Anda di halaman 1dari 22

Aula 02 - Poder Constituinte

Poder Constituinte Originrio Origem constitucional possui hierarquia diferenciada supremacia da constituio. A origem da constituio se d num poder diferente dos demais, chamado poder constituinte originrio. o poder de elaborar uma constituio, inaugurando um novo ordenamento jurdico estatal, inovando na ordem jurdica. Com uma nova constituio surge um novo Estado, rompendo com a ordem jurdica anterior, mesmo em situaes em que no h um rompimento atravs de movimentos revolucionrios ou de tomadas de poder, na chamada transio (1988). Inicial: No encontra fundamento em nenhum ordenamento jurdico anterior. Autnomo: No h ordem jurdica anterior da qual ele dependa para sua manifestao. Incondicionado: No lhe so exigidas formas de manifestao. Ilimitado: No existem normas anteriores lhe impondo limites, pelo menos em termos e princpios (no se d de forma absoluta). Permanente: Poder constituinte originrio permanece.

A ruptura no total, pois existe a recepo de normas jurdicas anteriores, desde que compatveis com o texto constitucional novo. Em caso de incompatibilidade, ocorre o fenmeno da no-recepo, que gera a revogao das normas anteriores incompatveis.

STF: No h inconstitucionalidade superveniente A norma no se torna inconstitucional, pois, em caso de incompatibilidade, sequer comparada constituio. STF no admite ADI contra normas anteriores CRFB, que deve ser atacada via ADPF.

Desconstitucionalizao: No admitida no nosso sistema constitucional. As normas de uma constituio anterior, em face da promulgao de uma nova constituio, ingressariam no novo ordenamento jurdico, perdendo a posio de normas constitucionais, ingressando como leis ordinrias. Nova constituio revoga anterior.

Jamais poderemos afirmar a inconstitucionalidade quando se origina de um legislador constituinte originrio. No h ordenamento jurdico anterior para servir de parmetro de confronto.

Quem o titular do Poder Constituinte Originrio: Em concepo democrtica, pertence ao povo. Manifesta-se comumente por meio de representao, em que o povo elege representantes, que so imbudos de promulgar, em assembleia geral constituinte, um novo texto constitucional. O poder constituinte originrio permanece apto a manifestar-se novamente se este for o desejo de quem o detm no se extinguindo, ou seja, permanente.

Legitimidade do Poder Constituinte Originrio: Presente quando entregar ao povo uma constituio por este almejada, no estando presente quando ausente a proximidade entre o texto constitucional e a realidade social, econmica e cultural.

Proibio do Retrocesso: Aps conquistas, nosso ordenamento no permite o retrocesso.

Poder constituinte reformador (gnero, do qual so espcies a reviso e a emenda): Expresso recusada por alguns doutrinadores, que apontam a inexistncia de poder constituinte reformador, posto que constitudo/derivado pelo prprio legislador constituinte originrio. Poder reformador, por ser derivado, condicionado e limitado s formas e parmetros exigidos pelo constituinte originrio.

Art. 60 possui o ttulo Emenda Constituio, impondo os limites processuais, circunstanciais e materiais. Limites processuais ou formais: Processo legislativo reforma constitucional. - Iniciativa legislativa: Exame de quem possui legitimidade para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de emenda constitucional; No mnimo 1/3 dos membros da CD ou SF; PR; Mais da metade das assembleias legislativas da federao, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros. - Discusso e votao: Do projeto de emenda - Votao de 3/5 em dois turnos em cada casa legislativa do CN. - Promulgao: Da emenda constitucional, pelas mesas diretoras das casas legislativas. No h sano ou veto pelo PR no processo legislativo de EC. Possui apenas iniciativa. Art. 60, 5. Matria constante de proposta rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de proposta na mesma sesso legislativa (perodo anual de reunies ordinrias, interrompido por dois recessos). Parte minoritria entende ser limite temporal, mas um limite processual, por se falar do projeto de emenda rejeitado, ou seja, processo legislativo.

Limites circunstanciais: Circunstncias limitadoras da possibilidade de reforma constitucional. Constantes no 1 do art. 60. Situaes de anormalidade ou instabilidade poltica, momento em que se impede de reformar a constituio. Interveno federal, estado de defesa ou estado de stio. Em tais situaes, paralisa-se no CN qualquer processo de reformas constitucionais.

Limites temporais: Admite-se a reforma apenas em determinado tempo. Art. 3 do ADCT fala em reviso constitucional, realizada aps 5 anos de sua promulgao.

Limites materiais: Determinados ncleos temticos no podem ser alterados. Clusulas ptreas. Decises polticas fundamentais de um constituinte originrio, que caracterizam o novo estado. Alterao descaracterizaria o sistema constitucional. impossvel que Emenda Constituio inove o rol das clusulas ptreas (posio majoritria, exemplificada por Gilmar Ferreira Mendes), pois falta ao constituinte reformador legitimidade para tanto, sendo atribuio apenas do constituinte originrio. CRFB, art. 60, 4 - Forma federativa de estado; Voto direto, secreto, universal e peridico; Separao dos Poderes; Direitos e Garantias Individuais (CRFB unidade normativa, interpretada de forma harmnica. STF possui precedente histrico ADI 939 IPMF/CPMF, julgada procedente, por ferir a forma federativa de estado ao tributar os municpios) deveria se interpretar como direitos e garantias fundamentais (admite-se a restrio, a exemplo da possibilidade de voto facultativo).

Reviso uma reforma ampla da constituio, enquanto as emendas seriam as reformas de menor extenso e amplitude.

Processo informal de reforma da constituio: Mutao Informal da Constituio: Distino entre o texto e a norma. O texto interpretado d origem norma jurdica. Mutao informal em razo da nova interpretao do guardio da CRFB, com a manuteno do texto constitucional.

