Anda di halaman 1dari 26

Pro-Reitoria de Ensino

INSTRUES Caro Candidato, Ao receber do fiscal o carto de respostas personalizado e um caderno de questes, observe o seguinte: 1- O caderno das questes dever estar numerado seqencialmente e trazer 40 questes para serem respondidas. Caso haja alguma falha nesse caderno, comunique-se imediatamente com o fiscal que lhe dar outro. 2- A distribuio das questes ocorre da seguinte maneira: Lngua Portuguesa Matemtica Fsica, Qumica e Biologia Geografia e Histria 10 questes 08 questes 12 questes 10 questes

3- A forma correta de marcar as respostas no carto cobrir, completa e fortemente, com caneta PRETA, o espao referente letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo:

FORMA CORRETA:

A leitora tica no registrar respostas com marcao pouco ntida ou com mais de uma alternativa marcada. NO RASURE. 4- O tempo disponvel para esta prova, incluindo o preenchimento do carto de respostas, de 3 horas. 5- Reserve os 20 minutos finais para preencher o carto de respostas. 6- Caso deseje levar sua prova, s poder faz-lo a partir do trmino das duas primeiras horas de prova. 7- As provas estaro disposio dos candidatos, na Portaria Principal do campus Campos-Centro, a partir das 15 horas do dia 21/12/2009. 8- O gabarito ser afixado na Portaria Principal do campus Campos-Centro e disponibilizado no site http://www.iff.edu.br, duas horas aps o encerramento da prova. 9- Divulgao do resultado: 14/01/2010. Na Portaria Principal do campus Campos-Centro, via internet pelo endereo http://www.iff.edu.br e pela imprensa local.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino

Jornada dupla
Lauro Neto

Ser me padecer no s no paraso, mas tambm na escola. A pesquisa indita O aluno do ensino mdio pblico estadual percepes, hbitos e expectativas, encomendada pelo governo do estado ao Instituto Mapear, mostra que 12% dos cerca de 1,5 milho dos estudantes tm filho. Entre as meninas, a maioria menor de 20 anos, 15% j so mes, percentual maior do que os 11,2% das jovens fluminenses entre 15 e 19 anos que declararam ter filho na ltima Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad 2008). Dados do Instituto Mapear revelam que, entre os alunos que tm filho, 76% j interromperam os estudos, contra apenas 12% dos que no so pais. Isso leva a crer que a gravidez um dos principais fatores de abandono escolar. provvel que haja essa incidncia pela necessidade de trabalhar para conseguir recursos. Na pesquisa qualitativa, a gravidez aparece claramente como um dos motivos para interromper os estudos. Em todos os casos, havia a percepo de que importante voltar escola. Uma das meninas entrevistadas disse que, se pudesse voltar atrs, no teria filho e levaria o estudo mais a srio conta o antroplogo Cludio Gama, diretor do Instituto Mapear. Paloma Aguiar, que completar 18 anos na prxima tera-feira, est sentindo isso na pele. H dois meses, a jovem deu luz a Emanuel e, assim, no pde voltar s aulas em agosto, no Colgio Estadual Ignacio Azevedo do Amaral, no Jardim Botnico, onde cursava o 3. ano do ensino mdio. [...] Quando soube que a Megazine estava fazendo uma reportagem sobre gravidez na adolescncia, Ingrid Amorim, de 18 anos, mandou o seguinte scrap para o Orkut da revista: acho muito legal focar o outro lado sobre gravidez na adolescncia, porque normalmente s mostram o lado carente, das meninas de escola pblica. Ingrid mora numa cobertura no Mier e estudou a vida inteira em colgio particular at dar luz a Kau, em fevereiro de 2008. Precisava amamentar e no tinha quem ficasse com ele. Esperei seis meses e comecei o supletivo. Estudo em casa com as apostilas e depois vou ao curso fazer as provas. Mas s consigo estudar quando o Kau est dormindo, porque ele muito levado diz Ingrid. [...]
Revista Megazine in Jornal O Globo, 22 de setembro de 2009.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 1 O texto Jornada dupla aborda um tema presente na vida da mulher desde que ela foi inserida no mundo do trabalho, mas que nos dias atuais faz parte do universo feminino cada vez mais cedo. Antes a mulher precisava administrar o trabalho e a maternidade; hoje, so jovens adolescentes que necessitam articular o estudo e o fato de serem mes to cedo. Sobre a frase de abertura Ser me padecer no s no paraso, mas tambm na escola., s NO possvel dizer que a) b) c) d) e) parafraseia um ditado popular. nela ocorre a elipse (omisso) de verbo. entre as oraes h ideia de adio. a maternidade se traduz apenas por uma viso positiva de paraso. sugere ser a gravidez precoce um complicador na vida escolar dos jovens.

