Anda di halaman 1dari 6

1.

Introduo

Na realidade o planejamento o processo de desenvolver a estratgia e a relao pretendida da organizao. Assim ele deve envolver todos os membros da organizao a fim de que assumam seu papel perante suas responsabilidades e suas atuaes diante do que foi planejado e assim atingir o sucesso operacional. No est ligado a uma srie de regras que devem ser seguidas para que aps alguns dias se obtenha um planejamento. De que adiantaria criar inmeras possibilidades de acontecimentos se no existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade. O planejamento a tentativa de prever as ocorrncias futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradveis no funcionamento e na gesto do empreendimento. Nesse aspecto, o processo de planejamento conduz a um conjunto de metas e planos que so adequados e viveis dentro de um conjunto de circunstncias previstas. Assim, o planejamento deve estar vinculado ao cenrio onde a empresa atuar no futuro.

2. Planejamento

O planejamento nada mais do que organizaes de ideias, atos para se alcanar um determinado objetivo respeitando as leis e ordens do fato e reas a ser julgada. a definio de um futuro desejado e de meios para alcanar, ou seja, quando h um planejamento no presente obtemos um bom desempenho no futuro. Pressupe a necessidade de um processo decisrio que ocorrer antes, durante e depois da elaborao de uma empresa. O planejamento uma das mais importantes partes de em projeto. Planejamento est preparando uma sequncia de passos de ao para alcanar algum objetivo especfico. Se voc fizer isso de forma eficaz, voc pode reduzir muito o tempo eo esforo necessrio para alcanar o objetivo. Um plano como um mapa. Ao seguir um plano, voc pode sempre ver o quanto voc progrediu em direo ao seu objetivo do projeto e como voc est longe de seu destino. Saber onde voc est essencial para a tomada de boas decises sobre onde ir ou o que fazer a seguir.

Planejamento tambm crucial para satisfazer as suas necessidades em cada etapa da ao com o seu tempo, dinheiro ou outros recursos. Com um planejamento cuidadoso muitas vezes voc pode ver se, em algum momento provvel que voc enfrentar um problema. muito mais fcil de ajustar seu plano para evitar ou amenizar uma crise que vem, em vez de lidar com a crise quando se trata inesperado. Para Maximiano, planejamento uma tcnica ou processo que as pessoas e as organizaes utilizam para administrar suas relaes com o futuro, o qual, normalmente incerto. Segundo o autor, o processo de planejamento, que busca influenciar esse futuro, reduzindo seu grau de incerteza, tem diversos objetivos: 1) Definir objetivos ou resultados a serem alcanados; 2) Definir meios para possibilitar a realizao de resultados; 3) Interferir na realidade para passar de uma situao conhecida a outra desejada, dentro de um intervalo de tempo; 4) Tomar, no presente, decises que afetem o futuro, a fim de diminuir sua incerteza. Segundo Chiavenato 1999, o Planejamento figura como a primeira funo administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funes. O Planejamento a funo administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcan-los. Stoner 1999, diz que Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e aes, e que seus atos so baseados em algum mtodo, plano ou lgica, e no em palpites. So os plano que do organizao seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcan-los.

3. Tipos de Planejamento

So trs tipos de planejamento: Ttico, Operacional e Estratgico.

a. Ttico de responsabilidade dos executivos da diretoria e subordinado (nvel mdio), tem como objetivo aperfeioar determinada rea e no a organizao como um todo, isto , trabalha com decomposies dos objetivos, estratgias e polticas estabelecidos no planejamento. desenvolvido em nveis organizacionais inferiores, ou seja realizado no nvel gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilizao
2

eficiente dos recursos disponveis para consecuo de objetivos previamente fixados, segundo uma estratgia predeterminada, bem como as polticas orientadoras para o processo decisrio organizacional. Caractersticas principais: Processo permanente e contnuo aproxima o estratgico do operacional, aproxima aspectos incertos da realidade, pode ser considerado uma forma de alocao de recursos, tem chance mais limitado do que o planejamento estratgico, ou seja, de mdio prazo e produz planos mais bem direcionados s atividades organizacionais.

b. Operacional de responsabilidade dos chefes de departamento (nvel baixo), seu objetivo aperfeioar as operaes, elaborao de procedimentos visando a realizao dos planos estratgicos e tticos. Preocupa-se com os mtodos operacionais e alocao de recursos como detalhamento das etapas do projeto, mtodos, processos e sistemas aplicados, equipamentos necessrios, prazo e cronograma, pessoas: responsabilidade, funo, atividades/tarefas. Conforme Chiavenato 2000, planejamento operacional abrange tarefas ou atividades especficas, projetadas no curto prazo a fim de alcanar as metas impostas pela organizao.

c. Estratgico de responsabilidade da direo geral (alta administrao), plano estratgico nada mais do que uma consolidao de idias, que por si s no produzem resultado algum. Ao contrrio, na implementao dessas idias que a organizao obter o melhor da estratgia. necessrio observar tambm que a estratgia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo (formulao e implementao) no construdo apenas apoiado em questes concretas, mas produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanas bruscas nos contextos dentro e fora da organizao, imprevisveis, muitas vezes. Dessa forma, o maior desafio da gesto estratgica est relacionado sua efetividade prtica no alcance dos objetivos organizacionais, isto , na sua capacidade de movimentar a organizao e alinh-la no sentido da prescrio proposta pelo plano estratgico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda funo de gesto, isso pressupe uma dinmica permanente de planejamento, execuo, monitoramento, avaliao, ajustes e reajustes.
3

Para Maximiano (2004), os planos estratgicos envolvem toda a organizao, definindo sua relao com o ambiente, estabelecem a misso, os produtos e servios a serem oferecidos, os mercados a serem atingidos, entre outros objetivos. Chiavenato (2000) considera que o planejamento estratgico projetado em longo prazo e est voltado para as relaes da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organizao, num processo contnuo na busca de excelncia. Stoner (1995) colocam que o planejamento estratgico o processo de estabelecer os objetivos e as linhas de ao adequadas para alcan-los.

4. Consideraes finais

O planejamento essencial para que possamos alcanar nossos objetivos. Com o planejamento ns conseguimos realizar tarefas determinadas para chegarmos direto ao foco do planejamento com sucesso para ambas as partes. Planejar torna-se fundamental, implica em identificar os conflitos, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas de conceder metas. Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento vital para evitar problemas na fase de execuo. O objetivo central do planejamento minimizar a necessidade de revises durante a execuo. H inmeras definies sobre o planejamento, cada autor analisa de uma forma, mas todas com o objetivo em comum que planejar e o caminho mais correto para se garantir o sucesso. O sucesso de uma organizao depende de um planejamento bem elaborado, com profissionais com a capacidade de execut-los com firmeza e clareza, desde o nvel mais baixo at o mais elevado.

5. Referencias bibliogrficas

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 PLT 302 MARTINELLI, Dante P. Negociao: aplicaes prticas de uma abordagem sistmica. So Paulo: Saraiva, 2009 - PLT 202 http://www.merkatus.com.br, acessado em 16/08/2012 http://www.iasp.br/faculdades, acessado em 16/08/2012 http://www.administradores.com.br, acessado em 17/08/2012 e 26/08/2012 www.alvarestech.com, acessado em 17/08/2012 e 18/08/2012 professorrobertocesar.files.wordpress.com, acessado em 17/08/2012 e 18/2012 www.uniesp.edu.br/guaruja/site/revista/.../artigo4_PlanejEstrategico, acessado em 10/09/2012.

Anda mungkin juga menyukai