Poder Constituinte Decorrente: Espcie de poder constituinte derivado. Poder de autoorganizao atribudo aos entes federativos de discutirem e votarem constituio prpria, atendendo s suas particularidades. Art. 29 da CRFB (municpios) e 32 da CRFB (DF) Lei Orgnica. Maioria dos autores entendem que apenas os Estados possuem poder constituinte decorrente, porm h que se discordar, posto que a lei orgnica a constituio do municpio, com um processo legislativo prprio e diferenciado dos demais textos normativos. Constituies estaduais devem observncia simtrica CRFB.

Trs ordens de princpios a serem observadas pelas constituies estaduais. - Princpios Sensveis da Federao: Art. 34, VII, CRFB Interveno da UF nos Estados Membros. Decreto de interveno medida de exceo, por retirar autonomia do EstadoMembro. Inciso VII permite a interveno para a observncia dos princpios constitucionais. a) Forma Republicana, sistema representativo e regime democrtico; b) Direitos da Pessoa Humana;

c) Independncia municipal; d) Prestao de contas da AP Direta e Indireta; e) Aplicao de um mnimo de receita em ensino e sade.

- Princpios Estabelecidos: A prpria CRFB estabelece e regula matrias de competncia estadual. Ex: Art. 27, CRFB: Regula o nmero de deputados da Assembleia Legislativa. - Princpios Extensveis: Constituio Federal regulando determinada matria no mbito federal, estendendo obrigaes ao mbito estadual. Ex: Sistema eleitoral. Art. 61, 1 - Processo legislativo ordinrio competncia privativa do PR para iniciativa na alnea a, ao falar do aumento da remunerao de servidores, entendido como extensvel aos demais entes. Denominado tambm como simetria compulsria.

AULA 03 TEORIAS DA CONSTITUIO

Classificao das Normas Constitucionais: Eficcia ou aplicabilidade ser utilizada como sinnimo, sendo que parte da doutrina faz distino entre os conceitos. Classificao Tradicional/Clssica: Rui Barbosa 1891 Baseado no Direito Americano, em constituies com normas de primeira gerao (direitos e garantias individuais): - Normas Constitucionais Autoaplicveis/Autoexecutveis: Denominadas por Pontes de Miranda como normas bastantes em si. Normas que possuam eficcia plena. - Normas Constitucionais No-autoaplicveis: Denominadas por Pontes de Miranda como normas no bastantes em si. Normas dependentes de legislao complementar para a produo de sua eficcia.

Classificao Nova Jos Afonso da Silva Aplicabilidade das Normas Constitucionais. Itlia/1950. Concepo ampla e dirigente das constituies consagradoras de outras dimenses de direitos fundamentais (sociais, econmicos, culturais/coletivos). - Normas Constitucionais de Aplicabilidade Plena: Eficcia plena, direta e imediata. - Normas Constitucionais de Aplicabilidade Contida: Eficcia direta e imediata, que pode ser reduzida/restringvel por norma infraconstitucional, superveniente ou anterior (reserva legal somente lei pode restringir eficcia de norma constitucional). Em caso de inexistncia de lei restritiva, o dispositivo possui eficcia plena. Ex: Art. 5, XIII (Livre exerccio profissional, admitindo-se restries). - Normas Constitucionais de Aplicabilidade Limitada: Para produzirem eficcia plena, necessitam de outras normas/legislao regulamentadora. a) Princpio Institucional: Instituem ou autorizam a criao de determinado instituto ou rgo. A

CRFB autoriza a instituio e fica a cargo da lei instituir e regulamentar tal rgo. Ex: Art. 98 da CRFB, que autoriza a criao dos Juizados Especiais. Art. 102, 1, da CRFB: ADPF. b) Princpio Programtico: Veiculam os direitos fundamentais de segunda gerao (sociais, econmicos e culturais). Estabelecem metas e programas estatais a serem alcanados. Dependem de legislao regulamentadora das polticas pblicas e da atuao polticoadministrativa.

Mesmo as normas programticas, embora eficcia plena somente seja atingida atravs da atividade legislativa e poltica. A eficcia direta e imediata reduzida, manifestando-se da seguinte forma: - Eficcia Negativa: Mesmo que inexista implementao, no se pode admitir como legtimo ou constitucional qualquer norma ou atuao poltico-administrativa que rejeite/negue/recuse tais polticas. - Eficcia Interpretativa: Estabelecida na CRFB uma determinada poltica pblica, mesmo que sem regulamentao especfica, atravs de atividade interpretativa deve ser dada aplicabilidade norma programtica (interpretao conforme a CRFB). - Eficcia Revogadora: possvel extrair dos dispositivos existentes uma interpretao conforme a constituio constatando-se a incompatibilidade ao texto constitucional.

A inrcia do legislador caracteriza inconstitucionalidade por omisso. Outra prtica, principalmente na rea da sade, a impetrao de MS em face da omisso legislativa. Admitese tambm a ACP em face do interesse pblico/interesse individual homogneo, na concretizao do direito sade.

Aula 04 e 05 Controle de Constitucionalidade Controle de constitucionalidade instrumento garantidor da supremacia constitucional, por afastar do ordenamento jurdico normas que lhe sejam contrrias. Mecanismos atribudos ao PJ, PL e PE. PL e PE possuem mecanismos de controle preventivo de constitucionalidade, existente durante o processo legislativo de formao da lei, como regra geral. Dentro do processo legislativo ordinrio, na fase de discusso do projeto de lei, dada em comisses permanentes de carter temtico, existe tanto na CD quanto no Senado uma comisso de Constituio e Justia (CCJ), que deve elaborar parecer sobre a constitucionalidade ou no do projeto de lei, dizendo antecipadamente se o projeto contraria ou no a CRFB. Aps, segue PR, para a fase de sano ou veto. Se no h concordncia, o PR poder vetar o Projeto de Lei, que pode se dar por dois motivos: - Veto Poltico; contrrio ao interesse pblico. - Veto Jurdico; Inconstitucional.

Controle do PJ jurisdicional e repressivo, sendo o nico a ser exercido aps o ingresso da lei no ordenamento jurdico, mesmo que esteja no perodo da vacatio legis.

