilho de foras, contra as quais se sentia completamente impotente. J no somente Deus, enquanto ser soberano e transcendente, era fruto duma iluso. O prprio homem, tal como era concebido no seio do movimento humanista, no passava duma inveno sem consistncia e, por isso, sem qualquer poder para interferir com xito no rumo dos acontecimentos ou para resistir ao sem nmero de ameaas com que se via rodeado. Para os estruturalistas, o homem exaltado pelos humanistas no passava, tal como o Deus da Religio, de um fantasma, que tanto podia revestir a forma dum consolador como a de um aterrorizador, gerado nas guas turvas e revoltas do psiquismo humano e erguido para alimentar a ingenuidade dos crentes. O Deus da Religio e o "homem novo" sem qualquer freio na sua "vontade de poder" ou nas suas incomensurveis potencialidades no eram mais do que "a imagem fantasmagrica do pai dominador" ou duma "sociedade me de quem tudo se espera", um mito esconjurador da "pesada carga das normas morais que a tradio tem colocado aos ombros dos indivduos" e de velhos tabs ou barreiras interiores inviolveis por qualquer vontade humana S.

S F.Dosse, Histoire du Structuralisme, I. Le champ du signe, 1945-1966, Paris, d.la Dcouverte , 1991, ps . 121-153.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol. 2 (1993)

pp. 295-311

300

Francisco V. Jordo

Apesar disso , no se advogava a eliminao pura e simples da Religio. Ela podia servir ainda como lenitivo para os amargos da vida, junto dos que no tinham capacidade para melhor compreenso . Os seus contedos imaginrios poderiam ajudar a preencher o vazio criado pela falta de tudo aquilo que permite ao homem uma vida mais tranquila. Trata - se duma etapa , em que a Religio considerada como coisa ultrapassada , mas que , enquanto no chega um salvavidas para os nufragos do mar da existncia , ela pode servir de bia ou de jangada capaz de manter a esperana de chegar a um porto seguro . No entanto, devem procurar - se outros meios para ir em socorro dos que lutam contra a tempestade: grupos recreativos, associaes culturais e artsticas , movimentos ecolgicos , formas de contra - poder ou organizaes polticas podem ir preparando o advento de um Estado que proteja os indivduos e lhe acres. cente a fora e a coragem de que precisam para suportar a sua real condio. Estamos no fim duma longa caminhada , cuja ponta final vem colocar, de novo, em relevo a organizao social. De facto, o fenmeno religioso no se apresenta normalmente como algo pertencente apenas ao mundo estreito da intimidade humana, mas assume sempre um modo de expresso externa em obedincia a leis de carcter social e com implicaes na sociedade . O que importa saber se tal caracterstica se deve sua estrutura interna e a uma dinmica prpria , ou se, pura e simplesmente , como qualquer facto cultural, a Religio indissocivel da sociedade, no sentido de estar totalmente dependente dela e de ser simplesmente uma forma de nela intervir. Para uma parte dos socilogos , a Religio no mais do que a expresso espontnea da vivncia social dum povo, antes da tirania da ordem jurdica criada pelos guardies da autoridade social e do complexo de normas que a normal estratificao social e as relaes profissionais exigem. J Giordano Bruno e Maquiavel defendiam que a Religio em si mesma representa a forma espontnea de vida em sociedade por parte do povo simples e consitui a mais ldima expresso do seu desejo de justia, do seu amor liberdade e da sua adeso espontnea aos bons costumes 9. Maquiavel dos primeiros autores a introduzir a distino entre Religio e igrejas. O fenmeno religioso , de facto, eminentemente social , no sentido de expresso espontnea da sociabilidade humana. Mas a sua organizao em instituio externa, ou igreja, j sofre do artifcio
9 G. Bruno, Lo spaccio della bestia trionfante , Milo, Marzorati , 1971. N. Maquiavel, " Discorsi sopra Ia prima deca de Tito Lvio", in Tutti le Opere, Florena, Sansoni, 1970.
pp. 295 - 311 Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol . 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

