Anda di halaman 1dari 29

SUBSECRETARIA DE GESTO DO TRABALHO E DA EDUCAO NA SADE Coordenao Geral de Educao em Sade e Gesto

Programa de Capacitao para Aperfeioamento dos Servidores Pblicos Estaduais de Nvel Fundamental da Secretaria de Estado de Sade do Rio de Janeiro 6 Ciclo

Rio de Janeiro Fevereiro, 2013

Doenas por razes tnicas na Populao Afrodescentende

Apresentao
Este documento foi elaborado com base no manual Manual de Doenas mais importantes, por razes tnicas, na Populao Brasileira Afrodescendente (BRASIL, 2001). O objetivo geral desse documento abordar essa temtica de forma mais adequada e ilustrativa aos Servidores Pblicos da Sade de Nvel Fundamental do Estado do Rio de Janeiro, que realizam o Programa de Capacitao para Aperfeioamento (PCA). Como contribuio visamos disponibilizar informaes sobre as doenas mais frequentes que acometem a populao negra, para que esses profissionais de sade possam assist-la de forma mais adequada e com um olhar mais atento s suas necessidades, especificidades e vulnerabilidades. Coordenao Geral de Educao em Sade e Gesto SES / RJ

Consideraes Iniciais
A populao negra brasileira apresenta caractersticas que a distingue de outras populaes de qualquer outra parte do mundo.

Isto se deve miscigenao (mistura de raas) de negros que vieram para c de diferentes regies da frica, em distintas pocas, com caractersticas culturais e genticas prprias.

O Brasil tem a maior populao negra fora da frica. o segundo pas no mundo onde h mais negros, superado apenas pela Nigria. Mais de 40% da populao brasileira so formados por negros e pardos (afrodescendentes).

Do ponto de vista econmico e social, esta populao mais pobre e menos instruda que o restante da populao brasileira. Entre os afrodescendentes, apenas 2% recebem mais de dez salrios mnimos mensais. Grande parte vive na periferia de centros urbanos, com moradias inadequadas, baixa cobertura de saneamento bsico, elevado analfabetismo, pouca qualificao profissional e baixa perspectiva de ascenso social. uma populao marginalizada, discriminada socialmente e mais vulnervel violncia e a doenas.

No Brasil, h doenas que so mais frequentes na populao negra, sendo determinadas por:
a)Fatores socioeconmicos comuns na populao negra: pobreza, excluso social, discriminao, violncia, dificuldade de acesso aos servios de sade, baixa escolaridade, moradias inadequadas, etc. b)Caractersticas de ordem gentica (hereditrios). Fatores Socioeconmicos

Doenas mais frequentes na Populao Negra

Gentica

Exemplos populao

de

doenas

mais

frequentes por

na

negra

influenciadas

Fatores

Socioeconmicos:
Desnutrio Alcoolismo Verminoses Tuberculose

Exemplos de doenas mais frequentes na Populao Negra influenciadas por Fatores Genticos:
Hipertenso Arterial Sistmica Diabetes Mellitus

Sndromes Hipertensivas na gravidez

Doenas Falciformes

Hipertenso Arterial Sistmica


mais frequente nos negros. Pode tornar-se mais grave, porque o controle da doena muitas vezes precrio, por estar intimamente correlacionado com as dificuldades de acesso aos servios de sade; renda insuficiente; baixa escolaridade, etc.

Hipertenso Arterial Sistmica


Muitos profissionais de sade desconhecem as especificidades do tratamento de Hipertenso Arterial na populao negra. Com isso no prescrevem o tratamento mais adequado s necessidades do paciente. Por exemplo, alguns medicamentos antihipertensivos no so eficazes para negros, porm rotineiramente so prescritos. Possivelmente, os negros possuem maior risco de apresentar as complicaes decorrentes da Hipertenso, incluindo morte.

Diabetes Mellitus
Nos ltimos anos, essa doena vem aumentando na populao negra. A Diabetes tipo II mais frequente nos negros. Pela dificuldade de acesso, o diagnstico mais tardio, por isso ocorrem mais internaes decorrentes e da complicaes

Diabetes, incluindo morte.

Algumas complicaes da Diabetes so mais frequentes nos negros, dentre elas:


Retinopatia Diabtica1 Leses e Amputaes Nefropatia2

1) Retinopatia Diabtica uma complicao do diabetes, que provoca leses na retina (um dos rgos da viso). A consequncia mais grave a perda da viso. 2) Nefropatia uma complicao do diabetes, que provoca leses nos rins. A consequncia mais grave o mau funcionamento dos rins, fazendo com que o paciente possa necessitar fazer hemodilise.