Alguns autores entendem haver controle repressivo de constitucionalidade atribudo ao PL em situaes especficas: - Art. 52, X, CRFB: Compete ao Senado suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do STF. Obs: Declarao de inconstitucionalidade dada pelo PJ, no pelo PL. - Art. 49, V: da competncia exclusiva do CN sustar os atos normativos do poder executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Obs: Controle de legalidade, pois o decreto exorbita o que disse a lei, assim como a lei delegada exorbita a delegao recebida pelo PR. Controle de constitucionalidade apenas eventual/indireto Ex: ADI no pode ter por objeto decreto regulamentar, pois STF no admite afronta indireta CRFB como objeto. - Art. 62, 5: Medidas provisrias e o processo legislativo. Atos atribudos ao PR, que excepcionalmente ir legislar em casos de relevncia ou urgncia, devendo submet-las de imediato ao CN. Surge no OJ produzindo efeitos, embora de forma precria. Duas possibilidades ou converte em lei, ou rejeita. A deliberao de cada uma das casas do CN depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais. Controle no efetivamente repressivo, pois se trata de uma recusa converso em lei, podendo perder seus efeitos desde a converso, existindo ento a discusso sobre a existncia de controle repressivo.

Controle Jurisdicional de Constitucionalidade misto/hbrido: Em regra repressivo, existindo a possibilidade de um controle preventivo, via Mandado de Segurana. misto no Brasil apenas em relao aos instrumentos de controle, pois divide-se em controle concreto e controle abstrato de constitucionalidade. Assertiva no verdadeira em relao aos rgos que exercem o controle. Na Frana existe misto, pois h instncia administrativa e jurisdicional de controle de constitucionalidade.

Histrico Rui Barbosa trouxe em 1891 dos EUA o controle concreto/difuso/incidental. Juiz Marshall se depara com caso concreto em que existem duas normas colidentes, tendo afastado uma por ser inconstitucional. Em qualquer processo, qualquer juzo ou tribunal pode afastar a aplicabilidade da norma ao caso concreto por ser inconstitucional. CRFB 1934 Surge o princpio da reserva de plenrio, que significava que os tribunais s poderiam declarar a inconstitucionalidade de uma norma atravs da maioria absoluta de sua composio plena. Calcado no princpio da segurana jurdica. Entra tambm a possibilidade de o Senado suspender a execuo da norma declarada inconstitucional por deciso definitiva do STF. A suspenso pelo Senado surge com o fito de transformar em erga omnes uma deciso incidental.

CRFB 1937 Possibilidade de suspenso pelo Senado desaparece. Mecanismo autoritrio possibilitava norma declarada inconstitucional ter sua eficcia mantida pelo Legislativo em razo do interesse pblico.

CRFB 1946 Retorno da suspenso pelo Senado, surgindo tambm a Ao de Inconstitucionalidade Interventiva e, em 1965, por EC, surge o controle concentrado pela via da Ao Direta de Inconstitucionalidade (representao de inconstitucionalidade, atribuda de forma privativa ao PGR). CRFB 1988 Traz legitimados para Ao Direta de Inconstitucionalidade. PR, Mesas, Gov, Partidos com representao no congresso, CFOAB e entidades de mbito nacional. Democratizao da ADI. Surge tambm a possibilidade de controle da inconstitucionalidade por omisso, atravs do Mandado de Injuno e da ADIO. Surge tambm a ADPF, que s comea a produzir efeitos em 1999, com a Lei 9.882. EC 03/93 Criou a Ao Declaratria de Constitucionalidade. Somente exercido por tribunal constitucional. Atribuio do controle concentrado ao Supremo Tribunal Federal. 1999 Lei 9.868, regulamentou a Ao Direta de Inconstitucionalidade e Declaratria de Constitucionalidade. Lei 9.882 regulamentou ADPF. As duas leis foram impugnadas por ADI, que ainda no possui soluo definitiva, porm com reconhecimento de constitucionalidade de quase todos os dispositivos questionados, restando a discusso sobre o art. 27 da Lei 9.868, que reproduzido no art. 11 da 9.882, no tocante possibilidade de modulao dos efeitos da deciso nas aes de controle de constitucionalidade. EC 45/2004 Reforma do PJ Cria no controle concreto a Smula Vinculante (parte da doutrina entende que houve engessamento do judicirio retirada de autonomia). Alm disso, criou a repercusso geral, ambas na tentativa de afirmar o STF como Corte Constitucional.

Controle Concreto/Difuso/Prejudicial/Incidental: D-se no caso concreto, em qualquer rgo ou instncia jurisdicional, atribuindo a qualquer juiz a funo constitucional. Trata-se de pedido prejudicial, pois s haver anlise da norma em caso de constitucionalidade. Pode ser afastada at mesmo de ofcio, se entendida a inconstitucionalidade da mesma. Nos tribunais h o princpio da Reserva de Plenrio Art. 97, CRFB: Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial, podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal. Os rgos fracionrios NO PODEM DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DE UMA NORMA em deferncia ao princpio constitucional da segurana jurdica. Inconstitucionalidade julgada por exclusividade pelo pleno, em via incidental, retornando o processo ao rgo fracionrio. Se rgo fracionrio entender por inconstitucionalidade em desrespeito ao princpio da Reserva de Plenrio, a deciso nula de pleno direito.

