Anda di halaman 1dari 3

STJ - Unio estvel e a separao obrigatria de bens 21/07/2013 Quando um casal desenvolve uma relao afetiva contnua e duradoura,

conhecida publicamente e estabelece a vontade de constituir uma famlia, essa relao pode ser reconhecida como unio estvel, de acordo com o Cdigo Civil de 2002 (CC/02). Esse instituto tambm legitimado pela Constituio Federal de 1988 em seu artigo 226, pargrafo 3o. Por ser uma unio que em muito se assemelha ao casamento, a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ) tem aplicado s unies estveis, por extenso, alguns direitos previstos para o vnculo conjugal do casamento.

A obrigatoriedade da separao de bens foi tratada pelo Cdigo Civil de 1916 (CC/16) em seu artigo 258, pargrafo nico, inciso II. No novo cdigo, o assunto tratado no artigo 1.641. Para o regramento, o regime da separao de bens obrigatrio no casamento das pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento; da pessoa maior de 70 anos, (redao dada pela Lei 12.344 de dezembro de 2010. Antes dessa data a redao era a seguinte: do maior de sessenta e da maior de cinquenta anos) e de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. No Recurso Especial 646.259, o ministro Luis Felipe Salomo, relator do recurso, entendeu que, para a unio estvel, semelhana do que ocorre com o casamento, obrigatrio o regime de separao de bens de companheiro com idade superior a sessenta (60) anos. O recurso foi julgado em 2010, meses antes da alterao da redao do dispositivo que aumentou para setenta (70) o limite de idade dos cnjuges para ser estabelecido o regime de separao obrigatria.

Na unio estvel, o regime de bens a ser seguido pelo casal, assim como no casamento, vai dispor sobre a comunicao do patrimnio dos companheiros durante a relao e tambm ao trmino dela, na hiptese de dissoluo do vnculo pela separao ou pela morte de um dos parceiros. Dessa forma, h reflexos na Com o falecimento do companheiro, que partilha e na sucesso dos bens, ou seja, na iniciou a unio estvel quando j contava com 1 64 anos, sua companheira pediu em juzo a transmisso da herana. meao dos bens. O juzo de primeiro grau O artigo 1.725 do CC/02 estabelece que o afirmou que o regime aplicvel no caso o da regime a ser aplicado s relaes patrimoniais separao obrigatria de bens e concedeu a do casal em unio estvel o de comunho ela apenas a partilha dos bens adquiridos parcial dos bens, salvo contrato escrito entre durante a unio estvel, mediante companheiros. Mas o que acontece no caso de comprovao do esforo comum. um casal que adquire unio estvel quando Inconformada com a deciso, a companheira um dos companheiros j possui idade superior interps recurso no Tribunal de Justia do Rio a setenta anos? Grande do Sul (TJRS). justamente em virtude desse dispositivo que vrios recursos chegam ao STJ, para que os ministros estabeleam teses, divulguem o pensamento e a jurisprudncia dessa Corte sobre o tema da separao obrigatria de bens e se esse instituto pode ou no ser estendido unio estvel. O TJRS reformou a deciso do primeiro grau e deu provimento ao recurso. Afirmou que no se aplica a unio estvel o regime da separao obrigatria de bens previsto no artigo 258, pargrafo nico, inciso II, do CC/16, porque descabe a aplicao analgica de normas restritivas de direitos ou excepcionantes. E, ainda que se entendesse aplicvel ao caso o regime da separao legal de bens, forosa seria a aplicao da smula 377 do Supremo Tribunal Federal (STF), que igualmente contempla a presuno do esforo comum na aquisio do patrimnio amealhado na constncia da unio.

