Anda di halaman 1dari 4

OBJETIVO

Objetivos Especficos:
# Movimento unidimensional Estudar o movimento que ocorre em uma dimenso e poder distinguir os diversos tipos de movimento. Aprender utilizar os conceitos bsicos do clculo a fim de poder aplic-lo aos movimentos simples e mais complexos. # Movimento bidimensional Aprender a utilizar os conceitos de vetores na descrio dos movimentos planar. # Dinmica Estudar as causas do movimento dos objetos, fazendo conexo com a descrio dos movimentos estudados nos tpicos anteriores; Ter um conhecimento claro das Leis de Newton e suas aplicaes. # Conservao da energia Estudar a Lei de Conservao de energia mecnica, sua importncia na soluo de problemas fsicos em geral e de mecnica em particular. # Conservao do momento Estudar a conservao do momento no contexto da Mecnica mediante a segunda Lei de Newton. # Colises Estudar as colises entre corpos aplicando as leis de conservao de energia e momento linear. # Rotaes e momento angular Estudar os conceitos de rotao e de momento angular de partcula nica e os conceitos da conservao do momento angular da partcula.

# Dinmica de Rotao de corpos rgidos Estudar as aplicaes das leis de Newton no contexto da descrio das rotaes dos corpos rgidos. # Gravitao Universal Estudar as interaes gravitacionais entre os corpos massivos, as leis que regem a gravitao e a descrio dos movimentos dos corpos celestes, com base nas leis da gravitao universal clssica. # Foras de inrcia Estudar a origem do surgimento de foras de inrcia e estabelecer a equivalncia das descries da mecnica Newtoniana em referenciais inerciais e no inerciais.

PROGRAMA

1 Movimento Unidimensional. 1.1 Velocidade mdia e instantnea. 1.2 Acelerao mdia e instantnea. 1.3 Movimentos retilneos (MRU e MRUV). 1.4 Anlise de grficos de x(t) X t e v(t) X t. 1.5 Queda Livre

2 Movimento Bidimensional. 2.1 Vetores e sistemas de coordenadas. 2.2 Velocidade e acelerao vetoriais. 2.3 Movimentos uniformemente acelerados. 2.4 Aceleraes tangencial e normal.

2.5 Lanamento de projteis. 2.6 Movimento circular uniforme. 2.7 Velocidade relativa.

3 Dinmica.3.1 A ideia de fora. 3.2 As foras fundamentais. 3.3 A lei da inrcia. 3.4 A segunda e a terceira lei de Newton. 3.5 Conservao do momento e a terceira lei. 3.6 Fora de Hook. 3.7 Fora de atrito. 3.7 Aplicaes das Leis de Newton.

4 Trabalho e Conservao da Energia. 4.1 Conservao da energia. 4.2 Trabalho e energia. 4.3 Trabalho de uma fora varivel. 4.4 Conservao da energia em problemas unidimensionais. 4.5 Trabalho de uma fora no caso geral. 4.6 Foras e campos conservativos. 4.7 O gradiente da energia potencial. 4.7 Potncia e foras no conservativas.

5 Conservao do Momento. 5.1 Sistemas de partculas e centro de massa. 5.2 Princpio da conservao do momento. 5.3 Sistemas de massa varivel.

6 Colises 6.1 Fora impulsiva. 6.2 Colises elsticas em uma dimenso. 6.3 Colises totalmente inelsticas. 6.4 Colises duas dimenses e a seo de choque de coliso.

7 Rotaes e Momento Angular 7.1 Tipos de rotao e sua representao vetorial. 7.2 Torque e momento angular. 7.3 Foras centrais e a conservao do momento angular.

Anda mungkin juga menyukai