301

humano com o objectivo de promover o domnio dos que nesta assumem lugares de poder ou como forma de fortalecer a autoridade dos que exercem o poder na sociedade. Com o objectivo de entravar este desiderato dos senhores do poder, vai j para quatro sculos que se gerou um movimento no sentido de separar totalmento o religioso do social , arvorando a sociedade civil em nica forma de expresso da dinmica social da existncia humana com base na vontade das maiorias e relegando o religioso para o domnio exclusivo das convices interiores e da vida particular dos cidados. Com as suas primeiras manifestaes em sectores dissidentes no interior do movimento da reforma protestante no sculo dezasseis , este processo de secularizao foi largamente teorizado , no sculo dezanove, pelos filsofos positivistas e atingiu a sua mxima expresso com os defensores das sociedades colectivistas e ateias. Na primeira metade deste sculo, no prprio campo da manifestao religiosa e especulao teolgica, gerou - se um movimento de secularizao, que mais tarde se manifestou como teologia da libertao, que consistia , no em limitar a actividade religiosa ao domnio do puramente individual , mas em orientar a vivncia religiosa no sentido de a traduzir em aces de interveno social em favor dos que nela apenas sofriam as consequncias do autoritarismo e da ambio dos que detinham a fortuna e o poder 10. Socilogos, filsofos positivistas e telogos da libertao tm de comum a convico de que o fenmeno religioso, mesmo quando manifestativo espontneo de sociabilidade , no portador , em si mesmo, duma dinmica que exija a sua traduo em instituio externa , isto , a sua estrutura interior no de molde a exigir um suporte externo de natureza social ou uma igreja. Por isso , esvaziadas da sua funo social em favor da instituio poltica, reduzido o campo da sua actuao externa e perdido o sentido da sua existncia como organizaes paralelas ao Estado, as igrejas tendem a perder o sentido de instituio social autnoma e mesmo a desaparecer. Para poder tomar qualquer posio frente a este modo de ver o fenmeno religioso , importa consider-lo nas suas manisfestaes histricas mais recuadas de que temos dados. As mais remotas manifestaes da religiosidade humana remontam ao quarto milnio antes de Cristo e vm- nos da Mesopotmia 11. Os pri10 Thomas Altizer e William Hamilton , Radical Theology and The Death of God, The Bobbs-Merrill Company, New York - Kansas City, 1966. 11 J. Bottero, "Un polithesme systematique : Ia Mesopotamie ancienne ", in J.L. Vieillard Baron e Francis Kaplan, o .c., pp.167-186.

Revista Filosfica de Coimbra - n. 4 - vol . 2 (1993 )

pp. 295-311

302

Francisco V. Jordo

meiros indcios do fenmeno religioso apontam para uma concepo do transcendente, ou do sagrado, como um mundo habitado por uma comunidade de seres superiores, organizados na dependncia uns dos outros e sob o poder de um, colocado acima de todos os restantes. Esta concepo tinha a sua expresso externa nos aglomerados populacionais, cuja organizao procurava corresponder ao modo de organizao que concebiam como vigente no mundo dos seres superiores. Cada aglomerado populacional adoptava como smbolo o Deus que presidia aos deuses da sua prpria concepo do mundo e do sagrado, que variava de um aglomerado para outro, e o chefe mximo em cada grupo humano era sempre considerado como expresso visvel e detentor, entre os homens, do poder que o deus principal detinha entre os outros deuses protectores da sua comunidade. A necessidade de congregar um vasto conjunto de aglomerados populacionais mais prximos para conseguir realizar empreendimentos de interesse comum, como a construo de diques e canais de irrigao, levou uma grande parte dos povos que habitavam a Mesopotmia a congregarem- se sob a autoridade do chefe que se havia imposto sobre os restantes grupos. o incio da formao dos Estados, cujo smbolo passar a ser o deus principal da concepo do sagrado vigente na cidade dominadora, representado pelo chefe desta. detentor de um poder acima do de todos os restantes chefes. Mais difcil do que conseguir subalternizar os chefes das vrias cidades ao chefe da cidade principal, era geralmente a subalternizao dos deuses principais das vrias cidades ao deus da que detinha o comando. Foi por isso que, j nos finais do terceiro milnio e incios do segundo, quando j o Estado como aglomerado de povos e de regies sob um poder central era uma realidade, aparece uma concepo do mundo transcendente em que se procura determinar o lugar e a funo de cada deus principal das concepes prprias de cada povo, e estabelecer a respectiva hierarquia de competncias e de funes entre eles. Porm, nunca foi aceite o princpio da dependncia de todos os Deuses principais dos vrios povos em relao ao Deus principal do povo ou cidade que detinha o domnio sobre os outros. O mundo dos deuses, tal como era concebido por cada aglomerado populacional, continuava a ser o nico modelo da sua prpria organizao, e o Deus principal da sua comunidade de deuses, era ainda o seu nico smbolo, mesmo quando impedidos de ter um chefe terreno que exercesse o poder em nome do seu Deus. Para contornar esta dificuldade, surge, ao longo do segundo milnio, uma concepo do mundo transcendente de pendor muito mais terico e especulativo que qualquer das anteriores. Era o incio da Teologia. O mundo dos seres sobrenaturais deixou de ser colocado na dependncia
pp. 295-311 Revista Filo.rj'tca de Coimbra - n. 4 - vol . 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

