Anda di halaman 1dari 6

NO SE DEVE CONFUNDIR LETRA E FONEMA: Fonema o som; Letra a representao grfica do som.

m. Observe: Escrevemos a palavra fixo com quatro letras, mas pronunciamos cinco fonemas: / fiksu/. Escrevemos casa e cego, mas pronunciamos /kaza/ e /segu/. Escrevemos nata e anta, mas o /n/ um fonema apenas no primeiro exemplo. Em anta, o n no um fonema; o fonema //, representado na escrita pelas letras a e n. A palavra falada constitui-se de uma combinao de unidades mnimas de som (fonemas). Essas unidades sonoras so representadas graficamente na escrita atravs de letras. No se deve confundir fonema com letra. Um o elemento acstico, enquanto o outro um sinal grfico, que representa o fonema segundo a conveno da lngua. Nem sempre h uma correspondncia entre letra e som. Uma mesma letra pode representar sons diferenciados (prximo, exame, caixa), existem letras diferentes correspondendo ao mesmo som (seco, cedo, lao, prximo), uma letra pode representar mais de um som (fixo), h letra que no tem som algum (hora) e certos sons ora so representados por uma s letra, ora por duas (xcara/chinelo, gato/guitarra, rabo/carro). Fonema = menor elemento sonoro capaz de estabelecer distino de significado. (pata bata mata nata ...) Trimmm...trimmm... O telefone est tocando. Joo corre para atender. - Alo? - Alo Joo, o seu pai est? - No ele ainda no chegou. - Aqui um amigo dele, o Gomes. Voc poderia dar um recado para o seu pai? - Pode falar! - Diga a ele que segunda-feira eu passarei no escritrio e levarei as planilhas que ele me pediu sobre grficos, ta bom? - Ta legal! Pode deixar que eu dou o recado. - Ento, obrigado e boa noite, Joo! - Boa noite Gomes! Joo, imediatamente, pega uma caneta e um papel e anota o recado Quando o pai do Joo chegou, Joo havia sado. Ao cumprimentar a me de Joo, esta lhe entregou a folha que podemos ver ao lado. Apesar de Joo no ter gravado a mensagem, em um gravador de voz, para que seu pai pudesse ouvi-la quando chegasse, ele representou todos aqueles sons que o Gomes falou ao telefone atravs de letras.

Desta forma o pai de Joo pode ento saber o que o Gomes havia falado ao telefone horas antes. Certamente a voz do Gomes no est gravada na folha amarela. Contudo, esta folha contm uma representao dos sons que seu filho Joo ouviu. As letras representam os sons que falamos. O som se forma quando o ar passar atravs da boca ou atravs do nariz (sons nasais). As letras representam estes sons. Chamamos estes sons de fonema. Para que a gente possa representar um fonema, s vezes, basta uma letra, mas outras vezes a gente precisa de mais de uma letra para representar um som. Veja o exemplo abaixo. Que - Note que o qu tem o som de k. As duas letras juntas (qu) formam um nico fonema que tem o som de K. Na palavra que a letra u no pronunciada, certo? Ento como podemos observar, s vezes precisamos de mais de uma letra para representar um som, ou melhor: um fonema Assim como podemos ter mais de uma letra para representar apenas um fonema, h casos em que temos uma letra que no representa nenhum fonema. Duvida? Ento veja estes exemplos: Homem Humano Histria Repare que nestas palavras, a letra H no tem som! como se ela no existisse. Note que est completamente errado se escrevermos a palava humano sem a letra h. Veja: umano. Contudo, os sons, ou melhor, os fonemas que compem a palavra homem so os mesmo, no importa se tenha o h ou no. Humano - "umano" por isso que h letras que em determinadas palavras no representam nenhum fonema. Assim como h letras que no representam nenhum fonema, h letras que representam mais de um fonema. Complicou? No! Veja como fcil atravs deste exemplo: Enxame - Fixo - Exame - Mximo Vejamos em cada uma das palavras acima, qual o som que a letra x esta representando.

