Anda di halaman 1dari 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Produo
10 Srie Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Karin Cristina Siqueira Ramos


Faculdade Anhanguera de Jaragu do Sul

Engenharia de Produo - 10 Srie - Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica. Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental.

Produo Acadmica
As equipes devero apresentar na data prevista acordada com o professor responsvel pela disciplina: Textos argumentativos de at 500 palavras com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 3. Vdeo reportagem, como resultado da Etapa 2. Apresentao em Power Point, com os resultados das pesquisas realizadas na Etapa 3. Site no Google Apps contemplando todas as produes supracitadas, como resultado da Etapa 4.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 05 a 07 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina; observar, no decorrer das etapas, as indicaes do professor e prazos de entrega.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Karin Cristina Siqueira Ramos

Engenharia de Produo - 10 Srie - Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos

Pg. 3 de 7

DESAFIO
Ao final do desafio a equipe dever criar um site/blog que demonstre forma correta de se tratar um cliente, destacando as consequncias para toda a empresa de uma m coordenao dos processos internos e que destaque a importncia da informao para a organizao oferecer respostas rpidas s mudanas econmicas e comerciais, bem como a atender as exigncias do mercado consumidor. Esse desafio importante para que os alunos entendam a relao essencial entre a produo, a logstica e o marketing, que proporcionar aperfeioamento pessoal e profissional.

Objetivo do desafio
Criao de um site/blog.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 04 horas)


Aula-tema: Logstica, cadeia de suprimentos e estratgia competitiva. Esta atividade importante para que voc conhea os conceitos relativos a logstica e cadeia de suprimentos, bem como compreenda a importncia da logstica como fator de diferenciao e vantagem competitiva para as organizaes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Acessar o Dicionrio de Logstica da Revista Tecnologstica. Em seguida, salve essas definies em um documento eletrnico ou imprima, pois as mesmas devem ser teis em suas leituras posteriores. Site sugerido para pesquisa

Dicionrio de Logstica. 2012. Disponvel <https://docs.google.com/document/d/1xdhSEZVfBKwC4b9oGbVaBZEngE2Jy4Ro8XO8dlbt6s/edit> Acesso em 27 mai 2012.

em:

Bibliografia complementar

CHRISTOPHER, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009.

Passo 2 (Aluno) Ler o seguinte artigo: A Logstica como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas.
Karin Cristina Siqueira Ramos

Engenharia de Produo - 10 Srie - Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos

Pg. 4 de 7

Site sugerido para pesquisa

A Logstica como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas. 2004. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHZWMyNWQwZDktYjRmNy00MjMxLWE4Nj AtOWMyOGM3MjIwMjA2/edit >. Acesso em: 27 mai. 2012.

Passo 3 (Aluno) Ler o seguinte artigo: Profissionais de Logstica: mais estratgia, menos operacional. Site sugerido para pesquisa

Profissionais de Logstica: mais estratgia, menos operacional. 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid =0B_eOK6oZoJliZGM2MzIxMGYtNTE1ZC00YzA3LThlYTctNjI0NGU0ZDk5Mzc0&hl=pt _BR>. Acesso em: 27 mai. 2012.

Passo 4 (Equipe) Produzir, aps ler individualmente e debater os artigos dos Passos 2 e 3 com seus colegas de grupo, um texto de at 500 palavras que resuma as principais informaes obtidas nas leituras realizadas. O importante no transcrever o que foi pesquisado, mas relatar com suas palavras o que o grupo entendeu quanto logstica como instrumento para alcanar vantagem competitiva. Entreguem ao seu professor para correo.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 04 horas)


Aula-tema: Logstica e valor para o cliente. Esta atividade importante para que voc entenda a logstica como promovedora de valor ao cliente. A Logstica uma rea de extrema importncia para as empresas, tendo como principal objetivo reduzir o tempo entre o pedido, a produo e a demanda de modo que o cliente receba seus bens e servios no momento que desejar, com suas especificaes prdefinidas, o local determinado e, principalmente, o preo acordado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Karin Cristina Siqueira Ramos

Engenharia de Produo - 10 Srie - Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos

Pg. 5 de 7

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o artigo Atributos de satisfao e lealdade em servios logsticos. Site sugerido para pesquisa

Atributos de satisfao e lealdade em servios logsticos. 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B_eOK6oZoJliMDYwZGM1ODAtNDh iYS00MTZjLWIwZDAtOTljNjVkZWQyNDAx&hl=pt_BR>. Acesso em: 27 mai. 2012.

