Anda di halaman 1dari 24

Media criticism no Brasil: o Observatrio da Imprensa

Afonso de Albuquerque * Joo Damasceno Martins Ladeira e Marco Antonio Roxo da Silva** Introduo

O presente texto retoma duas questes que foram desenvolvidas no artigo Um Outro Quarto Poder: imprensa e compromisso poltico no Brasil (Albuquerque, 2000): 1) qual(is) modelo(s) de jornalismo orienta(m), na prtica, o trabalho dos jornalistas brasileiros? 2) como os jornalistas brasileiros definem o seu compromisso com a sociedade em geral ou com as instituies polticas em particular? Com relao primeira questo, a hiptese aventada foi de que, diferentemente do que se costuma admitir, o jornalismo brasileiro no pode ser satisfatoriamente explicado como o produto de uma mera aplicao ou adaptao - mais ou menos eficiente - dos parmetros do jornalismo americano, mas o produto de uma reinterpretao em muitos casos bastante radical desses parmetros, luz de cdigos particulares da sociedade brasileira. Quanto segunda questo, sugerimos que, na ausncia de uma base de valores comuns to slida como a que existe nos Estados Unidos, os jornalistas brasileiros tendem a interpretar o modelo do Quarto Poder de modo totalmente distinto dos seus colegas americanos. Para estes, a imprensa teria um compromisso fundamental com a preservao das regras do jogo (e particularmente com o equilbrio dos trs poderes), e sua atuao se daria no sentido de informar os cidados, de modo a permitir-lhes decidir conscientemente (Cook, 1998). Os jornalistas brasileiros, por sua vez, definiriam a sua responsabilidade poltica em termos bem mais ativos: tratar-se-ia de colaborar na implantao ou manuteno de uma ordem sempre percebida como instvel. Neste sentido, simplesmente informar os cidados no seria o bastante. Seria preciso form-los de modo a que eles pudessem desempenhar corretamente o seu papel na democracia.
* Professor do Departamento de Comunicao Social e do Mestrado em Comunicao, Imagem e Informao da Universidade Federal Fluminense (UFF). ** Alunos do curso de graduao em Comunicao Social/Jornalismo da UFF e bolsistas PIBIC/ CNPq.
166
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

Essa argumentao no sofreu maior crtica at o presente, exceto em um ponto: o tratamento excessivamente genrico do tema pareceu a muitos insuficiente para lidar com a complexidade do problema tal como se apresenta no pas como um todo: seria possvel, atravs da anlise de rgos noticiosos baseados no eixo Rio-So Paulo, identificar traos comuns a todo o jornalismo brasileiro? No se estaria, neste caso, ignorando as especificidades das imprensas regionais que, em estados como o Maranho (Conceio, 2000) ou Sergipe (Franciscato, 1998), se estruturaria em termos e com base em princpios totalmente diferentes daqueles que orientam a grande imprensa nacional? Tais questionamentos, bastante pertinentes, foraram a uma redefinio da nossa linha de investigao. O problema que agora se apresentava era identificar um objeto que fosse discreto o suficiente para que se pudesse falar dele com preciso e amplo o suficiente para que se pudesse qualificlo como sendo de expresso nacional. O objeto escolhido foi o site que o Observatrio da Imprensa organizao dedicada ao media criticism - mantm na internet. Tal escolha se justifica por vrios motivos: 1) por se tratar de uma organizao dedicada ao media criticism - e de uma organizao coordenada por jornalistas - este um locus privilegiado para a discusso de questes referentes tica jornalstica; 2) o site do Observatrio se apresenta como um espao aberto participao de agentes sociais diversos; 3) o fato de estar sediado no ciberespao diminui o peso do fator regional na identidade do Observatrio. Alm disso, o fato de ser veiculado atravs de texto eletrnico ao invs de papel permite ao Observatrio veicular um maior nmero de textos e textos mais longos do que seria possvel a um veculo impresso, e isto tem reflexos importante no que se refere qualidade dos dados que se oferecem anlise. Para os fins de nossa anlise, o Observatrio da Imprensa entendido no somente como um espao no qual os jornalistas se engajam na construo de uma identidade comum, mas tambm como uma arena, na qual os jornalistas disputam entre si e com outros agentes sociais os termos da definio dessa identidade. O que est em jogo a delimitao das fronteiras da autoridade interpretativa do jornalistas (Zelizer, 1992), tanto externas (em relao a outros agentes sociais) quanto internas (diviso de competncias entre jornalistas de diversos tipos - de rdio, de televiso, de meios impressos; jovens e experientes; reprteres e editores, etc.).
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

167

H mais, porm. O Observatrio no apenas um espao de encontro e de confronto entre jornalistas e outros agentes sociais. Ele se apresenta tambm como um agente que toma parte ativamente no debate, defendendo posies, buscando influenciar os outros agentes, etc. Obviamente, ele no o faz de uma perspectiva neutra, desprovida de qualidades, regras e vcios. Alberto Dines e seus principais colaboradores no so, obviamente, jornalistas universais e no tm procurao para falar em nome da classe como um todo. Os seus discursos so permeados por conceitos e preconceitos que refletem as suas trajetrias particulares dentro do jornalismo (ou em referncia a ele). A ambigidade entre os papis de agente e espao de discusso que caracteriza o Observatrio tem por certo consequncias importantes no tocante aos prprios termos em que o debate ser travado. Ainda que o Observatrio acolha em seu site uma infinidade de agentes sociais, dotados de perspectivas as mais diversas, o espao que oferecido a cada um deles difere tanto quantitativa quanto qualitativamente. O espao do Observatrio dividido em diversas sees, presididas por suas prprias regras de ocupao, as quais determinam os tipos de temas a serem tratados e de agentes a serem aceitos em cada uma delas. O status dessas sees varivel: o ndice publicado na pgina de abertura do Observatrio da Imprensa fornece um referencial bastante eficiente acerca do status relativo de cada uma das suas sees (quanto mais acima e esquerda estiver situada uma seo, maior dever ser a sua importncia); a existncia de chamadas ou ilustraes referentes a uma seo tambm constituem critrios de distino de uma seo. Do mesmo modo, o status dos agentes que participam do Observatrio da Imprensa tambm varia, em funo dos espaos que habitualmente eles ocupam e da frequncia com que o fazem. O propsito deste artigo analisar os discursos sobre o jornalismo que se produzem no mbito do Observatrio da Imprensa. Em face da ambiguidade de papis que caracteriza o Observatrio, no possvel restringir o nosso foco investigao de que tipo de personagem diz o que, em que condies e com que fins. necessrio ter em vista o modo como - atravs do trabalho de edio - o Observatrio constitui esses personagens como agentes discursivos e como os integra - de maneira polifnica - ao seu prprio discurso.