Para a declarao de CONSTITUCIONALIDADE de uma norma, no h a exigncia de incidente e julgamento por reserva de plenrio. Alguns tribunais entendem pelo afastamento da aplicabilidade, tentando fugir do incidente de inconstitucionalidade (deciso implcita de inconstitucionalidade), porm o STF possui posio firmada no sentido de que DEVE ser instaurado incidente. Smula Vinculante n 10. STF: Se tribunal j decidiu em reserva de plenrio e o Supremo decide de maneira diferente, os rgos fracionrios podem rever a posio, desvinculando-se de seu tribunal e vinculando-se deciso do STF. Mesmo que o Tribunal no conheceu ainda da questo constitucional em incidente de constitucionalidade e STF decidiu a matria, o Tribunal estar dispensado de suscitar o incidente de constitucionalidade, desde que a deciso adote o posicionamento do STF (sequer haver incidente de inconstitucionalidade - nico do art. 481 do CPC: Os rgos fracionrios dos tribunais no submetero ao plenrio ou rgo especial arguio de constitucionalidade quando j houver posicionamento destes ou do STF sobre a questo). Art. 557 CPC: Prprio relator pode negar seguimento a recurso ou dar provimento a recurso monocraticamente, ante o posicionamento do STF (em conformidade ou em confronto, respectivamente). Eficcia da deciso incidental de inconstitucionalidade meramente inter partes e no possui efeitos retroativos - ex tunc. Somente ter efeitos erga omnes se a execuo da norma for suspensa pelo Senado (seja ela federal, estadual ou municipal), quando proferida deciso incidental, em controle difuso de constitucionalidade, pelo STF, porm, a resoluo do Senado possui eficcia ex nunc, pois at a confeco a norma produziu efeitos jurdicos vlidos (posio implcita do STF). Divergncia, alguns doutrinadores entendem que ato VINCULADO do Senado, enquanto outros entendem ser poder DISCRICIONRIO.

Reclamao 4335 HC Deciso sobre inconstitucionalidade de lei, mesmo que incidental, produz efeitos erga omnes, segundo posicionamento do Gilmar Mendes e Eros Grau Abstrivizao do Controle Concreto de Constitucionalidade.

Nem sempre a resoluo do senado resolve a existncia de recursos repetitivos e multiplicidade de processos iguais, a exemplo de aes de restituio de indbito tributrio. EC 45 tenta solucionar a problemtica com a SV e Repercusso Geral.

Smula vinculante: Art. 103-A da CRFB. O STF poder, de ofcio ou por provocao (de legitimados pela Lei Federal 11.417), mediante deciso de 2/3 (8 ministros) de seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional (Repercusso Geral julga apenas uma vez, aplicando-se a todos os processos, inexistindo reiteradas decises e sim UMA deciso a ser reiterada interpretao conforme a CRFB), aprovar smula que, a partir de sua publicao em IO, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do PJ e AP D e I (...), bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. Obs: No h efeito vinculante em face do Poder Legislativo.

1 A Smula ter por objetivo a validade, interpretao e eficcia de normas acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a AP que acarrete grave

insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica.

2 (...) a aprovao, reviso ou cancelamento de SV poder ser provocada pelos legitimados propositura da ADI.

3 Reclamao constitucional para fazer valer o efeito vinculante.

Lei Federal 11.417 Art. 1o Esta Lei disciplina a edio, a reviso e o cancelamento de enunciado de smula (tcnica legislativa) vinculante pelo Supremo Tribunal Federal e d outras providncias.

Art. 2o O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, editar enunciado de smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma prevista nesta Lei.

1o O enunciado da smula ter por objeto a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja, entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica, controvrsia atual que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre idntica questo.

2o O Procurador-Geral da Repblica, nas propostas que no houver formulado, manifestarse- previamente edio, reviso ou cancelamento de enunciado de smula vinculante (ocorre em todas as aes de inconstitucionalidade).

3o A edio, a reviso e o cancelamento de enunciado de smula com efeito vinculante dependero de deciso tomada por 2/3 (dois teros) dos membros do Supremo Tribunal Federal, em sesso plenria.

4o No prazo de 10 (dez) dias aps a sesso em que editar, rever ou cancelar enunciado de smula com efeito vinculante, o Supremo Tribunal Federal far publicar, em seo especial do Dirio da Justia e do Dirio Oficial da Unio, o enunciado respectivo. (a partir da publicao que a smula passa a produzir efeito vinculante, viabilizando a reclamao constitucional)

Art. 3o So legitimados a propor a edio, a reviso ou o cancelamento de enunciado de smula vinculante (CRFB - pelo menos os da ADI legitimao objetiva):

I - o Presidente da Repblica (pode ADI); II - a Mesa do Senado Federal (pode ADI); III a Mesa da Cmara dos Deputados (pode ADI); IV o Procurador-Geral da Repblica (pode ADI); V - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (pode ADI); VI - o Defensor Pblico-Geral da Unio (novidade); VII partido poltico com representao no Congresso Nacional (pode ADI); VIII confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional (pode ADI); IX a Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal (pode ADI); X - o Governador de Estado ou do Distrito Federal (pode ADI); XI - os Tribunais Superiores, os Tribunais de Justia de Estados ou do Distrito Federal e Territrios, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho, os Tribunais Regionais Eleitorais e os Tribunais Militares. (novidade) Aqui nasce a controvrsia e a relevante multiplicao de processos, justificando a incluso desses legitimados. 1o O Municpio poder propor, incidentalmente ao curso de processo em que seja parte, a edio, a reviso ou o cancelamento de enunciado de smula vinculante, o que no autoriza a suspenso do processo. (novidade) legitimao subjetiva! Est em um pargrafo ante a distino entre os legitimados do caput enquanto aqueles legitimados podem efetuar o pedido em sede de controle abstrato de constitucionalidade, o municpio pede apenas em caso de controle concreto (pleiteando interesses prprios, enquanto os demais legitimados possuem REPRESENTATIVIDADE PERANTE A SOCIEDADE).

2o No procedimento de edio, reviso ou cancelamento de enunciado da smula vinculante, o relator poder admitir, por deciso irrecorrvel, a manifestao de terceiros na questo, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Amicus Curiae Art. 4o A smula com efeito vinculante tem eficcia imediata, mas o Supremo Tribunal Federal, por deciso de 2/3 (dois teros) dos seus membros, poder restringir os efeitos vinculantes ou decidir que s tenha eficcia a partir de outro momento, tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse pblico. (Modulao/manipulao dos efeitos da deciso de inconstitucionalidade) Art. 5o Revogada ou modificada a lei em que se fundou a edio de enunciado de smula vinculante, o Supremo Tribunal Federal, de ofcio ou por provocao, proceder sua reviso ou cancelamento, conforme o caso. No comporta interpretao literal, pois outras situaes levam obrigatoriamente reviso ou cancelamento, a exemplo da alterao de interpretao pelo prprio STF. Art. 7o (...) 1o Contra omisso ou ato da administrao pblica, o uso da reclamao s ser admitido aps esgotamento das vias administrativas. Restringe o texto Constitucional, que em nenhum momento pede o esgotamento das vias administrativas. Dispositivo requer

demonstrao cabal da resistncia ao cumprimento, at mesmo por instncias superiores, em razo da hierarquia administrativa.