303

de um deus em paridade com qualquer dos deuses principais das vrias cidades, mas na dependncia duma comunidade divina, concebida como nica fonte de ser no mundo dos deuses. No topo da divindade estava, portanto, no "um s", mas uma Trade, formada de Pensamento, de Vontade e de Aco. Neste contexto, o deus da cidade dominadora perdeu o seu privilgio de senhor de todos os deuses e passou a ser considerado como o "Filho Predilecto" do Pensamento divino. A primeira cidade a alcanar um domnio sobre a grande maioria das cidades da Mesopotmia e mesmo de outras regies foi Babilnia. Marduck, o seu Deus principal, foi proclamado diante de todos como o "Filho mais amado da Inteligncia". Esta nova teorizao da divindade gera uma concepo de mundo transcendente que se vai afastando cada vez mais do mundo dos homens, at concepo de Deus como o que "est totalmente acima de tudo o que natural e humano" - o totalmente outro. Cortada a directa correspondncia entre a comunidade dos deuses e a dos homens, perde-se o cariz fundamentalmente social do fenmeno religioso e, em sua substituio, comea a aparecer um fenmeno novo, a partir do ano 1500 AC: em vez da preocupao de imitar o mundo dos deuses, to distante e abstracto, eleva-se o soberano dos estados categoria de deus. Trata-se duma forma de tornear a dificuldade de traduzir no Estado a organizao do mundo sagrado, em si to complexa e etrea: se os deuses se afastam tanto dos homens, porque que estes no ho-de poder criar deuses mais prximos? A organizao externa da Religio como simples forma de aumentar o domnio dos poderosos nos Estados teve, portanto, a sua primeira manifestao na elevao do soberano a categoria de ser divino e foi motivada precisamente pelo facto de se ter descuidado a primitiva viso do mundo dos deuses como modelo do mundo dos homens ou da natureza eminentemente social do fenmeno religioso. Quando a divindade comea a ser concebida como o que est para l de toda a realidade natural e humana, como algo cujo ser, nico no que e vrio no como , no pode ter qualquer imitao terrena, a divinizao do soberano comea a ser uma tentao em que os crentes facilmente caem, na medida em que isso vem lanar uma ponte sobre o abismo cavado entre o mundo dos homens e o "totalmente diferente". A mais notria excepo a esta tendncia vem-nos da tribo de Abrao, onde vingou o modelo da unicidade do divino e da sua impossibilidade de ser cabalmente conhecido e representado de forma visvel: o nosso Deus nico e est acima de todos os deuses; que ningum ouse reproduzi-Lo em imagem; a nica imagem que temos do nosso Deus o seu nome, para sempre bendito. Pela aco de Moiss, o Deus distante e cioso
Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol. 2 (1993) pp. 295-311