QUESTO 2 O texto da revista Megazine, publicada toda tera-feira pelo jornal O Globo, suscita ideias a respeito do tema nele abordado. Em qual dos itens se traduz INCONVENIENTEMENTE algumas dessas ideias? a) O ttulo Jornada dupla diz respeito ao desempenho das funes que as meninasmes assumem a partir da gravidez. b) Ingrid Amorim, jovem que sempre estudou em escolas particulares, no teve sua rotina alterada com o nascimento do filho. c) O caso de Paloma Aguiar serve para exemplificar a pesquisa O aluno do ensino mdio pblico estadual percepes, hbitos e expectativas realizada pelo Instituto Mapear. d) De acordo com a pesquisa do Instituto Mapear, no a gravidez a nica causa que leva o jovem a abandonar a escola. e) A gravidez na adolescncia no uma questo que envolve apenas estudantes das classes menos favorecidas e de escolas pblicas.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 3 O sentido de um texto pode ser tambm melhor percebido quando se faz uso da anlise morfossinttica, em que se estuda a classe gramatical da palavra e a funo do termo na orao. Sobre esse assunto, marque o comentrio totalmente correto. a) Em Dados do Instituto Mapear revelam que, entre os alunos que tm filho, 76% j interromperam os estudos, contra apenas 12% dos que no so pais., todos os verbos se flexionaram no plural e so transitivos diretos. b) O pronome demonstrativo do perodo Isso leva a crer que a gravidez um dos principais fatores de abandono escolar. o sujeito da primeira orao. c) Por possuir preposio, o termo destacado exerce funo de objeto indireto em provvel que haja essa incidncia pela necessidade de trabalhar para conseguir recursos. d) No trecho importante voltar escola., a expresso sublinhada composta de preposio, artigo e substantivo e funciona como adjunto adnominal. e) Como adjetivo, levado caracteriza o sujeito em ele muito levado; sendo, portanto, o objeto direto da orao. QUESTO 4

Na vida sempre se pode escolher. Considere as diferentes alternativas que existem, escolha e decida. O Dia Mundial da Preveno da gravidez na Adolescncia 2008, incentiva o conhecimento sobre contracepo responsvel e moderna.

http://www.ultimasnoticias.inf.br/fotos/noticias/6238_0a.jpg. Acessado em 28/09/2009.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino Instituiu-se o dia 26 de setembro como o Dia Mundial da Preveno da Gravidez na Adolescncia. O texto que voc acabou de ler trata desse tema. Nos itens abaixo, h um que traz informaes NO pertinentes a esse texto. Marqueo. a) O pronome possessivo que aparece repetido no lema da campanha objetiva atribuir ao interlocutor a responsabilidade sobre os prprios erros e acertos. b) O uso de verbos no imperativo como escolha e decida busca uma aproximao maior com o leitor. c) Haveria alterao de sentido se a primeira frase do texto fosse: Na vida, pode-se sempre escolher. d) A campanha de 2008 estimula a busca por informaes para que se possa decidir com conscincia. e) O locutor do texto fez uso de duas linguagens: a verbal e a no-verbal.