EC 45/2004 Art. 102, 3: No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. (reaproximar o STF de sua funo de guardio da CRFB linha estadunidense de atuao). Tribunais elencam recursos representativos da controvrsia, sobrestando os demais. STF entende ou no pela repercusso geral. Em caso positivo, prejudicados os demais RExt, do contrrio, STF julga o representativo e os demais tribunais aplicam o entendimento, retratandose quando h deciso contrria ao que decidiu o STF.

STJ possui algo parecido com os recursos repetitivos, porm deve julgar TODOS os Recursos Especiais.

Controle Concentrado/Direto/Abstrato de Constitucionalidade. Via de ao. ADI, ADC, ADPF e Representao Interventiva. No h anlise de caso concreto, o exame agora da lei em tese, ou seja, o exame abstrato da lei. A tutela volta-se ao prprio ordenamento jurdico, com o fim de preserv-lo. Natureza objetiva legitimados em razo da representatividade. STF entende que um processo sem partes (litigando na defesa de seus interesses). Art. 7 da Lei Federal 9.868/1999 No se admitir interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade Racional, pois no h partes defendendo interesses subjetivos no processo.

Segundo a CRFB, a competncia privativa originria do STF: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;

Constituies Estaduais tambm podem estabelecer controle concentrado no mbito estadual, com a competncia originria do TJ.

Art. 125, 2 - Cabe aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, vedada a atribuio da legitimao para agir a um nico rgo.

Na constituio anterior a competncia era apenas do PGR para a representao de inconstitucionalidade. Por isso no se admite o monoplio da Ao Direta em mbito Estadual. Devem respeito simetria compulsria.

LF x CRFB: STF LE x CRFB: STF LE x CE: TJ LM x CE: TJ LM x CRFB e LF x CE: no cabvel ADC/ADI por ausncia de previso constitucional.

RS: CE prev no art. 95, XII, d, a possibilidade de LM x CRFB, com competncia do TJ, usurpando competncia do STF e extrapolando a previso constitucional. Declarada a inconstitucionalidade na ADI 409.

Problemtica: Ante a simetria, STF no permitia anlise pelo TJ de LM x CE, quando era reproduo da CRFB, por usurpao de competncia. Recl 383 Admite a possibilidade de ADC perante TJ de Lei Municipal que contrarie norma da CE, mesmo quando mera reproduo de texto da CRFB, mas a deciso do TJ no ser definitiva, cabendo RExt ao STF.

RExt 187.142: STF, resolvendo questo de ordem, decidiu que em RExt interposto em ADI estadual tem eficcia erga omnes, por se tratar de controle concentrado, estendendo-se em todo o territrio nacional.

Outra hiptese: Lei Estadual ofendendo CE, em norma que reproduo obrigatria da CRFB Duplicidade de aes diretas TJ e STF. Ficar sobrestada a AD em mbito estadual at o julgamento da ao proposta em mbito federal, restando prejudicada a ao estadual quando idntica. (ADI 2.361)

Recl 10.500 A questo da parametricidade das clusulas constitucionais estaduais de carter remissivo para fins de controle concentrado no mbito do tribunal de justia local de leis ou atos normativos estaduais e/ou municipais contestados em face da CE. Revela-se como legtimo invocar (...) clusula de carter remissivo (...) incorporando-as formalmente (...) ao plano do estado membro (possibilitando ADI perante TJ por violao CE).

Legitimados (103, CRFB):

PR Mesa do S Mesa da CD Mesa de AL ou CLDF* (STF exige vnculo de pertinncia temtica entes locais) Gov e GovDF* (STF exige vnculo de pertinncia temtica entes locais) PGR CFOAB Partido com representatividade no CN - STF: ADI 2.159 A aferio da legitimidade ad causum (...) deve ser realizada no momento da propositura da ao, sendo que a perda de representao no CN no acarreta perda de legitimidade. Confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional (STF exige vnculo de pertinncia temtica). STF ADI 3.153: Associao de associaes de classe, de mbito nacional, possuem legitimidade.

Salvo excees, so legitimados universais: Independentemente da matria impugnada na norma versada, podem propor Ao Direta.

* Lei distrital no exerccio da competncia municipal no pode ser impugnada por ADI/ADC.

Smula 642 do STF: No cabe ADI de lei do DF derivada de sua competncia legislativa municipal.

Lei 9.868/1999 Regulamenta ADI, ADC e ADI por Omisso.

Art. 27 Modulao dos efeitos da deciso. Matria ainda no pacificada (se constitucional ou no).

Art. 3 - Requisitos da Petio Inicial. Dispositivo da lei ou do ato normativo impugnado e os fundamentos jurdicos do pedido em relao a cada uma das impugnaes; o pedido, com suas especificaes.

No se admite ADI/ADC contra atos concretos, por no serem dotados de generalidade, abstrao e impessoalidade.

STF: Atos primrios regulamentando direitos constitucionais, mesmo que caream de carter normativo, podem ser impugnados por ao direta. ADI 4.048: A lei no precisa de densidade normativa para se expor ao controle abstrato de constitucionalidade devido a que se trata de ato de aplicao primria da constituio.

Decreto regulamentar no admite ao direta, por ferir a lei que vem regulamentar antes mesmo de atingir a CRFB, devendo ser enfrentada no mbito da legalidade.

No se admite ADI contra leis ou atos normativos revogados, por ausncia de interesse para retirada da norma do OJ. Tambm no se admite contra atos anteriores Constituio, posto que foram ou revogados ou recepcionados.