Antes de conhecer alguns casos julgados no Tribunal, vlido lembrar que o direito de famlia brasileiro estabeleceu as seguintes possibilidades de regime de comunicao dos bens: comunho parcial, comunho universal, separao obrigatria, separao voluntria e ainda participao final nos aquestos (bens adquiridos na vigncia do casamento). O esplio do companheiro apresentou recurso especial no STJ alegando ofensa ao artigo Obrigatoriedade mencionado do CC/16 e argumentou que se

/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_6/173392922.doc - 1/3

aplicaria s unies estveis o regime obrigatrio de separao de bens, quando um dos conviventes fosse sexagenrio, como no caso.

da legislao que, em sentido contrrio ao adotado pela Corte, estimularia a unio estvel entre um casal formado, por exemplo, por um homem com idade acima de 70 anos e uma jovem de 25, para burlarem o regime da Instituto menor separao obrigatria previsto para o casamento na mesma situao. Para o ministro Luis Felipe Salomo, a partir da leitura conjunta das normas aplicveis ao Ao julgar o REsp 1.090.722, o ministro caso, especialmente do artigo 226, pargrafo Massami Uyeda, relator do recurso, trouxe 3o, da Constituio, do CC/16 e das Leis tona a possibilidade de tal discrepncia. A 8.971/94 e 9.278/96, no parece razovel no extenso do regime da separao imaginar que, a pretexto de se regular a unio obrigatria de bens, em razo da senilidade do entre pessoas no casadas, o arcabouo de cujus (falecido), constante do artigo 1.641, legislativo acabou por estabelecer mais II, do Cdigo Civil, a unio estvel equivaleria, direitos aos conviventes em unio estvel em tais situaes, ao desestmulo ao (instituto menor) que aos cnjuges. casamento, o que, certamente, discrepa da Salomo, que compe a Quarta Turma do STJ, mencionou que o prprio STF, como intrprete maior da Constituio, divulgou entendimento de que a Carta Magna, coloca, em plano inferior ao do casamento, a chamada unio estvel, tanto que deve a lei facilitar a converso desta naquele. A tese foi expressa no Mandado de Segurana 21.449, julgado em 1995, no Tribunal Pleno do STF, sob a relatoria do ministro Octavio Gallotti. finalidade arraigada no ordenamento jurdico nacional, o qual se prope a facilitar a convolao da unio estvel em casamento, e no o contrrio, analisou. O recurso especial foi interposto pelo irmo do falecido, que pediu a remoo da companheira como inventariante, por ter sonegado informaes sobre a existncia de outros herdeiros: ele mesmo e seus filhos, sobrinhos do falecido, na sucesso. A unio estvel foi iniciada aps os sessenta anos de idade do companheiro, por isso o irmo do falecido 2 alegou ser impossvel a participao da companheira na sucesso dos bens adquiridos onerosamente anteriores ao incio da unio estvel.

Salomo explicou que, por fora do dispositivo do CC/16, equivalente em parte ao artigo 1.641 do CC/02, se ao casamento de sexagenrio, se homem, ou cinquentenria, se mulher, e imposto o regime de separao obrigatria de bens, tambm o deve ser s unies estveis que renam as mesmas No STJ a meao foi excluda. A mulher caractersticas, sob pena de inverso da participou da sucesso do companheiro hierarquia constitucionalmente sufragada. falecido em relao aos bens adquiridos Do contrrio, como cita Caio Mrio da Silva onerosamente na constncia da convivncia. Pereira, respeitado jurista civil brasileiro, no Perodo que, para o ministro Uyeda, no se volume 5 de sua coleo intitulada Instituies inicia com a declarao judicial que reconhece do Direito Civil, se aceitassem a possibilidade a unio estvel, mas, sim, com a efetiva de os companheiros optarem pelo regime de convivncia. Ela concorreu ainda com os bens quando o homem j atingiu a idade outros parentes sucessveis, conforme o inciso sexagenria, estariam mais uma vez III do artigo 1.790 do CC/02. prestigiando a unio estvel em detrimento do casamento, o que no parece ser o objetivo do legislador constitucional, ao incentivar a converso da unio estvel em casamento. Para Caio Mario, deve-se aplicar aos companheiros maiores de 60 anos as mesmas limitaes previstas para o casamento para os maiores desta idade: deve prevalecer o regime da separao legal de bens.