QUESTO 5
Esta semana est cheia de datas alertas... Hoje, dia 26 de setembro, mais de 70 pases da Europa, Amrica Latina e sia participam do dia Mundial da Preveno da Gravidez na Adolescncia. A data promovida por organizaes no governamentais e sociedades mdicas internacionais com apoio de marcas farmacuticas. Este ano o tema "Sua Vida, Sua Voz". [...]
(Isis Nbile Diniz) http://scienceblogs.com.br/xisxis/2009/09/dica_para_prevencao_de_gravide.php.Acessado em 28/09/2009.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino Considerando esse material retirado da internet, que item melhor reproduz as informaes nele contidas? a) Apenas na semana de 26 de setembro existem datas apropriadas para a realizao de campanhas e alerta populao. b) No ltimo dia 26 de setembro, houve, em centenas de pases, manifestaes sobre a gravidez na adolescncia. c) Em todos os anos, o lema da campanha de preveno da gravidez na adolescncia Sua Vida, Sua Voz. d) A imagem da campanha de preveno da gravidez na adolescncia deste ano sugere o relacionamento afetivo entre os adolescentes. e) Apenas a classe mdica tem se preocupado com a gravidez na adolescncia j que o assunto se relaciona diretamente com a sade. QUESTO 6 Seguem algumas afirmativas que relacionam o fragmento escrito por Isis Nbile Diniz ao texto da campanha de 2008. Indique a correta. a) O tema da campanha de 2009 difere do de 2008 em apenas uma palavra, mas nos dois a mensagem a mesma: voc tem o poder sobre sua vida. b) Nota-se, nas duas campanhas, a participao efetiva de todos os pases do mundo. c) Ao apresentar o dia 26 de setembro como uma data alerta, Isis Nbile sugere que s o conhecimento pode evitar uma gravidez indesejada e irresponsvel como tambm dito na campanha de 2008. d) Os dois textos empregam verbos no presente, no passado e no futuro para marcar que o problema da gravidez precoce faz parte da vida de toda a sociedade. e) Em ambos os textos, prevalece a inteno de informar ao interlocutor a importncia de assumir uma gravidez indesejada.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino QUESTO 7

http://www.ultimasnoticias.inf.br/fotos/noticias/6238_0a.jpg. Acessado em 28/09/2009.

Ler grficos e tabelas importante no mundo atual, no qual a associao do verbal com o no-verbal cada vez mais frequente. Considerando a ilustrao acima, assinale a afirmativa INCORRETA. a) possvel perceber, no perodo apresentado no grfico, que o nmero de partos de adolescentes tem diminudo em todo o pas. b) Na regio mais pobre do pas, a tabela mostra que o percentual de partos, ainda que em queda, o maior do Brasil. c) A regio mais populosa tambm apresenta um percentual elevado de partos de mulheres ainda bem jovens. d) Ao analisar os dados, nota-se que a menor reduo ocorreu na regio de maior extenso do pas. e) A reduo dos nmeros em 2008 leva concluso de que no h mais necessidade de campanhas como SUA VIDA SUA DECISO.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 8
DESCUIDO Sou fruto de um descuido Ato feito impensado Mas que a partir de agora Ter que ser Tratado com cuidado Gostaria de ter Sido planejado Mas por descuido Vim sem ser convidado No sei se vou ter nome Ou se vou ser abortado Mas no fundo eu gostaria De ser tratado com carinho Amor e cuidado
Bruna e Paloma T C24 http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/jv/jv6/poesia.html. Acessado em 28/09/2009.

Esse texto faz parte de um trabalho de produo textual desenvolvido pela professora Mrcia Regina Ribeiro com seus alunos. Nele, os textos tinham como tema Gravidez na adolescncia, porm apresentavam locutores diferentes: ora era o beb que falava, ora era a adolescente grvida, ora um rapaz. Apenas uma das afirmaes que seguem INDEVIDA em relao ao texto. Assinalea. a) Intitulado Descuido, um poema estruturado em 14 versos e uma estrofe. b) O destino do pequeno locutor do texto est revelado, embora ele afirme que no saiba. c) O beb revela ter conscincia de sua condio de intruso na vida do casal. d) A fala do beb evidencia o seu desconforto por ser a consequncia, mesmo que involuntria, de um ato irrefletido. e) O desejo do beb viver como qualquer criana que tenha sido desejada por seus pais.

QUESTO 9 Na Amrica Latina, 50% dos jovens com menos de 17 anos tm vida sexual ativa. Dados do Ministrio da Sade mostram que no Brasil pelo menos uma em cada cinco mulheres que do luz tem menos de 19 anos.
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/09/24/materia.2009-09-24.5055875275/view. Acessado em 28/09/2009.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino

http://www.cambito.com.br/tiras/default.asp?tirinha=20031019. Acessado em 28/09/2009.

Como j deve ter dado para notar, as questes de Lngua Portuguesa giram em torno de um mesmo tema. A respeito da tirinha do Cambito e sua turma e do fragmento da Agncia Brasil, que tambm abordam esse tema, possvel afirmar que a) metade das mulheres brasileiras tem 19 anos e engravida. b) todos os jovens latino-americanos iniciam sua vida sexual antes dos dezessete anos. c) o Ministrio da Sade, por meio de suas pesquisas, revela que um quinto das mulheres brasileiras e latino-americanas engravida devido vida sexual ativa. d) a personagem, segundo a ltima fala da tirinha, espera que a amiga no esteja grvida. e) houve, por parte de ambas as personagens da tirinha, preocupao com o uso de preservativo.