168

Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

Fundamentos tericos

O referencial terico deste estudo constitudo por trs conjuntos de estudos sobre o jornalismo, relativos: 1) autoridade interpretativa dos jornalistas e seus fundamentos culturais; 2) autoridade moral dos jornalistas; 3) estudos comparativos sobre o jornalismo em diversos pases, tendo em vista principalmente as suas dimenses cultural e poltica. O estudo da dimenso cultural do jornalismo tem uma slida tradio no universo acadmico anglo-saxnico. Um marco, a este respeito, o livro Discovering the News, no qual Michael Schudson analisa a orgem e o desenvolvimento do cdigo da objetividade jornalstica no jornalismo americano. Ao invs de glorificar a objetividade jornalstica ou de denuncila como instrumento a servio da ideologia dominante, Schudson se props a investigar as razes que levaram os jornalistas a buscar na objetividade o princpio de legitimao da sua autoridade para descrever e interpretar o mundo. Como este e outros estudos (por exemplo, Schiller, 1981; Soloski, 1993) sugeriram, o desenvolvimento do cdigo da objetividade jornalstica esteve associado a um aumento do status dos jornalistas como intrpretes da realidade - aproximando-os neste sentido de categorias profissionais mais bem estabelecidas como os advogados, mdicos e cientistas. Por outro lado, estudos mais recentes (por exemplo, Hallin, 1996) tm associado o declnio do status dos jornalistas (decorrente do avano de uma concepo mais nitidamente comercialista do jornalismo) a um simultneo declnio do cdigo da objetividade jornalstica. A objetividade no basta, porm, para resumir toda a estratgia de legitimao dos jornalistas como intrpretes da realidade. Diversos estudos tm apontado para o papel que a explorao da narrativa jornalstica (Schudson, 1982; Bird & Dardenne, 1993; Carey, 1996), a valorizao da sua proximidade em relao lgica do senso comum (Geertz, 1998; Campbell, 1991) e o uso de tecnologias de comunicao sofisticadas (Zelizer, 1992b) desempenham a este respeito. A reivindicao do papel de intrpretes legtimos da realidade pe os jornalistas em disputa com outros agentes sociais - isso ilustrado, por exemplo, nas complexas relaes que se estabelecem entre os reprteres e suas fontes (Darnton, 1990) mas tambm proporciona disputas no interior da prpria comunidade jornalstica, opondo editores a reprteres, veteranos a novatos; jornalistas de veculos diferentes, etc. (Zelizer, 1992a; Darnton, 1990).
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

169

O segundo conjunto de estudos de estudos tem por objeto o problema da autoridade moral dos jornalistas. Consideraremos aqui as contribuies de Gans, Hallin e Ettema e Glasser. De acordo com Gans (1980) tal como os cientistas sociais e outros, os jornalistas podem se sentir objetivos quando eles presumem, certa ou erradamente, que seus valores so universais ou dominantes. Quando os valores no despertam qualquer dissenso ou quando o dissenso pode ser explicado como uma desordem moral, aqueles que os compartilham podem facilmente se esquecer de que se tratam de valores (p. 186). Segue-se que, para Gans, o jornalismo investigativo desempenharia um papel fundamentalmente conservador (e no transformador, como se poderia pensar a princpio), uma vez que ao tornar pblicos os casos de m conduta e ajudar a punir os responsveis por eles, estaria reforando e relegitimando os valores sociais dominantes. Em um estudo sobre a cobertura da Guerra do Vietnam pela imprensa americana, Hallin (1994) sugere que o universo jornalstico pode ser dividido em trs regies distintas - representadas como trs crculos concntricos nas quais se aplicam diferentes parmetros de conduta. No ncleo situa-se a esfera do consenso, relativa a temas que os jornalistas e a sociedade como um todo no consideram passveis de controvrsia. Aqui, os jornalistas definem o seu compromisso fundamental com a preservao dos valores consensuais e sentem-se desobrigados a cumprir procedimentos como o de ouvir os dois lados. este o caso de assuntos nos quais o interesse nacional parea estar em jogo, como o caso de conflitos externos. Para alm dela situa-se a esfera da controvrsia legtima, na qual a neutralidade e o equilbrio se apresentam como virtudes jornalsticas fundamentais - o exemplo mais tpico, aqui, o da cobertura das eleies. Finalmente, na esfera mais exterior situam-se atores e perspectivas marginalizados pelo mainstream poltico e pelos jornalistas, em relao aos quais no cabem outras atitudes que no as da condenao ou da excluso da agenda pblica. Segundo Hallin, a tese de que a imprensa americana se ops Guerra do Vietnam equivocada: numa primeira etapa, a poltica americana foi retratada nos termos da esfera do consenso e o movimento contra a Guerra foi situada fora do terreno da controvrsia legtima; numa segunda etapa, tanto a poltica governamental quanto o movimento anti-belicista foram tratados nos termos da esfera da controvrsia legtima. A posio do Vietnam e dos comunistas esteve o tempo todo fora do terreno da controvrsia legtima.
170
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

Ettema e Glasser (1991) retomam de outra maneira a questo proposta por Gans. Para eles, este autor considera muito superficialmente o problema de como os jornalistas lidam com os valores consensuais em torno dos quais se estrutura a sua autoridade moral. Segundo Ettema e Glasser, a aplicao de tais valores a casos concretos uma tarefa muito mais complicada do que poderia parecer primeira vista. Para eles, os jornalistas no se limitam a reiterar a ordem moral atravs da exposio de transgresses, mas exercem um papel de agentes da ordem moral quando se esforam por demonstrar que tais transgresses so, de fato, transgresses. Tal tarefa complicada pelo fato de que os valores consensuais no so necessariamente harmnicos entre si. No caso do jornalismo investigativo, trata-se de conciliar as exigncias contraditrias derivadas dos ideais da objetividade (distanciamento) e do papel de co de guarda a servio do cidado (engajamento). Atravs de entrevistas com jornalistas ganhadores do Prmio Pulitzer, Ettema e Glasser constatam que, no obstante existam diferenas no modo como os jornalistas resolvem o problema da objetificao dos seus juzos morais, eles usualmente o fazem em referncia a um mesmo conjunto de parmetros (em ordem decrescente de importncia): 1) o apelo lei; 2) apelo a cdigos de conduta formalizados; 3) apelo a especialistas reconhecidos; 4) apelo a parmetros de normalidade evidenciados por dados de natureza estatstica ou outros; 5) apelo decncia comum. O terceiro referencial terico diz respeito aos estudos comparativos sobre o jornalismo. A sua importncia para este texto evidente: no obstante a contribuio da bibliografia anglo-saxnica para o estudo do jornalismo seja significativa, nada garante que ela seja aplicvel sem maiores problemas ao estudo da imprensa em outros pases. De fato, conforme diversos estudos tm sistematicamente demonstrado, a imprensa de diversos pases se estruturou com base em princpios totalmente distintos dos que norteiam o jornalismo americano. Hallin e Mancini (1984) destacam que o jornalismo italiano tem nas instituies polticas e socialmente representativas - e no no cidado comum, como nos Estados Unidos - o seu interlocutor ideal. Em um sistema coalizacional caberia, ento, ao jornalismo, servir como mediador entre governo e oposio, bem como entre as diversas foras componenetes da coalizo governamental (Mancini, 1991). Chalaby (1996) sustenta que as condies que permitiram o desenvolvimento de um jornalismo
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