304

Francisco V. Jordo

do seu poder, disposto indignao pelos desvios aos seus decretos, volta a possuir um representante directo do seu poder ou um chefe visvel que age em seu nome. Com a pregao dos Profetas de Israel, sobretudo Isaas, o correspondente da palavra Deus comea a ser algo puramente pensvel. At que Flon, o filsofo judeu de Alexandria, acaba por defender que deus totalmente inacessivel inteligncia humana - um ser que est para l de toda a possibilidade de ser conhecido 12. Com o Cristianismo, Deus retomou o convvio dos homens. Sem deixar de ser concebido como "puro pensamento", considerado como um "pensamento gerador", que se projecta para fora de si na expresso de "amor" e se torna visvel em imagem perfeita de si mesmo na pessoa do "filho bem amado". Deus faz-se homem, ou forma uma imagem de si mesmo em carne humana, e o homem sobe ao nvel da divindade torna-se imagem por excelncia do dovino. No existe modelo mais adequado para representar o ncleo essencial do que denominamos Religio: re-ligao do homem ao que nele excesso ou presena incomensurvel. No Cristianismo impossvel dizer Deus com a excluso do homem e impossvel conceber a divindade como uma monarquia absoluta: Deus em si mesmo comunidade e habita com o homem em unio de amor, que vai at suspenso numa cruz. As razes do pensamento que veio a constituir o substracto da teologia crist so comuns s das outras trs grandes religies profticas - o Judasmo, o Mazdasmo e o Islamismo - e mergulham nas terras da Mesopotmea em tempos que remotam ao terceiro milnio antes de Cristo: o tempo da sistematizao do divino como objecto de pura especulao. Mas estas mesmas razes trazem consigo uma ambivalncia latente na concepo da divindade: Deus nunca algum o viu; Deus habita entre os homens. A dificuldade de dissolver esta ambivalncia torna igualmente difcil a conciliao entre a sistematizao terica e a traduo prtica do fenmeno religioso. Quando se acentua a concepo da unidade em Deus e a sua distncia - nico, indizvel e sem qualquer imagem de si mesmo - a essncia comunitria do fenmeno religioso tende a encontrar um substituto visvel da realidade divina ou do mundo sagrado na comunidade dos homens ou no Estado. E daqui, um determinado modo de organizao de um povo, uma determinada nao ou Estado se apresentarem como a expresso mais perfeita do saber e do querer divinos.

12 J. Martn Velasco, l.c., pp.187-270. George Fohrer, Geschichte der Israelitischen Religion , Walter de Gruyter & Co., Berlim, 1969. Trad. port. de Josu Xavier, Histria da Religio de Israel, Ed. Paulistas, So Paulo, 1983.

pp. 295-311

Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol. 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

305

o que se passa sobretudo com o Judasmo e o Islamismo. Quando se acentua demasiado a concepo comunitria de Deus e a sua presena em imagem entre os homens - vrio, observvel e possvel de ser traduzido em imagem - tende-se para a formao duma comunidade humana, onde o divino e o humano se fundam num s e onde o poder, fora do mbito religioso, concebido como um poder por delegao. Foi o que sucedeu na Igreja crist, entre os sculos dcimo e dcimo sexto, em que se imps a concepo da divindade como um reino de hierarquias, a "corte celeste", que se procurou imitar do modo mais arrojado na cidade que assumiu a posio de cabea da cristandade, e se defendia o chefe mximo do poder na Igreja como o nico verdadeiro detentor do poder divino e, por isso, o nico que podia delegar poder tanto ao nvel do religioso como ao nvel do profano. Em vez de traduzir a dinmica interior do cristianismo para elevar todo o homem dignidade divina segundo a imagem perfeita de Deus - Jesus Cristo - o modelo temporal de comunidade humana, que a Igreja pretendeu traduzir, interps-se como nica imagem perfeita da divindade junto dos homens 13. Desde o protesto dos reformadores at hoje , tm sido inmeras as tentativas de dar ao fenmeno religioso uma forma de expresso que salvaguarde em Deus o seu rosto humano , e no homem, a sua dimenso divina. Mas persiste o "fantasma" da confuso entre o religioso e o poltico, porque uns pretendem, para a Igreja, um modelo de organizao imagem de um Estado e outros pretendem um Estado aberto interveno da Igreja, mesmo no campo legislativo. Em contraposio, surgem os que defendem que o Estado pode cumprir cabalmente as funes sociais da Igreja e intervir activamente na sua actividade externa. Uns e outros laboram numa confuso radical: a de que a expresso comunitria do fenmeno religioso est essencialmente dependente da sua forma de organizao externa, exige um determinado regime poltico ou tem necessariamente de interferir com qualquer forma de governo. As confuses do gnero, acima referidas, persistiro sempre que o fenmeno religioso for abordado sem um srio esforo para o compreender naquilo que ele enquanto tal: uma forma de actividade subtrada s normas da actividade humana em geral. Requere-se um esforo de interpretao no sentido de encontrar uma definio de Religio, que atenda ao gnero de inteno que especifica subjectivamente esse campo de actividade e aos elementos comuns nas suas variadssimas manifestaes ao longo dos tempos e do espao; que tenha em conta que a