QUESTO 10
Ainda com referncia aos textos da questo anterior, so feitas consideraes gramaticais. Marque a INADEQUADA. a) As vrgulas foram empregadas pelo mesmo motivo em Ontem, peguei o mais gato do baile! e Agora, t com uma ressaca sinistra!. b) Ao comparar, de forma implcita, o rapaz com quem ficou a um gato, a personagem da turma do Cambito fez uso de metfora. c) Completando a frase do segundo quadrinho da tirinha, poderia haver substituio das reticncias por de usar a camisinha. d) Os adjetivos doidona e sinistra encontram-se no singular, pois caracterizam o mesmo substantivo; concordando, desta forma, com ele. e) No fragmento da Agncia Brasil, aparecem as formas verbais tm e tem que concordam com seus respectivos sujeitos no plural e no singular.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

Pro-Reitoria de Ensino QUESTO 11 Sendo P(x,y) a soluo do sistema a) 0 b) c) d) e)


4 x + 2 y = 2 2x y = 0

, o valor de x+y :

1 4 1 2 3 4 3 2

QUESTO 12 Cada mililitro de sangue humano contm, em mdia, 5.106 glbulos vermelhos. Um ser humano adulto tem, em mdia, 5,5 litros de sangue. De acordo com esses dados, o nmero mdio de glbulos vermelhos de um adulto : a) 2,75 x 106 b) 2,75 x 107 c) 27,5 x 107 d) 27,5 x 108 e) 2,75 x 1010

QUESTO 13 O polgono ABCD um quadrado de lado 8 cm. Sabendo-se que G ponto mdio de BC , Q1 um quadrado de rea 4 cm2 e R1 um retngulo de rea 8 cm2 , qual a razo entre AB e IJ ?

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

10

Pro-Reitoria de Ensino

F Q1

a) b) c) d) e)

4 2 5 5 2 4 4 5 5 5 5 4 2 5

R1 R 2

QUESTO 14 Em cincias atuariais, uma tbua de vida uma tabela, construda a partir de censos populacionais, que mostra a probabilidade de morte de um indivduo em uma certa faixa etria. Tbuas de vida so usadas em planos de previdncia e seguros de vida. A tbua da vida abaixo indica, por exemplo, que um indivduo entre um ano (inclusive) e 2 anos (exclusive) tem 0,05% de chance de morrer.

Faixa etria [x, x + 1) Propabilidade de morrer em %

[0,1) 0,69

[1,2) 0,05

[2,3) 0,03

[3,4) 0,03

[4,5) 0,02

[5,6) 0,02

[6,7) 0,02

[7,8) 0,01

[8,9) 0,01

[9,10) 0,01

Fonte: National Vital Statstics Reports, vol.54, n 14, 2006.

Supondo-se que existe um grupo de 1.000.000 de pessoas que acabaram de completar 2 anos, segundo esta tabela, o nmero de pessoas deste grupo que faro aniversrio de 4 anos , aproximadamente, igual a: a) b) c) d) e) 997.000 999.500 999.700 999.950 999.970

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

11

Pro-Reitoria de Ensino QUESTO 15 Considere os conjuntos A = x IR / (x 2)2 = 9 e B = x IN * / 4 3x 6 .

Se n indica o nmero de elementos do conjunto A B , ento o valor de n : a) b) c) d) e) 3 4 5 6

QUESTO 16 Observe o demonstrativo do consumo de energia eltrica da residncia do Sr. Econmico.

125

Considere que o consumo mdio, de janeiro/2009 a maio/2009, foi igual ao que ocorreu de junho/2009 a setembro/2009. Sabendo que o valor cobrado por cada Kwh, j includos todos os impostos e encargos, de R$ 0,52, correto afirmar que a conta de luz do ms de setembro/2009 que o Sr. Econmico pagou foi, em reais:

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

12

Pro-Reitoria de Ensino

a) b) c) d) e)

52,00 57,20 62,40 72,80 mais de 72,80

QUESTO 17 Na figura, r//s.

= 3x + 590 30 , ento a medida do ngulo b : Se = 4x + 310 e c

a) b) c) d) e)

35 40 45 50 55

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

13

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 18 Um terreno tem a forma de um trapzio retngulo conforme a figura abaixo.