171

centrado em fatos no universo anglo-americano nunca estiveram presentes na Frana. Neste pas, o jornalismo se desenvolveu tendo por referncia o universo da literatura, sendo fortemente influenciado tambm pela lgica partidria. Waisbord (1996) analisa os dilemas do jornalismo investigativo sul-americano diante dos modelos de jornalismo independente (americano) e partidrio (europeu continental). No cabe, aqui, multiplicar os exemplos. suficiente destacar que a diversidade dos modelos e prticas do jornalismo no mundo sugere cautela na aplicao de hipteses e mtodos de trabalho oriundos dos Estados Unidos anlise do jornalismo em outros pases.
Metodologia

O Observatrio da Imprensa define o seu objetivo central como sendo acompanhar, junto com outras organizaes da sociedade civil, o desempenho da mdia brasileira, em um contexto em que a cidadania foi convertida num conjunto de consumidores, ficticiamente vocalizados por pesquisas de opinio pblica, o Observatrio se prope a funcionar como um espao no qual os usurios da mdia - leitores, ouvintes e telespectadores -, organizados em associaes desvinculadas do estabelecimento jornalstico, podero manifestar-se e participar ativamente num processo no qual, at agora, desempenhavam o papel de agentes passivos. A fim de atender a esses objetivos, o Observatrio da Imprensa se estrutura a partir da articulao de um conjunto de sees especializadas. Uma lista no exaustiva inclui sees to diferentes entre si quanto O Circo da Notcia, espao editorial do site, comandado por Alberto Dines, primariamente voltado para a exposio das concepes particulares do Observatrio sobre questes relacionadas tica e responsabilidade social da imprensa; A Imprensa em questo, frum de debates em torno de questes do media criticism, com nfase para os desvios ticos da imprensa; Jornal de Debates, forum de discusso sobre a comunicao mediada, percebida sob uma perspectiva mais genrica; o Diretrio Acadmico, espao de discusso sobre questes relacionadas formao dos futuros jornalistas e demais profissionais da comunicao; Qualidade na TV - dedicado a avaliaes sobre o contedo da programao de TV, no necessariamente apenas o jornalismo, mas tambm programas de entretenimento e o Caderno da Cidadania , dedicado a questes relativas ao universo do cidado e do consumidor.
172
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

Cada seo se estrutura em torno de uma lgica particular no tocante aos temas que so ali discutidos, aos agentes que os frequentam e ao modo de sua atuao. Dado o nosso interesse em investigar como o Observatrio lida com as exigncias contraditrias decorrentes da sua dupla condio de arena - idealmente aberta participao de todos, considerados aprioristicamente como interlocutores igualmente vlidos - e de agente do debate - imbudo de um papel normativo e, portanto, supostamente superior aos demais interlocutores -, e considerando-se os limites deste artigo, optamos por concentrar a nossa anlise em quatro sees que, cada qual ao seu modo, lidam com o dilema: O Circo da Notcia, A Imprensa em Questo, o Jornal de Debates e o Caderno da Cidadania. O mtodo de seleo dessas sees envolveu, numa primeira etapa, o cruzamento de duas variveis, relativas ao grau de abertura ou fechamento de cada seo no que diz respeito a: 1) a participao dos interlocutores se a seo em questo de natureza fundamentalmente polifnica (aberta) ou monofnica (fechada) -; 2) diversidade temtica - se a seo em questo circunscreve o seu objeto a questes relacionadas tica jornalstica, ao comportamento da imprensa e o impacto deste na sociedade (o tema central do Observatrio da Imprensa) ou se se abre a outros temas. A relevncia da primeira varivel se justifica tendo em vista o dilema vivido pelo Observatrio entre ser uma arena de debates ou um agente de direito prprio. O termo polifonia utilizado no sentido que lhe d Bakhtin, particularmente na sua teoria do romance (Bakhtin, 1998). Ao longo da dcada de oitenta, a obra de Bakhtin ganhou importncia como referencial terico para o estudo da comunicao de massa, particularmente no tocante televiso (cf. Newcomb, 1991) e, ao menos em princpio, nada impede que ele seja aplicado comunicao mediada pelo computador. Atravs da anlise dessa varivel, pretendemos averiguar de que maneira cada seo do Observatrio da Imprensa configura um espao particular de interlocuo e como, em sua estrutura geral, a diviso por sees configura uma diviso desigual da autoridade interpretativa entre os diversos agentes jornalistas ou no - que delas tomam parte. A segunda varivel, por sua vez, se relaciona com o problema da autoridade moral dos jornalistas no que concerne sociedade como um todo. A abertura de sees do Observatrio da Imprensa - um espao originalmente dedicado discusso de questes relacionadas tica do
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

173

jornalismo e responsabilidade social da imprensa - discusso de questes ticas mais gerais sugere que ele reivindica para si uma autoridade moral consideravalmente mais ampla do que a que se expressa explicitamente nos seus Objetivos. Em alguma medida, isso pode ser tomado como uma ilustrao de uma concepo (brasileira) segundo a qual a responsabilidade poltica dos jornalistas de formar cidados, antes que simplesmente inform-los. Com base no cruzamento dessas variveis, podemos definir, ento, quatro tipos de seo: a) monofnica e monotemtica; b) monofnica e multitemtica; c) polifnica e monotemtica; d) polifnica e multitemtica. O Circo da Notcia ilustra o primeiro tipo de seo, praticamente restrito a um nico agente, o Editor-Chefe do Observatrio da Imprensa Alberto Dines e voltado para a discusso de questes relativas tica jornalstica. A Imprensa em Questo ilustra o terceiro tipo de seo, uma vez que se trata um espao de debates, aberto participao de diversos agentes, mas restrito discusso de temas ligados tica jornalstica. Finalmente, o quarto tipo de seo ilustrado pelo Jornal de Debates e pelo Caderno da Cidadania . Em ambos os espaos, registra-se a participao de diversos agentes e a abertura discusso de outros temas que no o da tica jornalstica. O modo como essa abertura se d , porm, diferente nos dois casos: no Jornal de Debates , o debate, originalmente dedicado discusso de temas relativos tica jornalstica, frequentemente transborda o seu campo original e se espalha na direo de outros problemas; o Caderno da Cidadania ilustra uma abertura mais radical, uma vez que o seu objeto fundamental - a defesa dos cidados e consumidores - no guarda relao direta com o tema da tica jornalstica, ainda que, frequentemente, se discutam ali questes relativas aos aspectos jurdicos da atividade jornalstica. No foi possvel encontrar nenhuma seo que obedecesse aos requisitos do segundo tipo (ver tabela abaixo).
Espao Monotemtico Multitemtico Monofnico O Circo da Notcia Polifnico A Imprensa em Questo Jornal de Debates Caderno da Cidadania
174
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