13 L.Kolakowski, Chrtiens sans glise . La conscience religieuse et le lien confessionel au XVII sicle, Paris, Gallimard, 1969.

Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol . 2 (1993 )

pp. 295-311

306

Francisco V. Jordo

Religio uma actividade presente na histria da humanidade por meio de uma srie de manifestaes que constituem um sector importante da mesma -a Histria das Religies; que ela no somente um facto humano, mas um facto em princpio, especfico, diferente e irredutvel a qualquer outro gnero de factos humanos; que possui uma interna estrutura significativa e obedece a leis prrias no seu desenvolvimento e formas de manifestao. Neste esforo de elaborao de uma teoria interpretativa do fenmeno religioso, muito contribuiram autores como Geo Windengren e Mircea Eliade 14.
Sabemos que o homem desenvolve a sua normal actividade, ao nvel do profano ou das coisas do seu contacto dirio, como uma luta constante pela sua continuidade na existncia de forma o menos gravosa possvel. Mas tambm um facto que ele se sente atingido interiormente por uma superabundncia de ser, que tende a traduzir-se em actos, destacados do normal agir humano e situados a um outro nvel de realidade, geralmente denominado por Sagrado e tido como origem primeira do seu ser, com a qual pretende retomar a ligao, enfraquecida com a sua prpria singularidade. Daqui o termo "religio": reatamento da ligao originria ao fundamento do ser humano. Autores como Nietzsche e Feuerbach, embora radicalmente crticos da Religio, quando esta elevada a instituio externa e a sistema teolgico a sobrepor-se espontaneidade interior do ser humano, so unnimes em referir, como nota expressiva do fenmeno religioso, a experincia de um "excesso", que emana do mais recndito da interioridade humana. A Religio tem, assim, a sua base na presena de um "excesso", no sentido de experincia interior duma superabundncia de ser, que no cabe na dimenso do simples questionar filosfico nem pode conter-se nos limites do normal agir humano. Na sua essncia, a Religio um sinal de abertura do homem para alm dos limites deprimentes em que se desenrola a sua existncia e a traduo do seu contnuo esforo para viver ao abrigo da presena reconfortante dum poder sem restries; a atitude religiosa o "esforo de o homem se transcender" para l dos limites naturais das suas aspiraes e para o que se oferece como "fonte originria de todo o ser", determinante do ser-se homem e elo de unio profunda entre todos os homens.

14 G.Windengren, Religionsphnomenologie , Berlim , Walter de Gruyter, 1969. Mircea Eliade, Trait d'Histoire des Religions, Paris, Payot, 1948.

pp. 295- 311

Revista Filosfica de Coimbra - n . 4 - vol. 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