Dado que sen 60 = terreno. a) b) c) d) 68 + 6 3 126 168 168 3

1 3 , cos 60 = e tg 60 = 2 2

3 , calcule, em m

a rea do

e) 336 3

QUESTO 19 Uma pequena esfera de isopor, aluminizada, suspensa por um fio "nylon", atrada por um pente plstico negativamente carregado. Pode-se afirmar que a carga eltrica da esfera : a) apenas negativa; b) apenas nula; c) apenas positiva; d) negativa, ou ento nula; e) positiva, ou ento nula.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

14

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 20 Considere as afirmaes a seguir: I. O som se propaga no ar com uma velocidade de aproximadamente 340m/s. II. As velocidades de propagao do som no ar e no vcuo so aproximadamente iguais. III. O eco devido reflexo do som. Quais delas so corretas? a) b) c) d) Apenas I Apenas I e II Apenas I e III Apenas II e III e) I, II e III

QUESTO 21 Uma bola de borracha rolada contra a parede de uma sala retangular, atingindo o ponto mdio de cada lado, descrevendo a trajetria indicada pelas setas abaixo.

Sabendo que a bola manteve uma velocidade constante e que demorou 10s para voltar ao ponto de origem, determine a sua velocidade mdia. a) 1,8km/h b) 3,6km/h c) 5,4km/h d) 7,2km/h e) 9,0km/h

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

15

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 22 A Ferrari F430 Scuderia que chega agora ao Brasil, vem com 20 cavalos a mais de potncia em relao ao modelo F430, graas a reduo de sua massa para 1.250kg, cerca de 200kg a menos que o modelo antecessor. Com um motor v8 de 4,3 litros e potncia de 510 cavalos, alcana uma velocidade final de 320km/h. este propulsor que faz esta mquina arrancar de 0 a 100km/h em apenas 3,5s. Com base nos dados do texto anterior responda: Qual a distncia percorrida pelo carro, a partir do repouso, para que este atinja a velocidade de 100km/h? (Para efeito de clculo admita que 100km/h = 28m/s). a) 45m b) 49m c) 52m d) 56m e) 62m

QUESTO 23 Na filtrao das guas da piscina utilizam-se filtros que contm areia como meio filtrante. A areia utilizada para esse fim deve ter granulometria apropriada, alm de ser isenta de matria orgnica. Para se chegar a esses critrios de qualidade, a areia deve ser previamente peneirada e posteriormente queimada em fornos rotatrios. Os processos de obteno dessa qualidade da areia so respectivamente: a) b) c) d) e) fsico e qumico. qumico e fsico. qumico e qumico. fsico e fsico. nuclear e fsico.

QUESTO 24 Qual dos seguintes procedimentos o mais indicado quando se quer distinguir um copo contendo gua destilada de outro que contenha uma soluo de gua aucarada, sem experimentar o gosto? a) b) c) d) e) Filtrar os lquidos. Medir o volume. Determinar a densidade. Usar um microscpio. Decantar os lquidos.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

16

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 25 Gasolina, gelo e grafite so, respectivamente, exemplos de: a) b) c) d) mistura, substncia simples e substncia composta. mistura, substncia composta e substncia simples. substncia composta, mistura e substncia simples. substncia composta, substncia simples e mistura. e) substncia simples, mistura e substncia composta.

QUESTO 26 Um determinado elemento pertence ao primeiro grupo ou famlia da tabela peridica. A respeito das suas propriedades, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) encontra-se no estado slido temperatura ambiente. trata-se de um metal alcalino. forma ction monovalente nos sais correspondentes. um elemento muito reativo em gua. forma compostos covalentes com no-metais.

QUESTO 27 A filtrao caseira da gua um procedimento eficiente para evitar a transmisso de vrias doenas. Assinale a opo que contenha somente doenas que tero sua incidncia reduzida com a adoo dessa medida. a) b) c) d) e) Dengue, hepatite A, giardase, botulismo Malria, giardase, clera, disenteria bacilar Giardase, clera, ascaridase, amebase Dengue, giardase, clera, amebase. Clera, amebase, malria, filariose