A amostra da anlise se constituiu de 24 edies, selecionadas por sorteio entre as primeiras 96 edies do Observatrio da Imprensa. Este conjunto foi dividido em grupos de quatro edies consecutivas, das quais uma foi sorteada: com base nesse critrio, foram selecionadas as seguintes edies: 3, 5, 10, 15, 19, 24, 28, 32, 34, 39, 44, 47, 49, 56, 57, 63, 67, 69, 76, 77, 84, 87, 90 e 96.
Anlise dos Dados

Alguns esclarecimentos se fazem necessrios antes de analisarmos as sees selecionadas. Desde a sua criao, o site do Observatrio da Imprensa passou por diversas transformaes. No incio o Observatrio consistia em um conjunto bastante restrito de artigos, a maioria de autoria do seu criador, o jornalista Alberto Dines. Para se ter uma idia, dos 54 artigos produzidos para o Observatrio nas suas primeiras 6 edies, 36 (ou dois teros do total) eram de autoria de Dines. A evoluo do site foi lenta, tanto no que concerne ao seu formato quanto composio dos seus participantes. O formato de coletnea de artigos deu lugar, pouco a pouco, a uma estrutura mais complexa, organizada em torno de sees temticas. A primeira seo - Entre Aspas - surge na edio de no 7 do Observatrio (que marca a entrada do site no provedor da UOL) mas no tem carter temtico: consiste antes - como o nome bem o indica - em uma coletnea de citaes significativas. A primeira seo temtica, o Circo da Notcia, surge na 15a edio. As sees Jornal de Debates, Caderno da Cidadania e Observatrio na TV aparecem pela primeira vez na 29a edio, inaugurando dessa maneira a nova estrutura baseada em sees. Essa estrutura iria se complexificar nas edies seguintes, com o surgimento das sees Monitor e OFJOR Cincia na edio 31, de Imprensa em Questo na edio 37 e Feitos e Desfeitas na edio 38. As charges surgem na primeira pgina do Observatrio na edio 29 e as Manchetes assumem um formato prximo ao que tm hoje na 37. Na edio 40, o Observatrio adotou uma roupagem que permaneceu inalterada at a edio 99: chamada, indice, e sees com textos discriminados na capa em duas colunas. Na centsima edio a diviso mudou um pouco, com as sees estando distribuidas em uma coluna apenas. Em relao participao de outros agentes, a estratgia inicial do Observatrio consistiu no convite participao de jornalistas notveis, sob a forma da produo de artigos. A consolidao das sees abriu caminho para uma maior institucionalizao do Observatrio da Imprensa e teve um
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

175

duplo efeito no que concerne participao de agentes externos no debate: por um lado, ela estimulou uma democratizao do debate, possibilitando uma participao mais efetiva por parte dos no notveis; por outro lado, porm, ela implicou em um maior controle da participao desses agentes, dado que doravante ela se tornava submetida ao enquadramento e s normas das diversas sees. O Circo da Notcia O Circo da Notcia o espao de maior destaque dentro do Observatrio da Imprensa. A seo est presente em praticamente todas as edies do Observatrio, surgindo como espao permanente a partir da edio 17, embora possua uma apario discreta na edio 15. Alm da permanncia no tempo, o Circo apresenta, tambm, permanncia no espao, ocupando em 22 dos casos a mesma posio dentro do ndice do site. Entre os destaques de capa do Observatrio, a seo possui referncia atravs de manchete em 20 deles atravs de uma chamada. O espao do Circo ocupado quase exclusivamente pelo EditorChefe do Observatrio, Alberto Dines, com participaes espordicas de outros personagens. Em nossa seleo, observamos que o espao foi dividido com outros personagens nas edies 96 (Argemiro ferreira e Mrcia Camila Ribeiro) e 43 (com Mauro Mallin), embora tenha se constatado a presena de outros personagens no circo, fora da nossa seleo, em 8 edies. A presena quase exclusiva de Dines, assim como a importncia da seo observada atravs da sua permanncia no tempo e no espao, poderiam levar a que o seo fosse apontada com um editorial do Observatrio, embora O Circo da Notcia aparea apenas como uma apenas mais uma seo dele. Simplificadamente, podemos dizer que os temas discutidos em O Circo da Notcia so de duas ordens: 1) parmetros que definem a conduta adequada dos jornalistas e das organizaes jornalsticas; 2) parmetros relativos ao papel a ser desempenhado pela imprensa com relao s instituies polticas, isto , sua responsabilidade poltica. A primeira ordem de parmetros diz respeito a dois conjuntos de exigncias bsicas para um jornalismo de qualidade, aqui denominadas autonomia e competncia. A categoria autonomia diz respeito defesa da liberdade de ao dos jornalistas, evitando comprometer os padres ticos da profisso com outros interesses que possam prejudicar o seu compromisso com a informao. Os interesses identificados como ameaas integridade
176
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

do jornalismo so fundamentalmente dois: os poderes econmico e poltico. No primeiro caso, a principal ameaa identificada o atrelamento da imprensa a interesses de marketing , sobrepondo-os ao interesse pela informao. As estratgias empresariais das empresas estariam passando por cima da necesssidade de se apresentar com preciso as informaes, substituindo-as por procedimentos editoriais que favorecem a propaganda mas desfavorecem o jornalismo. No segundo caso, as ameaas ao bom jornalismo provm da influncia negativa que os interesses pessoais ou preferncias polticas possam exercer sobre a qualidade da informao. O critrio de competncia, por sua vez, refere-se aos meios adequados para o cumprimento da misso do jornalismo. Dentre os critrios mais importantes destacados, podemos destacar: a) a pluralidade; b) a importncia; c) a apurao; e d) a experincia. A pluralidade diz respeito defesa da manuteno de maneiras distintas de abordar a realidade. bastante recorrente a crtica ao fato de que os jornais seguem o mesmo padro editorial, o que os torna idnticos entre si. A competncia dos jornalistas , pois, anulada pelo recurso a frmulas pr-fabricadas, as quais espelham em grande medida a subordinao do critrio jornalstico pelo critrio do marketing. Com relao ao critrio da importncia, notam-se, em O Circo da Notcia, crticas frequentes ateno dispensada a temas considerados triviais, entendidos como dispersivos em relao queles que dizem respeito aos reais interesses da sociedade. A apurao constitui a tcnica jornalstica por excelncia: o jornalista deve sair para a rua se quiser conhecer a verdade. Atravs da investigao o jornalista garante a sua autonomia para averiguar os fatos sem que haja interveno de outros interesses que no sejam aqueles que garantam a informao como realmente , e no filtrada por outros interesses que no sejam o de apresentar os fatos. A experincia, enfim, constitui o pilar fundamental do discernimento jornalstico. somente atravs da experincia adquirida dentro da carreira que o jornalista aprende a interpretar o verdadeiro significado dos fatos e a verdadeira natureza do interesse pblico. digno de nota que tais critrios normativos no se baseiam tanto em modelos jornalsticos pblicos e explcitos quanto na autoridade pessoal de Alberto Dines, na sua qualidade de jornalista experiente e presumidamente descompromissado com os esquemas do poder. No gratuitamente que a experincia assume um papel to importante como critrio de competncia. Na ausncia de modelos explcitos que definam publicamente o comportamento adequado, resta a O Circo da Notcia
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