Aula 06

STF no ficar adstrito fundamentao trazida pela parte autora na ADI. Decorre da natureza objetiva da ADI. Se julgada improcedente, no h violao qualquer dispositivo constitucional, no se admitindo propositura de ao em face da mesma lei, mesmo que por fundamento diverso, ante a presuno de anlise de inconstitucionalidade completa (Causa de pedir aberta da ADI). Nem sempre h necessidade de subscrio por advogado. Legitimao constitucional s partes, que no precisam de advogado, exceto as PJ de direito privado (Partidos polticos e confederaes/entidades).

nico recurso possvel o Agravo deciso que indefere a Petio Inicial.

Art. 5 Proposta a ao direta, no se admitir desistncia. (natureza objetiva, ao prosseguir por si s).

Art. 6o O relator pedir informaes aos rgos ou s autoridades das quais emanou a lei ou o ato normativo impugnado. Pargrafo nico. As informaes sero prestadas no prazo de trinta dias contado do recebimento do pedido. Art. 7o No se admitir interveno de terceiros no processo de ao direta de inconstitucionalidade (a ao era monoplio do PGR, porm admite-se hoje a interveno de outro legitimado, em interpretao conforme a CRFB ).

2o O relator, considerando a relevncia da matria e a representatividade dos postulantes,

poder, por despacho irrecorrvel, admitir, observado o prazo fixado no pargrafo anterior, a manifestao de outros rgos ou entidades. (representao adequada amicus curiae)

Art. 8 - AGU e PRG devem se manifestar, sucessivamente.

Art. 103, 3, CRFB AGU defender o ato ou texto impugnado natureza objetiva, o AGU no est na ADI representando a UF, mas apenas defendendo ato ou texto impugnado. No h citao de ningum, pois no h litgio. Atua como curador especial da presuno de constitucionalidade das leis ou atos normativos. Por no haver vinculao defesa, pode at haver concordncia com a inconstitucionalidade. Pouco importa se a Lei Federal ou Estadual, em caso de ADI perante CRFB, quem defende o AGU.

ADI 3.916: H muito tempo o AGU no observava exigncia da CRFB, manifestando-se pela inconstitucionalidade, o que o STF no admitia. Nesta ADI a norma foi impugnada e o AGU reforou o pedido de declarao de inconstitucionalidade. O Min. Marco Aurlio levanta questo de ordem dizendo que o AGU, que deveria defender a presuno de constitucionalidade, manifesta-se pela inconstitucionalidade, sendo que o Min. pede que o processo seja encaminhado ao AGU para que cumpra misso constitucional. STF, no pleno, rev sua posio, entendendo que, antes de curador especial, o AGU representante da UF, sendo que, em existncia de conflito, dispensada a defesa pelo AGU, concedendo-se apenas o direito de manifestao.

PGR opina, mediante parecer. Pode opinar pela improcedncia, mesmo quando autor, por ser fiscal da lei.

Art. 9, 1 Pode haver at mesmo audincia pblica antes do julgamento.

RITO CAUTELAR (ADI e ADC): Art. 12. Havendo pedido de medida cautelar, o relator, em face da relevncia da matria e de seu especial significado para a ordem social e a segurana jurdica, poder, aps a prestao das informaes, no prazo de dez dias, e a manifestao do Advogado-Geral da Unio e do Procurador-Geral da Repblica, sucessivamente, no prazo de cinco dias, submeter o processo diretamente ao Tribunal, que ter a faculdade de julgar definitivamente a ao.

Art. 22. A deciso sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo somente ser tomada se presentes na sesso pelo menos oito Ministros. Para que se possa julgar DEVE HAVER, no mnimo, 8 ministros (2/3), no qurum para deciso, que deve observncia reserva de plenrio, que de 6 ministros.

Art. 23, Pargrafo nico. Se no for alcanada a maioria necessria declarao de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade, estando ausentes Ministros em nmero que possa influir no julgamento, este ser suspenso a fim de aguardar-se o comparecimento dos Ministros ausentes, at que se atinja o nmero necessrio para prolao da deciso num ou noutro sentido.

Art. 24. Proclamada a constitucionalidade, julgar-se- improcedente a ao direta ou procedente eventual ao declaratria; e, proclamada a inconstitucionalidade, julgar-se- procedente a ao direta ou improcedente eventual ao declaratria. Natureza dplice/ambivalente das ADI e ADC.

Art. 26. A deciso que declara a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em ao direta ou em ao declaratria irrecorrvel, ressalvada a interposio de embargos declaratrios, no podendo, igualmente, ser objeto de ao rescisria. Deciso definitiva, alterao apenas de ofcio, pelo prprio STF.

STF pode declara inconstitucionalidade de expresses, pargrafos ou palavras do texto de determinada Lei.

Declarao de inconstitucionalidade por arrastamento/consequncia: Permite-se quando o STF recebe determinada ao que questiona a constitucionalidade de um artigo, que regulamentado por outros no questionados. O STF, ao declarar a inconstitucionalidade do dispositivo, pode declarar tambm a inconstitucionalidade dos acessrios, por arrastamento. Pode ser horizontal (mesma lei) ou vertical (ato normativo diverso, ex: decreto).

Deciso j nasce com eficcia erga omnes, por se tratar de anlise da lei em tese. A Lei inconstitucional, via de regra, ex tunc, por se tratar de mal congnito, nascendo inconstitucional (Kelsen: Tribunal Constitucional transforma-se num verdadeiro legislador negativo), existindo a possibilidade de o STF modular os efeitos da deciso, rendendo-se realidade (impossibilidade de anular efeitos jurdicos vlidos).

Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria de dois teros de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.(discute-se a constitucionalidade).

Removida do OJ lei posterior em face da declarao de inconstitucionalidade, a lei anterior volta a produzir seus efeitos (admite-se efeito repristinatrio na ADI).

possvel ao Relator deferir monocraticamente a medida cautelar, devendo submeter a deciso ao plenrio. Art. 10. A concesso de cautelar em ADI tambm produz efeito repristinatrio.