QUESTO 28 A mata atlntica hoje uma das florestas tropicais mais devastadas do planeta, reduzida a algumas poucas reas remanescentes, em geral descontnuas. Esse processo de fragmentao pode ser a causa do aumento da densidade de formigas conhecidas como savas, o que ameaaria ainda mais esse bioma j fragilizado. Com a fragmentao, h um predomnio de plantas de luz ou pioneiras, em detrimento das plantas de sombra, prprias de florestas maduras e conservadas. As plantas pioneiras no possuem compostos de defesa contra organismos que se alimentam de suas folhas. Com mais plantas sem defesas nas proximidades dos ninhos, as formigas gastam menos energia para buscar seus alimentos e mais energia para a produo de rainhas e consequentemente um maior nmero de colnias adultas.
Adaptado de Cincia Hoje. Dezembro de 2008. p. 60.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

17

Pro-Reitoria de Ensino

Baseado no texto e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. I. Podemos verificar, de acordo com o texto acima, que o nmero de savas reduziu devido a escassez de alimentos provocada pelo desmatamento da mata atlntica. II. As formigas mantm relao harmoniosa denominada sociedade. A sociedade das formigas estruturada em castas (rainha, macho, operria, soldado), sendo cada uma responsvel por um determinado trabalho ou funo. III. A mata atlntica um bioma brasileiro que se caracteriza por sua vegetao densa, com chuvas abundantes, presena de palmeiras e ips. a) b) c) d) e) Todas as afirmativas so corretas. Apenas as afirmativas I e II esto corretas. Apenas as afirmativas I e III esto corretas. Apenas as afirmativas II e III esto corretas. Todas as afirmativas so falsas.

QUESTO 29 Sobre os tecidos animais INCORRETO afirmar: a) O tecido muscular formado por fibras musculares, clulas ricas em filamentos proticos; b) Os tecidos epiteliais apresentam clulas justapostas e funes de revestimento, secreo e absoro. c) Os tecidos conjuntivos, que apresentam pouca quantidade de material extracelular, podem exercer funo de sustentao, defesa, nutrio e preenchimento de espaos entre rgos. d) O tecido nervoso especializado na recepo e transmisso de impulsos eltricos. e) O sangue um tipo de tecido conjuntivo constitudo pelos elementos figurados (hemcias, leuccitos e plaquetas) e plasma (substncia intercelular lquida).

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

18

Pro-Reitoria de Ensino QUESTO 30 Eu trago bananas pr vender Bananas de todas qualidades Quem vai querer Olha banana Nanica Olha banana Ma Olha banana Ouro Olha banana Prata Olha a banana da Terra Figo So Tom Olha a banana dgua.
(O Vendedor de Bananas -Jorge Ben)

Nas feiras e supermercados geralmente encontramos bananas sem sementes. Uma das espcies de bananeiras que no produz sementes a Musa sapientum (variedades ouro, prata, ma, figo, So Tom). No entanto, existem bananeiras silvestres cujo fruto apresenta sementes duras, que ocupam boa parte da massa comestvel da banana. o caso da espcie Musa balbisiana.

Banana sem semente

Banana com semente

Com referncia aos processos reprodutivos das duas espcies citadas no enunciado pode-se afirmar corretamente que: a) b) c) d) e) Somente a espcie Musa balbisiana se reproduz por processo sexuado; As duas espcies reproduzem-se por processo sexuado; As duas espcies no se reproduzem por processo sexuado; Na espcie Musa sapientum ocorre o desenvolvimento do embrio; A espcie Musa balbisiana no forma zigoto;

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

19

Pro-Reitoria de Ensino QUESTO 31 O Brasil encontra-se dividido em cinco grandes regies: sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Essa diviso oficial foi realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) e com base nessas regies que boa parte das informaes do pas organizada. Com base no mapa abaixo e em seus conhecimentos sobre as regies brasileiras, assinale a alternativa correta:

Fonte: IBGE

a) A grande concentrao industrial brasileira est na regio nordeste devido ao maior nmero de estados que ela contm. b) A regio centro-oeste composta por trs estados e pelo Distrito Federal, onde se encontra a capital do Brasil. c) A regio sul caracteriza-se por sua ocupao recente, o que explica os insatisfatrios ndices de crescimento industrial. d) A regio sudeste apresenta os maiores ndices de mortalidade infantil e de analfabetismo, sendo tambm considerada uma regio fracamente desenvolvida. e) A regio norte apresenta uma grande extenso territorial e tambm um grande nmero populacional.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

20

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 32 Leia atentamente as manchetes abaixo: Nmero de mortos por tsunami causado por terremoto passa de 100 na Oceania H mortos e feridos em Samoa Americana e em Samoa.
Disponvel em: <http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1323397-5602,00.html>. Acessado em 30/09/2009.