177

adotar uma espcie de pedagogia do erro, tentando ilustrar o comportamento correto pela repetida exposio dos erros da imprensa. O prprio ttulo da seo, alis, reflete claramente essa filosofia. No se trata, aqui, de uma situao do tipo da descrita por Gans, na qual a exposio do erro d concretude a valores morais consensuais, porm abstratos, e muito menos de uma situao como a que retratam Ettema e Glasser, na qual os jornalistas tm, antes, que demonstrar que o erro , de fato, um erro. No universo do Circo da Notcia, os erros so auto-evidentes, mas os valores morais que eles violam nunca so explicitados. Neste contexto, a exposio do erro no ilustra uma norma consensual, mas a substitui por uma lgica que situa na autoridade pessoal daquele que o expe a chave da sua soluo. Aqui tambm o argumento da autoridade se sobrepe autoridade do argumento (Lima, 1994; Albuquerque, 2000). Com relao responsabilidade poltica da imprensa, ela retratada em O Circo da Notcia em referncia noo de Quarto Poder, embora em termos ligeiramente distintos dos que descrevemos. Na interpretao do Circo, a imprensa perdeu, legitimamente, o posto do Quarto Poder para o Ministrio Pblico, e agora ocupa o quinto lugar. Caberia, ento, imprensa atuar como auxiliar no Ministrio Pblico na defesa dos interesses da sociedade. Foi neste esprito que o Observatrio da Imprensa criou a seo Caderno da Cidadania. Por isso, voltaremos ao tema quando analisarmos esta seo. A Imprensa em Questo De todas as sees aqui analisadas, A Imprensa em Questo a mais recente, tendo surgido na edio no 37 do Observatrio da Imprensa. A temtica discutida nesta seo bastante semelhante do Circo da Notcia : questes relativas tica e responsabilidade social do jornalismo. Diferentemente do Circo, porm, A Imprensa em Questo um espao plural mas, como veremos, isso no significa necessariamente que se trata de um espao aberto. Alm de artigos de colaboradores, A Imprensa em Questo rene outros tipos de texto. H citaes, ou seja, textos coletados pela equipe do Observatrio para pautar ou servir como texto de apoio para os artigos publicados. Um exemplo de citao pautando outros textos o texto Coisas do Passado, que Alberto Dines escreveu para a sua coluna na Folha de S. Paulo, mas que no foi publicado pelo jornal sob a alegao de que ele feria a linha apartidria do jornal. Tal fato gerou, na edio de no 56, um
178
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

Dossi Censura, aberto justamente pelo texto no publicado. As citaes de apoio so frequentemente apresentadas sob o ttulo aspas. Mas nem sempre: outro exemplo de citao de apoio a reproduo, na edio de no 41, de um trecho da Constituio de 1988 em apoio ao seu argumento contra o Programa do Ratinho. H tambm coletneas (textos coletados pela equipe mas no diretamente vinculados aos artigos) e cartas (colaboraes de leitores do Observatrio). O lugar de honra cabe aos artigos: so eles que ocupam 76% do total de textos da seo, alm de abrirem A Imprensa em Questo e corresponderem as chamadas da pgina na abertura do Observatrio. A compreenso das divises espaciais - o lugar que ocupam e os personagens presentes - talvez o elemento mais significativo para se compreender a organizao dos debates em torno deste espao. A participao nos artigos na Imprensa em Questo concentra-se em torno de trs tipos de personagens - a equipe do Observatrio, usurios da midia e jornalistas profissionais. A equipe do Observatrio , porm, ocupa um lugar de destaque, respondendo por 23 dos 48 artigos da nossa amostra. Aqui tambm a participao de Alberto Dines muito marcante, uma vez que, sozinho, ele responde por 16 artigos (um tero do total). Os jornalistas - na sua maior parte profissionais experientes - respondem por 12 artigos e os usurios dos mdia por 10. Embora os textos publicados tenham autores diferentes e frequentemente reflitam perspectivas diferentes acerca do jornalismo, na prtica eles so fortemente integrados pelo trabalho de edio. Isto se d, em primeiro lugar, atravs da seleo dos textos e dos participantes a cada edio. Uma segunda forma de interveno diz respeito ordem de apresentao dos textos. Dois aspectos merecem ateno a este respeito. Em primeiro lugar a ordem de apresentao constitui um referente que sinaliza a importncia relativa de cada texto (teoricamente quanto mais acima for publicado um texto, mais importante ele ser). Em segundo lugar, a ordem de apresentao permite atribuir um sentido geral ao conjunto dos textos de uma seo. Um dos recursos mais frequentemente utilizados a este respeito o agrupamento dos textos em conjuntos temticos. Atravs de recursos como estes, o Observatrio integra textos fundamentalmente distintos como partes de uma mesma mensagem, do mesmo modo como o faz o autor de romances analisado por Bakhtin.
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

179

A anlise do supracitado Dossi Censura fornece um exemplo esclarecedor do modo como a edio da Imprensa em Questo articula textos distintos em uma mesma cadeia significativa. Na edio de no 56 do Observatrio, o Dossi Censura divide o espao de A Imprensa em Questo com um conjunto de textos, articulados sob o ttulo Crise nos Jornais. Os textos publicados no Dossi foram, na ordem, os seguintes: Coisas do Passado (o texto de Dines no publicado pela Folha ), O jogo ficou pesado: adeus fair play , de Mauro Malin, Apartidarismo: princpio ou ritual?, de Alberto Dines, Ouvidores repudiam a censura, de Edson Vismona, Presidente da ABO (Associao Brasileira de Ouvidores), Folha censurou O Povo, de Lira Neto ( ombudsman de O Povo ), Manifestao dos leitores da Folha (uma carta), Manifestao de um telespectador no programa Observatrio na TV e Constituio continua sendo a nossa lei maior (Betch Cleinman). Com exceo de um, todos os textos condenam a atitude da Folha e se solidarizam com a posio de Dines. interessante notar que, embora numericamente limitados, o conjunto desses textos sugere a existncia de um amplo arco de apoio em torno de Dines. Aos artigos de um membro da equipe do Observatrio , do prprio Dines, do Presidente da ABO, de um jornalista de destaque e de uma promotora que fala em nome da Constituio se soma uma carta que representa a voz dos leitores da Folha. Neste conjunto, chama a ateno a manifestao do telespectador da verso televisiva do Observatrio da Imprensa . O texto a ela correspondente diz simplesmente: Os jornalistas devem submeter-se linha poltica do seu jornal. Eles ganham para isso. (aspas no original). Bastante inusitada, considerando-se o tom de indignao que caracteriza os demais textos, a insero de uma manifestao simptica posio da Folha poderia ser interpretada, primeira vista, como uma tentativa de introduzir alguma medida de equilbrio na abordagem do tema. Tal impresso se desfaz, porm, assim que consideramos o problema com um pouco mais de profundidade: o texto curto demais, o que conspira contra a coerncia do argumento; seu contedo relativizado pelo uso de aspas; mesmo a identidade do autor da frase apagada, em contraste com a Manifestao dos leitores da Folha. Os prprios ttulos dos dois textos contrastam: no caso do telespectador da verso televisiva do Observatrio,
180
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