Art. 11, 2o A concesso da medida cautelar torna aplicvel a legislao anterior acaso existente, salvo expressa manifestao em sentido contrrio.

AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE

Surge em 1993, atravs da EC n 03/1993. Afirmar constitucionalidade de algo que j nasce com presuno de constitucionalidade. ADI pode ter por objeto leis ou atos normativos estaduais ou federais, porm a ADC s pode ter por objeto leis ou atos normativos FEDERAIS.

CRFB: Art. 102, I, a Atribui a competncia do STF de processar e julgar Ao Declaratria de Constitucionalidade de lei ou ato normativo FEDERAL.

Objetiva solucionar controvrsia judicial relevante, em face da suspeita de inconstitucionalidade por decises judiciais conflitantes.

Art. 19 da 9.868 No h manifestao do AGU em ADC, ante a presuno de constitucionalidade da lei impugnada, bem como o pedido formulado na PI, que defende a constitucionalidade.

Efeito vinculante permite ao interessado prejudicado ingressar perante o STF com uma reclamao, o que difere da eficcia contra todos (entendimento do STF era de que se aplicava tal entendimento apenas s decises contrariadas proferidas em ADC, e no quando deciso contrariada de ADI, at a edio da 9.868 Recl. 1980 de 2002).

ADI e ADC so com sinais trocados, por isso as alteraes da EC 45, que determinou efeito vinculante s duas aes.

STF autoriza amicus curiae em ADC, mesmo com o veto do 2 do art. 18.

Na ADC n 1, em questo de ordem, STF entendeu incabvel a concesso de liminar, pela presuno de constitucionalidade, mudando o entendimento na ADC n 4, passando a permitir

concesso de cautelar em ADC. MC deferida em ADC produz eficcia contra todos e efeito vinculante (extrapola CRFB, que fala em decises definitivas de mrito).

Indeferida a MC, seja em ADI, seja em ADC, no produz eficcia contra todos e efeito vinculante.

Aula 07

Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental Art. 102, 1. A ADPF decorrente desta Constituio ser apreciada pelo STF, na forma da lei. Via de controle concentrado de constitucionalidade. Nem toda norma pode ser objeto de ADPF, apenas aquelas que contm preceito fundamental. Contedo material aberto aquilo que importante e relevante pode ser conceituado como preceito fundamental. Ex: CRFB, Arts. 1; 36; 37, IV, etc. Direitos e garantias fundamentais. Lei Federal 9.882/1999. Art. 1 possui duas modalidades: - Autnoma: Evitar ou reparar leso a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Pblico (em qualquer de suas esferas). Pode ser preventiva ou repressiva. Ao contrrio das aes de constitucionalidade, para ADPF no se exige generalidade e abstrao do ato, at mesmo atos concretos podem ser passveis de ADPF. Professora entende caber at mesmo de deciso judicial transitada em julgado, proferida em qualquer tempo, por ser imprescritvel o direito objeto de controle concentrado de constitucionalidade. - Incidental ou por equiparao: quando for relevante o fundamento da controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, includos os anteriores Constituio. Deve ser uma controvrsia constitucional capaz de ensejar grave insegurana jurdica. Chamada incidental, pois era a pretenso inicial do legislador, prximo ao Recurso de Amparo do direito espanhol, porm foi objeto de vrios vetos presidenciais, descaracterizando a natureza da ADPF. De qualquer forma, exige controvrsia judicial. Clara inteno do legislador de disciplinar o objeto da ADPF, contornando a jurisprudncia restritiva do STF, dizendo em outras palavras que quando no admitida a ao direta de inconstitucionalidade ser possvel a arguio de descumprimento de preceito fundamental.

Art. 2 - Mesmos legitimados para ADI:

PR, mesa do senado, mesa da CD, mesa de Ale, Gov, PGR, CFOAB, partido poltico com representao no CN, confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. Qualquer interessado pode solicitar a propositura ao PGR, mediante representao. Art. 3 - Requisitos.

Art. 4 - Subsidiariedade da ADPF (soldados da reserva) apenas pode ser intentada quando inexiste qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade (ADI, ao popular, mandado de segurana, etc.). STF admite fungibilidade entre ADPF e ADI. Ex: ADPF n 06, 36 e 79. Art. 5 - O STF poder deferir pedido de medida liminar na ADPF, at mesmo monocraticamente, desde que submeta ao plenrio do STF. ADPF 54 Marco Aurlio concedeu cautelar, autorizando o SUS a proceder interrupo da gravidez em anencefalia (briga com Joaquim Barbosa). Trmite igual ao da ADI (sem manifestao do PGR e AGU). Admite modulao.

Representao Interventiva Ao de Inconstitucionalidade Interventiva

Competncia originria do STF, classificando-se como via de controle concentrado de constitucionalidade. Art. 34 e seguintes da CRFB tratam da possibilidade de interveno da Unio Federal nos estados membros e interveno dos estados nos municpios ou da Unio nos municpios dos territrios. Regra no interveno, ante a autonomia dos membros da federao. Admite-se para: Art. 34, VII assegurar a observncia dos Princpios Sensveis, mediante processo de representao a ser julgado pelo STF. Monoplio do PGR. Simetria Constitucional TJ julga representao interventiva do Estado no Municpio.

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CRFB voltada eficcia mxima dos direitos e garantias fundamentais, que a viga mestra de todo o sistema constitucional. Consagraes do plano interno, sob a jurisdio constitucional da Repblica Federativa do Brasil.