307

O ncleo central da adorao religiosa sempre concebido como um ser insondvel mas fascinante , um poder inacessvel mas que inspira temor e respeito, uma realidade sublime que desconcerta mas ao mesmo tempo maravilha e uma percepo de virtude e de santidade que o enleva mas lhe traz a conscincia da sua indignidade. Este mesmo objecto de adorao, cujo mundo o da pura transcendncia , sendo "o totalmente outro", sempre concebido como activamente presente no mundo dos homens, onde estabelece uma ordem irrevogvel e em vista do melhor. O termo mais adequado para se referir ao ncleo central da adorao religiosa , o de Mistrio ou Deus, que, embora indizvel e inabarcvel, tem sido configurado de inmeras modos e tem tido inmeras expresses da sua presena concreta no mundo visvel. As configuraes do divino, designadas por "hierofanias ", podem ir de simples objectos profanos com especial poder simblico, como um astro, qualquer dos quatro elementos, um lugar, um animal , etc., sua apario na Histria sob figura humana, como a de Jesus Cristo, passando por objectos especialmente trabalhados pela mo do homem para remeterem para algo que os transcende , como a generalidade das representaes de arte religiosa, ou pela assumpo da histria de um determinado povo como expresso visvel do poder divino, como o caso do Judasmo. Embora transcendente e distinto , o Mistrio ou Deus tem sido um referente marcante de toda a actividade humana, quer de natureza terica, quer prtica, quer emocional. Sob o aspecto terico , o homem tende a transcender- se por meio duma linguagem e duma conceptologia capazes de levar o pensamento a elevar- se para l dos objectos normais da linguagem no seu uso vulgar. Um exemplo do esforo de o homem se transcender ao nvel terico, o recurso frequente ao smbolo : frmulas, gestos , ritos, ordenados a provocar a experincia da presena objectiva duma realidade inobjectiva. Um smbolo sempre uma coisa natural e mesmo vulgar , mas que a interveno ou simples inteno do homem tornou num objecto capaz de sugerir como presente o que ele de modo nenhum pode conter quando considerado em si mesmo. Outro exemplo a criao do mito : uma narrao , que no pretende dizer o que pode ser directamente entendido segundo o uso normal das palavras usadas nem pretende traduzir uma verdade que possa ser constatada , mas apenas despertar a mente para um sentido, apreensvel a partir do contexto global da mesma narrao , e tornar a sua apreenso de algum modo eficaz no leitor e ouvinte , ao nvel das convices e do
Revista Filosfica de Coimbra - n. 4 - vol . 2 (1993 ) pp. 295-311

308

Francisco V. Jordo

seu agir. Embora no verdadeira, a histria do mito pretende transmitir uma certa verdade.
Outro exemplo a quase universal aceitao de textos sagrados: compilaes de narraes, de formulrios, de poemas, de exposies tericas , de discursos morais, de modelos de virtude , de elementos biogrficos de homens excepcionais, de exemplos a seguir ou a evitar , ... tudo orientado no sentido de fazer concentrar o pensamento em Deus e, em sintonia com quem escreveu tudo aquilo ou quem primeiramente o tomou como sagrado, o aceitar como vindo de Deus, proclam-Lo e reverenci-Lo como autntico bem e fim ltimo do homem. Um texto sagrado sempre um repositrio de dons do esprito ou de produtos da actividade espiritual, surgidos no tempo com sinais de eternidade , entregue considerao e guarda dos crentes que a ele aderiram. Prolongamento natural do texto sagrado, tudo quanto resulta do esforo de penetrao em todo o seu contedo e de captao da verdade que ele encerra, esforo especfico do que designamos por Teologia. O objectivo desta traduzir em linguagem comum e em conceitos bem definidos um conhecimento, cujo objecto transcende a normal capacidade de compreenso humana e no traduzvel cabalmente pela linguagem humana vulgar. Sob o ponto de vista prtico, o homem tende a transcender-se por meio de formas de um comportamento em ruptura com o modo comum de agir. O ser humano no tem apenas um corpo como simples instrumento de actuao, ele esprito num corpo e, no seu esforo de se transcender, precisa das atitudes corporais. A atitude religiosa sempre de natureza espiritual, mas com traduo concreta em expresses corporais. Na traduo prtica da atitude religiosa podemos distinguir duas reas: a do culto e a da moral. O culto religioso consiste num conjunto de actos, que, em si mesmos, nada tm a ver com as exigncias normais da existncia humana e esto mesmo em ruptura com ela . Na sua expresso mais genuna , o culto est associado a um lugar e a um tempo tambm em ruptura com o espao e o tempo comuns. O lugar mais adequado para o culto o templo, que delimita um espao que rompe com a normalidade do espao circundante. Um templo um espao orientado para que nele se execute e por meio dele se exprima uma transposio para o totalmente diferente; um lugar privilegiado para a concentrao do esprito na transcendncia. O tempo dado ao culto um tempo de actos qualitativamente diferenciados dos actos comuns: um corte com a experincia normal para permitir a experincia do divino. A Religio est de tal forma ligada sua expresso cultual que, na generalidade, se confunde culto com Religio; o culto, de tal modo ligado ao templo, que o simples transpor da porta de um templo
pp. 295-311 Revista Filosfica de Coimbra - n. 4 - vol . 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