Sndromes Hipertensivas na gravidez


A frequncia de Hipertenso Arterial Crnica 1 maior em mulheres afrodescendentes do que em brancas; Mulheres afrodescendentes so mais vulnerveis ao desenvolvimento de Hipertenso Gestacional2. Consequncias: maiores riscos para a gestante e para o feto.
Glossrio 1) Hipertenso arterial crnica: hipertenso que estava presente antes da gravidez ou anteriormente a vigsima semana de gestao. 2) Hipertenso Gestacional: hipertenso que ocorre aps a vigsima semana de gestao. Apresenta o risco de evoluir para PrEclmpsia e Eclmpsia. a principal causa de adoecimento e de mortalidade, tanto materna quanto fetal.

Doena Falciforme
Doena trazida para o Brasil na poca da escravido.

Mais comum em negros, porm no exclusiva de pessoas da raa negra. Isso se explica porque no Brasil, ocorrera uma grande miscigenao (misturas de raas), ento no possvel restringi-la apenas aos negros.
Esses jovens possuem Doena Falciforme Essa jovem possui Doena Falciforme

Doena Falciforme
Doena hereditria onde ocorre uma modificao das hemcias (glbulos vermelhos), que adquire uma forma de foice, ao invs da sua forma arredondada usual.

Doena Falciforme
Os glbulos vermelhos podem assumir a forma de foice em algumas

situaes: Desidratao; Infeco; Alteraes bruscas de temperatura; Estresse fsico ou emocional.

Nessas circunstncias, as hemcias ficam rgidas e h uma dificuldade para passar pelos vasos sanguneos, causando m circulao do sangue, dores e diversos problemas.

O que a pessoa pode manifestar:


Dores em vrias partes do corpo Priapismo

Ictercia

(pele e mucosas amarelas) (ereo dolorosa e involuntria do pnis)

O que a pessoa pode manifestar:

Inchao de mos e ps em crianas pequenas

Predisposio a diversas Infeces

Exemplos: Pneumonia, Rins, Ossos, etc.

O que a pessoa pode manifestar :


Acidente Vascular Cerebral (Derrame)

Feridas

Anemia Crnica

Como cuidar

Realizar

acompanhamento em um Servio

com de

uma

equipe ou

multidisciplinar Hemocentros;

Referncia

Buscar atendimento quando apresentar alguma queixa, principalmente em caso de febre; Manter o carto de vacinas atualizado.

Essa criana portadora de Doena Falciforme. E seus pais so portadores do Trao Falciforme

Como cuidar
Beber bastante lquido; Evitar locais de ar rarefeito; Evitar mudanas bruscas de temperaturas; Fazer atividades de lazer; Poupar-se de situaes de estresse fsico e emocional, quando possveis. Repousar.
Essa criana portadora de Doena Falciforme. E seus pais so portadores do Trao Falciforme

Teste do Pezinho
O Teste do Pezinho
uma importante forma de identificao da Doena Falciforme e de outras doenas. Esse exame ofertado gratuitamente no SUS.

Teste do Pezinho
O exame deve ser feito at o beb completar 1 ms de vida. O ideal que faa entre o 3 e 7 dia de vida. Quanto mais cedo for o diagnstico da doena, melhor ser a vida do portador da doena, porque logo receber todas as orientaes e cuidados da equipe multidisciplinar.

Consideraes Finais
Conhecer as especificidades de determinadas

doenas que acometem a populao negra fundamental para todos os trabalhadores da sade. Torna-se de extrema importncia ofertar uma assistncia adequada, humanizada e particularizada a esse grupo. Assim como cabe ao Estado agir sobre os fatores socioeconmicos que esto envolvidos na ocorrncia de tais agravos, prevenindo-os e promovendo a sade integral desse importante segmento da populao brasileira.

Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra

Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra

Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra


A Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra foi aprovada em 2006 e instituda pela Portaria n 992, de 13 de maio de 2009. Essa Poltica tem por objetivo promover a sade integral da populao negra, priorizando a reduo das desigualdades tnico-raciais, o combate ao racismo e discriminao nas instituies e servios do SUS. A Poltica tambm estabelece as aes estratgias que cada Gestor dever executar e consolidar, a fim de superar situaes de vulnerabilidade em sade que atingem brasileira. essa parte significativa da populao
Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra

Referncias Bibliogrficas
BRASIL. Ministrio da Sade. Doena http:www.saude.gov.br. Acesso: 01 Fev 2013. Falciforme. Disponvel em:

BRASIL. Ministrio da Sade. Manual de doenas mais importantes, por razes tnicas, na populao brasileira afrodescendente / Ministrio da Sade, Secretaria de Polticas de Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. BRASIL. Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra : uma poltica para o SUS - Braslia: Ministrio da Sade, 2010.

Anda mungkin juga menyukai