Diferena entre princpios e regras: As normas jurdicas dividem-se em princpios e regras. Princpios so dotados com um alto grau de abstrao, trabalhados atravs de juzos de ponderao. Pelo alto grau de abstrao, verifica-se a possibilidade de sanar as lacunas jurdicas, consubstanciadas na inexistncia de norma concreta regulamentadora de determinado fato. Quando h incidncia mltipla de princpios (tenso ou coliso entre princpios), deve ser verificada a intensidade de eficcia de cada um dos princpios aplicveis ao caso concreto, verificada por meio da ponderao (nenhum princpio ser absoluto). Princpio da proporcionalidade instrumento capaz de auferir a intensidade da incidncia dos demais princpios ao caso concreto. Possui trs elementos: Adequao, Necessidade e Proporcionalidade em sentido estrito (razoabilidade). Regras so normas dotadas de concretude, trabalhadas atravs da subsuno (perfeito enquadramento). Juzo de tudo ou nada: Ou a regra vale, e incide produzindo integralmente seus efeitos, ou no vale. Quando h duas regras incidentes sobre um mesmo fato, trabalha-se com a hermenutica jurdica para afastar uma das regras.

Direitos e garantias fundamentais diferem dos direitos humanos. Os direitos e garantias fundamentais aplicam-se no plano interno, queles sob a jurisdio constitucional nacional, enquanto os direitos humanos possuem fora no plano externo, nas relaes internacionais. Distinguem-se tambm os direitos das garantias: Os direitos so posies jurdicas reconhecidas e declaradas no texto constitucional, a exemplo da liberdade de locomoo. As garantias dos direitos asseguram os direitos, permitindo aos indivduos fazer valer o direito. De nada serviria um extenso catlogo de direito sem garantia. Dividem-se em garantias institucionais e processuais Institucionais: Institutos jurdicos garantidores de direitos, ex: Unio estvel, sucesso, etc. Processuais: remdios constitucionais, ex: MS, ACP, MI, HC, HD, Ao Popular, etc.

Distino dos Direitos Fundamentais de acordo com suas geraes/dimenses Cunho histrico. Na definio clssica h trs geraes. 1 gerao: (revoluo norte-americana - LIBERDADE) Direitos civis e polticos de cidadania, liberdade, propriedade, segurana, vida, etc. Direitos de oposio/defesa/negativos, que impe ao governante um no-fazer/no-ultrapassar.

2 Gerao: Direitos sociais, econmicos e culturais (revoluo industrial - IGUALDADE): Educao, cultura, seguridade, etc.

3 Gerao: Direitos coletivos, surgidos no ps 2GM - SOLIDARIEDADE. Proteo ao meio ambiente, patrimnio histrico-cultural, consumidores, etc.

4 Gerao: Doutrina majoritria aponta os direitos supranacionais, reconhecidos no plano internacional. Outros entendem que so os direitos frutos da biotica (DNA como patrimnio individual) ou decorrentes das comunicaes eletrnicas.

Outra parte da doutrina prefere dividir entre direitos positivos e negativos.

Caractersticas dos direitos fundamentais: Imprescritveis, inalienveis e irrenunciveis/inegociveis, alm de universais. Historicidade: Direitos fundamentais so frutos de conquistas histricas da sociedade. Limitabilidade ou restringibilidade dos direitos fundamentais: Nenhum direito absoluto, pois necessitam conviver com outros direitos fundamentais. Vinculam atuao dos poderes pblicos: Poderes pblicos devem pautar sua gesto no sentido de dar eficcia aos direitos fundamentais. Cumulatividade ou concorrncia dos direitos fundamentais: Um direito no substitui outro. Eles somam-se, cumulam-se, so concorrentes. O exerccio de um direito fundamental no afasta o exerccio dos demais. Aplicabilidade imediata das normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais (Art. 5, 1, CRFB). Princpio da proibio do retrocesso: No se admite a abolio de direitos e garantias fundamentais (art. 60). Titularidade por PJ. Aquele compatvel, como o direito honra, imagem e nome, podem ser aplicados s PJ.

Princpios Norteadores: Dignidade da Pessoa Humana: Vinculada capacidade de autodeterminao do ser humano e inviabilidade de submisso a situaes constrangedoras e humilhantes. Admite-se at alguns direitos absolutos Art. 5, III e XLVII da CRFB. Proporcionalidade restrio do excesso: Restringe-se apenas o excesso na aplicao, impossibilitando o atingimento do ncleo essencial. Limite dos limites. Ncleo essencial informado pelo princpio da dignidade da pessoa humana.

Aula 08

Classificao - Limites imanentes ou implcitos: A constituio no restringe de maneira expressa em determinados pontos. A restrio surge de forma imanente, dentro do sistema. Restrio dos direitos fundamentais at o encontro do ponto de equilbrio. A CRFB um conjunto harmnico dotado de concordncia prtica, principalmente em direitos fundamentais, o que exige a interpretao balanceada de tais direitos fundamentais. A Constituio no uma colcha de retalhos. Juzo de ponderao, com o auxlio do princpio da proporcionalidade, para buscar a convivncia prtica entre os direitos fundamentais. Ex: Incisos IX e X do art. 5 necessitam de compatibilizao, sem que haja uma restrio expressa. Caso Escola Base. Inciso XII do art. 5 tambm exemplo de possibilidade de limitao implcita.

- Restries expressas: O prprio texto constitucional autoriza a restrio legal ao direito fundamental. Subdividem-se em restries diretas (CRFB restringe diretamente) e indiretas (mera autorizao de restrio por lei restritiva normas constitucionais de eficcia contida). Art. 5, inciso IV. Anonimato pode ser investigado pela polcia, em caso de indcio, abre-se inqurito processo administrativo. Assim que se aceita denuncia annima. Ex: manifestaes Art. 5, XVI, CRFB, inviolabilidade de domiclio art. 5, XI, CRFB. Ex indiretas: Art. 5, XIII, XV e LX.

Clusula de Reserva Judicial Alguns direitos fundamentais recebem tratamento diverso e especial do constituinte em face de sua valorao, importncia e relevo constitucional. Importncia que no leva ao ponto de se afirmar que os direitos so inatacveis, inatingveis e absolutos, pois caem na regra geral e admitem restrio, desde que autorizada por um juiz (ex: quebra de sigilo documental, inviolabilidade de domiclio). Somente o juiz, membro do poder judicirio, dotado de autonomia e imparcialidade, poder restringir direito fundamental.

Anda mungkin juga menyukai