Enxame - Aqui a letra x tem som de ch Fixo - Aqui a letra x tem som do fonema k junto com o fonema s (ks) Exame - J neste exemplo o x tem som de z Mximo - Finalmente, aqui o x tem som de s. Se fonema som, sua representao grfica a letra. O nmero de fonemas numa palavra nem sempre coincide com o nmero de letras. Duas letras podem representar um s fonema, como na palavra que segue: h u m a n o s letras: 7 /hu/ m / a / n / o / s fonemas: 6 Uma letra pode representar mais de um fonema. Veja: s e x o letras: 4 / s / e k / s / u / fonemas: 5 O fonema um som registrado pelo ouvido, a letra a representao grfica do fonema. Nem sempre o nmero de letras corresponde ao nmero de fonemas. Panela - 6 fonemas e 6 letras Filho - 4 fonemas e 5 letras Txi - 5 fonemas e 4 letras Tipos de Fonema Os fonemas podem ser: Vogais; Semivogais; Consoantes. Vogais: a, e, i, o, u As vogais so sons musicais produzidos pela vibrao das cordas vocais. So chamados fonemas silbicos, pois constituem o fonema central de toda a slaba. - Semivogais: i u S h duas semivogais, quando se incorporam vogal numa mesma slaba da palavra, formando um ditongo ou tritongo. Exemplos: cai-a-ra, te-sou-ro. ATENO: A letra "M" no final das palavras depois de "e" ou "a sempre semivogal.

- Consoantes: b, c, d, f, g, h, j, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, z As consoantes so fonemas que soam com alguma vogal. Portanto, so fonemas assilbicos, isto , sozinhos no formam a slaba.

Atividades com fonemas e interpretao Para responder s questes leia o texto abaixo atentamente: BRIGA NO BECO Encontrei meu marido s trs horas da tarde com uma loura oxidada. Tomavam guaran e riam os desavergonhados. Ataquei-os por trs com mos e palavras que nunca suspeitei conhecer. Voaram trs dentes e gritei, esmurrei-os e gritei, gritei meu urro, a torrente de improprios. Ajuntou gente, escureceu o sol, a poeira adensou como cortina. Ele me pegava nos braos, nas pernas, na cintura, sem me reter, peixe-piranha, bicho pior, fmea ofendida, uivava. Gritei, gritei, gritei at a cratera exaurir-se. Quando no pude mais fiquei rgida, as mos na garganta dele, ns dois petrificados, eu sem tocar o cho. Quando abri os olhos, as mulheres abriam alas, me tocando, me pedindo graas. Desde ento fao milagres.
(Adlia Prado. Poesia Reunida. So Paulo: Ed. Siciliano.1991)

1. No poema, o que gerou o conflito entre o eu - lrico e seu marido foi encontr-lo (A) tomando guaran. (B) no beco s trs horas da tarde. (C) rindo desavergonhadamente. (D) com outra mulher. 2. No verso "encontrei meu marido s trs horas da tarde/com uma lo ura oxidada", a palavra em destaque foi usada para indicar que a acompanhante do marido era uma: (A) mulher ruiva (B) falsa loira (C) mulher negra (D) mulher oriental.

3. Nos versos: "Voaram trs dentes e gritei" e "gritei, gritei, gritei at a cratera exaurirse" a repetio das palavras em destaque sugere: (A) pausas entre as aes (B) aes inacabadas (C) aes simultneas (D) uma ruptura radical das aes. 4. O eu - lrico passou a ser reverenciado por qu? (A) enfrentou o marido (B) gritou muito (C) aquietou-se (D) fez milagres. 5. Nos versos Encontrei meu marido s trs horas da tarde/ com uma loura oxidada. As palavras em destaques apresentam respectivamente: (A) 9 letras e 9 fonemas; 4 letras e 5 fonemas; 7 letras e 9 fonemas. (B) 9 letras e 9 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 8 fonemas. (C) 9 letras e 8 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 7 fonemas. (D) 9 letras e 7 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 8 fonemas. (E) 9 letras e 8 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 9 fonemas. 6. Marque apenas a sequncia de palavras que apresentam hiato: (a) Encontrei dois, riam, suspeitei e abriam. (b) Gritei, riam, abriam, voaram e suspeitei. (c) Pior, abriam, voaram suspeitei e fmea. (d) Uivava, riam poeira, dois e pior. (E) Riam, abriam, voaram poeira e pior. 7. Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas? (a) loura (b) fao (c) tocar (d) meu (e) ento

8. Retire a semivogal das palavras abaixo: Gritei________ mos___________ Escureceu ___________abriam__________ Improprios ____________loura_____________

9. O vocbulo cujo nmero de letras igual ao nmero de fonemas est em: (a) grandes (b) espinhos (c) sucedido (d) ressoou (e) habitando 10. Indique a palavra que tem 5 fonemas: (a) ficha (b) molhado (c) guerra (d) fixo (e) molho

Anda mungkin juga menyukai