o ttulo destaca (corretamente) o fato de se tratar de uma manifestao singular; no caso da Folha, porm, o ttulo se refere manifestao de leitores, embora a introduo do texto afirme que a carta foi a nica manifestao na seo Painel do Leitor da Folha de S. Paulo. O efeito evidente: enquanto a carta do leitor da Folha tratada como representativa do pensamento do conjunto dos leitores do jornal, a tomada de posio favorvel Folha caracterizada como puro nonsense. Jornal de Debates De todas as sees aqui analisadas, o Jornal de Debates aquela em que o aspecto de frum de debates mais claramente delineado, uma vez que: 1) participa dele, de modo mais efetivo, uma maior variedade de personagens; 2) as mensagens publicadas na seo frequentemente referenciam-se umas s outras, e estabelecem dilogos que atravessam diversas edies do Observatrio, o que indica uma menor interveno editorial neste espao. Alm disso, o espao se caracteriza por um maior abertura temtica em relao s duas sees analisadas anteriormente. O perfil dos participantes , no conjunto da nossa amostra, bastante semelhante ao da Imprensa em Questo - apresentando predominncia de textos de autoria da equipe do Observatrio (21 textos), jornalistas profissionais (19 textos), usurios da mdia (7 textos) e tendo como nico fato indito a presena de profissionais do meio acadmico (9 textos). Deve ser notado, porm, que o perfil dessa participao se modificou radicalmente ao longo do perodo. At a 47a edio, a seo era ocupada basicamente por membros da equipe do Observatrio (a nica exceo um artigo de TT Catalo, na edio 32). Das 21 aparies dos organizadores do site em textos excritos exclusivamente para o Jornal de Debates (artigos), 12 surgem at a edio 47. As nove participaes restantes se distribuem at a edio 96, numa mdia de 0,75 artigos por edio. Embora o perfil dos participantes do Jornal dos Debates seja semelhante ao de A Imprensa em Questo, a dinmica dessa participao muito diferente nos dois casos. Enquanto no Jornal dos Debates os textos so articulados com base em critrios editoriais, na Imprensa em Questo os textos de jornalistas se referenciam de modo mais expontneo aos textos de outras categorias de participantes. Um bom exemplo
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

181

disso o debate sobre o jornal cubano Gramma, travado entre as edies 64 e 69, que teve como principais protagonistas a pesquisadora Beatriz Wey e o jornalista Sandro Vaia. O texto da professora Beatriz Wey, do Ncleo de Estudos em Arte, Mdia e Poltica da PUC/SP, foi publicado inicialmente na Imprensa em Questo 64. Os comentrios ao texto da pesquisadora, que analisava o jornal e a forma pela qual legitima o regime cubano, vieram na seo Caderno do Leitor1 da edio 65 - um texto do jornalista Sandro Vaia, acompanhado por outro curto comentrio do personagem no identificado Adriano Oliveira. A resposta de Sandro Vaia, afirmando que na verdade o que o Gramma faz apenas servir como instrumento de dominao para um regime autoritrio na medida em que oferece interpretaes parciais dos fatos, fez com que o debates migrasse para o Jornal de Debates, na edio 67, com uma rplica de Miguel Chaia, coordenador do Ncleo da PUC/ SP, uma vez que a autora estava impossibilitada de responder. A edio apresentava ainda um segundo texto de Vaia e outra resposta de Chaia. Na edio 68, Sandro Vaia volta a se pronunciar e o debate convidado a se encerrar por Marinilda Carvalho, cuja interveno frisa a diferena entre a posio do jornalista e da pesquisadora como uma conseguncia do compromisso com a objetividade e da imparcialidade sobre a profisso de reprter. Beatriz Wey volta a aparecer na edio 69, com dois textos, um que reapresentava a questo do seu trabalho sobre o Gramma e uma resposta direta as questes de Sandro Vaia. O debate se encerra com uma ltima interveno de Vaia. Observa-se, nitidamente, que no Jornal de Debates, o foco inicial em questes da tica jornalstica tende a transbordar e acolher outras questes. Um exemplo disso adiscusso sobre a catequese no Brasil, travada entre o indianista Wilmar da Rocha DAngelis e o jornalista Gilberto Kujawski, surgida a partir de um editorial, escrito por este, publicado no jornal ltima Hora no dia 12/05/2000. O editorial condenava as afirmaes de que a catequese teria sido um massacre. Durante a discusso, ambos contrapem diferentes vises sobre o que teria significado a relao indio-homem branco para os povos nativos do Brasil a partir da questo de que a postura do jornalista incluia uma concepo de que o contato entre Brasil e os demais povos teria sido sempre visto de maneira negativa e que em vrias situaes, inclusive na catequese, a necessidade de estreitar os laos entre o nosso
182
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

pas e o resto do mundo teria de ser mais intenso. Claramente, o jornalismo no o ponto da discusso, ainda que o assunto tenha se originado de um texto publicado em jornal. Tais exemplos indicam que, diferena das sees analisadas anteriormente, o Jornal de Debates se constitui como frum de debates no qual diversos setores da sociedade se envolvem em uma dinmica de rplicas e trplicas sobre temas que no teriam espao nem oportunidade para se desenvolverem em publicaes da imprensa. Se em seus Objetivos o Observatrio da Imprensa se apresenta como um espao para setores at ento desprovidos de participao, so as discusses do Jornal que materializam esta posio. Caderno da Cidadania O Caderno da Cidadania surge, na edio de no 29, para satisfazer a um projeto poltico do Observatrio da Imprensa: reivindicando o status de representante da sociedade civil, tornar-se um agente poltico efetivo, capaz de influenciar o processo de tomada de decises no mbito do Estado. Atravs do Caderno da Cidadania, o Observatrio forja uma aliana com um outro agente poltico, o Ministrio Pblico, caracterizado como o verdadeiro Quarto Poder da repblica contempornea. Dado que o material veiculado no Caderno da Cidadania guarda pouca ou nenhuma relao direta com questes relativas tica jornalstica (ainda que uma ateno considervel seja dispensada a questes jurdicas envolvendo a atividade jornalstica) o nosso interesse nessa seo tem a ver menos com os temas a discutidos ou os personagens que tomam parte do debate, do que com as razes que justificam a sua insero no Observatrio da Imprensa, bem como o que ela revela do modo como este concebe a responsabilidade poltica da imprensa (e a sua prpria). A sugesto de que, hoje, cabe ao Ministrio Pblico e no imprensa o exerccio do Quarto Poder parece primeira vista contradizer frontalmente a sugesto de um artigo anterior (Albuquerque, 2000) de que a imprensa brasileira estaria reivindicando para si o papel de um Quarto Poder, entendido antes em referncia tradio brasileira do Poder Moderador que ao Quarto Poder da tradio americana. Entretanto, se analisarmos mais de perto os argumentos desenvolvidos por Dines e pelos Observadores sobre o tema, veremos que estamos antes diante de uma verso particular do modelo que de um modelo concorrente.
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