309

pode constituir um acto de culto e determinar um tempo qualitativamente diferente do tempo vulgar. A moral o campo da actividade humana em que, de entre vrias formas de agir possveis, se exige a escolha do que se oferece como bom: a actividade exercida com base na exigncia do dever. Mais do que ditada pela atitude religiosa, esta que irrompe do campo de actividade humana ditada pelo dever , cuja raiz se liga ao transcendente e cuja possibilidade depende da conscincia de abertura do homem transcendncia. Fora do campo de actividade moral impossvel haver Religio. Mas sem Religio, dificilmente se adere ideia de um dever sem reservas. O homem tende a transcender-se ainda ao nvel da emoo, pela tentativa de encontrar eco para o mundo dos seus sentimentos. O ser humano no esgota o campo da sua actividade ao nvel da faculdade intelectiva e ao da deciso voluntariosa. Alm de inteligncia e vontade, ele sentimento , emoo, e tende a dar satisfao a esta dimenso da sua vida interior . O entusiasmo pelo que nobre e empolgante , a alegria da festa, a atraco pelo que belo, a gratido pelos dons inerentes vida so igualmente modos de o homem se transcender para alm de si mesmo, so uma expresso do contgio emocional com o que ultrapassa o mundo limitado da sua individualidade. Das manifestaes festivas expresso musical, dos cortejos na via pblica ao aprumo do vesturio, das concentraes de massas s reunies familiares, do respeito pelos mortos e engalanamento dos cemitrios ao pranto pblico e trajes de luto, pressente-se a existncia duma constante ao nvel da vida sentimental: a exigncia de ultrapassar o trivial e a monotonia para o reino do invulgar e da surpresa . Se em muitas expresses desta natureza parece estar totalmente ausente o sentir religioso, no deixa de ser verdade que tambm nelas se pode ver um expresso de abertura ao nvel do emocional. E tal como a vivncia religiosa, muitas manifestaes pertencentes ao domnio da espontaneidade brotam dum contgio emocional com o que rompe a estreiteza do dia a dia e tendem sempre a gerar uma dinmica de carcter social 15. Dum modo sucinto, podemos destacar na vivncia religiosa uma expresso de natureza terica, que se traduz em mltiplas criaes do pensamento religioso ordenadas a dizer o indizvel e a formular um conhecimento sobre o incognoscvel; uma expresso de carcter prtico, que se traduz em mltiplas aces externas ordenadas a dar forma visvel

15. C.Geffr, "La crise de Ia raison mtaphysique et les dplacements actueis de Ia Thologie", in J.L. Vieillard Baron e Francis Kaplan, o.c., pp.465-483. J.Martn Velasco, o.c., pp.125-186.
Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol . 2 (1993 ) pp. 295-311

310

Francisco V. Jordo

ao que de todo invisvel; uma expresso de natureza emocional, que se traduz em mltiplas formas de dar satisfao riqueza incontrolvel do mundo dos sentimentos. E todas estas expresses so geradas pela dinmica de um excesso que atinge o homem e o leva a transcender-se para alm de si mesmo e a dar expresso sua dimenso comunitria. O ser humano radica numa comunidade de ser e tende a superar a estreiteza do seu pequeno mundo individual na vivncia comunitria. A Religio , portanto , enquanto actividade radicada no campo mais vasto da actividade humana em geral , penetra esta em todos os seus domnios e imprime - lhe uma orientao eminentemente comunitria, fora da qual os indivduos dificilmente atingem uma autntica humanizao . Fora da dimenso comunitria da atitude religiosa no era possvel compreender as suas vrias formas de expresso. De facto, a criao de smbolos, de mitos, a transmisso de textos sagrados , a vida moral , o culto, os templos, a festa, so indissociveis da vida em comunidade.