Passo 2 (Equipe) Contrapor o captulo 2 do PLT (CHRISTOPHER, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009), discutindo com os integrantes da equipe sobre a importncia de toda a empresa ter o foco no cliente e como isso pode afetar a sua lucratividade. Anotem os principais tpicos levantados. Passo 3 (Equipe) Elaborar um vdeo de no mximo 5 minutos que represente a forma correta e a forma incorreta de se tratar um cliente. Sugestes: encenao, reportagem (como matria de jornal televisivo), incluso de cenas de filmes, trechos de obras literrias etc. No final do vdeo, como concluso, devem ser apresentados os tpicos anotados no passo 2. Entregue ao seu professor para anlise.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 04 horas)


Aula-tema: Criando a cadeia de suprimentos responsiva. Esta atividade importante para que voc tenha o entendimento de como as atividades logsticas influenciam o setor produtivo da empresa. A criao de uma cadeia de suprimentos tem como objetivo reduzir o tempo entre o pedido, a produo e a demanda, de modo que os clientes recebam seus produtos ou servios na hora e local certos, na quantidade e qualidade desejadas, com o menor custo para a empresa e o cliente. Para atingir tal objetivo a integrao entre essa rea e as reas de produo e marketing faz-se essencial. Alm disso, um fator primordial para a existncia de cadeias de suprimentos a informao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Karin Cristina Siqueira Ramos

Engenharia de Produo - 10 Srie - Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos

Pg. 6 de 7

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Buscar em revistas da rea e em fontes fidedignas na internet exemplos prticos (cases) de empresas que conseguiram adaptar seus processos produtivos para tornarem-se responsivas. Sites sugeridos para pesquisa

<http://www.tecnologistica.com.br>. Acesso em: 13 set. 2011. <http://www.ilos.com.br>. Acesso em: 13 set. 2011. < http://www.imam.com.br/revistaintralogistica/>. Acesso em: 13 set. 2011. <http://www.logweb.com.br>. Acesso em: 13 set. 2011. <http://www.aslog.org.br>. Acesso em: 13 set. 2011. <http://www.guialog.com.br>. Acesso em: 13 set. 2011.

Passo 2 (Aluno) Ler o artigo Uso de Tecnologia da Informao no Supply Chain. Site sugerido para pesquisa

Uso de Tecnologia da Informao no Supply Chain. 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B_eOK6oZoJliZjZiZjkxZDItN2IwMC0 0Yzk5LWE2NGQtZjc2NDYxOWQ5Zjhk&hl=pt_BR>. Acesso em 27 mai. 2012.

Passo 3 (Equipe) Contrapor o captulo 6 do PLT (CHRISTOPHER, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009), e fazer um debate com o seu grupo sobre: O papel da informao na cadeia de suprimentos virtual. Passo 4 (Equipe) Produzir, junto com seus colegas, uma apresentao em Power Point de at 20 slides que resuma as principais informaes obtidas na pesquisa realizada no Passo 1. Sugere-se que a apresentao seja mais visual do que textual, fazendo uso de tabelas, imagens e grficos. Elaborem tambm, junto com seus colegas, um texto autoral argumentativo de no mximo 500 palavras que apresente o resultado das anlises realizadas nos Passos 2 e 3. Entreguem ambas ao seu professor para correo.

Karin Cristina Siqueira Ramos

Engenharia de Produo - 10 Srie - Logstica e Gesto de Cadeia de Suprimentos

Pg. 7 de 7

ETAPA 4 (tempo para realizao: 08 horas)


Aula-tema: Superando os obstculos integrao na cadeia de suprimentos. Esta atividade importante para que voc reflita sobre os obstculos integrao na cadeia de suprimentos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Discutir com os membros do grupo sobre todas as informaes obtidas at ento, tanto nas pesquisas realizadas quanto em sala de aula. Passo 3 (Equipe) Elaborar um site/blog no Google Apps reunindo todas as produes realizadas nas Etapas 1, 2 e 3, j contemplando as alteraes sugeridas pelo professor nas correes feitas por ele. O contedo que ir compor o site/blog deve refletir a percepo do grupo quanto a como deve ser o gerenciamento da cadeia de suprimentos em uma economia globalizada e altamente competitiva. O link do site dever ser disponibilizado ao professor e demais colegas. Passo 4 (Equipe) Elaborar uma apresentao do site/blog e dos temas que a equipe trabalhou e combine uma data com o professor para apresentao em sala de aula.

Livro Texto da disciplina:


CHRISTOPHER, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009

Karin Cristina Siqueira Ramos

Anda mungkin juga menyukai