Terremoto na Indonsia deixa ao menos 75 mortos.


Disponvel em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/09/30/ult1859u1560.jhtm>. Acessado em 30/09/2009.

Vulco Asama entra em erupo e deixa Japo em alerta - 02/02/2009.


Disponvel em: <http://video.aol.co.uk/video-detail/vulco-asama-entra-em-erupo-e-deixa-japo-emalerta/3349838831>. Acessado em 13/10/2009.

Os fenmenos expostos acima esto relacionados ao(s): a) b) c) d) e) processos externos devido aos inmeros impactos provocados na crosta terrestre. elevao dos impactos ambientais provocados pelo aquecimento global. processos internos da Terra que provocam a movimentao das placas tectnicas. desgaste das rochas, que por estarem expostas acabam se desgastando. dinamismo existente na Terra, o que certamente tem uma relao direta com a reduo repentina do nmero de habitantes do Planeta.

QUESTO 33 A escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das olimpadas de 2016 vista por muitos como uma oportunidade de crescimento econmico, principalmente pelo turismo. Por outro lado, as enormes desigualdades sociais e territoriais existentes tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto em outras metrpoles brasileiras geram crticas quanto ao grande investimento que ser feito para sediar os jogos mundiais, em detrimento a outras necessidades do pas. Indique a alternativa que NO corresponde realidade das grandes metrpoles brasileiras: a) So cidades que passaram por um rpido e desordenado crescimento, tornandose inchadas de pessoas e de problemas. b) A rpida urbanizao faz com que cidades vizinhas metrpole aumentem de tamanho e formem um s conjunto. c) Os escassos investimentos governamentais na rea habitacional levaram formao de precrias moradias. d) H um grande nmero de mendigos, desempregados e subempregados vivendo nestas cidades. e) A falta de infraestrutura adequada e de saneamento bsico no so problemas to preocupantes nas metrpoles devido presena de mo de obra qualificada para resolv-los.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

21

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 34 As fontes de energia so extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar mquinas, caminhes entre outras aplicaes. As energias facilitam o trabalho do homem que em outras circunstncias teria uma grande dificuldade, utiliza-se a energia para levantar peso, apertar parafuso, mover veculos, ferver gua, etc.
Disponvel em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm>. Acessado em 13/10/2009.

Sobre as fontes energticas so feitas as seguintes afirmaes. I. As termoeltricas que produzem energia a partir da queima em caldeira de carvo, leo combustvel ou gs natural, elevam a concentrao de poluentes na atmosfera e por consequncia acentuam o aquecimento global. II. As hidreltricas apesar de serem vistas por alguns como energia limpa, geram inmeros impactos ambientais devido construo das represas, que provocam inundaes em imensas reas de matas, destroem espcies vegetais, prejudicam os animais, e interferem na ocupao humana. III. A energia elica, ou seja, aquela que proveniente do vento, ocasiona alguns impactos ambientais, tais como: aumento da poluio sonora, visual e atmosfrica, sendo diretamente responsvel pelo aquecimento global. IV. A energia solar considerada uma fonte energtica alternativa e renovvel. Esto corretas as alternativas: a) b) c) d) e) I, III e IV. II e III. II, III e IV. I, II e IV. I, II, III e IV.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

22

Pro-Reitoria de Ensino QUESTO 35 Observe o mapa abaixo:

Adaptado Disponvel em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=mapasm>. Acessado em 13/10/2009.

Uma das tendncias do mundo atualmente a articulao dos pases em blocos econmicos, como os que esto expostos no mapa acima. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito desse assunto. a) A Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral (SADC), localiza-se no territrio africano. b) O Nafta uma zona de livre comrcio formada por Canad, Estados Unidos e Mxico. c) A Unio Europia possui uma moeda nica, o euro, e tem como um dos seus membros a Alemanha. d) O Mercosul tem como membros permanentes apenas pases da Amrica do Sul. e) Todos os blocos econmicos apresentam o mesmo nvel de integrao poltica, social, ambiental e econmica.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

23

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 36 O Congresso de Viena foi realizado na capital austraca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, tendo como participantes dezenas de prncipes, reis, imperadores, chefes militares, diplomatas, dirigentes da igreja, nobres, tomados de alegria porque Napoleo Bonaparte, que passara a simbolizar a Revoluo Francesa, estava exilado na Ilha de Elba.
(AQUINO; RONALDO. Fazendo a Histria: A Europa e as Amricas nos sculos XVIII e XIX. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1986)

Quatro pases foram os grandes beneficirios dos acordos que resultaram do Congresso de Viena; so eles: a) b) c) d) e) ustria, Alemanha, Rssia e Inglaterra. Frana, Espanha, Portugal e Prssia. Inglaterra, Frana, Prssia e Rssia. Portugal, Inglaterra, Frana e Rssia. Prssia, Inglaterra, ustria e Rssia.