O que importa, antes de mais, precisar muito bem a natureza ntima e as formas de concretizao externa da dinmica comunitria da Religio. O carcter comunitrio da atitude religiosa expressa-se, primeiramente, por um modo especfico de viver em comunidade, baseado no princpio de que o ser humano no comunitrio por escolha ou deciso sua, mas por estar radicalmente ligado mesma fonte originria de ser. Nenhuma vida humana vem ao mundo isoladamente; ningum pode subsistir entregue apenas a si mesmo; o homem no atinge a sua realizao como homem sem o contributo de outros homens. A conscincia desta radical situao tende naturalmente para a convico de que todos esto em p de igualdade perante o que radicalmente os faz ser. Desta convico resulta a exigncia de viver em colaborao, cuja expresso mxima se atinge na unio de amor mtuo. isto que especifica o carcter comunitrio da vivncia religiosa: encontrar formas de organizao comunitria animadas por um elo de coeso, cuja gnese est muito para l de todos os circunstancialismos epocais e consideraes imediatistas. Para alm do que naturalmente se exige na instituio poltica, a vida comunitria em pleno exige o reconhecimento e respeito da dignidade de cada um, exige a reconciliao mtua, a gratido pelo "excesso" de ser que atinge interiormente o ser humano, a intercomunicao do indivduo com a comunidade e desta com o indivduo, e tudo isto como exigncia que nenhuma norma externa e nenhuma deciso humana podem contrariar. Este nvel de vivncia comunitria, porm, no pode ser atingido fora da atitude religiosa. Sem Deus, o homem tende sempre a tornar-se o Deus de si mesmo e naturalmente a arvorar-se em senhor da vontade alheia.
pp. 295-311 Revista Filosfica de Coimbra - n." 4 - vol. 2 (1993)

A Religio sobre o ponto de vista filosfico

311

A comunidade poltica, no entanto, no tem estes intentos como objectivo primordial da sua actuao. Precisa de se dedicar aos mecanismos externos da sua permanncia e criar as condies indispensveis para a subsistncia dos seus membros e prepar-los para as tarefas normais da sua existncia. Requere-se, por isso, que em toda a comunidade poltica haja espao para uma vivncia comunitria que, embora se no deva instituir como modelo nem simples imitao da comunidade poltica, se institua como modo de preparao das mentes e das vontades para o sentir verdadeiramente comunitrio e como indispensvel complemento para a vivncia de um ser que corpo e esprito. A comunidade religiosa tem o seu ncleo de apoio na atitude orante. A orao o acto de dar voz, pela palavra, transcendncia; a aceitao do transcendente, que se oferece e se comunica como fundamento da unio comum. A mxima expresso da atitude orante reside no acto sacrificial, cuja designao, no catolicismo, se cristalizou no termo Missa. O Sacrifcio o acto de tornar divino o que profano - "sacrum facere" num lugar e num tempo especiais, onde o crente procura fortalecer a sua relao com o transcendente por um acto de entrega, expresso em ddivas do seu labor, procura reconhecer o seu distanciamento da virtude e da santidade divinas pela expiao, traduzida em actos de pedir e de conceder o perdo, e procura fundamentar a unio de todos com base no princpio da igualdade, expressa pela comparticipao da mesma mesa. No se concretiza a expresso comunitria da vivncia religiosa levando a instituio poltica a amoldar-se comunidade religiosa, instituindo esta segundo os moldes de uma instituio poltica, fazendo que aquela substitua esta ou vice-versa, mas promovendo uma actividade religiosa, ordenada a tornar viva nos crentes a presena do divino e a proporcionar-lhes a aprendizagem da vivncia comunitria que dimana da sua estrutura ntima: uma actividade voltada essencialmente para que a dimenso humana de excesso ou de abertura ao transcendente, que toca interiormente os homens, tenha efeitos visveis na sua forma de existir ou de estar no mundo.

Revista Filo sfica de Coimbra - n. 4 - vol. 2 (1993)

pp. 295-311

Anda mungkin juga menyukai