Anda di halaman 1dari 2

mprimir/produtos/digital_news/noticias/data-centers-entenda-como-f 07/11/12 unciona

Data centers: Saiba quais so os quesitos que merecem ateno


Segurana, localidade, energia e refrigerao esto na lista dos itens que precisam ser avaliados 06 de Novembro de 2012 | 17:11h

Uma infinidade de dados circulam a cada segundo por processadores e discos rgidos. Quando voc navega na internet, o contedo que voc visualizana tela do seu micro transita por sistemas como este antes de chegar ao seu computador. E esses sistemas precisam estar ligados, funcionando vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Divulgao

Para que esse acesso seja contnuo, uma das principais preocupaes de quem constri um data center como criar uma estrutura imune a erros, ou que ao menos evite ao mximo a possibilidade de falhas. Todos os detalhes tm de ser pensados. "Existe uma preocupao muito grande de buscar uma localidade em que voc no vai correr risco de o futuro do seu site, como problemas de inundao da regio. necessrio pensar que o datacenter precisa de acesso fcil e tem que avaliar se sua concessionria de energia tem potencial para te atender e se ela estvel", comentou Peter Catta Preta, diretor de infraestrutura de datacenter. A quantidade de dados que circula no mundo virtual cresce a taxas explosivas. E para acompanhar esse processo, os novos datacenters como este, que est em fase de construo , precisam se programar para receber contedo e equipamentos pensando nos prximos dez anos. O corao dos data centers so os servidores. Eles so computadores mais parrudos, feitos para trabalhar sem parar e atender grandes cargas de processamento. A refrigerao dos servidores o fator que mais influencia no consumo de energia de um datacenter. Para voc ter uma ideia, o rack dos servidores da Universidade de Notre Dame (Estados Unidos) aquece um jardim botnico fechado no Conservatrio de South Bend, em Indiana, tambm nos EUA. O ar aspirado do exterior esfria os computadores, enquanto o ar quente lanado para a atmosfera. Os servidores esto conectados ao principal computador da universidade, e so dadas tarefas caso o processamento exija temperaturas mais elevadas. O responsvel pelo centro da universidade, Paul Brenner, diz que o prottipo pode reduzir os custos de prevenes contra o aquecimento global, alm de reduzir o valor das contas de eletricidade. Neste quesito, pases frios esto se dando bem nesse mercado. A Finlndia est sendo bem cotada para a construo de novos data centers porque a necessidade de instalar aparelhos de ar condicionado se torna menor. Um bom data center precisa manter o equilbrio entre calor e frio para refrigerar bem as mquinas. Para criar essa harmonia, os servidores sugam o ar frio pela frente. O calor gerado pela mquina jogado para trs. Dessa forma, se formam corredores de ar frio e ar quente. E essa separao de ares que permite o bom funcionamento dos aparelhos e a economia de energia.
uol.com.br//data-centers-entenda-como-f uncionam-esses-conglomerados-de-computadores1/2

mprimir/produtos/digital_news/noticias/data-centers-entenda-como-f 07/11/12 unciona

Alta tecnologia que no adianta de nada sem energia eltrica. Para se proteger de possveis apages, os datacenters contam com geradores gigantes. Segurana outro item vital. Os vidros e as portas de acesso so blindadas, cmeras de segurana ficam espalhadas pelos corredores e a entrada s permitida com um carto especial ou a digital da pessoa. Nesta matria voc conhece cinco ideias para reutilizar o calor dentro de data centers e aqui voc descobre como possvel unir os mundos do data center e sustentabilidade.

uol.com.br//data-centers-entenda-como-f uncionam-esses-conglomerados-de-computadores-

2/2

Anda mungkin juga menyukai