183

A concepo de Dines sobre o assunto expressa de maneira particularmente clara no artigo Quem fica no Quarto Poder?, publicada em sua coluna na pgina de opinio do Jornal do Brasil (Dines, 2000). De acordo com Dines o Ministrio Pblico como foi desenhado e estruturado pela Constituio de 1988 um dos grandes avanos da sociedade. Segundo ele, o Ministrio Pblico o verdadeiro Quarto Poder, cuja misso consiste em vigiar os trs poderes clssicos em defesa do cidado. Note-se que, contrariamente ao que Dines afirma, tal modelo pouco tem a ver com o modelo do checks and balances norte-americano, uma vez que este se sustenta fundamentalmente na interdependncia dos poderes (Fisher, 1989) e no na supremacia de um Quarto Poder externo a eles (o que significaria a existncia de algum tipo de Poder Moderador). Coerentemente com essa perspectiva, Dines sugere que cabe imprensa adotar uma atitude de vigilncia ativa em relao aos trs poderes clssicos (em um artigo veiculado no Observatrio, ele se queixa que a imprensa, sempre ciosa em atacar o Executivo e o Legislativo, treme diante do Judicirio). O mesmo, porm, no se aplica ao Ministrio Pblico que, ao que tudo indica, para Dines uma instituio acima de qualquer suspeita: sendo um poder constitudo para defender a sociedade, o MP atua sem preocupar-se com a credibilidade: acolhe as denncias, busca as evidncias e as oferece Justia. Mesmo que o Judicirio recuse as aes promovidas pelo MP, sua imagem jamais ficar abalada porque sua misso constitucional manter-se vigilante, independentemente do resultado das cortes (Dines, 2000). O autor condena, em particular, o destaque dado pela cobertura da imprensa confisso, por parte de um procurador federal, de que suspeitas levantadas no caso do desvio de verbas do TSTSP basearam-se em informaes veiculadas pela imprensa e de que o Ministrio Pblico vale-se do expediente de produzir a acusao para ver se aparecem as provas. Segundo ele, ambos os procedimentos se justificam em face da carncia de recursos do Ministrio Pblico. Alm disso, a imprensa e o Ministrio Pblico compartilham de uma mesma misso da busca da verdade em defesa da sociedade - com a diferena de que o Ministrio Pblico um poder constitudo. De onde se deduz que a imprensa deveria colaborar para que o Ministrio Pblico ao invs de dar divulgao s denncias realizadas contra ele.
184
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

no esprito dessa colaborao que o Observatrio da Imprensa criou o Caderno da Cidadania. Concretamente, o Caderno da Cidadania expressa uma aliana estratgica do Observatrio com o Instituto de Estudos Direito e Cidadania (IDEC) e com a Associao Brasileira de Ouvidores (ABO), de modo a aproxim-lo do Ministrio Pblico. Tal movimento foi descrito nos termos de uma aliana do Terceiro Setor com o Quarto Poder.
Concluso

Quando iniciamos a pesquisa que deu orgem a este artigo, tnhamos uma noo muito clara do tipo de tarefas que nos caberia enfrentar: atravs da anlise do material publicado no Observatrio da Imprensa, mapear um conjunto significativo de discursos produzidos acerca da tica e da responsabilidade social do jornalismo no Brasil - a includo o discurso do prprio Observatrio. O duplo status do Observatrio - simultaneamente arena e agente do debate - no parecia, neste momento, constituir um problema terico mais importante. Rapidamente, porm, fomos forados a mudar o rumo de nossas investigaes. Tornou-se evidente que o discurso do Observatrio no poderia ser tomado como apenas mais um discurso competindo com os demais, e nem mesmo bastava assinalar as vantagens decorrentes da sua condio de discurso oficial. A verdadeira razo da supremacia do discurso do Observatrio se encontrava em outra parte, no ponto de encontro mesmo dos papis de agente e arena: o lugar da edio. Este lugar permite ao Observatrio da Imprensa no apenas destacar o seu prprio discurso, como tambm hierarquizar os demais, atribuindo-lhes maior ou menor pertinncia. Em decorrncia disso, o Observatrio, no obstante ser um espao polfnico, se apresenta como um espao muito menos plural do que nos parecia ser a princpio. O foco de nossa ateno se deslocou, ento, da multiplicidade de perspectivas que espervamos encontrar no espao do Observatrio para a perspectiva do prprio Observatrio (entendido como agente normativo) e o modo como ela ordena as perspectivas demais agentes que tomam parte no debate sobre o jornalismo. Resta saber se tal mudana de enfoque abala o status do Observatrio da Imprensa como referencial privilegiado para a anlise de questes relativas tica e responsabilidade poltica e social do jornalismo brasileiro. Acreditamos que no. Longe de ser um
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

185

complicador da anlise, a ambiguidade entre os papis de arena e agente que caracteriza o Observatrio nos parece ser parte do problema que analisamos: na ausncia de um acordo amplo dos jornalistas em torno de princpios ticos comuns, o Observatrio se v tentado a extrapolar o seu papel formal (tal como expresso nos seus Objetivos) e se investir da autoridade de agente normatizador. Tal autoridade se baseia principalmente no prestgio pessoal de Alberto Dines, cuja presena, como vimos, domina o Observatrio da Imprensa. Como regra geral, Dines profere juzos particularizados acerca de casos concretos, sem que se apresentem explicitamente outros fundamentos de tal ao normativa alm da experincia do seu autor como jornalista. A exceo regra refere-se concepo de Quarto Poder expressa no Observatrio, apresentada em termos bastante consistentes. Embora tal concepo reivindique fidelidade ao modelo americano de Quarto Poder, ela parece estar muito mais prxima da tradio brasileira do Poder Moderador, uma vez que atribui ao Ministrio Pblico o poder de corrigir a desordem provocada pela atuao equivocada dos trs poderes clssicos. imprensa, caberia auxiliar o Ministrio Pblico na sua misso, denunciando os erros cometidos no mbito do Executivo, do Legislativo e do Judicirio, mas no do prprio Ministrio Pblico. Ao menos neste aspecto, no se pode negar que o Observatrio da Imprensa cumpre o que preconiza. A aliana com o Ministrio Pblico se traduz na parceria do Observatrio com o Instituto de Estudos Direito e Cidadania (IDEC) e com a Associao Brasileira de Ouvidores (ABO), atravs da qual ele busca se qualificar como agente representativo da sociedade e se expressa, em particular, na criao da seo Caderno da Cidadania. Mas como reivindicar tal poder representativo? neste sentido que a condio de frum de debates reivindicada pelo Observatrio da Imprensa revela toda a sua importncia. na condio de espao plural, aberto participao de diversos segmentos da sociedade que o Observatrio pode clamar represent-la. Na prtica, porm, tal abertura tende a ser sufocada pela imposio de uma lgica editorial que hierarquiza os agentes e suas falas. Da a importncia simblica que um espao como o Jornal de Debates - uma exceo regra geral, mais aberto participao de outros agentes e menos condicionado pela interveno editorial que os demais - tem para o Observatrio.
186
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