Uyeda observou que se para o casamento, que e o modo tradicional, solene, formal e jurdico de constituir uma famlia, ha a limitao legal, esta consistente na imposio do regime da separao de bens para o indivduo sexagenrio que pretende contrair npcias, com muito mais razo tal regramento deve ser estendido a unio estvel, que consubstancia-se em forma de constituio de famlia legal e constitucionalmente protegida, Discrepncia mas que carece das formalidades legais e do O entendimento dos ministros do STJ tem o imediato reconhecimento da famlia pela intuito de evitar interpretaes discrepantes sociedade.
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_6/173392922.doc - 2/3

constituio do patrimnio a ser partilhado, composto apenas por bens imveis e De acordo com Uyeda, preciso ressaltar que rendimentos dos aluguis deles. a aplicao do regime de separao obrigatria de bens precisa ser flexibilizado O tribunal de origem j havia reconhecido a com o disposto na smula 377/STF, pois os unio estvel do casal pelo perodo de 12 bens adquiridos na constncia, no caso, da anos, sendo que um dos companheiros era unio estvel, devem comunicar-se, sexagenrio no incio do vnculo. E o STJ independente da prova de que tais bens so determinou que os autos retornassem provenientes do esforo comum, j que a origem, para que se procedesse a partilha dos comuns do casal, declarando a solidariedade, inerente a vida comum do bens presuno do esforo comum para a sua casal, por si s, e fator contributivo para a aquisio dos frutos na constncia de tal aquisio. convivncia. Como o esforo comum presumido, a A smula diz que no regime de separao ministra Nancy Andrighi declarou no haver legal de bens, comunicam-se os adquiridos na espao para as afirmaes do companheiro constncia do casamento. A interpretao alegando que a companheira no teria aplicada por Uyeda foi firmada anteriormente contribudo para a constituio do patrimnio na Terceira Turma pelo ministro Carlos Alberto a ser partilhado.

Interpretao da smula

Menezes 736.627.

REsp Para a ministra, do ponto de vista prtico, para efeitos patrimoniais, no ha diferena no Para Menezes Direito os aquestos se que se refere a partilha dos bens com base no comunicam no importando que hajam sido ou regime da comunho parcial ou no da no adquiridos com esforo comum. No se separao legal contemporizado pela smula exige a prova do esforo comum para partilhar 377 do STF. o patrimnio unio. adquirido na constncia da

Direito,

no

julgamento

do

Alcance da cautela
A dvida que pode surgir diz respeito ao que 3 efetivamente a cautela da separao obrigatria, contemporizada pela smula, alcana. Para o ministro Menezes Direito, a smula admitiu, mesmo nos casos de separao legal, que fossem os aquestos partilhados.

De acordo com Menezes Direito, a jurisprudncia evoluiu no sentido de que o que vale e a vida em comum, no sendo significativo avaliar a contribuio financeira, mas, sim, a participao direta e indireta representada pela solidariedade que deve unir o casal, medida pela comunho da vida, na presena em todos os momentos da convivncia, base da famlia, fonte do xito pessoal e profissional de seus membros.

De acordo com ele, a lei no regula os aquestos, ou seja os bens comuns obtidos na constncia da unio estvel. O princpio foi o da existncia de verdadeira comunho de Esforo presumido interesses na constituio de um patrimnio Para a ministra Nancy Andrighi, no julgamento comum, afirmou. E confirmou que a lei no do REsp 1.171.820, ocasio em que sua disps que a separao alcanasse os bens posio venceu a do relator do recurso, adquiridos durante a convivncia. ministro Sidnei Beneti, a relatora para o Para Menezes Direito, a cautela imposta acrdo considerou presumido o esforo (separao obrigatria de bens) tem por comum para a aquisio do patrimnio do objetivo proteger o patrimnio anterior, no casal. abrangendo, portanto, aquele obtido a partir O recurso tratava de reconhecimento e da unio (REsp 736.627). dissoluo de unio estvel, cumulada com Processos: REsp 646259; REsp 1090722; REsp partilha de bens e pedido de penso 736627; REsp 1171820 alimentcia pela companheira. Ela alegava ter vivido em unio estvel por mais de uma dcada com o companheiro. Este, por sua vez, negou a unio estvel, afirmou tratar-se apenas de namoro e garantiu que a companheira no contribuiu para a
/var/www/apps/conversion/tmp/scratch_6/173392922.doc - 3/3

Anda mungkin juga menyukai