Anda di halaman 1dari 30

ART DECO

Estilo

meramente decorativo que se afirma nas artes plsticas, no design, mobilirio, decorao e na arquitetura no entreguerras europeu.

"estilo anos 20" passa a ser pensado e nomeado. Exposio Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925.

Sem

razes nem intenes filosficas ou polticas, foi meramente decorativo. Por isso a classe mdia, sua principal consumidora, o acolheu to bem.

Liga-se

na origem ao Art Nouveau.

Derivado

da tradio de arte aplicada que remete Inglaterra e ao Arts and Crafts Movement .

Tambm

explora as linhas sinuosas e assimtricas tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais. Interao de formas geomtricas. Padres zig-zag.

padr o decora ti vo segue outra direo: predomi nam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geomtricas e o design abstrato. Entre os motivos mais explorados esto os animais e as formas femininas .

possvel afirmar que o estilo " clean e puro" Art Dco dirige-se ao moderno e s vanguardas do comeo do sculo XX, beneficiandose de suas contribuies.

cubismo, a abstrao geomtrica, o construtivismo e o futurismo deixam suas marcas na variada produo inscrita sob o "estilo 1925".

De

incio como um estilo luxuoso, destinado burguesia enriquecida do ps-guerra,

empregando

materiais caros como jade, laca e marfim.

barateamento da produo leva popularizao do estilo que invade a vida cotidiana: os cartazes e a publicidade, os objetos de uso domstico, as jias e bijuterias, a moda, o mobilirio.

partir de 1934, ano de realizao da exposio Art Dco no Metropolitan Museum de Nova York, passa a dialogar mais diretamente com a produo industrial e com os materiais e formas passveis de serem reproduzidos em massa.

Se

as fortes afinidades entre arte e indstria e entre arte e artesanato, remetem s experincias imediatamente anteriores da Bauhaus, a nfase primeira na individualidade e no artesanato refinado coloca o Art Dco nas antpodas do ideal esttico e poltico do programa da escola de Gropius, que se orienta no sentido da formao de novas geraes de artistas de acordo com um ideal de sociedade civilizada e democrtica.

d e s p e it o d e s e u e n r a iz ament o f r a n c s, o s mot i v os e p a d r e s A r t D c o s e e x p a n dem r a p i da ment e p or t o d a a E u r op a e p e l os E s t a d o s U n i d os , i mp r e g n ando o mu s i c h a l l , o c i n e ma d e H ol l y wood a a r q u i t e t u ra ( p or e x e mp l o, a c p u l a d o e d i f c i o C h r y s l e r, e m N ov a Y or k , 1 9 2 8 ) , a mod a , os b i b e l s , a s j i a s d e f a n t a s i a.

Inspirado

pela arte no-ocidental (frica/Egito). Descoberta do tmulo de Tutancmon em 1922. Tido como estilo elegante, funcional e ultra moderno.

Apesar

do declnio do art dco na segunda metade da dcada de 1930, a frmula e as sugestes so reaproveitadas em decoraes de interiores, em fachadas de construes e na publicidade. No Brasil, a obra de Victor Brecheret (1894 - 1955) pode ser pensada com base nas influncias que sofre do Art Dco, em termos de estilizao elegante com que trabalha formas femininas.

Um

rpido passeio pela cidade do Rio de Janeiro pode ser tomado como exemplo da difuso do Art Dco, impresso em vitrais, escadarias, decorao de calamentos e letreiros.

Edifcios,

esculturas, jias, luminrias e mveis so geometrizados. Cores brilhantes. Bronze, marfim, bano. Representa a adaptao pela sociedade em geral dos princpios do Cubismo.

Opulncia

x modernistas. A Art Dco pode ser visto como uma tentativa de modernizar a Art Nouveau. Contraponto ao racionalismo da Bauhaus.

Ao

contrrio do design criado pela Bauhaus, na Art Dco no h exigncia de funcionalidade. I Guerra: divisor entre Art Nouveau e Art Deco. A idade da mquina.

Popular

na Europa durante os anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos durante a dcada de 30. guerra, Bauhaus... Impedem seu florescimento.

Europa:

Nos

EUA, duas fases formais distintas: na primeira procurou-se inspirao nas mquinas e formas industrias; Na segunda seguiu se o estilo Hollywood de inspirao nos figurinos e cenrios dos filmes.

chave do sucesso do movimento Art Dco, foi a utilizao de elementos tradicionais temperados com ingredientes modernos uma mistura de Arte Nouveu e Arte Primitiva (africana, egpcia, sul americana) com o vocabulrio da vanguarda das artes plsticas.

No

ficou restrito aos ricos. Protofuncionalistas. Repertrio. EUA: Brasil. Mobilirio.

Josephine Jazz, Cinema

Backer,

americano Tempos Modernos, Metrpolis, Flash Gordon...

Materiais

novos: baquelita, vidros coloridos, metais cromados.

Arquitetura:

cinemas Odeon .

Na

arquitetura as fachadas tm rigor geomtrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres. Empire State Building e o Chrysler Building.

Geometrizao:

serviu s artes grficas de uma maneira geral, principalmente cartazes.


Dcada

de 20: nasce o artista grfico ligado propaganda.

Imagens

populares,
Aplicao

para

consumo.
Progressos

tcnicos: cores, reproduo.

esttica modernista trinfou sobre o pesado decorativismo, atravs da tendncia acentuada para a abstrao que fica patente na geometrizao e estilizao das formas , e na predominncia de ngulos e arestas vivas. o precursor do estilo " clean ", e o estilo moderno e de vanguarda do comeo do sculo XX.

Anda mungkin juga menyukai