QUESTO 37 Em meados do sculo XIX, os Estados Unidos vivenciaram sua maior guerra civil: a Guerra de Secesso; sobre ela correto afirmar: a) os estados do Norte, predominantemente industrializados, eram contra uma poltica de livre comrcio, enquanto os estados do Sul, agrcolas, eram contra uma poltica protecionista. b) com a vitria dos estados do Norte sobre os estados do Sul, a escravido foi abolida e foi adotada uma poltica protecionista. c) os estados do Norte tiveram apoio da Inglaterra, j que a guerra era contra a Frana. d) os nortistas obtiveram alguns xitos iniciais nessa guerra, mas, graas superioridade populacional, industrial e financeira dos sulistas, terminaram derrotados. e) Abraham Lincoln, eleito presidente pelos sulistas, tentou evitar a guerra com o Norte, que era totalmente contrrio abolio da escravatura no pas.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

24

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 38 No que se refere ao uso da mo de obra no Brasil, pode-se afirmar que: a) tanto na produo do caf como do algodo, no sculo XX, utilizou-se, principalmente, mo de obra servil. b) tanto na produo do caf do Oeste Paulista como da pecuria, no sculo XIX, utilizou-se, principalmente, mo de obra indgena. c) tanto na produo da cana de acar, no Nordeste, como do caf, no Vale do Paraba, entre os sculos XVI e XIX, utilizou-se, principalmente, mo de obra escrava. d) tanto na produo da cana de acar, como na do algodo, no sculo XIX, utilizouse, principalmente, mo de obra indgena sob a forma de trabalho servil. e) desde a explorao do pau brasil, como na minerao e na produo industrial, utilizou-se, principalmente, mo de obra escrava.

QUESTO 39 No final do sculo XIX e incio do sculo XX, a expanso do capitalismo provocou importantes transformaes em todo o mundo. No Brasil, esse fenmeno foi responsvel pela abolio da escravatura e pela proclamao da Repblica, acompanhadas por um processo de crescente modernizao da economia. Por toda parte ocorreram reajustes sociais que foraram a adaptao, transformando as antigas formas de convvio social. Foi nesse contexto que o regime republicano teve que enfrentar revoltas das populaes marginalizadas. Afinal de contas, como seria possvel se submeter aos poderes e obrigaes de um Estado pouco interessado em atender s demandas daqueles que devia representar? O banditismo social representou um dos movimentos de manifestao contrrios ao governo republicano, que destacou uma figura conhecida da Histria e do imaginrio brasileiros, a saber: a) b) c) d) e) Antnio Conselheiro; Padre Antnio Maria; Lampio; Padre Ccero; Lus Carlos Prestes

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

25

Pro-Reitoria de Ensino

QUESTO 40 "Industrializar aceleradamente o pas; transferir do exterior para o nosso territrio as bases do desenvolvimento autnomo; fazer da indstria manufatureira o centro dinmico das atividades econmicas nacionais - isto resume o meu propsito, a minha opo".
(OLIVEIRA, Juscelino Kubitschek de. Por que constru Braslia. Rio de Janeiro: Bloch: 1975, p. 57).

O trecho acima pode ser considerado o resumo do programa de governo de Juscelino Kubitschek, caracterizado por: a) ter como base de seu programa administrativo, o trinmio: sade, estabilidade monetria e habitao. b) reprimir as oposies, anulando os direitos democrticos e a liberdade de imprensa. c) reduzir aceleradamente a produo de bens de consumo durveis, voltando-se totalmente para a indstria de base. d) acelerar o desenvolvimento industrial, internacionalizar nossa economia, gerando, contudo, endividamento e inflao. e) acentuar o nacionalismo econmico brasileiro.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - EDITAL N 14 de 21 de setembro de 2009. SELEO 2010

26

Anda mungkin juga menyukai