Em resumo, acreditamos que as contradies que tm lugar no Observatrio da Imprensa expressam dilemas mais gerais da imprensa brasileira no tocante aos seus parmetros ticos. Em um artigo anterior, sugerimos que, na ausncia de uma base consistente de valores comuns, os jornalistas brasileiros tendem a definir o seu papel como no se limitando tarefa de informar os cidados; caberia aos jornalistas a responsabilidade de formar os cidados. A anlise desenvolvida aqui revela um problema homlogo: na ausncia de parmetros ticos comuns, o Observatrio redefine a sua responsabilidade em termos muito mais amplos dos que constam dos seus Objetivos : ao que tudo indica, proporcionar um espao para o debate em torno de questes relativas tica jornalstica no parece ser o bastante; preciso conduzir esse debate, a fim de garantir que ele chegue a bom termo.

Nota
1

O Caderno do Leitor rene manifestaes de no-participantes do Observatrio da Imprensa em relao a assuntos que surgem dentro do espao do site de forma resumida e panormica.

Referncias Bibliogrficas

ALBUQUERQUE, Afonso de (2000). Um outro Quarto Poder: imprensa e compromisso poltico no Brasil. Contracampo: Revista do Mestrado em Comunicao, Imagem e Informao n. 4, p. 23-57. BAKHTIN, Mikhail (1998). Questes de Literatura e de Esttica: a Teoria do Romance. So Paulo: Ed. Unesp/Hucitec. BIRD, S. Elizabeth & DARDENNE, Robert W (1993). Mito, registo e estrias: explorando as qualidades narrativas das notcias in TRAQUINA, Nlson (org.) Jornalismo: questoes, teorias e estorias. Lisboa: Vega, p 263-277. CAMPBELL, Richard (1991). 60 Minutes and the News: a Mythology for Middle America. Urbana and Chicago: University of Chicago Press. CAREY, James W (1986). The Dark Continent of American Journalism. In MANOFF, Robert Karl & SCHUDSON, Michael. Reading the News. New York: Pantheon Books, p.146-196.
Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

187

CHALABY, Jean K. (1996) Journalism as an Anglo-American Invention: A Comparison of the Development of French and Anglo-American Journalism, 1830s-1920s. European Journal of Communication, vol. 11 (3), p. 303-326. CONCEIO, Francisco Gonalves da (2000). O rapto da mscara morturia. As astcias enunciativas da Coluna do Sarney e a composiotransformao de identidades pblicas nas eleies de 1994". Dissertao de Mestrado em Comunicao e Cultura/ UFRJ. COOK, Timothy E. (1998) Government with the News: The News Media as a Political Institution. Chicago: University of Chicago Press. DARNTON, Robert (1990). Jornalismo: toda notcia que couber a gente publica. O beijo de Lamourette: mdia, cultura e revoluo. So Paulo: Companhia das Letras, p. 70-97. DINES, Alberto (2000). Quem fica no Quarto Poder?. Jornal do Brasil, 12 de agosto, p. 9. ETTEMA, James S. & GLASSER, Theodore L (1998). Custodians of Conscience: Investigative Journalism and Public Virtue. New York: Columbia University Press. FISHER, Louis (1989). Separation of Powers in America: Theory and Practice. In UTLEY, Robert L. (Ed.) Principles of the Constitutional Order: The Ratification Debates. Laham: University Press of America, p. 131-149. FRANCISCATO, Carlos Eduardo (1998). A construo da notcia poltica nos jornais de Sergipe: uma anlise dos constrangimentos e influncias na produo jornalstica. Dissertao de Mestrado em Comunicao e Cultura Contemporneas/UFBA. GANS, Herbert (1979). Deciding Whats News: a Study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek and Time. New York: Pantheon Books. GEERTZ,Clifford (1998). O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrpolis: Vozes. HALLIN, Daniel (1994). We Keep America on Top of the World: Television and the Public Sphere. London & New York: Routedge. HALLIN, Daniel (1996). Commercialism and Professionalism in the American News Media. In CURRAN, James and GUREVITCH, Michael (eds.) Mass Media and Society (sec. Ed). New York: Arnold, p. 243-262.
188
Revista Brasileira de Cincias da Comunicao

HALLIN, Daniel C. & MANCINI, Paolo (1984). Speaking of the President: Political Structure and Representational Form in U.S. and Italian Television News. Theory and Society, 13, p. 829-850. LIMA, Roberto Kant de (1994). Conciliao e julgamento, negotiation e trial: a produo da ordem em uma perspectiva comparada (Brasil/ EUA) In GIUCCI, Guillermo e DAVID, Maurcio Dias (org.): BrasilEUA: antigas e novas perspectivas sobre sociedade e cultura. MANCINI, Paolo (1991). The Public Sphere and the Use of News in a Coalition System of Government. In DAHLGREN, Peter & SPARKS, Colin. Communication and Citizenship: Journalism and the Public Sphere. London and New York: Routledge, p. 135-154. NEWCOMB, Horace. On Dialogical Aspects of Mass Communications. In AVERY, Robert K. & EASON, David. Critical Perspectives on Media and Society. New York, London: The Guilford Press, 1991, p. 69-87. SCHILLER, Dan (1981). Objectivity and the News. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. SCHUDSON, Michael (1978). Discovering the News: a Social History of American Newspapers. New York: Basic Books. SCHUDSON, Michael (1982). The Politics of Narrative Form: the Emergence of News Conventions in Print and Television. Daedalus 111 (4), p. 97-112. SOLOSKI, John (1993). O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalstico. In TRAQUINA, Nlson (org.) Jornalismo: questoes, teorias e estorias. Lisboa: Vega, p. 91-100. WAISBORD, Silvio (1996). Investigative Journalism and Political Accountability in South American Democracies. Critical Studies in Mass Communication 13, p. 343-363. ZELIZER, Barbie (1992). Covering the Body: the Kennedy Assassination, the Media, and the Shaping of Collective Memory. Chicago and London: The University of Chicago Press.

Vol. XXV, n 2, julho/dezembro de 2002

189

Anda mungkin juga menyukai